Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Atualizamos ao minuto as informações sobre a pandemia da Covid-19 à escala internacional. Portugal registou este sábado 100 mortes associadas à covid-19, mais 24 do que na sexta-feira, enquanto o número de infetados subiu 902, para 5 170, de acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde. A covid-19 fez mais de 30 mil mortos no mundo, dois terços dos quais na Europa, onde a Itália ultrapassou a fasquia dos 10 mil mortos. Nos EUA, uma das 2000 vítimas mortais foi um bebé de poucos meses.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22H40 - Bebé morreu de covid-19 nos EUA

Um bebé com menos de 12 meses morreu este sábado no Estado de Illinois, Estados Unidos, vítima da covid-19, anunciou o Governador J.B. Pritzker em conferência de imprensa.

"Hoje tenho informações terrivelmente tristes a dar. Entre os mortos das últimas 24h encontrava-se um funcionário do Estado e uma criança muito nova", declarou.

"Sei como esta notícia é difícil de aceitar, sobretudo tratando-se de uma criança", acrescentou.

O departamento de Saúde de Illinois revelou que a criança tinha menos de um ano mas não se sofria de outras patologias.

A covid-19 é conhecida pela mortalidade elevada entre pessoas idosas e por atingir poucas crianças, sendo as vítimas muito jovens extremamente raras.

Os Estados Unidos tornaram-se esta sexta-feira o país com mais de 120 mil casos de infeção confirmados, o mais elevado em todo o mundo. Quase duas mil pessoas morreram.

22h20 - Catarina Martins apela aos portugueses para ficarem em casa na Páscoa

A coordenadora bloquista, Catarina Martins, apelou sábado aos portugueses para ficarem em casa nesta Páscoa face à pandemia da covid-19 e defendeu que "evitar a rutura" do Serviço Nacional de Saúde é uma responsabilidade coletiva.

"Cada pessoa que adoeça com covid-19 é mais sobrecarga para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para os profissionais de saúde, que estão a fazer tudo o que podem para cuidar de todos. A responsabilidade de cada um e de cada uma é evitar a rutura do SNS e apoiar os profissionais de saúde. Neste momento, ser solidário é ficar em casa", afirmou.


22h15 - Covid-19 fez mais de 30 mil mortos no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 30.003 pessoas no mundo inteiro, dois terços na Europa, desde que a doença surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 19:00, a partir de dados oficiais.

Segundo a agência de notícias francesa, já foram diagnosticados mais de 640.770 casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, e a pandemia espalhou-se por 183 países ou territórios.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, já que um grande número de países está agora a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

Entre o total de casos, pelo menos 130.600 pessoas são agora consideradas curadas.


22h10 - Itália disponibiliza quase cinco mil milhões de euros para autarquias

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou hoje que atribuirá quase cinco mil milhões de euros para que as autarquias possam ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades financeiras provocadas pela pandemia covid-19.

Conte anunciou que vai desbloquear de imediato 4.300 milhões de euros de um fundo de solidariedade para os municípios, um mecanismo estatal que permite redistribuir coletas de impostos pelo poder local, para ajudar as áreas mais afetadas economicamente pela pandemia.

O primeiro-ministro italiano anunciou ainda a entrega de mais 400 milhões de euros para que as autarquias possam distribuir cheques-compra ou fornecer alimentos a pessoas que tenham ficado em aflitivas situações financeiras, decorrentes da paralisação laboral provocada pela pandemia.

22h00 - Madeira com 34 casos positivos

A Madeira tem 34 casos positivos da covid-19, mais 10 do que na sexta-feira, revelou hoje o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil Pedro Ramos, revelando que o presidente do Governo Regional anunciará domingo mais medidas restritivas.

"Queria comunicar que amanhã [domingo] o presidente do Governo Regional, dr. Miguel Albuquerque, anunciará uma extensão de medidas restritivas no sentido de haver ainda mais um controlo sobre esta situação na Madeira", anunciou.

"Ontem [sexta-feira] anunciámos 24 casos, hoje anunciamos 34 casos, a Madeira de ontem para hoje tem mais 10 casos, todos eles bem sinalizados, e bem identificados", disse, esclarecendo que apenas um se encontra na unidade covid-19 do Hospital Dr. Nélio Mendonça mas não na unidade de cuidados intensivos e que os restantes estão em isolamento nos seus domicílios.

O governante informou ainda que "um dos casos positivos obrigou ao encerramento de um supermercado na Ribeira Brava".

21h50 - Polémica. Listas de listagens de isolamento entregues apenas sob pressão

A PSP e a GNR estiveram quase toda a semana sem acesso às listas dos infectados e das pessoas em quarentena no norte do país.

As listas apenas foram disponibilizadas após a Proteção Civil do Porto ter ameaçado apresentar queixa ao Ministério Público.


21h40 - Doações de material médico isentas de IVA

Todas as empresas que fizerem doações destes bens ao Estado, a instituições particulares de solidariedade social ou a organizações não-governamentais não pagam o IVA de 23 por cento.

Até agora, a lei só previa a isenção do IVA dos bens doados a pessoas carenciadas.

É alargada agora também a pessoas que se encontrem a receber cuidados de saúde por causa da pandemia.

O serviço nacional de saúde tem um formulário especifico no site para quem queira fazer donativos.


21h30 - Ex-sem abrigo mobilizados para apoiar quem continua nas ruas


A Câmara Municipal de Lisboa reforçou o apoio a quem vive nas ruas, com a distribuição de mil refeições quentes em três locais da cidade.

Marinha e Exército foram chamados a ajudar, uma vez que a maioria dos voluntários que desempenham estas funções estão sob isolamento.


