Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


22H00 - Madeira sem registo de novos casos mantém total de 40 infeções ativas

A Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se o total de 40 infeções ativas, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo que foram identificadas duas situações suspeitas no Aeroporto Cristiano Ronaldo.

"Não há novos casos positivos a reportar, pelo que a região continua a contabilizar um total cumulativo de 158 casos confirmados de covid-19", sublinha a entidade, em comunicado, clarificando que 118 já estão recuperados.

Relativamente à cadeia de transmissão identificada no concelho do Funchal, com associação a dois casos positivos recentemente diagnosticados no contexto da operação de rastreio do Aeroporto da Madeira, o IASAÚDE informa que a investigação epidemiológica permitiu sinalizar, até ao momento, 15 contactos - seis foram casos confirmados, quatro foram negativos e cinco aguardam resultado.

Todos os contactos referentes a esta cadeia permanecem em isolamento, e a investigação epidemiológica continua em curso.

"Mantendo-se o total cumulativo de 118 casos recuperados de covid-19, são 40 os casos ativos, dos quais 29 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância, implementadas no Aeroporto da Madeira, e 11 são casos de transmissão local", esclarece.

Quanto ao isolamento dos casos positivos, 21 pessoas estão numa unidade hoteleira dedicada e, 19, em alojamento próprio. 

21H45 - Cabo Verde envia contingente militar para a ilha do Fogo

O Governo cabo-verdiano anunciou hoje o envio de um contingente militar para a ilha do Fogo, para reforçar a fiscalização e implementação das medidas para conter a progressão local da pandemia de covid-19.

A medida foi anunciada após uma reunião, esta tarde, na ilha do Fogo - novo foco de transmissão da doença no arquipélago -, entre os ministros da Administração Interna, Paulo Rocha, e da Saúde, Arlindo do Rosário, autarcas locais e autoridades de segurança e proteção civil.

"A estratégia do Governo passa por reforçar a coordenação e intensificar as ações de fiscalização e a implementação das medidas adotadas pelo setor da saúde", explicou, em comunicado, o Ministério da Administração Interna.

No período de uma semana, a ilha do Fogo registou os 30 primeiros casos de covid-19, essencialmente localizados no concelho de Mosteiros, pelo que o reforço de segurança com um contingente militar visa também controlar a aplicação das medidas sanitárias nas entradas e saídas do concelho.

No terreno, haverá um "reforço das ações de fiscalização", sobretudo para "garantia de implementação dos procedimentos de segurança sanitária por parte de todos os operadores e em todas as atividades económicas", explicou aquele ministério.

"A nível da restauração, transporte público, estabelecimentos comerciais, mercados e particularmente nos locais de consumo de bebidas alcoólicas", lê-se no comunicado, que acrescenta que será feito um reforço de meios humanos da Inspeção-Geral das Atividades Económicas.

Será ainda assegurada, pelo Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, a distribuição de máscaras comunitárias para "massificar o uso" nas várias aldeias do concelho de Mosteiros afetados pelo surto de covid-19.

Cabo Verde regista até ao dia de hoje um acumulado de 3.778 casos de covid-19, em oito das nove ilhas habitadas, e 39 mortos.

21h20 - Aumento de casos a sul pode ditar novo afastamento de turistas britânicos


21h10 - Turismo em Lisboa dá sinais de recuperação parcial


21H00 - Mundo à beira dos 25 milhões de infetados com SARS-CoV-2

20H45 - Autarquias preocupadas com aumento dos custos do transporte escolar


20H30 - Louletano confirma 33 casos positivos de Covid-19 na equipa de futebol

20H10 - Concelho de Arouca regista 75 novos casos em 24h

20h00 - Milhares marcharam na Europa contra restrições e máscaras

Nem as notícias do aumento de casos de infeção com SARS-CoV-2 na Europa demoveram milhares de pessoas de participar nos protestos marcados para este sábado nas principais cidades do velho continente. Denunciaram a pandemia como "fraude" e contestaram a imposição de restrições, incluindo o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara.

19h55 -Istambul restringe cerimónias em recintos fechados

Confrontadas com o maior aumento de casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 e de óbitos com Covid-19 do país, as autoridades de Istambul decidiram restringir a realização de cerimónias que se realizem em espaços fechados.

