Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h40 - Brasil ultrapassa os 115 mil mortos após somar 565 óbitos em 24 horas

22h28 - Banco Africano já deu 3,4 mil milhões de dólares para combater pandemia

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) já disponibilizou 3,4 mil milhões de dólares, cerca de um terço do total de 10 mil milhões que anunciou para combater a pandemia da Covid-19 em África.

"Em abril, o banco estabeleceu o Instrumento de Resposta à Covid-19, com até 10 mil milhões de dólares [8,4 mil milhões de euros] para apoiar de forma flexível as operações soberanas e não soberanas dos países africanos. Até 20 de agosto, já foram aprovados 2,3 mil milhões de dólares [1,9 mil milhões de euros] para os países-membros do BAD e mais 1,1 mil milhões de dólares [930 milhões de euros] já foram entregues aos países-membros do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD)", lê-se numa nota enviada à Lusa.

22h10 - IL diz ser “inadmissível” que Costa atire culpas de surto em Reguengos a médicos

O deputado único da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje “inadmissível” que o primeiro-ministro “atire as culpas” da situação no lar de Reguengos de Monsaraz para os médicos e afirmou estar do lado desta classe nesta “polémica”.

“Acho que a manifestação de desagrado por parte da classe [médica] tem toda a razão de ser porque, ao longo destes meses, tem sido dito que a classe médica, de enfermagem e de auxiliares de saúde têm sido autênticos heróis no combate à pandemia e, assim que há um problema, no caso em concreto no lar de Reguengos, as culpas são atiradas para a classe médica e para a falta de profissionalismo e, até, de coragem que teriam tido, para ajudar a resolver o caso. É inadmissível”, disse João Cotrim Figueiredo.

20h58 - ONU prevê que economia da África do Sul demore cinco anos a recuperar

A economia sul-africana deverá demorar cinco anos a recuperar da recessão prevista devido à pandemia de Covid-19, advertiram hoje as Nações Unidas (ONU), que estimam um aumento acentuado da pobreza e da desigualdade no país.

De acordo com as previsões do Banco Central da África do Sul, o produto interno bruto do país, o mais industrializado em África, deverá contrair em 7,3%.

20h40 - Angola atingiu hoje a centena de óbitos de um total de 2.222 infeções

Angola registou hoje quatro óbitos devido ao novo coronavírus, atingindo uma centena de mortos, e contabilizou 51 novos casos positivos de Covid-19, somando 2.222 infeções, informaram as autoridades sanitárias do país.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde, Franco Mufinda, as quatro mortes são de três mulheres, com 26, 45 e 65 anos, e um homem, de 75 anos, o primeiro na província de Benguela, todos cidadãos angolanos.

As infeções das últimas 24 horas foram registadas no município do Soyo (3), província do Zaire, e as restantes em Luanda, capital angolana, sendo 39 do sexo masculino e 12 do sexo feminino.

As estatísticas reportam ainda a recuperação de 59 pessoas, das quais 51 que se encontravam em isolamento domiciliar.

20h36 - SATA retoma ligações áreas entre a ilha Terceira e o Porto em setembro

A companhia aérea açoriana Azores Airlines, do grupo SATA, vai retomar as ligações diretas entre a ilha Terceira e a cidade do Porto, a partir de 16 de setembro, revelou hoje a empresa.

“A retoma desta rota decorre do processo gradual de retoma dos voos da transportadora, após a interrupção inevitável da ligação em março de 2020, devido à situação de pandemia de Covid-19”, adiantou a empresa, em comunicado de imprensa.

Segundo a companhia, a Azores Airlines vai disponibilizar “um voo por semana” entre Terceira e Porto, que se realizará à quarta-feira, entre 16 de setembro e 21 de outubro (horário de verão IATA 2020), passando depois a realizar-se à quinta-feira, durante o inverno IATA 2020/2021.

20h15 - França contabiliza 1.955 infeções e 15 mortes nas últimas 24 horas

França contabilizou 1.955 infeções pelo novo coronavírus e 15 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com o último balanço feito pelas autoridades sanitárias francesas.

Os números divulgados pelas autoridades sanitárias de França, citados pela agência espanhola Efe, dão conta de que o número de novos contágios no último dia é menor do que no domingo (4.897 infeções).

Contudo, o país registou 23.591 novas infeções nos últimos sete dias, números que demonstram que o SARS-CoV-2 continua a alastrar em França.

Os 15 óbitos registados nas últimas aumentam o número de mortes em França desde o início da pandemia para 30.528.

19h35 - Itália com mais 953 novos casos e quatro mortes nas últimas 24 horas

Itália registou 953 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e quatro mortes relacionadas com a Covid-19 no mesmo período, divulgou hoje o Ministério da Saúde italiano.

Em comparação com os dados fornecidos no fim de semana, que deram conta de 1.071 novos contágios no país (o valor mais elevado desde maio), os números de hoje representam um decréscimo, mas o Ministério da Saúde italiano também anunciou que foram realizados muito menos testes de diagnóstico (45.914 contra a média da semana passada que rondava os cerca de 70 mil testes).

Em termos totais, e desde o início da crise pandémica no país, em 21 de fevereiro, Itália contabiliza 260.298 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus e 35.441 vítimas mortais.

As regiões do país que registaram o maior número de novos casos de infeção são Lazio (146), Emilia-Romagna, Campânia, Veneto, todas com 116 novas infeções, e Lombardia (110).

19h30 - Lar de Torres Vedras regista seis mortes desde o início do surto

O número de mortos relacionados com o surto de Covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz, no concelho de Torres Vedras, subiu hoje para seis, informou a Câmara.

“Faleceu hoje mais um utente, que se encontrava internado, aumentando para seis o número total de óbitos desde o início do surto”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

Este surto, no distrito de Lisboa, foi detetado no dia 3 de agosto e havia já a registar a morte de cinco idosos que se encontravam hospitalizados, alguns dos quais com outras morbilidades associadas, segundo as informações divulgadas em comunicado pela direção do Lar de Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, na freguesia de A-dos-Cunhados.

