Em direto
Portugal - Espanha. Final do Europeu de futsal

Penálti de Pavlidis dá vitória sobre Famalicão

Reportagem

Penálti de Pavlidis dá vitória sobre Famalicão

Um golo de Pavlidis, na conversão de uma grande penalidade, foi o suficiente para o Benfica vencer na receção ao Famalicão por 1-0, em jogo da 15.ª jornada da I Liga de futebol.

José Sena Goulão - EPA

Pavlidis, aos 34 minutos, fez o único golo do encontro, na conversão de uma grande penalidade, assumindo-se como o melhor marcador do campeonato, ao somar o 14.º tento da conta pessoal.

Com este resultado o Benfica encosta-se ao Sporting no segundo lugar, com 35 pontos e mais um jogo do que os 'leões', enquanto o Famalicão mantém sexto lugar, com 23.

 
No regresso dos argentinos Enzo Barrenechea e Prestianni e de Sudakov ao 'onze' inicial, e com as ausências de Leandro Barreiro e de Samuel Soares, que se lesionaram no triunfo (4-0) frente ao Moreirense, na última jornada, o Benfica viu, logo aos 11 minutos, o internacional ucraniano obrigar Carevic a uma defesa apertada, guarda-redes que viria a estar novamente em evidência, aos 25, ao defender o remate de Dahl.

O frio que se fazia sentir tornava o jogo lento, muito graças à boa estrutura defensiva do Famalicão.

O Benfica procurava por todos os meios furar a cortina defensiva dos forasteiros, até que, aos 30 minutos, na sequência de um livre cobrado por Sudakov, Otamendi tentou cabecear a bola e acabou por ser atingido com o cotovelo por Justin de Haas, que procurava antecipar-se ao campeão do mundo.

Após a intervenção do VAR, liderado pelo portuense Vasco Santos, o árbitro setubalense André Narciso apontou para marca de grande penalidade, convertida por Pavlidis, aos 34 minutos.

A ausência de alterações ao intervalo espelhava bem aquilo que os treinadores pretendiam para o jogo, em que a luta pelo controlo da posse de bola era superior às iniciativas atacantes dos intervenientes.

Não fosse a arrancada de Dedic, aos 51 minutos, com o remate ao lado da baliza do Famalicão, e a tentativa de igualdade de Zabiri, aos 57, nem se tinha dado pelo arranque da segunda parte. Pelo meio destas duas iniciativas, Tomás Araújo saiu lesionado e foi substituído por António Silva.

O Benfica mantinha o ascendente no jogo, o Famalicão nunca causou realmente calafrios aos comandados de José Mourinho, e Aursnes, aos 65, que recebeu a bola de Prestianni, na sequência de uma perda de bola de Gustavo Sá, viu aquele que seria o 2-0 negado por Carevic.

A entrada de Ivanovic e de Rodrigo Rêgo, para os lugares de Pavlidis e Sudakov, respetivamente, trouxeram um fogacho ilusório ao jogo, já que rapidamente se desvaneceu, mantendo-se o 1-0 até ao apito final.

c/Lusa

Estatísticas