Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Ruas de Benfica, em Lisboa, voltaram a encher-se ao sábado de manhã Mário Cruz - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a pandemia da Covid-19 no país e no mundo.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h00 - Pandemia já infetou mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia do novo coronavírus já infetou mais de quatro milhões de pessoas em todo o planeta. Uma barreira ultrapassada este sábado, de acordo com a página WORLMETERS na Internet. Uma página dedicada à Covid-19.

Os números mostram também que há quase milhão e meio de doentes que já recuperaram.

21h30 -  Presidente angolano declara estado de emergência por mais 15 dias

O Presidente da República de Angola declarou hoje um novo período de estado de emergência por mais 15 dias, avisando para os riscos de transmissão comunitária da covid-19 se forem afrouxadas as medidas até aqui impostas.

uma comunicação ao país divulgada pela televisão pública de Angola, João Lourenço reconheceu os efeitos negativos da situação para a vida das pessoas e das empresas, mas alertou para a necessidade de manter as medidas.

Desde o dia 21 de março, data em que foi conhecido o primeiro caso no país, "os angolanos tiveram de consentir enormes sacrifícios e ficar sujeitos a grandes restrições" nas suas vidas, efeitos que atingiram também as empresas, a indústria e o comércio, reconheceu o chefe do Estado.

Passados 45 dias do anúncio e com 43 casos positivos em Angola, números que, segundo João Lourenço, parecem refletir "uma tendência de contenção da progressão da pandemia", a doença continua a preocupar

"Se tivermos em conta que temos 16 casos de transmissão local (?) corremos sérios riscos de evoluirmos para transmissão comunitária se afrouxarmos agora as medidas até agora impostas pelo estado de emergência até aqui em vigor", sublinhou.

João Lourenço garantiu que o executivo vai continuar a disponibilizar recursos para equipar os centros de tratamento, construir hospitais de campanha, instalar mais laboratórios de testagem, aumentar disponibilidade de ventiladores e materiais de biossegurança e aumentar formação especifica de pessoal medico e paramédico que "todos os dias enfrentam o perigo de se expor perante aqueles cujas vidas estejam ameaçadas pelo vírus".

O presidente angolano deixou "votos de encorajamento e agradecimento" para "todos os heróis desta verdadeira guerra", incluindo os profissionais de saúde, forças de segurança, jornalistas, figuras públicas, igrejas e o "cidadão angolano que abdicou de uma vida normal pela defesa da vida de todos os outros seres humanos".

O chefe de Estado terminou a comunicação ao país, reiterando os apelos para ficar em casa, lavar as mãos, manter a distância social e usar mascara: "se fizermos isso ganhamos a guerra e mais cedo voltaremos à vida normal", salientou.

O estado de emergência, declarado após consulta ao Conselho da República e Assembleia Nacional, vai prolongar-se mais 15 dias a contar de 11 de maio.

Angola regista atualmente 43 casos positivos, com dois óbitos, 28 doentes ativos e 13 recuperados, não tendo identificado novos casos nas últimas 24 horas.

21h03 - França prolonga estado de emergência sanitária até 10 de julho

A Assembleia Nacional francesa aprovou hoje o prolongamento do estado de emergência sanitária até 10 de julho, depois de senadores e deputados terem chegado a um acordo sobre os pontos mais controversos do diploma.

A câmara alta, dominada pela oposição do partido de direita, já tinha dado luz verde ao projeto de lei que permite que o estado de emergência seja prolongado por mais dois meses para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Mais tarde, esse mesmo documento acabaria por ser aprovado pelo parlamento, maioritariamente do partido do presidente Emmanuel Macron, por 252 votos a favor - incluindo o partido do governo, os conservadores e outros partidos independentes – e 87 contra, essencialmente de socialistas e comunistas.

O senado já tinha manifestado esta semana o seu desacordo com as principais disposições, nomeadamente na responsabilidade criminal de funcionários públicos pelos contágios que podem ocorrer durante o desconfinamento, situação considerada pela oposição como um lavar de mãos.

As comissões que estudaram o projeto de lei concordaram hoje em modificar esse ponto, que agora passa a ter em conta as circunstâncias e ferramentas que os autarcas dispõem no momento de avançar para o desconfinamento.

Outro dos temas essenciais prendia-se com o recurso às novas tecnologias no rastreamento dos pacientes, vetado esta semana pelo senado. Agora, em vez de uma aplicação no telemóvel, será baseado nos arquivos médicos, que podem ser mantidos apenas três meses.

