UE avisada. Não contem com vacinas da AstraZeneca enviadas dos EUA

por Alexandre Brito - RTP
EPA

Será mais um rude golpe para o processo de vacinação na União Europeia. Washington terá avisado Bruxelas para não contar tão cedo com vacinas da AstraZeneca produzidas nos EUA. A Reuters teve acesso a um documento que circula na UE que indica que a AstraZeneca vai cortar o fornecimento desta vacina para cerca de 30 milhões de doses no primeiro trimestre do ano. Um terço do que foi contratado e um corte adicional de 25 por cento em relação ao compromisso do mês passado.

O aviso dos EUA vai complicar ainda mais o processo de vacinação na Europa liderado pela Comissão Europeia. 

A Reuters avança que Washington já avisou a União Europeia de que não vai autorizar o envio de vacinas da AstraZeneca produzidas no país.

"Os EUA disseram-nos que de nenhuma forma iriam enviar vacinas da AstraZeneca para a UE", disse à Reuters uma fonte oficial envolvida nas negociações com os Estados Unidos.

O envio das vacinas dos EUA para a Europa tinha sido uma solução avançada pela farmacêutica para tentar compensar as falhas na entrega de vacinas no bloco europeu. Iriam enviar para a União Europeia vacinas produzidas noutros países, incluindo a partir dos EUA. 

A 25 de fevereiro, o reponsável máximo da farmacêutica Pascal Soriot disse ao Parlamento Europeu que a empresa ia tentar entregar 40 milhões de doses até ao final de março.

Mas num documento a que a Reuters teve acesso, já a 24 de fevereiro, a empresa estimava o fornecimento de apenas 34 milhões de doses no primeiro trimestre.

De recordar que o valor inicial contratado e esperado era de 90 milhões de doses entregues no primeiro trimestre do ano.

A AstraZeneca recusou qualquer comentário até ao momento.
E a vacina é segura?

Por todo o mundo há uma outra questão que está a ser levantada em relação à vacina da AstraZeneca.

Dinamarca, Noruega, Islândia e, mais recentemente, a Bulgária suspenderam a vacinação com a AstraZeneca depois de algumas pessoas terem sofrido eventos tromboembólicos após a vacinação. 

Para já, tanto a Agência Europeia dos Medicamentos como várias outras agências idênticas por todo o mundo mantêm confiança na vacina. 

Na Europa cerca de cinco milhões de pessoas já receberam a vacina da AstraZeneca. Destes, registaram-se 30 casos de eventos tromboembólicos.

No Reino Unido, a Agência Regulatória para produtos de Saúde e Medicamentos assegura que não há qualquer evidência de que a vacina possa causar problemas, aconselhando a que a toma prossiga da forma normal. Mais de 11 milhões de britânicos já tomaram a vacina.

A vacinação com a AstraZeneca prossegue em praticamente todo o mundo, com algumas exceções.

Na Tailândia, o processo foi atrasado devido às notícias dos últimos dias. 

Esta sexta-feira o primeiro ministro tailandês ia receber a seringa de partida para a vacinação no país, precisamente com uma inoculação da AstraZeneca. Já não vai acontecer, pelo menos para já.
pub