Programas tv

Millennium Festival ao Largo - Cavalleria Rusticana

Imagem de Millennium Festival ao Largo - Cavalleria Rusticana

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

Ópera de Pietro Mascagni interpretada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos

Cavalleria Rusticana (em português, Cavalheirismo Rústico) é uma ópera em um ato de Pietro Mascagni, estreada a 17 de maio de 1890, em Roma. Baseia-se numa novela com o mesmo título de Giovanni Verga e é geralmente considerada como a mais importante primeira obra do verismo, movimento que na ópera italiana foi o equivalente ao realismo ou naturalismo literário, pois procurava ilustrar a realidade social nua e crua, sem o filtro do amor que os românticos impunham como motor e visão do mundo.
A ação decorre numa aldeia da Sicília e nela se desenrola uma sangrenta história de ciúme e morte, temperada com algumas das características que o movimento realista procurava ilustrar, como fenómenos de religiosidade exacerbada, descontrolo emocional, atraso civilizacional. Aqui está patente uma visão puramente carnal, violenta e desapaixonada do amor. Conta-nos a história de Santuzza, que vive amancebada com Turiddu. Este interessa-se por Lola, casada com Alfio, cujos desejos a levam a cometer adultério. Santuzza, enlouquecida pelo ciúme e para se vingar, revela o facto a Alfio. Este, resumidamente, desafia Turiddu para um duelo e mata-o à facada para vingar a honra.
A ópera, de um dramatismo quase linear, contém um enorme apelo melódico que todos os públicos continuam a sentir. Os músicos na viragem dos séculos XIX para XX, saudaram-na como novidade. Quando surgiu, de facto, foi considerada "moderníssima" e acolhida entusiasticamente. Vianna da Motta, por exemplo, que assistiu em 1891 a uma récita da obra na Alemanha (um ano após a estreia mundial) considerou-a um salutar contraponto ao "envelhecido" Verdi, tendo deixado escrito: "Finalmente, começou uma nova época na ópera, finalmente, apareceu algo de novo, original, livre de imitação. Finalmente, a descoberta de novas terras, finalmente, uma nova constelação."

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Festival ao Largo 2024
Realização
Patrícia Cordeiro
Produção
Sónia Diogo (RTP)
Ano
2024