19h28 - Total de 172 economias envolvidas no esforço de financiamento da vacina

Um total de 172 economias estão envolvidas em discussões para participarem na COVAX, uma iniciativa global que pretende tornar equitativo o acesso a uma vacina para a Covid-19 e que precisa de financiamento urgente para poder avançar.

A COVAX está neste momento a trabalhar com produtores de vacinas e governos para garantir acesso global e equitativo a uma vacina que se mostre segura e possa ser licenciada e aprovada, tendo no seu portefólio nove candidatas a vacina e em avaliação outras nove, de acordo com um comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje divulgado.

19h23 - Bolsonaro volta a defender uso de cloroquina em encontro com médicos

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, insistiu hoje na eficácia da cloroquina como tratamento da Covid-19, durante um encontro com dezenas de médicos sobre a pandemia, que já causou mais de 114 mil mortes no país.

"A História não se vai lembrar dos fracos, covardes e das omissões", disse Bolsonaro numa cerimónia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com representantes de grupos de médicos que promovem o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina contra o novo coronavírus.

Esses medicamentos usados regularmente em pacientes com malária, entre outros males, têm gerado polémica na comunidade científica global graças aos seus efeitos colaterais e a falta de comprovação da sua eficácia contra a Covid-19.

18h56 - Número de infeções ativas na Madeira sobe para 35

A Madeira registou hoje um novo caso de Covid-19, elevando para 35 o número de infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), assinalando que foi também identificada uma situação suspeita.

O novo caso é de um viajante não-residente que testou positivo para o novo coronavírus no contexto da operação de rastreio em curso no Aeroporto da Madeira.

O IASAÚDE esclarece, em comunicado, que dos 35 casos ativos, no total de 142 registados desde março, 34 são casos importados e apenas um de transmissão local.

"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 26 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, seis em alojamento próprio, dois encontram-se hospitalizadas na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19 e um permanece na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada", refere.

Hoje foi também identificado um viajante que apresenta sintomas suspeitos de infeção e que se encontra em estudo pelas autoridades de saúde.

18h36 - Cidadão de Hong Kong regressado de Espanha é primeiro caso oficial de reinfeção mundial

Um homem de 33 anos natural de Hong Kong será o primeiro caso oficial de reinfeção pelo novo coronavírus no mundo, segundo investigadores da Universidade de Hong Kong, hoje citados pelos ‘media’ desta região administrativa especial chinesa.

O doente em questão teve alta após ter sido declarado curado da doença Covid-19 em abril passado, mas no início deste mês o homem voltou a testar novamente positivo depois de ter regressado de uma viagem a Espanha, relatou a televisão pública local RTHK.

Inicialmente foi equacionado que este homem poderia ser um “portador persistente" do SARS-CoV-2, e como tal mantinha o agente infecioso no seu organismo desde a altura em que foi infetado, segundo indicaram as autoridades sanitárias de Hong Kong.

No entanto, os investigadores da Universidade de Hong Kong afirmam agora que as sequências genéticas das estirpes do vírus contraídas pelo homem em abril e em agosto são “claramente diferentes”.

18h22 - Morreu utente de um lar em Setúbal onde existem 77 casos ativos

Um utente de um lar em Setúbal morreu hoje devido à Covid-19, existindo 77 casos de infeção ativos relacionados com o surto na instituição, segundo a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Segundo fonte da ARSLVT, o óbito ocorreu hoje e trata-se de um utente do MHAS Centro Geriátrico.

Ao todo, existem neste momento 77 casos ativos de Covid-19, 55 em residentes do lar e 22 em funcionários da instituição.

Oito utentes do lar estão internados.

18h19 - Usain Bolt com teste positivo

O jamaicano Usain Bolt, melhor velocista da história do atletismo, deu positivo à Covid-19, noticiam hoje órgãos de comunicação social da Jamaica.

Segundo o Jamaica Observer, Bolt celebrou os seus 34 anos com uma grande festa, há uma semana, e depois disso fez o teste de despistagem, já que pretendia viajar para o estrangeiro, por negócios.

Bolt acabou por não poder sair do país e teve de ficar isolado na sua residência.

O caso positivo de Bolt acontece quando a Jamaica está em plena fase de aumento de contágios, tendo registado 116 novos casos no domingo, no que é o maior aumento diário de sempre na ilha.

Na Jamaica, país de 2,9 milhões de pessoas, o total de casos positivos é de 1.413 e o de mortos 16.

Em abril, Bolt foi irónico com a pandemia e publicou nas redes sociais uma foto sua, a ganhar muito destacado a final olímpica de 100 metros de 2008, com a legenda 'Social distancing' (distanciamento social).

Bolt, que se retirou do atletismo de alta competição após os Mundiais de Londres de 2017, tem colaborado ativamente no apelo ao confinamento voluntário, através de vários vídeos, a fazer exercício físico em casa ou a dar toques com uma bola de futebol.

18h03 - Governo da Guiné-Bissau propõe prolongamento do estado de emergência por mais 30 dias

O Governo da Guiné-Bissau propôs hoje ao Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, o prolongamento do estado de emergência por mais 30 dias no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O Conselho de Ministros deliberou "propor ao Presidente da República a renovação do estado de emergência, por mais um período de 30 dias, em toda a extensão do território nacional", pode ler-se num comunicado divulgado à imprensa no final de uma reunião extraordinária hoje realizada.

O estado de emergência atualmente em vigor termina hoje.

18h00 - Espanha com 2.060 casos nas últimas 24 horas e total supera 405.000

Espanha notificou 19.382 novos casos de Covid-19 desde sexta-feira, 2.060 dos quais foram diagnosticados nas últimas 24 horas, o que eleva a 405.436 o total de casos no país, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Nos últimos sete dias, segundo os dados, morreram 96 pessoas, o que eleva o total de mortes por Covid-19 no país desde o início da pandemia a 28.872.

A maioria dos casos e das mortes continua a registar-se na região de Madrid, onde foram notificados 409 novos casos nas últimas 24 horas e 32 mortes nos últimos sete dias.

Segundo o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, Fernando Simón, há nesta altura 5.484 pessoas hospitalizadas, 658 das quais em unidades de cuidados intensivos.