21h20 - Sistema da saúde não funciona, acusa diretora de lar em Famalicão


21h07 - Dois casos de infeção confirmados em prisões portuguesas


20h50 - Taxa de letalidade em Portugal ronda 1,9%

Portugal atingiu os 100 mortos, vítimas de COVID-19. São mais 24 vítimas em apenas 24 horas.

A taxa desta doença em PORTUGAL apresenta agora uma letalidade de 1,9 por cento. Mas se olharmos para as idades dos obitos concluimos que dos 100 registados, 79 tinham mais de 70 anos.

Este valor eleva a taxa de letalidade nesta faixa etária para 7,9 por cento. Portugal tem neste momento 5 170 casos confirmados da doença.

Só nas últimas 24 horas surgiram 902 novos casos.



20h45 - Covid-19. Ministra da Saúde pede voluntários para lares de idosos


20h40 - ARS norte nega pedidos de cercas sanitárias

Gaia, Maia, Gondomar e Valongo viram negados os pedidos para cordão sanitário, apesar de somarem já 800 casos positivos de COVID-19.

A comissão distrital da Proteção Civil do Porto diz que tem assistido a abusos e violações do isolamento por parte da população e que é preciso por isso uma resposta mais forte.


20h30 - Teste ceomeça a ser usado segunda-feira

O teste de despistagem criado por portugueses vai começar a ser distruibuído já dia 30, com 400 unidades produzidas por dia.


20H00 - Recorde de mortos nos EUA

Os Estados Unidos registaram em 24h mais 453 mortos, para um novo total de 1 891. O país lidera a contagem mundial de casos de infeção, com mais de 100 mil pessoas identificadas.

19h50 - 69 detidos por desobediência

As forças de segurança detiveram 69 pessoas por crime de desobediência desde o início o estado de emergência, em 22 de março, decretado devido à doença covid-19, informou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
No mesmo período, segundo um balanço divulgado em comunicado e com dados até às 18:00 de hoje, foram encerrados 1.509 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Em relação ao balanço de sexta-feira foram hoje detidas mais cinco pessoas e mandados encerrar mais 60 estabelecimentos.

Os dados hoje divulgados, nota o comunicado do MAI, não contemplam as operações de fiscalização rodoviária, ou outras, realizadas ao longo do dia de hoje.

As detenções deveram-se designadamente a obrigação de confinamento obrigatório e a "outras situações de desobediência ou resistência".

O Governo recorda que as forças de segurança intensificaram, a partir de hoje, a fiscalização rodoviária, durante o fim de semana e ao longo do período da Páscoa. E lembra também que apenas são autorizados a deslocar-se os cidadãos que o façam ao abrigo das exceções previstas no dever geral de recolhimento.

A GNR e a PSP, no âmbito do estado de emergência, têm feito ações de sensibilização, vigilância e fiscalização.

O MAI, "perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da covid-19, insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo estado de emergência", diz-se no comunicado, no qual se apela para que as pessoas apenas saiam de casa para o estritamente necessário.

19h40 - Penela lança "Nós Costuramos"

O movimento solidário Nós Costuramos, que acaba de ser criado em Penela (distrito de Coimbra), para produzir materiais de proteção para profissionais de saúde, já reúne duas dezenas de voluntários que possuem máquina de costura em casa.

"Face à carência de recursos para proteger" quem está na "linha da frente do combate à pandemia" da covid-19, a empresa ihcare, a Câmara Municipal de Penela e a Associação de Apoio ao Artesanato Local Penelarte criaram o movimento de solidariedade WeSew/Nós Costuramos, para produzir "equipamentos de proteção individual".

19h35 - Ovar diz sentir "muito pouco apoio" de Segurança Social e Ministério da Saúde

O presidente da Câmara de Ovar, município atualmente em estado de calamidade pública devido à pandemia Covid-19 e sujeito a cerco sanitário, disse hoje sentir "muito pouco apoio" por parte do Instituto da Segurança Social e do Ministério da Saúde.

As declarações desse autarca do distrito de Aveiro prendem-se com a montagem esta tarde de novas acomodações para os idosos à guarda do lar da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, onde sexta-feira se deu uma morte provocada pelo novo coronavírus.

Atendendo a que nesse equipamento social residem e trabalham cerca de 100 pessoas, essa mesma comunidade foi hoje sujeita aos testes de diagnóstico no Hospital de Ovar e, no regresso à Misericórdia, encontrará o refeitório transformado numa nova ala para dormidas.

"Preparámos aqui um espaço novo para, de imediato, podermos separar os utentes sintomáticos daqueles que não apresentam sintomas nenhuns", revela Salvador Malheiro.

O autarca acrescenta, contudo, que os profissionais e voluntários envolvidos na reorganização se sentiram "sozinhos" nesse esforço: "Sentimo-nos sós, com muito pouco apoio por parte da Segurança Social e muito pouco apoio do Ministério da Saúde".

19h25 - PCP quer tolerância de incumprimento de pagamento de água ou de luz

Durante o combate à pandemia, o PCP, Partido Comunista Português, quer tolerância às famílias no pagamento de serviços como a água, a luz ou o gás.

O líder parlamentar dos comunistas, João Oliveira, quer planos de pagamentos mais flexíveis para quem entre em incumprimento e que não haja corte desses serviços durante este período.

O PCP também quer suspender, neste período, o pagamento das residências para estudantes universitários e também das propinas. São medidas que o PCP vai levar a votos, no Parlamento, na próxima quinta-feira.


O primeiro teste feito ao bebé de uma mulher infetada com covid-19, nascido na sexta-feira na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, deu negativo, disse hoje à Lusa uma fonte do hospital.

O menino nasceu às 13:25 de sexta-feira, de cesariana, e "está bem de saúde" assim como a mãe, segundo a mesma fonte do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), onde está incluída a Maternidade Alfredo da Costa (MAC).

