Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Portugal registou mais 963 casos de covid-19 e 12 mortos, nas últimas 24 horas.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h00 - Detetados três profissonais e um doente positivos no hospital de Vila Real

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse este sábado que foram detetados quatro casos positivos de infeção por covid-19 no hospital de Vila Real, entre os quais três profissionais de saúde e um doente.

Em comunicado, o CHTMAD referiu que os "três profissionais e um doente foram isolados de imediato e todos os seus contactos sinalizados".

Acrescentou ainda que já foram realizados testes a todos os utentes do serviço, que está a concluir a testagem aos profissionais de saúde e que já efetuou um total de 145 testes.

O conselho de administração garantiu "a toda a população e aos profissionais de saúde que estão asseguradas todas as condições de segurança no centro hospitalar".

22h37 - Estado brasileiro de São Paulo supera um milhão de casos

O estado brasileiro de São Paulo ultrapassou a fasquia do milhão de casos confirmados de covid-19, revelaram hoje as autoridades de saúde regionais, depois de serem notificadas a nível estadual mais 6.096 infeções nas últimas 24 horas.

Com os últimos dados, o total acumulado de contágios no estado mais populoso do Brasil (46 milhões de pessoas) subiu para 1.003.429. Já o número de óbitos é agora de 36.136, com mais 180 mortes registadas este sábado.

Os números isolados de casos de São Paulo representam uma das marcas mais elevadas da propagação do novo coronavírus a nível mundial, ao ficar apenas atrás do total de casos de quatro países: Estados Unidos, Índia, Brasil e Rússia, superando os dados acumulados de outros países fortemente afetados pela pandemia, como a Colômbia, o Peru e Espanha.

São Paulo registou a primeira infeção por SARS-CoV-2 em 26 de fevereiro, naquele que foi também o primeiro caso na América Latina; cerca de três meses depois, em 29 de maio, o número tinha já atingido os 100.000. A tendência de crescimento exponencial tornou-se bem visível nos dois meses seguintes, ao quintuplicar para 500.000 até 28 de julho, voltando a somar meio milhão de casos desde então até este sábado.

21h39 - Reino Unido regista quase o dobro de novas infeções ao somar 12.872 casos

O Reino Unido registou 12.872 novas infeções pelo novo coronavírus, quase o dobro dos casos notificados na véspera, e mais 49 mortes associadas à doença covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Na sexta-feira tinham sido registados 6.968 novos casos e 66 mortes.

Ao início da noite, o Ministério da Saúde britânico indicou na sua página na Internet que devido a problemas técnicos, "agora resolvidos", tinha ocorrido um atraso na publicação de uma série de casos de covid-19 relativos a Inglaterra.

"Isto significa que o total reportado nos próximos dias irá incluir alguns casos adicionais do período entre 24 de setembro e 1 de outubro, aumentando o número de casos notificados", indicava uma breve nota publicada ao início da noite na página `online` do ministério.

O total acumulado desde o início da pandemia da doença covid-19 no Reino Unido é agora de 480.017 casos de contágio confirmados e de 42.317 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.

21h13 - Cabo Verde com mais 91 infetados em 24 horas

Cabo Verde registou 91 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a 6.296 casos de covid-19 desde 19 de março, divulgou este sábado o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 457 amostras desde sexta-feira e 49 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, principal foco da pandemia em Cabo Verde.

Ainda na ilha de Santiago foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (11), Ribeira Grande (9), São Lourenço de Órgãos (9), Santa Cruz (3), São Domingos (2) e Tarrafal (1).

Foram igualmente diagnosticados novos casos positivos da doença nas ilhas de São Vicente (3), Fogo (2) e São Nicolau (2).

Nas últimas 24 horas foram ainda dados como recuperados da doença 10 casos, em todo o arquipélago.

21h07 - Angola regista 159 novos casos com um português entre os três mortos

Angola registou um novo recorde de casos positivos de covid-19, 159 novos casos, e mais três mortes, dois angolanos e um português, totalizando agora 193 óbitos, anunciou este sábado a ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta.

Os três óbitos registados nas últimas 24 horas ocorreram todos em Luanda, foco da pandemia em Angola.

A conferência de imprensa foi antecedida por um minuto de silêncio em memória de duas médicas angolanas "combatentes da linha da frente que perderam as suas vidas neste combate sem tréguas contra um inimigo invisível, a covid-19".

"Quadros valiosos de renomada competência que deixam um legado e marca indelével do serviço nacional de saúde, as médicas Virgínia Narciso e Maria Antónia Sebastião", afirmou Sílvia Lutucuta.

Segundo a ministra angolana, os 159 novos casos positivos, 152 foram registados em Luanda, quatro na província de Cabinda, dois em Benguela e um na província do Zaire, que resultam de 2.541 amostras processadas nas últimas 24 horas.

