Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pascal Rossignol - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO NO MUNDO. CLIQUE AQUI


23h42 - Turistas podem circular entre concelhos apenas para chegar a alojamentos

A secretaria de Estado do Turismo esclareceu hoje que os turistas só podem deslocar-se entre concelhos para chegar aos locais de permanência comprovada, estando depois impedidos de circular para outros concelhos com outras finalidades.

"Os turistas só podem deslocar-se entre concelhos para chegar aos alojamentos, estando depois impedidos de circular [entre concelhos] para outros fins", esclareceu à Lusa a secretaria de Estado do Turismo.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) informou hoje, em comunicado, que as restrições de circulação entre concelhos, no período compreendido entre as 00:00 de 30 de outubro e as 06:00 de 03 de novembro, não se aplicam "às deslocações de cidadãos não residentes em território nacional continental para locais de permanência comprovada", que abrange empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local.

Estão abrangidos por esta exceção os turistas estrangeiros, bem como os cidadãos nacionais residentes nas Regiões Autónomas e fora de Portugal.

22h55 - Reconfinamento nacional é ainda uma medida em minoria na Europa

Na Europa, apenas o País de Gales (Reino Unido) e a Irlanda voltaram a confinar toda a sua população antes do anúncio desta quarta-feira do Presidente francês, Emmanuel Macron.

Para tentar lidar com uma segunda vaga da doença covid-19 (provocada pelo novo coronavírus SARS-Cov-2), os quase cinco milhões de irlandeses foram os primeiros na Europa a entrar neste novo período de confinamento na passada quinta-feira.

A medida foi decretada para um período de seis semanas.

Já os cerca de três milhões de galeses entraram em confinamento no dia seguinte (na sexta-feira passada) e terão de permanecer em casa o mais tempo possível durante cerca de duas semanas, ou seja, até 09 de novembro.

No entanto, ao contrário do confinamento decretado na primavera passada, as escolas permanecem abertas.

Numa escala mais pequena, cerca de 150 mil habitantes de três municípios do norte de Portugal (Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira) também entraram na passada sexta-feira num “semi” confinamento.

Na Alemanha, as autoridades decretaram hoje o encerramento parcial, a partir de segunda-feira e durante quatro semanas, de restaurantes, bares, teatros, instalações desportivas, culturais e de lazer, mas sem avançarem para um reconfinamento da população.

Os cidadãos são convidados a evitar deslocações desnecessárias.

As escolas vão permanecer abertas, assim como todas as lojas, mas com regras mais rígidas.

Fora da Europa, e nos últimos meses, novos períodos de confinamento já foram decretados em países como Israel e Líbano, em cidades como Auckland (Nova Zelândia) e Melbourne (Austrália), ou em grandes zonas nas Filipinas.

Se o reconfinamento total da população é ainda uma opção minoritária na Europa, as medidas de recolher obrigatório estão a aumentar.

Antes de voltar a confinar, a França impôs esta medida em 17 de outubro, das 21h00 às 6h00 da manhã, nas cidades do país mais afetadas pelo novo coronavírus. Uma semana depois, a medida seria alargada a dois terços da população francesa.

Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Eslovénia, Eslováquia e República Checa também decretaram recolheres noturnos nacionais, enquanto em Itália e na Grécia a medida abrange só grandes cidades ou regiões específicas.

Esta medida é frequentemente apresentada como um último recurso para evitar um novo confinamento total da população.

É geralmente acompanhada de outras medidas de restrição que são aplicadas durante o período diurno, como, por exemplo, a obrigação de usar máscara de proteção individual, o encerramento de bares e de locais culturais e a imposição de limites para ajuntamentos de pessoas.

22h48 - Números da pandemia a recrudescer em Nova Iorque

Márcia Rodrigues, enviada especial da RTP a Nova Iorque, descreveu o ambiente que se vive na cidade, a poucos dias da eleição presidencial.


22h30 - Restrições agravadas em vários países da Europa

A segunda vaga de Covid-19 que está a atingir a Europa é grave e vai piorar nas próximas semanas - aviso da Comissão Europeia numa altura em que muitos hospitais já estão à beira do colapso.

Vários países na Europa anunciam mais restrições.

22h20 - Brasil ultrapassa 158 mil mortes após somar 510 óbitos em 24 horas

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 158 mil mortes (158.456) devido à covid-19, após ter contabilizado 510 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

As autoridades de Saúde do país investigam ainda a eventual relação de 2.361 mortes com a doença, que tem uma taxa de letalidade de 2,9% no Brasil.

Em relação ao número de infeções, 28.629 novos casos foram registados entre terça-feira e hoje, num total de 5.468.270 pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia, cujo primeiro caso no país foi apontado em 26 de fevereiro.

No momento, 4.934.548 pacientes já recuperaram da covid-19 em território brasileiro, enquanto que 375.266 infetados permanecem sob acompanhamento médico.

São Paulo concentra 1.103.582 casos do novo coronavírus, sendo o estado com mais infeções, seguido por Minas Gerais (353.311), Bahia (349.711), e Rio de Janeiro (306.672).

As unidades federativas com mais mortes são São Paulo (39.007), Rio de Janeiro (20.376), Ceará (9.325) e Minas Gerais (8.872).

22h08 - Santos Silva: "Temos de fazer um esforço muito grande para salvar o Natal"

O ministro dos Negócios Estrangeiros apontou hoje que se impõe "um esforço muito grande" para travar a propagação do coronavírus " para salvar o Natal" das famílias dos cerca de 5 milhões de portugueses e lusodescendentes no estrangeiro.

Augusto Santos Silva falava na comissão parlamentar de Assuntos Europeus, onde foi ouvido acerca da cimeira de líderes da União Europeia (UE) dedicada à pandemia que se realiza na quinta-feira por videoconferência.

O ministro foi questionado por deputados do PS, BE e PCP sobre a eventualidade de novas restrições às viagens internacionais devido ao atual agravamento da situação epidemiológica, com a bloquista Fabíola Cardoso a evocar designadamente o habitual fluxo de portugueses no estrangeiro para se reunirem com as famílias em Portugal na época do Natal.

"Creio que temos de fazer nestes dias um esforço muito grande para conter o alastramento do vírus exatamente para podermos salvar o Natal", disse o ministro.

Frisando não querer imprimir um "tom dramático" à expressão, Santos Silva explicou que, sendo o Natal "uma ocasião muito importante de reunião familiar", em Portugal ela envolve potencialmente as famílias de 2,3 milhões de portugueses residentes no estrangeiro, número que ascende a 5 milhões quando se contam também os que já nasceram fora do país.

"É muito importante que na Europa consigamos conter o vírus de forma a preservarmos esse bem maior que é a mobilidade intraeuropeia", disse Santos Silva, acrescentando que, para fora da Europa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros continua "a desaconselhar vivamente viagens não essenciais", "designadamente para países fora da UE e países sem representação diplomática portuguesa".

Nas respostas aos deputados que o questionaram sobre eventuais novos fechos de fronteiras na UE ante o atual agravamento da pandemia, o ministro insistiu que Portugal sempre foi e continua a ser contra medidas desse tipo, mas considerou que todos os países da UE "aprenderam bastante com o resultado que isso teve" e sabem hoje que sempre que houve coordenação foram criadas "melhores condições combater pandemia".

21h50 - Antiviral remdesivir já rendeu à fabricante 766 milhões de euros

O medicamento antiviral remdesivir, utilizado para doentes hospitalizados com covid-19, já rendeu à fabricante, a Gilead Sciences, quase 900 milhões de dólares (766 milhões de euros) no terceiro trimestre do ano, anunciou hoje a empresa farmacêutica.

Devido às vendas do remdesivir, inicialmente desenvolvido em vão contra a febre hemorrágica do Ébola, o grupo viu o seu volume de negócios trimestral aumentar 17%, para 6,58 mil milhões de dólares.

A empresa voltou também novamente a ser rentável.

Em 22 de outubro a Direção-Geral da Saúde anunciou que vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19.

