Reportagem

Tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa: acompanhe em direto

por Christopher Marques e Ana Sanlez - RTP

Marcelo oficialmente Presidente da República. O professor jurou sobre a Constituição e assumiu o cargo anteriormente ocupado por Cavaco Silva. É o 20.º Presidente da República Portuguesa. Depois da cerimónia no Parlamento, Marcelo foi aos Jerónimos para uma homenagem a Camões e Vasco da Gama nos Jerónimos e ofereceu um almoço em Belém. A tarde é assinalada com uma cerimónia na Mesquita Central de Lisboa e a tradicional condecoração ao ex-Presidente. A maratona de 12 horas chega ao fim com música na Praça do Município.

Mais atualizações

21h00: A cobertura da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa termina aqui, ao fim de mais 12 horas.

Amanhã o dia do novo Presidente da República será dedicado ao corpo diplomático.

Na sexta-feira o recém-empossado Presidente da República rumará ao Porto, onde será recebido de manhã por Rui Moreira na Câmara Municipal do Porto. Segue-se um almoço na Casa do Roseiral e uma visita à exposição “P. – Uma Homenagem a Paulo Cunha e Silva, por Extenso”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Marcelo seguirá depois para o bairro social do Cerco, onde será recebido pelo projeto Oupa, composto por jovens do bairro e músicos de hip-hop. A visita à cidade terminará no Centro de Dia do bairro do Cerco, naquele que será também o último evento público da tomada de posse do novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

20h30: Marcelo Rebelo de Sousa já chegou à Praça do Município.
Mariza canta o Hino Nacional.

Marcelo está na primeira fila da plateia do espetáculo, juntamente com Fernando Medina.

18h50:
A última etapa da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa é um concerto na Praça do Município, em Lisboa. O espetáculo contará com atuações de José Cid, Pedro Abrunhosa, Anselmo Ralph, HMB e Diogo Piçarra. A fadista Mariza vai interpretar o Hino Nacional. O concerto tem início marcado para as 20h30.

18h30:
A cerimónia de condecoração de Cavaco Silva continua a decorrer no Palácio Nacional da Ajuda. Cavaco Silva foi cumprimentado por António Costa, Paulo Portas, Ferro Rodrigues, Jorge Sampaio, entre dezenas de outras personalidades.

18h22: Cavaco Silva é condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa.



18h16: Marcelo Rebelo de Sousa está a chegar ao Palácio Nacional da Ajuda para entregar o Grande Colar da Ordem da Liberdade a Cavaco Silva.

A cerimónia vai decorrer na Sala dos Embaixadores e conta com 800 convidados.

17h10:
Marcelo já deixou a Mesquita de Lisboa. O próximo compromisso público do Presidente da República no dia da tomada de posse é a condecoração de Cavaco Silva às 18h15 no Palácio da Ajuda.

17h05: Marcelo discursou numa cerimónia inédita numa tomada de posse de um chefe de Estado em Portugal.


Marcelo salientou que o presidente da República de Portugal "será sempre defensor da liberdade religiosa em todas as suas virtualidades".

Deixou ainda um apelo "para que o espírito ecuménico hoje aqui testemunhado possa servir de exemplo para todos os domínios da vida nacional”.

O novo Presidente da República convidou todos ao “diálogo, ao entendimento e à aceitação recíproca”.


17h01:
O Presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela eleição. Abdool Karim Vakil salientou a “honra" com que Marcelo distinguiu as comunidades religiosas no dia da tomada de posse e desejou “que o país continue a reconhecer todos como iguais”.

“Que a determinação e o bom senso que sempre nortearam a carreira do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa ajudem vossa excelência a refazer Portugal“, concluiu Abdool Karim Vakil.

17h00:
Cerimónia conta com representantes de 18 confissões religiosas.

16h50: Marcelo preside a cerimónia ecuménica na Mesquita Central de Lisboa

13h20: Marcelo oferece almoço a 24 convidados

Marcelo oferece agora um almoço a 24 convidados especiais. A ementa é composta por creme de espargos, robalo a vapor e gelado. Entre os convidados estão o Presidente da Assembleia da República, o rei de Espanha e o Presidente de Moçambique.

As iniciativas públicas continuam durante a tarde: Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar Cavaco Silva no Palácio da Ajuda e, ao início da noite, marca presença no concerto que se realiza na Praça do Município.

13H01: Presidente toma posse das insígnias da banda das Três Ordens na Sala dos Bicos.

Esta reúne as três antigas ordens militares: a ordem de Cristo, a ordem de Aviz e a ordem de Santiago. É entregue por Arnaldo Pereira Coutinho e torna Marcelo o grão-mestre de todas as ordens honoríficas portuguesas.