17h57 - Mogadouro encerra parques infantis e desportivos após surgirem 4 casos positivos

A Proteção Civil de Mogadouro deliberou hoje encerrar "de imediato" todos os parques infantis e desportivos do concelho, até ao final do mês, na sequência do aparecimento de quatro casos positivos de Covid-19 durante o fim de semana.

Segundo a deliberação, "foi decido encerrar todos os parques infantis e recintos desportivos ao ar livre ou em recinto fechado até às 23h59 do dia 31 de agosto".

O mesmo documento indica "a proibição da realização de procissões e outras manifestações de qualquer natureza, por igual período, em todo o concelho de Mogadouro”, no distrito de Bragança.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Mogadouro alertou que "a qualquer momento se podem endurecer as medidas para prevenir contágios" e apelou à população "para que se cumpram escrupulosamente as recomendações das autoridades".

17h53 - Moçambique regista mais um óbito e sobe total de casos para 3.440

Moçambique registou mais um óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de mortes para 21, num dia em que se registaram mais 45 casos, que subiram para 3.440, anunciou o Ministério da Saúde.

A vítima, de 54 anos, deu entrada no Hospital Central de Maputo no dia 20, com um quadro de doença crónica e dificuldade respiratória, tendo perdido a vida no dia seguinte, disse Benigna Matsinhe, diretora adjunta de Saúde Pública, na atualização de dados sobre a pandemia no Ministério da Saúde, em Maputo.

Nas últimas 24 horas o país registou ainda 45 novos casos positivos de Covid-19, elevando o total para 3.440, dos quais 3.192 são de transmissão local e 248 são importados.

"Os 45 casos novos hoje reportados são todos de nacionalidade moçambicana", referiu a responsável.

17h13 - ONU suspende discussões sobre Síria após descoberta de três casos de Covid-19

A descoberta de três casos de Covid-19 entre os delegados que participavam em Genebra nas discussões sobre a Constituição síria forçou a ONU a suspender a reunião, anunciou hoje a organização, algumas horas depois do início do encontro.

“Após se ter informado as autoridades suíças e a secção das Nações Unidos em Genebra, foram tomadas medidas imediatas de acordo com os protocolos, visando a redução dos riscos e o acompanhamento de qualquer pessoa que poderá ter estado em contacto próximo com os envolvidos", indicou o gabinete do enviado especial da ONU para a Síria, num comunicado.

A terceira ronda de negociações sobre a Constituição síria tinha começado hoje de manhã em Genebra, sob a égide das Nações Unidas, que esperava que as partes pudessem manter “discussões substantivas” durante a semana.

16h45 - OMS ainda aguarda dados científicos da vacina russa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda aguarda que a Rússia partilhe com os seus especialistas os dados referentes à eficácia e segurança da vacina contra a Covid-19 para discutir os requisitos adicionais que devem ser cumpridos.

“Estamos em diálogo com as autoridades russas para conhecer melhor a sua vacina candidata e já solicitamos os dados sobre a eficácia e segurança”, disse hoje a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan em conferência de imprensa.

“Sabemos que já passaram por alguns testes preliminares em humanos e que estão para entrar na fase 3 (de ensaios clínicos), aquela que poderá realmente demonstrar a sua eficácia”, afirmou.

Depois de ter testado em animais e, posteriormente, em algumas centenas de pessoas para descartar possíveis efeitos secundários graves, naquelas que se designam, respetivamente, de fases 1 e 2 de ensaios para uma vacina, a fase 3 implica que a vacina seja testada, idealmente, em pelo menos 30 mil voluntários em zonas onde o vírus circule ativamente.

15h50 - Bastonário espera que "mal-estar" entre médicos e Governo possa ser sanado

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse esperar que o “mal-estar” entre os médicos e o Governo relativo ao surto de Covid-19 em Reguengos de Monsaraz possa ser “sanado e resolvido rapidamente”.

“Espero que este mal-estar possa ser sanado e resolvido rapidamente. Isso é absolutamente essencial, precisamos, de facto, de fazer isso. Precisamos de fechar este dossiê [surto no lar em Reguengos de Monsaraz] e precisamos de nos concentrar naquilo que é importante”, frisou o bastonário.

Miguel Guimarães, que falava aos jornalistas depois do Fórum Médico convocado pela Comissão Permanente do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos, defendeu a necessidade de existir um “clima de tranquilidade” para que os médicos sintam que são “respeitados e valorizados pelas instituições que detêm o poder político”.

“Este é o objetivo da Ordem dos Médicos, juntamente com todas as estruturas que fazem parte do fórum, conseguir estabelecer aqui um clima que seja propicio a que os médicos possam estar mais motivados, a que os médicos possam sentir que são respeitados e sentir também que o seu trabalho é valorizado”, sublinhou, acrescentando que tal é extensível a todos os profissionais de saúde.

15h45 – Autoridades guineenses pedem respeito pelas medidas impostas perante subida dos números

Um responsável do Alto Comissariado para a Luta Contra a Covid-19 na Guiné-Bissau apelou hoje aos guineenses para respeitarem as medidas impostas para combater a pandemia provocada pelo novo coronavírus, alertando para o aumento das infeções.

"Temos a sensação de que os guineenses estão a desconfinar e entendem que a pandemia passou. Isso não corresponde à verdade", afirmou o médico Tumane Balde.

"Os números estão a aumentar, infelizmente, e pedimos a todos para respeitarmos o que foi emanado pelo decreto presidencial e respeitar as medidas impostas pelas autoridades sanitárias", acrescentou.

15h15 - Guiné-Bissau registou 56 novos casos e mais um morto na última semana

A Guiné-Bissau registou até domingo mais uma vítima mortal e 56 novas infeções por covid-19, elevando o total acumulado para 34 mortos e 2.205 casos, anunciou hoje a alta comissária de Luta Contra a Covid-19.

"Na última semana tivemos 56 novos casos de covid-19", afirmou Magda Robalo, alta comissária para a covid-19 no balanço semanal sobre a evolução da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país.