A partir de segunda-feira, casamentos, festas de noivado e cerimónias de circuncisão serão proibidas, anunciou o Governador de istambul. Crianças e pessoas com mais de 60 anos serão ainda banidas de cerimónias ao ar livre, as quais permanecem permitidas.

As restrições foram anunciadas poucas horas antes do Ministério turco da Saúde anunciar a confirmação de mais 1.549 casos de infeção com o novo coronavírus no país, o mais elevado desde meados de junho. Trinta e nove pessoas morreram, o maior número desde meio de maio, acrescentou.

"O número de doentes em estado grave continua a subir", afirmou Fahrettin Koca, responsável pela pasta da Saúde no país, na rede Twitter. "não podemos relaxar as medidas" para conter a pandemia, acrescentou.

19h40 - Angola registou mais 80 infeções e um óbito devido ao novo coronavírus

Angola registou 80 novos casos positivos de covid-19 e mais um óbito, e o primeiro caso de recuperação de um doente submetido à ventilação mecânica invasiva, informaram hoje as autoridades sanitárias angolanas.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda, do total de casos, 47 do sexo masculino e 33 feminino, com idades entre 1 e 87 anos, três foram registados na província de Benguela, nove no Zaire, um em Cabinda e os restantes em Luanda, capital do país.

Franco Mufinda informou que se registou mais um óbito, de um cidadão nacional, de 40 anos, tendo sido dadas como recuperadas, nas últimas 24 horas, 13 pessoas.

As províncias do Namibe, Lunda Sul, Cuando Cubango e Huambo são as províncias que até à data presente não registaram ainda casos do novo coronavírus.

"Com os números avançados, temos por agora o total de 2.551 casos, 107 óbitos, 1.041 recuperados e 1.403 ativos, dos quais duas pessoas são críticas, sob ventilação mecânica invasiva, 23 graves, 36 moderados, 45 leves e 1.301 assintomáticos", indicou o governante angolano.

No domínio laboratorial, foram processadas, nas últimas 24 horas, 583 amostras, totalizando 56.245 amostras processadas até à data.

O secretário de Estado para a Saúde Pública destacou o registo de "um caso de sucesso", nomeadamente a alta clínica concedida ao primeiro doente, que se encontrava sob ventilação mecânica invasiva.

"Ficou entubado e ventilado durante sete dias e permaneceu 21 dias nos cuidados intensivos", frisou.

19h34 - São Tomé decreta quarto Estado de calamidade por causa da abertura das aulas

O Governo são-tomense decretou o quatro período de estado de calamidade, no país, para os dias 01 a 15 de setembro, apesar de melhorias verificadas no combate à covid-19, anunciou hoje o porta-voz, Adelino Lucas.

"O país tem observado ganhos na sua luta contra a pandemia do covid-19, mas, ainda assim, apesar desses ganhos, apesar de não se estar a observar situações críticas ou alarmantes, o Comité de Crise decidiu que será decretado mais um (período de) estado de calamidade, que vai de 1 a 15 de setembro", disse o porta-voz do Governo.

Durante o encontro, o executivo são-tomense e o Comité de Crise congratularam-se com "os esforços dos parceiros bilaterais e multilaterais", no apoio ao combate à doença.

O Governo deu "uma nota positiva" aos "esforços dos profissionais da saúde que têm dado o melhor de si, o que tem permitido que, de facto, a pandemia não esteja a alastrar-se de forma assustadora, contrariamente às previsões da Organização Mundial da Saúde (OMS), em março", precisou Adelino Lucas.

O Comité de Crise reconheceu que "a pandemia ainda está presente" no país, "pese embora as melhorias que se têm vindo a verificar".

Por isso, justifica a quarta situação de calamidade com a abertura do novo ano letivo 2020/2021, e o início da aulas marcado para 8 de setembro.

"Isso trará consigo um conjunto de mobilidade da população, particularmente jovem e estudantil", afirmou o porta-voz do Governo.

"O Ministério da Educação e Ensino Superior deverá adotar as medidas necessárias, em articulação com os professores e o setor de inspeção das atividades escolares para que sejam observadas, de forma regular, todas as medidas sanitárias de higienização, uso das máscaras e lavagem das mãos", explicou.

