Reportagem

António Costa em entrevista à RTP

por RTP

Que responsabilidades há a tirar da situação da Caixa? O que esperar do crescimento económico? E dos referendos europeus? A celebrar um ano de Governo PS com apoio da esquerda, o primeiro-ministro dá uma entrevista à RTP.

Mais atualizações

21h42: "Não me posso queixar de falta de apoio do PCP; do BE e do PEV"

António Costa diz que a questão de fundo em relação à Caixa é a recapitalização do banco e que existe consenso com os partidos à esquerda nas decisões fulcrais. Quanto a Passos Coelho, diz que fala com o líder social-democrata "sempre que é necessário", seja "por telefone, sms ou o que for".

21h35 - Passagem de precários na Função Pública para quadros arranca no início de 2017

António Costa avança que combater a precariedade no trabalho é um dos seus grandes objetivos para o próximo ano. Diz o chefe do Executivo que "2017 vai ser o ano para resolver a situação da precariedade", com o processo a arrancar "no início do ano". Costa diz acreditar que a diminuição dos chamados "falsos recibos verdes" vai contribuir para o aumento da produtividade.




21h28 - A dívida é impagável? "Não", garante António Costa

A divida publica está acima dos 130% do PIB e os parceiros parlamentares não acreditam que a divida seja sustentável, mas o primeiro-ministro considera que está a ser feita uma "boa gestão da dívida", com o recente pagamento ao FMI, e entende que, para conseguir pagar a dívida, é preciso continuar a "boa gestão das finanças públicas".


21h22 - "
Temos que entrar em 2017 a olhar para as nossas Finanças Públicas tranquilos e sem pensar na angústia"

António Costa está confiante na estabilização do sistema financeiro. "O Banco de Portugal e o ministério das Finanças estão a concluir os trabalhos no que diz respeito à gestão de créditos para ajudar as empresas. Gostaria de chegar ao final deste ano com o quadro geral do sistema financeiro todo estabilizado e com um quadro de medidas definido", avança o PM.


21h15 - "Eu não sou o Dr. António Domingues. Têm de lhe perguntar a ele"


António Costa "lamenta" a saída de António Domingues da administração da Caixa, naquela que foi a administração mais curta do banco público -- António Domingues entrou no final de agosto e sairá no final de dezembro. "Mas porque é que António Domingues saiu?", pergunta António José Teixeira. "Não sei, eu não sou o Dr. António Domingues nem sou porta-voz dele", responde o primeirio-ministro. Segue-se Paulo Macedo na administração da CGD.

21h00 - A Caixa Geral de Depósitos representa um falhanço como primeiro-ministro?

António Costa fala em "episódios que não foram positivos" mas pede que não haja confusões com a gestão global. "As empresas têm de ter uma gestão profissional e autónoma", mesmo as públicas. 2Se há coisa que não pode ser apontada a este governo é não ter criado um bom clima com os bancos para a estabilidade do sistema financeiro", diz o primeiro-ministro.

20h55
- Boa noite. António Costa já está preparado para ser entrevistado por António José teixeira e André Macedo. Siga-nos por aqui em direto e também na RTP1 e RTP3.