Reportagem

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

Acompanhamos aqui os desenvolvimentos sobre a pandemia da Covid-19 à escala internacional.

RTP /

João Relvas - EPA

Mais atualizações




23h50 - PR assina decreto sobre limitação da circulação entre concelhos

O Presidente da República assinou hoje o decreto do Governo que limita a circulação entre concelhos de 1 a 3 de maio, período em que se passará do estado de emergência para a situação de calamidade pública.

23h48 - Metro de Lisboa controla algumas estações

A partir de segunda-feira, o Metropolitano de Lisboa vai passar a controlar a lotação nas estações críticas, com eventual apoio da PSP, e reforçar a oferta de comboios para garantir a distância de segurança entre os utentes.

22h05 - Brasil regista recorde de 7.218 infetados em 24 horas

O Brasil registou mais 435 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus e o recorde de 7.218 novos infetados nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde do país.

Desde o início da pandemia, o país sul-americano já contabilizou 5.901 óbitos e 85.380 casos confirmados de infeção pela covid-19. Contudo, está ainda a ser averiguada a eventual relação de 1.539 óbitos com o novo coronavírus.

Segundo a tutela, a taxa de letalidade da doença no país está hoje em 6,9%.

O aumento no número de mortes no Brasil foi de 7,9%, passando de 5.466 na quarta-feira para 5.901 hoje. Em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 9,2%, de 78.162 para 85.380 casos confirmados.

22h03 - São Miguel passa para estado de contingência e cercas terminam na segunda-feira

Nos Açores, levantam-se as cercas sanitárias na ilha de São Miguel e as medidas de confinamento começam também a ser aliviadas na segunda-feira. Os Açores estão há uma semana sem novos casos da covid-19. Mais pormenores com a jornalista da Antena 1 Sandra Pimenta.


21h55 - António Costa. Estratégia sueca não seria "socialmente compreendida" em Portugal

Questionado sobre se a estratégia de combate ao vírus em Portugal foi a mais adequada, o primeiro-ministro começou por dizer que "não temos a saúde de um lado e a economia do outro". Sobre a solução sueca, com poucas restrições, António Costa disse que essa solução "não seria socialmente compreendida. Não podemos travar uma batalha que tem que envolver todos se as pessoas não se sentirem todas envolvidas".


21h41 - Autoridade Marítima alerta população para não ir às praias nos próximos dias

A Autoridade Marítima Nacional alertou hoje a população para não frequentar as praias no fim de semana prolongado, assumindo um comportamento de segurança e evitando a exposição ao risco de contágio da covid-19.

Em comunicado, a entidade recomenda a toda a população que se mantenha afastada das praias neste fim de semana, para o qual está previsto um aumento das temperaturas.

A Autoridade Marítima Nacional sublinha que as praias ainda não são vigiadas por nadadores-salvadores, além de haver riscos para a saúde pública por causa da covid-19.

21h40 - É possível "limitar a liberdade de circulação", disse o PM

António Costa afirmou, em entrevista à RTP, que no estado de calamidade, tal como acontecia no estado de emergência, é "possível limitar a liberdade de circulação".


21h36 - António Costa: Índice de contágio dos últimos 5 dias nos 0,92

É o famoso R que por estes dias tanto se fala. O primeiro-ministro afirmou na entrevista à RTP que nos últimos 5 dias estava abaixo de 1. No entanto, recordou que este índice "é muito sensível" e deu o exemplo que bastou um foco em "Lisboa para ter feito disparar este número".


21h34 - António Costa e as máscaras: "Nós só prevemos a criação de coimas nos transportes públicos"

Na entrevista à RTP, o primeiro-ministro afirmou que o Governo prevê a "criação de coimas" para quem não usar máscara de proteção nos transportes públicos.


21h32 - António Costa admite regresso às "restrições" caso a situação piore

António Costa disse na entrevista à RTP que "temos que estar preparados para retirar algumas restrições que libertámos".


21h31 - António Costa: "Não vamos regressar à normalidade enquanto não houver uma vacina ou tratamento"

Em entrevista à RTP, o primeiro-ministro afirmou que há um conjunto de variáveis "que não temos a certeza", nesta altura. Até porque "temos uma realidade completamente nova". Questionado sobre se não é cedo demais para alterar a mensagem, António Costa afirmou que a mensagem continua a ser "fiquem em casa" e que não "vamos regressar à normalidade enquanto não houver uma vacina ou tratamento".


21h05 - Brasil entra na fase crítica da pandemia

O país soma 5.600 mortos e mais de 80 mil casos confirmados de infetados. O correspondente da RTP no Rio de Janeiro, Pedro Sá Guerra, está a acompanhar a situação.


21h02 - Futebol regressa no início de junho

Será só a Primeira Liga e com todos os jogos à porta fechada. O plano prevê ainda que se jogue a final da taça de Portugal, também sem adeptos nas bancadas.


20h48 - Turismo em Portugal sofreu um colapso

Quase 80% dos alojamentos registaram cancelamentos de reservas agendadas para o período de março a agosto. Os maiores cancelamentos foram feitos por hóspedes portugueses, seguidos dos espanhóis, franceses, alemães e britânicos. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a Madeira é a mais afetada, com cancelamentos de reservas de 91%. No segmento da hotelaria, 93% do total de estabelecimentos registaram cancelamentos de reservas devido à pandemia. 


20h47 - Todos os partidos apontaram falhas na execução do segundo estado de emergência

O Governo defendeu-se e disse que as medidas tomadas foram adequadas e proporcionais.


20h37 - Os cabeleireiros voltam a abrir portas na segunda-feira

O atendimento será feito por marcação e obedecerá a algumas condições específicas. Os cabeleireiros terão de usar material descartável e os clientes serão obrigados a usar máscara.


20h35 - Aumentou o movimento nas ruas e estradas

Muitas pessoas começaram a sair de casa.


20h34 - Máscaras e desinfetantes à venda. Já há mas preços continuam elevados

As máscaras e os desinfetantes estão em maior número nas lojas. Mas muitos consideram os preços exorbitantes.


20h32 - Número de infeções subiu esta quinta-feira

O número de infeções subiu de novo para a casa dos 500 casos diários. Este aumento em contraciclo é explicado pela diretora-geral da Saúde como consequência de uma falha no registo de ontem. Ou seja, o número de hoje junta os casos das últimas 48 horas e não apenas de um dia.


20h31 - Governo definiu três fases no calendário da reabertura

O Governo diz que este é um processo gradual e cauteloso.


20h25 - Termina o estado de emergência. Começa o estado de calamidade

O estado de emergência termina no sábado à meia-noite, mas às zero horas de domingo Portugal entra em estado de calamidade. É o primeiro passo para a reabertura de alguns setores económicos. Para isso, vão ser impostas novas regras.


20h01 - Governo torna obrigatório uso de máscaras em transportes públicos, escolas e comércio

O primeiro-ministro afirmou esta tarde que vai ser obrigatório o uso de máscaras comunitárias em espaços onde exista maior concentração de pessoas, caso dos transportes públicos, dos estabelecimentos comerciais e das escolas.

António Costa falava em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, após o Governo ter aprovado o plano de transição do país do estado de emergência para o estado de calamidade perante a pandemia de covid-19.

19h58 - Madeira mantém 86 casos positivos pelo sexto dia consecutivo

A Madeira mantém pelo sexto dia consecutivo 86 casos de covid-19, já com 43 recuperados, revelou hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, apesar de a região "estar a testar cada vez mais".

"É mais um dia sem casos na Madeira e temos de estar satisfeitos com isso", afirmou Pedro Ramos, na conferência de imprensa diária sobre a pandemia da covid-19 no arquipélago.

19h56 - Detidas 117 pessoas durante terceiro período do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram até hoje 117 pessoas por desobediência e encerraram 252 estabelecimentos comerciais desde o início do terceiro período do estado de emergência, a 18 de abril, indicou o Ministério da Administração Interna (MAI).

Em comunicado, o Ministério tutelado por Eduardo Cabrita refere que, entre 18 de abril e as 17:00 de hoje, foram detidas 117 pessoas por crime de desobediência, 39 das quais por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, uma por desobediência ao dever especial de proteção, 56 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário e oito por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos.

