Reportagem

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

Acompanhamos aqui a situação no país e no mundo relacionada com a Covid-19, a pandemia que está a afetar praticamente todo o mundo. Os dados mais recentes da DGS indicam que Portugal registou nas últimas 24 horas mais 13 vítimas mortais para um total de 1203 e mais 227 casos de infeção, para um total de 28810. De acordo com o último relatório da DGS há ainda a registar 3822 pessoas recuperadas, mais 494 do que nas últimas 24 horas. O número de internados baixou. Passou de 673 para 657. Aumentou no entanto o número das pessoas em Unidades de Cuidados Intensivos. Passou de 112 para 115.

RTP /

Lusa

Mais atualizações




21h30 - Governo dos Açores avança com medidas alternativas para quem chega à região

Depois de ter perdido um processo de habeas corpus aberto por um cidadão descontente com o confinamento e com o facto de de ter de pagar o hotel durante o confinamento, o Governo dos Açores anunciou hoje que os passageiros que chegarem à região vão poder optar pela realização de teste à partida, ou à chegada aos Açores.

Depois, ser-lhes-á dada a opção de cumprirem um prazo de quarentena voluntária ou regressarem à origem.

20h55 - Autoridade de Saúde dos Açores defendeu que requerente de `habeas corpus` não foi detido

A Autoridade de Saúde dos Açores defendeu, na iniciativa de libertação imediata (`habeas corpus`) de um passageiro que chegou aos Açores, que este não estava detido e veio "voluntariamente" para a região, já em contexto de covid-19.

19h50 - Governo Regional comenta decisão judicial como factor de risco

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, comentou a decisão judicial desfavorável ao executivo regional, considerando que o fim das quarentenas obrigatórias para quem chega à região "eleva substancialmente" o risco de aparecimento de novas cadeias ativas de covid-19.

O Governo regional, disse Cordeiro, "acatará" a decisão do tribunal, mesmo discordando da mesma e considerando-a "errada e perigosa".

19h10 - Pulverizar ruas com desinfetante é perigoso e não eficaz diz OMS

Pulverizar ou fumigar desinfetante nas ruas, como alguns países estão a fazer para combater a pandemia de covid-19, não elimina o vírus e coloca riscos sanitários, advertiu hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

17h53 - Itália regista 153 novas mortes em 24 horas

Um comunicado da Proteção Civil italiana registou 153 mortes nas últimas 24 horas, o que coloca o total em 31.763 mortes. O número de mortos de hoje foi inferior em 89 ao das 24 horas anteriores. Trata-se também do número mais baixo desde 10 de março.

17h13 - Tribunal impede Governo dos Açores de decretar privação da liberdade individual

O Tribunal Judicial da Comarca dos Açores considerou em comunicado citado pela Lusa que a privação de liberdade individual ao abrigo do estado de calamidade é da competência de dois órgãos de soberania, a Assembleia da República ou do Governo da República, ficando portanto "fora do âmbito de competências dos órgãos próprios das Regiões Autónomas, o que implica inconstitucionalidade orgânica dos normativos que a autorizam".

O Tribunal de Ponta Delgada deu assim razão a um queixoso, contra a imposição de quarentena em hotéis por parte do Governo dos Açores.

Em causa está uma iniciativa de um queixoso que fora colocado em quarentena obrigatória num hotel daquela cidade, sendo desde o dia 8 de maio obrigado a suportar as despesas desse confinamento.

17h07 - Trump admite retomar parcialmente contribuição para a OMS

O presidente norte-americano disse hoje que admite a possibilidade de retomar parcialmente a contribuição dos Estados Unidos para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que suspendeu em abril.

16h12 - Marta Temido assume poder haver informação a "alinhar" com enfermeiros

Reagindo às declarações da Ordem dos Enfermeiros, que desmentira a afirmação do secretário de Estado segundo a qual teriam sid testados todos os profissionais de saúde que contactaram com pessoas infetadas, disse a ministra da Saúde, em declaração citada pela Lusa: "Acredito que possa ser alguma informação que precise de ser melhor alinhada entre as duas estruturas, na medida em que há critérios para a submissão a teste e o ser contacto de um caso é, evidentemente, um deles".

Marta Temido falava na conferência de imprensa diária de acompanhamento da pandemia da covid-19.

16h12 -  Ministra da Agricultura quer antecipar 85 milhões de euros do envelope financeiro 2021-27


16h05 - Escolas de condução pedem ajuda ao Governo


15h57 - Reino Unido regista mais 468 mortes

Segundo comunicado do Ministério da Saúde britânico, o Reino Unido registou nas últimas 24 horas 468 mortes causadas pela covid-19, totalizando 34.466 desde o início da pandemia.

