Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante – Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


22h00 - Número de casos de Covid-19 dispara em todos os continentes


21h20 - Vila Verde está a testar 50 pessoas por dia mas mantém 62 infetados

21h10 - Números contraditórios no Concelho de Arouca

21H00 - DGS já transmitiu parecer técnico sobre Avante! ao PCP

A Direção-geral de Saúde afirma que entregou o parecer técnico sobre a realização da Festa do Avante! ao Partido Comunista Português, mas não irá divulga-lo.

No comunicado enviado às redações pela DGS, pode ler-se que "a organização da Festa do Avante solicitou à Direcção-Geral da Saúde (DGS) um parecer técnico para a realização da habitual Festa do Avante, cuja versão final foi hoje entregue à organização, tal como estava previamente previsto."

"Foram realizadas várias reuniões para adequar a organização do evento àsmedidas de Saúde Pública inerentes ao contexto da pandemia por COVID-19, em que nos encontramos. Importa destacar que este é um evento com múltiplos espaços e a que se aplicam regras de áreas de restauração, eventos culturais e circulação de pessoas. Na realização de eventos é necessário que estejam assegurados todos os aspetos que permitam salvaguardar não só a saúde dos participantes, mas também da comunidade, como um todo, uma vez que, epidemiologicamente, cada evento comporta riscos" acrescenta o texto.

"A multivariedade da componente social do evento, assim como a participação de cidadãos de várias gerações, faz com que este seja um evento cuja análise é demorada e mais complexa do que os inúmeros eventos que a DGS tem analisado", refere ainda a DGS.

"O parecer final, que foi hoje entregue à Organização da Festa do Avante, condensa toda a informação. A DGS não divulgará o conteúdo deste parecer, à semelhança de todos os pareceres técnicos entregues até ao momento, cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender", conclui o mesmo comunicado.

20h45 - Madeira sem novos casos há dois dias mantém total de 40 infeções ativas

A Madeira não regista casos de covid-19 há dois dias consecutivos, mantendo-se o total cumulativo de 158, já com 118 recuperados e 40 ativos, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

De acordo com o boletim epidemiológico regional, as infeções ativas consistem em 29 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 11 são casos de transmissão local.

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 21 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 19 em alojamento próprio.

19h45 - Angola regista 73 novas infeções nas últimas 24 horas

Angola registou mais 73 novos casos de covid-19, dos quais um primeiro na província da Lunda Sul, que deixa o país com apenas três regiões livres da pandemia provocada pelo novo coronavírus, informaram hoje as autoridades sanitárias.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano, Franco Mufinda, com os números de hoje o país regista um cumulativo de 2.624 casos, mantendo-se os 107 óbitos.

Do total de casos notificados nas últimas 24 horas dois foram registados na província do Cuanza Norte, um em Cabinda, um na Lunda Sul e os restantes em Luanda, sendo 41 do sexo masculino e 32 do sexo feminino, com idades que variam de 5 aos 85 anos.

Franco Mufinda anunciou também a recuperação de 22 doentes, perfazendo o total de 1.063 pessoas dadas como recuperadas.

Sobre o primeiro caso na Lunda Sul, o governante referiu que se trata de um cidadão que violou a cerca sanitária de Luanda, foi colocado em quarentena, tendo a sua condição de infetado sido detetada nessa altura.

"Sendo assim ficamos com apenas três províncias sem casos, o Cuando Cubango, Huambo e Namibe", disse.

Com os números de hoje, Angola tem 1.454 ativos, dos quais duas pessoas se encontram em situação crítica, sob ventilação mecânica invasiva, 23 graves, 36 moderados, 47 leves e 1.346 assintomáticos.

18H30 - Mais de cinco mil novos casos em 24h em França

O Ministério da Saúde de França revelou que o país contou nas últimas 24h mais 5.413 casos de infeção por SARS-CoV-2.

Uma ligeira diminuição face a sábado, que registou 5.453 novos contágios, e sexta-feira, com mais de 7.300 casos.