Segundo Adelino Lucas, outra justificação para a aplicação de mais um período de "estado de calamidade" prende-se com a retoma para breve dos voos da companhia aérea portuguesa TAP, que fará o percurso Lisboa/Gana/São Tomé.

19h30 - Cabo Verde com mais 33 infetados e um morto em 24 horas

Cabo Verde registou mais 33 infetados pelo novo coronavírus e um morto nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a 3.778 casos da doença desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia processaram 395 amostras desde sexta-feira, 22 das quais deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país.

Ainda na ilha de Santiago, foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Tarrafal (02) e Santa Miguel (02) e São Domingos (01).

Foram igualmente diagnosticados quatro novos na ilha do Sal, outro dos focos ativos de transmissão da covid-19 no arquipélago, e dois na ilha de São Vicente.

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 48 casos em todo o país, mas o concelho da Praia contabilizou mais uma morte por problemas associados à covid-19.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 3.778 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com covid-19, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas.

Desse total, 882 permanecem ativos, 39 morreram e 2.855 foram dados como recuperados, enquanto dois cidadãos estrangeiros infetados foram transferidos para os países de origem, segundo os dados do Ministério da Saúde.

19h00 -Índia reabre redes de Metro e autoriza eventos desportivos e religiosos

Para tentar relançar a economia indiana, debilitada devido à pandemia, o Governo de Nova Deli irá reabrir as redes de Metro e autorizar de forma limitada a realização de eventos religiosos e desportivos a partir de setembro.

O país registou 76.472 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 este sábado, um número ligeiramente inferior aos dos últimos dois dias, mas em continuidade com uma tendência que faz do ritmo de contágios o mais grave do mundo.

A reabertura da rede de Metro de Nova Deli, vital para o movimento de milhares de habitantes da capital, vai reabrir de forma faseada a partir de 7 de setembro, anunciou o ministro federal da Administração Interna.

A partir de 21 de setembro serão autorizados os eventos académicos, sociais, desportivos e religiosos, até um máximo de 100 pessoas. Escolas e Universidades vão permanecer encerradas até finais do mesmo mês.

Em todas as zonas de contenção espalhadas pelo país - as áreas onde o alastrar do contágio tem sido mais grave - vão permanecer sob confinamento e quarentena severos, acrescentou o Governo.

Com um total de 3.46 milhões de infetados com o novo coronavírus, desde dezembro de 2019, a Índia é o terceiro país do mundo com maior número de casos confirmados, a seguir ao Brasil e aos Estados Unidos. Nas últimas duas semanas tem registado o maior número de casos diários, à frente de qualquer deles.

Nas últimas 24h o número de óbitos aumentou 1.021, para um novo total de 62.550, informou o Ministério da Saúde indiano.

18h30 - França: mais 5.400 casos em 24h

Mais 5.453 novos casos de infeção com o novo coronavírus foram registados em França nas últimas 24h, anunciou o Ministério da Saúde francês.

É um número "em baixa" face à recente progressão "exponencial" anunciada sexta-feira, depois de terem sido reportados 7.379 novos casos num só dia sexta-feira, 6.111 quinta-feira e 5.429 quarta-feira.

A taxa de testes positivos prosseguiu o aumento, estabilizando nos 4% nos últimos sete dias, contra 3,9% anunciados sexta-feira, 3,8% quinta-feira e 3,6% quarta-feira.

Desde o início da pandemia morreram 30.602 pessoas em França com Covid-19 (mais seis nas últimas 24h), 20 mil das quais em estabelecimentos hospitalares e mais de 10 mil em estabelecimentos sociais e médico-sociais.

Continuavam hospitalizadas 4.530 pessoas este sábado, menos 5 do que quinta-feira, 400 em serviços de reanimação.

17h20 - Itália registou 1.444 infeções e realizou 99.000 testes nas últimas 24 horas

Itália registou 1.444 infeções nas últimas 24 horas, uma descida ligeira em relação às 1.462 de sexta-feira, e com mais exames realizados, que chegaram aos 99.108, segundo o Ministério italiano da Saúde.

