Reportagem

Carlos III proclamado oficialmente rei de Inglaterra

por RTP

Marko Djurica - Reuters

A cerimónia de proclamação decorreu esta manhã no Palácio de Saint James, em Londres. Entretanto, continuam os vários procedimentos para assinalar o luto pela morte da rainha Isabel II.

Mais atualizações

22h54 - Presidente de Israel felicita o rei Carlos III do Reino Unido

O presidente de Israel, Isac Herzog, desejou hoje ao Rei Carlos III um reinado "pacífico e com sucesso", ao assinar o livro de condolências de Isabel II, informou o seu gabinete.

"Desejamos êxito ao rei Carlos III (...) Que tenha um reinado pacífico e bem-sucedido", escreveu Herzog no livro de condolências para Isabel II, que assinou na residência do embaixador britânico em Israel, Neil Wigan.

"Em nome do Estado e do povo de Israel, exprimo as mais profundas condolências pelo falecimento de Sua Majestade a rainha Isabel II, cujo reinado foi transcendental e histórico. Foi um ícone de estabilidade e moral ao serviço do seu povo", acrescentou.

22h31 - O grande amor de Isabel II. Só a morte separou a rainha do príncipe Filipe

Isabel II teve no príncipe Filipe o grande amor da sua vida. A paixão entre os dois terá começado bem cedo, e o casamento durou 73 anos. Foram separados pela morte do príncipe, por pouco tempo.

21h30 - Isabel II foi criticada como mãe pelas ausências

Muita da vida do príncipe Carlos foi passada longe da mãe, ausente em incontáveis viagens. Uns apontam Isabel II como uma mãe fria, sem saber mostrar afetos.

Outros, pelo contrário, elogiaram o abnegado papel que teve toda a vida ao serviço da Coroa.

20h50 - Milhares de pessoas homenageiam Isabel II

Durante todo o dia, milhares de pessoas foram até ao Castelo de Balmoral, na Escócia, local onde permanece o corpo da rainha Isabel II.

Membros da família real foram aos portões ver as homenagens e ler algumas mensagens deixadas pelos populares.

O corpo de Isabel II será transportado este domingo para a capital da Escócia.
20h33 - Caixão sai este domingo de Balmoral para Edimburgo

O castelo de Balmoral era um dos locais preferidos de Isabel II. É lá que se encontra o corpo da rainha e de onde, no domingo, parte o cortejo fúnebre. O enviado especial da RTP, José Rodrigues dos Santos, conta-nos os últimos desenvolvimentos.

20h15 - Ruas de Londres estão a ser preparadas para última despedida a Isabel II

Em Londres são já visíveis nas ruas os preparativos para o funeral de Isabel II. Nas ruas foram já colocadas baias e ecrãs gigantes no percurso que será percorrido pelo caixão da rainha.

A enviada especial da RTP à capital britânica, Alberta Marques Fernandes, dá conta dos últimos desenvolvimentos.

19h47 - Marcelo exprime dor e admiração e deseja felicidades a Carlos III

Marcelo Rebelo de Sousa foi à residência oficial do embaixador do Reino Unido em Portugal para assinar o livro de condolências da rainha Isabel II. Aos jornalistas, o presidente da República disse querer exprimir, "em nome do povo português", a dor, admiração e impulso que deu às relações entre os dois países.

"Acabado de chegar do Brasil, fiz questão de vir aqui hoje, mesmo no fim de semana, para exprimir em nome do povo português, formalmente, aquilo que à distância, também já tinha feito: a dor, a admiração, a memória das duas visitas de Estado de sua majestade, o impulso que deu às relações entre os dois países e, há poucos meses, o Jubileu, que foi um momento único e inesquecível na vida do nosso aliado mais antigo e com projeção universal", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.

O chefe de Estado assinalou ainda que, com a morte da rainha, "há uma página que se vira", destacando que mais nenhum estadista teve uma "longevidade e experiência" semelhantes.

18h52 - Liz Truss vai acompanhar rei Carlos em viagem pelo Reino Unido

A primeira-ministra Liz Truss vai acompanhar o rei Carlos numa viagem pelas quatro nações britânicas durante os dias de luto nacional pela rainha Isabel II.