19h54 - São Tomé e Príncipe regista primeiro óbito

São Tomé e Príncipe registou uma primeira vítima mortal devido à covid-19, anunciou hoje o diretor-geral do Hospital Aires de Menezes, Pascoal d`Apresentação, registando-se mais dois casos de infeção pelo novo coronavírus.

"O malogrado deu entrada no hospital no dia 28, em estado bastante grave, na história clínica revela que ele já vinha há algum tempo doente e recorreu muito tardiamente ao hospital", explicou Pascoal d`Apresentação, durante o boletim diário sobre a pandemia de covid-19.

18h50 - Portugal reduziu para metade os níveis de poluição

Portugal reduziu para metade os níveis de poluição do ar desde o início da pandemia e até ao final da semana passada. O que, de acordo com o Centro Europeu de Pesquisa em Energia e Ar Limpo, pode ter permitido salvar 600 vidas.

Os resultados completos deste estudo sobre a qualidade do ar nos vários países europeus, como consequência das medidas de confinamento e isolamento, foram publicados pelo jornal The Guardian.

O jornalista da Antena 1 Nuno Amaral falou esta tarde com as associações ambientalistas sobre os resultados deste estudo, que pode indiciar um novo estilo de vida.

18h47 - França regista mais 289 vítimas mortais

A França confirmou esta quinta-feira que foram registadas mais 289 vítimas mortais devido à covid-19, num número total de 24376 mortes. Em relação aos casos cofirmados, os mesmos aumentaram de 128.442 para os 129.580, ou seja, mais de mil casos novos de infeção.

Os números do avanço do vírus em França foram divulgados em conferência de imprensa por Jérôme Salomon, diretor-geral da Saúde.

18h30 - O plano de desconfinamento do Governo:
17h41 - Declaração de António Costa ao país

O primeiro-ministro anunciou a decisão do Conselho de Ministros em passar do estado do emergência para o estado de calamidade, a partir das 24h00 de 2 de maio. António Costa relembrou a luta contra a covid-19 durante estes dois meses (desde o primeiro caso de covid em Portugal) e como se conseguiu controlar a epidemia em Portugal.

Revelando que Marcelo Rebelo de Sousa achava que não se justificaria um quarto estado de emergência, António Costa anunciou um leque de medidas para um desconfinamento gradual na sociedade portuguesa. Haverá novas regras de higienização de espaços e a fixação de lotações máximas em espaços reduzidos. 

De 15 em 15 dias serão feitas avaliações da situação em Portugal. António Costa garantiu que não terá problemas em dar passos atrás pela segurança dos portugueses.

Sobre as regras a adoptar, haverá um dever de confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, continuando a existir um dever cívico de recolhimento domiciliário. Não poderão existir ajuntamentos de mais de dez pessoas e os funerais serão realizados apenas com a presença de familiares.

Em relação a celebrações religiosas, a DGS ainda vai criar um leque de regras para as mesmas.

Nos transportes públicos haverá o uso obrigatório de máscaras, uma lotação máxima de dois terços e a obrigatoriedade da higienização e limpeza dos transportes. No que toca ao trabalho, haverá a continuação do teletrabalho em todas as funções em que se justique tal. A partir do dia 1 de junho, começará a haver teletrabalho parcial, com horários desfasados.

Nos serviços públicos, haverá atendimento em balcões desconcentrados e com marcação prévia. As lojas do Cidadão só deverão abrir a um de junho.

Em termos de comércio e restauração, poderão reabrir a partir de 4 de maio lojas até 200 metros quadrados, tal como livrarias e comércio automóvel. Cabeleiros, manicures e barbearias vão reabrir mas com marcações prévias. A partir de 18 de maio, poderão reabrir as lojas até 400 metros quadrados. Os restaurantes, cafés e pastelarias poderão ter um lotação até 50%. A partir de 1 de junho, serão reabertos espaços comerciais superiores a 400 metros quadrados e as lojas inseridas em centros comerciais.

No que toca a escolas, os 11.º 12.º anos começarão a ter aulas presenciais, sendo que a partir de 1 de junho poderão reabrir creches, ATL's e o pré-escolar. Na cultura, bibliotecas e arquivos vão reabrir a partir de 4 de maio, a partir de dia 18, serão os museus, monumentos, palácios, galerias de arte e salas de exposções a reabrir. No dia 1 de junho, cinemas, teatros e salas de espetáculos vão poder regressar ao negócio.

Em relação ao desporto, a partir de segunda-feira poderão ser retomadas desportos individuais (sem a utilização de balneários) a no fim do mês poderá ser retomada a I Liga de futebol e a Taça de Portugal.

17h14 - Número de casos e óbitos em Itália descem

A Itália registou esta quinta-feira mais 285 mortes, em contraste com as 323 notificadas ontem. O total de vítimas mortais no país devido à covid-19 é agora 27.967, perto das 28 mil mortes.

Em termos de infeções, a Itália anunciou que foram registados mais 1872 casos confirmados, menos que os 2086 registados na quarta-feira.O total de casos confirmados no país transalpino subiu para os 205.463, o segundo número mais alto de infeções, depois dos Estados Unidos.

O número de pessoas registadas como tendo a doença desceu de 104.657 para 101.551, e encontram nos cuidados intensivos 1694 pessoas (1795 ontem). O número de pessoas recuperadas subiu consideravelmente, de 71 mil pessoas para perto de 76 mil. Mais de um milhão e 300 mil pessoas já foram testadas.

17h07 - Reino Unido regista mais 674 mortes

O primeiro-ministro britânico anunciou esta quinta-feira que foram registadas mais 674 vítimas mortais, aumentando o total de mortes para as 26771. Numa declaração ao país, Boris Johnson anunciou que o Reino Unido já passou o pico da doença.

17h05 - Turquia com crescimento reduzido no número de mortes

O ministro da Saúde da Turquia anunciou esta quinta-feira que foram registados mais 93 óbitos no país, de ontem para hoje. São agora 3.174 vítimas mortais. No que diz respeito a casos confirmados, os mesmos subiram em 2.615 casos. , sendo que o total é agora de 120 mil casos, o maior número fora da Europa ocidental e dos Estados Unidos.

Mais de 48 mil pessoas recuperaram e cerca de 42 mil pessoas foram testadas nas últimas 24 horas.

16h54 - Governo da Madeira atento ao evoluir do desconfinamento

A Madeira entra a partir de domingo à noite em situação de calamidade, por um período de 15 dias. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, promete que as autoridades vão continuar atentas e ativas para minimizar os riscos.

O uso de máscara vai passar a ser obrigatório na Madeira, em todos os espaços comerciais, para clientes e funcionários. Os trabalhadores devem medir a temperatura duas vezes por dia e manter o distanciamento social.

16h41 - "A nossa epidemia está francamente a descer"

De acordo com Graça Freitas, "semana a semana" a DGS vai avaliar as "medidas de desconfinamento, o comportamento da população e os impactos da alteração social e económica nos indicadores da saúde".

"A epidemia não está a crescer. Apesar de ter altos e baixos, tem uma tendência decrescente. A curva é descendente", frisou Graça Freitas.

16h37 - Governo considera maio um mês "determinante"

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales adiantou que o mês de maio "é determinante" na luta contra a doença provocada pelo novo coronavírus.

"Com o desconfinamento progressivo temos responsabilidades acrescidas de seguir ainda de forma mais premente as orientações da Direção-Geral da Saúde", alertou.

16h32 - Número de novos casos com subida acentuada nas últimas 24 horas

Portugal regista 989 mortos associados à covid-19, mais 16 do que na quarta-feira, e 25.045 infetados (mais 540), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção Geral da Saúde.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (25.045), os dados da DGS revelam que há mais 540 casos do que na quarta-feira, representando uma subida de 2,2%.

16h26 - Portugal regista 16 mortos nas últimas 24 horas

Portugal regista 989 mortos associados à covid-19, mais 16 do que na quarta-feira, e 25.045 infetados (mais 540), indica o boletim epidemiológico divulgado esta tarde pela Direção-Geral da Saúde.

O jornalista da Antena 1 João Torgal atualiza os númerosdivulgados pela Direção-Geral da Saúde.

16h24 - Comércio e prestação de serviços reabrem na Madeira

O comércio em geral e a prestação de serviços ao público na Madeira vão ser retomados a partir das 00h00 da próxima segunda-feira, anunciou o executivo regional, reconhecendo que se trata de uma "decisão de risco".