20h55 - Comunidade de Madrid recorre ao tribunal para tentar travar confinamento

Primeiro dia do regresso ao confinamento em Madrid. Há controlos policiais nos dez municípios da região com grandes restrições à circulação que afetam quase cinco milhões de pessoas. O governo regional, que discorda desta decisão garante que estas medidas vão provocar 750 milhões de prejuízos e a destruição de 18 mil empregos, por semana.


20h32 - Hospitais da Grande Lisboa à beira do limite

Hospitais da Grande Lisboa à beira do limite por causa dos internamentos de Covid-19. Perante este aumento de dificuldades a gestão das camas dos 13 hospitais e centros hospitalares vai passar a ser centralizada.


20h28 - Caminha. Surto em lar já tem mais de 30 pessoas infetadas

Há 38 infetados no Lar de idosos de Seixas, em Caminha, no distrito de Viana do Castelo. Vinte e nove idosos e nove funcionários.


20h23 - Montalegre. Subiu para 37 o número de pessoas infetadas, 23 são idosos

O número infetados com Covid-19 no Lar em Bragança mais do que duplicou em 24 horas. São agora 109, mais 53 do que ontem e ainda se aguardam mais resultados. Em Montalegre, depois dos resultados dos testes, são já 37 os infetados. A maioria são também idosos de um lar.


20h15 - Presidente dos Estados Unidos está a ser medicado com mistura de anticorpos

O Presidente está a ser tratado com um antiviral e um cocktail de anticorpos que ainda está a ser testado e não se encontra no mercado. Donald Trump é considerado um doente de risco por ser obeso e pela idade que tem.

Dois fatores que aumentam as probabilidades de desenvolver sintomas graves de Covid-19.

20h14 - Médicos garantem que Donald Trump está bem e sem febre

Donald Trump foi hospitalizado por precaução. Os médicos do hospital militar para onde foi transferido garantem que o Presidente norte-americano está bem e que não teve febre nas últimas 24 horas. Donald Trump e a primeira dama testaram positivo para a Covid-19 e os próximos dias podem ser críticos.


19h58 - Novos casos em França voltam a subir com país a somar 16.972 infeções

A França registou 16.972 novos casos da doença covid-19 e 49 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total de infetados e de óbitos para 606.625 e 32.198, respetivamente, desde o início da pandemia, foi hoje divulgado.

Na sexta-feira, a Agência de Saúde Pública francesa tinha contabilizado 12.148 novos casos de covid-19.

O índice de positividade nos testes de diagnóstico está agora nos 7,9% (mais do que os 7,7% indicados no dia anterior), anunciou a mesma entidade no seu portal `online`.

Nos hospitais, 4.087 pessoas foram internadas devido ao novo coronavírus nos últimos sete dias, das quais 849 encontram-se em unidades de cuidados intensivos.

As autoridades de saúde francesas acrescentaram ainda que existem 1.294 fontes ativas de contágio sob investigação, 80 delas apareceram nas últimas 24 horas.

Entre os surtos ativos em investigação, 255 deles são em lares e residências seniores.

Dos 101 departamentos do país, 66 mantêm-se em situação de alta vulnerabilidade.

19h40 - GNR acaba com feste de 80 pessoas em barragem do Algarve

As autoridades acabaram este sábado com uma festa ilegal junto a uma barragem algarvia no concelho de Silves, que juntou cerca de 80 pessoas, incumprindo normas em vigor para conter a pandemia de covid-19, anunciou a GNR.

A festa estava a decorrer junto à barragem do Funcho, na localidade de São Bartolomeu de Messines, e a GNR recebeu uma "denúncia a dar conta de ruído proveniente de uma zona isolada nas proximidades" dessa reserva de água localizada no barlavento (oeste) do Algarve, adiantou o Comando Territorial de Faro da força de segurança num comunicado.

"Os militares da Guarda vieram a localizar a origem do ruído, constatando estar perante a realização de uma festa ilegal que contava com a presença de cerca de 80 pessoas, as quais foram abordadas, fiscalizadas e dada a indicação para desmobilizar por incumprimento das medidas em vigor associadas à pandemia covid-19", referiu a mesma fonte.

A GNR anunciou igualmente que deteve dois homens e uma mulher, entre os 21 e os 32 anos, por tráfico de estupefacientes, e levantou seis autos de contraordenação por consumo de estupefacientes.

19h17 - Madeira com mais um caso eleva positivos para 235

A Madeira regista este sábado mais um caso de um doente infetado com a covid-19, elevando para 235 os casos positivos, diz hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Hoje há um novo caso positivo a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira passa a contabilizar 235 casos confirmados da covid-19 no território regional, tratando-se de um caso importado proveniente da Região de Sul de Portugal", refere o boletim epidemiológico que adianta haver também "um novo caso recuperado a reportar".