O bebé, que nasceu com 1.530 gramas e está internado no serviço de Neonatologia da MAC, foi o terceiro a nascer de uma mãe infetada com a doença covid-19 no país.

O primeiro bebé, uma menina, nasceu no dia 17 de março, e o segundo, um menino, nasceu na quinta-feira, ambos no Hospital de São João, no Porto e os primeiros testes foram igualmente negativos.

19h14 - França com quase 38 mil infetados

O número de casos confirmados de infeção pela covid-19 em França é de 37.575, registando-se ainda 2.314 vítimas mortais desde o início da pandemia, segundo os números divulgados hoje pelas autoridades francesas.

Nas últimas 24 horas, o novo coronavírus provocou 319 mortos em meio hospitalar no país.

De acordo com os dados, há um aumento nas hospitalizações, com 17.620 pacientes hospitalizados devido à covid-19, o que corresponde a um aumento de 1.888 doentes face a sexta-feira.

Quanto aos casos mais graves, há 4.273 doentes em cuidados intensivos e receio de saturação nos hospitais da região parisiense, segundo informações divulgadas por hospitais da capital francesa.

Determinadas regiões, como o Grand Est, já atingiram este ponto de saturação e haverá transferência de mais 50 pacientes para outras regiões, segundo indicou hoje à tarde o ministro da Saúde, Olivier Véran.

Até agora, 6.624 pessoas que testaram positivo a esta doença já foram dadas como curadas.

19h05 - Itália quer Plano Marshall para a Europa

O ministro da Economia de Itália diz que a Europa necessita "um grande Plano Marshall" para relançar a sua Economia após a pandemia.

18H50 - Espanha decreta paralisação

O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje a paralisação de todas as atividades não essenciais no país, entre 30 de março e 09 de abril, medida que será aprovada no domingo, em Conselho de Ministros extraordinário.

Pedro Sánchez justificou esta "medida excecional" com a necessidade de "intensificar a luta contra a propagação do coronavírus" no país e avançou que os espanhóis têm pela frente "dias muito duros".

Numa intervenção na Moncloa, sede do Governo espanhol, o chefe do executivo adiantou que esta "medida excecional" implica que todos os trabalhadores de atividades não essenciais "devem ficar em casa a partir de segunda-feira", em "licença remunerada", recebendo o respetivo salário "com normalidade".

Quando terminar a pausa forçada, os trabalhadores terão de compensar, de "forma paulatina", este período de inatividade, explicou o chefe do Governo espanhol.

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das autoridades sanitárias.

Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um aumento de 8.189 no número de infetados.

18h45 - Três hotéis em Lisboa abrem portas para acolher 80 profissionais de saúde


18h10 - Estrangeiros em Portugal com direito a tratamento

Os estrangeiros que nunca deram entrada com nenhum processo de regularização no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, até ao dia em que foi declarado o estado de emergência, vão ter direito aos cuidados de saúde, informou hoje o Governo.

"Os imigrantes que nunca deram entrada com nenhum processo no SEF [Serviço de Estrangeiros e Fronteiras] têm direito aos cuidados de saúde", referiu a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, em declarações à agência Lusa.

De acordo com a governante, os imigrantes indocumentados vão poder submeter os pedidos durante o período de estado de emergência, mas não são abrangidos pela medida de regularização de documentação que entrou em vigor em 19 de março.

"Esta medida abrange todos os que já tinham entrado com o processo. Não serão provavelmente muitos os que ainda não tinham entrado com o processo, devido à diminuição de viagens, mas estamos atentos a estas situações", disse.

18h05 - Câmara da Mealhada paga ventiladores

O Hospital da Misericórdia da Mealhada já recebeu parte dos ventiladores subsidiados pela Câmara Municipal.

O Objetivo é apetrechar a unidade com 10 ventiladores nesta fase de combate ao Covid-19, mas apenas chegaram 6 que vão começar a ser instalados no início da próxima semana.

Mais pormenores com o jornalista da Antena 1 Horácio Antunes.


18h00 - Hospital de São João faz "rastreio sistemático" antes de internamento

O Hospital de São João vai passar a realizar, a partir das 08:00 de domingo, um "rastreio sistemático" à covid-19 "a todos os doentes com internamento programado ou urgente" naquele centro hospitalar.

"Tendo em conta o atual contexto de pandemia a SARS-CoV-2 foi decidido realizar rastreio sistemático a todos os doentes com internamento programado ou urgente no Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E. (CHUSJ). A decisão foi tomada dado o risco associado a eventual contágio de doentes e profissionais por utentes eventualmente infetados, mas assintomáticos", lê-se num comunicado emitido hoje pela instituição.

Salientando que "esta decisão é excecional e terá efeitos apenas enquanto a situação epidemiológica o justificar", o CHUSJ sublinha ser "fundamental que os profissionais de saúde mantenham uma vigilância apertada, regular e sistemática de todos os doentes internados, no sentido de identificar precocemente quaisquer doentes com eventual infeção por SARS-CoV-2".

17h44 - Mais de 10 mil mortos em Itália

Morreram mais 889 pessoas em Itália, vítimas de covid-19, anunciou a Agência de Proteção Civil este sábado. Foi o segundo balanço diário mais elevado desde a declaração da epidemia no país a 21 de fevereiro.

O total de óbitos eleva-se agora a 10 023, o mais elevado de qualquer país do mundo.
O maior número de mortos num único dia registou-se sexta-feira, com 919 fatalidades. Antes disso, registaram-se 712 mortes na quinta-feira, 683 na quarta-feira, 743 na terça-feira e 602 na segunda-feira.

O número total de infetados aumentou para 92 472, dos anteriores 86,498.

A Itália tem o segundo maior número de casos do mundo, atrás apenas dos estados Unidos, após ter ultrapassado a contagem oficial da China na sexta-feira.

