Foguetão Falcon 9 explode em teste de ignição, em Cabo Canaveral

por Graça Ramos, Nuno Patrício - RTP
A explosão durante o teste de ignição do foguetão Falcon 9, resultaram numa enorme bola de fogo e fumo. NASA-Reuters

A NASA já negou qualquer envolvimento no incidente. A explosão do Falcon 9, ao serviço da NASA, deu-se pouco antes das 15h00 em Portugal e deixou uma pluma de fumo negro sobre o local do hangar, na Florida, Estados Unidos.

Não há ainda notícias de feridos.



A explosão foi registada por várias pessoas a quilómetros de distância que publicaram na rede social Twitter imagens da ocorrência.
A explosão deu-se durante os testes de ignição ao foguetão, horas antes do lançamento do satélite israelita Amos-6.
A construtora de veiculos espaciais privada SpaceX já confirmou que o satélite isrealita se encontrava a bordo do Falcon 9, perdendo-se ambos os veiculos na explosão.

O foguetão Falcon 9 é um foguetão de dois andares construído pela SpaceX uma empresa privada de Elon Musk - CEO também da Tesla - para fazer a colocação em órbita de satélites e dos veículos espaciais Dragon de forma segura.

O Falcon 9 fez história em 2012 quando colocou em órbita correcta um Dragon, para um encontro com a Estação Espacial Internacional, o que tornou a SpaceX a primeira empresa privada a visitar a EEI.

Desde então, a Space X realizou múltiplos voos até à Estação Espacial, tanto para entregar como para reaver carga para a NASA.

Sob um acordo com a Agência Espacial Norte-Americana, a SpaceX está também a desenvolver o projeto para levar seres humanos até ao espaço.

Como se processa o lançamento do Falcon 9

O processo de lançamento do foguetão Falcon 9, da SpaceX, ao serviço da NASA, difere do sistema ainda usados, no lançamento dos foguetões espaciais, pelas outras agencias espacias.

A empresa SpaceX desenvolveu um sistema de reutilização, do primeiro estágio, que serve para futuros lançamentos, após o restauro deste, poupando desta forma recursos e dinheiro.

No lançamento desta quinta-feira, ainda não estão apuradas as razões que motivaram a explosão do Falcon 9, mas a origem deste acidente pode estar no estágio reutilizado, visto ter sido num dos testes de ignição antes do lançamento, que o foguetão explodiu.


pub