' />
 

Disco A1: Ana Moura "Desfado"

Desfado' atinge o Galardão de Platina e é editado pela DECCA!


Publicado: 08h09m, 04 Out. 2012 | Actualizado: 07h28m, 15 Jan. 2013

"Desfado", o Platinado 5.º álbum de estúdio de Ana Moura, editado em Novembro de 2012 em Portugal, vai estar disponível, a partir de hoje internacionalmente, através da Universal. O disco terá edição física e digital.
As excepções a esta data de edição serão feitas na Polónia, que terá o disco à venda a 22 de Janeiro, em Espanha que editará ‘Desfado' a 5 de Fevereiro e na Grã-Bretanha cuja data de edição é 1 de Abril.
Nos EUA, o disco sairá com o selo da prestigiada DECCA RECORDS, e será editado dia 26 de Fevereiro, dias antes do início da digressão que a fadista fará no país de 21 datas (2 das quais em promoção em Nova Iorque). 
Ana Moura prepara os grandes concertos nos Coliseus, a 24 e 25 em Lisboa, a 26 no Porto. Antes disso, a fadista ainda se apresentará em Portugal, dia 18 em Castelo Branco e dia 19 em Albergaria-a-Velha.
Prevista ainda para Janeiro está a estreia do vídeo clip do single ‘Desfado', o tema que dá nome ao disco, escrito por Pedro da Silva Martins.

*****

No dia de lançamento do seu "Desfado", Ana Moura esteve na Antena1 em exclusivo. A Ana Sofia Carvalheda contou-lhe tudo sobre este disco de originais e a Ana, a Ana  Moura cantou em direto para todos nós.

Reportagem de Ana Sofia Carvalheda :

Peça sobre o disco
Pequeno almoço em casa da fadista
Restaurante onde Ana Moura almoça regularmente com a equipa
Local de inspiração
Corredor dos estúdios

Ana Moura canta 2 temas ao vivo na Antena 1!



Reportagem de Ana Sofia Carvalhêda
Vídeo de Catarina Limão
****

"Desfado" estreia-se com Galardão de Ouro e entrada directa para #1 no iTunes
Chegou ontem às lojas o novo disco de Ana Moura. Um disco arriscado, com o qual Ana Moura dá um passo em frente. Os fãs já mostraram que gostam deste novo trabalho e fizeram com que "Desfado" se estreasse no #1 lugar do top de iTunes, já com o Galardão de Ouro. Os media têm também reagido massivamente. Ficam algumas das muitas palavras que se tem escrito e dito sobre o novo disco de Ana Moura.

 
"Quando se põe Ana Moura na capa de uma revista não se põe apenas Ana Moura na capa de uma revista. Sim, não é apenas o dedicar da parte mais nobre de uma publicação a uma rapariga, por sinal, bonita, que canta. Porque a rapariga em questão canta fado. E o fado é, para nós portugueses, muito mais do que uma canção."
Catarina Carvalho, Notícias Magazine, 07/10/12

"Desfado parece um álbum desenhado para os Grammies. Ana Moura ganhou asas e descobriu um fado para além do fado"
Manuel Halpern, Jornal de Letras, 31/07/12

Cantou com Prince e Mick Jagger, namorou o jazz, piscou o olho a Caetano Veloso. Agora, Ana Moura vai deixar meio mundo de boca aberta com Desfado, um disco em que músicos de primeira água, de Larry Klein a Herbie Hancock, nadam perto do fado.
João Gobern, Máxima, Novembro 2012

"Em menos de dez anos, o timbre pouco comum e a alma que carrega na voz transformaram Ana Moura numa verdadeira sensação do fado"
Mário Rui Vieira, Blitz, Novembro 2012

"Como o título indica, Desfado é uma espécie de desconstrução do fado, só que, ao invés do é costume neste tipo de aventuras, não entra em diálogos apenas com as raízes da música portuguesa mas com outros registos, como a canção ou a balada quase soul-americana. (...) Ainda assim, navegar em águas tão desconhecidas e sair por cima é um feito."
João Bonifácio, Ípsilon, Público, 09/11/12

"Em "Desfado", o seu quinto álbum, a fadista arrisca novos horizontes. Da loucura e dos sonhos nasceu um disco, que alguns chamam heterodoxo, mas que ela se recusa a catalogar. (...) Um disco que ‘não é de fado', mas que tem fado e tem uma fadista. Que ninguém lhe tire essa condição."
Pedro Mexia, Actual, Expresso, 10/11/12

"Em ‘Desfado', Ana Moura corre riscos. Neste novo disco ecoa o passado, mas é a experimentação que dita o futuro. Prince e Larry Klein são os responsáveis pela mudança."
Alexandra Ho, SOL, 09/11/12


"Ao quinto álbum, Ana Moura deu a volta ao fado e escolheu um destino mais feliz. (...) Desfado é uma festa de grandes compositores e letristas, a descobrir canção a canção com a cantora como guia."
Manuel Halpern, Visão, 08/10/12

"O quinto disco de originais da fadista (...) ‘Desfado' não é um fado novo, mas ante uma forma de ir ao coração buscar novas formas de o pintar. Afinal, o que faz o fado é a alma fadista. E a de Ana Moura é enorme."
Bruno Martins, Metro, 12/11/12

