Reportagem

Acidente de comboio em Nova Jérsia: a situação ao minuto

por RTP

Um acidente de comboio em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, em plena hora de ponta, provocou pelo menos um morto e 65 feridos - números confirmados pelas autoridades norte-americanas. Muitos dos feridos encontram-se em estado grave. O comboio colidiu com a estação de Hoboken, uma das mais movimentadas da área metropolitana de Nova Iorque, por volta das 9h00 locais, eram 14h00 em Lisboa.

Mais atualizações


Damos por concluído o acompanhamento ao minuto do acidente ferroviário em Nova Jérsia. Este é o ponto de situação às 19h00:

- Um comboio suburbano colidiu com a estação de Hoboken em Nova Jérsia. O comboio não parou, tendo mesmo entrado no terminal antes de colapsar contra um muro. O acidente ocorreu às 8h45 locais (13h45 em Lisboa), precisamente em hora de ponta.

- A imprensa começou por avançar que pelo menos três pessoas morreram neste acidente. As autoridades norte-americanas apenas confirmam a existência de um morto e 108 feridos.

- A Secretaria de Estado das Comunidades avança que não tem conhecimento de que haja portugueses entre as vítimas.

- Não foram ainda apresentadas eventuais causas para este acidente. A pista terrorista não é privilegiada pelas autoridades norte-americanas. Tenta-se sobretudo perceber porque é que o comboio não travou ao aproximar-se do fim da linha, como referem várias testemunhas.

- As autoridades abriram uma investigação ao acidente, a cargo da National Transportation Safety Board. A organização relembra que, em 2011, um acidente semelhante ocorreu nesta mesma estação, tendo sido registados cerca de 30 feridos.


18h31: Hoboken palco de acidente em 2011

A National Transportation Safety Board (NTSB), responsável pela investigação deste tipo de ocorrências nos Estados Unidos, anunciou já a abertura de um inquérito, tendo recordado que outro acidente ocorreu nesta mesma estação em 2011.

Na altura, um comboio suburbano também ultrapassou o local de paragem, tendo o acidente provocado cerca de trinta feridos ligeiros. As semelhanças entre as duas ocorrências serão analisadas pela investigação.

As autoridades estarão também atentas ao papel que poderia ter desempenhado a existência de um sistema automático de travagem. Este comboio não estava equipado com o sistema.

O maquinista do comboio foi também ele hospitalizado, não tendo sido especificada a gravidade dos seus ferimentos.

17h53: Cronologia de acidentes ferroviários nos EUA

O último acidente ferroviário grave nos Estados Unidos ocorreu em maio de 2015, quando um comboio da Amtrak descarrilou em Filadélfia. O veículo fazia a ligação entre Washington e Nova Iorque, tendo o acidente provocado oito mortos e 200 feridos.

Em dezembro de 2013, em Nova Iorque, um acidente envolvendo um comboio suburbano no Bronx provocou quatro mortos e 67 feridos.

A pior catástrofe ferroviária dos Estados Unidos ocorreu em outubro de 1972. A colisão entre dois comboios suburbanos em Chicago provocou 45 mortos e mais de 330 feridos.

c/ AFP


17h35: Nova Iorque confirma um morto e 65 feridos

Em comunicado, o governador do Estado de Nova Iorque confirma que uma pessoa morreu no acidente de Hoboken e que pelo menos 65 pessoas ficaram feridas. Andrew Cuomo avança que o comboio era proveniente de Spring Valley, transportando “um grande número de nova-iorquinos”.

“Os meus pensamentos e orações estão com aqueles que ficaram feridos. Estendo as condolências às famílias daqueles que perderam pessoas neste acidente”, sublinha o responsável do Estado de Nova Iorque.


17h19: Governador confirma um morto

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie, confirma que pelo menos uma pessoa morreu no acidente de Hoboken. As autoridades não avançam com estimativas quanto ao número de feridos, com os hospitais a referir a existência de dezenas de feridos.


17h03: Investigação marca conferência de imprensa

A National Transportation Safety Board (NTSB), responsável pela investigação de acidentes nos Estados Unidos, dará uma conferência de imprensa às 12h45 locais (17h45 em Lisboa).

 

16h54: Governo português acompanha situação

O Governo português desconhece, até ao momento, se há portugueses envolvidos no acidente de comboio que ocorreu hoje em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, mas mantém-se "a acompanhar a situação, através dos serviços consulares".

A informação foi hoje adiantada aos jornalistas pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

"De acordo com as nossas responsabilidades, acompanhamos, com os nossos serviços consulares, a dimensão do acidente e para verificar se há ou não portugueses", disse o governante, que lamentou os acontecimentos.

José Luís Carneiro adiantou que as autoridades portuguesas darão "informação pública" à medida que existam novos dados sobre o sucedido.

c/ Lusa


16h50: “Há muitos portugueses na área de Nova Jérsia”

O editor do Portuguese Times avançou à RTP que não era ainda possível confirmar se havia portugueses entre os feridos.

Francisco Resende avança que esta é uma região dos EUA com uma grande comunidade portuguesa.


16h45: “Não me lembro de ouvir o comboio travar”

Perante o acidente, multiplicam-se os relatos de testemunhas. "Não me lembro de ouvir o comboio travar", aponta uma das sobreviventes. A passageira explicou à comunicação social que "a segunda carruagem saltou sobre a primeira, esmagando aquela zona onde normalmente se vai a pé".



16h30: Comboio não abrandou

Nas redes sociais multiplicam-se as imagens, bem como os relatos de passageiros que seguiam no comboio.






16h18: Localização do acidente

O acidente ocorreu por volta das 9h00 locais na estação de Hoboken, uma das mais movimentadas da área metropolitana de Nova Iorque.



16h10: Comboio não abrandou à entrada da estação

Em direto para a RTP3, o jornalista Luís Pires deu conta das últimas informações disponíveis. O comboio entrou na estação a 90 quilómetros por hora na estação e nunca abrandou até embater.


16h00: Acidente de comboio em Nova Jérsia

O acidente ocorreu por volta das 9h00 locais, eram 14h00 em Lisboa. Segundo a France Presse há pelo menos três mortos e uma centena de feridos, alguns dos quais em estado grave.

As primeiras imagens do local mostram que as carruagens danificaram o terminal de Hoboken e derrubaram mesmo parte do teto.

A estação de Hobokin é uma das mais movimentadas da área metropolitana de Nova Iorque, muito usada para fazer o percurso desde Nova Jérsia até Manhattan, na margem oposta do rio Hudson.

Não se sabe ainda se haverá portugueses entre as vítimas, embora a comunidade portuguesa seja muito numerosa naquela região.