Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a pandemia do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou nas últimas 24 horas mais três vítimas mortais e mais 375 casos de pessoas infetadas. No total, desde o início da pandemia, Portugal já registou 38.464 casos, sendo que estão ativos 12.460. O número de vítimas mortais subiu para um total de 1527. Em conferência de imprensa esta tarde, a ministra da Saúde admitiu que estão com "dificuldades em quebrar as cadeias de transmissão".

Mais atualizações



23h25 - Brasil atinge um milhão de infetados e totaliza 48.954 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira do milhão de casos confirmados de covid-19, totalizando 1.032.913 infetados e 48.954 mortes desde o início da pandemia no país, informou hoje o Ministério da Saúde.

Nas últimas 24 horas, o Brasil contabilizou 1.206 óbitos e 54.771 novos casos nas últimas 24 horas, recorde de pessoas diagnosticadas num único dia no país sul-americano.

O último recorde de infetados tinha sido registado na terça-feira, quando o país somou 34.918 novos casos de infeção.

Dessa forma, o Brasil junta-se aos Estados Unidos da América (mais de 2.293 milhões) como os únicos países que ultrapassaram o milhão de pessoas diagnosticadas.

Contudo, os números totais da covid-19 no Brasil podem estar subnotificados, visto que o país continua a ser uma das nações que menos testa a sua população em todo o mundo.

O Brasil efetuou 11.032 exames por cada um milhão de habitantes, segundo o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países, de publicações científicas e de órgãos de informação.

De acordo com o Ministério da Saúde, 507.200 pacientes infetados pelo novo coronavírus já recuperaram e 476.759 doentes continuam sob acompanhamento.

O executivo brasileiro informou ainda que letalidade da covid-19 no Brasil, segundo país do mundo com mais mortes e também com mais casos confirmados, desceu hoje para os 4,7%.

22h29 - “Quem fura a cerca sanitária vai preso”

A ministra angolana da Saúde apelou hoje à consciência dos cidadãos para que respeitem as cercas sanitárias impostas pelas autoridades para evitar a propagação da Covid-19 e avisou que os infratores serão severamente punidos.

“Temos apelado aos angolanos para o cumprimento das medidas do estado de calamidade, quer das medidas sanitárias, mas há problemas de consciencialização da dimensão do problema que estamos a enfrentar. Só assim se compreende que as pessoas, de forma leviana, furam as cercas sem saber que estão a colocar-se em risco a elas próprias e outras pessoas que possam encontrar”, disse Sílvia Lutucuta, em conferência de imprensa, em Luanda.

Esta semana, Angola anunciou os primeiros casos de infeção por Covid-19 fora de Luanda, na província do Cuanza Norte, devido a violação da cerca sanitária.

“Quem furar a cerca sanitária vai ser severamente punido, já estão a ser presas pessoas, estão a ser julgadas sumariamente”, avisou a governante, frisando que “ninguém vai ficar impune”.

21h36 - Governo garante que portugueses sabem todas as informações sobre pandemia

O Governo garantiu hoje que "não esconde nenhuma informação" aos portugueses relativamente à evolução da pandemia no país, numa resposta ao PSD, que perguntou se havia Estados-membros da União Europeia com informações que os portugueses desconheciam.

"Queria denunciar a insinuação, que me dispenso de qualificar, segundo a qual o Governo estaria a esconder informações aos portugueses, contestando-a vivamente. O Governo não esconde nenhuma informação aos portugueses", sublinhou à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O responsável pela diplomacia portuguesa acrescentou que o PSD "andaria melhor se defendesse o interesse nacional, em vez de procurar aproveitar este facto para fazer um caso de suspeita política".

Santos Silva reiterou que há Estados-membros da União Europeia que estão a restringir a entrada de voos provenientes de Portugal utilizando apenas "o critério dos novos casos de infeções registados nos últimos dias, ignorando que o número de infeções só faz sentido" quando comparado com o número de testes feitos.

A bancada parlamentar social-democrata desafiou hoje o Governo a esclarecer se certos países terão informações "que os portugueses não sabem", depois de alguns Estados-membros europeus terem anunciado restrições às entradas de passageiros de voos com origem em Portugal.

21h18 - Vírus já matou 456.630 pessoas e infetou mais de 8,5 milhões no mundo

A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 456.630 pessoas e infetou mais de 8,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 20h00 de Lisboa de hoje, 8.555.330 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em finais de dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 3.952.400 agora são considerados curados.

Contudo, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves com internamento hospitalar, outros usam o teste como prioridade no rastreamento e muitos estados pobres têm capacidade limitada de rastreamento.

Desde a contagem às 20h00 de quinta-feira, 6.082 novas mortes e 140.554 novos casos ocorreram em todo o mundo.

21h06 - Angola com mais seis casos e total de infetados sobe para 172

Angola registou hoje seis novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 172 o número total de registos, anunciou hoje a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

No balanço epidemiológico diário, a governante indicou que se trata de cidadãos entre os 9 e os 29 anos, sendo quatro destes casos relacionados com a cerca sanitária do bairro Hoji Ya Henda, em Luanda, um com a clínica Multiperfil, e outro com a província do Cuanza Norte, onde foram recentemente diagnosticadas três infeções.

O número total de infetados eleva-se assim para 172, registando-se oito óbitos, 66 recuperados e 98 ativos, entre os quais um que requer atenção especial e os restantes assintomáticos.

Os testes estão a ser realizados em três centros, tendo sido recebidas 19.840 amostras, das quais 4.014 estão em processamento.

21h02 - Fundo de solidariedade com a cultura está quase operacional

Uma iniciativa da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), Audiogest (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Fonográficos em Portugal), GEDIPE (Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para apoiar os trabalhadores das artes afetados pela pandemia em Portugal.

Arranca com 1,35 milhões de euros e receberá já amanhã, 20 de junho, a totalidade da receita líquida de bilheteira dos 21 concertos que irão decorrer em teatros municipais de norte a sul do país no âmbito do festival Regresso ao Futuro. Também as sessões do espetáculo By Heart de Tiago Rodrigues, nos dias 20 e 21 de junho, no Teatro Nacional D. Maria II, revertem para este Fundo.

Ainda que não se saiba quantos profissionais do sector cultural e das artes está a precisar de ajuda, Miguel Carretas, da AUDIOGEST, refere à Antena 1 a obrigação moral de fazer alguma coisa: "há momentos em que poder fazer qualquer coisa implica por si só uma obrigação moral de o fazer".

No caso da GEDIPE, Paulo Santos refere um universo de duzentas a trezentas pessoas de pequenas produtoras de cinema e audiovisual a precisar de apoio: "e falamos do apoio ao emprego dessas mesmas entidades que viram a sua atividade parada. Está muito virado também para os técnicos de imagem e de som, queremos que essas mesmas entidades nos façam chegar esses colaboradores que este fundo pode apoiar".