A Proteção Civil italiana indicou, no entanto, que a tendência de desaceleração, ainda que lenta, no número de novos contágios se mantém: +8,3% na quinta-feira, +7,4% na sexta-feira e +6,9% no dia de hoje.

O Lar de Idosos da Misericórdia de Foz Côa, que registou da morte de um utente de 99 anos por covid-19, realizou testes a 45 funcionários e 62 utentes, tendo-se confirmado hoje 10 casos positivos, indicou hoje o provedor.

"Fizemos testes a todos os 42 funcionários do lar. Destes, uma dezena está infestada e dois casos foram inconclusivos. No que respeita aos utentes, ainda não dispomos dos resultados, que poderão ser conhecidos nas próximas horas", explicou a Lusa o provedor da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa, António Morgado.

Segundo o provedor, os funcionários que acusaram positivo para covid-19 fora mandados para casa em regime de quarentena.

Outro idoso, com 92 anos, encontra-se internado no Hospital da Guarda.

17h20 - "Bolsa solidária" em Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos criou uma "bolsa solidária" para pessoas que, com formação na área da saúde, ação social ou geriatria, estejam disponíveis para substituir funcionários de lares em caso de contágios por covid-19, anunciou hoje.

Esta "Bolsa de Reforço Solidário", em articulação com o Instituto Padre António Vieira, visa reforçar a capacidade de respostas às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, no distrito do Porto, que necessitem de recursos humanos fruto da pandemia atual, referiu a autarquia, em comunicado enviado à Lusa.

17H10 - Trump admite colocar Nova Iorque sob quarentena

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu este sábado a possibilidade de colocar sob quarentena o Estado de Nova Iorque, epicentro da pandemia de covid-19 nos EUA.

"Gostaríamos que Nova Iorque fosse colocada em quarentena, porque é um ponto quente", afirmou o Presidente antes de abandonar a Casa Branca.

"Nova Iorque, Nova Jérsia, talvez mais um ou dois locais, algumas partes do Connecticut, estou a pensai nisso", acrescentou Trump.

Interrogado pouco depois sobre a possibilidade, o governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, que falou com Trump de manhã, afirmou que o assunto não foi referido.

"Nem sequer sei o que isso quer dizer", afirmou Cuomo. "Nem sei mesmo como é que isso pode ser implementado de um ponto de vista legal".


O Ministério Público brasileiro proibiu hoje o Governo de Jair Bolsonaro de "promover peças publicitárias" que incentivem o regresso ao trabalho e contrariem as medidas restritivas impostas pelos governadores regionais para conter a propagação da covid-19.

A decisão da juíza do Ministério Público Laura Bastos Carvalho, do Rio de Janeiro, deu seguimento a um recurso contra possíveis campanhas publicitárias institucionais que incentivem os brasileiros a voltar à normalidade sem ter por base "documentos técnicos".

Para os juízes, esse tipo de mensagens "poderia agravar o risco de propagação" da covid-19 no Brasil, que em apenas um mês já registou 92 mortos e quase 3.500 casos confirmados, segundo o último balanço do Ministério da Saúde.

16h50 - PCP pede aos jovens para denunciarem injustiças e abusos patronais

O secretário-geral do PCP considerou sábado que os jovens estão entre os mais afetados pelas consequências da epidemia da covid-19 e pediu à juventude para que denuncie abusos e injustiças patronais.

Estas posições de Jerónimo de Sousa constam de uma mensagem pública para assinalar o Dia Nacional da Juventude, que este ano não terá ações de rua por causa da eclosão do surto epidémico.


O internacional futebolista português Cristiano Ronaldo, nascido na Madeira, e o empresário Jorge Mendes vão doar ao Serviço Regional de Saúde da Madeira cinco ventiladores, revelou sábado aquele organismo.

"O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) irá receber uma doação de equipamentos para ajudar no combate à covid-19, cedidos pelo futebolista madeirense Cristiano Ronaldo e pelo empresário Jorge Mendes", refere uma nota de imprensa, especificando que "vão financiar cinco ventiladores para apoiar no combate à pandemia covid-19" no arquipélago.

Para o Governo Regional, "a cedência destes equipamentos ao SESARAM e à Região vai aumentar a capacidade de resposta ao doente crítico no combate à pandemia", juntando-se aos 99 ventiladores de que a região dispõe.

"O Serviço de Saúde da RAM agradece a iniciativa do capitão da seleção portuguesa e do seu empresário.", conclui a nota.

16h35 - Praias condicionadas em Loulé

A Câmara e Loulé vai condicionar o acesso às praias do concelho e aos parques de estacionamento do litoral, para evitar aglomerações de pessoas e impedir a expansão da pandemia de Covid-19, anunciou hoje o município.

A medida foi debatida, por sugestão de forças de segurança, pelo posto de comando municipal que monitoriza a situação no concelho diariamente e tem por "objetivo de dissuadir a população de realizar passeios em grupos ou em zonas onde se juntem aglomerados de pessoas, como se tem verificado nos últimos dias em certas áreas naturais do concelho", quando se aproxima a Páscoa, justificou a autarquia.

16H30 - Região norte continua a ser a mais afetada do país

Números divulgados este sábado pela Direção-Geral da Saúde. A região norte continua a ser a mais afetada, como conta o jornalista da Antena 1 João Torgal.


16h20 - PSP controla todas as viaturas que atravessam Ponte 25 de Abril para sul

A PSP de Lisboa está identificar hoje todos os automobilistas que atravessam a Ponte 25 de Abril, no sentido norte-sul, no âmbito das medidas para travar movimentos desnecessárias em altura de pandemia.

"A maior parte das pessoas confirmam-nos que irão para casa, que estão a cumprir as indicações dadas pela Direção Geral de Saúde e pela PSP. Ainda assim há alguns condutores que estão em incumprimento. Daí estarmos a fazer uma interpelação a todos os condutores", disse aos jornalistas, no local, a subcomissária da PSP da Cátia Pires.