Até ao dia 03 de outubro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.695 notificações de casos suspeitos da covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

"A região passa a contabilizar 166 casos recuperados da covid-19, pelo que são 69 os casos ativos, dos quais 59 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 10 são casos de transmissão local", diz o boletim.

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 38 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 30 em alojamento próprio e um doente encontra-se em internado na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

19h11 - Plantel da Juventus em isolamento preventivo

O plantel de futebol da Juventus, no qual se inclui Cristiano Ronaldo, e a equipa técnica foram colocados em isolamento, sem impedir treinos e jogos, devido a dois casos positivos de covid-19, anunciou este sábado o clube.

Em comunicado, o clube eneacampeão italiano refere que estão proibidos os contactos com o exterior, depois de dois funcionários do clube, que não são jogadores, nem integram a equipa técnica, terem testado positivo ao novo coronavírus.

A Juventus explica que o protocolo de saúde agora aplicado "permitirá que todos os que testem negativo treinem e joguem, mas impede os contactos fora do grupo".

A medida surge numa altura em que o futebol italiano está a registar vários casos de covid-19, com 17 jogadores infetados no plantel do Génova e dois no Nápoles, que no domingo defrontará a formação de Turim.

18h31 - Donald Trump diz sentir-se bem

O presidente norte-americano disse na tarde deste sábado estar a sentir-se bem, numa publicação na rede social Twitter.

"Médicos, Enfermeiros e todos aqueles que estão no Centro Médico Walter Reed são fantásticos. Um grande progresso foi realizado nestes últimos seis meses na luta contra esta praga. Com a ajuda deles, estou a sentir-me bem!".

Declarações de Donald Trump depois da conferência de imprensa dos médicos que estão com o presidente e reportaram que Trump se encontra bem, sem necessitar de oxigénio.

18h20 - Estado de Trump descrito como "preocupante", avançam várias agências

O estado de saúde do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas últimas 24 horas foi hoje descrito como "preocupante" por uma fonte citada pela agência Associated Press, na sequência do internamento com covid-19 no hospital Walter Reed.

"Alguns dos sinais vitais do presidente nas últimas 24 horas têm sido muito preocupantes, e as próximas 48 horas serão críticas em termos de cuidados. Ainda não tomámos um caminho claro para a recuperação", avançou à AP uma fonte com conhecimento da situação, sob condição de anonimato, e citada por várias agências internacionais.

Embora tenha notado que os sintomas -- tosse, febre, congestão nasal e fadiga - melhoraram desde a admissão naquela unidade hospitalar de Washington, a mesma fonte vincou que poderão passar ainda vários dias até o presidente ter nota de alta, apesar de Trump ter confessado à equipa médica que sentia que até já podia deixar o hospital.

A informação surge em oposição aos "progressos" hoje reportados aos jornalistas pela equipa médica no último boletim clínico sobre o presidente norte-americano. O médico Sean Conley frisou que "o presidente está muito bem, motivado e bem-disposto" e que não está sob auxílio de oxigénio para respirar.

17h13 - INSA reativa sistema de vigilância da gripe reforçado com áreas dedicadas aos doemtes respiratórios

O Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG), agora reativado para a época 2020/21, é reforçado este ano com a rede de Áreas de Atendimento Dedicados aos Doentes Respiratórios, anunciou o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o INSA, esta alteração vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês), no sentido da adaptação dos sistemas de vigilância da gripe à vigilância epidemiológica da doença causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (covid-19).

Reativado na semana de 28 de setembro a 04 de outubro, o Programa Nacional de Vigilância da Gripe para a época 2020/21 visa "estimar a incidência e intensidade da epidemia de gripe, assim como identificar e caracterizar os vírus da gripe em circulação", adianta o INSA em comunicado publicado no seu 'site'.

17h06 - Itália regista 2.844 novas infeções, o maior número desde abril

A Itália registou 2.844 novos casos da doença covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número de infeções diárias desde 24 de abril, altura em que o país se encontrava em confinamento, divulgou hoje o Ministério da Saúde italiano.

Este valor representa uma subida em relação aos 2.499 novos casos de infeção pelo novo coronavírus notificados na sexta-feira.

Em termos totais, e desde o início da crise da doença covid-19 no país, em 21 de fevereiro, Itália contabiliza 322.751 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus, segundo os dados fornecidos pelas autoridades italianas.

Com a contabilização de 27 novas vítimas mortais associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o número total de mortes registadas no país desde fevereiro sobe para 35.968.