Segundo a antiga ministra da Saúde guineense, 1.038 casos permanecem ativos e há registo de 34 vítimas mortais.

O Setor Autónomo de Bissau continua a ser a zona do país com maior registo de casos acumulados de covid-19 (1.928), seguido da região de Biombo (126), Bafatá (49 casos), Cacheu (42), Quinara (29), Oio (19), Tombali (07), Gabu (03) e Farim (01).

O arquipélago dos Bijagós e a região de Bolama continuam sem casos confirmados, mas está a ser analisado um caso suspeito em Bolama, disse a alta comissária.

"Atualmente, há 14 pessoas internadas nos hospitais do país", afirmou.

Nas declarações à imprensa, Magda Robalo recordou que hoje é o último dia de estado de emergência no país e que o Conselho de Ministros se reuniu para analisar a situação epidemiológica e decidir sobre o seu eventual prolongamento.

15h07 - Misericórdias apelam a que utentes dos lares não fiquem sem médicos

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, apelou hoje à Ordem dos Médicos para que peça aos profissionais de saúde para ajudarem os utentes dos lares de modo a não ficarem sem médicos.

"O nosso apelo à Ordem dos Médicos é que apelem aos médicos para que não deixem as pessoas (utentes dos lares) sem médicos. A única solução que temos numa situação dessas é transferi-las para os hospitais e iríamos fazê-las correr um risco maior e 'encharcar' os hospitais", afirmou Manuel de Lemos.

Em declarações aos jornalistas, depois de uma reunião com o bastonário da Ordem dos Médicos, o presidente da União de Misericórdias Portuguesas explicou que este apelo surge na sequência do surto de covid-19 num lar de Reguengos de Monsaraz e de, na semana passada, médicos do centro de saúde terem alegadamente recusado auxílio à Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

"De facto, nós temos um caso concreto em que houve recusa dos médicos do centro de saúde e nós não queremos ser acusados de omissão de auxilio", referiu, acrescentando que o apelo visa também "ajudar nos casos onde há ou possa vir a existir" um surto de covid-19.
Questionado pelos os jornalistas sobre o protocolo de cooperação com o Estado, Manuel de Lemos afirmou que a cooperação tem de ser incrementada de modo a que os utentes tenham acesso aos médicos.

"Essa cooperação tem de ser incrementada. O que queremos mesmo é que os utentes tenham acesso (...). As pessoas não podem ficar sem cuidados médicos", afirmou.


14h24 – Aulas de Educação Física

A diretora da DGS referiu que a posição da entidade está a ser explicitada em orientações que vão sair brevemente.

“E é promover a atividade física nas escolas, dizendo que aulas de Educação Física devem ser feitas com mediadas de segurança”.

14h23 – Os professores nos grupos de risco

Graça Freitas recordou que a legislação protege os grupos de risco e “cada agrupamento escolar deve observar o risco de cada um dos seus profissionais e decidir a modalidade de trabalho que se aplica de acordo com o que está legislado”.

14h20 – Caso de Reguengos é “pontual”

O secretário de Estado diz que a situação em Reguengos de Monsaraz é uma situação pontual, que não acontece nos outros lares do país e que há confiança nos profissionais de saúde.

“Acreditamos que temos condições para que os médicos continuem a dar assistência aos idosos nos diferentes lares do país”, reforçou.

14h15- Andamos a lidar com o vírus há cinco ou seis meses

O presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida, recorda que o mundo anda a lidar com o novo coronavírus há cinco ou seis meses e “em termos de investigação científica é quase nada”.

No entanto, há vários artigos e nem todos são consensuais sobre a possibilidade de a imunidade ser duradora.

Fernando Almeida considera que os estudos sorológicos são muito importantes e que o inquérito do Instituto Ricardo Jorge revela que os níveis de anticorpos não são “os que todos gostaríamos”.

“Mas estão em linha de conta com aquilo que é verificado na Europa”.

E deu um exemplo em relação à imunidade de grupo: “Imagine um grupo de dez pessoas, em que três estão imunizadas e há sete que não estão imunizadas. Se o vírus estiver a circular há grande probabilidade de o vírus se transmitir. Ou seja, três pessoas, apesar de imunizadas não significa nem que podem impedir o vírus de se transmitir”.

14h12 – Turistas devem observar as regras em vigor

Sobre o facto de o Reino Unido ter incluído Portugal na lista de países seguros, o que levou a um aumento de turistas no Algarve, Graça Freitas considera que isso é “um desafio” para o país.

“É necessário um grande equilíbrio em termos mais pessoas e o continuarmos a ter segurança”.

A diretora-geral da Saúde recorda que “essa segurança começa pelos próprios turistas que entram num país e que estão obrigados a observar as regras, entre elas, as regras sanitárias desse país”.

Aos operadores, Graça Freitas recorda que “não estão isentos de responsabilidade de regularem a aplicação das regras”.

14h05 – PM “tem estado sempre ao lado dos profissionais de saúde”

Sobre a polémica que envolveu a entrevista de António Costa no fim de semana, o secretário de Estado saiu em defesa do primeiro-ministro, dizendo que Costa “tem estado sempre ao lado dos profissionais de saúde”.

Lacerda Sales fala de um trabalho estreito do Governo com as Ordens Profissionais, por exemplo, na definição do plano de Inverno. “Isto sim, é importante”, garante o governante, falando de um clima de “unidade nacional”.
O secretário de Estado diz que a situação em Reguengos de Monsaraz serve para melhorar, para um plano para os lares.

Quanto à Ordem dos Médicos, Lacerda Sales considera que a sua função é regular a atividade dos seus profissionais, como ele próprio é, dando o apoio aos doentes e colocando a sua vida como prioridade, como valor inviolável.

O secretário de Estado diz que Ordem não tem poder de fiscalização ou de inspeção sem que isso tenha de ser articulado com competências disciplinares aos médicos, faltando assim justificação para análise.

“Não sendo jurista, deixaremos ao Ministério Público e à Inspeção geral em Saúde as conclusões sobre este caso”, disse.

14h02 – 47 por cento dos testes diários é feito no SNS

O presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida, referiu que há três grupos de laboratórios que estão a colaborar.