Até ao meio da tarde, ainda não havia detenções a registar.

A operação, que está a provocar longas filas de trânsito, iniciou-se às 14:00, não havendo ainda hora determinada para a sua conclusão.

16h10 - Cem toneladas de equipamentos de proteção chegam terça-feira

Um carregamento de cem toneladas de equipamento de proteção individual para o Serviço Nacional de Saúde contra a pandemia de covid-19 chega a Portugal na próxima terça-feira, disse hoje a responsável do Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Ainda na próxima semana, indicou a responsável em conferência de imprensa, chegarão 200 mil testes para deteção de covid-19. 

O carregamento prevê equipamentos como máscaras, respiradores, batas, fatos, toucas, luvas, disse Sandra Cavaca.

16h05 - "A regra definida de testar, testar, testar" é a prioridade

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirma que a prioridade é "testar, testar, testar".

Marta Temido, espera espera responder a esta dificuldades com os testes que já chegaram e com os que ainda vão chegar, e garante que Portugal está a seguir as recomendações da OMS, Organização Mundial da Saúde.


16h00 - ONU pede cessar-fogo na Síria

A ONU pediu hoje um cessar-fogo na Síria para evitar a disseminação da pandemia da covid-19, já que o país, em guerra há nove anos, registou cinco casos de infetados pelo novo coronavírus.

"A pandemia da covid-19 representa uma ameaça mortal para os civis sírios. [O novo coronavírus] atacará indiscriminadamente e será devastador para os mais vulneráveis na ausência de ações preventivas urgentes", disse Paulo Pinheiro, presidente da Comissão de Investigação da ONU para a Síria, acrescentando que este cessar-fogo seria para evitar um agravar da catástrofe que vive o país.

Até ao momento, a Síria registou cinco casos de contaminação com o novo coronavírus.

15h55 - Número de mortos em África subiu para 117

O número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu para 117 em 46 países, havendo a registar 3.924 casos e 276 doentes recuperados, segundo as mais recentes estatísticas sobre a pandemia.

De acordo com dados do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) da União Africana (África CDC), a África central regista 200 casos, 9 mortes e 6 recuperações, enquanto África Oriental regista 288 casos, quatro mortes e seis recuperações.

No norte de África, onde se concentra a maior parte dos casos, o CDC atualizou os números, registando agora 1.522 casos, que resultaram em 85 mortos e 205 pessoas que recuperaram da infeção.

Na África Austral, há 1.233 infetados, dois mortos e 31 pessoas conseguiram recuperar.

A África Ocidental, por seu lado, regista 691 casos, que resultaram em 17 mortes e 29 recuperações.

15h50 - "Testar, testar, testar" é agora o lema em Vizela

Algumas autarquias anunciaram e outras já começam a tomar medidas preventivas de combate à pandemia, particularmente junto da população mais vulnerável, os idosos.

A Câmara de Vizela, começou a fazer testes nos lares da terceira idade, mesmo a utentes que não tenham qualquer sintoma de Covid19.


15h40 - CDS-PP sugere ajuda às empresas até aos 15 mil euros

Francisco Rodrigues dos Santos defende a atribuição de cheques de emergência às pequenas e médias empresas em dificuldades.

O presidente do CDS sugere que o valor dessa ajuda possa chegar aos 15 mil euros.


15h35 - Rússia encerra todas as fronteiras

A Rússia vai encerrar todas as suas fronteiras a partir de 30 de março, anunciou o Governo este sábado, depois do país registar o seu maior aumento num dia de casos de covid-19.

De acordo com as autoridades, declararam-se mais 228 casos em 24 horas, para um total de 1 264. Todos os pontos de controlo de veículos, caminhos de ferro e fronteiras marítimas serão fechados a partir de segunda-feira.

Os voos internacionais já tinham sido proibidos na Rússia.

A próxima semana foi ainda declarada "sem trabalho", exceção feita aos trabalhadores de setores-chave, como farmácias e supermercados.

A área mais afetada pela pandemia na Rússia é a da capital, Moscovo. A cidade encerrou todos os cafés, restaurante e lojas, além das que vendem mantimentos e medicamentos, até cinco de abril.

15h30 - Covid-19 e a tentativa de fuga para o Interior


15h25 - UNL desenvolve teste a covid-19

É uma novidade no combate ao surto pandémico. Portugal conseguiu desenvolver um teste de despistagem que vai começar a ser usado já na próxima segunda feira.

Nasceu no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e sem necessidade de recorrer a reagentes importados.

Numa fase inicial, deverão ser fabricados quatrocentos testes por dia.


O ministro da Ciência confia no teste criado em Portugal


15h20 - PSP e GNR usam drones para garantir isolamento social

Não parece ter sido a enchente do fim de semana passado, mas mesmo assim, muita gente não cumpriu esta manhã o dever de isolamento social decretado no âmbito do estado de emergência.

O que leva o Presidente da Protecção Civil Distrital do Porto a pedir um cordão sanitário, em quatro concelhos da região.
 
A PSP e a GNR estão agora autorizadas a usar drones.


15h10 - Covid-19 atinge gravemente Nova Iorque

Uma das cidades mais atingidas nos Estados Unidos é Nova Iorque.

Num país sem sistema nacional de saúde, começa a faltar muito material nos hospitais.

Veja o relato de uma médica que gravou vídeos e depoimentos ao longo de 72 horas de serviço, que cedeu depois ao New York Times.


15h05 - Trump promete 100 mil ventiladores

Em todo o mundo, a Covid 19 já matou mais de 28 mil pessoas. O número de infetados é de 607 965.

E desses, recuperaram 132 688 doentes.