Este texto prevê ainda a possibilidade de colocar em quarentena os cidadãos que chegam de outros países, mas dependendo das circunstâncias.

Apesar deste entendimento, o presidente do senado, o conservador Gérard Larcher, confirmou hoje que vai recorrer ao Tribunal Constitucional para garantir que todas as medidas presentes no texto sejam “adaptadas às circunstâncias”.

Dada a crescente preocupação da oposição sobre as restrições das liberdades, que este projeto de lei prevê, o presidente Emmanuel Macron também considerou ser necessário que o Tribunal Constitucional faça o controlo da lei.

20h46 - Famílias mais vulneráveis economicamente são mais afetadas pela pandemia

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública revela dados preocupantes para as famílias com menos rendimentos. Uma em cada quatro pessoas de famílias que ganhavam 650 euros perdeu todo o rendimento.
"As desigualdades em saúde são algo muito conhecido e muito transversal a nível de pandemias", afirmou Carla Nunes, diretora da Escola Nacional de Saúde Pública em entrevista ao Telejornal.
Para a epidemiologista nesta pandemia a grande originalidade está na grandeza dos números.

As dificuldades no acesso aos medicamentos e aos bens alimentares é uma das diferenças entre as várias classes sociais.

"Temos de olhar para o perfil de quem está a adoecer", alerta.

20h20 - Morreram 450 idosos em lares

As autoridades de saúde estão agora a preparar as diretivas para retomar as visitas aos lares de terceira idade.


20h10 - Infetados em fábricas de transformação de carne no Montijo

Há 40 infetados em duas fábricas de transformação de carne no Montijo. 39 da pessoas que contraíram a doença estão concentradas na mesma empresa.
A câmara municipal do Montijo diz que o surto está controlado e não há perigo para a comunidade local.

20h05- Cabo Verde vai alargar testes serológicos à cidade da Praia

As autoridades de saúde cabo-verdianas vão alargar a realização de testes serológicos à Praia, principal foco da covid-19 no país, depois de já terem sido realizados também na ilha da Boa Vista, anunciou hoje o diretor nacional de saúde de Cabo Verde.

"Esse teste vai-nos dizer qual é o nível de circulação do vírus na população. São informações importantes que poderão nortear as nossas ações de prevenção e controlo da doença", afirmou Artur Correia, na conferência de imprensa diária de balanço da pandemia de covid-19, realizada ao final do dia de hoje, na Praia.

Dos 236 casos de covid-19 diagnosticados em Cabo Verde desde 19 de março, a Praia concentra 173 casos (73% do total), em 25 bairros. As autoridades de saúde consideram que o novo coronavírus se encontrando em transmissão comunitária e nas ilhas de Santiago e da Boa Vista está em vigor o terceiro período de estado de emergência até às 24:00 de 14 de maio.

De acordo com o diretor nacional de saúde, o objetivo é alargar à capital os testes serológicos, que já foram antes realizados na Boa Vista, o primeiro foco da covid-19 no arquipélago, para procurar "pessoas que já tiveram contacto com o vírus".

"Não à procura do vírus. É a procura de anticorpos que as pessoas produzem quando em presença do vírus", sublinhou Artur Correia.

19h50 - Incêndio em hospital de Moscovo provoca um morto

Uma pessoa morreu na sequência de um incêndio num hospital no noroeste de Moscovo onde estão internados pacientes infetados com Covid-19.

Segundo as autoridades o incêndio, que começou no quarto de um doente, já foi dado como extinto.

A Rússia regista 198.676 casos de infeção e 1.287 óbitos.

19h40 - Madeira mantém os 90 casos e regista mais um recuperado

A Madeira mantém o total de 90 casos de Covid-19, já com 53 recuperados, mais um do que na sexta-feira, sendo que, dos 11 concelhos da região, apenas três ainda têm doentes a recuperar, anunciou hoje o Governo Regional.

"Hoje temos mais um dia sem casos, é o 25.º dia sem casos positivos na Madeira e temos mais um doente recuperado, temos, agora, cinco concelhos com casos todos recuperados, três concelhos que nunca tiveram casos e três concelhos com casos que ainda não estão totalmente recuperados", adiantou o secretário Regional da Saúde e da Proteção Civil.

Na teleconferência de atualização da situação epidemiológica da Covid-19 no arquipélago da Madeira, Pedro Ramos referiu que a região já realizou 5.570 testes; dos 35 lares existentes, 16 já foram testados (envolvendo 1.399 testes) que deram negativo, acrescentando que, na próxima semana, 600 ajudantes domiciliárias começarão a ser testadas.