20h57 - CGTP faz balanço negativo, 100 mil desempregados e mais de 800 mil em lay-off

A CGTP fez hoje um balanço negativo dos efeitos da pandemia para os trabalhadores, porque cerca de 100 mil trabalhadores ficaram desempregados, mais de 800 mil entraram em "lay-off" e mais de um milhão perderam rendimentos.

“Fizemos uma análise dos três meses do surto epidémico e das medidas tomadas pelo Governo e concluímos que o balanço é muito negativo para os trabalhadores, pois mais de um milhão tiveram cortes no rendimento e cerca de 100 mil perderam o emprego, muitos sem terem sequer direito a subsídio de desemprego”, disse a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, à agência Lusa.

Para a Intersindical, “o impacto da crise no emprego é multifacetado”, pois abrange os trabalhadores que perderam os empregos, os que se mantêm a trabalhar, mas têm os contratos de trabalho suspensos ou a duração do trabalho reduzida (lay-off), os que se encontram a trabalhar em casa por terem a cargo filhos menores de 12 anos cujas escolas foram encerradas, os trabalhadores independentes, com redução total ou parcial da sua atividade económica, os trabalhadores em teletrabalho, os trabalhadores em isolamento profilático e os trabalhadores com salários em atraso.

20h38 - Portugal prepara voo humanitário para Moçambique

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que Portugal já recebeu das autoridades moçambicanas a autorização necessária para realização de um voo humanitário com o apoio do Estado, de Lisboa para Maputo, ainda sem data definida.

"O nosso foco está hoje em Moçambique, porque ainda está em estado de emergência, manteve fechado o seu espaço aéreo, e como havia muitos portugueses e outros europeus que tinham de regressar a Portugal, seja por motivos de trabalho, seja por motivos de saúde ou outro", lembrou Augusto Santos Silva.

"O que fizemos anteontem [quarta-feira] foi pedir formalmente autorização para um voo com o apoio do Estado, e a resposta de Moçambique foi imediata”, explicou o ministro, acrescentando que perante a resposta positiva hoje de manhã já se estava “a organizar o voo”.

20h35 - Cabo Verde revê em baixa casos diários na Praia e total passa a 848

As autoridades de saúde de Cabo Verde reviram hoje em baixa o número de casos diários de Covid-19 na cidade da Praia, para 24, e o total acumulado a nível nacional passa a 848, segundo informação oficial.

“São 25 casos novos, 24 no concelho da Praia e um no concelho de Santa Catarina de Santiago”, precisou o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, no dia em que Cabo Verde registou também o oitavo óbito, uma mulher de 31 anos na cidade da Praia, que tinha dado à luz.

20h31 - São Tomé e Príncipe regista dez novos casos e totaliza 693 infeções

São Tomé e Príncipe registou dez novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 48 horas, aumentando para 693 o número de infeções pelo novo coronavírus no país, indicou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

De acordo com a mesma fonte, também aumentou para 199 o número de pessoas recuperadas, enquanto dois dos 12 pacientes internados no hospital de campanha tiveram alta.

Do total acumulado de 693 casos de Covid-19, mantêm-se os 12 óbitos antes declarados devido ao novo coronavírus.

20h29 - França com mais 14 mortos no espaço de 24 horas

As autoridades sanitárias de França indicaram hoje que, nas últimas 24 horas, foram contabilizados nos hospitais mais 14 mortes associadas à Covid-19, elevando o total de óbitos para 29.617 desde o início da epidemia.

Num comunicado, a Direção Geral da Saúde (DGS) francesa realçou que o total de pacientes hospitalizados baixou para menos de 10.000, com 7.276 contaminados nos cuidados intensivos, menos 27 do que no dia anterior, e um total de 9.970 pessoas internadas.

Do total de óbitos, dois em cada três registaram-se em hospitais (19.160 sobre os 29.617), indicou a DGS francesa, que não avançou com novos dados sobre a ocorrência de mortes em lares, só o fazendo na próxima terça-feira.

A situação na França metropolitana está especialmente sensível na Normandia (norte), onde a taxa de reprodução do vírus aumentou ao longo desta semana e que se situa atualmente em 1,6, que se explica, em parte, pelas maciças operações de testes junto da população e pela deteção de novos casos em Rouen e arredores.

20h24 - OMS alerta que o "mundo está numa nova e perigosa fase"

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou esta tarde que a pandemia de Covid-19 está a acelerar e que o mundo está agora "numa fase muito perigosa".

Falando numa conferência de imprensa online a partir da sede da organização, em Genebra, o responsável disse que só na quinta-feira foram comunicados à OMS mais 150.000 novos casos de infeção por Covid-19, o valor mais elevado até agora.

Desse total "praticamente dois terços" tiveram origem no continente americano, com muitos casos também no sul da Ásia e no Médio Oriente, explicou.

"O mundo está numa nova fase muito perigosa. Muitas pessoas estão muito cansadas de ficar em casa, os países querem reabrir as suas sociedades e economias, mas o vírus continua a ser transmitido de forma rápida, continua mortal, e as pessoas continuam expostas", alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

20h22 - Ressurgimento de focos de infeções não são segunda vaga

O surgimento de novos focos de infeção por Covid-19, como o detetado recentemente num mercado grossista em Pequim, não significa necessariamente que esteja a surgir uma segunda vaga da pandemia, disseram hoje especialistas da OMS.

O diretor para as emergências em saúde, Mike Ryan, disse que não se trata de uma segunda vaga porque não há uma transmissão comunitária generalizada.

“Por vezes há casos esporádicos que ao serem investigados levam a novos focos, em situações de eventos de contágio massivo ligados a concentrações em recintos fechados. Devem vigiar-se para evitar um segundo pico de infeção e voltar a ter de se recorrer a confinamentos”, disse o responsável da OMS.

Mike Ryan frisou que novos focos de contágio como os detetados na Alemanha, Singapura, China ou Coreia do Sul, entre outros países, “não são uma segunda vaga”, já que não têm que estar associados a uma transmissão comunitária geral, a fase mais grave de uma epidemia.

“Deve-se mostrar habilidade e rapidez no uso dos dados destes focos de contágio, tomar medidas de diagnóstico e seguimento dos casos, junto a outras de distanciamento físico, para fazer o máximo possível com um mínimo de interrupção da vida social”, explicou.

20h10 - BE acusa Governo de estar em silêncio sobre próximo ano letivo

O BE acusou esta tarde o Ministério da Educação de estar em silêncio sobre o plano para o regresso às escolas no próximo ano letivo e deixar assim o país "em suspenso", criticando a ausência de respostas do Orçamento Suplementar.

A deputada do BE Joana Mortágua explicou que o partido agendou esta iniciativa para alertar quanto à necessidade de preparar o início do próximo ano letivo uma vez que "é fundamental que as crianças voltem para a escola".

19h47 - Registados 3.681 profissionais de saúde infetados

O número de profissionais de saúde infetados com Covid-19 ascende a 3.681, sendo que 3.053 já foram dados como curados, afirmou esta tarde a ministra da Saúde.