Os Estados Unidos já registam o maior número de casos confirmados. Donald Trump diz que vão fabricar ou comprar 100 mil ventiladores nos próximos 100 dias.


15h00 - Confinamento em França até 15 abril

A França terá confinamento obrigatório pelo menos até 15 de abril. Uma decisão tomada ontem à noite quando o número de mortos em ambiente hospitalar atingiu os dois mil.

O país teme que o pior ainda esteja para vir como relata a correspondente da RTP em Paris, Rosário Salgueiro, com imagem de Jaime Guilherme.


14h55 - Dia mortífero em Espanha

É o dia mais mortífero em Espanha desde o início da pandemia. Só nas últimas 24 horas morreram 832 pessoas, fazendo com o número de mortos tenha ultrapassado a barreira dos cinco mil.

São agora 5 690 vítimas mortais, num total de 72 248 infectados.

O país europeu mais atingido é a Itália. No total, já morreram 9 134 pessoas. Há quase 86 500 infectados.

O Presidente italiano pede solidariedade à União Europeia "antes que seja tarde demais".


14h50 - Europa com mais de 20 mil mortos

A pandemia do novo coronavírus matou, até à data, mais de 20 mil pessoas na Europa, segundo um balanço da agência France-Presse (AFP), às 14:15 de hoje, baseado em dados de fontes oficiais.

Com um total de 20.059 mortes (em 337.632 casos de infeção), a Europa é a zona do mundo mais afetada pela pandemia da covid-19.

Com 9.134 e 5.690 mortes, respetivamente, Itália e Espanha são os dois países mais afetados pela pandemia.

Juntos, os dois países representam quase três quartos das mortes contabilizadas na Europa por causa do novo coronavírus.

14h45 - Empresas adaptam produção

São muitas as empresas que tiveram de se adaptar a estes novos tempos. Algumas mudaram a produção para ajudar os profissionais de saúde.

Outras, como forma de sobrevivência.


14h40 - Material de proteção desapareceu no Algarve

Conta quem viu que se viveram momentos de algum pânico no Hospital do Algarve.

Desapareceu material de protecção e aguarda-se agora a reposição desse material.



14h35 - Material médico chegado da China ainda sem ventiladores

Já chegou a Portugal parte do material médico proveniente da China, mas faltaram ventiladores e reagentes.

Ainda faltam nove toneladas que chegarão apenas na próxima viagem.


14h30 - Reino Unido com mais de 1 000 mortos

O Reino Unido ultrapassou as mil mortes provocadas pela pandemia de covid-19, tendo registado 260 mortes nas últimas 24 horas, segundo um relatório oficial.

O número de mortos no Reino Unido é hoje de 1.019 e o número de pessoas com casos confirmados de infeção é 17.089.

Entre os doentes encontra-se o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o seu ministro da Saúde, Matt Hancock, enquanto o ministro responsável pela pasta da Escócia, Alister Jack, está isolado há sete dias, depois de ter revelado sintomas semelhantes aos de covid-19, sem ter sido testado.

14h25 - Cabo Verde sob estado de emergência

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, declarou hoje a situação de emergência no país por 20 dias, uma medida tomada pela primeira vez na história do país para intensificar o combate ao novo coronavírus no país.

A declaração foi feita após a comissão permanente da Assembleia Nacional ter aprovado na sexta-feira o pedido do Presidente, e de o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ter defendido na véspera que fosse imediata para permitir ao Governo reforçar as medidas de prevenção.

Jorge Carlos Fonseca justificou a medida como o objetivo de defender interesses e valores fundamentais do país e da comunidade e para dar meios legítimos às autoridades para um combate mais eficaz à pandemia.

O período de emergência inicia às 00:00 de domingo e vai vigorar até 17 de abril em Cabo Verde, país que regista até ao momento cinco casos positivos de covid-19 e um óbito.

14h15 - 89 pessoas nos cuidados intensivos

O número de pessoas com Covid-19 internadas nos cuidados intensivos aumentou 25,3% face a sexta-feira e são hoje 89 os doentes nessa situação, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam que das 5.170 pessoas infetadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), 418 estão internados, dos quais 89 (21,2%) em unidades de cuidados intensivos (eram 71).

Contudo, dos casos confirmados de covid-19, a grande maioria está a recuperar em casa (4.752).

De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, Portugal regista 100 mortes associadas à covid-19, mais de metade (58) em pessoas com mais de 80 anos.

O boletim indica que das pessoas que morreram, 21 tinham entre os 70 e os 79 anos de idade, 14 entre os 60 e os 69 anos e cinco entre os 50 e os 59 anos.

14h05 - Urgência pedriática encerra até 11 de abril

A urgência pediátrica do Hospital Fernando Fonseca (Amadora), encerra a partir de hoje no período noturno e até ao próximo dia 11 de abril após serem detetados casos de contaminação com o coronavírus, anunciou a unidade hospitalar.

Numa nota enviada às redações, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (conhecido como Amadora-Sintra) explica que o encerramento do serviço de urgência pediátrica decorre entre as 20:00 e as 08:00.

"Este encerramento temporário, decidido em articulação com as autoridades de saúde, é uma medida de prevenção, dado terem sido identificadas ocorrências de infeção com covid-19", acrescenta a unidade hospitalar.

Em caso de necessidade, durante os períodos de encerramento, os utentes deverão recorrer aos serviços de urgência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria) e do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (Hospital de Dona Estefânia).

14h00 - Pico adiado para final de maio

A ministra da Saúde anunciou hoje que o pico da pandemia de covid-19 deverá acontecer no final de maio e que as medidas de contenção social estão a conseguir abrandar a curva de infeções.



"De acordo com as nossas previsões, o pico da pandemia estará adiado para o final de maio, o que indica que as medidas de contenção adotadas, designadamente ficar em casa a não ser para ir trabalhar, estão a ser efetivas", disse a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal.