Abordando o boletim epidemiológico da Covid-19 na região, a vice-presidente do Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE), Bruna Gouveia, revelou que, até à data, "foram notificados na Madeira 1.446 casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.356 foram excluídos".

"Mantemos o total de 90 casos positivos na região e, como temos mais um recuperado, passamos a ter 37 casos de infeção ativos", disse, especificando que o caso recuperado de hoje diz respeito a um residente em Santa Cruz, passando este a ser mais um concelho sem casos de infeção ativos.

Bruna Gouveia indicou ainda que os 37 doentes estão estáveis e fazem confinamento profilático, ou nas suas residências, ou nas unidades hoteleiras dedicadas à covid-19, não existindo na região qualquer óbito.

Em vigilância ativa, a região tem 196 pessoas e em vigilância passiva outras 33.

19h10 -  Parlamento Europeu vai albergar centro de despistagem da doença

Um centro de despistagem ao novo coronavírus vai abrir na segunda-feira no edifício do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para permitir testar, após prescrição médica, até duas mil pessoas por dia, anunciou hoje fonte oficial.

“Colocado à disposição um espaço dedicado no edifício Louise Weiss pelo Parlamento Europeu permitiu instalar um centro de despistagem à Covid-19 dedicado aos habitantes do Baixo Reno, nomeadamente aos da Eurometrópole, no quadro do arranque das medidas de desconfinamento”, anunciaram hoje, num comunicado comum, o departamento do Baixo Reno, o município, a Agência Regional de Saúde e a instituição europeia.

Este centro de despistagem será reservado às pessoas assintomáticas, identificadas pelo seguro de saúde ou pelos centros médicos de Estrasburgo. Quatro laboratórios estarão aí sediados e vão realizar os testes em 21 'boxes' especialmente previstas para o efeito.

Desde final de abril que as cozinhas do Parlamento Europeu têm sido utilizadas para preparar cerca de 500 refeições por dia para as pessoas mais necessitadas.

As sessões de trabalho têm sido feitas em Bruxelas, contudo a sede do Parlamento Europeu fica em Estrasburgo, motivo pelo qual os deputados realizam aí as sessões plenárias uma semana por mês.

Desde março que excecionalmente não se realizam devido à pandemia do novo coronavírus, que atinge particularmente a região francesa da Alsácia. O calendário revisto para 2020 não prevê a realização de sessões plenárias em Estrasburgo antes de setembro.

18h45 - Portugal não recebeu mais fundos de Bruxelas mas teve maior liquidez

O ministro do Planeamento esclareceu hoje que Portugal não recebeu mais fundos de Bruxelas para travar o impacto da Covid-19, mas teve maior liquidez por ter acedido aos fundos do Portugal 2020 (PT 2020) que ainda estavam disponíveis.

"Portugal não recebeu novos fundos da Comissão Europeia, passou apenas a ter maior liquidez por ter tido acesso mais cedo àquilo que já tinha direito: os fundos do Portugal 2020 ainda disponíveis", afirmou Nelson de Souza num 'webinar', que foi organizado pela representação da Comissão Europeia em Portugal para assinalar o dia da Europa.

Do total de fundos ainda disponível no programa, mais de 500 milhões de euros entraram em circulação na economia, entre março e abril, através dos mecanismos de adiantamentos de pagamentos.

18h35 - França regista 80 mortos nas últimas 24 horas

A França anunciou hoje mais 80 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, ficando o número total de óbitos acima dos 26.310 desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral de Saúde francesa.

De acordo com os dados apresentados, o número total de óbitos provocados pelo novo coronavírus totaliza agora 26.310, dos quais 16.573 ocorreram em hospitais e 9.737 em lares.

França é, assim, o quinto país mais atingido no mundo, apenas atrás dos Estados Unidos da América (77.180 mortos), Reino Unido (31.241), Itália (30.201), e Espanha (26.478).

Há ainda 22.614 pessoas hospitalizadas devido à covid-19 e 2.812 destas estão em unidades de cuidados intensivos.

Em França há 138.854 casos confirmados de contaminação do vírus e 56.038 pessoas foram consideradas curadas.

18h30 - Bispo do Funchal pede a fiéis que mantenham regras bem apertadas e usem mascara nas igrejas

Este sábado já se celebrou uma missa na Madeira e , domingo - dia em que os fiéis vão querer ir às Igrejas - o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, lembra que continuam a haver regras bem definidas.
As igrejas apenas podem comportar um terço da capacidade dos fiéis e todos têm de ter mascara.