Até ao dia de hoje, foram contabilizados 561 médicos e 1.180 enfermeiros infetados, disse a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal.

Registam-se ainda 1.082 assistentes operacionais, 166 assistentes técnicos, 113 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e cerca de 620 de grupos profissionais diversos infetados com a doença, revelou.

19h15 - Centro Hospitalar de Lisboa Central lamenta morte do médico seu colaborador

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) lamentou hoje a morte do médico seu colaborador que morreu com covid-19, destacando a sua dedicação aos doentes e o seu "sentido de missão".

Numa nota enviada à agência Lusa, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central lamenta "o falecimento do médico Vítor Manuel Dinis Duarte, colaborador do CHULC, que se encontrava internado, desde maio, na Unidade de Urgência Médica (Hospital de São José) em consequência da Covid-19".

Presta também a sua homenagem, realçando a "dedicação do médico aos doentes", o seu "sentido de missão e o espírito de equipa" que "sempre demonstrou no exercício da sua profissão".

19h01 - Dados oficiais EUA

O CDC avançou esta tarde que há mais 23.138 casos novos de Covid-19 no país, para um total de 2.178.710.

O número de vítimas mortais também aumentou. Mais 733 para um total de 118.365.

18h28 - Lagos. Ministra da Justiça pede intervenção do Ministério Público para instaurar ações indemnizatórias contra os promotores do evento

A ministra da Justiça "solicitou hoje à Procuradoria-Geral da República a intervenção do Ministério Publico para, em representação do Estado, instaurar ações indemnizatórias contra os promotores do evento de Odiáxere, em Lagos, do qual resultou a infeção de mais de sete dezenas de pessoas, incluindo crianças", lê-se num comunicado enviado à redações.

17h59 - Reunião segunda-feira para avaliar a situação em Lisboa

A ministra da Saúde anunciou uma reunião, na próxima segunda-feira, que juntará o primeiro-ministro os presidente dos cincos municípios da Área Metropolitana de Lisboa que inspiram maior preocupação de focos de infeção de covid-19.

A reunião tem como objetivo "o aprofundamento daquilo que são as medidas de supressão da doença nas freguesias nas áreas que têm maior incidência de doença", adiantou Marta Temido na conferência de imprensa da DGS sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

"Estando agora a situação que nos inspira maior preocupação circunscrita a cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, dentro deles distribuída de forma não perfeitamente simétrica, com uma clara identificação das freguesias onde há maior incidência, decidimos tomar desde logo uma iniciativa que se prende com a realização de uma reunião na próxima segunda-feira de amanhã", disse Marta Temido.

Segundo a ministra, a reunião contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e que envolverá o presidente da Área Metropolitana de Lisboa e os presidentes das autarquias da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra.

17h40 - Itália com mais 47 vítimas mortais

A Itália registou esta sexta-feira mais 47 vítimas mortais, para um total de 34.561 desde o início da pandemia no país.

O país registou ainda mais 251 novos casos de infeção, para um total de 238.011

17h38 - Costa descarta retaliações contra países que limitam entradas a partir de Portugal

17h37 - Covid-19. Barcos turísticos do Douro começam lentamente a levantar âncoras

17h25 - IPO. Paciente que morreu tinha doença avançada e complicações prévias

O doente infetado com covid-19 do Instituto Português de Oncologia (IPO) que morreu num hospital de Lisboa sofria de "doença avançada e múltiplas complicações prévias", informou hoje a instituição.

Em comunicado, o IPO de Lisboa adianta que outro doente com covid-19, que tinha sido diagnosticado com pneumonia, foi transferido para uma unidade de cuidados intensivos, "para maior vigilância, atendendo à avaliação clínica".

17h20 - A pandemia da Covid-19 está a acelerar

A pandemia está a acelerar, com mais 150 mil novos casos esta quinta-feira, o número mais elevado em apenas um dia desde o início. As américas são agora a parte do mundo com mais novos casos.

"O mundo está numa nova e perigosa fase", disse o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. "O vírus espalha-se rapidamente, continua mortal e a maior parte das pessoas continuam suscetíveis."

17h19 - Brasil com mais 1230 vítimas mortais nas últimas 24 horas, diz a OMS

17h17 - Cabo Verde regista oitava morte associada à doença

Cabo Verde registou a oitava morte associada à covid-19, três meses depois de diagnosticado o primeiro caso da doença no arquipélago, segundo a atualização de dados feita hoje à tarde pelas autoridades de saúde.

De acordo com o portal www.covid19.cv, do Ministério da Saúde de Cabo Verde e do Instituto Nacional de Saúde Pública, três ilhas já registaram óbitos por covid-19 desde 19 de março, casos de Santiago (06, incluindo o que foi confirmado hoje), Boa Vista (01) e Sal (01).

17h16 - Situação no país por região

Na distribuição dos casos infetados por concelhos, Lisboa é o que regista o maior número de casos (3.037), seguido por Sintra (2.179), Vila Nova de Gaia (1.609), Loures (1.576), Porto (1.414), Amadora (1.366), Matosinhos (1.292) e Braga (1.256).

A região Norte continua a registar o maior número de infeções (17.236) e de mortes (813). A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 16.255 infeções e 435 mortos, a região Centro 247 óbitos e 3.955 caso confirmados, o Algarve 15 óbitos e 480 pessoas infetadas e o Alentejo dois mortos e 304 pessoas com covid-19.

Os Açores permanecem sem alterações no número de pessoas infetadas, com 143 casos e no número de mortes, 15. Na Madeira, sem casos de óbitos, há hoje mais uma pessoa infetada, num total de 91 pessoas.

Segundo o boletim da DGS, do total de mortes registadas até hoje, 769 são mulheres e 758 homens.

Por faixa etária, o maior número de mortes regista-se entre as pessoas com 80 ou mais anos (1.026), seguida pela faixa entre os 70 e os 79 anos (294). Entre a população com idades compreendidas entre os 60 e 69 anos há 138 mortes.

Os dados da DGS registam ainda 49 mortes na faixa etária entre os 50 e os 59 anos, 17 entre os 40 e os 49 anos, uma entre os 30 e os 39 anos e duas na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

A informação divulgada pela DGS indica que, do total de casos de infeção, 21.635 são mulheres e 16.829 homens.

A faixa etária mais afetada pela doença é a dos 40 aos 49 anos (6.448), seguida da faixa entre os 50 e os 59 anos (6.197) e das pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 39 anos (6.045).

Segundo a DGS, 38% dos doentes apresentaram tosse, 29% febre, 21% dores musculares, 20% cefaleia, 15% fraqueza generalizada e 11% dificuldade respiratória.

17h15 - Moçambique regista seis novas infeções e eleva total para 668

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais seis casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o acumulado de 662 para 668, e mantendo os quatro óbitos, anunciou fonte do Ministério da Saúde.