“Os laboratórios do SNS – que fazem 47 por cento dos total diário de testes- Há depois o setor privado, que faz 40 por cento e a parte da universidade e outros laboratórios associados que fazem cerca de 12 por cento”.

14h00 – Regras para a Festa do Avante

As regras para a Festa do Avante ainda não estão encerradas, frisou Graça Freitas.

No entanto, avança que a DGS está a analisar o evento “como aquilo que ele é: um evento de massas e naturalmente há orientações nacionais e internacionais que orientam”.

“É uma análise de pormenor que permita que o evento possa decorrer de acordo com as regras em vigor”.

Regras que permitam a segurança de quem for ao evento.

Cabe à entidade promotora assegurar que todas as regras necessárias estão a ser observadas.

“Ainda não está fechado. É um processo de negociação a que iremos chegar a um acordo”.

13h58 - Orientações para Festa do Avante “dentro em breve”

Secretário de Estado diz que as orientações da DGS para o evento do PCP vão ser conhecidas em breve e diz que as regras vão garantir a segurança do evento.

13h56 – 20 surtos ativos em lares

Nos lares do país há 20 surtos ativos, revelou a diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

“Nos últimos 28 dias houve pelo menos um caso novo. É assim que se classifica um surto ativo. Que merece especial atenção por parte das autoridades”.

A estatística desses surtos ativos é de um total de 148 lares. 55 na região norte, dois na região centro, 62 em Lisboa e Vale do Tejo, 12 no Alentejo e 13 no Algarve.
“O facto de estar um surto ativo não quer dizer que, neste momento, não inspire cuidados. Quer dizer que o ultimo caso ainda não ocorreu há 28 dias”. 

É esse o tempo se dá para considerar um surto como encerrado.

13h49 – Aumento da capacidade de testagem no SNS

O presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida, realçou um amento da capacidade de testagem no Serviço Nacional de Saúde.

“Este aumento da capacidade insere-se claramente naquilo que é a capacidade que nós vamos reforçar”.
Fernando Almeida frisou que “não vão ser realizados testes sem critério”

“Mais importante do que fazer testes sem critérios é ter critérios para fazer testes”.

"Este esforço (8,4 milhões de euros) não tem a ver apenas e só com a covid. Nesta altura tem a ver com o diagnóstico dos casos covid, mas é um investimento que também tem em conta toda a capacidade de diagnóstico para outras emergências e patologias que possam vir a ocorrer", sustentou.

De acordo com o mesmo responsável, foram estabelecidos critérios com a participação de todos os hospitais do SNS.

"Todos os investimentos que foram estudados e que estão a ser estudados foram feitos com critérios ouvindo todas as estruturas hospitalares, com a parceria das ARS e com uma equipa que foi nomeada por um despacho específico do senhor secretário Estado", afirmou.

O investimento é sobretudo na área das infraestruturas e dos equipamentos.

"Todo este investimento vai permitir a duplicação da capacidade de testagem se for precisa, no limite, e permite-nos ter uma melhor e maior resposta em todas as regiões do país", declarou.

13h49 – Duplicar a capacidade de testagem

O secretário de Estado da Saúde salienta que o país se está a preparar para alargar e reforçar a rede de testagem a nível nacional para o Outono-Inverno.

Lacerda Sales realça que Portugal é dos países europeus que faz mais testes por cem mil habitantes e pretende duplicar a capacidade de testagem, para 22 mil testes por dia.
No Algarve e Alentejo, esse aumento da capacidade chega a ser de 400 por cento.

Este aumento implica um investimento de 8,4 milhões de euros.

13h48 – Linha de apoio psicológica já atendeu 30.500 pessoas

O secretário de Estado revela que a linha já atendeu milhares de pessoas desde 30 de abril.

13h44 - Festival de Cinema de Berlim de 2021 será presencial e com mudanças estruturais

A edição de 2021 do Festival de Cinema de Berlim será presencial e terá alguns ajustes na programação e na estrutura, adaptando-se ao contexto da covid-19, anunciou hoje a organização.

"Em tempos de pandemia do novo coronavírus, tornou-se mais claro que ainda precisamos de espaços de vivência analógica na esfera cultural", afirmaram os diretores da Berlinale, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, em comunicado.

A 71.ª edição do Festival de Cinema de Berlim decorrerá de 11 a 21 de fevereiro de 2021 e serão feitos ajustes estruturais ainda a anunciar. O habitual mercado europeu de cinema, um dos eventos paralelos, acontecerá num modelo híbrido, presencial e ‘online’.

Segundo a organização, a implementação do festival e do mercado de negócios será feita de acordo com as regras de segurança e higiene que estiverem em vigor na altura, tendo em conta a evolução da pandemia da covid-19.

13h25 - Portugal regista mais cinco mortos, 123 infetados e 106 recuperados

Portugal regista mais cinco mortes por Covid-19 e 123 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado.

De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 55.720 casos de infeção confirmados e 1.801 mortes.

Houve mais 106 doentes recuperados, totalizando 40.880 casos de recuperação.

A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou mais novos casos nas últimas 24 horas, com 63 infeções confirmadas, contabilizando 28.816 casos.

Estão internados 231 doentes (mais quatro do que na véspera), dos quais 44 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (menos três).

13h16 - Mais de 809 mil mortos e mais de 2,3 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 809.255 pessoas e infetou mais de 2,3 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, até às 11h00 de hoje (hora de Lisboa), já morreram pelo menos 809.255 pessoas e há mais de 23.463.870 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 14.867.200 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A AFP adverte que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Nas últimas 24 horas foram registadas 4.001 novas mortes e 213.866 novos casos em todo o mundo. Os países que registaram o maior número de novas mortes são a Índia com 836 novas mortes, Brasil (494) e Estados Unidos (433).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 176.809 óbitos e 5.704.447 casos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 1.997.761 pessoas foram declaradas curadas.