Caso a igreja na qual vão assistir à missa estiver cheia o Bispo do Funchal pede que procurem uma eucaristia noutra igreja ou uma outra cerimónia mais tarde.

18h12 -  Tunísia doa bens alimentares por SMS ás famílias carenciadas

Uma organização não-governamental (ONG) da Tunísia criou um sistema de aquisição de cupões por telefone com o intuito de permitir às famílias necessitadas suprirem as carências alimentares ligadas ao novo coronavírus.

A iniciativa foi lançada no início do Ramadão, no final de abril, numa altura em que milhares de lares perderam as respetivas fontes de rendimento na sequência do confinamento decretado a 22 de março para lutar contra a propagação da covid-19.

Em cooperação com o ministério da Mulher, a ONG `Banco Alimentar Sustentável` selecionou 300 famílias que vivem nos bairros pobres de Tunes para beneficiar de cupões, enviados por SMS.

Cada uma das famílias recebe um código que lhes permite adquirir bens no valor entre 40 a 60 dinares (20 a 30 euros) semanais em mercearias locais, desde que tenham a aplicação `Viamobile`.

17h45 -  Suíços protestam contra medidas de confinamento

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje em frente ao parlamento de Berna e noutras cidades da Suíça para protestar contra as restrições impostas pelas autoridades para lutar contra o novo coronavírus.

A Suíça, que registou mais de 1.500 mortos e cerca de 30 mil pessoas contaminadas, começou a aligeirar as medidas de confinamento autorizando, há duas semanas, a abertura de cabeleireiros e floristas.

A partir de segunda-feira, as escolas, restaurantes, museus e livrarias vão seguir-lhes os passos, mas com condições específicas. Os ajuntamentos com mais de cinco pessoas continuam interditos.

Os manifestantes, que envergavam cartazes em que se podia ler, entre outros, "sem medidas de confinamento a Suécia tem os mesmos resultados que a Suíça", consideram que as restrições em vigor violam os seus direitos fundamentais, motivo pelo qual vaiaram hoje as forças policiais que procuravam controlar os protestos.

Entre 100 a 200 pessoas juntaram-se igualmente em Zurique e cerca de 80 em Saint-Gallen, em ações de protesto distintas às de Berna.

A Suíça entrou em confinamento em meados de março, ordenando o encerramento das escolas e dos estabelecimentos comerciais considerados não essenciais.

17h30 - Confirmados 39 casos em fábrica em unidade industrial do Montijo

Foram confirmados 39 casos de infecção pelo novo coronavirus em três unidades da industria da carne de porco no Montijo.
Todas as unidades pertencem ao mesmo proprietário, que afirma que na segunda-feira vai estar tudo a funcionar. A confirmação foi dada pelo autarca Nuno Canta, presidente da câmara do Montijo.

O autarca confirma na Antena 1 que os trabalhadores foram todos testados, deram positivo mas praticamente não apresentam sintomas.

17h05 - Itália com 194 óbitos e pouco mais de 1.000 novos casos nas últimas 24 horas

A Itália registou 194 óbitos associados à Covid-19 e pouco mais de 1.000 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, dados que continuam a apontar para uma desaceleração dos contágios, foi hoje divulgado.

Segundo os dados da Proteção Civil italiana, o país totaliza 30.395 vítimas mortais desde o início da crise sanitária no país em 21 de fevereiro.

Com o registo de 1.083 novos casos nas últimas 24 horas, o número total de infetados no país ascende aos 218.268.

Em relação aos casos positivos e ativos neste momento no país, a Proteção Civil italiana contabiliza um total de 84.842, menos 3.119 casos face ao dia anterior.

Destes casos ativos, 1.034 pessoas encontram-se em unidades de cuidados intensivos, um decréscimo de 134 pacientes em comparação aos dados anteriores.

O número de pessoas consideradas recuperadas e curadas subiu para 103.031, um aumento de 4.008 pessoas em relação ao dia anterior, referiram os mesmos dados.

16h47 - Guiné-Bissau anuncia terceira vítima mortal e aumenta casos registados para 641

O Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) da Guiné-Bissau confirmou hoje a morte de uma terceira pessoa devido à Covid-19 e aumentou o número de casos registados com a infeção para 641.

Nas informações diárias aos jornalistas, o coordenador do COES, Dionísio Cumba, disse que foi registada mais uma vítima mortal, aumentando para três o número de pessoas que morreram devido à infeção.