15h50 - BCE prevê recuo do PIB da zona euro de 5 a 12% em 2020

O Banco Central Europeu (BCE) prevê que a economia da zona euro possa recuar entre "5 e 12%" este ano, reflexo da "grande incerteza" quanto ao impacto económico da pandemia de covid-19, afirmou hoje Christine Lagarde.

Após a reunião de política monetária realizada hoje, a presidente do BCE afirmou, numa videoconferência de imprensa, que a economia da zona euro enfrenta "uma contração com uma magnitude e velocidade sem precedentes em tempos de paz".

A esta violenta recessão deve seguir-se uma recuperação, se as medidas de confinamento adotadas para travar a pandemia forem progressivamente levantadas, mas há ainda bastantes incertezas, acrescentou Lagarde.

15h48 - Mais três casos positivos na Praia

Cabo Verde registou hoje mais três casos positivos do novo coronavírus na capital, Praia, aumentando o total acumulado para 116, informou o Ministério da Saúde e da Segurança Social.

Em comunicado, assinado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o Ministério informou que o Laboratório de Virologia realizou 93 testes de covid-19 na quarta-feira, tendo três deles dado resultado positivo, e todos na cidade da Praia.

Com estes novos três casos, a Praia, onde a transmissão já é comunitária, passa a registar 60 casos positivos, e toda a ilha de Santiago um total de 63.

O Ministério da Saúde referiu que "a situação clínica dos casos confirmados continua estável" e reforçou o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação da doença.

Cabo Verde passa assim a somar 116 casos acumulados de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (63), Boa Vista (52) e São Vicente (1).

15h05 - Casos positivos em Itália “são 10 ou 20 vezes mais”

Os casos positivos do novo coronavírus, que segundo os dados oficiais superam os 200.000, “são 10 ou 20 vezes superiores”, indica hoje um estudo de especialistas epidemiológicos segundo o qual o Governo de Roma tem baseado a atuação sanitária.

“Atualmente, entre 3% a 4% da população pode estar infetada, o que equivale a dizer quatro milhões de pessoas, pelo que o número de casos positivos capazes de transmitir a infeção devem multiplicar-se por 10 ou 20. Estamos a falar de números muito maiores”, explicou Stefano Merler, da Fundação Bruno Kessler.

O estudo da fundação foi elaborado em conjunto com o Instituto Superior de Saúde (ISS) italiano, documento que vai servir de base para o Governo italiano começar a abrandar as restrições, de forma faseada, a partir de 04 de maio.

Segundo Merler, que falava na conferência de imprensa semanal que se realizou no ISS, as pessoas infetadas com a covid-19 mas assintomáticas podem atingir valores entre os 4% e os 7% da população.

15h03 - Traficantes usam entregas ao domicílio para transportar drogas

A Interpol lançou hoje um alerta sobre um novo procedimento dos traficantes que consiste em usar serviços de entrega de pizza e outros alimentos para transportar drogas ou armas nos países sujeitos a confinamento.

Segundo esta organização da cooperação policial internacional, a polícia espanhola prendeu, no início de abril, em Alicante e Valência, sete pessoas vestidas de entregadores que, em vez de levarem pizzas a casa, transportavam cocaína e canábis de bicicleta, mota ou carro.

Algumas drogas foram escondidas em mochilas falsas semelhantes às usadas para fazer as entrega ao domicílio, disse a Interpol, que alertou os 194 Estados-membros para este novo tipo de operação.

Os mesmos procedimentos foram identificados pela polícia na Irlanda, Malásia, Espanha e Reino Unido, onde falsos distribuidores de comida transportavam cocaína, canábis, cetamina e ecstasy.

15h00 - Câmara, empresas e privados facultam computadores a alunos de Vila Real

A Câmara de Vila Real, empresas e doadores privados estão a facultar computadores a alunos sem estas ferramentas e, em simultâneo, o município disponibiliza espaços com Internet em escolas para garantir o ensino à distância.

“Temos pedido a solidariedade das empresas e de particulares e estamos convencidos que, até ao final da próxima semana, teremos mais 100 a 120 equipamentos para distribuir”, afirmou o presidente da autarquia Rui Santos.

Estes equipamentos informáticos doados juntam-se aos cerca de 200 computadores e ‘tablets’ entregues pela câmara aos agrupamentos e escolas, no âmbito do Plano Integrado de .Promoção do Sucesso Escolar.

14h55 - Governo da Madeira declara situação de calamidade na região a partir de domingo

O Conselho do Governo da Madeira declarou hoje a situação de calamidade no arquipélago, com efeitos a partir das 00:00 de domingo e por um período de 15 dias, no âmbito da pandemia da covid-19.

Em comunicado, o executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP, informa que foi ainda determinado o “confinamento, se necessário compulsivamente, por um período de 14 dias, de todas as pessoas e respetivas bagagens que desembarquem nos aeroportos e portos da Madeira e Porto Santo”.

Não são abrangidos os “doentes em tratamento e as pessoas que desembarquem nos portos por razões profissionais", em termos definidos através de despacho.

14h50 - Plataforma elevatória vai permitir `visitas` a utentes na Misericórdia da Figueira da Foz

A Misericórdia da Figueira da Foz vai disponibilizar uma grua com plataforma elevatória, para que os familiares dos seus utentes possam falar com os idosos junto às varandas dos lares, disse hoje fonte da instituição.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim de Sousa, provedor da Misericórdia - Obra da Figueira (MOF), revelou que a medida será posta em prática a partir de terça-feira e que se inspirou numa iniciativa de uma empresa de Bruxelas, "que, ao ficar sem trabalho, passou a prestar esse serviço pago às famílias".

"Aqui, é gratuito, mas por marcação prévia. A grua foi-nos cedida também gratuitamente por uma empresa, não é alugada", explicou Joaquim de Sousa.

A partir de terça-feira, durante as manhãs, entre as 10:00 e as 11:30, a grua estará localizada no largo exterior, em frente ao edifício principal da instituição, onde funciona o lar de Santo António. A plataforma elevatória, que comporta o máximo de duas pessoas de cada vez, sobe à altura do primeiro andar "e fica a dois metros da varanda", observando assim uma "distância de segurança" no contacto entre familiares e idosos.

De tarde, entre as 15:00 e as 16:30, a plataforma elevatória muda-se para o interior das instalações da MOF, em frente ao lar Silva Soares, repetindo-se o procedimento junto às varandas dos primeiro e segundo andares do edifício.

"Os utentes vão poder falar diretamente e presencialmente com os familiares a dois metros de distância", reafirmou Joaquim de Sousa, frisando que a medida visa "repor o contacto possível" entre idosos e famílias, já que as visitas foram suspensas há cerca de um mês e meio, desde meados de março, devido ao novo coronavírus.

14h45 - República Checa sem registo de mortes na 4.ª feira lança sistema preventivo

As autoridades de saúde da República Checa anunciaram hoje que não houve mortes relacionadas com o novo coronavírus na quarta-feira e acrescentaram que vão lançar um novo sistema preventivo para combater a pandemia no país.

As autoridades de saúde checas salientaram que se trata do segundo dia este mês, desde 15 de abril, a não haver mortes relacionadas com a doença provocada pelo novo coronavírus.

Até agora, 227 pessoas morreram na República Checa, segundo dados do Ministério da Saúde hoje divulgados, e houve 7.563 casos confirmados da doença.

Desde o dia 13 de abril, o número de casos diários confirmados da covid-19 ficaram abaixo de 100 e menos de 10 mortes.

14h37 - Universidade de Oxford junta-se a biofarmacêutica para desenvolver vacina

A Universidade de Oxford anunciou hoje que vai juntar-se a uma empresa biofarmacêutica para desenvolver uma vacina para a covid-19 que está a ser testada naquela instituição.

A farmacêutica britânica AstraZeneca deverá ajudar nos testes, fabrico em larga escala e distribuição da vacina, caso venha a ter sucesso.

Atualmente, a vacina criada pelo Instituto Jenner, associado à secular universidade, está já a ser testada em seres humanos. Oxford recebeu do governo britânico 20 milhões de libras para estudar potenciais vacinas e para financiar os testes.

