Reportagem
|

Coronavírus. A situação internacional ao minuto

por RTP

Gustavo Graf Maldonado - Reuters

A Autoridade Regional de Saúde informou que as análises ao primeiro caso suspeito dos Açores tiveram resultado negativo. Ao final da tarde, a Direção-Geral da Saúde confirmou que houve em Portugal 59 casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus, sem registo de casos confirmados até ao momento. A Organização Mundial da Saúde elevou esta sexta-feira o nível de alerta devido ao coronavírus para "muito elevado".

Mais atualizações

22h15 - Centeno convoca reunião do Eurogrupo

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, convocou para quarta-feira, dia 4 de março, uma teleconferência para "coordenar as respostas nacionais" de cada país da União Europeia devido à epidemia do Covid-19, na sequência dos "recentes desenvolvimentos" económicos e financeiros.

22h00 - Resultados negativos para caso suspeito nos Açores

As análises ao primeiro caso suspeito nos Açores deram negativo. Tratava-se de um homem de 31 anos que tinha regressado recentemente de Itália.

Em comunicado, a Autoridade Regional de Saúde "reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha Saúde Açores 808 24 60 24".

21h10 - Governo reforça stock de medicamentos nos hospitais

O Governo reforçou em 20% o stock de medicamentos em todos os hospitais do país, além de estar a preparar um eventual reforço de recursos humanos, caso seja necessário.

"Estamos a falar de um reforço de medicamentos em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde porque admitimos que podemos ter dificuldades não só para disponibilização de medicamentos para tratamento, mas também dificuldades na cadeia de abastecimento e, portanto, queremos estar prevenidos", afirmou Marta Temido.

A governante garantiu que o Governo está a "preparar-se para aquilo que é a probabilidade" de surgirem pessoas infetadas com o novo coronavírus (Covid-19).

O Covid-19 foi detetado pela primeira vez em dezembro, na China, e já provocou pelo menos 2.858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios.

20h31 - Bolsas europeias em queda

Esta foi a pior semana para as bolsas mundiais desde o início da crise financeira global em 2008 - consequência dos receios sobre os impactos económicos do coronavírus.


20h22 - Berlim. Feira Internacional de Turismo cancelada

Os responsáveis da Feira Internacional de Turismo de Berlim anunciaram esta sexta-feira a suspensão do evento "devido à crescente expansão" do novo coronavírus.

O certame deveria realizar-se entre 4 e 8 de março e estava prevista a participação de cerca de 10 mil empresas, provenientes de mais de 180 países.

A decisão de suspender a ITB foi tomada pelos ministérios da Saúde e Economia, informaram os organizadores.

20h19 - Passageiros cancelam voos para Milão

Mais de 30% de passageiros cancelaram, nos últimos três dias, os seus bilhetes de avião para viajar para a cidade italiana de Milão, na região da Lombardia, a mais afetada pelo coronavírus.

"Tivemos 32,5% de cancelamentos nos últimos três dias", disseram à EFE fontes da empresa que administra os aeroportos de Milão-Linate e Milão Malpensa.

Itália é o país europeu mais afetado pelo coronavírus, especialmente as regiões do norte, e os aviões voam cada vez mais vazios, pelo que as empresas estão a reduzir os voos ou até cancelar certas rotas.

20h11 - Portugal. Dois casos aguardam resultados

Até à data, Portugal registou 59 casos suspeitos, dos quais 57 deram negativo. Os restantes dois aguardam resultados laboratoriais, divulgou a Direção-Geral da Saúde.

Os dados constam no boletim epidemiológico diário do Covid-19, segundo o qual Portugal não registava, às 18h00, nenhum caso de infeção.

O boletim apenas menciona os casos registados no país. Há dois casos conhecidos de portugueses infetados pelo novo coronavírus que estão hospitalizados no Japão.

A DGS mantém moderado a elevado o risco para a saúde pública em Portugal e reitera que, "tendo em conta a situação epidemiológica mundial, é necessário considerar a hipótese da importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitária ativa".

19h17 - Funcionário da Google em Zurique com coronavírus

Confirma-se o caso de infeção de um funcionário da Google nos escritórios de Zurique, Suíça.

