Kamala Harris avança para a corrida à Casa Branca. Quais são os passos seguintes?
No domingo, o presidente norte-americano anunciou que vai cumprir o resto do seu mandato presidencial, mas sem o estatuto de candidato a novo mandato na Casa Branca. Joe Biden declarou ainda o apoio à vice-presidente Kamala Harris para ocupar o lugar na corrida. A decisão do Partido Democrático vai ser conhecida no próximo mês durante a Convenção Nacional.
Os delegados votaram anteriormente numa candidatura Biden-Harris, mas caber-lhes-á decidir qual o candidato que apoiam durante a convenção do partido no próximo mês. Kamala Harris é a escolha mais provável para a nomeação.
A Convenção Nacional Democrata tem início previsto para 19 de agosto, em Chicago. Se o partido não se unir para apoiar um novo candidato, tal poderá abrir caminho a uma convenção aberta pela primeira vez desde 1968. Isto significaria que os delegados teriam a liberdade de decidir em quem votar entre os vários candidatos que surgissem. Para garantir a nomeação do partido, um candidato precisa de 1.976 votos de delegados.
Alguns nomes sonantes do Partido Democrático já anunciaram publicamente o apoio a Kamala Harris para a nomeação à corrida à Presidência dos Estados Unidos.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, que foi apontado como um potencial candidato, apoiou Harris no domingo à noite, escrevendo no X que “ninguém é melhor para processar o caso contra a visão sombria de Donald Trump”. O mesmo fizeram o secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, e o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, que também eram vistos como potenciais candidatos.
A ex-candidata democrata à presidência Hillary Clinton, o ex-presidente Bill Clinton e o ex-secretário de Estado John Kerry também apoiaram Harris.
Na rede social X, o ex-presidente Barack Obama deixou, por sua vez, elogios a Joe Biden, que descreveu como um dos mais importantes presidentes da América.
Alexandria Ocasio-Cortez disse que estava a prometer o seu “apoio total para garantir a sua vitória em novembro”
A senadora do Massachusetts, Elizabeth Warren, e a senadora do Minnesota, Amy Klobuchar, que concorreu contra Biden para a nomeação em 2020, também apoiaram Harris.
Alguns destes eventuais candidatos podem mesmo ser considerados para o papel de vice-presidente se Harris ganhar a nomeação.