Bernie Sanders divulga impostos e aumenta pressão sobre Trump

por Joana Raposo Santos - RTP
Bernie Sanders pediu a Donald Trump que siga o exemplo e divulgue as suas declarações Lucas Jackson - Reuters

O democrata Bernie Sanders divulgou, na segunda-feira, as declarações de impostos que apresentou na última década, aumentando assim a pressão sobre Donald Trump, que se tem recusado a revelar as próprias declarações por estas estarem “sob auditoria”. Desde o mandato de Richard Nixon, Trump é o primeiro presidente norte-americano a recusar-se a divulgar a sua situação fiscal.

Bernie Sanders revelou ter pago 137.573 dólares em impostos em 2018, tendo obtido receitas, em conjunto com a família, de 566 mil dólares no mesmo ano. Soube-se ainda que doou, com a mulher Jane Sanders, 18.950 dólares para a caridade.O democrata Beto O’Rourke seguiu o exemplo de Sanders e partilhou também as suas declarações de impostos dos últimos dez anos.

Os documentos divulgados mostram ainda que em 2016, ano da corrida de Bernie Sanders à presidência norte-americana, a família do candidato à investidura democrata obteve receitas superiores a um milhão de dólares, valor muito superior ao de 2015, em que fizera perto de 241 mil.

Ainda na segunda-feira, durante a sessão de divulgação dos documentos, Bernie Sanders pediu a Donald Trump que divulgue as suas declarações. “Presidente Trump, eu e a minha mulher acabámos de publicar [as declarações de] dez anos. Por favor faça o mesmo. Deixe o povo americano saber”, apelou.

Sanders fez o mesmo apelo na rede social Twitter, onde acusou ainda o Presidente de ser um “mentiroso patológico”.


“Discordo de Donald Trump em praticamente todos os assuntos”, sublinhou. “Não acho que o povo americano esteja orgulhoso de que o nosso Presidente seja um mentiroso patológico”.

Trump já reagiu, não especificamente às declarações de Sanders mas sim ao facto de o discurso deste ter sido transmitido pela estação Fox News, que habitualmente revela uma tendência conservadora e apoia o atual Presidente.


“Foi muito estranho ver o Doido Bernie na Fox News. Sem supresas, [o jornalista] Bret Baier e a ‘audiência’ estavam tão sorridentes e simpáticos. Muito estranho”, considerou.
Trump sob pressão
As declarações de Sanders chegam numa altura em que o Presidente norte-americano tem sido pressionado por diversas entidades para divulgar as suas declarações de impostos dos últimos seis anos.

Donald Trump tem justificado a recusa na partilha destas declarações com uma auditoria em curso. “Adoraria dar-lhes os impostos, mas não irei fazê-lo enquanto estiverem sob auditoria pelos Serviços de Receita Federal. É muito simples”, sustentou.

Na semana passada, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, responsável pela administração do tesouro público, não cumpriu o prazo estabelecido por deputados democratas para a entrega das declarações do Presidente.

Steve Mnuchin, secretário do Tesouro, falou em “abuso da autoridade” e tentativa de “humilhação de uma figura política”, dizendo temer que “as implicações legais deste pedido afetem a proteção de todos os americanos quanto à divulgação de informações fiscais motivada por questões políticas”.
“Sistema fiscal absurdo”
Durante a sessão de divulgação, Bernie Sanders aproveitou para explicar que a maioria dos seus rendimentos veio da escrita e de direitos de autor, referindo-se ao seu livro Where We Go from Here.

Criticou ainda o plano fiscal implementado por Donald Trump em 2017, que trouxe cortes nos impostos das empresas e no setor privado. “Todas as pessoas ricas e as grandes corporações deveriam pagar a sua parte justa de impostos”, defendeu Sanders.

“Temos um sistema fiscal absurdo. Enquanto milhões de pessoas estão a pagar mais em impostos do que tinham previsto, empresas como a Amazon, a Netflix e dezenas de outras grandes corporações não pagam o que deveriam graças ao plano fiscal de Trump”.
pub