"Os casos reportados hoje são todos de cidadãos moçambicanos", disse Rosa Marlene, falando durante a conferência de imprensa de atualização de dados sobre a pandemia, no Ministério da Saúde, em Maputo.

17h13 - AHRESP defende que bares e discotecas têm "todas as condições" para reabrir

Ministra da Saúde e Diretora-Geral da Saúde dizem que é preciso analisar com calma a evoluação da situação e recordam o que aconteceu em Lagos.

17h12 - Biblioteca Nacional com um caso em funcionária sem contacto com o público

A diretora da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), Inês Cordeiro, disse hoje à Lusa existir na instituição um caso de covid-19, numa funcionária que não está em contacto com o público, tendo sido acionado o plano de contingência.

"O público que frequenta a BNP pode continuar a fazê-lo, uma vez que estão implementadas todas as medidas de proteção recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, a não ser que as entidades de saúde venham a decidir em contrário", afirmou.

16h33 - Ministra da Saúde termina a conferência de imprensa apelando à "responsabilidade individual porque não há Estado nenhum que consiga fazer aquilo que só é responsabilidade dos indivíduos".

16h32 - "A melhor forma que temos de reconhecer os profissionais de saúde é garantir que as orientações que nos dão são respeitadas", disse a ministra da Saúde em reação a uma pergunta sobre o mal-estar criado entre os profissionais por ter sido afirmado que a vinda da Liga dos Campeões para Portugal é um prémio para os profissionais de saúde.

16h26 - IPO. Ministra da Sáude confirma que um dos doentes infetados que foi transferido para outra unidade de saúde morreu

16h25- Não está em "causa um cerco sanitário" no Algarve, disse a ministra da Saúde, dando a ideia que o problema está nos comportamentos e na violação das regras que representam um "crime".

16h24 - Ministra da Saúde recordou que estão proibidos ajuntamentos com mais de 20 pessoas

16h21 - Nova indicação. Testar profissionais de saúde assintomáticos, disse a Diretora-Geral da Saúde. 

16h15  - Surto no IPO. "A situação está controlada", disse a Diretora-Geral da Saúde. 

Os testes continuam a ser feitos no IPO. Até agora foram identificados 88 casos positivos. "Os doentes que estavam positivos foram transferidos para outros hospitais", disse Graça Freitas. 

14h14 - Ministra confirma que foi ativada a possibilidade de reecaminhamento de utentes sem necessidade de cuidados de saúde complexos para o hospital militar de Belém. 

16h12 - Na zona de Lisboa e Vale do Tejo há hospitais mais próximos de terem a capadidade completa, avançou a ministra da Saúde. É o caso do Hospital Fernando da Fonseca, mas a capacidade instalada em Lisboa e Vale do Tejo está ainda com um grande  "conforto a responder" à situação provocada pela pandemia, disse Marta Temido.

16h10 - O Rt na cidade de Lisboa situa-se em 0,96. Mais ao pormenor, a ministra das Saúde referiu que na Administração Regional de Saúde do Norte é de 1,02, na Administração Regional do Centro é de 1,14. A ministra da Saúde recordou que o "Rt é um indicador que afere o risco médio de transmissão da doença gerado por cada caso infetado". Não se pode confundir com a "incidência que de facto se mantém" na zona de Lisboa, acrescentou Marta Temido.  

16h09 - A 19 de junho estavam notificadas infeções em 3681 profissionais de saúde, das quais 516 médicos, 1180 enfermeiros, 1082 assistentes operacionais, 166 assistentes técnicos, 113 técnicos superiores de diagnostico e terapêuticas e cerca de 620 profissionais de gurpo diversos. Há também o registo de 3053 profissionais de saúde curados.

16h05 - "Não é possível baixar a guarda e estão redondamente enganados aqueles que pensam que podem regressar às suas vidas na normalidade anterior", afirmou a ministra da Saúde. Só será possível com a vacina ou tratamento, acrescentou.

16h03 - "A violação do dever de confinamento pode constituir crime de desobediência e é bom que ninguém se esqueça disso", disse Marta Temido, quando falava sobre os dados da região de Lisboa e Vale do Tejo. A violação pode ser punível com pena de prisão até 1 ano e quatro meses. 

16h00 - A média do Rt para os dias de 11 a 15 de junho foi de 0,98 disse a ministra da Saúde em conferência de imprensa. "Estamos a ter dificuldades em quebrar as cadeias de transmissão ainda que com um Rt inferior àquilo que já foi".

15h45 - Portugal com mais 3 vítimas mortais e mais 375 casos de pessoas infetadas

No total, desde o início da pandemia, Portugal já registou 38.464 casos, sendo que estão ativos 12.460. 

O número de vítimas mortais subiu para um total de 1527.

Os números divulgados esta tarde revelam ainda que há mais 467 pessoas que estão recuperadas, para um total de 24477 desde o início da pandemia.

Nos cuidados intensivos continuam 67 pessoas, em relação ao relatório anterior, mas há mais 6 pessoas internadas para um total de 422.

15h39 - Testes realizados a 340 funcionários da Câmara de Lagos dão negativo

Os testes realizados a 340 funcionários da Câmara Municipal de Lagos para despistar a covid-19 deram negativo, depois de um surto originado numa festa ilegal ter desencadeado uma ação de rastreio no concelho, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia explica ter desencadeado uma "operação massiva de testagem" na quarta-feira, abrangendo 340 trabalhadores do município, para "descartar alguma possível ocorrência" de contágio pelo novo coronavírus.

15h18 - Há 77 casos confirmados até à meia-noite de ontem relacionadas com o surto de Lagos. Duas pessoas estão internadas.

A informação foi avançada esta tarde em conferência de imprensa pela delegada de Saúde Regional do Algarve, Ana Cristina Guerreiro.

Há casos nos concelhos de Albufeira, Lagoa e Loulé, disse a responsável.

15h08 - Utente e 12 funcionários de lar em Reguengos de Monsaraz com testes positivos

Uma idosa e 12 trabalhadores de um lar em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, testaram positivo para a covid-19, aguardando-se o resultado dos testes de outros funcionários e utentes, informou hoje o presidente da câmara.

Os testes aos utentes e funcionários dos equipamentos sociais da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva arrancaram na quinta-feira, depois de uma idosa do lar ter testado positivo à covid-19, adiantou à agência Lusa o presidente do município, José Calixto.

15h06 - Reino Unido com mais 173 vítimas mortais

Morreram mais 173 pessoas, para um total de 42.461 no Reino Unido desde o início da pandemia.

15h02 - PM afasta retaliações contra países que limitam entradas a partir de Portugal

O primeiro-ministro afastou hoje a possibilidade de retaliar contra os Estados-membros europeus que estão a vedar ou limitar entradas de passageiros de voos com origem no território nacional e insistiu que Portugal compara bem em resultados sanitários.

Esta posição foi transmitida por António Costa em conferência de imprensa, em São Bento, após quatro horas de cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que se realizou uma vez mais por videoconferência.