13h00: Marcelo é aplaudido e inicia a subida da rampa do Palácio de Belém. Sobe sem a companhia dos familiares, uma imagem que contrasta com as realizadas durante o mandato de Cavaco Silva. Há cinco anos, o agora ex-Presidente subira a rampa acompanhado da família.


12h55: O novo Presidente chega à zona envolvente do Palácio de Belém. Recebe as honras do esquadrão presidencial e volta a ser tocado o hino nacional.


12h44: Marcelo Rebelo de Sousa sai dos Mosteiros dos Jerónimos e parte agora para o Palácio de Belém. O Presidente recebe a continência da escolta de honra a cavalo da GNR.

12h39: Prestada a homenagem junto aos túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões, o Presidente Marcelo visitou a igreja e o claustro dos Jerónimos. Assina agora o livro de honras do Mosteiro dos Jerónimos.

12h30: Presidente Marcelo presta homenagem junto aos túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões no Mosteiro dos Jerónimos.


12h26:Marcelo Rebelo de Sousa chega ao Mosteiro dos Jerónimos, onde é recebido com honras militares e pelo ministro da Cultura, João Soares.

12h13: Presidente Marcelo deixa São Bento e segue rumo ao Mosteiro dos Jerónimos.

12h08: Marcelo Rebelo de Sousa sai da Assembleia da República. Antes de entrar na viatura, o agora Presidente recebe as suas primeiras honras militares e passa a sua primeira revista as tropas.


12h00: Espera-se em São Bento pela saída do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois de ter chegado a pé, o Presidente Marcelo sairá já em viatura oficial rumo ao Mosteiro dos Jerónimos, onde prestará homenagem a Luís Vaz de Camões e a Vasco da Gama.

11h45: Concluída a cerimónia de troca de cumprimentos no salão nobre da Assembleia da República.

11h35: Discurso “politicamente inatacável” (Paulo Portas)

Paulo Portas considera que a tomada de posse de um PR é “sempre um momento de esperança” e elogia o discurso “literariamente bem escrito” e “politicamente inatacável”.

“É um Presidente que olha para Portugal como uma só nação. É um discurso nacional que é aquilo que se espera de um chefe de Estado que acaba de tomar posse”, explicou o líder do CDS-PP.


11h30: “Portugal precisa de visão de futuro” (Sampaio da Nóvoa)

O ex-candidato presidencial Sampaio da Nóvoa considera que Portugal precisa de “uma visão de futuro” e de uma nova visão para o país, para a Europa e para o mundo.

Sampaio da Nóvoa considera que a defesa da necessidade de sarar feridas é importante, apontando que é importante que a existência de “muitos portugais dentro de Portugal” tem de ser ultrapassada.

11h20: “Tivemos gosto em aplaudir” (Carlos César)

Carlos César considera que o discurso do Presidente Marcelo traz aos portugueses “confiança nas instituições” e “tranquilidade” em relação ao relacionamento entre as instituições.

O líder parlamentar do PS sublinha que gostou da referência que Marcelo fez à dimensão atlântica de Portugal e à construção de consensos internos.


11h18: Discurso com "visão conservadora" (Catarina Martins)

Depois do discurso, Catarina Martins afirma que espera pelos dias que se seguem. A líder do Bloco de Esquerda critica Cavaco Silva por ter faltado “vezes demais à lei fundamental do país”.

“Olhamos para um futuro, para um mandato em que o PR terá de ser não só o garante da Constituição da República Portuguesa (…), mas também o garante da soberania democrática nos desafios difíceis que vamos ter pela frente”, defende Catarina Martins.

Catarina Martins considera que o discurso de Marcelo transporta uma “visão conservadora” de Portugal mas que “tenta fazer pontes para todos os setores”.

“Agora, vamos ao mandato. Nós aqui estaremos”, avisa.


11h15: Montenegro não esquece como Costa chegou ao poder

Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, classificou o discurso do novo Presidente da República de "mobilizador" para as tarefas e desafios que esperam tanto os políticos como todos os portugueses. Montenegro elogiou uma intervenção que diz ter sido preenchida com um "grande sentimento de unidade nacional".

Sobre o apelo a um "sarar de feridas" feito pelo Presidente, Luís Montenegro referiu que o PSD mantém a posição de respeito pelas instituições, mas "não esquecendo" aquele que foi o processo de formação do atual Governo. "Isso não nos inibe de sermos uma oposição responsável", garantiu, referindo que o partido quer apresentar alternativas políticas sólidas.

Montenegro aproveitou ainda para saudar Cavaco Silva, o Presidente da República cessante, considerando que foi importante na manutenção da coesão social em Portugal e na manutenção de equilíbrios de poder que a Constituição prevê.


11h11: “A prática é a mãe de todas as coisas” (Jerónimo)

Jerónimo reage ao discurso de Marcelo Rebelo de Sousa. O secretário-geral do PCP sublinha a forma como o Presidente jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição mas apresenta críticas.