A decisão foi tomada em Conselho de Ministros e anunciada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que explicou que "a aquisição de mais de cem mil frascos" terá um custo de cerca de 35 milhões de euros, uma vez que cada um custa 345 euros.

O remdesivir é indicado para o tratamento de doentes adultos e adolescentes com pneumonia que necessitem de oxigénio suplementar e foi autorizado na União Europeia para a covid-19, lembrou Marta Temido.

21h30 - Regresso ao confinamento sobre a mesa do Governo da Bélgica

O Governo belga deverá decidir ainda esta semana se volta a tomar medidas de confinamento geral.

O número de contágios não pára de subir e os serviços de saúde estão próximos de atingir um ponto de rutura.

21h20 - Unidades de cuidados intensivos de Espanha perto do colapso

Espanha registou quase 20 mil casos de Covid-19 e 168 mortes em 24 horas. As autoridades temem que a maioria dos hospitais possa chegar a uma situação crítica.

Apesar disso, nas ruas, multiplicam-se os protestos contra o aumento das restrições.

21h10 - Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 03 de novembro para travar o contágio pelo novo coronavírus, indicou hoje a AHRESP, citando um esclarecimento do executivo.

Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, à Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), as restrições de circulação entre concelhos, no período compreendido entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de 03 de novembro, não se aplicam a "turistas estrangeiros, bem como os cidadãos nacionais residentes nas regiões autónomas e fora de Portugal" para locais como empreendimentos turísticos e alojamento local.

Num comunicado anterior, a AHRESP tinha apontado que, no seu entendimento, a proibição em causa não se aplicava às reservas de alojamento previamente efetuadas.

Na leitura que faz do diploma, a AHRESP entende que as reservas previamente concretizadas, quer no domínio do Alojamento Turismo, quer no domínio dos eventos familiares e corporativos, "se encontram acomodadas" na parte da resolução que indica que esta restrição não se aplica "às deslocações de cidadãos não residentes para locais de permanência comprovada".

Porém, na altura, a associação ressalvou que ia pedir uma clarificação à tutela.

No início desta semana a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apelou para que a proibição de deslocações entre concelhos exclua as reservas em estabelecimentos hoteleiros feitas antes do anúncio da medida.

Esta medida foi aprovada na reunião do Conselho de Ministros realizada dia 22 de outubro, notando a AHP que causou "imensa perturbação e cancelamentos" junto de alguns estabelecimentos hoteleiros, nas "reservas previstas de pequenos grupos, nacionais e estrangeiros".

21h00 - Surtos continuam a aumentar em lares

As brigadas de intervenção rápida estão no terreno a tentar ajudar, quando já há centenas de idosos e funcionários infetados.


20h54 - Reino Unido à espera de 500 mortes por dia "nas próximas semanas"

Sir Patrick Vallance, o principal conselheiro científico de Boris Johnson, está a pressionar o primeiro-ministro do Reino Unido para declarar urgentemente um confinamento generalizado do país, sob pena de uma segunda vaga de Covid-19 muito mais mortífera do que a primeira.

O Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências, SAGE na sigla em inglês, liderado por Sir Patrick, projetou a progressão da nova onda de surtos de infeção por SARS-CoV-2 no país e concluiu que, apesar do pico de óbitos ser provavelmente atingido mais cedo do que sucedeu no início da pandemia, deverá manter-se por semanas, talvez meses, antes de começar a descer.

O resultado será um número muito mais elevado de fatalidades com Covid-19 do que o da primavera. A solução, referem, é impor até ao Natal um novo confinamento em todo o país.

Sir Patrick Vallance estará a pressionar Boris Johnson para fechar o país em meados de dezembro o mais tardar, e projeta que no final de novembro haja cerca de 25 mil pessoas hospitalizadas devido ao vírus, um número superior ao registado na primeira vaga de contágios.

O mês passado, Vallance afirmou que o Reino Unido poderia ter 200 mortes por dia devido à Covid-19 em meados de novembro. O número foi já ultrapassado, semanas antes da projeção inicial. Os especialistas esperam agora 500 mortes por dia "nas próximas semanas".

20h43 - Madeira com nove novos casos soma 160 doentes ativos

A autoridade regional de saúde registou hoje na Madeira nove novos casos de covid-19, sete dos quais importados, estando a estudar outras 19 situações suspeitas, totalizando a região 160 doentes ativos e um total de 423 confirmados.

"Hoje, há nove novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 423 casos confirmados de covid-19" neste arquipélago, lê-se no boletim epidemiológico diário divulgado pelo Instituto da Administração de Saúde (IASAÚDE).

No mesma informação, este instituto refere que, entre os novos casos, sete são importados, oriundos do Reino Unido, Alemanha, Polónia, Itália, Finlândia, Austrália e região Norte de Portugal, com um doente cada, existindo dois de transmissão local.

"No total, há 19 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, nove provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 10 relacionadas com contactos de casos positivos", indica também o IASAÚDE.

Na região estão assim contabilizados hoje "160 casos ativos, dos quais 148 são importados", situações que foram identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira, e "12 são casos de transmissão local".

Destes, "135 são não-residentes e 25 residem na região", aponta, assegurando que estão a cumprir quarentena, sendo que 79 pessoas estão em isolamento numa unidade hoteleira e o mesmo número encontram-se em alojamento próprio.

Dois doentes estão internados na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital do Funchal, complementa o IASAÚDE.

Outro dado que consta deste boletim é número de doentes recuperados neste território, que se "mantém nos 263".

20h20 - Autarcas do distrito do Porto querem estado de emergência na região

A Proteção Civil e os municípios já estão a concertar medidas.

A Câmara de Matosinhos já propôs o recolher obrigatório, fecho de escolas e encerramento dos centros comerciais às 21h00.

20h10 - Duas mortes no lar de Macedo de Cavaleiros com surto de coronavírus

A direção da Casa de Repouso Afonso, em Macedo de Cavaleiros, informou hoje da morte de duas que testaram positivo no surto com 27 casos naquele lar privado do distrito de Bragança.

Num comunicado publicado nas redes socais, a direção da instituição informa que as duas idosas morreram na madrugada de hoje que “apesar de padeceram já de patologias, o certo é que o vírus agudizou as mesmas”.

A direção expressa condolências às famílias e informa que “todos os demais residentes se encontram bem e clinicamente estáveis”.

Este lar de idosos tem 40 utentes e 20 funcionários e assegura que “todos os residentes continuam a ser monitorizados e acompanhados hora a hora pelos profissionais de saúde” que acompanham este surto.

O primeiro caso positivo de infeção foi detetado a 14 de outubro e diz respeito a uma utente que tinha sido hospitalizada para uma intervenção cirúrgica.

19h48 - Portugal sai da lista suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram hoje levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal.

Os nacionais ou viajantes provenientes desses países deixam de ter de cumprir uma quarentena de 10 dias à chegada, sob pena de uma multa de dez mil francos suíços (9.350 euros).

Para decidir se um Estado ou uma zona apresenta um risco elevado de infeção, consideram-se as novas infeções por 100 mil pessoas nos últimos 14 dias.

Se a incidência no país em causa exceder em pelo menos 60 a da Suíça -- mais de 760 por 100 mil habitantes, segundo os números mais recentes -, o país é inscrito na lista negra.

Em 25 de setembro, a Suíça tinha alargado a sua lista de países com viajantes sujeitos a uma quarentena quando chegassem a território helvético, incluindo Portugal.

19h15 - França volta a impor confinamento total a partir de sexta-feira

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou um novo conjunto de medidas em resposta ao avanço da pandemia do país, entre elas o regresso do confinamento a nível nacional a partir de sexta-feira. O novo confinamento vigorará até 1 de dezembro, sendo que a situação epidemiológica no país será avaliada a cada 15 dias. 

A circulação entre regiões será proibida e a população francesa fica, assim, confinada ao seu domicílio, podendo apenas sair para deslocações ao local de trabalho, quando o teletrabalho não é possível, hospital ou farmácia.