De acordo com um porta-voz da Google, citado pela agência Reuters, todos os escritórios da Google continuam a funcionar dentro da normalidade.

Há 15 casos de coronavírus na Suíça e mais de uma centena de pessoas está em quarentena.

19h14 - França. Mais 19 casos confirmados

O ministro francês da Saúde confirmou esta sexta-feira que há mais 19 casos de coronavírus. No total, há nesta altura 57 casos de infeção em território francês.

Olivier Veran recomendou aos franceses que evitassem apertos de mão de forma a conter o coronavírus e anunciou que algumas escolas na zona norte de Paris vão continuar fechadas por precaução.

18h56 - SISAB cancela vinda de participantes de China e norte de Itália

A administração do SISAB, salão de alimentação e bebidas, que vai decorrer em março, cancelou a vinda de participantes da China e do norte da Itália para que não exista "o mínimo risco" de contágio com o novo coronavírus.

"Decidiu a administração do evento, depois de ouvir as entidades responsáveis, cancelar a vinda dos participantes provenientes da China e do norte da Itália, a fim de que o evento não comporte o mínimo risco e permita que as negociações decorram da melhor forma sem perturbações nem receios de qualquer espécie", avançou, em comunicado, o SISAB.

Os responsáveis pela organização do certame indicaram que já foram registados alguns cancelamentos de participantes, porém, ressalvaram que o "número não é significativo", pelo que o evento vai decorrer "nos moldes estabelecidos".

17h30 - 21 mortos em Itália

Há registo de mais quatro vítimas mortais devido ao coronavírus em Itália. Houve também registo de novos casos confirmados de infeção, tendo passado de 650 para 821 nas últimas 24 horas.

17h20 - Pelo menos 210 mortos no Irão, avança a BBC

De acordo com a BBC, há registo de pelo menos 210 mortos no Irão. Grande parte das vítimas são de Teerão e de Qom.

Estes números são bastante superiores aos dados oficiais do Governo, que confirmam que 34 pessoas morreram devido ao coronavírus e pelo menos 388 pessoas estão infetadas.

17h17 - Preço do petróleo regista queda acentuada nos Estados Unidos

O preço do barril de petróleo regista uma forte queda desde a abertura dos mercados norte-americanos, devido aos receios de uma diminuição da procura numa altura em que os casos de coronavírus atingem vários países.

Às 16h25 (hora de Lisboa), o preço do barril de petróleo norte-americano WTI baixava 6,01% para 44,26 dólares, pouco depois de ter recuado até 43,85 dólares, o nível mais baixo desde finais de dezembro de 2018.

O barril de petróleo Brent para entrega em abril negociava à mesma hora a 50,32 dólares em Londres, uma descida de 3,58% em relação ao preço de encerramento na quinta-feira.

16h29 - União Europeia marca reunião extraordinária de ministros da Saúde

A União Europeia marcou para 6 de março uma reunião extraordinária de ministros da Saúde.

16h22 - Alemanha. 35 pessoas isoladas após contacto com médico infetado

Há 35 pessoas, entre colegas e pacientes, que estão isoladas após terem contactado com um médico da região da Renânia do Norte-Vestfália infetado com o coronavírus.

De acordo com a revista Der Spiegel, as 35 pessoas não apresentam para já quaisquer sintomas.

16h15 - Jogador sul-coreano do Tottenham isolado do plantel

O futebolista Son Heung-min vai ficar isolado do plantel do Tottenham assim que chegue a Inglaterra. Son deslocou-se a Seul para ser submetido a uma cirurgia e os procedimentos visam agora prevenir uma eventual presença do coronavírus Covid-19.

Como referiu o treinador português José Mourinho, Son Heung-min “terá que seguir um protocolo de segurança”.

15h20 - OMS sobe nível de alerta para “muito elevado a nível global”

A Organização Mundial da Saúde passou a avaliar o risco de contágio e impacto do coronavírus como “muito elevado a nível global”.

"Aumentámos agora a nossa avaliação do risco de propagação do Covid-19 e do risco de impacto para um nível global muito elevado", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa em Genebra, na Suíça.