A taxa de infeção no país tem estado a crescer e ronda os 4%.

18h15 - Marcelo Rebelo de Sousa censura DGS

"Nunca pensei que chegassemos a cinco dias da Festa do Avante! sem conhecer as regras", disse o Presidente.

18H00 - EUA com quase seis milhões de infetados

O Midwest dos Estados Unidos, está a registar um aumento da taxa de contágios, incluindo o Estado de Iowa, o Dakota do Norte e o Dakota do Sul, além do Minnesota. Montana e Idaho estão com números recorde de doentes hospitalizados com Covid-19.

A tendência está em contra-ciclo com a do resto do país, de diminuição, tanto no número de novos casos, de mortes ou de hospitalizações.

Muitos dos novos casos em Iowa têm sido registados nas freguesias em torno das Universidade de Iowa e do Estado de Iowa, que têm tido classes presenciais.

Têm sido registados surtos da doença nas faculdades e universidade que acolheram nos seus campus os estudantes após as férias, Muitas foram forçadas a regressar exclusivamente ao ensino à distância.

As infeções também conheceram um pico após a realização do ralie anual de Sturgis, no Dakota do Sul, que atraiu mais de 365 mil pessoas de todo o páis entre dias 7 e 16 de agosto.

De acordo com os serviços de Saúde do Estado, pelo menos 88 casos estão identificados como tendo tido origem no ralie.

17h34 - Reino Unido regista mais uma morte e 1.715 novos casos

O Reino Unido indicou hoje que registou uma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas e 1.715 novos casos, uma subida considerável em relação aos 1.108 divulgados no sábado.

Os números divulgados pelo Ministério da Saúde britânico elevam para 41.499 o total de mortes no Reino Unido desde que começou a pandemia, entre mais de 334 mil casos confirmados de infeção com o novo coronavírus.

O significativo aumento do número de contágios diários foi divulgado numa altura em que prosseguem as críticas à forma como o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem gerido a pandemia.

O aumento de novos casos de Covid-19 surge também quando académicos e sindicatos universitários afirmam recear uma nova vaga de infeções quando os alunos regressarem às aulas presenciais em setembro.

17h11 - Itália com mais 1.365 casos nas últimas 24 horas

Itália registou 1.365 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, uma ligeira descida em relação aos últimos dias, mas aumentou o número de doentes em cuidados intensivos, atualmente 86, segundo números do Ministério da Saúde.

De sábado para hoje, morreram quatro pessoas, elevando para 35.477 o total de mortes em Itália desde o início da pandemia, que já infetou 268.218 pessoas no país.

As autoridades registaram hoje um aumento do número de pessoas hospitalizadas, 1.337, mais 90 que no sábado, e, destes, 86 estão internados em unidades de cuidados intensivos, mais sete que na véspera.

Tal como em anteriores ocasiões, em que as autoridades atribuíram aumentos diários a um maior número de testes realizados, a baixa registada hoje é atribuída a uma redução dos testes realizados nas últimas 24 horas, 81.000 contra 99.000 na sexta-feira.

16h41 - US Open em ténis revela um primeiro infetado

Um tenista testou hoje positivo para Covid-19 no US Open, pelo que foi retirado do quadro competitivo do torneio norte-americano.

A organização não revelou a sua identidade, contudo o jornal francês L`Equipe noticiou que se trata do gaulês Benoit Paire, 22.º do ranking mundial e 17.º cabeça de série e que se deveria estrear na terça-feira frente ao polaco Kamil Majchrzak, 108.º do ranking.

Paire vai ficar em confinamento no hotel, evitando todo o tipo de contacto com outros atletas ou staff do torneio que decorre em Flushing Meadows.

O francês jogou o ATP 1000 de Cincinnati, que terminou no domingo neste mesmo complexo, com triunfo do sérvio Novak Djokovic, desistindo no jogo com Borna Coric, queixando-se de dores de estômago, numa altura em que estava em clara desvantagem.