A nova ordem de confinamento apresenta algumas alterações em comparação com a que vigorou no início da pandemia. As escolas de ensino obrigatório continuam abertas, sendo que se passa a adotar o ensino à distância para os alunos universitários.

Todos os estabelecimentos não essenciais, como restaurante e bares, estarão encerrados, bem como todos os espaços com público.

As fronteiras europeias mantêm-se abertas, assim como para países fora da UE, desde que apresentem um teste negativo à Covid-19.

“Os esforços feitos até agora foram úteis, mas não foram o suficiente. A velocidade da propagação do vírus não foi antecipada”, começou por admitir o Presidente francês em declarações ao país. “Estamos sobrecarregados por uma segunda onda [da pandemia] que será mais difícil e mais fatal do que a primeira”, acrescentou.

Macron defende que é necessária uma “travagem brutal nos contágios” para evitar o colapso dos hospitais, prevendo que até meados de novembro todos as camas nas unidades de cuidados intensivos estarão ocupadas com doentes com Covid-19.

“Se nada for feito, haverá pelo menos 400 mil mortes suplementares” dentro de alguns meses em França, disse o presidente francês.

19h05 - Doentes não covid-19 precisam de atenção, alerta Convenção Nacional da Saúde

Após uma audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Convenção Nacional de Saúde (CNS), Eurico Castro Alves, disse aos jornalistas que sugeriu mesmo a Marcelo Rebelo de Sousa que fosse criada no país uma pasta, a nível de secretaria de Estado, dedicada ao tratamento do acesso dos doentes não covid-19, articulando com os setores público e privado para que "nenhum doente" tenha "atraso nos tratamentos".

O responsável lembrou que a CNS junta 180 instituições do setor da saúde, incluindo 70 associações de doentes, e disse aos jornalistas que foi dizer ao Presidente da República que os doentes não covid-19 sentem que "não estão a ter a atenção necessária".

"Compreendemos que há uma situação de emergência, as atenções têm de ser dirigidas aos doentes covid-19, mas há quatro milhões de consultas por fazer, há 100 mil cirurgias por fazer (...) e é preciso garantir o acesso a estes doentes ", realçou.

Por este motivo deixou a sugestão de se unirem esforços e pôr todos os recursos disponíveis ao serviço dos cidadãos.

"Acredito que é tempo de não termos preconceitos ideológicos, e de tomarmos decisões de ir ao encontro do que os portugueses precisam neste momento. E temos recursos disponíveis. O que o CNS pede é que esses recursos sejam organizados e que sejam postos ao serviço", de forma a que as pessoas tenham acesso a cuidados de saúde, "que neste momento não estão acessíveis", disse o responsável.

18h48 - Bósnia-Herzegovina e Sérvia com novo recorde diário de casos

Na Bósnia-Herzegovina, tal como noutros países dos Balcãs, as últimas 24 horas trouxeram a indicação da morte de 26 pessoas, e 1.586 novos casos de covid-19, com ambos os números a constituírem recorde.

Também aumentou a taxa de casos positivos, com 482,96 por cada 100.000 habitantes, havendo no país 16.489 casos ativos, segundo as autoridades sanitárias locais.

Apesar da proibição de reuniões com mais de 10 pessoas, houve nos últimos dias concentrações com número superior em várias zonas do país, tanto no âmbito da campanha para as eleições municipais de 15 de novembro como no quadro de protestos contras as medidas restritivas ligadas à covid-19.

Na vizinha Sérvia, com sete milhões de habitantes, também se registou um recorde, com 1.320 novos casos nas últimas 24 horas, período em que foram contabilizadas também cinco mortes associadas à pandemia.

O número de hospitalizações, sobretudo em Belgrado, continua a ser crescente, com a região da capital sérvia a registar um aumento exponencial de casos, advertem os epidemiologistas, que insistem no uso obrigatório de máscaras.

O Presidente sérvio, Aleksander Vucic, admitiu hoje que a situação na Sérvia “é preocupante” e que se prevê que venha a ser imposto um “controlo rigoroso” ao cumprimento das medidas de prevenção, mas não, para já, o reforço das já existentes, para “evitar o encerramento da economia e da vida”.

18h40 - Ministra de Estado e da Presidência e Ministra da Saúde reúnem esta tarde com especialistas

A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, realizam hoje, ao final da tarde, uma audiência com os peritos habitualmente auscultados nas ‘reuniões do INFARMED’.

Segundo informa um comunicado do Gabinete da Ministra de Estado e da Presidência, o objetivo desta reunião é obter aconselhamento e contributos científicos no âmbito das medidas que o Governo pondera adotar, ainda esta semana, para contenção da transmissão da Covid-19.

Após esta audiência, as ministras deverão reunir-se na quinta-feira com médicos especialistas em infecciologia e medicina intensiva. Estas reuniões serão realizadas por videoconferência.

18h20 - Turquia é o oitavo país da Europa a ultrapassar barreira das dez mil mortes

A Turquia tornou-se o oitavo país na Europa a registar mais de dez mil mortes por Covid-19, com 77 óbitos registados esta quarta-feira. No total, o país contabiliza 10.027 mortes desde o início da pandemia.

O ministro turco da Saúde, Fahrettin Koca, disse que a cidade de Istambul regista agora quase metade das novas infeções contabilizadas no país, descrevendo este aumento da propagação do vírus como “assustador”.

“Se não conseguimos controlar o vírus em Istambul, será difícil de combater”, disse o ministro da Saúde à agência AFP.

Nas últimas 24 horas, a Turquia contabilizou 2.305 novos contágios, para um total de 370 mil desde o início da pandemia.

18h00 - Hospital do Tâmega e Sousa transfere doentes para unidade privada em Gondomar

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que apoia concelhos como Paços de Ferreira, Felgueiras ou Lousada, transferiu 10 doentes com covid-19 para o Hospital Fernando Pessoa, unidade hospitalar privada de Gondomar, confirmaram hoje as autoridades de saúde.

Em resposta escrita à agência Lusa, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) refere que “foi celebrado um protocolo com o Hospital–Escola da Universidade Fernando Pessoa para receber doentes covid”, tendo este, “até à presente data, recebido 10 doentes transferidos pelo CHTS”.

17h45 - Espanha tem quase 20.000 novos casos e 168 mortes

Espanha registou hoje 19.765 novos casos de covid-19 elevando para 1.136.503, o total de infetados no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 168 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 35.466.

A região de Madrid, a mais atingida desde o início da pandemia, tem hoje mais 2.670 casos de contágio e um total de 301.493.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.292 pessoas, das quais 493 na Catalunha, 340 na Andaluzia, e 324 em Madrid.

Em todo o país há 17.073 pessoas hospitalizadas com a doença, das quais 2.368 pacientes em unidades de cuidados intensivos.

O nível de incidência acumulada em Espanha subiu hoje para 436 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Navarra (1.159), Melilla (1.212), Aragão (940), Rioja (707), Castela e Leão (701), Catalunha (657) e País Basco (542).

O Governo da região de Múrcia (sudeste) decidiu hoje confinar (limitar a mobilidade) toda a região e cada um dos seus 45 municípios, juntando-se a outras comunidades autónomas que já tomaram este tipo de medidas: Navarra, Rioja, Aragão, Astúrias e País Basco.

17h30 - Grécia com novo recorde de casos

Nas últimas 24 horas, a Grécia atingiu um novo recorde diário de infeções, com 1.547 contágios em 24 horas e dez mortes. Na terça-feira, Grécia tinha já atingido um máximo, com 1.259 casos.

No total, o país regista desde o início da pandemia 34.299 casos confirmados e 603 óbitos.

17h15 - Itália regista quase 25.000 casos e 205 mortes nas últimas 24 horas

A Itália registou um novo aumento nos casos diários de covid-19, com 24.991 infeções nas últimas 24 horas, e 205 mortes, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Com este número de novos contágios, aumenta o total para 589.766 desde o início da epidemia em fevereiro, enquanto o número de óbitos subiu para 37.905.

No último dia foram também realizados 199 mil testes de diagnóstico, um valor recorde.