Ainda hoje foi registada apenas uma morte, o que eleva o número total de óbitos para 35.472, enquanto o total de contágios é de 266.853 desde que o primeiro caso foi detetado a 21 de fevereiro.

O número de pacientes internados nas últimas 24 horas também sofreu uma ligeira descida com menos cinco, sendo agora 1.247 os doentes hospitalizados em todo o país.

Porém, o número de internados nas Unidades de Cuidados Intensivos continua a aumentar e são agora 79, mais cinco do que na sexta-feira.

Além disso, regista-se ainda um número recorde de pessoas “curadas” ou que já não têm o vírus, com 1.322 nas últimas 24 horas, contra as 348 de sexta-feira.

16h37 - Mais de 60 detidos na última noite em Cabo Verde em festas e convívios ilegais

Mais de 60 pessoas foram detidas pelas autoridades cabo-verdianas enquanto participavam, na última noite, na Praia, em festas e convívio que se encontram proibidos devido à Covid-19, divulgou hoje a Inspeção Geral das Atividades Económicas (IGAE).

Numa nota a que a Lusa teve acesso, a IGAE refere que entre a noite de sexta-feira e a madrugada de hoje, as equipas de fiscalização, em conjunto com a Polícia Nacional e a Guarda Municipal, procederam à detenção de 56 pessoas “para identificação e notificação”.

Em causa, o consumo de bebidas alcoólicas na via pública, particularmente em festas e convívios em ruas pedonais, os quais se tornam em “foco de contaminação” da Covid-19.

Acrescenta a nota que, no mesmo período, foram “amigavelmente desmanteladas duas festas”, também na capital, e detidas outras oito pessoas, por estarem na praia, outra prática condicionada neste período, depois da aplicação de medidas mais restritivas adotadas pelo Governo, face à forte propagação que a Covid-19 continua a ter no arquipélago, e sobretudo na capital (ilha de Santiago).

15h54 - Moçambique regista mais um óbito, mortes sobem para 22

Moçambique registou mais uma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas, subindo para 22 o número de óbitos pelo novo coronavírus, anunciou hoje em comunicado o Ministério da Saúde (Misau).

"Trata-se de um cidadão de nacionalidade moçambicana, de 52 anos de idade e do sexo masculino", lê-se no comunicado do Misau.

Nas últimas 24 horas, o país registou 63 novos casos positivos de Covid-19, aumentando o total para um cumulativo de 3.760 casos positivos.

Nas últimas 24 horas, 23 pessoas recuperam totalmente da Covid-19 em Moçambique, aumentando para 2.078 o número de pessoas nessa condição.

15h19 - Lar de Arouca com 64 casos positivos entre utentes e funcionários

O lar de idosos da Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga, em Arouca, tem 64 casos positivos de infeção por Covid-19, entre os seus 107 utentes e funcionários, revelou hoje a autarquia local.

Entre os 56 seniores a residir nessa instituição social do distrito de Aveiro, 40 já foram diagnosticados com o vírus SARS-CoV-2, e, no que concerne aos 51 funcionários da casa, são 24 os confirmados como doentes.

Fonte oficial da Câmara Municipal confirma que o aumento de casos positivos do novo coronavírus se verificou sobretudo "nas últimas 24 horas", por causa do "reforço do número de testes de despistagem, efetuados" no final desta semana.

"De acordo com a informação conhecida até ao momento, este agravamento de situação estará circunscrito a três cadeias de transmissão, sendo que uma delas - a que gera maior preocupação - foi detetada na Casa do Povo de Alvarenga, uma instituição particular de solidariedade social, com 64 casos ativos", revela a autarquia.

14h53 - Açores com mais um caso em São Miguel nas últimas 24 horas

As 1.485 análises realizadas nas últimas 24 horas nos Açores revelaram um novo caso positivo de Covid-19 na ilha de São Miguel, mas a região mantém 27 casos ativos, depois de um caso positivo ter saído.

De acordo com o comunicado enviado pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores, o caso diagnosticado hoje diz respeito a uma mulher de 30 anos, "que desembarcou na região a 22 de agosto, proveniente do continente americano", e obteve resultado negativo no teste de despiste realizado à chegada, mas, na sexta-feira, "apresentou sintomatologia sugestiva de infeção", tendo o segundo teste dado positivo para infeção pelo novo coronavírus.