14h38 - Empresas em funcionamento na primeira quinzena de junho sobe para 95%

A percentagem de empresas em funcionamento aumentou para 95% na primeira quinzena de junho, salientando-se o setor do alojamento e restauração, segundo dados hoje divulgados pelo INE.

Os resultados do acompanhamento do impacto da pandemia nas empresas apontam, assim, para uma melhoria da situação das empresas na primeira quinzena de junho, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A percentagem de empresas em funcionamento aumentou de 92% na segunda quinzena de maio para 95% na primeira quinzena de junho, salientando-se o setor do alojamento e restauração, no qual a percentagem aumentou de 59% para 77%.

Face à situação que seria expectável sem pandemia, 68% das empresas reportaram um impacto negativo no volume de negócios (compara com 73% na quinzena anterior).

14h35 - UE lembra "diretrizes muito claras" para reabertura das fronteiras

A presidente da Comissão Europeia lembrou hoje que há "diretrizes muito claras" para a reabertura das fronteiras internas da UE no contexto da covid-19, quando questionada sobre medidas discriminatórias como aquela aplicada pela Dinamarca a Portugal.

Na conferência de imprensa no final de uma videoconferência de chefes de Estado e de Governo da UE, ao ser questionada sobre o facto de alguns Estados-membros estarem a reabrir fronteiras mas não para todos os cidadãos comunitários, como é designadamente o caso da Dinamarca relativamente a Portugal, Ursula von der Leyen limitou-se a recordar as orientações já emitidas aos Estados-membros, no sentido de levantarem as restrições internas de forma indiscriminada até final de junho.

"Temos diretrizes muito claras sobre como proceder, e até ao final do mês esperamos que as fronteiras internas sejam levantadas. Há um padrão muito claro, definido também pelo Conselho dos ministros responsáveis pela gestão das fronteiras", apontou.

14h30 - Morreu o primeiro profissional de saúde vítima de covid-19 em Portugal

14h26 - Amadora e Sintra com todas as camas para Covid-19 ocupadas

14h25 - Estudo aponta presença do novo coronavírus no país já em Dezembro passado

14h01 - Número de mortos na Guiné-Bissau sobe para 17 em 1.541 casos

O número de mortos por covid-19 no país subiu para 17 e o de infeções para 1.541, anunciou hoje o coordenador do Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES). De acordo com Dionísio Cumba, entre segunda e quinta-feira foram analisadas 175 novas amostras, das quais 49 deram positivo.

"Temos, neste momento, 1.541 casos de covid-19 acumulados desde o início da pandemia", afirmou Dionísio Cumba, na segunda conferência de imprensa da semana para fazer a atualizados da evolução da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país.

"O número de óbitos subiu, depois de confirmadas esta semana duas mortes", afirmou, totalizando agora 17.

O médico guineense disse também que o número de recuperados se mantém nos 153, mas que segunda-feira deverá haver dados atualizados.

13h42 - Dinamarca poderá rever interdição a Portugal

O embaixador da Dinamarca em Portugal disse esperar que possa ser revertida a decisão de excluir Portugal da reabertura, dia 27 de junho, das suas fronteiras, por causa dos níveis de contágio de covid-19.

A Dinamarca anunciou quinta-feira que vai alargar, a partir de 27 de junho, a abertura das suas fronteiras aos países europeus com baixo contágio de covid-19, mas que os níveis da pandemia excluem, para já, Portugal e a Suécia.

Em resposta a esta medida, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português disse que o Governo de Lisboa "reserva-se o direito de aplicar o princípio da reciprocidade", lamentando que países como a Dinamarca apenas tomem em conta o critério dos casos de infetados por número de habitantes, esquecendo outros indicadores importantes.

Em declarações hoje à Lusa, o embaixador da Dinamarca em Portugal, Lars Faaborg-Andersen, disse que espera que os níveis de contágio em Portugal desçam até ao próximo dia 27, fazendo com que automaticamente a exclusão deste país da abertura de fronteiras seja revertida.

"A Dinamarca está a fazer a monitorização todas as semanas. Basta que Portugal desça um pouco do atual rácio, para que passe a ficar no lote dos restantes países europeus", disse Faabor-Andersen.

O embaixador explica que a Dinamarca decidiu aplicar o padrão da União Europeia, baseada nas contas da Universidade de Johns Hopkins, onde Portugal aparece ligeiramente acima do rácio de 20 contágios por 100.000 habitantes, considerado o valor mais alto aceitável para reabertura de fronteiras por parte daquele país nórdico.

"Eu sei que Portugal tem números oficiais que apresentam um valor ligeiramente abaixo desse rácio. E nós também temos números próprios. Mas o Governo dinamarquês está a usar o 'standard' europeu", explicou o embaixador.

"Mas esta situação pode mudar até dia 27. E, se o rácio baixar, Portugal fica imediatamente no lote dos países com fronteiras abertas", repetiu Faabor-Andersen.

O embaixador disse ainda compreender o facto de Portugal ter níveis elevados de testagem, e em pontos críticos de contaminação, o que aumenta os rácios de contaminação, o que o leva a acreditar que as autoridades portuguesas estarão a controlar a situação, de forma a fazer baixar os níveis de contágio a curto prazo.

"Espero que Portugal controle a situação, ainda antes de dia 27. Para o bem de Portugal", voltou a dizer o embaixador, referindo que gostaria de ver a Dinamarca abrir as fronteiras ao maior número possível de países, como sinal de confiança na normalização da situação.

Laars Faaborg-Andersen explicou que a Dinamarca está mais preocupada com a situação em países como a Suécia, que tem rácios de contaminação muito acima dos 20 por 100.000 habitantes, prevendo que a reabertura de fronteiras com o país vizinho seja bem mais demorada.

13h39 - Mais 26 casos em Cabo Verde elevam total para 849

O país registou mais 26 casos de infeção pelo novo coronavírus, quase todos na cidade da Praia, elevando o total acumulado em todo o país para 849.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que o laboratório de virologia da Praia analisou 152 amostras, referentes ao dia 18 de junho, e 25 deram resultado positivo para o mesmo concelho.

O outro caso positivo foi registado pelo Hospital Santa Rita Vieira, em Santa Catarina, referente a este mesmo concelho da ilha de Santiago.

Na mesma nota, o Ministério da Saúde referiu que dois dos doentes com infeção ativa estão em estado grave.

Cabo Verde contabiliza um total acumulado de 849 casos, desde 19 de março, nas ilhas de Santiago (704), Sal (72), Boa Vista (57), São Vicente (10), Santo Antão (4) e São Nicolau (2).

Do total, registaram-se ainda sete mortes, dois doentes foram transferidos para os seus países e 388 foram dados como recuperados e há 452 casos ativos em isolamento hospitalar.

13h01 - Mutação no novo surto em Pequim semelhante a variante portuguesa de covid-19

Um projeto de mapeamento internacional que rastreia vírus à medida que se espalham e se modificam identificou uma das mutações encontradas no novo surto em Pequim como semelhante às variantes europeias, incluindo as identificadas em Portugal.