Os dados atualizados das autoridades italianas indicam também que foram efetuados 118.932 testes de diagnóstico, menos 1.300 em comparação ao dia anterior.

Em termos dos casos positivos que estão atualmente ativos em Itália, as autoridades apontam para 55.566, dos quais a grande maioria são doentes que estão nas respetivas casas com sintomas ligeiros da doença ou estão assintomáticos.

Os doentes internados em todo o país são, neste momento, 3.502 (um aumento de 66 em comparação a sexta-feira), incluindo 297 em unidades de cuidados intensivos (mais três em relação ao dia anterior).

16h52 - Médicos satisfeitos com progresso de Donald Trump

O médico Sean Conley atualizou na tarde desta sábado o estado de saúde de Donald Trump. O médico pessoal do Presidente norte-americano diz-se "feliz pelo progresso que o presidente fez" e que levado para o hospital como uma medida de "precaução".

Conley adiantou que Donald Trump não precisa de oxigénio nem apresenta dificuldades em respirar e também não mostrou ter sintomas febris. O presidente norte-americano está a ser medicado com Remdesivir.

16h06 - Moçambique regista mais 70 casos e ultrapassa as nove mil infeções

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 70 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 9.049 infeções e mantendo-se com 64 óbitos, informou este sábado o Ministério da Saúde.

"Todos 70 casos reportados hoje são moçambicanos ", refere a nota de atualização de dados do Ministério da Saúde.

Do número total de infeções que o país já registou, 8.754 casos são de transmissão local e 295 casos são importados.

O Ministério da Saúde contabiliza 5.736 (63%) pessoas totalmente recuperadas, havendo também o registo de 64 óbitos e 247 pessoas internadas.

A capital moçambicana (cidade de Maputo) continua a registar o maior número de casos ativos no país, com 1.854 infetados, seguida da província de Maputo, com 788, estando as restantes nove províncias moçambicanas com menos de 200 casos.

16h05 - Marcelo deseja melhoras e Bolsonaro reza por Trump

De Portugal à China repetem-se os votos de rápida recuperação para Donald Trump - um coro a que se juntam as orações do presidente Bolsonaro, que espera com fé que a reeleição do presidente americano não seja afetada.


16h02 - Factores de risco para Trump: idade, obesidade e hipertensão

Para os especialistas, o maior factor de risco do presidente norte-americano é a idade. O excesso de peso e a hipertensão não são muito elevados, mas tudo combinado, dizem, ajuda a explicar o internamento de precaução.

Já foi assumido que Donald Trump tomou um cocktail de anticorpos para tentar travar o avanço da infeção.

15h50 - Piketty à RTP: pandemia veio realçar desigualdades

Thomas Piketty, economista e um dos intelectuais mais influentes do nosso tempo, defende que a covid-19 veio realçar muitas desigualdades sociais e económicas que estavam encobertas.

Numa entrevista à RTP admite temer que os governos caiam nos mesmos erros cometidos durante a crise económica de 2008, investindo em setores que já não são de futuro e que esqueçam os investimentos públicos em setores fundamentais como a saúde e a educação.

15h47 - Pandemia prossegue imparável no Brasil

O Brasil atingiu as 145 mil mortes por Covid-19. O país regista mais de 4 milhões de casos. Só nas ultimas 24 horas morreram 708 pessoas. Os Estados que concentram o maior número de casos positivos são a Bahia, Minas Gerais, S. Paulo e Rio de Janeiro.


15h42 - Novo confinamento. Comunidade de Madrid em guerra com Governo central

Eram 10 da noite em Madrid, quando a cidade entrou em confinamento, tal como outros nove municípios da região, numa medida que afecta quase cinco milhões de habitantes.

Nos próximos 15 dias, ninguém pode sair ou entrar da capital espanhola, a não ser por motivos de força maior.

Em choque com a decisão do Ministério da Saúde, o governo da comunidade de Madrid recorreu aos tribunais para tentar travar esta ordem. Acusa o executivo de Sánchez de usurpação de competências e assegura que as medidas restritivas vão provocar 750 milhões de prejuízos e a destruição de 18 mil empregos, por semana.

15h18 - Surto de Caminha. Ativado o Plano de Contingência

Há 38 infetados no Lar de idosos de Seixas, em Caminha. São 29 utentes e nove funcionários. O Plano de Contingência já foi ativado.


15h15 - Lares de idosos. PSD acusa Governo de defraudar expectativas

O grupo parlamentar do PSD fala num "defraudar de expectativas" em relação às brigadas de intervenção rápida nos lares. Os social-democratas entregaram mesmo um conjunto de perguntas dirigidas às ministras da Saúde e do Trabalho e Segurança Social.

