BARREIRENSE CAMPEÃO NACIONAL... DE BASQUETEBOL por Rui Alves

Quando iniciou a sua actividade em 1927, a secção de basquetebol do Barreirense foi pioneira no distrito de Setúbal. Ao inscrever-se na Associação de Lisboa, o clube da margem sul do Tejo sagra-se de imediato Campeão, seguindo-se vários títulos no Campeonato de Primeiras Categorias.

Passados 10 anos, nasce a Associação de Basquetebol do Barreiro, que mais tarde seria rebaptizada de Associação de Basquetebol de Setúbal e o Barreirense termina a sua filiação à Associação da capital Portuguesa. Nas instalações do Ateneu Comercial de Lisboa, é organizado um festival de homenagem ao Barreirense como reconhecimento dos esforços feitos para o desenvolvimento da modalidade.

Em 1944, o clube da cidade do Barreiro conquista o primeiro campeonato organizado pela Associação de Setúbal e com uma enorme ambição, mantém-se ao longo de décadas como um dos principais clubes do Basquetebol em Portugal.

O ano de 1957, foi brilhante para o Barreirense, alcança a famosa dobradinha, isto é, conquista o Campeonato e a Taça no mesmo ano. No ano seguinte, participa no Campeonato Europeu de Clubes defrontando o Real Madrid e Étoile de Charville, campeão de França.

Ao receber no edifício do Ginásio, o colosso espanhol, o confronto entre os campeões da Península Ibérica entraria para a história, pela primeira vez a RTP transmite em directo um jogo de basquetebol.

Com um ano de existência e um mês depois da primeira transmissão de um desafio de futebol, a jovem e dinâmica Televisão Pública marca presença nas modalidades amadoras, mantendo ao longo de mais cinco décadas, uma cobertura constante.