15h05 - Restauração e alojamento pedem apoio para empresas e trabalhadores

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) anunciou hoje ter pedido ao Governo apoios para as empresas, e seus trabalhadores, decorrentes de uma quebra de atividade por causa do novo coronavírus.

"Apesar de não se conhecerem casos confirmados no nosso país, as empresas do alojamento turístico e da restauração e bebidas começam já a dar os primeiros sinais provocados pelo novo coronavírus", afirma a associação, em comunicado.

Entre esses sinais, adianta, estão o "registo de contração e mesmo cancelamento" de reservas já efetuadas, o que a AHRESP considera que "exige que se antecipem medidas específicas" de apoio às atividades de alojamento e da restauração, nomeadamente ao nível financeiro, tendo em vista "acautelar e minimizar" impactos negativos na atividade turística este ano.

A AHRESP diz-se "preocupada" com esses impactos e anuncia já ter solicitado ao Governo a criação de instrumentos financeiros de apoio às empresas e seus trabalhadores, para quando se verificarem quebras significativas na atividade, o que refere parecer inevitável, atendendo aos dados que a associação diz já deter.

"Acresce que esta situação se acentua numa época em que as empresas já iniciaram o reforço de contratação de mão-de-obra, bem como realizaram investimentos de requalificação e melhoramento das suas unidades para o período da Páscoa que se avizinha, mas também para a época alta do Verão", procura essa que pode não registar-se, adverte.

A associação salienta que Portugal "está na rota de muitos itinerários que incluem vários países europeus, levando a que muitos turistas, por receio, mesmo que infundado, tenham vindo a cancelar as suas viagens", prejudicando empresas e a economia.

"A AHRESP continuará a trabalhar com o Governo e a promover, junto das empresas, uma desejável serenidade e a divulgação de todas as informações e orientações da Direção-Geral da Saúde, com quem reunirá em breve, e da Organização Mundial da Saúde", conclui.

14h59 - DGS atualiza dados sobre Portugal e o mundo

Para já, dos 52 casos divulgados ao final de ontem, 16 encontram-se a aguardar resultados laboratoriais. Até ao momento, todas as análises realizadas deram negativo para o novo coronavírus.

Uma atualização entretanto feita pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) refere que já existem 815 casos do novo coronavírus (Covid-19) na Europa.

Entre estes, já se registaram 19 mortes, 17 das quais em Itália e duas em França.

Segundo o ECDC, verificaram-se até ao momento casos de Covid-19 em Itália (650), Alemanha (47), França (38), Espanha (25), Reino Unido (16), Suíça (oito), Suécia (sete), Áustria (cinco), Noruega (quatro), Croácia (três), Grécia (três), Finlândia (dois), Bélgica (um), Dinamarca (um), Roménia (um), Estónia (um), São Marinho (um), Holanda (um) e Lituânia (um).

A nível mundial, o novo coronavírus provocou pelo menos 2.858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram.

14h57 - DGS lança microsite para responder às dúvidas dos portugueses

A Direção-Geral da Saúde (DGS) acaba de lançar um microsite sobre o novo coronavírus, onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo e esclarecer dúvidas sobre a doença.

No `Covid-19` (www.dgs.pt/corona-virus), os portugueses encontram resposta às perguntas "Covid-19, o que é", "Estarei doente", "Posso Viajar?".

O microsite disponibiliza também uma área intitulada "Perguntas frequentes", onde são dadas respostas às várias dúvidas levantadas como "o 2019-ncov é o mesmo que o SARS?", "Como se transmite?", Os animais domésticos podem transmitir a doença, "Quais os sinais e sintomas?" e "Qual o período de incubação?"

"Existe uma vacina?", "Existe tratamento?", "Os antibióticos são efetivos a prevenir e a tratar o novo coronavírus?", "Qual o risco?", "Como me posso proteger?", "Como viajante, o que devo fazer?" são outras dúvidas esclarecidas pela DGS no `site`.

O `Covid-19` tem também uma área com informação destinada aos profissionais de saúde com as orientações e os despachos sobre a infeção por SARS-CoV-2, doença denominada Covid-19.