Truss, nomeada primeira-ministra por Isabel II na terça-feira, naquele que foi o último ato público da rainha, foi uma dos parlamentares que fizeram um juramento de fidelidade ao novo rei numa sessão especial no Parlamento no sábado.

Esteve presente quando Carlos III foi oficialmente proclamado o novo rei do Reino Unido.

17h33 - Príncipe Harry e Meghan aparecem em público com príncipe William e Kate

O príncipe Harry e a mulher Meghan Markle juntaram-se ao príncipe William e à mulher Kate para ver as homenagens e flores deixadas do lado de fora do Castelo de Windsor em homenagem à rainha Isabel II.

É a primeira vez que os quatro são vistos tão próximos desde que Harry e Meghan deixaram os seus deveres reais e se mudaram para os Estados Unidos.

17h10 - Funeral da rainha Isabel II marcado para 19 de setembro

16h51 - Príncipe William promete "apoiar" o seu pai, o rei Carlos III de Inglaterra.

16h28 - Canadá proclama Carlos rei numa cerimónia em Otava

O Canadá proclamou Carlos o seu rei no sábado numa cerimónia formal na residência oficial do governador-geral, o representante do monarca no Canadá, que desempenha as funções do chefe de Estado em nome da coroa.

Anteriormente, um Conselho de Adesão reuniu-se no Palácio de ST James, em Londres, para proclamar Carlos soberano.

Carlos, de 73 anos, tornou-se automaticamente rei do Reino Unido e chefe de Estado de outros 14 países, incluindo o Canadá, quando a sua mãe, a rainha Isabel II, morreu quinta-feira, aos 96 anos de idade e 70 de reinado.

O Canadá anunciou um período de luto de 10 dias.

16h20 - Carlos III em audiência com o arcebispo de Cantuária

O novo rei de Inglaterra começou já a cumprir a agenda de encontros que deverá prolongar-se pela tarde deste sábado.

13h37 - Homenagens à rainha Isabel II multiplicam-se por todo o mundo

12h46 - Agenda de Carlos III para esta tarde

O novo rei de Inglaterra realizará audiências com vários líderes religiosos e políticos do país. De acordo com um comunicado da Casa Real, o monarca receberá primeiro o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, primaz da Igreja Anglicana, no palácio de Buckingham, às 14H00. Meia hora depois será a vez da primeira-ministra britânica, Liz Truss, e os membros do seu gabinete conservador, no mesmo local.

Às 15h00, os líderes da oposição no Parlamento passarão pelo palácio, provavelmente liderados pelo líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer.

Finalmente, o novo soberano concluirá as reuniões anunciadas às 16h00, com uma receção privada ao decano da abadia de Westminster, David Hoyle, que é responsável por este local de culto e sujeito à jurisdição real, respondendo diretamente ao soberano.

12h35 - A correspondente Rosário Salgueiro continua a acompanhar o cerimonial e as celebrações da proclamação do novo rei de Inglaterra, Carlos III.

Na agenda do monarca para este sábado está marcada para as 14h00 a recepção no Palácio de Buckingham do bispo de Cantuária e às 14h30 da primeira-ministra britânica, Liz Truss, e do Conselho de Ministros. Durante a tarde seguem-se encontros com os líderes dos partidos da oposição.


12h15 - Putin deseja ao rei Carlos III "sucesso, boa saúde e tudo de bom"

O presidente russo felicitou o novo monarca britânico, indicou a embaixada russa em Londres através do Twitter.

"Por favor, aceite as minhas sinceras felicitações pela proclamação", lê-se na declaração de Vladimir Putin.

"Desejo a Vossa Majestade o sucesso, a boa saúde e tudo de bom", acrescentou.


11h37 - Trombetas e canhões marcaram proclamação pública do novo Rei

O Rei Carlos III foi proclamado em público como novo monarca do Reino Unido às 11:00 em ponto, um ritual precedido pelo toque de trombetas na varanda do palácio de St. James, em Londres.