"O surto de Pequim (...) está relacionado a vírus que circulam na Europa", escreveu a Nextstrain na rede social Twitter, com base na análise dos dados partilhados pelo Governo chinês.

A mesma fonte detalhou que uma comparação com outras mutações virais aproxima estas sequências com as identificadas em Portugal, Grécia e na República Checa.

O diretor assistente do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) da China, Zhang Yong, afirmou hoje, em comunicado, que "os resultados de pesquisas preliminares de sequenciamento genético mostram que o vírus identificado em Pequim veio da Europa (...), mas é mais antigo do que os vírus que circulam atualmente na Europa".

12h55 - Pelo menos 454 mil mortos em todo mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 454.101 pessoas e infetou mais de 8,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP. Até às 12:00 de Lisboa, eram também considerados curados pelo menos 3.927.100 casos.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 118.435 e 2.191.200 casos, respetivamente. Pelo menos 599.115 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 47.748 mortes em 978.142 casos, Reino Unido com 42.288 mortes (300.469 casos), Itália com 34.514 mortes (238.159 casos) e França com 29.603 mortes (195.142 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 83.325 casos (32 novos entre quinta-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes e 78.398 curados.

A Europa totalizou 190.576 mortes para 2.482.560 casos, Estados Unidos e Canadá 126.787 mortes (2.291.420 casos), América Latina e Caraíbas 88.988 mortes (1.880.496 casos), Ásia 27.380 mortes (955.083 casos), Médio Oriente 12.851 mortes (609.490 casos), África 7.388 mortes (277.043 casos) e Oceânia 131 mortes (8.802 casos).

12h50 - Gabinete de intervenção terá de fazer reporte diário da situação na região de Lisboa

O Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo terá de fazer o reporte diário às autoridades de saúde e municípios da situação epidemiológica na região, segundo despacho hoje publicado.

De acordo com o despacho publicado no Diário da República, o gabinete de intervenção terá como competência a coordenação, monitorização e acompanhamento dos surtos ativos de infeção por SARS-CoV-2 na Área Metropolitana de Lisboa, prioritariamente nos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra, e em outros, sempre que a situação epidemiológica o justifique.

A estrutura, coordenada pelo médico de Saúde Pública Rui Portugal, terá de fazer o mapeamento e georreferenciação de todos os casos ativos por concelho e freguesia e identificar as cadeias de transmissão na região, que desde há um mês tem registado "consistentemente, mais de dois terços do número diário de novos casos notificados no país", refere o despacho que estabelece a criação do gabinete.

Cabe também ao gabinete fazer a coordenação e monitorização do processo, "garantindo que o Ministério da Saúde e o Governo dispõem, em cada momento, da melhor evidência para a adoção das medidas necessárias a proteger a saúde e segurança da população".

Elaborar um plano de ação semanal, por concelho, que inclua respostas específicas à necessidade de supressão da doença, identificar `clusters` de infeção, definir o procedimento de vigilância diária de todos os casos ativos e identificar os casos recuperados também fazem parte da sua missão.

Terá ainda de avaliar a implementação de medidas de saúde pública, nomeadamente o encerramento de locais por razões de "grave risco para a saúde pública e incumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde", bem como fazer o "reporte diário ao Ministério de Saúde, Direção-Geral da Saúde e municípios envolvidos de relato da situação epidemiológica integrado por indicadores de caracterização".

Tem igualmente de apresentar propostas que contribuam para o cumprimento do seu mandato, nomeadamente estratégias de testagem e de comunicação comportamental.

12h21 - Macau já vendeu mais de 87 milhões de máscaras

Mais de 87 milhões de máscaras foram vendidas no território, com uma população de cerca de 696 mil pessoas, desde finais de janeiro. De acordo com as autoridades, só nos últimos dez dias foram vendidos 4,83 milhões de máscaras.

A venda racionada de máscaras começou há quase cinco meses, no dia 24 de janeiro, tendo sido uma das primeiras medidas do Governo de Macau para travar a propagação da covid-19. Essa venda foi então justificada  com a falta de oferta no mercado mundial.

Ao abrigo do racionamento, cada pessoa pode adquirir dez máscaras a cada dez dias, em cerca de meia centena de farmácias convencionadas no território e a preço reduzido: oito patacas, o que representa menos de um euro.

12h17 - Alemanha com maior subida de casos de junho: quase 800

A Alemanha registou nas últimas 24 horas 770 casos de covid-19, para um total de 188.534, a maior subida desde início de junho, mas mantém a taxa de contágio pelo coronavirus responsável pela doenças abaixo de 1, em 0,86.

De acordo com o Instituto Robert Koch (RKI) são agora 8.872 as vítimas mortais, um aumento de 16 em relação ao dia anterior. O número de casos considerados curados cresceu 400 para aproximadamente 174.400.

12h13 - Reino Unido baixa nível de alerta

O Reino Unido baixou o nível de alerta relativo à covid-19 para o grau 3, indicando que a taxa de contágio baixou, anunciaram os diretores gerais de saúde de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Até agora estava em vigor o nível 4, que indicava que o coronavírus estava em circulação com uma taxa de contágio alta e em aumento exponencial, enquanto o nível 3 sugere que o vírus está em circulação mas num grau mais reduzido.

O sistema de alerta tem cinco níveis, sendo 5 o mais alto, indicando a necessidade de um confinamento porque existe um risco de os serviços de saúde ficarem sobrecarregados, enquanto que o nível 1, o mais baixo, reflete a inexistência de casos de contágio no país.

12h07 - Marcelo lamenta morte de médico que faleceu por covid-19

O Presidente da República lamentou a morte do médico e aproveitou para defender que os profissionais de saúde merecem os adequados meios e carreiras no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em nota deixada no portal da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que esta morte "na frente de combate" à covid-19 vem lembrar "a grande dedicação e risco dos profissionais de saúde na luta contra a pandemia, que pode mesmo atingir o sacrifício supremo da vida".

"Todas as palavras não são demais para sublinhar e elogiar este esforço, que merece mais do que palavras e reconhecimento, merece os adequados meios e as adequadas carreiras no seio do SNS. E também nos lembra que a pandemia ainda não está dominada e que as medidas de precaução continuam a impor-se", acrescenta o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa apresenta "sentidas condolências" à família e amigos do médico que na quinta-feira morreu com covid-19 no Hospital de São José.

11h40 - Lar de Cinfães: 57 infetados e 1 óbito

No lar de Cinfães onde foi detetado um foco de covid-19, a situação está agora em 57 infetados (34 utentes e 23 funcionárias), havendo a registar um óbito.

Os últimos seis testes ao novo coronavírus deram negativos, mas os responsáveis da saúde aguardam até final do dia o resultado de outras 34 análises.