O PSD quer saber quantas brigadas estavam operacionais até ao dia de ontem e em que locais do país, quantos e quais os profissionais de saúde que as compõem e quem gere essas equipas.

O grupo parlamentar do PSD questiona também se é ou não verdade que a Ordem dos médicos não foi consultada no processo de criação destas brigadas.

14h46 - Portugal reportou mais 963 casos de covid-19 e 12 mortos, nas últimas 24 horas

Portugal registou, este sábado, mais 963 casos de infeção pelo novo coronavírus e 12 vítimas mortais. Há ainda a registar mais 486 recuperados, nas últimas 24 horas.

Atualmente, há 465 casos ativos em todo o país. Lisboa e Vale do Tejo voltou a ser a região com maior número de infeções, reportando 440 novos casos em apenas um dia. A região norte reportou mais 362 casos, a região centro mais 60, o Alentejo mais 43 e o Algarve mais 49.

Também nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores se registaram novos casos de covid-19, este sábado - mais sete na Madeira e mais dois no arquipélago dos Açores.

Segundo o relatório da Direção-Geral da Saúde, seis das vítimas mortais foram confirmadas em Lisboa e Vale do Tejo, três no Norte, dois na região centro e um no Alentejo.

Apesar do aumento de casos este sábado, o relatório indica que houve uma descida nos internamentos devido à covid-19: registaram-se menos 14 internamentos em enfermarias e menos um nos cuidados intensivos.

14h37 - Surto de Montalegre. Subiu o número de infetados

Em Montalegre subiu para 37 o número de infetados relacionados com o surto no Lar Nossa Senhora do Pranto. Vinte e três utentes tiveram resultado positivo. Dez funcionários do lar estão também infetados.

Este surto já atingiu a comunidade. Dois familiares de trabalhadores testaram positivo, assim como dois alunos de uma escola local.

Entretanto sete idosos do lar que testaram negativo vão ser retirados.

As visitas ao lar estão suspensas. Os bombeiros de Salto estão de quarentena no próprio quartel, por precaução.

Com o lar de Salto com poucos funcionários a trabalharem, o autarca de Montalegre espera ter uma equipa de intervenção rápida o mais tardar na segunda feira, sendo que foram já adoptadas várias medidas para conter a propagação da doença no concelho.

14h32 - Número de infetados em Bragança duplica em 24 horas

Há neste momento 109 infetados em três lares de Bragança, aproximadamente o dobro do que havia ontem. O surto começou há cerca de duas semanas com uma funcionária e de repente os números começaram a subir.

Em causa estão os utentes e funcionários dos lares da Santa Casa da Misericórdia.

14h20 - Desporto não é setor pária, diz secretário de Estado

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto assumiu hoje que o desporto não está à margem do resto da sociedade e que o Governo tem feito tudo para o regresso dos adeptos.

Antes da partida da sexta etapa da Volta a Portugal - Edição Especial em bicicleta, nas Caldas da Rainha, João Paulo Rebelo disse ter "toda a confiança na organização e na capacidade de garantir toda a segurança sanitária" no encontro Santa Clara - Gil Vicente, o primeiro das competições profissionais com adeptos, após a paragem devido à covid-19.

"[A segurança sanitária] Hoje em dia tem de estar acima de tudo. A partir daqui, temos de continuar as nossas vidas. O desporto não é um setor pária da nossa sociedade e, portanto, não pode ficar para trás e é isso que o Governo se tem esforçado por fazer", assegurou.

O governante lembrou que, além do jogo de hoje nos Açores, já foram anunciados mais dois jogos da II Liga com público, assim como o particular da seleção portuguesa com Espanha e o jogo com a Suécia, da Liga das Nações, ambos no Estádio José Alvalade.

"Nesta fase são jogos testes, são eventos piloto para que se possa avaliar e analisar o que depois pode acontecer. Estou absolutamente confiante na Federação Portuguesa de Futebol e na Liga, na sua capacidade de organização, para que tudo decorra da melhor forma, para que no futuro possamos alcançar o que todos ambicionamos e o que é merecido para os atletas, os artistas no desporto", disse.

14h15 - Génova têm 17 futebolistas infetados

O Génova tem 17 futebolistas com resultado positivo para a covid-19, depois de mais três terem testado positivo, anunciou hoje o clube, cujo jogo da terceira jornada da liga italiana, previsto para hoje, já tinha sido adiado.

Além dos 17 jogadores, cinco elementos do ‘staff’ também testaram positivo, o que eleva para 22 o número de casos no clube.

Entre os jogadores que testaram positivo há 11 que na semana passada estiveram envolvidos no jogo com o Nápoles, equipa na qual alinha o português Mário Rui, e que está sob apertada vigilância.

