GUTTMAN CAMPEÃO NO PORTO E BENFICA por Rui Alves

Béla Guttman é um verdadeiro nómada do futebol, treina equipas da Hungria, Holanda, Áustria, Chipre, Itália e é do Brasil que vem para Portugal treinar o F.C. Porto. Com 53 anos de idade, este treinador Húngaro ficará para sempre ligado ao sucesso do futebol português, …ao serviço do Benfica.

Seria difícil prever o sucesso deste Mestre do futebol que logo na estreia, na época 1958/59 levou o clube das Antas ao triunfo do campeonato nacional e sucedendo ao outro treinador de sucesso, o Brasileiro Yustrich que deixara o FC Porto, três anos antes.

O campeonato foi conquistado na última jornada, a 28 de março de 1959, pela vitória no Campeonato, Guttamnn recebe de um dirigente portista um emblema do F. C. Porto revestido de diamantes aproveitando para desabafar:
«Este foi o título mais dramático que conquistei e já ganhei oito um pouco por todo o Mundo.»

Não permanece mais do que seis meses na cidade do Porto, pois esta figura de aparência frágil reclama do tempo húmido e frio do Norte do País e se apresente logo na temporada seguinte no clube encarnado, onde chega cheio de ironia:
"Gostaria de ganhar o Campeonato novamente por um golo"

Este treinador Húngaro viria a conquistar os dois campeonatos seguintes e ficaria intimamente ligado ao clube da Luz quando se sagra por duas vezes consecutivas, Campeão da Europa!