“A prática é a mãe de todas as coisas”, afirma, criticando, nomeadamente, a referência à valorização do mar no período de Cavaco Silva.


11h07: Um dia para escutar Marcelo - (António Costa)

António Costa reage ao discurso de Marcelo Rebelo de Sousa. O primeiro-ministro considera que este é o dia de escutar o Presidente. Costa defende que todos nos podemos reconhecer no discurso de Marcelo, sem fazer mais comentários.


11h05: Cavaco Silva abandona a Assembleia da República, já como ex-chefe de Estado. O ex-Presidente deixou a secretária limpa a Marcelo e será condecorado esta tarde.

11h04: Marcelo Rebelo de Sousa permanece no salão nobre do Parlamento para a troca de cumprimentos oficiais.

10h58: Marcelo Rebelo de Sousa aplaudido no Parlamento. Bancadas do PCP, PEV e BE voltam a não aplaudir.

10h56: Marcelo termina o discurso, tendo prometido ser o “Presidente de todos sem exceção”. Garante estar aqui pelo Portugal de sempre:

"O essencial, é que o nosso génio – o que nos distingue dos demais – é a indomável inquietação criadora que preside à nossa vocação ecuménica. Abraçando o mundo todo.
Ela nos fez como somos.
Grandes no passado.
Grandes no futuro.
Por isso, aqui estamos.
Por isso, aqui estou.
Pelo Portugal de sempre!
"

10h30: Marcelo discursa pela primeira vez como Presidente da República: “Para cada português e cada portuguesa vai o meu primeiro pensamento”

O Presidente da República afirma que Portugal é a razão de ser do compromisso que assume como chefe de Estado, prometendo uma solidariedade institucional "indefetível" à Assembleia da República.

Dirigindo-se ao presidente da Assembleia da República, o novo chefe de Estado saudou "a representação legítima e plural da vontade popular" expressa no parlamento, garantindo uma "solidariedade institucional indefetível" entre este órgão e a Presidência da República.

Numa intervenção curta, de apenas dez páginas e escrita utilizando o novo acordo ortográfico, o novo Presidente da República sublinhou que o seu "primeiro e decisivo" pensamento "feito de memória, lealdade, afeto, fidelidade a um destino comum", é para o país, para "cada portuguesa e para cada português".



Logo nos primeiros parágrafos do discurso, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se igualmente aos seus antecessores na Presidência da República, começando por lembrar "a longa e singular carreira de serviço à pátria" de Aníbal Cavaco Silva, que hoje terminou o mandato como chefe de Estado iniciado em 2006.

Assinalando a presença de Ramalho Eanes e Jorge Sampaio na cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa declarou que "é símbolo da continuidade e da riqueza" da democracia portuguesa, acrescentando também a inserção de Mário Soares, ausente da sessão solene, nesta "linhagem".

Uma democracia que, continuou, se enobrece com a presença de três "ilustres convidados estrangeiros" - o rei de Espanha, Filipe VI, o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker - que aceitaram os convites pessoais que foram formulados, "correspondentes a coordenadas essenciais" política externa portuguesa.


(com Lusa)

10h17: Ferro Rodrigues discursa no Parlamento: “Os seus sucessos serão os sucessos de Portugal”

O Presidente da Assembleia da República aponta que Marcelo é agora “o Presidente de todos os portugueses” e deseja-lhe as maiores felicidades. “Os seus sucessos serão os nossos sucessos, os sucessos de Portugal, de todos os portugueses”.

Ferro Rodrigues presta também homenagem a Cavaco Silva e à sua longa carreira na política: “é, sem dúvida nenhuma, um grande protagonista político da nossa democracia”. O PSD e CDS-PP são as únicas bancadas a aplaudir os elogios de Ferro Rodrigues a Cavaco Silva, bem como alguns dos convidados.

O Presidente do Parlamento sublinha a participação de Marcelo Rebelo de Sousa na elaboração da Constituição. Ferro Rodrigues aponta ainda que Marcelo tem a “responsabilidade história de ser o homem certo no momento certo” e ter a oportunidade de contribuir para as respostas aos problemas sociais e ao desafio europeu.


10h16: Bloco de Esquerda e PCP não aplaudem juramento de Marcelo

Os deputados do BE, do PCP e do PEV não aplaudiram o juramento do novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que foi saudado com aplausos de pé pelos deputados do PSD, PS, CDS-PP e pelos convidados.

Após a declaração de compromisso de, pela sua honra, defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição, foi entoado o hino nacional e lido o auto de posse, assinado depois pelo Presidente da República e o presidente da Assembleia da República.