Os pacientes com sintomas continuam a aumentar e são já cerca de 15.000 os hospitalizados em todo o país, enquanto 1.536 pessoas estão internadas em Unidades de Cuidados Intensivos.

A região de Lombardia, no norte, continua a ser o epicentro da pandemia no país e registou 7.558 novas infeções no último dia, seguida por Piemonte, com 2.827, Campânia, 2.427, e Véneto, 2.143.

16h55 - Alemanha fecha restaurantes a partir da próxima semana

Na Alemanha vão fechar a partir de segunda-feira restaurantes, instituições culturais e clubes de lazer. A chanceler Angela Merkel promete entretanto apoio económico neste novo confinamento parcial.

"Vamos compensar as empresas afetadas, instituições e clubes", garantiu Merkel.

16h52 - Reino Unido regista mais de 300 mortes pelo segundo dia consecutivo

O Reino Unido registou 310 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas e 24.701 novas infeções e consequência da pandemia de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Na terça-feira tinham sido registadas 367 mortes, o valor mais alto desde fim de maio, e 22.885 novos casos, mas os números no início da semana podem ser inflacionados pelo atraso no processamento dos dados durante o fim de semana.

Nos últimos sete dias morreram no Reino Unido 1.517 pessoas vítimas de covid-19, uma média de 217 por dia, o que representa um aumento de 51,2% relativamente aos sete dias anteriores.

O total acumulado desde o início da pandemia de covid-19 no Reino Unido é agora de 942.275 contágios confirmados e de 45.675 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

A taxa de infeção nacional é atualmente de 223.8 casos por 100 mil habitantes.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, na segunda-feira estavam hospitalizados no Reino Unido 9,520 pacientes com covid-19, dos quais 902 com necessidade de apoio respiratório por meio de ventilador.

16h18 – 6.596 profissionais de saúde infetados desde início da pandemia

Lacerda Sales anunciou que, desde o início da pandemia em março, há registo de 6.596 profissionais de saúde infetados, dos quais 800 médicos, 1.801 enfermeiros e 1.655 assistentes operacionais. Deste total, 4.617 recuperaram da doença, ou seja, 69,9 por cento.

16h15 – “Sempre temos estabelecido uma relação com o setor privado e social”

Questionado sobre a cooperação com o setor privado, o secretário de Estado da Saúde lembrou que esta colaboração sempre existiu com doentes não Covid e em relação a infetados com Covid-19. Lacerda Sales relembrou que o Hospital Fernando Pessoa, por exemplo, sempre recebeu doentes Covid. O secretário de Estado sublinhou ainda que “neste momento estão a ser feitos levantamentos de necessidades” para que outros hospitais privados possam também incluir doentes Covid, se houver essa necessidade.

“Portanto, temos estabelecido uma relação com o setor privado e social”, disse Lacerda Sales, afirmando que os hospitais privados “testam cerca de 50 por cento da nossa capacidade de testagem”.

15h59 – Plano outono/inverno “já está a ser operacionalizado”

Sobre o plano outono/inverno, Lacerda Sales avançou que “apesar de ainda não estar consolidado, já está a ser operacionalizado”, com medidas que vão desde o reforço das estruturas de saúde pública, dos recursos humanos, da capacidade de testagem, à vacinação, lembrando que já estamos na segunda fase da vacinação contra a gripe, com aumento de doses.

"Temos feito tudo o que está no nosso alcance para reforçar o SNS", disse Lacerda Sales.

15h55 – Testes rápidos não substituem testes PCR

Sobre as estratégias de testagem, Fernando Almeida começou por dizer que se trata de estratégias “muito técnicas”.

“Apesar de já haver testes antigénio, não vamos esquecer os testes que temos vindo a utilizar, como o PCR”, afirmou o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional Ricardo Jorge.

Aliás, são estes testes já antes utilizados que devem ser “sempre utilizados em primeira linha”. Mas, “em condições muito específicas”, como surtos ou contexto em que há alta incidência, por exemplo, pode ponderar-se a utilização dos testes rápidos. A vantagem é, segundo Fernando Almeida, a “facilidade de utilização, facilidade de deteção” e a capacidade de reação a um surto, dando capacidade aos serviços de saúde para reagir mais rápidamente.

15h53 – Estudos de modelações do INSA são em função do cálculo do RT

Fernando Almeida afirmou, na conferência de imprensa, que o Instituto Nacional Ricardo Jorge tem estudos de modelação onde se perspetiva e se estima “o que poderá ocorrer” dentro de certo período, “se não forem tomadas nenhumas decisões”.

É em função do RT e do “famoso R0” que, explicou o presidente do INSA, se podem fazer “expectativas e extrapolações e sobretudo uma modelação daquilo que pode acontecer”, se as medidas do governo não tiverem o efeito pretendido.

15h45 – Lacerda Sales admite “aumento significativo de casos diários nos próximos tempos”

Questionado sobre a possibilidade de virem a ser implementadas medidas mais restritivas a mais concelhos, o secretário de Estado da Saúde remeteu a resposta para o Conselho de Ministros agendado para sábado. No entanto, adiantou que “os estudos apontam para que, de facto, poderá haver um aumento significativo de casos diários nos próximos tempos o que, naturalmente, vai levar a uma sobrecarga dos serviços de saúde”.

“Portanto, todas as medidas que forem tomadas, com certeza serão no sentido de equilibrar e de conciliar aquilo que são as melhores medidas de saúde público com aquilo que é a normalidade possível de atividade e de vida pessoal e económica”, concluiu Lacerda Sales.

15h35 – Chegada de 100 mil testes rápidos prevista para inícios de novembro

Relativamente aos testes rápidos, Lacerda Sales lembrou que estes testes vão passar a ser usados a partir de 9 de novembro e anunciou que “estão a ser ultimados os procedimentos para a sua operacionalização”.

O secretário de Estado da Saúde afirmou que o Governo manifestou interesse na aquisição de um milhão de testes rápidos de antigénio, sendo que a chegada dos primeiros 100 mil está prevista na primeira semana de novembro, beneficiando de um financiamento europeu através da Cruz Vermelha portuguesa.

15h27 – Portugal “na linha da frente” nos estudos e utilização dos testes rápidos

Na conferência de imprensa da DGS, o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida, começou por esclarecer que relativamente aos novos testes rápidos de antigénio há diversas questões de “evolução técnica e científica”.

“A evolução destes testes de antigénio tem de ter reconhecimento da sua qualidade, sobretudo em dois aspetos principais: o teste da sensibilidade e da especificidade, e a sua utilização, e os critérios clínicos e epidemiológicos que devem estar na base da utilização destes”, explicou Fernando Almeida.

“Portugal acompanha tudo o que se faz a nível europeu”, disse o presidente do INSA, acrescentando que, neste caso, está “também na linha da frente”.

“Alguns países já utilizam estes testes de uma forma não regular, mas em forma de projetos. Mas outros (…) já os utilizam sobretudo em diagnóstico normal mas em contextos de surtos”.

Em Portugal, além de serem utilizados na testagem, está também a ser realizado um “estudo de comparabilidade entre testes”. Ou seja, “dentro das características que foram e que são registadas e aprovadas pelo Infarmed”, o INSA recebe dois tipos de informação: através de projetos de comparação em relação a estes testes e através de projetos de outros países que já fizeram testes de comparação.

Estes estudos, segundo o presidente do INSA, ajudam a “direcionar as escolhas para os tipos específicos de testes e para a sua estratégia de utilização”.

Fernando Almeida garante que o INSA não está a trabalhar sozinha, havendo reuniões regulares com outros institutos europeus.

15h26 – Taxa de letalidade global de 1,9%

No início da conferência desta quarta-feira, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, anunciou que a taxa de letalidade global é de 1,9 por cento e acima dos 70 anos é de 10,8 por cento.