O médico guineense, que lidera também o Laboratório Nacional de Saúde Pública, afirmou que foram confirmados mais 47 novos casos, elevando para 641 o número de casos registados no país.

O número de recuperados mantém-se nos 25, adiantou na conferência de imprensa diária sobre a evolução da doença no país, que agora está a ser feita através da plataforma zoom.

A cidade de Bissau, capital do país, é onde foram registados a maior parte de casos de Covid-19.

16h27 - Mais cinco casos positivos em Moçambique

As autoridades de saúde de Moçambique registaram hoje mais cinco casos positivos de Covid-19 no país, elevando o total de 82 para 87, anunciou o ministro da Saúde.

"Fizemos um total de 393 testes nas últimas 24 horas e, dos casos suspeitos testados, 388 revelaram-se negativos e cinco são positivos para a doença da covid-19", disse Armindo Tiago, falando durante a conferência de imprensa de atualizações de dados sobre a pandemia em Maputo.

Os cinco novos casos estão ligados a uma investigação sobre as ramificações de um primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus anunciado a 2 de abril, descoberto em Afungi, Cabo Delgado, na área do projeto para a exploração de gás no norte do país - liderado pela francesa Total.

Entre os novos doentes há um moçambicano, um queniano, um sul-africano e dois britânicos, todos trabalhadores da petrolífera francesa.

Dos 87 casos cumulativos em Moçambique, 78 são de transmissão local e nove importados, sem vítimas mortais e com um total de 34 pessoas recuperadas.

A maior parte dos doentes em Moçambique são assintomáticos, o que para o ministro da Saúde deve merecer um estudo por parte de entidades de pesquisa do país.

O país fez o rastreio de um total de 614.869, dos quais 12.873 estiveram em quarentena e atualmente estão em seguimento 1.380 pessoas, tendo já sido testadas 3.749 pessoas suspeitas.

16h08 - Reino Unido com mais 346 mortos

Nas últimas 24 horas morreram mais 346 pessoas em França. Elevando o total para 31.587 desde o início da pandemia. 

É o primeiro país europeu a relatar mais de 30 mil vítimas mortais por Covid-19.

Foram realizados 96.878 testes. E foram registados mais 3.869 casos positivos. São agora 215.260 o total de infetados.

15h45 - Moscovo é um dos epicentros de contaminação com mais de 100.000 casos

A capital russa ultrapassou hoje 100.000 casos de infeções com o novo coronavírus, fazendo de Moscovo um dos epicentros da pandemia de Covid-19 em todo o mundo.

Com 12 milhões de habitantes, Moscovo registou 5.667 casos de infeção, nas últimas 24 horas, totalizando 104.189, um número superior a qualquer outra capital europeia afetada pelo vírus.

Com 54 novas mortes no último dia, são já 1.010 os óbitos com Covid-19 desde o início da pandemia.

A Rússia está com perto de 200.000 casos de contaminação, com um total de 198.676, tende registado 10.000 novos casos nas últimas 24 horas.

As autoridades sanitárias russas estão a instalar hospitais de campanha, preparados para receber os doentes com covid-19, tanto na cidade russa como nos arredores.

15h30 - Nove casos positivos ligados a funeral de português em França

As autoridades francesas anunciaram hoje que o funeral de um português de 51 anos na Dordonha já originou nove casos positivos de Covid-19 na região e 127 pessoas foram testadas.

A Agência Regional de Saúde da Nova Aquitânia, região onde se situa a Dordonha, anunciou que o foco de Covid-19 gerado pelo funeral de um português de 51 anos deu origem a nove casos positivos até agora.

Destes casos, oito pessoas são da família e uma outra pertencia à empresa em que trabalharia o português falecido. Nenhum destes infetados apresenta sintomas graves da doença, precisou Michel Laforcade, diretor da Agência Regional de Saúde da Nova Aquitânia.

Desde o início da pandemia, a Dordonha registou no total 237 casos confirmados de Covid-19, há atualmente 27 pessoas hospitalizadas e uma delas está em estado grave.

15h20 - Seul encerrou 2.100 bares e discotecas após surto de novos casos

A capital da Coreia do Sul, Seul, encerrou mais de 2.100 bares e discotecas, depois de dezenas de novas infeções com o novo coronavírus terem sido ligadas a frequentadores de clubes, disseram as autoridades.

A medida de encerramento de mais de 2.100 bares e discotecas em Seul aconteceu depois de cerca de quatro dezenas de casos de contaminação terem sido associadas ao facto de milhares de pessoas terem frequentado aquele género de estabelecimentos durante o passado fim-de-semana.