14h03 - Mais 5.616 mortos e 323.984 novos casos no mundo nas últimas 24 horas

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 5.616 mortos nas últimas 24 horas no mundo e 323.984 novos casos, elevando para 1.029.593 vítimas mortais desde o surgimento da doença em dezembro, segundo o balanço diário da AFP.

Mais de 33.683.300 casos de infeção foram registados desde o início da pandemia, dos quais quase 24 milhões já foram considerados curados, noticiou hoje a agência France-Presse, no seu balanço diário.

Os países que registaram o maior número de mortes nos seus últimos balanços são a Índia, com 1.069 vítimas, os Estados Unidos (834) e o Brasil (708).

13h40 - Boris Johnson desejou "rápida recuperação" a Donald Trump

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, desejou hoje uma "rápida recuperação" ao Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, e sua mulher Melania e disse esperar que possam recuperar da covid-19.

Em declarações aos órgãos de comunicação social, Boris Johnson disse que telefonou à noite para a Casa Branca para perguntar pela saúde do casal Trump e insistiu que "vão superar muito bem" a doença e que seguirão os conselhos dos médicos que os acompanham.

"Obviamente, todo o mundo deseja a ele [Donald Trump] e a Melania tudo de bom e espera uma rápida recuperação e não tenho dúvidas de que fará e terá uma boa recuperação", insistiu.

13h32 - Assessora testou positivo e mesmo depois manteve contactos com Trump

Donald Trump foi hospitalizado, por precaução. Numa mensagem na rede social Twitter diz que "acha que está bem". A Casa Branca esclarece que o presidente dos Estados Unidos tem apenas sintomas ligeiros da Covid-19.

Trump está no hospital para ter assistência imediata, caso se complique, de forma repentina, a infeção pelo novo Coronavírus.

Hope Hicks é apontada como a mais provável fonte de contágio. Nos últimos dias teve proximidade com Donald e Melania Trump, mesmo depois de conhecido o resultado positivo dos testes que lhe foram feitos.

12h54 - Presidente chinês deseja "rápida recuperação" ao casal Trump

O Presidente chinês, Xi Jinping, desejou hoje uma "rápida recuperação" ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, e à sua mulher, Melanie Trump, depois de ambos testarem positivo para o novo coronavírus, informou a agência de notícia Xinhua.

"Minha mulher, Peng Liyuan, e eu expressamos a nossa solidariedade e esperamos que [Donald e Melania Trump] recuperem rapidamente", disse Xi na sua mensagem ao casal presidencial dos Estados Unidos.

12h40 - Polónia relata novo recorde de 2.367 casos diários de covid-19

A Polónia relatou um novo recorde de 2.367 casos diários de infeção pelo novo coronavírus este sábado, disse o Ministério da Saúde no Twitter, o terceiro dia consecutivo em que as infeções atingiram novos máximos no país.

O país também registou mais 34 mortes.

12h30 - Ucrânia relata novo número recorde de casos diários de infeção

A Ucrânia relatou 4.661 novos casos de infeção este sábado, um número recorde que está a umentar desde o final de setembro.

O Conselho de Segurança da Ucrânia disse que foram ainda confirmadas mais 92 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número nacional de mortes para 4.353.

12h15 - Casos na Rússia continuam a aumentar e aproximam-se dos 10.000 diários

O número de novos casos de covid-19 na Rússia mantém a tendência de aumento e aproxima-se dos 10.000, depois de ter registado 9.859 infeções nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades de saúde.

Na sexta-feira, a Rússia tinha ultrapassado os 9.000 casos diários pela primeira vez desde maio, tendo hoje registado um número já próximo das 10.000 novas infeções.

Nas últimas 24 horas, morreram 174 pessoas de covid-19 na Rússia e, do total de casos detetados, cerca de 27 por cento são assintomáticos, referiram as autoridades de saúde russas.

Depois de uma tendência de redução nos meses de julho e agosto, a situação na Rússia reverteu-se no princípio de setembro, quando o número de contágios cresceu para os 5.000 diários.

A capital do país, Moscovo, continua a ser o epicentro da pandemia no país, tendo registado 2.884 novos casos e mais 32 mortos.

As autoridades da capital, que continuam a evitar o restabelecimento de medidas mais restritivas, anunciaram um aumento dos serviços médicos gratuitos para os doentes de covid-19.

"De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, os pacientes ambulatórios receberam novos fármacos antivirais: Areplevir e Koronavir", referiu o presidente da Câmara de Moscovo, Serguéi Sobianin.

Com mais de 1,2 milhões de casos de covid-19, a Rússia ocupa o quarto lugar no mundo em termos do número de infeções de covid-19, atrás dos Estados Unidos, Índia e Brasil.

O país regista 21.252 mortes por covid-19.

