António Costa cauteloso na análise aos nomes escolhidos para liderar a UE

por Mário Aleixo - RTP
António Costa analisa escolhas da União Europeia com reserva Aris Oikonomou - EPA

Nenhum dos nomes escolhidos no Conselho Europeu integrava o conjunto de candidatos apresentados pelas famílias políticas europeias - os chamados Sptizenkandidaten, designação alemã.

O primeiro-ministro português explicou que, a bem da Europa, acabou por vingar um acordo aceitável, mas que não era o melhor que estava em cima da mesa.

Uma justificação registada pela correspondente da Antena 1 em Bruxelas, Andrea Neves.


António Costa confirmou que foi convidado para ocupar um dos lugares que estavam em aberto, mas não quis revelar o que lhe foi sugerido, contrapondo que mantém um compromisso "com os portugueses, com Portugal e em Portugal nos próximos anos, exclusivamente".

"Já disse o que tinha a dizer várias vezes sobre essa matéria. Não tenciono desertar de Portugal. Estou muito empenhado em continuar a fazer aquilo que tenho vindo que a fazer, como aliás está provado", reforçou.
Os nomes escolhidos
Os quatro nomes escolhidos em Bruxelas pelos líderes dos países da União têm de passar pelo crivo dos 751 deputados ao Parlamento Europeu.

Os chefes de Estado e de governo dos 28 países-membros chegaram a acordo quanto às figuras que vão dirigir as instituições comunitárias.

A alemã Ursula von der Leyen foi escolhida para a presidência da Comissão Europeia. A atual ministra da Defesa da Alemanha, próxima da chanceler Angela Merkel, deverá sentar-se na cadeira de Jean-Claude Juncker.

Para o lugar de Mario Draghi à frente do Banco Central Europeu foi escolhida Christine Lagarde, a atual diretora-geral do Fundo Monetário Internacional.

O primeiro-ministro belga Charles Michel substitui o polaco Donald Tusk no papel de presidente do Conselho Europeu.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Josep Borrell, será o próximo alto representante para a Política Externa, cargo agora ocupado pela italiana Federica Mogherini.
Tópicos
pub