Foi nesse local que o rei de armas da Jarreteira anunciou a Proclamação Principal redigida no interior do palácio pelo Conselho de Adesão, um órgão que se reúne com o fim expresso de confirmar o novo soberano do Reino Unido.

A seguir à leitura, uma companhia de guardas reais saudou com três `vivas` o novo Rei, depois de se ouvir o hino do Reino Unido, "God Save the King" ("Deus salve o Rei"), tocada pela banda do regimento dos Guardas de Coldstream, o mais antigo regimento das forças armadas britânicas.

Junto à Torre de Londres, soaram salvas de canhão, bem como nas outras capitais do reino, como Edinburgo e Cardiff, onde se lia igualmente em público a proclamação em cerimónias semelhantes.

Ao assinar o juramento pelo qual se torna Rei, Carlos III comprometeu-se a "seguir o exemplo inspirador" da sua mãe, manifestando-se "profundamente consciente da grande herança, deveres e pesada responsabilidade" da monarquia.

"Ao tomar estas responsabilidades, lutarei por seguir o exemplo inspirador que me precede, mantendo o governo constitucional, e procurando a paz, harmonia e prosperidade dos povos destas ilhas", declarou o novo Rei.

(Agência Lusa)

11h26 - 'Hip, hip, hurrah'

Multidão e soldados aplaudiram a aclamação oficial de Carlos III a partir da varanda no Palácio de St. James.

"Três vivas para Sua Majestade, o rei", gritou o Garter King of Arms da Ordem da Jarreteira, com resposta dos soldados: "Hip, hip, hurrah".

11h19 - Reveja o momento da proclamação de Carlos III

O rei Carlos III foi proclamado rei a partir da varanda do Palácio de St. James, em Londres, pouco depois da sua tomada de posse.

Precedida de uma fanfarra, a declaração foi lida pelo Garter King of Arms da Ordem da Jarreteira, a mais prestigiada do Reino Unido, às 10:00 GMT, sendo depois disparadas salvas de canhão por todo o país, incluindo próximo da Torre de Londres.


11h15 - Tiros de canhão ouvidos em todo o Reino Unido em honra no novo rei, Carlos III.

10h51 - Agenda do novo rei de Inglaterra

Depois da cerimónia no Palácio de Saint James, Carlos III vai dirigir-se para a Bolsa de Londres, onde irá decorrer outra cerimónia.

À tarde, pelas 15h00, o novo monarca irá ter a primeira reunião de trabalho no Palácio de Buckingham.

10h37 - Novo rei de Inglaterra, Carlos III, diz estar "profundamente consciente" dos "deveres e pesadas responsabilidades" das suas funções.


10h35 - Carlos III oficialmente proclamado rei pelo Conselho de Adesão em Londres.

10h02 - Cerimónia de proclamação já começou

A cerimónia de proclamação de Carlos III começou no Palácio de Saint James, em Londres. A primeira parte não conta com a presença do rei. Os membros do Conselho de Ascenção vão aprovar formalmente a proclamação.

É a primeira vez que esta cerimónia é transmitida na televisão.

8h36 - Primeira declaração ao país de Carlos III
 
O dia de sexta-feira ficou marcado pelo primeiro discurso do rei Carlos III à nação. O monarca promete defender os valores da monarquia britânica e do país.

Carlos III emocionou-se e agradeceu à mãe pelos 70 anos de reinado, apenas um dia após a morte de Isabel II.

Carlos III proclamado rei de Inglaterra

A cerimónia decorre esta manhã, a partir das 10h00, no Palácio de Saint James, em Londres.

Segundo o protocolo, a primeira parte da cerimónia não conta com a presença do rei, quando os membros do Conselho de Ascenção aprovam formalmente a proclamação.

Na segunda parte, Carlos III faz uma declaração e assina o juramento. Cerca de uma hora depois, a Proclamação Principal que anuncia Carlos III como rei é lida da varanda do Palácio de Saint James.

Trata-se da primeira leitura pública da Proclamação. Porém, a coroação ainda irá demorar e só deverá ocorrer no próximo ano.