12h11 - República Checa com recorde de novas infeções pelo segundo dia consecutivo

A República Checa registou 3.793 novos casos de infeção pelo novo coronavírus na sexta-feira, um segundo recorde consecutivo da contagem diária, revelaram dados divulgados pelo Ministério da Saúde este sábado.

O número total de casos confirmados no país chegou a 78.051 de 10,7 milhões de pessoas, onde 699 já morreram devido à covid-19.

O governo checo declarou esta semana o estado de emergência e impôs restrições, incluindo limitar reuniões e proibir espetáculos e eventos, de forma a conter o coronavírus antes de sobrecarregar o sistema de saúde.

12h00 - Sindicato alerta para rotura iminente do serviço de urgência do Garcia de Orta

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul alertou hoje que os médicos do serviço de urgência do Garcia de Orta, em Almada, estão exaustos e que se não forem tomadas medidas o serviço entrará em rotura "a curto prazo".

"Os médicos estão em exaustão, a trabalhar em condições que não permitem garantir a capacidade de resposta às exigências do momento atual: se não forem tomadas medidas, irá haver uma rotura na capacidade de resposta a curto prazo", adverte o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) em comunicado.

O sindicato refere que, um ano depois da demissão em bloco dos chefes de equipa do Serviço de Urgência (SU) geral e do encerramento noturno do SU pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), "nada mudou" e que "a pandemia por SARS-CoV-2 veio agravar a situação", sendo que "neste momento a segurança dos doentes e profissionais está em risco".

11h52 - Há 33 casos positivos no lar em Salto, Montalegre

O número de pessoas infetadas com covid-19 subiu para as 33 no Lar Nossa Senhora do Pranto, em Salto, entre os quais 23 utentes e 10 funcionárias, disse o presidente da Câmara de Montalegre.

11h40 - Reino Unido pode lançar uma vacina nos próximos três meses

O lançamento de uma vacina contra a Covid-19 no Reino Unido pode acontecer nos próximos três meses, avançou o jornal britânico The Times, este sábado.

Os cientistas que estão a desenvolvar a vacina de Oxford esperam que os reguladores a aprovem antes do início de 2021, disse o jornal, acrescentando que os especialistas esperam poder começar a vacinação na Grã Bretanha já na Páscoa.

11h30 - Estado de São Paulo pede aprovação para uso da vacina Sinovac

O governo do Estado de São Paulo solicitou ao regulador sanitário que aprove a vacina candidata desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotech Ltda contra a covid-19, afirmou o governador João Doria na sexta-feira.

Doria disse que planeia começar a inocular a população de São Paulo com a vacina Sinovac já em meados de dezembro, um dos cronogramas mais agressivos do mundo à exceção da China e da Rússia.

Mas para o poder fazer, precisa de aprovação da Anvisa. Logo após a declaração de Doria, o regulador confirmou que havia recebido a primeira parcela de dados relacionada à vacina Sinovac.

São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, é um dos locais dos ensaios clínicos de Fase III da vacina Sinovac conduzidos pelo Instituto Butantan do Estado, um importante centro de pesquisa biomédica.

Na quarta-feira, São Paulo assinou um contrato de 90 milhões de dólares americanos para receber 46 milhões de doses da potencial vacina da Sinovac.

11h24 - Pandemia reduziu drasticamente estudantes em Erasmus

A pandemia travou as entradas e saídas de estudantes em Erasmus. O Jornal de Notícias estima em 71 por cento a quebra registada no primeiro semestre. Há mesmo instituições que optaram, para já, por não receber candidatos.

11h15 - Primeira-ministra da Nova Zelândia deseja "rápida recuperação" a Trump

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, desejou hoje uma "rápida recuperação" ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à sua mulher, Melania, ambos infetados por covid-19.

"É claro que desejo ao Presidente dos Estados Unidos e à primeira-dama votos de uma rápida recuperação", afirmou a governante neozelandesa aos jornalistas.

Jacinda Ardern salientou que este "é um vírus que tem tido um impacto devastador global", recordando que já vários líderes mundiais foram infetados pela covid-19.

A primeira-ministra neozelandesa, que está em campanha eleitoral, distinguiu-se pela forma como geriu a pandemia no país, que causou 1.800 contágios e 25 mortes até ao momento.

11h06 - Norte-americanos recuperados da Covid-19 vão homenagear vítimas mortais no domingo

Os sobreviventes da Covid-19 nos Estados Unidos vão reunir-se em plataformas online, no domingo, para homenagear as mais de 207 mil vidas norte-americanas perdidas devido à pandemia e pedir uma estratégia nacional com respostas mais eficaz.

O evento 'National COVID-19' Remembrance é organizado pela 'Covid Survivors for Change' e endossado por mais de uma dúzia de grupos.

