THERESA MAIUKO por João Carlos Callixto

23 Out 1986 - "Stormy Weather"

Várias vezes na História da Música Popular surgiram cantores ou grupos que logo ao primeiro disco fizeram furor. É este o caso da voz (e que voz!) de hoje no “Gramofone”, que surgiu de surpresa em 1986 e que durante uns anos encantou o panorama nacional. 1986 é também o ano do momento aqui escolhido, oriundo do programa “A Quinta do Dois”, apresentado por Carlos Cruz e gravado no Cinema Europa, em Lisboa. Theresa Maiuko atira-se a um standard da canção americana, “Stormy Weather”, escrito em 1933 por Ted Koehler (letra) e Harold Arlen (música) e primeiro interpretado por Ethel Waters, e que nunca viria a registar em disco. O acompanhamento no programa ficava por conta da orquestra residente, dirigida pelo maestro Jorge Costa Pinto – um dos nomes mais importantes do panorama musical nacional, nessas funções mas também como editor discográfico, baterista ou compositor.

Theresa Maiuko tinha primeiro surgido em meados da década de 80 como vocalista do grupo Trópico, que não chega a disco. No entanto, é “descoberta” pelo músico madeirense Luís Filipe no Piano Bar, do músico José Cabeleira, e rapidamente é levada para a editora onde aquele gravava, a Transmédia, de Nuno Rodrigues (ex-Banda do Casaco). Assim, o Verão de 1986 vê a publicação em single e em máxi de “Undercover Lover”, com letra e música de Luís Filipe e produção de Nuno Rodrigues, para além da mão sábia de José Fortes na gravação no seu Angel Studio. A voz forte da cantora e o arranjo dentro das linhas da pop electrónica de então fizeram chegar a canção a um grande público, tendo o disco sido editado em vários países europeus e ainda no Canadá.

O segundo disco, “Do You Want to Spend the Night”, é publicado semanas depois deste momento ao vivo na RTP e traz desta vez a assinatura de Luís Filipe e Nuno Rodrigues. No entanto, Theresa Maiuko surge também como autora aqui pela primeira vez, ao assinar com a dupla o instrumental do lado B, “Place in Your Heart”. O ano seguinte traria a sua participação no Festival da OTI, então realizado em Lisboa, e em que se classifica em 6.º lugar (entre 24 concorrentes) com “Não Me Tirem Este Mar”, de Carlos Mendes. Em 1987 é também uma das vozes em “The Night”, o último álbum de originais dos Taxi até ao séc. XXI, enquanto se começava a preparar o primeiro álbum da própria cantora. “Mood Waves”, editado pela MBP, chegaria às lojas em 1988 e contou com produção do ex-Salada de Frutas (e habitual colaborador de Lena d’Água) Luís Pedro Fonseca. Com excepção de uma das canções, todo o material era também da autoria do músico, tendo cabido a “Beat of the Hit” a escolha para single. O álbum trazia convidados como Mário Laginha, Mário Barreiros, Naná Sousa Dias ou João Maló, para além de vozes como as de Isabel Campelo, Tó Leal ou Maria León, mas acaba por não alcançar o sucesso esperado também por causa do fim precoce da editora.

Sempre disposta a cruzar referências musicais, a cantora continuou a sua carreira em Inglaterra, onde regista em 1990 o single e máxi “The Cake”. Nunca se afastando completamente do cenário nacional, colabora com Luís Represas (no primeiro álbum a solo do ex-Trovante, de 1993) ou com Sara Tavares (no álbum “Mi Ma Bô”, de 1999, como co-autora de duas canções), até que em 2001 regressa aos álbuns com “Different Wars” – um trabalho também marcado pelas raízes africanas de Theresa Maiuko, algo que perpassa também a sua obra como artista plástica