16h31 - Alemanha com 785 novos casos, cerca de metade da véspera

A Alemanha registou nas últimas 24 horas 785 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, pouco mais de metade da véspera (1.479) e da média de 1.500 casos/dia das últimas duas semanas.

Segundo o Instituto Robert Koch, entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças na Alemanha, de sábado para hoje foram diagnosticadas 785 infeções e registadas seis mortes associadas à Covid-19.

Desde o início da pandemia, a Alemanha totaliza 241.771 casos e 9.295 mortes.

16h12 - Moçambique regista 23.ª morte e eleva total de casos para 3.821

Moçambique registou uma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 23, num dia em que se registaram mais 61 novas infeções e o total de casos subiu para 3.821, anunciou o Ministério da Saúde.

Dos 61 novos casos, 60 são de nacionalidade moçambicana e um é estrangeiro.

O Ministério da Saúde anunciou ainda que mais 22 pessoas foram dadas como recuperadas, elevando o total para 2.100 (55%), enquanto outras 12 pessoas estão internadas.

15h50 - Mais de 40 comerciantes da freguesia de Amora vão fechar portas durante o Avante!

Mais de 40 comerciantes da zona envolvente à Quinta da Atalaia, na freguesia de Amora, Seixal, vão encerrar os seus estabelecimentos durante a Festa do Avante!, por “precaução” e para “mitigar o risco” de contágio pelo novo coronavírus.

Em declarações à agência Lusa, Maria Carvalho, responsável pela cozinha do Restaurante Rota dos Petiscos Terra e Mar, estabelecimento que deu início ao “movimento”, afirmou hoje ter apelado ao “bom senso dos comerciantes para que encerrassem portas”, entre 04 e 06 de setembro, dias em que decorre a 44.ª edição da Festa do Avante!.

“Prefiro fechar três dias, ainda que com sacrifício, do que fechar três semanas”, sustentou Maria Carvalho, acrescentando que a “movimentação de pessoas durante 'o Avante!' envolve toda a freguesia de Amora, e não apenas a Quinta da Atalaia”, onde decorre o evento anual organizado pelo PCP.

Por precaução e para “mitigar o risco” de contágio pelo novo coronavírus, Maria Carvalho avançou que são já mais de 40, os comerciantes que vão encerrar os seus estabelecimentos, entre os quais agências imobiliárias, oficinas de automóveis, cabeleireiros, ginásios, restaurantes e pastelarias.

“Esta decisão não tem nenhuma conotação político-partidária. Não tenho nada contra a Festa do Avante”, assegurou a cozinheira, que, juntamente com os filhos, marido e noras, gere o Restaurante Rota dos Petiscos Terra e Mar, e que optou por "salvaguardar a família".

14h57 - Açores com mais dois casos em São Miguel

Os Açores registam hoje mais dois casos positivos de Covid-19, em São Miguel, mas ficam com 28 casos ativos, depois de um homem diagnosticado com a doença ter saído da região, “à revelia das autoridades”.

De acordo com o comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional, foram realizadas 1.033 análises nas últimas 24 horas, que detetaram dois novos casos, de duas pessoas “pertencentes ao mesmo agregado familiar”.

Em causa estão uma mulher de 16 anos e um homem de 46, “que desembarcaram na região a 29 de agosto, provenientes de território continental” e que testaram positivo para o novo coronavírus SARS-CoV-2 à chegada.

Os Açores contam 28 casos ativos, dos quais 25 são em São Miguel, dois na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

14h24 - Portugal com 320 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

Portugal registou mais 320 novos casos de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 57768 o número total desde o início da pandemia. Contabiliza-se ainda mais um óbito desde ontem, para um total de 1819.

De acordo com os dados da DGS, a vítima mortal foi registada no norte, região com 20.776 casos (mais 162) e 846 mortos.

Na região centro, registaram-se mais 20 casos, num total de 4.800, com 253 mortos.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo o total de infeções é hoje de 29.784 (mais 121), estando contabilizadas 663 vítimas mortais.