As autoridades sanitárias sul-coreanas consideram que o número de infeções poderá aumentar, enquanto os profissionais de saúde procuram rastrear os contactos dos frequentadores dos clubes.

A Coreia do Sul registou 10.840 casos de contaminação com o novo coronavírus, incluindo 256 mortes.

15h00 - O primeiro foco de Covid-19 em Portugal 

Passaram dois meses desde o primeiro caso de Covid 19 em Portugal. O primeiro foco de infeção foi exatamente na freguesia de Idães, no concelho de Felgueiras.

Uma equipa da RTP visitou agora esta freguesia que ficou conhecida como "a pequena Milão portuguesa".

14h31 - Mais de 274.00 mortos em todo o mundo

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 274.617 mortos no mundo. Segundo o balanço da agência France Presse, mais de 3.946.130 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 195 países e territórios.

Entre estes casos, pelo menos 1.293.700 pessoas foram consideradas como curadas.

13h50 – “Números são encorajadores”

Quanto à evolução epidemiológica da Covid-19 em Portugal, Graça Freitas considerou que “temos de esperar mais uns dias” para analisar o possível impacto do desconfinamento e relembrou que devemos continuar a manter as medidas de segurança até agora adotadas.

“Até agora os números são encorajadores, temos de esperar mais uns dias e temos que transmitir a mensagem que já foi transmitida várias vezes: desconfinar não é relaxar. O que aprendemos até agora, de novas maneiras de comportamento, terá de ser mantido”, elucidou.

A diretora-geral da Saúde recordou a importância da higienização das mãos e das superfícies, e da etiqueta respiratória, que “continua a ser muito importante”, assim como medidas complementares, como a utilização de máscara.

“Está nas mãos de todos nós controlar o surto, uma vez que não o vamos conseguir eliminar”, de modo a que possamos retomar a nossa vida social e económica, acrescentou a responsável.

13h47 - Reunião de especialistas na quinta-feira

A ministra da Saúde anunciou na conferência de hoje que a reunião de especialistas no Infarmed, com a presença de várias figuras políticas e especialistas, irá ocorrer na próxima quinta-feira.

A reunião costuma ocorrer às terças-feiras, mas foi adiada por dois dias de forma a que possam ser analisados os primeiros dados sobre os resultados do desconfinamento iniciado na última segunda-feira.

13h44 – Lares de idosos registam 450 óbitos na totalidade

Graça Freitas atualizou, em conferência de imprensa, os números relativos aos lares. “Em Portugal, até à data, ocorreram nestes lares 450 óbitos, que obviamente lamentamos, distribuídos por 243 na região Norte, 134 na região Centro, 69 na região de Lisboa e Vale do Tejo, um no Alentejo e três no Algarve”, avançou.

A diretora-geral da Saúde frisou que, apesar de elevados, os números percentuais em Portugal colocam-se “abaixo do que tem sido reportado a nível da Europa”, sendo que em alguns países cerca de metade da taxa de mortalidade por Covid-19 ocorre nestas estruturas residenciais para idosos.

Para a DGS, estes números refletem o que tem sido “o cuidado intensivo de todas as entidades envolvidas, de saúde, de segurança social, autarquias, misericórdias”, juntos destes lares. “Desde o início que estas instalações foram consideradas prioritárias e portanto tem havido uma atenção especial sobre elas no sentido de intervenção precoce” e de rápida ação assim que é detetado um caso, declarou Graça Freitas.

13h39 -15 óbitos nos cuidados continuados

Nos cuidados continuados integrados, a rede de 389 unidades tem apenas 23 unidades com casos de Covid-19 e não há nenhum utente que esteja internado em ambiente hospitalar (que tenha sido transferido para ambiente hospitalar).

Nesta rede há 62 casos de Covid-19 (0,8% dos doentes acompanhados), houve 15 óbitos até 22 de abril. Desde este dia que não há novos óbitos em unidades da rede, disse ainda a ministra.

Já efetuaram testes de diagnóstico 3.190 profissionais da rede de cuidados continuados, com 114 a testarem positivo.

Nos lares, o foco foi tentar controlar o número de casos positivos entre os profissionais, uma vez que são o principal foco de contágio. Nesta altura, a situação está "relativamente controlada", com "um ou outro caso que merece maior preocupação".