Nos termos da parceria, se a vacina for adotada, a AstraZeneca irá trabalhar com os seus parceiros internacionais para a distribuir, concentrando-se especialmente em torná-la acessível em países com baixos e médios rendimentos.

14h25 - Medidas de desconfinamento não significam relançamento da economia

O secretário de Estado da Economia, João Neves, avisou que aquilo que o Governo vai apresentar hoje não é um plano de relançamento da Economia, mas antes um conjunto de medidas para “de forma ponderada” serem reabertas algumas atividades.

“Estamos a tentar fazer a passagem da emergência para a urgência”, disse o governante, que falava hoje num fórum de discussão online sobre o “desconfinamento” promovido pelo Portugal XXI.

“Vamos anunciar um conjunto de medidas para os próximos dois meses de reabertura daquilo que são um conjunto de atividades, de forma ponderada, de forma a termos condições de assegurar uma recuperação da nossa atividade económica”, disse o governante, referindo que é necessário cautela e “não dar um passo mais à frente do que é possível”.

Durante a sua intervenção, o secretário de Estado colocou sempre a tónica na “prudência” da próxima fase da crise provocada pela pandemia de covid-19.

14h10 - Hotéis de Lisboa que recebem profissionais de saúde isentos de tarifas de saneamento

Os hotéis e unidades equiparadas de Lisboa que alojem gratuitamente profissionais de saúde devido à pandemia de covid-19 vão ficar isentos de tarifas de saneamento e de resíduos urbanos, segundo uma proposta hoje aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

A proposta, que era subscrita pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e responsável pelo pelouro das Finanças, João Paulo Saraiva, foi aprovada na reunião privada do executivo realizada hoje de manhã.

A isenção de tarifas de saneamento e gestão de resíduos urbanos "às unidades hoteleiras e equiparadas que alojem profissionais de saúde, a título gratuito, no âmbito da emergência de saúde pública" decorrente do surto do novo coronavírus terá início em 01 de abril e "enquanto durar a situação de pandemia causada pelo covid-19".

No texto da proposta é recordado que, com o objetivo de mitigação dos efeitos da crise provocada pela covid-19, foi criada, pelo Turismo de Portugal em conjunto com associações do setor da hotelaria, nomeadamente a Associação de Hotelaria de Portugal -- AHP, uma plataforma para disponibilizar alojamento gratuito aos profissionais de saúde que "não possam ou queiram regressar a casa por receio de contágio à família, sendo, em consequência, alojados temporariamente e a título gratuito em unidades hoteleiras" que colaboram com a iniciativa.

14h05 - Utilização da máscara de proteção espalha-se pelo mundo

A utilização de máscara facial para proteger as pessoas do contágio de covid-19 já foi descrita como inútil, mas está a espalhar-se pelo mundo à medida que os países se preparam para acabar com os confinamentos.

Atualmente mais de 50 países exigem que os seus cidadãos cubram o rosto quando saem de casa, especialmente nos transportes públicos e nas lojas.

14h00 - Cerca sanitária em Câmara de Lobos levantada domingo

A cerca sanitária na freguesia de Câmara de Lobos deverá ser levantada às 00h00 de domingo, caso não surjam novos doentes com covid-19, anunciou hoje o presidente do Governo Regional da Madeira.

"Sem novos casos positivos, a situação de exceção [na freguesia de Câmara de Lobos] será levantada a partir das 00h00 do dia 03 de maio", declarou Miguel Albuquerque, em videoconferência, no Funchal, destinada a divulgar o calendário do desconfinamento e a reabertura "gradual" de algumas atividades económicas na região.

Devido ao surgimento de uma cadeia de transmissão da covid-19 num dos bairros sociais de Câmara de Lobos, o da Nova Cidade, alegadamente na sequência de um convívio familiar na altura da Páscoa, o executivo madeirense decretou em 19 de abril uma cerca sanitária para esta freguesia, por um período de 15 dias, a única adotada no arquipélago.

A situação levou ao confinamento de 22 pessoas desta cadeia numa unidade hoteleira na zona do Cabo Girão, foram identificados mais de 200 contactos e foram realizados "mais de 500 testes na última semana", referiu o presidente do Governo da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP.

Miguel Albuquerque agradeceu o comportamento da "população, autoridades e autarquias de Câmara de Lobos", destacando que cumpriram as "medidas de contenção para evitar a propagação da pandemia".

13h55 - Espanhóis podem sair de casa a partir de sábado por faixas horárias

O governo espanhol anunciou hoje que, depois de confinados em casa há sete semanas, os cidadãos vão poder sair para passear e fazer desporto, a partir de sábado, 02 de maio, distribuídos por "faixas horárias".

Segundo fonte do executivo espanhol, o comitê técnico presidido pelo primeiro-ministro, Pedro Sanchez, "estabeleceu, na sua reunião desta manhã e de acordo com os dados que mostram a boa evolução da pandemia na Espanha, as faixas horárias pelas quais se organiza a saída da população serão organizadas a partir do próximo sábado.

O ministro da Saúde, Salvador Illa, vai explicar esta tarde, numa conferência de imprensa, "o alcance e os detalhes" da medida de alívio para a população dentro do confinamento previsto no âmbito do estado de emergência em vigor desde 15 de março.

Tinha sido o próprio Pedro Sánchez que anunciou no sábado passado que, a partir de 02 de maio, os cidadãos seriam autorizados a sair para passear ou fazer desporto individualmente, sem dar mais detalhes.

13h50 - Alemanha admite que número de mortes seja superior ao notificado

O diretor do Instituto Robert Koch, entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças na Alemanha, admitiu hoje que o verdadeiro número de mortes associadas à covid-19 no país seja mais elevado que o que tem sido notificado.

Lothar Wieler disse à imprensa que a mortalidade em dois dos 16 estados federados - Berlim e Hesse – é mais alta que a média habitual nesta altura do ano.

Noutros países, esta chamada mortalidade em excesso tem sido superior à mortalidade por covid-19, o que sugere que algumas mortes provocadas pela pandemia não estão a ser reportadas como tal, embora não seja claro se elas resultam da infeção pelo novo coronavírus ou outras razões, como a sobrecarga dos sistemas de saúde.

Lothar Wieler disse que o Instituto “está a trabalhar partindo do princípio de que morreram mais pessoas [de covid-19] do que o que tem sido oficialmente notificado”.

O responsável acrescentou que uma ampla série de complicações agora associadas à doença podem explicar algumas mortes.

Na mesma conferência de imprensa, e numa altura em que a Alemanha começou a levantar algumas das restrições impostas para conter a propagação do vírus, Lothar Wieler advertiu contra qualquer aposta na “imunidade de grupo”, que considerou uma “ideia ingénua”.

Wieler frisou que a doença pode provocar quadros clínicos graves e sequelas, pelo que ninguém se deve expor ao vírus, sob pena de poder haver centenas de milhares de mortos.

A imunidade coletiva, que se atinge quando 60% a 70% da população teve contacto com o vírus, não pode ser um objetivo, sublinhou, porque, como já se viu noutros países, “não funciona”.

Por outro lado, disse, a comunidade científica ainda não sabe quão consistente é a imunidade desenvolvida pelas pessoas que superaram a infeção.

13h30 – Campanha para ensinar uso correto das máscaras

Sobre a recomendação do uso de máscara em locais fechados e transportes públicos, Graça Freitas garantiu que foi uma decisão tomada de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

A diretora-geral da Saúde explicou que estas máscaras comunitárias são uma nova classe de máscaras e apelou a que a população utilize apenas aquelas que forem certificadas.

Graça Freitas anunciou de seguida que haverá uma campanha nacional sobre o uso correto de máscaras.

13h26 - Atividade assistencial mostra redução transversal em relação ao ano passado

Houve menos 8,2% nas consultas nas unidades de cuidados primários, consultas de enfermagem de menos 15%. Nos hospitais, houve menos 13,4% de consultas médicas e menos 11,9% de meios complementares de diagnóstico, os exames.

Aumentaram as consultas médicas não presenciais por telefone (+36,8%), bem como as cirurgias muito prioritárias (+5%).

O secretário de Estado diz que está a ser montada uma estratégia de recuperação desta assistência, com a devida prioridade a determinados casos.