15h25 - Abertura de cemitérios é decisão das autarquias

O Governo restringiu a circulação no próximo fim-de-semana e vários cemitérios fecham por ordem camarária, outros estão abertos, mas com regras. Ouvido pela Antena 1, o presidente da Associação Nacional de Municípios, Manuel Machado admite que não há concertação entre autarquias e a decisão depende da situação epidemiológica de cada concelho.


15h20 - Bruxelas quer 27 preparados para chegada da vacina

A Comissão Europeia apresentou um conjunto adicional de ações para ajudar a limitar a propagação do coronavírus, salvar vidas e reforçar a resiliência do mercado interno.

O fornecimento de vacinas contra a Covid-19 aos países da União Europeia poderá começar em abril, na melhor das hipóteses as farmacêuticas podem entregar nessa altura até 50 milhões de doses, prevê a Presidente da Comissão Europeia.

Bruxelas quer que os países estejam preparados para a chegada de uma vacina mas quer também medidas que ajudem a limitar a propagação do vírus e a eficácia da resposta.

A Comissão quer também que se mantenham as vias verdes de produtos e equipamentos essenciais entre os Estados-membros e que os Estados garantam viagens seguras e aconselha a melhorar as formas de contactar e rastrear quem chega a cada país em vez de fechar fronteiras.

Estas medidas foram apresentadas esta manhã pela Presidente da Comissão Europeia.


14h53 - Portugal regista hoje 3960 novos casos de covid-19 e mais 24 mortes.

Portugal contabiliza mais 24 mortos relacionados com a covid-19 e 3.960 novos casos de infeção, atingindo um novo máximo diário, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim, Portugal já contabilizou 128.392 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 2.395 óbitos.

Das 24 mortes registadas, 11 ocorreram na região Norte, oito em Lisboa e Vale do Tejo, quatro no Centro e uma no Alentejo.

Em relação aos internamentos, o número de pessoas hospitalizadas continua a subir desde há mais de uma semana, sendo agora 1.794 pessoas, mais 47 do que na terça-feira, e destas 262 (mais nove) estão em Unidades de Cuidados Intensivos.

14h33 - Novo surto em Abrantes

Há 35 casos positivos na estrutura residencial para pessoas idosas do Pego.

A instituição tem 65 utentes e 71 funcionários que estão a ser testados na totalidade.


14h16 - França e Alemanha preparam-se para anunciar planos mais rígidos para travar pandemia

O presidente francês pode mesmo decidir um novo confinamento. Por toda a Europa, são atingidos todos os dias novos recordes de infeções e muitos hospitais estão a chegar ao limite.


14h09 - Onze laboratórios e empresas na corrida pela vacina contra a covid-19

Nunca, até hoje, cientistas em todo o mundo trabalharam num só objectivo para alcançar em tempo recorde uma vacina. União Europeia e Nações Unidas insistem nos apelos a que fique disponível e acessível para todos de forma justa.


14h05 - Máscaras presentes nas ruas de grandes cidades e dos meios rurais

Nas grandes cidades e nos meios rurais mais pequenos, a máscara tem estado presente neste primeiro dia de uso obrigatório. Por todo o país a população parece estar a cumprir a regra, apesar de haver diferentes opiniões quanto à utilização de máscara na rua.


13h59 - Proprietários de restaurantes em Matosinhos nem querem ouvir falar de mais restrições

Os proprietários de restaurantes que o repórter Nuno Amaral escutou junto à lota de Matosinhos não querem medidas mais restritivas. O limite já foi ultrapassado, com queda no negócio que, em alguns casos, chega aos 90 por cento.


13h56 - Surtos preocupam de norte a sul do país

Os lares da Santa Casa da Misericórdia voltam a registar um aumento do número de casos ativos.


13h54 - Os erros no uso de máscaras

Numa altura em que os portugueses estão agora obrigados a usar máscara na rua, os especialistas insistem nos cuidados a ter e os erros mais comuns. Não se deve, por exemplo, tocar na máscara sem higienizar as mãos e o nariz tem de estar coberto.


13h52 - Passou a ser obrigatório usar máscara nas ruas

Tem de ser usada quando não for possível manter o distanciamento físico. A medida vai estar em vigor durante 70 dias e o incumprimento é punido com multas até 500 euros.

Há excepções para menores de 10 anos e pessoas com declaração médica de incapacidade.


13h50 - Entra em funcionamento estrutura de retaguarda no Porto

A estrutura visa ajudar a libertar camas nos hospitais. Está preparada para acolher doentes com covid-19 que não têm condições para fazer isolamento em casa e que também não precisam de cuidados médicos.


13h48 - Hospitais privados reforçaram disponibilidade para ajudar a responder à pandemia

O presidente da associação de hospitalização privada diz que, neste momento, a relação com o governo é inexistente. O secretário de Estado da Saúde responde que não há preconceito em relação aos privados.


13h47 - Governo prepara-se para tomar medidas mais drásticas contra a covid-19

As novas restrições estão em análise numa altura em que Portugal está em situação de calamidade e regista números recorde.


13h45 - Recolher obrigatório só com estado de emergência, diz constitucionalista

Para o constitucionalista Paulo Otero, o recolher obrigatório só pode ser decretado quando o país estiver numa situação de estado de emergência. Depois disso, o governo tem um leque alargado de possibilidades, a começar pelo recolher obrigatório só nalgumas zonas do país.


13h41 - Surto em Lar de Abrantes com 35 casos

A Câmara de Abrantes confirma 35 casos de covid-19 entre utentes e funcionários na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, havendo mais testes a serem realizados e outros cujos resultados se aguardam.

"Até ao momento, 31 idosos testaram positivo e dois inconclusivos, que irão repetir o teste", disse à Lusa o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos (PS), tendo avançado que "também quatro funcionárias testaram positivo e duas tiveram teste inconclusivo".

A Instituição, instalada na localidade do Pego (Abrantes), no distrito de Santarém, tem 65 utentes e 71 funcionários que estão a ser testados na sua totalidade.

Segundo o autarca, "os doentes infetados estão já isolados dos restantes utentes, já foram também devidamente identificadas todas as pessoas que estiveram em contacto com os infetados, encontrando-se todas elas em quarentena".

13h33 - Colégio na Feira distribui 550 'tablets' por alunos

O Colégio de Lamas, em Santa Maria da Feira, distribuiu 550 'tablets' pelos seus alunos para evitar a partilha de material e acautelar novos períodos de ensino à distância com aprendizagem adequada.

Fundada na década de 1960 como instituição semi-pública de ensino particular e cooperativo, mas funcionando em regime privado desde o fim dos contratos de associação com o Estado em 2016, essa escola do distrito de Aveiro decidiu apostar num ensino mais tecnológico e acelerou o reforço da sua oferta de equipamento informático na sequência da pandemia de covid-19.

Entre 2017 e 2019, o colégio já adquirira 250 'iPads' para os alunos do 1.º Ciclo ao Secundário, mas esses chegavam a ser partilhados por dois a três estudantes, pelo que, para aumentar a segurança sanitária face ao vírus SARS-CoV-2, a escola quis garantir equipamento de trabalho individual para toda a comunidade, o que passou pela compra de mais 300 equipamentos este ano.

13h27 - Matosinhos encerra comércio às 21:00 e restaurantes às 22:00

A Câmara de Matosinhos decretou o encerramento dos estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços às 21:00, dos restaurantes às 22:00 e o reforço do policiamento a partir deste fim de semana.

Em conferência de imprensa, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro afirmou que a adoção destas medidas "vai permitir combater esta fase mais dura", sem que seja necessária "uma rutura dos serviços de saúde".

Os membros da saúde pública presentes na iniciativa destacaram que, no inicio do mês de outubro, a incidência de infeções pelo novo coronavírus naquele concelho do distrito do Porto era de 5,3 casos por 100 mil habitantes, situando-se neste momento nos 93,52 casos por 100 mil habitantes.

"Nenhum autarca quer tomar medidas destas, mas é fundamental achatar a curta da evolução da pandemia", destacou Luísa Salgueiro, acrescentando que as decisões foram tomadas no âmbito da Comissão Municipal da Proteção Civil (CMPC).