BE, PCP e PEV não aplaudem juramento de Marcelo Rebelo de Sousa

Publicado por RTP Notícias em Quarta-feira, 9 de Março de 2016

10h15: Dá-se a assinatura do auto de posse e dá-se a troca de cadeiras: está oficialmente passado o testemunho. Segue-se um aplauso no Parlamento, com os deputados de pé. BE, PCP e PEV não aplaudem.


10H11: Marcelo Rebelo de Sousa presta juramento com mão na Constituição. É oficialmente Presidente da República. São atirados 21 tiros de artilharia para assinalar o momento.


10h00: Começam as cerimónias oficiais no hemicilo.

Marcelo Rebelo de Sousa está agora à esquerda de Ferro Rodrigues, enquanto Cavaco se encontra à esquerda. Trocarão de cadeiras quando Marcelo já será Presidente.

09h53: Já dentro da Assembleia da República, Cavaco Silva cumprimenta Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, o Presidente de Moçambique, o Rei de Espanha, o Presidente da Comissão Europeia e outras personalidades presentes.

09h45: Cavaco Silva chega à Assembleia da República e é recebido por Ferro Rodrigues e recebe as suas últimas honras militares pelos diferentes ramos das Forças Armadas.


09h37: Cavaco Silva - o que mudou?


Marcelo Rebelo de Sousa assume funções como Presidente da República depois de Cavaco Silva ter estado durante 10 anos em Belém. Uma década vivida depois de ter sido dez anos primeiro-ministro e de ter perdido umas eleições presidenciais em 1986.

Recorde os principais momentos da carreira política de Cavaco Silva.

Cavaco Silva despede-se da Presidência da República. Recordamos o percurso, as frases e os principais momentos da carreira política de Cavaco.

Publicado por RTP Notícias em Quarta-feira, 9 de Março de 2016

09h36: Marcelo Rebelo de Sousa chega ao Parlamento.
Como prometido, o Presidente eleito chega a pé a São Bento e está já acompanhado por Ferror Rodrigues, Presidente da Assembleia da República.

O Presidente da República eleito "furou" o protocolo à chegada à Assembleia da República, ao chegar a pé e pela direita ao Palácio de São Bento, em Lisboa, ao contrário do previsto.

Às 09:35, depois de mais de 500 convidados terem chegado em viaturas oficiais, pelo lado esquerdo (rua de São Bento), Marcelo Rebelo de Sousa provocou uma pequena confusão de repórteres de imagem e elementos do corpo de segurança e funcionários do parlamento e do protocolo de Estado.

O antigo líder do PSD e comentador televisivo chegou pela calçada da Estrela, em marcha rápida, com uma pequena comitiva ao encontro do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, no patamar das escadarias principais de São Bento.

09h33: O primeiro-ministro António Costa chega ao Parlamento, sem prestar declarações aos jornalistas.

09h31: Cavaco Silva sai do Palácio de Belém. Parte rumo a São Bento

09h26: Cavaco Silva recebe honras militares naquela que é a última cerimónia a que preside como chefe de Estado.


9h18: César presta "reconhecimento" a Cavaco


O líder parlamentar do PS presta um “reconhecimento” ao Presidente Cavaco, apontando que são conhecidas as divergências que existiram face ao Presidente. Apesar delas, César reconhece o “empenhamento cívico”.

Carlos César considera que a eleição de Marcelo abre um “novo ciclo político” e que se abrem “novas perspetivas para o aprofundamento do diálogo entre os órgãos de soberania”. O Presidente do PS assinala a importância de Portugal assumir uma "só voz" no plano externo.


9h10: "Dar um passo em Frente"

António Guterres também marca presença na tomada de posse. O ex-primeiro-ministro espera que “esse seja um período em que o país possa dar um passo em frente”. Guterres vai integrar o Conselho de Estado, fazendo parte dos escolhidos por Marcelo.

9h08: Portugal "fica a dever muito" a Cavaco

Passos Coelho considera que a tomada de posse de Marcelo abre um “novo ciclo político” e que a sua eleição representará “uma nova forma de exercer a Presidência da República”.

O ex-primeiro-ministro presta um “reconhecimento público” à forma como Cavaco exerceu os mandatos. “Um homem com elevado sentido de Estado, uma influência muito grande apesar de discreta em todo o tempo de governação que veio de 2005 até hoje”

“Tenho a certeza que o país lhe ficará a dever muito”, aponta Pedro Passos Coelho.



9h00:
Bom dia. Começamos agora o acompanhamento em direto e ao minuto da cerimónia de tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa. Um dia marcado por uma maratona de 12 horas de iniciativas, como resume o artigo da Inês Geraldo.

Um dia em cheio com tempo para passar pelo Parlamento e acabar o dia com música. Conheça o programa da tomada de posse.

Publicado por RTP Notícias em Terça-feira, 8 de Março de 2016