13h22 –Situação semelhante à síndrome inflamatória rara em crianças observada em Portugal

Depois de ter referido na quarta-feira que Portugal não registava nenhum caso da síndrome respiratóri grave que está a ser observada em algumas crianças noutros países, Graça Freitas diz agora que “há uma situação que configura um quadro clínico semelhante àqueles que têm sido descritos”. "O que é absolutamente normal", sublinha.

Sem adiantar muitos detalhes, a diretora-geral da Saúde afirma que este caso “ainda carece de uma melhor caracterização”.

13h20 – “Precisamos de não baixar a guarda”

Sobre o desconfinamento, Graça Freitas considera que a “primeira coisa que temos de fazer é monitorizar, medir a epidemia, e para medir a epidemia precisamos de não baixar a guarda em nada, precisamos de continuar a fazer o que fazíamos no início”.

13h15 – Vai ser publicada uma norma para a abertura das creches

Durante a conferência, Graça Freitas revelou ainda que está a ser preparada “uma norma especificamente para cuidados a ter com as crianças”.

“Será publicada essa norma quando as creches forem abertas”, revelou.

13h12 – “A nossa epidemia está em curva descendente”

“Todos os dias há novos casos, é um facto, nós estamos ainda em epidemia, mas a tendência é decrescente”, garantiu Graça Freitas.

Relativamente ao R, a diretora-geral de Saúde explicou que “está sempre a ser calculado porque à medida que temos menos casos, a tendência é que ele também diminua”, acrescentando que estão ainda à espera do novo cálculo.

“O R é um dos fatores que temos de ter em consideração, mas nunca pode ser o único”, sublinhou Graça Freitas. “Temos de estudar um conjunto de fatores”.

A diretora-geral de Saúde disse ainda que “tem de haver um equilíbrio entre a dinâmica da epidemia e a dinâmica do desconfinamento”. “É deste equilíbrio que vamos ter de viver nos próximos dias para que a epidemia se mantenha em níveis estáveis”, concluiu.

13h11 – Máscaras para profissionais com “número confortável”

O secretário de Estado revela que foi feita uma encomenda de 12 milhões e 383 mil máscaras FFP2, tendo já sido entregues cinco milhões de máscaras, dizendo ser um “número confortável” de equipamentos.

13h10 - Medicamento Remdisivir em análise

O secretário de Estado diz que este medicamento (criado inicialmente para doentes com ébola) está a ser analisado, tal como outros medicamentos, para o tratamento de doentes com Covid-19, mas diz que ainda não há nenhuma decisão, porque não há ainda evidência científica muito clara.

13h07 – “Vamos ter de estar muito atentos às características das máscaras”

Graça Freitas começou por sublinhar que o “o desconfinamento não nos isenta de continuar a seguir medidas de prevenção e controlo da infeção”.

A diretora-geral da Saúde, reforçando as declarações do secretário de Estado da Saúde sublinhou que “vamos ter de estar muito atentos às características das máscaras comunitárias, porque algumas são de uso único e outras terão reutilização”.

“Quem comprar uma máscara comunitária, tem que ver na etiqueta se é uma máscara de uso único ou reutilizável”, asseverou Graça Freitas.

13h06 – Maio é “determinante”

O secretário de Estado relembra que abril foi um mês importante no controlo da pandemia, mas maio será “determinante” dadas as medidas de desconfinamento progressivo. “Temos uma responsabilidade acrescida”, avisa António Lacerda Sales.

Chama a atenção que há informação disponível nos sites das autoridades sobre o comportamento que devemos adotar e sobre o uso de máscaras, que não têm eficácia se forem mal usadas, sem higienização das mãos.

“O levantamento do estado de emergência obriga-nos a estar ainda mais alerta”, reitera.

Já foram emitidos 202 certificados para produção nacional de material de proteção, revelou o governante. 71 desses para a produção de máscaras. São, no total, 60 empresas a trabalhar neste sentido.

13h04 - Taxa de letalidade global é 3,9%

A taxa de letalidade de pessoas com mais de 70 anos é de 14,1%.

Nesta semana, foram feitos uma média de 13.700 testes por dia.
O stock nacional de testes é de um milhões e 328 mil foram distribuídos pelas ARS’s.

13h01 - Portugal com 25.045 casos de infeção e 989 mortos

Segundo o boletim epidemiológico da DGS, nas últimas 24 horas foram registados mais 540 casos de infeção por Covid-19. O número de vítimas mortais também aumentou, com mais 16 vítimas mortais.

O número de recuperados é agora de 1.519, mais 49 do que na véspera.

Há ainda 3.794 casos que aguardam resultado laboratorial.

Estão internados 968 doentes, dos quais 172 em Unidades de Cuidados Intensivos. São menos 12 internados e mais três em UCI.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (566), seguida da região Centro (198), de Lisboa e Vale do Tejo (199), do Algarve (13), dos Açores (12) e do Alentejo que regista um caso, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de quarta-feira.

12h50 - Mais de 227 mil mortos e quase 3,2 milhões de infetados em todo mundo

A pandemia de Covid-19 já matou 227.482 pessoas e infetou mais de três milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan, segundo um balanço da AFP às 11h00.

De acordo com os dados da agência de notícias francesa, a partir de dados oficiais, foram registados 227.482 mortos e mais de 3.180.800 infetados em 193 países.

Pelo menos 908.500 foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram o primeiro morto ligado ao novo coronavírus no final de fevereiro, lideram em número de mortos e casos, com 60.999 e 1.040.488, respetivamente.

Pelo menos 124.023 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades de saúde nos Estados Unidos.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são Itália com 27.682 mortos para 203.591 casos, Reino Unido com 26.097 mortos (165.221 casos), Espanha com 24.543 mortos (213.435 casos) e França com 24.087 óbitos (168.935 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de dezembro, contabilizou 82.862 casos (quatro novos entre quarta-feira e hoje), incluindo 4.633 mortes (nenhuma nova) e 77.610 curados.

Na quarta-feira, as Maldivas anunciaram a primeira morte relacionada com o vírus no seu território.

Até às 11h00 de hoje, a Europa totalizou 136.085 mortos para 1.456.222 casos, Estados Unidos e Canadá 64.053 mortos (1.091.719 casos), América Latina e Caraíbas 10.425 mortos (200.205 casos), Ásia 8.532 mortos (219.064 casos), Médio Oriente 6.680 mortos (168.820 casos), África 1.590 mortos (36.703 casos) e Oceânia 117 mortos (8.071 casos).

12h10 - Europa ocidental em planalto enquanto situação se agrava no leste

A pandemia de Covid-19 está a estabilizar na Europa Ocidental, mas a leste a curva epidémica agudiza-se, afirmou hoje o diretor regional da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A partir de Copenhaga, Hans Kluge afirmou que nos países europeus mais atingidos – Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e França – há indícios de se ter atingido um planalto na curva, com redução ou estabilização do número de novos casos diários.

No entanto, em países do leste europeu como a Federação Russa, Bielorrússia, Cazaquistão e Ucrânia, os casos cumulativos subiram “15 por cento nos últimos sete dias”.

Em toda a região, há agora 1.408.266 casos confirmados de Covid-19 e as mortes atingiram 129.344, representando 46% dos casos e 63% das mortes a nível global.

Dos 44 países sob a égide do departamento europeu da OMS, 21 começaram a aligeirar as medidas de confinamento social e restrição de movimentos das populações, enquanto 11 – incluindo Portugal – vão fazê-lo nos próximos dias.

“Este vírus não perdoa. Temos que continuar vigilantes, perseverar e ser pacientes, prontos a reaplicar estas medidas se for necessário”, defendeu.

Hans Kluge recomendou aos governos europeus que retomem serviços médicos entretanto suspensos de forma “rápida e segura assim que a transmissão comunitária [do novo coronavírus) estiver controlada”.

Apelou ainda para que se garanta a vacinação das crianças, “uma das ferramentas de saúde mais eficazes” que existem.

Indicou que na Europa há um ressurgimento de doenças evitáveis com vacinas, como o sarampo, de que se registaram seis mil casos só este ano.

“Não podemos permitir que esta situação piore e que a Covid-19 seja amplificada por negligência” em outras áreas dos cuidados de saúde, salientou.