"Estimamos que venhamos a ter um número muito elevado de pessoas com infeção, e isso coloca enorme pressão sobre o sistema de saúde e todos temos de fazer o que está ao nosso alcance para enfrentar o melhor possível aquilo que nos espera", acrescentou a ministra da Saúde, vincando que "o objetivo é reduzir a transmissão da infeção e mitigar os efeitos da covid-19".

13h50 -PR pede respeito pela contenção

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que, no período da Páscoa, continuem a respeitar as normas de contenção para combate ao surto de covid-19, considerando que é uma tarefa coletiva que "Portugal está a vencer".

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas após ter visitado a fábrica da farmacêutica Hovione, em Loures, acompanhado pelo ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, e pelo presidente deste município, Bernardino Soares.

No final da visita, perante os jornalistas, o Presidente da República deixou um pedido sobretudo aos cidadãos que não estão a trabalhar, numa altura em que se iniciam as férias da Páscoa.

"Agora que se aproxima o período da Páscoa, os que não estão a trabalhar e não têm de trabalhar, respeitem o apelo de contenção. É um apelo coletivo.
No fundo, estamos perante uma tarefa coletiva, que estamos a viver, que estamos a vencer, porque a adesão dos portugueses é massiva, mas tem de continuar", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.


12h35 - Portugal atinge a centena de mortes e mais de 5.100 infetados

De acordo com o boletim da DGS, Portugal regista este sábado 100 mortes associadas à covid-19, mais 24 do que na sexta-feira, enquanto o número de infetados subiu 902, para 5.170.

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24h00 de sexta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (44), seguida da região Centro (28), da região de Lisboa e Vale do Tejo (27) e do Algarve (1). Relativamente a sexta-feira, em que se registaram 76 mortes, hoje observou-se um aumento de 31,5%.

De acordo com dados da DGS, há 5.170 casos confirmados, mais 902 (um aumento de 21,1%) face a sexta-feira.

12h23 - Moçambique com caso de transmissão local

Moçambique registou um novo caso da doença covid-19, elevando o total de casos para oito, anunciou o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

12h14 - Mais de 600 mil casos confirmados e quase 28 mil mortes no mundo

Mais de 600.000 casos do novo coronavírus foram oficialmente declarados em todo o mundo desde o início da pandemia, estando confirmadas quase 28 mil mortes, segundo um levantamento feito pela agência de notícias AFP.

Pelo menos 605.010 casos de infeção, dos quais resultaram 27.982 mortes, foram detetados em 183 países e territórios, em particular nos Estados Unidos (104.837 casos, dos quais 1.711 mortes), na Itália (86.498), o país mais atingido em número de mortes (9.134), e na China (81.394 casos, dos quais 3.295 mortos), o foco inicial do contágio.

No entanto, o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, com um grande número de países agora a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

12h05 - Covid-19 cancela intercâmbios na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra já registou 23 intercâmbios cancelados e 81 desistências do curso de Língua Portuguesa.

11h56 - Espanha com 832 mortos nas últimas 24 horas

Espanha registou nas últimas 24 horas 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia. O balanço total avança assim para 5.690.

Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um aumento de 8.189 no número de infetados.

11h50 - Cambalhota de Trump

Donald Trump anunciou que os Estados Unidos vão fabricar ou comprar 100 mil ventiladores nos próximos 100 dias.

O Presidente norte-americano recorreu a uma lei do tempo da Guerra da Coreia para colocar a General Motors a produzir ventiladores.


O anúncio é um manifesto volta-atrás na atitude de Trump, que tem estado a desvalorizar o avanço do novo coronavírus nos Estados Unidos e no mundo.

11h47 - Oleiros vai realizar um rastreio em larga escala

A Câmara de Oleiros vai iniciar o rastreio à covid-19 na segunda-feira. Os primeiros serão os cidadãos que habitualmente não residem no concelho, seguindo-se idosos que estão nos lares.

Este município adianta que a iniciativa vai começar por ser aplicada a todos os cidadãos que não residem habitualmente no concelho e que regressaram nas últimas semanas, quer do estrangeiro, quer de outras zonas do país: "De seguida, os rastreios serão estendidos a todos os idosos residentes em lares, bem como os funcionários dos mesmos. Por fim, serão rastreados todos os oleirenses que tiverem indicação médica nesse sentido e aqueles que por razões profissionais se tenham deslocado ao estrangeiro ou a zonas em Portugal com casos desta doença", lê-se numa nota da Câmara de Oleiros.

A autarquia pede ainda a quem regressa ao concelho que respeite uma quarentena de 14 dias de forma a ajudar na luta contra a propagação do vírus.

11h42 - UEFA com vários planos para retomar competições

A UEFA ainda não sabe quando a temporada de futebol pode ser retomada, mas o presidente do organismo adiantou que existem vários planos que podem ser aplicados.

"Ninguém sabe quando é que a pandemia vai terminar. Temos um plano A, B ou C, e estamos em contacto com as ligas, temos um grupo de trabalho, mas temos de esperar como todos os outros setores", afirmou Aleksander Ceferin, em entrevista ao jornal italiano La Repubblica.

Explicando que não pode existir um plano final, uma vez que a pandemia continua a evoluir, Ceferin adiantou que "a temporada pode recomeçar em meados de maio, em junho ou fim de junho. Existe até uma proposta para terminar a época no início da próxima, que começaria mais tarde. Agora, sem saber quando a pandemia vai terminar, não podemos ter um plano final".

A UEFA decidiu adiar o Euro2020 para 2021 e tem todas as competições suspensas.

11h38 - Proteção de Dados autorizou drones



11h37 - Covid-19 obrigou ao fecho de farmácias em Vila Nova de Gaia e Bragança

Uma farmácia de Vila Nova de Gaia e outra de Bragança estão encerradas devido a casos de infeção por covid-19 nas equipas.