O Alentejo registou mais 11 infeções, num total de 937, e contabiliza 22 mortos, enquanto o Algarve, com 1.105 infeções, registou seis novos casos nas últimas 24 horas. Nesta região a Covid-19 provocou 17 mortos.

14h05 - Pelo menos 843.149 mortes registadas no mundo desde início da pandemia

A pandemia provocada pelo novo coronavírus causou pelo menos 843.149 mortes no mundo, desde que foi detetada pela OMS, na China, em finais de dezembro, segundo um balanço feito hoje pela AFP, a partir de fontes oficiais.

Os países que registaram mais mortes nos balanços mais recentes são os Estados Unidos, com 1.014 óbitos, a Índia (948) e o Brasil (758).

13h14 - Lionel Messi não comparece aos exames à Covid-19 no FC Barcelona

O futebolista internacional argentino Lionel Messi falhou hoje a apresentação no FC Barcelona para realizar as provas PCR, de diagnóstico à Covid-19, como tinha afirmado que iria fazer.

Messi manifestou vontade de deixar o clube em que fez toda a carreira profissional e grande parte da formação, tendo em conta uma cláusula no seu contrato, que o FC Barcelona contesta por considerar que foi ultrapassado o prazo para que a mesma se possa aplicar.

Ao falhar os testes à Covid-19, a ‘estrela’ argentina estará também fora do regresso ao trabalho da equipa de futebol, que arranca com os treinos na segunda-feira, sob o comando de novo treinador, o holandês Ronald Koeman.

11h14 - Número de recuperados em África em 24 horas é quase o dobro de novos casos

O número de doentes com covid-19 recuperados em África nas últimas 24 horas foi de 15.319, quase o dobro das 8.099 novas infeções nesta região que contabiliza 29.430 mortos devido ao novo coronavírus, segundo dados oficiais.

10h20 - APP Stayaway Covid já está também disponível para telemóveis da Apple

09h40 - Voos da TAP no total da operação no Porto passam de 25% para 3% no 2.º trimestre

A representatividade da TAP no total dos movimentos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Porto, caiu para 3%, no segundo trimestre, contra 25% no mesmo período de 2019, passando de segunda para oitava maior companhia, segundo dados da ANAC.

09h15 - Indonesia com mais 2858 novos casos de Covid-19 e mais 82 vítimas mortais

08h42 - Rússia com mais 4.980 novos casos de Covid-19

Autoridades russas dão conta ainda da morte de mais 68 pessoas por causa do novo coronavírus.

08h05 - Brasil chega aos 120 mil mortos

O Brasil ultrapassou a barreira dos 120 mil mortos (120.262) devido à covid-19, após ter registado 758 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde.

08h00 - Costa Rica pede ajuda de 1,7 mil milhões de dólares ao FMI

A Costa Rica pediu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) uma assistência financeira de 1,7 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) para mitigar os efeitos da crise sanitária da covid-19, anunciou o Governo.

07h55 - Mais de 25 milhões de casos no mundo

Mais de 25 milhões de casos de infeção com o novo coronavírus foram registados em todo o mundo, mais da metade no continente americano, de acordo com uma contagem feita hoje pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Último relatório indica que em Portugal foram registados 374 novos casos de Covid-19 em 24 horas. Há ainda três novas vítimas mortais.

Dos novos casos de infeção, 157 aconteceram na região Norte, 23 no Centro, 149 em Lisboa e Vale do Tejo, três no Alentejo, 37 no Algarve, um nos Açores e quatro na Madeira.

No total, desde o início da pandemia o país contabiliza 57448 casos de infeção e 1818 óbitos.

Mais 210 pessoas recuperaram da doença desde ontem, para um total de 41766 recuperados.

Há menos dez pessoas internadas desde ontem (são agora 324 no total), mas mais duas passaram a estar internadas em unidades de cuidados intensivos (40 no total).

Em todo o mundo, o vírus já infetou perto de 25 milhões de pessoas.