"O caso apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos".

Com a "saída recente da região de um caso positivo", os Açores contam 27 casos ativos, dos quais 24 são em São Miguel, dois na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

13h52 - Corpo ativo dos Bombeiros de Arouca tem nove casos e fica reduzido a metade

O corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Arouca está reduzido a metade, depois de confirmados nove casos de Covid-19 entre os seus operacionais e 30 estarem em quarentena, revelou hoje essa corporação do distrito de Aveiro.

Segundo informa o comandante José Gonçalves, todos os contagiados com o vírus SARS-CoV-2 "estão bem e sem sintomas", tendo ficado em isolamento no Centro de Formação do Gamarão, na freguesia de Canelas, uma vez que esse imóvel, do qual a corporação é proprietária, dispõe de "ótimas condições para acomodar os nove doentes em segurança", evitando riscos para as respetivas famílias durante a sua convalescença.

A assegurar o serviço no quartel - que é o único no território de Arouca, cuja área é de quase 330 quilómetros quadrados, 80% dos quais de espaço florestal - estão agora 38 bombeiros, em horários rotativos.

13h48 - Polícia alemã dispersa protesto em Berlim contra restrições

A polícia de Berlim apelou hoje aos cerca de 20.000 participantes num protesto contra as restrições impostas para conter a pandemia de Covid-19 para dispersarem por não estarem a respeitar as regras de segurança.

"O distanciamento mínimo não está a ser respeitado pela maioria [dos manifestantes] apesar de repetidos apelos" das forças policiais, pelo que estas não têm "outra opção" que dispersar o protesto, escreveu a polícia de Berlim na sua conta oficial no Twitter.

13h38 - Portugal com mais 374 novos casos e três mortes

Foram registados 374 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas em Portugal. Há ainda três novas vítimas mortais.

Dos novos casos de infeção, 157 aconteceram na região Norte, 23 no Centro, 149 em Lisboa e Vale do Tejo, três no Alentejo, 37 no Algarve, um nos Açores e quatro na Madeira.

No total, desde o início da pandemia o país contabiliza 57448 casos de infeção e 1818 óbitos.

Mais 210 pessoas recuperaram da doença desde ontem, para um total de 41766 recuperados.

Há menos dez pessoas internadas desde ontem (são agora 324 no total), mas mais duas passaram a estar internadas em unidades de cuidados intensivos (40 no total).

13h07 - Pelo menos 838.271 mortos e 24,8 milhões de infetados no mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez 838.271 mortos e infetou 24.795.760 pessoas em todo o mundo, desde que surgiu, em dezembro, segundo o último balanço da agência AFP.

Com base em números oficiais, a agência France-Presse adianta também que pelo menos 15.976.700 foram consideradas curadas.

Os números, frisa, apenas refletem uma parte do número real de casos, dado que alguns países apenas testam os casos graves, enquanto outros testam maciçamente para rastrear o contágio e muitos países pobres têm capacidades de testagem muito limitadas.

Na sexta-feira, foram anunciadas 5.751 novas mortes e 287.081 novas infeções em todo o mundo.

Os países que registaram mais mortes foram os Estados Unidos, (1.177), a Índia (1.021) e o Brasil (885).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais atingido, tanto em número de mortes como em número de infeções, com 181.779 mortes entre 5.918.381 casos diagnosticados, segundo a contagem feita pela Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 2.118.367 pessoas foram consideradas curadas.

12h37 - Milhares manifestam-se em Berlim contra restrições

Cerca de 20.000 pessoas protestavam hoje, cerca do meio-dia, junto da Porta de Brandemburgo, em Berlim, contra as restrições impostas para conter a pandemia de Covid-19, numa manifestação proibida pelo município, mas autorizada por um tribunal.

O governo regional de Berlim proibiu a manifestação, apontando que em protestos semelhantes realizados nas últimas semanas os manifestantes não respeitaram regras como o uso de máscara ou o distanciamento, mas os organizadores recorreram à justiça e um tribunal autorizou a manifestação.

O tribunal determinou que o uso de máscara no protesto não é obrigatório, mas que os participantes devem manter uma distância de 1,5 metros entre si, o que as imagens mostram não estar a ser respeitado.