13h10 - Bruxelas avalia escândalo que envolve comissário europeu do Comércio

A Comissão Europeia vai avaliar os detalhes do polémico jantar, na Irlanda, que violou as restrições contra a pandemia de covid-19 por ter envolvido mais de 80 pessoas, incluindo o comissário europeu para o Comércio, Phil Hogan.

“Esta é uma questão que requer uma avaliação cuidadosa do nosso lado e é uma questão na qual os detalhes contam, pelo que a presidente [da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen] solicitou ao comissário Hogan um relatório completo […], recebeu-o na noite passada e vai agora analisá-lo”, declarou a porta-voz do executivo comunitário Dana Spinant.

Questionada na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, sobre o polémico jantar organizado na passada quarta-feira à noite por uma sociedade de golfe, que juntou a elite política irlandesa, a porta-voz notou que Ursula von der Leyen “pediu mais detalhes [sobre o caso] porque os pormenores são importantes”.

“Vamos analisar o que ele [comissário Hogan] partilhou connosco antes de fazermos uma avaliação”, reforçou Dana Spinant.

A porta-voz recordou ainda que, segundo as normas comunitárias, “o mandato de um comissário europeu pode terminar devido à sua demissão ou quando ele é obrigado pela presidente a resignar”.

Em causa está um escândalo político que já levou à demissão do ministro da Agricultura irlandês, na sexta-feira, depois de ter sido divulgada a sua presença num jantar, dois dias antes, com mais de 80 pessoas, oferecido pelo clube de golfe do parlamento, que violou as restrições ligadas à covid-19.

13h05 - António Costa já aceitou reunião com a Ordem dos Médicos

O primeiro-ministro vai receber a Ordem dos médicos em audiência amanhã de manhã em São Bento.

A reunião surge na sequência do pedido feito pela ordem que exigiu ser recebido por António Costa na sequência do vídeo em que aparece a chamar cobardes aos médicos que recusaram trabalhar no lar de Reguengos.

O pedido da ordem foi feito ontem à noite e hoje o primeiro-ministro acedeu receber os representantes da classe e marcou o encontro para amanhã de manhã.

12h43 - Ordem dos Médicos pede reunião urgente a António Costa

A Ordem dos Médicos (OM) solicitou, com caráter de urgência, uma audiência ao primeiro-ministro e considerou ofensivas as declarações de António Costa numa conversa privada com jornalistas do jornal Expresso.

"Estas afirmações, independentemente de serem proferidas de forma pública ou em privado, traduzem um estado de espírito ofensivo para os médicos e um sentimento negativo por uma classe profissional", refere a OM em comunicado hoje divulgado.

A afirmação refere-se a um pequeno vídeo, de sete segundos, que circula nas redes sociais, que mostra António Costa numa conversa privada com jornalistas alegadamente chamando "cobardes" aos médicos envolvidos no caso do surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz, que matou 18 pessoas.

"Declarações ofensivas para todos os médicos e para os doentes que precisam de nós, sobretudo os mais vulneráveis, são um mau serviço dos governantes ao país, e em nada contribuem para a necessária união num momento de pandemia", sublinha a OM.

Além do pedido de uma audiência a António Costa, o bastonário convocou para hoje o Fórum Médico, composto por todas as estruturas nacionais representativas dos médicos.

12h26 - Caso positivo na freguesia de Cabeção, em Mora

O caso não terá a ver com o surto de Mora, mas terá sido importado de Angola, revela o presidente da Junta de Freguesia, à RTP. A população está a tomar precauções.

O caso foi conhecido ontem e foram tomadas, de imediato, medidas na vila.

12h11 - Mais 90.000 empregos perdidos ou ameaçados no setor de viagens do Reino Unido

Mais de 90.000 empregos foram suprimidos ou estão em risco no setor de viagens do Reino Unido devido ao impacto no turismo da pandemia de covid-19, alertou hoje a Associação dos Agentes de Viagens Britânicos (ABTA).

Esta estimativa tem em conta a supressão de empregos desde o início da crise de saúde no setor de viagens e na sua cadeia de aprovisionamento, revelou a ABTA (Association of British Travel Agents) em comunicado.

Para o setor de viagens em sentido estrito (operadoras de turismo, agências de viagens e companhias aéreas), foram 39.000 empregos suprimidos pela pandemia de covid-19, o que representa 18% do total dos trabalhadores.

De acordo com a ABTA, a situação social atingiu um "ponto crítico" por causa do impacto que têm tido no setor as diferentes medidas avançadas para impedir a propagação do novo coronavírus.

12h09 - Alemanha regista 711 novos casos e transportes públicos reforçam controlo

A Alemanha identificou 711 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e, de acordo com o jornal "Bild", a Deutsche Bahn (DB), a rede pública de caminhos-de-ferro, vai reforçar a fiscalização.

"Usar máscara não é uma recomendação, mas sim uma obrigação", sublinhou hoje ao diário alemão Hans-Hilmar Rischke, chefe de segurança da DB, acrescentando ser inaceitável que "os viajantes não cumpram as regras".

Também no estado da Renânia do Norte-Vestefália, o mais afetado pela covid-19, com um total de 56.916 casos desde o início da pandemia, centenas de polícias e funcionários vão fiscalizar o uso de máscaras dentro dos transportes públicos.

As operações de controlo começam hoje e preveem multas de 150 euros por incumprimento.

12h07 - Federação dos Médicos repudia palavras do primeiro-ministro e exige respeito

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) repudiou hoje as declarações do primeiro-ministro, numa curta conversa privada com jornalistas do Expresso, e pede respeito pelos médicos e o apuramento das responsabilidades no caso das mortes num lar em Reguengos.

Em comunicado a FNAM alude a um pequeno vídeo, de sete segundos, que circula nas redes sociais, que mostra António Costa numa conversa privada com os jornalistas alegadamente chamando "cobardes" aos médicos envolvidos no caso do surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz, que matou 18 pessoas.

"Estas declarações, proferidas por um chefe de Governo, são chocantes e totalmente inapropriadas, insultando de forma vergonhosa e indigna todo um grupo profissional cuja competência, capacidade de trabalho e resiliência para exercer a sua profissão em condições cada vez mais degradadas, pondo os interesses dos doentes acima de qualquer outra consideração, não pode ser contestada", afirma a federação dos médicos.