O microsite disponibiliza ainda informação atualizada das áreas do mundo afetadas pela doença e da situação em Portugal, bem como os materiais de divulgação sobre a doença colocados em locais como unidades de saúde, portos e aeroportos.

14h40 - Graça Freitas confirma inexistência de casos positivos em Portugal

A diretora-geral da Saúde acaba de confirmar que, apesar do registo de um grande aumento de casos suspeitos no último dia, nenhum doente até agora assinalado deu positivo ao coronavírus na origem da atual epidemia global.


14h19 - Escola de Gaia com apenas seis alunos, restantes ficaram em casa

Os pais dos alunos da EB1 de Lagos protestaram junto ao estabelecimento de ensino por temerem o contágio dos seus filhos pelo Covid-19 face à presença de uma criança que recentemente esteve em Milão.

A escola não foi encerrada. Apenas seis de um total de 90 alunos se encontram nas aulas. A criança regressada de Milão ficou, entretanto, em casa.

14h15 - Espanha com 33 casos

Verificou-se nas últimas horas uma atualização dos números em Espanha. Com a confirmação de cinco novos casos são agora 33 as pessoas infetadas no país.

13h44 - Cidadão britânico morreu a bordo do Diamond Princess

Morreu esta sexta-feira um cidadão britânico a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess que estava infetado com o novo coronavírus.

13h35 - México regista primeiro caso

As autoridades mexicanas acabam de confirmar o primeiro caso de coronavirus no país. Trata-se do segundo paciente a acusar positivo em toda a América Latina.

13h07 - Nairobi suspende voos da China

O Quénia acaba de suspender temporariamente os voos oriundos da China devido à epidemia do novo coronavírus.

12h59 - Coronavírus antecipa final da Volta aos Emirados Árabes Unidos

A vitória na Volta aos Emirados Árabes Unidos foi atribuída ao ciclista britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott) após o cancelamento da prova a duas etapas do final devido a dois casos positivos do coronavírus Covid-19.

12h24 - Seguros de viagem são muito variáveis na cobertura de cancelamentos

Numa altura em que muitos portugueses já compraram viagens para as férias da Páscoa, surgem dúvidas sobre possíveis reembolsos no caso de cancelamento de voos devido também ao coronavírus. Ana Babo, Jurista da Deco, esclareceu à RTP algumas dúvidas quanto os direitos dos consumidores.
Segundo a jurista, os consumidores podem ser reembolsados caso os voos sejam cancelados devido ao coronavírus.

No entanto, caso sejam os consumidores a querer cancelar as viagens por receio, a questão fica à responsabilidade de cada companhia aérea.

12h15 - Bruxelas quer avaliação do impacto do coronavírus na UE

A Comissão Europeia solicitou aos Estados-membros que avaliem os impactos económicos do novo coronavírus para perceber as consequências que a epidemia está a ter na indústria e empresas do espaço comunitário.

De acordo com o comissário europeu da Indústria, Thierry Breton, são muitos os setores que estão a ser afetados pela epidemia, desde logo o turismo: "Os chineses não vêm para a Europa há dois meses", números que podem chegar aos 250 mil turistas.

Esta quebra no fluxo turístico em janeiro e fevereiro representou uma redução de dois milhões de dormidas, afetando também as transportadoras aéreas europeias. A estes acrescem setores com redes de produtos ligadas à China, como "automóveis, saúde, aparelhos eletrónicos, madeira ou brinquedos", precisou Thierry Breton.

"E este é apenas o começo", alertou.

11h51 - Mais dados oficiais sobre número de infetados

ÁFRICA:


Argélia - 1
Nigéria - 1
Egito - 1

ÁSIA:

China Continental - 78 855
Coreia do Sul - 2022
Japão - 210
Irão - 245
Singapura - 96
Hong Kong - 93
Tailândia - 40
Bahrein - 33
Taiwan - 34
Kuwait - 43
Malásia - 23
Vietname - 16
Emirados Árabes Unidos - 19
Macau - 10
Iraque - 6
Omã - 6
Índia - 3
Filipinas - 3
Israel - 3
Líbano - 3
Paquistão - 2
Afeganistão - 1
Camboja - 1
Nepal - 1
Sri Lanka - 1