De acordo com a Associação Nacional de Farmácias (ANF), a pandemia já obrigou a fechar sete estabelecimentos. A ANF esclarece ainda que das sete farmácias que a pandemia obrigou a fechar cinco já reabriram, após exames realizados a toda a equipa.

11h34 - Seia entrega equipamentos de proteção a hospital e instituições sociais

A Câmara de Seia está a fornecer equipamentos de proteção individual ao hospital local e às instituições particulares de solidariedade social do concelho, para minimizar os efeitos da pandemia covid-19.

Segundo a autarquia, a iniciativa "contempla a distribuição de 2.000 máscaras cirúrgicas (certificadas e homologadas), 1.000 'kits' (compostos por touca, máscara, bata e protetor de pés) e 10.000 pares de luvas".

A ação tem como principal objetivo "aumentar os níveis de proteção de 690 profissionais daquelas instituições" e está a ser desenvolvida pelos serviços da autarquia.

11h31 - Advogados do Norte querem moratória nas contribuições

Os advogados do Norte pediram uma moratória de seis meses no pagamento das contribuições à caixa de previdência e um perdão, pelo mesmo período, do pagamento das quotas à ordem profissional.

11h18 - Neymar promove campanha para ajudar favelas brasileiras

O futebolista brasileiro do PSG juntou-se a uma campanha para ajudar as famílias das favelas de São Paulo a enfrentar a pandemia da covid-19.

"A solidariedade deve ser mais contagiosa que o vírus", afirmou o internacional brasileiro nas redes sociais, explicando que a campanha que pretende ajudar as pessoas com bens alimentares e produtos de higiene.

Diversas associações e personalidades organizaram-se para impedir uma "crise humanitária" nas comunidades mais vulneráveis do Estado de São Paulo, a zona mais afetada pela covid-19 com 68 das 92 vítimas mortais no país e 1.223 dos quase 3.500 casos confirmados.

11h15 - Medidas aprovadas pelo governo timorense para combater pandemia

As medidas aprovadas pelo governo timorense no âmbito do estado de emergência vão ser avaliadas e podem ser endurecidas ao longo do tempo.

9h25 CDS-PP quer cheque de emergência para empresas encerradas

O CDS-PP apresentou este sábado medidas de apoio à economia com o objetivo de "proteger o emprego" e "provocar um choque de tesouraria", incluindo a atribuição de um cheque de emergência para empresas com atividade suspensa devido à covid-19.

O presidente do CDS-PP apresenta o pacote de 15 medidas, entre as quais a atribuição às pequenas e médias empresas (PME) "encerradas ou com a atividade suspensa um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros".

Em comunicado, o partido explica que este "apoio a fundo perdido" seria disponibilizado "por três meses" e o valor seria determinado "em função do último balanço, da quebra da faturação e do número de trabalhadores".

9h01 - Portugueses deixam Cabo Verde em voo de repatriamento da TAP

Quase duas centenas de portugueses embarcaram no aeroporto internacional da Praia no terceiro voo comercial de repatriamento organizado pela TAP em quatro dias.

8h50 - Pequim controla pandemia que não poupa o mundo

O número de doentes em estado grave ou crítico devido à covid-19 na China é de 921, pela primeira vez abaixo do milhar desde janeiro.

O Continente Europeu conta mais de 318 mil infetados e acima de 18 mil mortos. A Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 9.134 mortos em 86.498 casos.

Espanha vem logo atrás como segundo país com maior número de mortes, registando 4.858, entre 64.059 casos de infeção confirmados. Os Estados Unidos são desde quinta-feira o que tem maior número de infetados, acima dos 94 mil.

Os países mais afetados a seguir a Itália, Espanha e China são o Irão, com 2.378 mortes reportadas (32.332 casos), a França, com 1.995 mortes (32.964 casos), e os Estados Unidos, com 1.438 mortes.
Portugal conta 76 mortes, 4.268 infetados e 43 doentes recuperados. Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

8h38 - Operação de evacuação do lar de Vila Real terminou às 5 da manhã

A operação de transferência de 53 idosos com covid-19 do lar de Vila Real para um hospital privado terminou cerca das 5h00 desta madrugada, de acordo com fonte da câmara municipal.

8h33 - Governo anuncia regresso de professores colocados em Timor-Leste

O Governo anunciou que vai organizar uma operação de transporte aéreo para regresso temporário a Portugal de professores sem atividades letivas presenciais, caso Timor-Leste confirme o fecho das escolas durante um mês.

8h30 - GNR vai usar drones para controlar fronteiras e cercas sanitárias

A Comissão Nacional de Proteção de Dados deu luz verde à medida. Vão ser usadas 14 câmaras em drones apenas para captar imagem, sem som. Essas imagens vão ser transmitidas em tempo real para o comando da GNR em Lisboa.

A comissão tem recusado os vários pedidos das autoridades para uso de drones por considerar que ficam em causa os direitos de privacidade, mas aceita agora a medida por o país viver em estado de emergência.

8h25 - Brasil proíbe fecha via aérea

O governo brasileiro proibiu por 30 dias a entrada no país de cidadãos estrangeiros por via aérea, numa tentativa de travar a expansão do coronavírus.

8h15 - Jair Bolsonaro desconfia dos números de vítimas

O Presidente brasileiro disse desconfiar do número de mortes e infeções pelo novo coronavírus tanto em São Paulo, Estado brasileiro mais afetado pela covid-19, como em Itália.

8h00 - Santa Maria inaugura urgência covid-19

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, inaugura este sábado uma estrutura do serviço de urgência exclusivamente dedicada a doentes suspeitos ou já com infeção confirmada de covid-19, anunciou a direção da unidade.