13h36 – DGS poderá criar orientações para uso de ventilação mecânica

Questionada sobre se vão ser criadas orientações específicas para o uso de ventilação mecânica, depois de ter sido noticiado que este método pode causar lesões, a diretora-geral da Saúde referiu que “esta epidemia é um exercício de aprendizagem diária em tudo, até dos benefícios e dos riscos de determinadas terapêuticas”.

“Isso faz parte da nossa atuação: vigiar o que vai acontecendo, percebendo o que corre bem e o que pode ter um efeito secundário. Portanto a DGS tem um departamento de qualidade que efetua e realiza, em parceria com a Ordem dos Médicos, normas de orientação clínica, e se for considerado pertinente, obviamente fará um normativo neste aspeto concreto da ventilação mecânica”, explicou Graça Freitas.

13h30 - Ministra admite atrasos na entrega de ventiladores

Marta Temido destaca que o SNS tem atualmente uma capacidade de internamento em cuidados intensivos polivalentes que ultrapassa as 700 camas, sem contar com outras especialidades, mais cerca de duas centenas que no início de março (+35% de capacidade).

A governante realçou ainda o esforço que tem sido feito no sentido de adquirir mais ventiladores, bem como no reforço de recursos humanos nas unidades de cuidados intensivos.
"Passamos de uma capacidade de 1142 ventiladores no início de março para uma capacidade que esperávamos duplicar, mas que ainda não duplicámos", admitiu a ministra, ressalvando que há várias encomendas ainda em fase de entrega.

Só esta semana chegaram mais 40 novos equipamentos, adiantou a ministra.

Marta Temido destaca que a capacidade total nunca chegou a ser necessária na resposta à Covid-19, mas que o Governo está a reforçar a capacidade de resposta na eventualidade de um novo recrudescimento do surto.

13h28 - Controlo das praias

A ministra da Saúde reconhece que a estratégia ainda está a ser delineada, sendo que o Governo está também a observar as medidas que estão a ser adotadas por outros países nessa área.

Marta Temido refere que esse controlo será feito com a colaboração de várias entidades, nacionais e locais.

A ministra garantiu ainda que o Executivo está a tentar garantir preços "comportáveis" nos equipamentos de proteção individual generalizados.

Sobre os moldes em que se poderá realizar a Festa do Avante, a ministra remeteu a resposta para as recentes declarações do primeiro-ministro e declarou que a Direção-Geral da Saúde irá definir as regras "oportunamente".

13h16 - Conferência de imprensa com a atualização dos dados

De acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, a taxa de letalidade global em Portugal é de 4,1%, sendo que acima dos 70 anos é de 15%.

Dos casos confirmados, entre os doentes ativos, 83,8% dos doentes está a ser acompanhado em casa e 3% estão hospitalizados.

A ministra da Saúde destaca que o valor médio do RT (risco de transmissibilidade) era de 1,04 mostra que o número de novos casos é relativamente constante, mas que é necessário continuar com os cuidados recomendados.

Por outro lado, a curva de mortalidade por Covid-19 mostra ainda uma diminuição consistente desde 15 de abril, acrescentou ainda Marta Temido.

No contexto de desconfinamento, o Governo planeia ponderar situações específicas durante a próxima semana, como a questão das visitas a locais como lares ou unidades de cuidados continuados. O Governo promete ainda novas orientações ao nível das creches, transportes públicos e futebol.

12h39 - Mais 12 mortos e 138 infetados (+0,5%) nas últimas 24 horas em Portugal

No total, Portugal regista 1126 mortos e 27406 casos confirmados desde o início da pandemia. Há 2499 casos recuperados, mais 77 que ontem.

Entre os casos confirmados, 815 doentes estão internados, dos quais 120 nos cuidados intensivos.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (645), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (238), do Centro (215), do Algarve (13), dos Açores (14) e do Alentejo que regista um caso. A Madeira mantém-se sem registo de óbitos.

12h20 - FMI alerta para contração económica superior à esperada

O Fundo Monetário Internacional alertou para a forte possibilidade de uma revisão em baixa das previsões económicas globais devido à atual situação de pandemia.

“O facto de o comportamento deste vírus ser desconhecido está a deixar nublado o horizonte para as projeções”, reconheceu Kristalina Georgieva, diretora do FMI.

12h11 - Canceladas etapas da Volta a Espanha em bicicleta que passavam por Portugal

As etapas da Volta a Espanha em bicicleta que iam passar por Portugal foram canceladas, anunciaram hoje as autarquias, explicando que a decisão se deve à “imprevisibilidade da pandemia”.