11h15 - Apoios de 780 milhões chegaram a 1,2 milhões

A ministra do Trabalho estima que os apoios do Governo relativos à pandemia já chegaram a 1,2 milhões de pessoas e a 144 mil empresas, no total de 780 milhões de euros.

Na abertura da interpelação do PCP ao Governo, no parlamento, Ana Mendes Godinho avançou com uma série de números quanto à resposta ao surto com medidas extraordinárias que têm como prioridade "manter emprego, proteger trabalhadores, apoiar famílias e as pessoas mais vulneráveis".

"Todas as medidas têm tido como pressuposto um esforço e uma responsabilidade partilhada de todos para conseguirmos chegar a todos com eficácia e com uma grande capacidade de mobilização do Estado social para responder a quem precisa. E o Estado Social mostrou que foi quem respondeu a quem precisou", afirmou a governante.

Quanto ao lay off simplificado, garante que permitiu "manter até o momento 850 mil postos de trabalho, abrangendo 105 mil empresas com pagamentos já feitos, no valor de 580 milhões de euros".

10h45 - Surto Algarve. Escola de Faro encerrada e transferida após caso detectado em funcionária

Em Faro foi encerrada uma escola secundária, devido à detecção de uma funcionária infectada pela Covid-19.

A escola estava a funcionar com aulas presenciais dos alunos do 12.º ano em preparação para os exames nacionais. As aulas foram transferidas para outro estabelecimento do mesmo agrupamento, de modo a ser realizada a desinfeção da escola.

As autoridades de saúde colocaram alguns funcionários em quarentena, mas professores e alunos ficam de fora dessas medidas preventivas.

A RTP esteve na escola para a qual as aulas foram transferidas, e verificou que muitos alunos não compareceram.

10h25 - Aumentou para 69 número de casos em Lagos e municípios limítrofes

Alguns estabelecimentos já encerraram por prevenção e doze misericórdias da região suspenderam as visitas a idosos. A festa no clube desportivo juntou dezenas de pessoas e deu início a um surto que não se limita ao concelho de Lagos, estando a ser feitos testes em massa à população. O jornalista Duarte Baltazar esteve em direto junto de um dos centros de testagem à covid-19, em Lagos.


9h59 - Alcoutim. Um município algarvio sem covid-19

É um dos poucos municípios do Algarve sem qualquer caso registado de covid-19. Mas Alcoutim, sendo dos concelhos mais envelhecidos do país, não quer correr riscos.

Numa altura em que se aproxima o período de férias de muitos emigrantes e filhos da terra que vivem noutras regiões do país, a autarquia vai começar a fazer um rastreio serológico e ainda testes de diagnóstico às pessoas de fora que estejam a planear visitar a família.


9h35 - Número de mortos em África sobe para 7.395

O número de mortos por covid-19 no continente subiu para 7.395, mais 198 nas últimas 24 horas, em 275.327 casos. Ainda de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), são mais 7.808 casos nas últimas 24 horas. Já o número de recuperados é de 125.316, mais 2.655.

A África Austral é a que regista um maior número de casos, (87.897) - e 1.777 mortos -, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais casos em todo o continente (83.890) e onde há 1.737 vítimas mortais.

O Norte de África continua a liderar no total de mortes, passando as três mil (3.115), contabilizando 74.567 infeções.

A África Ocidental regista 1.049 mortos em 57.324 infetados, a África Oriental tem 883 vítimas mortais e 29.336 casos, enquanto na África Central há 571 mortos em 26.203 infeções.

O Egito é o país com mais mortos (1.938) e passou hoje as 50 mil infeções (50.437), seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 811 vítimas mortais e 11.385 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 475 mortos e 18.480 infetados, e o Gana, com 66 mortes em 12.929 infeções.

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.492 casos e registando 15 vítimas mortais. Cabo Verde tem 782 infeções e sete mortos e São Tomé e Príncipe contabiliza 683 casos e 12 mortos. Moçambique conta 662 doentes infetados e quatro mortos e Angola tem 166 casos confirmados de covid-19 e oito mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), regista 1.664 casos e 32 mortos.

9h30 - Estudo Itália. Novo coronavírus presente em amostras de águas residuais de dezembro

Um estudo do instituto superior da saúde italiano confirmou a presença do novo coronavírus nas águas residuais de Milão e Turim (Norte) em dezembro de 2019, dois meses antes de ser assinalado o primeiro doente de covid-19 no país.

9h18 - Pandemia suspendeu projetos científicos e aulas de portugueses no Reino Unido

Muitos estudantes portugueses no Reino Unido regressaram a Portugal durante o confinamento. A pandemia também deixou investigadores com projetos suspensos e colocados em 'lay-off', adiantou a presidente da associação PARSUK, Márcia Costa.

"Alguns dos estudantes tiveram as aulas presenciais canceladas e muitos regressaram a Portugal durante este período. Alguns investigadores ficaram com projetos suspensos e em 'furlough' (contrato de trabalho suspenso)", referiu à Lusa Márcia Costa.

O confinamento decretado pelo Governo em 23 de março determinou o encerramento de universidades e laboratórios de investigação associados, o que levou à suspensão das aulas presenciais e do trabalho científico.

A maioria das universidades providenciou aulas e materiais pela Internet, enquanto que muitos investigadores tiveram os contratos suspensos e colocados em 'lay-off', no âmbito do regime criado pelo governo que cobre o pagamento de 80% dos salários até 2.500 libras por mês (2.850 euros).

Esta situação não impediu que muitos portugueses ligados à medicina e investigação científica se tenham envolvido no tratamento de pacientes infetados com o novo coronavírus e no estudo da doença.

9h15 - Ministério da Saúde lamenta morte de médico vitimado por covid-19

O Ministério da Saúde lamentou a morte de um médico com covid-19 no Hospital de São José, em Lisboa, e endereçou os votos de pesar à família e amigos deste clínico.

Numa nota publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o ministério indica que o falecimento ocorreu "ao início da noite de quarta-feira, dia 17 de junho, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, EPE", após 40 dias nos cuidados intensivos do Hospital de São José.

9h01 - Japão vai reabrir fronteiras progressivamente

Governo do Japão reiterou esta sexta-feira que vai começar a levantar progressivamente a proibição de entrada no país de pessoas oriundas de mais de uma centena de países, mas não avança ainda com datas.

8h45 - Primeiro médico português vítima de covid-19

O médico morreu esta quinta-feira no Hospital de São José, em Lisboa. O óbito aconteceu nos cuidados intensivos, onde o médico de 68 anos estava internado há 40 dias.

É o primeiro caso conhecido da morte de um médico por covid-19 desde o início do surto em Portugal. O Público, que avançou com a notícia, referia que o clínico, que terá sido infetado por um colega, era especializado em medicina geral e familiar e colaborava com a equipa de gastroenterologia do Hospital Curry Cabral.

De acordo com o jornal, este médico "não teria fatores de risco associados".

8h25 - Ordem lamenta morte de médico vítima de covid-19

O bastonário da Ordem dos Médicos já deixou uma nota de pesar pela morte de um médico com covid-19.