A partir deste fim de semana, todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, incluindo os que se encontram em conjuntos comerciais, são obrigados a encerrar às 21:00.

Os restaurantes passam a encerrar às 22:00, sendo, no entanto, permitida a permanência dos clientes no interior dos estabelecimentos até às 23:00.

Nas ruas, haverá um reforço de policiamento para o cumprimento das medidas e será obrigatório o controlo do número de pessoas no interior de todos os estabelecimentos.

A autarquia decidiu ainda reduzir para metade o número de feirantes e vendedores de produtos não essenciais nas feiras, sendo que os mesmos serão "alternados a cada semana".

13h23 - Câmara de Melgaço encerra serviço e testa 80 funcionários após 2 casos

A divisão contabilística e financeira da Câmara de Melgaço foi encerrada após um segundo caso de infeção pelo novo coronavírus e mais de 80 funcionários camarários vão ser testados durante a tarde, disse o presidente da autarquia.

Contactado pela agência Lusa, Manoel Batista disse que "foram enviados para casa" os "oito funcionários daquela divisão" em que se registaram dois casos de covid-19 e que funciona nos Paços do Concelho.

O autarca socialista de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que "a primeira funcionária a testar positivo já não está a trabalhar desde sexta-feira passada e a segunda viu hoje confirmada a infeção".

"Face a esta segundo caso decidimos encerrar a divisão e enviar as funcionárias para casa. Durante a tarde vamos testar todos os funcionários do edifício central, cerca de 60 pessoas e ainda todos os funcionários da divisão de obras e serviços urbanos, cerca de 20 pessoas. Os elementos permanentes no executivo municipal, três pessoas, serão também testados. Eu serei o primeiro", destacou.

13h15 - Ursula von der Leyen alerta que "Natal deste ano será diferente"

A presidente da Comissão Europeia disse hoje que "o Natal deste ano será diferente" devido à pandemia e que depende "muito" da forma como a União Europeia vai reagir ao crescimento de casos nas "próximas semanas".

"Acho que o Natal deste ano será um Natal diferente. Muito depende do comportamento de cada indivíduo - ao nível regional, nacional e europeu - mas também da maneira como iremos reagir nas próximas semanas. Mas acho que vai ser um Natal diferente", afirmou Ursula von der Leyen, em conferência de imprensa.

As declarações de Von der Leyen vão assim ao encontro das do diretor do departamento de Vigilância do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), Bruno Ciancio, que, em entrevista à Lusa, referiu que a celebração do Natal este ano vai "depender muito" das medidas adotadas agora pelos países europeus.

"Não será um Natal com viagens pelo mundo ou com grandes ajuntamentos, mas ainda poderá ser um Natal com significado e pacífico se baixarmos as taxas de infeção", referiu Bruno Ciancio na entrevista à Lusa.

12h56 - Quase 1,17 milhões de mortos no mundo desde dezembro

O vírus SARS-CoV-2 infetou mais de 44 milhões de pessoas e provocou a morte a quase 1,17 milhões em todo o mundo desde dezembro de 2019, quando foi diagnosticado o primeiro caso, segundo um balanço da AFP.

Até às 11:00 TMG (mesma hora em Lisboa) de hoje, foram notificados 44.056.470 casos de infeção pelo novo coronavírus, quase dois terços dos quais (29.694.100) são considerados curados.

Nestes dez meses, 1.168.750 pessoas morreram de covid-19, segundo a agência, que adverte que os números representam apenas parte do número real de casos e de mortes, dadas as diferenças de país para país nos critérios e na capacidade para a realização de testes.

Na terça-feira, foram notificados 516.898 novos casos de infeção e 7.723 mortes associadas à covid-19, números mais elevados do que os registados na segunda-feira (428.884 novos casos e 5.273 novas mortes).

Os países onde o número oficial de mortes foi mais elevado nas últimas 24 horas são os Estados Unidos (mais 928 mortes), o México (643) e o Brasil (549).

Desde o início da pandemia, os Estados Unidos são o país com mais mortes (226.723) e mais casos (8.779.794), segundo a universidade Johns Hopkins.

12h48 - Porto de Mós adquire dois mil testes rápidos

A Câmara de Porto de Mós vai adquirir dois mil testes rápidos para deteção da covid-19, no âmbito de um conjunto de novas medidas devido ao agravamento da pandemia.

"Vamos adquirir dois mil testes rápidos, sendo que nesta primeira fase, até ao final desta semana, vão chegar mil", afirmou o presidente da autarquia, Jorge Vala, explicando que a totalidade dos testes tem um custo de cerca de 13 mil euros.

Estes testes serão disponibilizados aos estabelecimentos de ensino, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), bombeiros, e autoridades de saúde e de Proteção Civil.

"É a primeira vez que adquirimos testes rápidos, embora o município tenha uma bolsa de testes, disponível num laboratório em Leiria, para acudir a emergências", adiantou Jorge Vala em declarações registadas pela agência Lusa.

12h47 - Mais de 500 mil novas infeções em todo o mundo nas últimas 24 horas.

12h35 - Alemanha enfrenta novo recorde com quase 15 mil novos casos num só dia

A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 14.964 novos casos de covid-19, o número mais alto desde o início da pandemia, numa altura em que o Governo se prepara para adotar medidas mais drásticas.

A Alemanha regista um total de 464.239 casos desde o início da pandemia de covid-19, dos quais 332.800 já foram considerados curados.

Nas últimas 24 horas, contabilizaram-se 85 vítimas mortais para um total de 10.183.

12h15 - Vacinas para a covid-19 a partir de Abril, diz Von der Leyen

A entrega de vacinas aos países da União Europeia poderá começar em abril, acredita a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"O fornecimento a sério deverá começar em abril", disse Von der Leyen em conferência de imprensa, acrescentando que, na melhor das hipóteses, as empresas poderão entregar até 50 milhões de vacinas à UE.

12h03 - Quatro mortes no surto da Misericórdia de Vila Viçosa

O número de vítimas mortais do surto de covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) subiu para quatro, com a morte na terça-feira de um utente, de 89 anos, de acordo com fonte hospitalar.

11h55 - Jornadas da Rede Europeia de Turismo Sustentável em formato 'online'

Devido à pandemia, as VI Jornadas da Rede das Cartas Europeias de Turismo Sustentável (CETS) de Espanha e Portugal, vão decorrer no Sabugal, dias 4 e 5 de novembro, em formato 'online'.

11h52 - Interrompida a ligação fluvial luso-espanhola pelo Guadiana

A ligação fluvial entre Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha) vai ser interrompida na terça-feira e só deverá ser retomada em dezembro, disse fonte da empresa portuguesa que assegura o serviço em parceria com uma espanhola.

Francisco Santos, gerente da Empresa de Transportes do Rio Guadiana, que gere a embarcação portuguesa da ligação por "ferry" entre as duas margens junto à foz do rio, explicou à agência Lusa que na base desta interrupção do serviço está uma decisão da embarcação espanhola de deixar de operar devido aos efeitos da pandemia de covid-19, numa altura em que o "ferry" português está no estaleiro para manutenção e renovação de licença caducada para poder voltar a operar.

"Quando uma das embarcações tem de ir ao estaleiro para reparações e para renovação de licença, a outra mantinha o serviço em atividade, mas a empresa espanhola decidiu deixar de operar porque há pouco movimento e não lhe compensa manter o serviço", afirmou Francisco Santos.

O serviço esteve suspenso entre março e julho, no período em que as fronteiras europeias estiveram encerradas devido à primeira vaga de covid-19, mas agora nada fazia prever a paragem, comunicada pela empresa espanhola à congénere portuguesa.

11h43 - A União Europeia destina 100 milhões de euros para a compra de testes rápidos.

11h33 - Bruxelas diz que é preciso fazer mais

A Comissão Europeia aponta uma série de medidas que devem ser colocadas em prática para um combate eficaz à covid-19.

Falando num pico de novas infeções "alarmante", Bruxelas diz aos 27 que é necessário fazer mais e de uma forma mais coordenada para derrotar o vírus.