Este protesto ocorre numa altura em que a Alemanha regista um novo aumento de casos nas últimas semanas, com uma média de 1.500 contágios/dia, o que levou as autoridades a impor novas restrições.

12h06 - Papel das crianças no contágio desafia cientistas

Um estudo sul-coreano tentou responder à questão que continua a desafiar cientistas de todo o mundo: qual a probabilidade de uma criança espalhar o novo coronavírus? Se, por um lado, este estudo concluiu que crianças podem transportar o vírus no nariz até três semanas, mesmo quando assintomáticas, por outro continua a verificar-se que as crianças contagiam menos pessoas do que os adultos.

Os cientistas sul-coreanos, cujo estudo envolveu 91 crianças, descobriram que o vírus continuava presente nas zaragatoas usadas nesses menores até três semanas após a infeção, mesmo nos casos de crianças com poucos ou nenhuns sintomas de Covid-19.

Isto significa que, mesmo quando assintomáticas, as crianças conseguem, na teoria, transmitir o vírus que está presente no seu nariz durante várias semanas, infetando outras pessoas.

Ainda assim, o estudo não conseguiu determinar se a taxa de contágio através de crianças é tão elevada como aquela verificada entre adultos. Esta é a questão que continua a desafiar os cientistas.

Se, por um lado, alguns especialistas alertam que as crianças têm um papel significativo na transmissão da doença Covid-19 quando são portadoras da mesma, outros defendem que o facto de muitas crianças serem assintomáticas reduz o risco de transmissão, pois espirram e tossem menos.

“A presença do material genético do vírus nas zaragatoas colocadas no trato respiratório não equivale necessariamente ao nível de transmissão, particularmente em pessoas que não possuem sintomas importantes como tosse ou espirros”, explicou à BBC o professor da Universidade de Liverpool Calum Semple.

11h38 - Subiu para 62 o número de casos de Covid-19 em Vila Verde, no distrito de Braga.

Mais de 60 pessoas estão em vigilância. As primeiras infeções surgiram há cerca de 15 dias.

O surto está a ser acompanhado pelas autoridades locais.

11h27 - Azerbeijão encerra fronteiras até 31 de setembro devido ao aumento de casos de Covid-19 no país

11h04 - África ultrapassou os 29.000 mortos nas últimas 24 horas

10H26 - Centro europeu de doenças prevê que vacina só chegue no início de 2021

09h47 - Europa enfrenta ressurgimentos sem ter saído ainda da primeira vaga

09h11 - Regresso à possível normalidade

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que as escolas podem reabrir em setembro na Europa, dado não se terem registado muitos surtos nestes estabelecimentos, mas aconselha as empresas a manterem o teletrabalho.

08h47 - Russia. 111 pessoas morreram no país nas últimas 24 horas de Covid-19

08h19 - Coreia do Sul registou este sábado mais 308 novos casos de Covid-19

08h18 - Alemanha com um aumento diário de novos casos de Covid-19 de 1.479

08h11 - Brasil com 119.504 mortos e 3.804.803 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia

Portugal registou, de acordo como relatório desta sexta-feira, mais 401 novos casos de Covid-19 e seis vítimas mortais. No total, morreram no país, de Covid-19, 1815 pessoas e, desde o início da pandemia, foram registados 57074 casos confirmados.

Brasil aproxima-se dos 120 mil mortos. Mais 855 mortes com Covid-19 nas últimas 24h elevaram a 119.504 o número total de óbitos devido à doença desde o início da pandemia no Brasi, informou o Ministério de Saúde do país. O Brasil, o segundo país do mundo mais afetado pela pandemia de Covid-19, logo a seguir aos Estados Unidos, confirmou no mesmo período mais 43.412 casos de infeção com SARS-CoV-2, para um novo total de 3.804.803 pessoas contagiadas.

No mundo inteiro há agora o registo de mais de 24.61 milhões de casos de infeção pelo SARS-CoV-2 confirmados. Há também contabilizadas 832.804​ mortes, de acordo com um balanço da agência Reuters.

Casos da pandemia foram identificados em 210 países e territórios desde a primeira participação da doença na China em finais de dezembro de 2019.