Presidente do Instituto Portuário afirma que greve põe em causa postos de trabalho

por Luís Soares

O presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, João Carvalho, apela aos trabalhadores dos portos para que repensem a continuidade da onda de greves que dura desde meados de agosto.

Em declarações à Antena1, João Carvalho defende que não é a nova legislação que vai pôr em causa os postos de trabalho, mas sim a paralisação, que está a desviar armadores para outros portos que estejam operacionais. João Carvalho sublinha que se está a dar uma má imagem do país.

Os trabalhadores portuários têm feito paralisações rotativas e parciais desde meados de agosto para contestar a nova lei. O governo aprovou a 13 de setembro uma proposta de lei relativa ao regime do trabalho portuário, uma semana depois de ter chegado a acordo com alguns sindicatos afetos à UGT e com operadores portuários, com o objetivo de aumentar a competitividade dos portos nacionais.

O entendimento visa a revisão do regime jurídico do trabalho portuário, que permite descer a fatura portuária entre 25 a 30 por cento.

pub