11h15 - A Suíça regista hoje 8.600 novos casos de covid-19 e mais 24 mortes.

11h09 - Presidente da Área Metropolitana do Porto quer país em estado de emergência

Só a aplicação do estado de emergência pode permitir a aprovação de medidas mais duras, como o recolher obrigatório. Ouvido esta manhã pela Antena 1, Eduardo Vítor Rodrigues diz que é preciso agir para travar o aumento dos novos casos, antes que seja tarde demais.


11h04 - Norte pode atingir sete mil novos casos diários de covid-19 na próxima semana

As contas foram feitas pelos especialistas do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, com base no atual ritmo de crescimento de contágios. A cada cinco dias, o aumento do número de infeções na região Norte é de 40%. Por isso, Milton Severo, responsável pelas projeções, argumenta que já na próxima semana, aquele território deve registar sete mil novos casos, por dia.


10h49 - Cancelado Grande Prémio Jornal de Notícias em ciclismo

O Grande Prémio Jornal de Notícias em ciclismo, marcado para os próximos dois fins de semana, foi cancelado devido às restrições impostas no combate à disseminação do novo coronavírus, anunciou a organização.

"Na base da anulação da corrida (...), estão o agravar da pandemia da covid-19 no país e as restrições impostas pelo Governo, que levaram à emissão de pareceres negativos à realização da corrida, nomeadamente da empresa Infraestruturas de Portugal e das autoridades sanitárias, com os delegados de saúde a não autorizarem as etapas nas cidades", lê-se no comunicado do jornal.

10h34 - Malásia reporta 801 novos casos e oito mortes

O Ministério da Saúde da Malásia relatou 801 novos casos de coronavírus esta quarta-feira, aumentando o total acumulado para 29.441 infeções. O país do Sudeste Asiático registou ainda mais oito mortes, elevando o número total de mortes para 246.

10h22 - Norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana

A região Norte poderá atingir 7.000 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na próxima semana, alertaram hoje especialistas, afirmando existirem "vários concelhos" num "patamar semelhante" aos três da região onde foram impostas medidas mais restritas.

Milton Severo, responsável pelas projeções do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), afirmou hoje que, a manterem-se as previsões, a região Norte pode "chegar aos 7.000 novos casos" de infeção por SARS-CoV-2 e atingir um índice de transmissibilidade (o designado RT) de 1,6.

"Quando olhamos para o RT efetivo, continuamos mais ou menos como estávamos na semana passada, com um RT efetivo de 1,4 (a variar entre 1,2 e 1,6), o que quer dizer um crescimento a cada cinco dias de 40 por cento, o que é bastante elevado, sendo que as regiões Norte e Centro são as que têm valores mais elevados", esclareceu o investigador.

10h16 - Comissão da Proteção Civil quer recolher obrigatório no distrito do Porto

O presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto apresentou esta quarta-feira uma proposta ao Governo para que, em função do aumento crescente do número de casos de covid-19 na região, decrete o recolher obrigatório no distrito.

Marco Martins, também presidente da Câmara de Gondomar, disse ter falado com a maioria dos autarcas do distrito e que todos concordaram que são necessárias "medidas mais graves, mas medidas que façam o equilíbrio entre a saúde pública e a economia".

As informações disponibilizadas pelas autoridades de saúde referem que "a maioria dos contágios ocorrem em festas familiares ou convívios sociais", lembrou. Nesse sentido, considerou Marco Martins, "a maneira mais sensata e prudente será o recolher obrigatório à noite, à semelhança do que se está já a fazer em muitos locais na Europa nas últimas duas semanas".

"O que achamos, em contacto com os autarcas de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, é que as medidas não têm lógica serem só aplicadas a um, dois ou três concelhos, porque o que acontece é que as pessoas saem desses concelhos e vão jantar ao restaurante ou vão divertir-se nos estabelecimentos do concelho ao lado", sublinhou.

10h10 - África com mais 182 mortes e 8.662 infeções nas últimas 24 horas

O número de mortes em África devido à covid-19 foi nas últimas 24 horas de 182, totalizando agora 41.791, enquanto que as infeções subiram para 1.736.499, mais 8.662, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização registaram-se 7.242 recuperados, num total de 1.423.342.

10h00 - Polónia com aumento recorde de infetados e de mortos

A Polónia reportou um recorde de 18.820 novas infeções e mais 236 óbitos.

9h47 - Conselho Nacional de Saúde Pública reúne-se na sexta-feira

O Conselho Nacional de Saúde Pública, o órgão consultivo do Governo para avaliar o surto pandémico, vai reunir-se na sexta-feira para avaliar medidas mais duras de combate à pandemia.

A reunião foi convocada pela ministra da Saúde, Marta Temido, e vai decorrer por videoconferência.

O Conselho Nacional de Saúde Pública integra académicos, cientistas e também representantes do setor público, privado e social.

9h45 - Indonésia ultrapassa a barreira dos 400 mil infetados

Nas últimas 24 horas, a Indonésia reportou mais 4.029 casos de infeção, o que elevou o total para 400.483.

Foram ainda reportados mais cem óbitos.

9h35 - Primeiro-ministro convoca Conselho de Ministros extraordinário para sábado para definir as medidas de controlo da pandemia

A RTP apurou que António Costa marcou ainda audiências com todos os partidos para sexta-feira.

Antes disso as ministras da Saúde e da Presidência estão a ouvir epidemiologistas e o ministro Estado da Economia está a ouvir parceiros sociais.

Já está quinta-feira há também um conselho europeu extraordinário.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão reunir-se ao fim do dia por videoconferência para discutir a resposta conjunta à pandemia de Covid-19.

9h30 - Ucrânia regista novo recorde de óbitos

A Ucrânia reportou nas últimas 24 horas mais 165 mortes associadas a infeção com o SARS-CoV-2, o que elevou o número total para 6.755.

Foram registados ainda mais 7.747 novos casos de infeção, elevando o total para 363.075.

9h25 - SNS está mais bem preparado para enfrentar pandemia

O Sistema Nacional de Saúde está agora mais bem preparado para enfrentar a covid-19, segundo um estudo hoje divulgado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, que alerta para a necessidade de “não baixar a guarda” no controlo da pandemia.

As opiniões dos executivos da saúde foram recolhidas no âmbito de um inquérito para um trabalho denominado “Aprender com a covid-19”, que sublinha também a necessidade de novos reforços orçamentais e de profissionais.

Um relatório elaborado na sequência do estudo refere que houve “uma rápida curva de aprendizagem” com a resposta à pandemia e muitas das mudanças ocorridas e que da experiência adquirida servirão para “consolidar um sistema de saúde mais forte, mais eficiente e coordenado”.

9h10 - Com mais 14.964 casos, Alemanha bate novo recorde diário

O número de casos confirmados na Alemanha bateu um novo recorde. Nas últimas 24 horas foram reportados mais 14.964 e mais 85 óbitos.

Desde o início da pandemia, o país registou 464.239 casos de infeção pelo novo coronavírus.

8h54 - Autarcas do distrito do Porto querem recolher obrigatório

Os presidentes das câmara do distrito do Porto vão pedir ao primeiro-ministro, António Costa, que decrete esta medida para que a população não possa sair de casa durante o período da noite e madrugada.

É a resposta que consideram necessária para travar a subida drástica do número de casos de contágio pelo novo coronavírus.

Marco Martins, presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, salienta que o recolher obrigatório é a forma mais sensata de reduzir as festas, os convívios familiares e os ajuntamentos de jovens na via pública.
Marco Martins, que também é autarca de Gondomar, descarta limites à circulação de pessoas entre os concelhos do grande Porto, devido ao impacto que esta medida teria na economia da região.

Uma medida que, no entanto, não pode ser aplicada antes da declaração de estado de emergência em Portugal.

No imediato, a câmara de Matosinhos avança com o encerramento dos centros comerciais às 21h.

A autarquia de Matosinhos também recomendam ao Governo que imponha limites à circulação entre concelhos vizinhos, assim como determine o ensino à distância para os alunos do 3º ciclo, secundário, ensino profissional e ainda para estudantes do Ensino Superior.