A estrutura sindical desmente também as afirmações de António Costa de que os médicos se recusaram a prestar serviço no lar.

11h59 - Surto de Montemor-o-Novo sobe para 33 casos ativos após novo teste positivo

Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, registou no domingo um novo teste positivo de covid-19, o que elevou para 33 o número de casos ativos do surto no concelho, informou hoje a câmara municipal.

Os números, que incluem um caso ativo anterior ao atual surto, referem-se aos resultados dos testes conhecidos até às 17:30 de domingo, dia em que, pela primeira vez, numa semana, não houve registo de qualquer novo caso positivo.

Duas pessoas do concelho de Montemor-o-Novo continuam internadas no hospital de Évora, uma das quais na unidade de cuidados intensivos, num quadro que não sofre alterações desde quinta-feira.

11h53 - Coreia do Sul trava aulas presenciais em quase duas mil escolas

Quase duas mil escolas suspenderam as aulas presenciais na sequência de novo surto de casos. É a primeira vez que isto acontece desde maio, quando mais de mil escolas estiveram fechadas.

O primeiro-ministro considera que esta segunda vaga de casos é mais grave do que a primeira.

11h30 - Itália começa a testar vacina em seres humanos

Itália começou esta segunda-feira a testar em 90 humanos uma vacina, criada e desenvolvida no país, contra o SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, revelou a empresa de biotecnológica ReiThera. Os testes vão realizar-se no Instituto Nacional de Doenças Infecciosas Lazzaro Spallanzani.

“Chegou a Spallazani o primeiro voluntário para o teste da vacina. É uma emoção intensa. Hoje temos a sensação de estar no início desta batalha amarga e dura que os italianos estão a travar há algum tempo”, anunciou Francesco Vaia, diretor do instituto.

“Vamos começar a fase um, que serve para verificar se o medicamento produz efeitos secundários ao voluntário e, sobretudo, se esta dose é imunogénica, ou seja, se é capaz de produzir anticorpos no organismo”, acrescentou.

Veja o artigo completo aqui.

11h21 - Câmara da Moita prolonga horário do comércio até às 22h00

A Câmara da Moita prolongou até às 22h00 o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços do concelho, no distrito de Setúbal, foi hoje anunciado.

Numa nota divulgada na sua página da internet, a autarquia explicou que a medida procura "minimizar o impacto económico negativo que a pandemia da covid-19 tem provocado" no território.

11h19 - Comércio de Oeiras pode estar aberto até às 22h00

Oeiras, Lisboa, 24 ago 2020 (Lusa) -- Os estabelecimentos comerciais no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, podem encerrar às 22h00, desde sábado, deixando de ser obrigatório o encerramento às 20h00, devido ao contexto pandémico, determinou o município.

"Face aos pedidos formulados pelos vários agentes económicos locais junto do município de Oeiras, foi ponderada a possibilidade do alargamento do horário de funcionamento dos seus estabelecimentos e atividades económicas, face às sérias dificuldades económicas sentidas, em consequência da situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2", pode ler-se numa nota publicada no sítio oficial da Internet da autarquia.

De acordo com o município presidido pelo independente Isaltino Morais, o horário de encerramento dos conjuntos comerciais é fixado até às 22h00, mas a hora de fecho do comércio de bebidas que não se encontre em conjuntos comerciais é estabelecida até às 21h00.

11h05 - África regista mais 187 mortes e supera os 900 mil recuperados

África registou nas últimas 24 horas 187 mortes devido à covid-19, elevando o total de vítimas mortais para 27.779 em quase 1,2 milhões de casos, tendo ultrapassado a barreira dos 900 mil recuperados, segundo dados oficiais.

De acordo com Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), que reúne os dados dos 55 membros desta organização, desde domingo foram registados mais 9.167 infetados, sendo o total de casos positivos de 1.187.937.

A África Austral continua a registar o maior número de casos e de mortos devido ao novo coronavírus: 650.167 infetados e 13.948 vítimas mortais.

Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 609.773 infetados e 13.059 mortes.

10h44 - Comércio de Vila Franca de Xira pode encerrar às 22h00 a partir de hoje

Os estabelecimentos comerciais no concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, podem encerrar às 22h00 a partir de hoje, deixando de ser obrigatório o encerramento às 20h00, anunciou a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira adianta que, a partir de hoje, os estabelecimentos de comércio a retalho e prestação de serviços, incluindo os que se encontrem em conjuntos comerciais, podem encerrar às 22h00.

10h36 - EUA com mais 34 mil casos em 24 horas

Foram 34,567 infeções por coronavírus este domingo, de acordo com Johns Hopkins University. Houve 449 mortos.
No total, há 5,703,586 casos reportados e 176,808 mortos.

10h00 – Primeiro voluntário recebe vacina italiana

Hoje, segunda-feira, 24 de agosto, o primeiro voluntário recebeu a primeira dose da vacina fabricada em Itália. Inicia a fase inicial de testes da potencial vacina anti-Covid.

Tem financiamento da Região do Lácio (5 milhões) e do Ministério da Pesquisa (3 milhões).

9h35 - Catalunha vai anunciar novas restrições

Ainda hoje o presidente do executivo da Catalunha, Espanha, vai anunciar novas medidas para a região, depois de um novo crescimento no número de casos.

9h00 - Pandemia ajudou a aumento de candidaturas ao Ensino Superior

O ministro do Ensino Superior considera o aumento de candidatos ao Ensino Superior uma boa notícia. São mais onze mil candidatos do que no ano passado. Manuel Heitor admite que as circunstâncias da pandemia ajudaram a este recorde de candidaturas.

Manuel Heitor diz que são cada vez mais os portugueses que percebem que estudar é um esforço que compensa.

8h44 - Coreia do Sul reforça restrições

São 11 dias seguindo com aumentos de três dígitos no número de casos e as autoridades de saúde classificam esta como a maior crise desde a emergência de covid-19. O último balanço aponta para 266 novos casos.