No novo disco, Ana Moura reuniu em estúdio as participações de David Piltch (contrabaixo) -com créditos em discos de John Legend, Bob Dylan, India Arie ou K.D. Lang; Dean Parks (guitarras) – músico que já trabalhou com Marvin Gaye, Stevie Wonder, Michael Jackson, Roy Orbison ou Madonna; Jay Bellerose (bateria e percussões) - com créditos em trabalhos de Aimee Mann, Suzanne Vega, Ani DiFranco); Patrick Warren (piano e teclados) - músico que já trabalhou com nomes como Chris Isaak, Tracy Chapman, Fiona Apple ou Bruce Springsteen; Freddy Koella (violino) - com créditos em discos de Bob Dylan, Lhasa de Sela, Carla Bruni e Tim Ries (saxofone) – já cúmplice de Ana Moura no "The Rolling Stones Project".
A este leque de luxo juntaram-se os músicos portugueses Ângelo Freire (guitarra portuguesa) e Pedro Soares (viola de fado).
Muitos outros convidados escreveram para este «Desfado», entre os quais Pedro Abrunhosa, Manel Cruz, Pedro da Silva Martins (Deolinda), Luísa Sobral, António Zambujo, Aldina Duarte, Paulo Abreu de Lima, Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda (Virgem Suta), e os cúmplices do costume Manuela de Freitas, Nuno Miguel Guedes, Mário Rainho e Tozé Brito.












A participação de Herbie Hancock

Herbie Hancock participa no novo álbum de Ana Moura"Desfado".
Vencedor de 14 Grammy Awards, Herbie Hancock viu o seu álbum tributo a Joni Mitchell, "River: The Joni Letters", conquistar o Grammy de Melhor Álbum do ano em 2008, feito que só um disco de jazz tinha antes conquistado ("Getz/Giberto").
Como músico de excelência, o seu nome tem vindo a estar ao lado dos melhores. Miles Davis, Wayne Shorter, Brandford Marsalis, Pat Metheny, Stevie Wonder, Joni Mitchell, John Coltrane, Carlos Santana, Paul Simon, Annie Lennox, Sting, John Mayer, Tina Turner, Norah Jones, Leonard Cohen, entre muitos outros.
E agora, Ana Moura.
Herbie Hancock deixou o seu cunho no tema "I Dream of Fire", uma das canções em inglês do disco, composta por Ana Moura, onde toca Fender Rhodes Electric Piano.


*****

Desfado Tour:

Estão agendados para Janeiro, os grandes concertos de apresentação do novo disco de Ana Moura, ‘Desfado'.
25 de Janeiro no Coliseu de Lisboa e dia 26 no Porto.
Os bilhetes para estes concertos estão à venda nos locais habituais.
A nova digressão, em Portugal, arranca em Leiria, dia 16 de Novembro, seguindo-se-lhe Portimão dia 23 de Novembro, Faro a 24 e Torres Vedras a 25. Em Dezembro, Ana Moura ainda actua em Tróia (7 de Dezembro), Torres Novas (8 de Dezembro) e Fafe (14 de Dezembro).


AGENDA:

MÉXICO

07 Outubro  - Saltillo
08 Outubro  - Monterrey 
09 Outubro - Torreón 
11 Outubro - Durango
12 Outubro - León
13 Outubro - Guanajuato 
14 Outubro - Metepec 
16 Outubro - Villahermosa 
18 Outubro - Querétaro 
19 Outubro - Morelia 
20 Outubro - Cidade México 
21 Outubro - Pachuca 

SUÉCIA

3 Novembro - Estocolmo

NORUEGA

4 Novembro - Oslo

PORTUGAL

16 Novembro: Leiria
23 Novembro: Portimão
24 Novembro: Faro
07 Dezembro: Tróia
08 Dezembro: Torres Novas
14 Dezembro: Fafe
25 Janeiro: Lisboa (Coliseu)
26 Janeiro: Porto (Coliseu)


SUIÇA

31 Janeiro - Genebra
01 Fevereiro - Zurique

EUA/CANADÁ

28 Fevereiro: São Francisco
01 Março: São Francisco
02 Março: Seattle
03 Março: Vancouver
05 Março: Victoria
07 Março: Folsom
09 Março: Napa
12 Março: Modesto
16 Março: Boston
20 Março: Washington
22 Março: Cleveland
23 Março: Chicago
24 Março: Minneapolis
25 Março: Minneapolis
27 Março: Appleton
29 Março: Durham
30 Março: Savannah
03 Abril: Richmond
04 Abril: Hanover

HOLANDA

07 Maio: Deventer
09 Maio: Groningen
11 Maio: Eindhoven

BÉLGICA

10 Maio: Bruxelas

ALEMANHA

27 Janeiro: Mainz
2 Fevereiro: Friedrichshafen



 
RSS\Discos
Para ser o primeiro a saber: Subscrever!
Apoio A1: Carla Pires em Digressão!
Apoio A1: Carla Pires em Digressão!
Passatempo Grite Golo Com a TAP na Antena1
Passatempo "Grite Golo Com a TAP na Antena1"
Filmes A1: Ciclo Ozu
Filmes A1: Ciclo Ozu
Disco A1: Vanessa da Mata Segue o Som
Disco A1: Vanessa da Mata "Segue o Som"
Apoio A1: Festival Andanças 2014
Apoio A1: Festival Andanças 2014

TV & RÁDIO:
Ouvir Emissão
Programação Antena 1
Programas On-Demand
Podcasts
Especiais
Reportagens
EXCLUSIVOS:
Passatempos
Discos
Filmes
Concertos
Apoios
"OS DIAS DA RÁDIO":
Jul. 30
"Vozes da Lusofonia" com Joana Espadinha!
Jul. 25
Ana Moura: "Desfado" distinguido nos Prémios Amália 2014
Jul. 24
Esta semana no "Esplendor de Portugal"...
Jul. 25
Com~Tradição na Antena1!
Jul. 17
76ª Volta a Portugal!
COMUNIDADE:
YouTube
Twitter

Partilhe e recomende este sítio: Partilhe esta Página
© 2009