11h47 - Praias de Sintra reabertas, mas só para práticas desportivas ou pesca

As praias do concelho de Sintra passam a estar acessíveis, mas apenas para a prática de atividades desportivas ou pesca lúdica. O anúncio foi feito este sábado pela Câmara Municipal.

10h26 - Mais 179 mortos em Espanha

Morreram 179 pessoas em Espanha nas últimas 24 horas, quando no dia anterior tinham sido registadas 229 mortes.

O total de óbitos em Espanha é agora de 26.478, sendo que há 223.578 casos de contágio (604 nas últimas 24 horas).

Desde o início da pandemia recuperaram 133.952 pacientes, 2.804 nas últimas 24 horas.

9h52 - Número de mortos em África sobe para 2.151

O número de mortos devido à Covid-19 em África subiu hoje para 2.151, em quase 58 mil casos da doença registados em 53 países.

Nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu de 2.074 para 2.151, enquanto as infeções aumentaram de 54.027 para 57.746.

O número total de doentes recuperados subiu de 18.636 para 19.351. O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença.

9h16 - Protocolo sanitário para regresso do futebol está quase concluído

O primeiro-ministro disse na sexta-feira que os clubes da I Liga de futebol oferecem "todas as condições" para garantir a segurança dos intervenientes, frisando que o protocolo sanitário está perto de ser concluído.

8h50 - Perda drástica de rendimentos para os mais frágeis

Um quarto das famílias que viviam com valores até 650 euros por mês perderam todo o rendimento durante a pandemia. A conclusão é de um inquérito da Escola Nacional de Saúde Pública divulgado este sábado.

Entre quem ganha mais de 2.500 euros só 6% perderam o rendimento.

O estudo alerta que as consequências económicas da Covid-19 e do confinamento vão afetar sobretudo os que já eram mais frágeis ao nível do emprego e reduzindo as fontes de rendimento.

Mais de metade dos portugueses inquiridos (52%) dizem não ter tido perdas de rendimento, mas nos agregados familiares que tinham entre 650 e 1000 euros disponíveis a percentagem desce para 44%.

"Os dados preliminares parecem indicar que a infeção por Covid-19 é marcadamente desigual, afetando de forma mais acentuada os concelhos e países que já têm um perfil socioeconómico mais precário e podendo mesmo exacerbar as vulnerabilidades socioeconómicas pré-existentes ao nível individual", sublinha o estudo.

8h37 - Primeiro-ministro admite a realização da festa do Avante

Em entrevista ao Porto Canal, António Costa disse que a atividade política dos partidos "não está proibida" e por isso a festa do Avante pode ser realizada, desde que cumpra as orientações da Direção Geral da Saúde.


8h10 - EUA. Mais de 1600 mortos nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos registaram 1.635 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de 75 mil o número total de óbitos no país desde o início da epidemia.

Mais 29.079 novos casos da covid-19 foram identificados nas últimas 24 horas, enquanto cerca de 200 mil pessoas foram declaradas curadas.

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais atingido pela Covid-19, tanto em número de mortos como em número de casos diagnosticados. Foram declarados desde início da pandemia mais de 1,28 milhões de casos só em território norte-americano.
A situação em Portugal

Em Portugal, morreram 1.114 pessoas das 27.268 confirmadas como infetadas, e há 2.422 casos recuperados, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia.

O país está desde domingo em situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19, depois de 45 dias em estado de emergência, que vigorou entre 19 de março e 2 de maio. O novo contexto permitiu a reabertura de alguns espaços e atividade económica.

Em termos económicos, o FMI prevê uma recessão em Portugal de 8% e uma taxa de desemprego de 13,9% em 2020.

Já Bruxelas, estima uma contração da economia nacional de 6,8%, menos grave do que a média europeia, mas projeta uma retoma em 2021 de 5,8% do PIB, abaixo da média da UE (6,1%) e da zona euro (6,3%).
O quadro internacional

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 272 mil mortos e infetou quase 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios nos últimos meses.

Desde que a doença foi detetada, primeiro na China, e depois no resto do mundo, os Governos de vários países apelaram ao confinamento e mandaram para casa mais de metade da população mundial, encerrando também o comércio não essencial. O tráfego aéreo também foi drasticamente reduzido e a economia mundial tem setores inteiros completamente paralisados.

Face à diminuição de contágios e de doentes nos cuidados intensivos, mas também às dificuldades económicas, nas últimas semanas têm sido vários os países que têm tentado o desconfinamento, com planos de redução das medidas de restrição.