O país decidiu por isso reforçar medidas para aumentar o distanciamento social, com a proibição de ajuntamentos, o encerramento de diversão noturna e igrejas e retirou adeptos dos eventos desportivos.

8h30 - Timor-Leste foi país do Pacífico que mais gastou na resposta à pandemia

Timor-Leste foi o país do Pacífico que mais gastou na resposta à pandemia, em termos do Produto Interno Bruto (PIB), com a maior fatia em apoio social, segundo um estudo da Universidade Nacional Australiana (ANU).

Em concreto, Timor-Leste gastou na sua resposta à pandemia da covid-19 o equivalente a 8,3% do PIB não petrolífero, mais dois pontos percentuais que o segundo país com mais gastos, Tonga, que dedicou às várias medidas cerca de seis por cento do PIB.

A análise, dos professores Stephen Howes e Sherman Surandiran, foi publicada hoje num blogue do Centro de Política de Desenvolvimento da Crawford School of Public Policy da Universidade Nacional Australiana, em Camberra.

O texto compara dados de vários países do Pacífico - Fiji, Papua Nova Guiné, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga e Vanuatu e Timor-Leste -- e analisa a forma em que os vários países responderam à pandemia da covid-19.

7h50 - O exemplo de uma empresa portuguesa com teletrabalho desde março

Na Feedzai, uma empresa portuguesa com escritórios em vários países, todos os funcionários trabalharam a partir de casa desde o início de março. Cinco meses depois quase todos estão ainda em casa, exceto os trabalhadores de Hong Kong.

O Governo português identificou 43 mil funcionários em teletrabalho total ou parcial até ao final de junho, o que corresponde a 24 por cento do universo de trabalhadores que têm funções compatíveis com esse regime de trabalho à distância, muito próximo portanto da meta do governo que é ter pelo menos 25 por cento de funcionários em teletrabalho.

7h30 – Nova Zelândia estende confinamento em Auckland

A primeira-ministra anunciou a extensão do confinamento na cidade de Auckland por mais quatro dias.

Jacinda Ardern estabeleceu ainda o uso obrigatório de máscara nos transportes públicos em todo o país.

6h58 - China tem administrado potencial vacina a trabalhadores

Zheng Zhongei, responsável pelo centro de ciência e tecnologia da Comissão Nacional de Saúde revelou que o Governo autorizou o “uso de emergência” de uma potencial vacina contra a covid-19 em trabalhadores da área da saúde e oficiais na fronteira desde julho.

A China não regista um caso local de transmissão nos últimos sete dias.

Parece ser a primeira confirmação do uso da vacina na China, fora dos ensaios clínicos.
FDA autoriza uso de tratamento com plasma de convalescentes

Os Estados Unidos registam nas últimas 24 horas mais 31.300 infeções com o novo vírus. Segundo a agência Reuters, entre sábado e domingo morreram no país mais 450 pessoas.

Desde o início da pandemia, os Estados Unidos registaram mais de 5 milhões e oitocentos mil casos de infeção, e lideram a lista dos países mais afetados.

A Autoridade norte americana do Medicamento deu luz verde ao uso de plasma como tratamento para a Covid-19.

Num comunicado publicado no site da FDA, lê-se que é razoável acreditar que o plasma pode ser eficaz em diminuir a gravidade e duração da doença provocada pelo novo vírus em alguns pacientes hospitalizados.

Uma decisão já elogiada pelo presidente norte-americano. Em conferência de imprensa Donald Trump classifica de histórica e que expande o acesso ao tratamento.

Uma terapia que passa por administrar soro sanguíneo obtido do sangue de pessoas que já recuperaram do novo vírus a doentes infetados.

O objetivo é que consigam usar os anticorpos criados pelos pacientes já recuperados. Mais de 70 mil pessoas infetadas nos Estados Unidos já foram submetidas ao tratamento.

A FDA disse que os primeiros indícios apontam para a eficácia do tratamento, com plasma sanguíneo de dadores que recuperaram da Covid-19, na redução da mortalidade e na recuperação de pessoas que desenvolveram a doença, quando administrado nos primeiros três dias de hospitalização.

"Parece que o produto é seguro e estamos confortáveis com isso e iremos continuar a analisar no caso de surgirem sinais contrários", disse Peter Marks, diretor da Centro de Avaliação Biológica e Pesquisa da Administração para o Medicamento e Avaliação dos EUA.

O número de casos a nível mundial tem vindo a aumentar, com a Europa a continuar a registar um recrudescimento do número de casos.

Em Itália, foi registado o maior aumento diário de casos desde maio.

Itália regista 1.210 novos casos de covid-19 e sete mortes nas últimas 24 horas, justificando a situação com o regresso das férias.

O Reino Unido registou mais 1.041 novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, sendo o quarto dia consecutivo que notifica mais de mil infeções diárias, e mais seis mortes.
Norte continua a registar mais casos
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde regista mais duas mortes, 145 casos confirmados e 122 recuperados. Há ainda 13.027 surtos ativos em Portugal, mais 21 do que ontem.

No total, Portugal tem agora 55.597 casos confirmados, 40.774 doentes recuperados e 1.796 óbitos.

Há ainda 317 pessoas internadas, mais uma do que no dia anterior, e mais cinco nos cuidados intensivos, para um total de 47.

A região norte reportou o maior aumento diário, com mais 69 novos casos e uma das mortes. A segunda morte registada nas últimas 24 horas foi em Lisboa e Vale do Tejo, que regista ainda mais 47 infetados. Na região centro há mais 13 casos de infeção, dois no Alentejo e 14 no Algarve. Não há alteração dos números nas ilhas.
Ordem pede ao primeiro-ministro que evite guerra com Médicos
A Ordem dos Médicos avisou o Primeiro-Ministro para evitar uma guerra com os profissionais de saúde.

António Costa tinha dito que a Ordem não tem competências de investigação e apenas existe para regular a atividade dos médicos, mas o bastonário desmentiu-o e sublinhou que a Ordem tem de facto competências para investigar instituições como lares.

O bastonário espera que o Governo não esteja a impor uma lei da rolha ao que se passou no lar de Reguengos, onde morreram 18 utentes.