“Tendo tomado conhecimento da morte de um colega que estava internado em Lisboa, no Hospital de S. José, com COVID-19, venho em nome da Ordem dos Médicos e em meu nome pessoal manifestar o meu profundo pesar pela perda desta vida ao serviço da vida de todos nós e endereçar sentidas condolências à família”, refere Miguel Guimarães, lembrando que, “por uma infeliz coincidência, este médico perdeu a vida no dia em que celebramos o Dia do Médico”.

“Que honremos todo o seu esforço e dedicação aos doentes continuando todos nós, como profissionais e como sociedade, a enfrentar esta pandemia com responsabilidade, seriedade e com todos os meios necessários ao nosso alcance”, conclui o bastonário na nota enviada às redações.

7h48 - Estados Unidos com 687 mortos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 687 mortes devido à Covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 118 mil o número de óbitos desde o início da epidemia, indicou a Universidade Johns Hopkins.

De acordo com os números contabilizados diariamente pela Universidade Johns Hopkins, sediada em Baltimore (leste), até à 1h30 desta sexta-feira em Lisboa, os Estados Unidos identificaram cerca de 2,2 milhões de infeções.

Nos últimos oito dias, as autoridades norte-americanas contaram menos de mil óbitos diários no país, que continua a ser o mais atingido em todo o mundo pela doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), com cerca de 20 mil novos casos diagnosticados todos os dias.

Cerca de duas dezenas de Estados norte-americanos registaram um aumento de casos de covid-19, com a epidemia a deslocar-se de Nova Iorque e do nordeste do país para o sul e o oeste.

Apesar deste aumento, o imunologista-chefe da Casa Branca considerou não serem necessárias novas medidas de confinamento nos Estados Unidos.

"Não penso que voltemos a falar de um regresso ao confinamento", disse Anthony Fauci, na quinta-feira, à agência de notícias France-Presse. "Penso que o debate será sobre como controlar melhor as regiões do país que parecem ter um aumento do número de casos".

7h32 - China deteta 32 novos casos, 25 em Pequim

A China diagnosticou 32 novos casos da Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo 25 em Pequim e quatro oriundos do exterior, anunciaram as autoridades de saúde chinesas.

Pequim aumentou o nível de emergência, visando conter a disseminação do surto, que somou 183 casos nos últimos sete dias. Ao decretar o segundo nível de emergência, os comités de bairro voltaram a verificar a identidade e o estado de saúde dos residentes e a medir a temperatura à entrada.

A cidade implementou medidas extraordinárias para conter o surto detetado no principal mercado abastecedor da capital chinesa e está a testar funcionários de todos os restaurantes, universidades ou mercados.

O epidemiologista chefe do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, Wu Zunyou, disse na quinta-feira que o surto "está sob controlo", graças às medidas tomadas, e que "a curva vai achatar gradualmente".  

6h50 - Ponto de situação

Morreu o primeiro médico com Covid-19 em Portugal. O clínico geral tinha 68 anos e esteve mais de 40 dias internado nos cuidados intensivos do Hospital de São José, em Lisboa.

O médico em causa colaborava no Serviço de Gastrenterologia do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, mas não pertencia aos quadros. Terá sido contagiado por um colega.

Trata-se do primeiro caso conhecido de uma morte com a doença causada pelo novo coronavírus entre os profissionais de saúde em território português.

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, Jorge Roque da Cunha, afirma que há mais de 600 clínicos infetados e pede mais testes.
Números a subir no Algarve

Aumento para 69 o número de infectados na sequência de uma festa ilegal em Lagos, no Algarve. Estão a ser feitos testes em massa na cidade.Alguns estabelecimentos encerraram por prevenção e 12 misericórdias da região suspenderam as visitas a idosos.


A festa num clube desportivo juntou dezenas de pessoas e deu início a um surto que não se limita ao concelho de Lagos.
Em Faro, foi encerrad um etabelecimento de ensino por causa da Covid-19. Uma assistente operacional está infetada. 

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa estava a funcionar com aulas presenciais dos alunos do 12.º ano, em preparação para os exames nacionais.
As aulas foram transferidas para outro estabelecimento do mesmo agrupamento, de forma a que os bombeiros possam proceder à desinfeção das instalações.

As autoridades de saúde colocaram alguns funcionários em confinamento, mas professores e alunos ficam excluídos dessas medidas preventivas.
Cinfães e Aljubarrota

Morreu um dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães infetados com o novo coronavirus. O número de infetados subiu para 57: são 34 utentes e 23 funcionários da instituição.

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, no distrito de Viseu, afirma que a situação é preocupante, mas que está controlada. Armando Mourisco apela à união da população para combater a propagação do vírus.
Cento e sessenta pessoas realizaram o teste para despistar o novo coronavírus. Falta conhecer resultados para os 32 utentes que recebem apoio domiciliário.

Já no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, o quadro clínico dos 29 utentes e dos dez funcionários infetados pelo novo coronavírus é estável.
Reciprocidade diplomática
O Governo Português ameaça responder da mesma forma a alguns Estados-membros que mantiveram restrições nas ligações aéreas. O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirma que estas medidas foram tomadas ao arrepio das decisões de Bruxelas.

Considera que essas restrições contrariam o espírito de solidariedade e a decisão da União Europeia de repor a livre circulação no espaço europeu.

Acrescenta que Portugal tem enviado informação de forma sistemática e atualizada e que o recente aumento de casos tem a ver com o aumento de testes.

A Dinamarca anunciou ontem que vai reabrir as fronteiras a cidadãos europeus a partir do dia 27 deste mês, mas que os portugueses e os suecos não poderão entrar no país.

Explica que a entrada só é permitida a cidadãos europeus cujos países registem por semana menos de 20 infecções por cada 100 mil habitantes Portgual e a Suécia não cumprem este critérios

Além da Dinamarca, os portugueses também não têm autorização para entrar na Grécia, Áustria, Lituânia, Letónia, Eslovénia, Hungria e Chipre.
O quadro em Portugal
O Algarve começa a preocupar as autoridades sanitárias. O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde regista mais 35 casos e ainda não contempla a totalidade.

As autoridades aguardam com atenção os efeitos da semana passada, com dois feriados e tempo quente.
Em Lisboa, foram registadas 325 infeções, o que corresponde a uma ligeira descida para 78 por cento do total do país.

Há agora em Portugal mais 417 pessoas infetadas, o número mais elevado desde há nove dias. Morreu mais uma pessoa. O total de óbitos é agora 1524.
O quadro internacional
Os líderes europeus dão início esta sexta-feira às negociações em torno do Fundo de Recuperação e orçamento plurianual da União propostos pela Comissão Europeia, numa cimeira por videoconferência.
À escala internacional, de acordo com o balança em permanente atualização por parte da agência France Presse, a pandemia da Covid-19 já provocou mais de 450 mil mortos e infetou mais de 8,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.