12h05 - Prolongada até final de 2020 isenção de imposto de álcool para fins terapêuticos

O regime excecional de produção de álcool destinada a fins industriais, terapêuticos e sanitários, que o Governo no início deste mês isentou de imposto durante o estado de emergência, foi prolongado até 31 de dezembro, segundo portaria hoje publicada.

“As necessidades de produção e fornecimento de álcool, designadamente álcool gel e outros antisséticos, que motivaram a adoção destas medidas, persistem mesmo após o fim do estado de emergência”, explica o Governo na portaria hoje publicada em Diário da República, e que entra em vigor no domingo.

Além da isenção fiscal, são também prorrogados todos os procedimentos excecionais de produção, armazenagem e comercialização de álcool destinado a fins industriais, terapêuticos e sanitários e que, em 7 de abril, quando foram criados por portaria, visaram assegurar a disponibilização de álcool gel e outros antisséticos durante a pandemia da Covid-19.

12h00 - Mulher de 76 anos infetada detida na rua pela PSP de Ovar

Uma mulher de 76 anos infetada com o novo coronavírus foi detida pela PSP de Ovar pelo crime de desobediência, revelou hoje o comando distrital de Aveiro dessa polícia, que a encontrou a circular na rua sem máscara.

A detenção deu-se na quarta-feira, na sequência de várias ações de fiscalização destinadas a verificar se os cidadãos diagnosticados com Covid-19 estão efetivamente a cumprir o confinamento domiciliário a que estão obrigados por lei, para evitarem o contágio de terceiros.

Foi assim que a PSP constatou que a septuagenária estava a "violar a ordem de confinamento obrigatório emanada por autoridade sanitária", encontrando-se "a circular na via pública e sem qualquer meio de proteção individual, nomeadamente máscara e luvas".

11h48 - Bélgica regista 660 novos casos e 111 mortes

A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 660 novos casos confirmados de Covid-19 e 111 mortes, segundo dados oficiais hoje divulgados.

De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, nas últimas 24 horas foram registados 660 novos casos positivos de contaminação com o novo coronavírus (face aos 525 de quarta-feira), para um total de 48 519.

Nas últimas 24 horas houve 111 mortes, um recuo face às 170 divulgadas na véspera, totalizando a Bélgica 7.594 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia no país.

Nas últimas 24 horas foram hospitalizadas 178 pessoas (174 na quarta-feira), num total de 15.239, e 293 tiveram alta (340 na véspera), o que perfaz 11.576 desde 15 de março.

11h40 - Veterano britânico promovido a Coronel honorário do exército britânico

Foi condecorado, no dia em que fez 100 anos, o veterano da II Guerra Mundial que conseguiu 33 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. Tom Moore foi promovido a Coronel honorário.

O veterano foi o autor da iniciativa de angariação de verbas para o Serviço Nacional de Saúde. O objetivo inicial era conseguir pelo menos mil euros, mas quando a ideia que teve, de dar 100 voltas à casa onde vive, chegou à televisão e às redes sociais, a verba subiu para os 33 milhões.
O dinheiro vai servir para ajudar o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido a combater a pandemia.

11h31 - Taxa de desemprego na Alemanha sobe para 5,8% em abril

A taxa de desemprego na Alemanha subiu para 5,8% em abril, mais 0,9 décimas em termos homólogos, e 10,1 milhões de trabalhadores vão ficar sob o regime de jornada reduzida devido à paralisação económica, foi hoje aanunciado.

Devido à paralisação provocada pela contenção da pandemia da Covid-19, o número de desempregados na Alemanha aumentou em abril em relação a março em 373.000 pessoas e em 415.000 em relação ao mesmo mês de 2019, elevando o número total de desempregados registados para 2.644 milhões, segundo dados divulgados hoje pela agência federal de emprego alemã (BA).

Entre 26 de março e 26 de abril, 751.000 empresas solicitaram o regime de jornada reduzida para um total de 10,1 milhões de trabalhadores, segundo dados da agência.

A mesma agência sublinha que os 10,1 milhões de trabalhadpres podem ainda não estar todos com esta categoria, por poder haver ainda processos pendentes.

Contudo, a agência aponta para um máximo histórico, já que ao longo de 2009, 3,3 milhões de trabalhadores ficaram neste regime, na altura como conseqüência da crise financeira global.

11h23 - "O sistema de saúde, para voltar a funcionar, tem que ter cautelas"

Marta Temido, a ministra da Saúde, assume que o Serviço Nacional de Saúde, sozinho, não terá capacidade de dar resposta à elevada procura por parte dos utentes.

Declarações de Marta Temido em entrevista inserida num ciclo organizado pelo Partido Socialista.

Quanto à Covid-19, a ministra da Saúde não garante que o SNS esteja preparado para uma segunda vaga.
Marta Temido admitiu ainda que, se pudesse voltar atrás, teria tomado outra posição relativamente à recomendação do uso de máscara em Portugal.

Uma entrevista no ciclo organizado pelo Partido Socialista sob o título "Política com Palavra", que arrancou com António Costa e segue, esta semana, com a ministra da Saúde Marta Temido.

11h15 - PSP fiscaliza acesso de brasileiros ao Aeroporto Humberto Delgado

A PSP está desde a meia-noite a controlar o acesso de cidadãos brasileiros ao aeroporto Humberto Delgado. Por volta das 14h00 desta quinta-feira haverá um voo de repatriamento para o Brasil.
Só tem acesso ao aeroporto quem comprove que vai seguir nesse voo, ou trabalhe no aeroporto. Desde o fim de semana passado cerca de 30 cidadão brasileiros estão acampados junto ao terminal das partidas.

11h10 - Greta Thunberg vai doar 92 mil euros para combater pandemia

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg vai doar um prémio de cerca de 92.000 euros (100.000 dólares) que recebeu de uma organização não-governamental (ONG) dinamarquesa para ajudar a Unicef a combater a Covid-19, anunciou hoje a jovem.

Thunberg e a ONG Human Act, que dará uma quantia idêntica, lançaram uma campanha de arrecadação de fundos com o objetivo de lutar contra o coronavírus e apoiar o trabalho da agência das Nações Unidas para a infância de proteção das crianças relativamente ao impacto da pandemia.
“Tal como a crise climática, a pandemia é uma crise dos direitos da criança. Vai afetar todas as crianças, agora e no longo prazo, mas mais ainda os grupos vulneráveis. Peço a todos que se juntem para apoiar o trabalho vital da Unicef”, apelou a ativista sueco em comunicado divulgado pela Human Act.

11h00 - Pedidos de asilo na UE caíram para metade em março devido à pandemia

Os pedidos de asilo na União Europeia caíram para praticamente metade em março, mês em que a maioria dos Estados-membros encerraram as fronteiras para combater a pandemia da Covid-19, revelou hoje o Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo (EASO).

De acordo com os dados desta agência, em março foram introduzidos 34.737 pedidos de asilo na UE, o que representa uma quebra de 43% face ao mês anterior, notando a EASO que, imediatamente antes de a pandemia atingir a Europa, os números de requerimentos haviam sido muito elevados, designadamente 65.300 em janeiro e 61.100 em fevereiro, um aumento de 16% face ao período homólogo.

A EASO atribui esta queda nos pedidos de asilo que deram entrada na UE ao facto de o surto do novo coronavírus ter afetado, em diferentes graus, o funcionamento das autoridades responsáveis pelo asilo, tanto no que diz respeito às atividades dos próprios sistemas de asilo, como devido a restrições nas fronteiras.

“Assim, os números de março não são verdadeiramente indicativos das tendências migratórias relacionadas com o asilo para a UE, sendo antes o resultado das medidas de contenção da Covid-19”, sublinha a agência.

A EASO recorda que, em 16 de abril, a Comissão Europeia, com o seu contributo, apresentou orientações sobre a aplicação das regras da UE em matéria de asilo e de procedimentos de regresso, com recomendações aos Estados-Membros sobre as formas de assegurar a continuidade dos procedimentos de asilo no contexto da situação provocada pela covid-19.

A agência aponta que, antes de o surto da ovid-19 atingir a Europa em março, mais de um terço dos pedidos de asilo na UE eram de cidadãos de quatro países, designadamente Síria (14.441), Afeganistão (13.245), Colômbia (10.155) e Venezuela (10.098).