8h39 - China soma 22 casos locais e 20 oriundos do exterior

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje terem sido identificados 22 casos de contágio local, nas últimas 24 horas, na região de Xinjiang, extremo noroeste do país, e 20 casos oriundos do exterior.

No domingo, a China localizou um surto na cidade de Kashgar, mas até agora os casos detetados eram assintomáticos.

A China não inclui pessoas infetadas assintomáticas nas estatísticas oficiais até que apresentem sintomas da doença.

8h30 - Rússia com mais 16.202 infetados e um segundo recorde diário consecutivo com 346 mortes

A Rússia registou hoje pelo segundo dia consecutivo um recorde do número de mortes diárias devido à covid-19 desde o início da pandemia, com um total de 346 mortes nas últimas 24 horas, informaram as autoridades.

Segundo as estatísticas oficiais, 16.292 novos casos positivos de SARS-CoV-2 foram detetados no último dia, 3.670 deles em Moscovo, que é o principal foco infeccioso do país.

8h23 - Argentina com 14.308 casos num só dia, Maradona em isolamento

A Argentina registou 14.308 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, no mesmo dia em que Diego Maradona decidiu ficar em isolamento, por precaução, após ter tido contacto com uma pessoa com sintomas da doença.

O antigo internacional argentino e atual treinador da equipa da primeira divisão Gimnasia y Esgrima de la Plata anunciou na terça-feira que decidiu permanecer em isolamento até receber o resultado dos testes à covid-19.

Desde o início da pandemia, a Argentina contabilizou 1.116.609 casos confirmados do novo coronavírus, além de 29.730 vítimas mortais, com 430 óbitos só nas últimas 24 horas.

8h10 - Macron apresenta hoje novo plano de endurecimento das medidas restritivas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai dirigir-se hoje ao país para apresentar um novo plano para a luta contra a pandemia de covid-19, que poderá incluir mais um confinamento nacional, mas menos estrito do que na primavera.

As novas medidas restritivas, que se anunciam “impopulares”, serão decididas de manhã numa reunião com o Conselho Defesa e Segurança Nacional francês, dedicado à pandemia do novo coronavírus.

Terça-feira, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, considerou “indispensável” a aplicação de “novas medidas” para combater a covid-19, que deverá apresentar quinta-feira no Parlamento.

7h59 - Uso de máscara obrigatório em recintos públicos em Timor-Leste

O Governo timorense endureceu hoje as medidas a aplicar durante o estado de emergência, obrigando ao uso de máscaras em recintos públicos e higienização de mãos na entrada de locais comerciais e serviços públicos.

As medidas que se aplicam a partir do próximo dia 4 de novembro e até 3 de dezembro, determinam, segundo comunicado do Governo, que “passa a ser obrigatório manter uma distância de, pelo menos, um metro e meio entre cada pessoa, desde que não vivam em economia comum”.

É ainda obrigatório “utilizar máscara facial que cubra o nariz e a boca quando se tenha de aceder ou permanecer em recintos públicos ou privados de utilização coletiva, e higienizar as mãos quando pretendam entrar em estabelecimentos comerciais, industriais ou de prestação de serviços ou em edifícios onde funcionem serviços da administração pública”.

7h45 - Raios UV demoram 3 a 10 horas a eliminar coronavirus nas superficies

A radiação solar ultravioleta (UV) demora entre três a dez horas a eliminar o novo coronavírus das superfícies exteriores no verão, em Lisboa, e mais de 20 horas no inverno, segundo um estudo de investigadores portugueses.

O trabalho, a que a Lusa teve acesso, conseguiu demonstrar a eficácia da radiação UV na eliminação do novo coronavírus nas superfícies em várias latitudes, definindo valores para cidades como Lisboa, São Paulo (Brasil) ou Viena (Áustria).

A investigação arrancou durante o confinamento, resultou da cooperação entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Universidade de Medicina Veterinária de Viena (Áustria) e o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde da Universidade do Porto e pretende ajudar a definir e ajustar políticas públicas.

7h20 - Centro europeu para Prevenção e Controlo das Doenças alerta para aumento das hospitalizações em Portugal

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o aumento nos internamentos em Portugal devido à covid-19, avisando que este poderá apenas "o início" se as autoridades portuguesas não atuarem para conter o vírus.

O diretor do departamento de vigilância deste organismo, Bruno Ciancio, considera que o governo português deve atuar de forma preventiva, antes do agravamento da situação.

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças revela que em toda a Europa existem hospitais perto de uma situação de ruptura, apesar de estar mais preparados para lidar com a pandemia.
Este responsável diz também que o uso de máscara no exterior só deve acontecer se não for possível manter o distanciamento. Caso contrário, a máscara não é recomendada.


Uso de máscara na rua obrigatório a partir de hoje

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje (quarta-feira), com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros.

Segundo a lei promulgada pelo Presidente da República na segunda-feira e publicada na terça-feira em Diário da República, a obrigatoriedade do uso de máscaras na rua, uma forma de combater a pandemia de covid-19, terá a duração de 70 dias e abrange pessoas a partir dos 10 anos para “acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.

Contudo, a lei estabelece exceções, nomeadamente para elementos do mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros.

O uso de máscaras deixa de ser obrigatório também para pessoas que apresentem atestado médico de incapacidade multiúsos ou declaração médica que ateste que a condição clínica da pessoa não se coaduna com o uso de máscaras e ainda quando esta seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas estejam a realizar.

O disposto no diploma aplica-se nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com as devidas adaptações através de um decreto do respetivo governo regional.
SNS envia doentes para hospital privado
O Serviço Nacional de Saúde já transferiu doentes com covid-19 para uma unidade hospitalar privada.


Dez doentes foram transferidos do Hospital de Penafiel para o Hospital privado Fernando Pessoa, em Gondomar. Nos próximos dias devem ser transferidas mais pessoas.

O Hospital de Penafiel, que serve os concelhos de Lousada, Passos Ferreira e Felgueiras, esgotou a capacidade de internamento de doentes covid.

O último boletim epidemiológico aponta para mais 28 mortos com covid-19. Há mais 3.299 pessoas infetadas em 24 horas.

O número de novos casos é o segundo mais alto desde o início da pandemia. Em sete dias houve mais infeções que em todo o mês de setembro.

Foram internadas mais 75 pessoas num total de 1747. Os internamentos sobem há 6 dias consecutivos. Nos cuidados intensivos estão 253 pessoas, mais 13 do que na véspera.

Circulação entre concelhos. Profissionais de saúde, autoridades e deputados são isentos das restrições
No próximo fim-de-semana de finados a circulação entre concelhos está limitada. A medida entra em vigor às zero horas do dia 30 de outubro e vigora até às 6h da manhã de dia 3 de novembro. O diploma prevê exceções.

Pode ir a um espetáculo nos concelhos limítrofes ou da mesma área metropolitana. Se reside e trabalha em concelhos distintos não precisa de uma declaração da entidade patronal, basta um compromisso de honra.

Crianças e jovens podem circular para ir às aulas ou frequentar outras atividades.

O ministro da Administração Interna argumenta que as regras visam um equilíbrio entre saúde pública e a continuidade das atividades económicas.
França perante a hipótese de novo confinamento
Em França Emmanuel Macron tem estado numa reunião de urgência com o Conselho de Defesa Especial. A situação nos hospitais franceses é crítica e discutem-se várias hipóteses para fazer frente ao agravar da pandemia. A dúvida é saber se a França vai ou não entrar de novo em confinamento.

Em plena segunda vaga da pandemia, Espanha enfrentou ontem a primeira greve geral de médicos em 25 anos. Os especialistas acusam o Governo de querer desmantelar o SNS e pôr em causa a segurança e a vida dos doentes.

Os grevistas contestam um decreto-lei que permite a contratação de 10 mil profissionais de saúde, entre eles médicos não especialistas para desempenhar funções para as quais não estão preparados.