AMÉRICA:

Estados Unidos - 60
Canadá - 14
Brasil - 1

EUROPA:

Itália - 650
Alemanha - 47
França - 38
Reino Unido - 16
Espanha - 25
Áustria - 5
Croácia - 3
Finlândia - 2
Rússia - 2
Suécia - 7
Bélgica - 1
Dinamarca -1
Geórgia - 1
Grécia - 3
Macedónia do Norte - 1
Noruega - 4
Roménia - 1
Suíça - 8
Bielorrússia - 1
Estónia - 1
San Marino - 1
Lituânia - 1
Holanda - 1

OCEANIA:

Austrália - 23
Nova Zelândia - 1

OUTROS:

Navio de cruzeiros Diamond Princess (Japão) - 705

11h35 - Números oficiais: Mais de 2.800 mortos e 83 mil infetados em todo o mundo

A epidemia do novo coronavírus já infetou 83.396 pessoas em todos os continentes, morreram 2.858, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

VÍTIMAS MORTAIS:

China - 2.789
Hong Kong - 2
Irão - 26
Coreia do Sul - 13
Itália -17
Taiwan - 1
Filipinas - 1
Japão - 3
França - 2
Navio cruzeiro Diamond Princess (Japão) – 4

11h10 - Alguns países da Europa registam primeiros casos do novo coronavírus

A situação mais grave continua a ser em Itália: já morreram 17 pessoas e há mais de 600 infetados.
Moradores de uma dezena de cidades no norte de Itália estão em isolamento, mas também há pessoas infetadas a sul.

10h34 - Suíça acelera combate ao Covid-19

A Palexpo, mostra automóvel internacional em Genebra, acaba de ser cancelada devido ao surto pandémico do coronavírus. O anúncio foi feito pela organização a escassos dias da abertura do salão, que estava previsto acontecer na próxima semana.

A Suíça decidiu ontem cancelar todos os eventos que reúnam mais de um milhar de pessoas, numa medida destinada a prevenir o alastrar do novo coronavírus.

10h20 - Politécnicos com Erasmus vão criar plano de prevenção

Com estudantes em Erasmus – e uma grande mobilidade de alunos e professores – os institutos politécnicos em Portugal vão definir um plano de prevenção para lidar com o coronavírus.
Está marcada uma reunião do conselho coordenador dos politécnicos, onde a epidemia será um dos temas em discussão.

Pedro Dominguinhos, presidente do conselho coordenador, antecipa uma estratégia mais alargada para fazer face ao novo vírus.

10h15 - Reino Unido confirma 19 casos

O País de Gales anunciou o primeiro caso confirmado no país, elevando o total de terras britânicas para 19.

9h13 - Coreia do Sul com 571 novos casos em 24 horas

As autoridades sanitárias da Coreia do Sul registaram 571 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em 24 horas, elevando para 2337 o número de casos naquele país asiático.

A cidade de Daegu, no sudeste da Coreia do Sul, e as áreas adjacentes foram a origem da maioria das novas infeções.

As autoridades estão a implementar medidas de saúde pública para conter o surto na área de Daegu. Contudo, o aumento gradual de casos em outros lugares está a alimentar receiros de que as autoridades estejam a perder o controlo sobre a propagação.

9h03 - Número de infeções em Espanha sobe para 24

Foi conhecido esta manhã o primeiro caso de Covid-19 em Aragão. Trata-se de uma mulher de 27 anos que esteve recentemente em Itália.

8h53 - easyJet refere-se ao caso português

A easyJet afirma que, por agora, os voos da companhia entre Portugal e Itália não estão afetados e que está a acompanhar o evoluir da situação no norte de Itália, onde o Covid-19 já matou 14 pessoas e infetou pelo menos 400.

8h36 - Como funciona a admissão de casos suspeitos no Curry Cabral

Desde que o surto de coronavírus começou em Itália, os casos suspeitos que chegam a Portugal quadruplicaram.
A RTP mostra aqui em exclusivo como é feita a entrada destas pessoas no Hospital Curry Cabral em Lisboa, onde são avaliadas as possíveis infeções.