10h45 - Prossegue desinfeção de cerca de 200 escolas

Prosseguem as operações de desinfeção das escolas. Os trabalhos abrangem 200 escolas e envolvem militares do Exército e da Marinha.

No Algarve, numa primeira fase vai acontecer em 12 das 19 escolas que irão receber os alunos do 11º e 12º anos.

Uma equipa da Marinha irá, primeiro, fazer uma primeira avaliação, para definir o tipo de desinfeção "total ou localizada".

A Marinha orientará as técnicas de limpeza sobre as novas normas de higiene, para que as aulas presenciais do 11º e 12º anos possam ter início a 18 de maio.

A preocupação central do agrupamento escola Poeta António Aleixo, em Portimão, está na reorganização da escola de modo a estar tudo pronto no próximo dia 18 de maio.

10h36 - Rali de Portugal foi cancelado

A prova portuguesa já tinha sido adiada depois de estar inicialmente marcada para maio. O Automóvel Club de Portugal tentou todos os esforços para que a mesma tivesse lugar ainda este ano, no final de outubro.

Depois de avaliadas, em conjunto com os parceiros da prova, autarquias e patrocinadores, todas as condições sanitárias e de segurança que a etapa portuguesa do WRC exige, as mesmas não são compatíveis com a imprevisibilidade que se vive, além da incerteza da abertura das fronteiras e do espaço aéreo.

Assim, “o Automóvel Club de Portugal é forçado a cancelar a etapa nacional do Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2020”, lê-se num comunicado enviado às redações.

O ACP solicitou já o regresso do WRC a Portugal em maio de 2021.

10h30 - Iémen anuncia as duas primeiras mortes pela doença no país

O Iémen anunciou na quarta-feira à noite as suas duas primeiras mortes pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, e as organizações não-governamentais (ONG) temem o impacto da pandemia na população deste país devastado pela guerra.

Segundo o comité dedicado à Covid-19 do Ministério da Saúde iemenita, cinco novos casos de pessoas infetadas foram identificados na cidade de Aden (sul), registando no total seis casos em todo o país.

Entre essas pessoas infetadas, duas morreram, segundo o ministro da Saúde iemenita, Nasser Baoum, na noite de quarta-feira num canal de televisão local.

Os testes foram realizados duas vezes nos pacientes infetados, sempre com resultado positivo.

10h12 - Número de mortos em Espanha continua em queda

O número de mortes diárias por Covid-19 em Espanha voltou a diminuir. Nas últimas 24 horas morreram 268 pessoas - o número mais baixo nas últimas seis semanas- , uma diminuição em relação a quarta-feira em que o número foi de 325.

O número total de óbitos é agora de 24.543.

Há ainda 213.435 casos de infeção confirmados, mais 1.309 nas últimas 24 horas.

112.050 pessoas recuperaram da doença.

Espanha é o segundo país com mais mortos com a pandemia por cada milhão de habitantes (519 óbitos), depois da Bélgica (655) e antes da Itália (458), Reino Unido (384) e França (369), numa lista em que os Estados Unidos têm 186 e Portugal 95.

10h10 - Economia recua na zona euro e UE no 1.º trimestre

A economia da zona euro recuou no primeiro trimestre 3,3% face ao período homólogo e 3,8% na comparação com o anterior, a maior queda registada desde 1995, segundo uma estimativa do Eurostat.

Na União Europeia (UE), o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 2,7% face aos primeiros três meses de 2019 e 3,5% na comparação com último trimestre do ano passado, refere hoje o Eurostat, que destaca o início em março do confinamento devido à Covid-19.

10h05 - Indonésia com mais de 10 mil infetados

A Indonésia confirmou 347 novas infeções por Covid-19, elevando o número para 10.118. Já recuperaram da doença 1.552 pessoas.

Há ainda o registo de mais 10 novas vítimas mortais. Desde o início da pandemia de Covid-19 já morreram 792 pessoas no país do sudeste asiático.

Mais de 72.300 pessoas foram testadas.

9h50 - Número de mortos em África sobe para 1.589 em quase 37 mil casos

O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 1.589 nas últimas horas, com quase 37 mil casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de mortos subiu de 1.521 para 1.589, enquanto as infeções aumentaram de 34.915 para 36.847.

O número total de doentes recuperados subiu de 11.309 para 12.071.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença, com 1.035 mortos e 14.485 casos registados.

Na África Ocidental, há 228 mortos e 9.465 infeções.

A África Austral contabiliza 117 mortos, em 5.753 casos de covid-19.

A pandemia afeta 52 dos 55 países e territórios de África, com cinco países - África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos e Camarões - a concentrarem cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito regista 380 mortos e 5.268 infetados, a África do Sul conta 103 mortos e 5.350 doentes infetados, enquanto Marrocos totaliza 168 vítimas mortais e 4.321 casos e os Camarões contabilizam 61 mortos e 1.832 infetados.

O maior número de vítimas mortais regista-se na Argélia (444), em 3.848 doentes infetados.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o país com mais infeções, com 197 casos, incluindo o primeiro-ministro no poder e mais três membros do seu Governo, e regista uma morte.

Cabo Verde tem 113 casos, e uma morte, e Moçambique tem 76 casos declarados da doença.

Angola tem 27 casos confirmados de covid-19 e dois mortos e São Tomé e Príncipe regista 14 casos positivos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem 315 casos positivos de infeção e um morto, segundo o África CDC.

9h40 - Presidente da Eslovénia envia mensagem solidária a Portugal

O Presidente da Eslovénia enviou um vídeo, em português, ao homólogo Marcelo Rebelo de Sousa, manifestando solidariedade na luta contra o novo coronavírus e expressando admiração pela forma como o povo português tem reagido à pandemia.
Borut Pahor fez o mesmo para, pelo menos, mais quinze Presidentes de outros países.

9h25 - Singapura com mais 528 casos a maioria em migrantes

Singapura registou mais 528 novos casos de infeção por Covid-19, a grande maioria trabalhadores migrantes que estão alojados em dormitórios sem condições.

O país regista agora 15.641 infetados.

Cerca de 200 mil trabalhadores migrantes vivem em dormitórios em Singapura, onde as condições das instalações facilitam a propagação do novo coronavírus.

9h10 - Suécia admite pedir à União Europeia que investigue origem da pandemia

A Suécia admitiu hoje pedir à União Europeia que investigue a origem da pandemia do novo coronavírus, juntando-se a outros países, numa decisão que pode deteriorar ainda mais as relações entre Estocolmo e Pequim.

"Quando a crise global da Covid-19 estiver controlada, é razoável e importante que seja realizada uma investigação internacional independente para que se apure a origem e a disseminação do coronavírus", escreveu a ministra da Saúde da Suécia, Lena Hallengren, numa resposta ao parlamento sueco.

A posição de Hallengren surge alinhada com os Estados Unidos, Austrália e Alemanha, que exigiram a Pequim mais informação sobre a origem do vírus. O Governo chinês defendeu que foi sempre transparente e que a origem da doença devia ser deixada para cientistas e não politizada.

A ministra da saúde sueca considerou ser "importante que a forma como toda a comunidade internacional lidou com a pandemia de Covid-19, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), seja investigada".

"A Suécia tem o prazer de levantar esta questão no âmbito da cooperação dentro da UE", apontou.

9h00 - Rússia ultrapassa a barreira dos 100 mil casos e regista novo recorde diário

A Rússia registou mais 7.099 casos de infeção por Covid-19, um aumento diário recorde, elevando para 106.498 o número de infetados.

O número oficial de mortos também subiu para 1.073, depois de 101 pessoas terem morrido nas últimas 24 horas.

8h45- Casos diários na Alemanha continuam a aumentar

Nas últimas 24 horas, a Alemanha registou 1.478 novos casos de Covid-19, pelo quarto dia consecutivo o número de novas infeções continua a aumentar.

Desde o início da pandemia a Alemanha já registou mais de 160 mil casos, dos quais cerca de 75 por cento já recuperaram. O número de casos ativos é agora de 34.672.

O número de mortes aumentou 173 para 6.288.

O país começou a intensificar os testes, os laboratórios podem realizar mais de 860 mil testes por semana, o dobro da quantidade realizada nas semanas anteriores.