10h50 - "Estou indo bem, acho eu", escreveu Trump

Depois de ser hospitalizado na sexta-feira, após se confirmar que foi infetado pelo novo coronavírus, Donald Trump mostrou-se otimista, escrevendo no Twitter que achava que estava bem.



10h26 - África regista mais 132 mortes e 8.903 casos de infeção em 24 horas

África registou mais 132 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, subindo o número de óbitos para 36.504, num total de 1.497.391 infetados, segundo os últimos dados sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas houve nos 55 Estados-membros da organização mais 8.903 casos da doença e 6.211 recuperados, para um total de 1.236.859.

10h24 - Alemanha regista 2.563 novos casos nas últimas 24 horas

A Alemanha registou 2.563 novas infeções pelo coronavírus nas últimas 24 horas, sendo este o terceiro dia consecutivo com registo acima dos 2.500 casos, algo que não acontecia desde meados de abril, divulgou hoje o Instituto Robert Koch (RKI).

De acordo com dados do centro epidemiológico alemão, o número de novas infeções diárias "continua a sua lenta tendência de aumento".

10h20 - Biden faz votos para as melhoras de Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos deseja as melhoras ao casal Trump e lembra mais uma vez a importância do uso da máscara. Joe Biden e a mulher testaram negativo para a Covid-19.


10h12 - China deseja uma "recuperação rápida" a Trump

China desejou ao presidente dos Estados Unidos e à sua mulher, Melânia Trump, que testaram positivo à covid-19, uma "recuperação rápida".

"É triste saber que o presidente e a primeira dama dos Estados Unidos tiveram um teste positivo. Espero que ambos recuperem rapidamente e fiquem bem", escreveu a porta-voz principal do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying, no Twitter.



As relações da China com os Estados Unidos estão num dos seus piores momentos em décadas depois de Washington ter acusado repetidamente Pequim de ser responsável pela pandemia do coronavírus.

O embaixador da China nos Estados Unidos, Cui Tiankai, também expressou no Twitter o seu desejo de uma rápida recuperação para os Trumps após a sua SARS-CoV-2 positiva.

"Os meus melhores votos ao presidente Trump e à sua mulher por uma recuperação rápida e completa", escreveu Cui numa mensagem.

10h06 - Bolsonaro diz que Trump vencerá vírus e sairá mais forte

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, desejou uma rápida recuperação ao seu homólogo norte-americano, após testar positivo à covid-19, e indicou que Donald Trump "sairá mais forte, para o bem dos Estados Unidos e do mundo".

"Desejo rápida recuperação ao presidente dos EUA, Donald Trump, e à primeira-dama, Melania. Com fé em Deus, logo estarão recuperados e o trabalho na condução de seu país e sua campanha de reeleição não serão prejudicados" , escreveu na rede social Facebook Bolsonaro, um confesso admirador do chefe de Estado norte-americano.

"Vocês vencerão e sairão mais fortes, para o bem dos EUA e do mundo", acrescentou o presidente do Brasil, que também já esteve infetado com o novo coronavírus.

10h03 - China soma 48 dias sem casos locais

A China atingiu 48 dias consecutivos sem infeções locais de covid-19, mas registou dez novos casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.

10h00 - EUA registam 899 mortos e mais de 54 mil casos nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos registaram 899 mortos e 54.330 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Com este último balanço o país atingiu um total de 208.642 óbitos e mais de 7,2 de casos confirmados, até sexta-feira.

Um dos diagnosticados nas últimas 24 horas é o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que testou positivo para a covid-19, e que teve de ser internado no Hospital Militar Walter Reed, nos subúrbios de Washington, por precaução.

08h12 - Trump apenas com "sintomas ligeiros"

Donald Trump foi hospitalizado, por precaução. A Casa Branca esclarece que o presidente dos Estados Unidos tem apenas sintomas ligeiros da Covid-19, mas está no hospital para ter assistência imediata, caso se complique, de forma repentina, a infeção pelo novo Coronavírus.

05h57 - Investidura da juíza nomeada por Trump terá sido evento "super-contagiante"

Testaram positivo a Covid-19 pelo menos sete personalidades presentes na polémica cerimónia de investidura de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal de Justiça, realizada em Rose Garden. Epidemiologistas e peritos da área da saúde suspeitam aquele evento de ter sido um "super-contagiante".


05h15 - Alarga-se a lista de colaboradores de Trump contagiados com Covid-19

A jornalista da CNN Dana Bash examinou a equipa que acompanhava Trump nos bastidores do debate com Joe Biden e concluiu que, de oito pessoas, incluindo o presidente, quatro estão infectadas e outras quatro estão a aguardar diagnóstico.

Além de Kellyanne Conway, Bill Stepien e Hope Hicks,