8h33 - Coronavírus atinge praças bolsistas

Os mercados asiáticos caíram ainda mais esta sexta-feira, empurrados pelos receios do coronavírus. Isto depois de Wall Street ter encaixado a maior quebra num único dia nds últimos nove anos.

A bolsa de Tóquio começou por cair mais de três por cento e Xangai, Hong Kong e Seul caíram mais de dois por cento. Os preços do petróleo caíram ainda mais com as expetativas de quebra na procura por parte da atividade industrial.

O Nikkei 225 de Tóquio caiu para 26.157,36, enquanto o Shanghai Composite Exchange perdeu 2,9 por cento, para os 2.904,92 pontos. O Hang Seng de Hong Kong perdeu 2,3 por cento, para 26.157,36.

O Kospi de Seul caiu 2,2 por cento, para 2.007,89 pontos, e o S & P-ASX 200 de Sydney caiu 2,3 por cento, para 6.502,6. Os mercados da Nova Zelândia e do Sudeste Asiático também regrediram.

Em Wall Street, o índice S&P 500 de referência caiu 12 por cento face ao máximo histórico de há uma semana.

8h19 - EasyJet vai cancelar voos de e para Itália

A transportadora aérea low-cost easyJet vai cancelar alguns voos de e para Itália por causa dos casos do novo coronavírus detetados naquele país.

Em nota emitida esta sexta-feira, a easyJet afirma ter observado um abrandamento na procura e na taxa de ocupação dos voos para as bases no norte de Itália, onde o surto de Covid-19 já matou 14 pessoas e infetou pelo menos 400.

Tendo em vista diminuir o impacto do coronavírus nas contas da companhia, a easyJet adianta estar empenhada numa "gestão de eficiência operacional e de controlo de custos em diversas áreas do negócio". O que passa por cortes nas áreas administrativas, congelamento do recrutamento, promoções e aumentos salariais, oferta de licenças não remuneradas e interrupção de formações não obrigatórias e a realocação de aviões para o verão de 2020.

"Estamos também a registar um abrandamento na procura nos restantes mercados europeus onde operamos. Como resultado, iremos cancelar alguns voos, principalmente os que entram e saem de Itália, enquanto continuaremos a monitorizar a situação, adaptando o nosso plano de voos para corresponder à procura do mercado", asinala a companhia.

"A easyJet está a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades e a seguir as diretrizes fornecidas pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores e clientes", acrescenta.

8h12 - Ponto de situação

Os dados são da Direção-Geral da Saúde: do total de 52 casos suspeitos que se registaram até agora, 36 tiveram resultado negativo. Há 16 à espera de resultados.
Na última noite, o Governo Regional dos Açores deu conta do primeiro caso suspeito na Região Autónoma; trata-se de um homem de 31 anos que esteve em Milão.

Foi ainda noticiado que há um segundo cidadão português hospitalizado no Japão por indícios de infeção pelo novo coronavírus, informação avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
"Tendo em conta a situação epidemiológica mundial, é necessário considerar a hipótese da importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitáriaativa. De acordo com a informação atual,o risco para a saúde pública em Portugal é considerado moderadoa elevado", lê-se no último boletim informativo ontem publicado pela Direção-Geral da Saúde.

Em entrevista à SIC Notícias, a ministra da Saúde, Marta Temido, insistiu na ideia de que o país está preparado para enfrentar uma situação semelhante àquela que se verifica em Itália e explicou que há uma dezena de hospitais prontos a receber os casos suspeitos, que aumentam dia a dia.

Números internacionais

A China confirma as mortes de 44 pessoas vítimas de coronavírus nas últimas 24 horas. Há também mais 327 casos de infeção confirmados. A nível global, são mais de 2850 mortes e mais de 83 mil infetados.
A Nigéria anunciou o primeiro caso de infeção, ou seja, todos as regiões do mundo contam agora com infeções pelo vírus.

Na Europa, a Itália continua a ser o país mais afetado, com 17 mortos e 650 casos confirmados de infeção, e em Espanha os números estão também a aumentar.
A Lituânia confirmou o primeiro caso de infeção, informação divulgada esta madrugada pelo Governo.

Também a Nova Zelândia anunciou o primeiro caso.