8h30 - Coreia do Sul sem casos de transmissão local

Pela primeira vez, desde 29 de fevereiro, a Coreia do Sul não registou nenhum caso de transmissão local de Covid-19.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças revelou que foram detetadas quatro novas infeções todas importadas.

O país conta com 10.765 casos de Covid-19 e 247 mortos.

Desde o início da pandemia, 9.059 doentes já recuperaram.

8h20 - Ucrânia com mais de dez mil infetados

O ministro da Saúde da Ucrânia revelou que o país conta com 10.406 casos confirmados e que 261 pessoas morreram vítimas de infeção por Covid-19.

A Ucrânia tem em vigor até 11 de maio várias medidas de confinamento. O Governo prevê que o pico da pandemia atinja o país no início do próximo mês.

8h10 - Sri Lanka impõe recolher obrigatório após ressurgimento de novos casos

O Governo do Sri Lanka vai impor hoje o recolher obrigatório pela segunda vez desde que o surto começou, após um recente ressurgimento de novos casos da Covid-19.

O Sri Lanka tem, no total, 630 infetados e sete mortos, desde o início do surto. Destes, 308 casos foram registados após 22 de abril.

Acredita-se que a nova vaga de casos tenha surgido num acampamento da marinha. As autoridades isolaram o campo e tomaram medidas para colocar em quarentena cerca de 4.000 soldados no país.

O novo recolher obrigatório será imposto a partir de hoje às 20h00 (15h30 em Lisboa).

O primeiro, tinha sido imposto no dia 20 de março, mas foi aliviado nos últimos dias em cerca de dois terços do país. O alívio permitia a circulação de pessoas em distritos onde a propagação do vírus havia sido baixa. A capital, Colombo, está entre os distritos considerados de alto risco.

8h00 - China regista quatro casos de infeção nas últimas 24 horas

A China registou quatro casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

Não há registo de mais vítimas mortais até às 23h59 de quarta-feira na China, segundo as autoridades chinesas.

O número de infetados ativos no país fixou-se em 619, depois de 32 pessoas terem tido alta, nas últimas 24 horas.

Desde o início da epidemia, a China registou, no total, 82.836 infetados e 4.633 mortos devido a Covid-19. Até ao momento, 77.610 pessoas tiveram alta.

7h54 - Cenário melhora em Timor-Leste

Timor-Leste registou esta quinta-feira um aumento significativo de recuperações da Covid-19, para 16.

Citado pela agência Lusa, Sérgio Lobo, porta-voz do Centro Integrado de Gestão de Crise, afirmou que, do total de 24 casos confirmados, o país tem agora apenas 12 ativos.

"Temos um aumento grande do número de casos recuperados, mais dez", assinalou Sérgio Lobo na conferência de imprensa diária de atualização da situação da Covid-19.Timor-Leste não regista qualquer novo caso positivo desde 24 de abril.

Quanto aos dois professores portugueses que se encontram em isolamento, após testes positivos, Lobo confirmou que tiveram já uma primeira nova análise com resultado negativo, estando à espera da confirmação do segundo resultado negativo para poderem ter alta.

"Os dois cidadãos portugueses tiveram o primeiro teste negativo", disse.

As autoridades timorenses realizaram já testes a 652 pessoas, das quais 435 registaram resultados negativos. Aguardam resultados 193.

Em quarentena, tanto em infraestruturas do Estado como em auto confinamento em casa, estão 374 pessoas, entre os quais 40 profissionais de saúde. Já completaram a quarentena 1775 pessoas.

7h33 - Bolsonaro debaixo de críticas

O Conselho Nacional de Saúde, órgão vinculado ao Ministério brasileiro da Saúde, classificou de "irresponsáveis, criminosas e genocidas" as ações do Presidente Jair Bolsonaro, face à pandemia da Covid-19.

Em carta aberta, o CNS, instância deliberativa do Sistema Único de Saúde do país, apelou ainda a que a população brasileira mantenha o isolamento social como medida preventiva contra a Covid-19, ao contrário do defendido por Jair Bolsonaro.


"Não bastasse as atitudes irresponsáveis, criminosas e genocidas, além da campanha de desinformação disseminada pelo Presidente da República, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, aplica uma política de austeridade fiscal danosa, que se encontra sob fogo cruzado nas principais economias do mundo, inclusive por aquelas que a defendiam como única alternativa há pouco tempo", acusou o órgão.

7h28 - Estados Unidos somam 2502 mortos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 2502 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da Covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

No total, 60.853 pessoas morreram em território norte-americano.

O número de infetados subiu para 1.038.451 com cerca de 120 mil pessoas a serem dadas como recuperadas.

Os Estados Unidos continuam a ser o país com registo de mais mortos e de casos confirmados.

Seguem-se Itália (27.682 mortos, mais de 203 mil casos), Reino Unido (26.097 mortos, mais de 162 mil casos), Espanha (24.275 mortos, cerca de 213 mil casos), França (24.087 mortos, cerca de 169 mil casos).

6h48 - Ponto de situação


O final do estado de emergência e a possível declaração de situação de calamidade são discutidos esta quinta-feira em reunião do Conselho de Ministros.

Entre outras medidas, vão ser discutidos quais os sectores comerciais que retomam a atividade dentro das normas de segurança.O primeiro-ministro apresentou ontem aos partidos o plano do Goveerno para a reabertura gradual do país, numa maratona de reuniões. António Costa avisa quee o Governo não hesitará em recuar se este processo correr mal.

Perante a possibilidade de um estado de calamidade, a resolução do Conselho de Ministros deverá estabelecer limites ou condicionamentos à circulação.

Está prevista a reabertura gradual das atividades económicas.

A 4 de maio, têm autorização para reabrir os estabelecimentos comerciais de até 200 metros quadrados, mas com lotação reduzida a metade.
A 18 de maio, poderão voltar a funcionar os espaços até 400 metros quadrados e os alunos dos 11.º e 12.º anos poderão voltar às aulas presenciais.

Para 1 de junho está prevista a reabertura do restante comércio, incluindo centros comerciais.

Entretanto, prossegue a operação de desinfeção das escolas. Os trabalhos abrangem 200 estabelecimentos e envolvem militares do Exército e da Marinha.

A primeira escola a ser desinfetada foi a Secundária da Amadora, que foi também a primeira a registar casos de infeção.
O quadro em Portugal
A epidemia continua a dar sinais de desaceleração em Portugal.

Segundo o último boletim epidemiológico, conhecido na quarta-feira, houve 183 casos confirmados num total de mais de 24.500 infetados.
Regista-se uma queda pronunciada em três dias. Foram registadas mais 25 mortes, num total de 973. Há mais 81 pessoas recuperadas, num total que se aproxima das 1500.

Em Portugal, até ao momento, morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infetadas.
O quadro internacional
À escala global, a pandemia da Covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Na Europa, o balanço de mortes no Reino Unido por Covid-19 disparou para mais de 26 mil, depois de o Governo ter incluído pela primeira vez os óbitos que ocorreram fora dos hospitais.

A revisão de dados adicionou quase 4500 mortes à contabilidade feita na véspera, só com vítimas mortais em internamento.
Já Espanha viu o número de mortes aumentar, mas registou mais de seis mil recuperações. O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, admitiu ter cometido erros ao longo do período de epidemia.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a Rússia registou mais de 100 óbitos em 24 horas. O total das mortes subiu para 972.

Um vídeo divulgado na net pelo diretor de um dos hospitais de Moscovo evidencia a lotação esgotada das camas de reanimação no estabelecimento.
O Presidente russo, Vladimir Putin, já cancelou o tradicional desfile militar da Vitória a 9 de maio na Praça Vermelha e prolongou o regime de quarentena até 12 de maio.

O Comité de Emergência da Organização Mundial da Saúde volta a reunir-se esta quinta-feira para avaliar a progressão da pandemia, decorridos quase três meses depois de ter aconselhado a declaração de emergência de saúde pública global.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, adiantou que a reunião, a realizar-se por teleconferência, tem por finalidade "avaliar a evolução da pandemia e analisar as recomendações atualizadas".

Esta é a terceira vez que o comité de emergência se reúne por causa do novo coronavírus. O último encontro teve lugar a 30 de janeiro.

O comité de emergência da OMS é formado por especialistas em saúde pública e outras áreas da rede internacional que assessora a organização.