15h39 - DGS garante que o país está "muito atento" à doença de Kawasaki

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu, segundo citação da Lusa, que Portugal "está muito atento" e a trabalhar de perto com as unidades pediátricas sobre a doença de Kawasaki, uma síndrome inflamatória que afeta crianças.

"Portugal está à altura, como os serviços de pediatria, que vão reportando quer a nível nacional, quer internacional, os sintomas, sinais e evolução, contribuindo assim para um maior conhecimento da doença", disse na conferência de imprensa diária de acompanhamento da pandemia da covid-19.

15h27 - Espanha vai prolongar estado de emergência mais um mês

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sanchez, anunciou hoje que vai prolongar o estado de emergência no país durante "cerca de um mês", para que esteja ativo até ao final da última etapa do desconfinamento.

"Este deverá ser o último estado de emergência e estará ativo até ao final do desconfinamento", que deve durar até fim de junho, afirmou durante um discurso transmitido na televisão.

14h43 - PM quer que os portugueses voltem à rua

14h30  - Na Europa a palavra do momento é reabertura

13h21 - Dados encorajadores, diz Ministra da Saúde

Ministra da Saúde afirmou esta tarde que "neste momento os sinais que vemos são encorajadores". A taxa de infeção está nos 0,97.

13h17 - Lisboa e Vale do Tejo com maior aumento no número de novos casos

Foram mais 146 nas últimas 24 horas. No Norte do país foram mais 68, 11 no centro, 1 no Alentejo e 1 no Algarve.

12h48 - Portugal com mais 13 vítimas mortais

Os dados mais recentes da DGS indicam que Portugal registou nas últimas 24 horas mais 13 vítimas mortais para um total de 1203 e mais 227 casos de infeção, para um total de 28810.

De acordo com o último relatório da DGS há ainda a registar 3822 pessoas recuperadas, mais 494 do que nas últimas 24 horas.

O número de internados baixou. Passou de 673 para 657. Aumentou no entanto o número das pessoas em Unidades de Cuidados Intensivos. Passou de 112 para 115.

12h24 - Barómetro: "Geração à rasca" volta a enfrentar "peso de mais uma crise" devido à pandemia

11h17 - Angela Merkel afirma papel da imprensa durante a pandemia

"Os jornalistas devem poder confrontar um Governo e todos os atores políticos com uma perspetiva crítica", disse Merkel na sua mensagem semanal aos seus compatriotas, dedicada ao 75º aniversário da imprensa livre que surgiu após a queda do nazismo.


11h06 - Espanha com mais 102 vítimas mortais

Trata-se do número mais baixo desde que foi decretado o estado de emergência.

País tem registadas 27.563 vítimas mortais da Covid-19. O número de casos aumentou para 230,698, mais 515 do que nas 24 horas anteriores

10h25 - Grécia decide antecipar reabertura de cafés, restaurantes e grandes superfícies

A Grécia decidiu antecipar a reabertura de restaurantes, cafés e grandes superfícies comerciais devido à evolução favorável da curva de infeção da covid-19 no país.

As grandes superfícies abrirão na próxima segunda-feira e não em 01 de junho, conforme havia sido planeado originalmente. Já os serviços de restauração retomarão as suas atividades em 25 de maio, uma semana antes do previsto.

09h24 - Itália reabre fronteiras com União Europeia a 3 de junho sem quarentena

09h23 - Número de mortos em África sobe para 2.630 em mais de 78 mil casos

08h24 - Mortes nos EUA

De acordo com a Universidade Johns Hopkins morreram nos EUA nas últimas 24 horas mais 1.680 pessoas. No total o país regista agora 87.493 vítimas mortais.

08h21 - EUA podem voltar a pagar à OMS

Trump parece disponível a voltar a participar no apoio com fundos à OMS, avança a Fox News.

Mas pagará, adianta a Fox, o mesmo valor que a China contribui.

Trump suspendeu os pagamentos à OMS em abril acusando a OMS de promover a desinformação chinesa sobre o vírus.

Abrimos aqui um novo artigo ao minuto para que possa acompanhar todas as notícias relacionadas com a pandemia que afeta o mundo.

Os últimos dados divulgados sobre Portugal indicam que o país registou nas últimas 24 horas mais 264 casos de infeção por Covid-19 e mais seis óbitos. Desde o início da pandemia foram registados 28.583 infetados e 1.190 vítimas mortais. Recuperaram da doença 3.328 pessoas, mais 139 do que no registo anterior.

Segundo o boletim epidemiológico da DGS, estão internados 673 doentes, dos quais 112 em unidades de cuidados intensivos. Na véspera estavam internadas 680 pessoas e 108 em UCI. Em vigilância pelas autoridades de saúde estão 25.792 pessoas.  A aguardar resultado laboratorial estão 2.722 pessoas.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (677), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (262), do Centro (221), do Algarve (14), dos Açores (15) e do Alentejo, que regista um caso, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de quinta-feira, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registo de óbitos.