Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Thomas Peter - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h30 - Brasil ultrapassa 5.6 milhões de casos

Mais 22.294 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 no Brasil fizeram o país ultrapassar as fasquia dos 5.6 milhões de casos esta quinta-feira.

Foram também registados mais 630 óbitos com Covid-19, anunciou o Ministério da Saúde brasileiro, para um total de 161.736 mortos desde o início da pandemia.

O Governo local alertou que não atualizou os números sobre pessoas já recuperadas e os dados sobre doentes em acompanhamento porque enfrentou problemas em seus sistemas informáticos e não foi possível atualizar estes dados.

Mais cedo, o Ministério da Saúde divulgou um comunicado informando que  "identificou a existência de vírus em algumas estações de trabalho na manhã desta quinta-feira (5) e, por motivos de segurança, o Departamento de Informática do SUS (DataSUS) bloqueou o acesso à internet, bem como às redes e aos sistemas de telefone, evitando, assim, a propagação do vírus".

"Até o momento, não há indícios de que o vírus seja uma tentativa de invasão, pois não houve danos à integridade dos dados", acrescentou a pasta.

23H22 - Governo diz que há 82 juntas médicas a funcionar no país

Mais de 80 juntas médicas de avaliação de incapacidade já estão a funcionar no país, a maioria na região Norte, avançou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

"Tem sido feito um esforço por parte do Serviço Nacional de Saúde no sentido de acorrer a todos os pedidos para fazer face aos processos e atualmente temos 82 juntas médicas" a funcionar, adiantou o governante, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, em resposta ao Bloco de Esquerda.

Segundo António Lacerda Sales, a maior parte das juntas médicas estão a funcionar na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte (36), enquanto na ARS de Lisboa e Vale do Tejo estão 21, quatro no Algarve e cinco no Alentejo.

As juntas médicas de avaliação de incapacidade foram suspensas a 18 de março devido à necessidade de mobilizar, concentrar ou direcionar os médicos de saúde pública para o combate à situação pandémica da covid-19.

Estas 82 juntas médicas estão a funcionar ao abrigo de um regime excecional em matéria de composição das juntas médicas, gestão de recursos humanos e aquisição de serviços iniciado em julho.

23h17 - Confrontos na Eslovénia em manifestações contra confinamento

A polícia interveio esta noite em Liubliana, capital da Eslovénia, para dispersar a multidão que participava num protesto contra o confinamento imposto ao país devido à pandemia.

Centenas de pessoas, reunidas diante do Parlamento, foram advertidas de que estavam a violar as normas impostas pelas restrições da luta contra a Covid-19.

Os manifestantes lançaram garrafas, pedras e petardos contra as autoridades anti-motim, que responderam com gás lacrimogéneo e canhões de água.

os confrontos duraram mais de duas horas no centro da cidade e causaram pelo menos três feridos, de acordo com a cadeia de televisão privada POP TV. A polícia afirma que 10 pessoas foram detidas e que uma dezena de agentes foram feridos pelas pedras arremessadas.

Relativamente poupada na primeira vaga, a Eslovénia tem registado um aumento de casos (41 mil numa população de dois milhões de habitantes) e o Governo impôs o mês passado um novo confinamento, incluindo um recolher obrigatório e o encerramento de escolas e do comércio não essencial.

23:04 - Aumento recorde de casos em 17 Estados dos EUA

Dezassete dos 50 estados norte-americanos reportaram aumentos recorde de casos de infeção do novo coronavírus, um dia depois do país ter registado um recorde de quase 105 mil novos contágios.

A pandemia está a alastrar em todas as regiões mas o Midwest está entra as mais atingidas, relativamente às taxas de infeção per capita.

O Illinois teve quase 10 mil casos e, juntamente com o Texas, lidera o máximo de casos no país nos últimos setes dias. No Midwest, Indiana, Iowa, Michigan, Minnesota, Missouri, Dacota do Norte, Ohio e Wisconsin, registaram igualmente um aumento recorde no número de infeções.

Outros Estados, como o Arkansas, o Maine, o Kentucky, o New Hampshire, o Oaklahoma, a Rhode Island, o Utah e a West Virginia, também estao a ser afetados por subidas rem flecha de novos casos.

Algumas cidades e Estados anunciaram medidas como recolher obrigatório ou limitação do número de participantes em reuniões, como forma de tentar abrandar o ritmo do alastramento, mas não foi adotada nenhuma estratégia a nível federal. Dezassete em 50 Estados não impõem o uso de máscara.

22h30- Conselho do Governo da Madeira aprovou as novas medidas de controlo

O Governo da Madeira aprovou hoje a resolução que estabelece as novas medidas de prevenção e controlo da pandemia de covid-19, anunciadas na quarta-feira e que se aplicam a partir das 00h00 de sexta-feira.

Em comunicado divulgado após a reunião do Conselho do Governo, o executivo, de coligação PSD/CDS-PP, lembra que as medidas "são de natureza excecional" e que "estão sujeitas a avaliação constante" por parte das autoridades, "podendo ser objeto de revisão, caso as circunstâncias que a determinaram se modifiquem".

Entre as medidas, anunciadas na quarta-feira pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque (PSD), e que se aplicam durante 30 dias, constam o encerramento das discotecas durante 30 dias e a suspensão, por igual período, de todas as competições regionais em todas as modalidades.

Os bares e similares têm obrigatoriamente de encerrar até às 24:00, ao passo que restaurantes e similares vão encerrar até às 23:00.

Entre as novas medidas, conta-se também o reforço da fiscalização à saída das escolas, para evitar os ajuntamentos com mais de cinco alunos e garantir o uso obrigatório de máscara.

21h55 - Pandemia alastra mais rapidamente na Europa do que no resto do mundo

A Europa é a região do mundo onde a pandemia do novo coronavírus mais cresce diariamente. A Espanha registou novo recorde de contágios nas últimas 24 horas, mas a França continua a ser o país da União Europeia com maior número de novos casos diários, apesar de o país estar confinado.

Um dia depois das presidenciais, a América registou novo recorde de contágios, mas é a Europa o epicentro da pandemia.

A sobrecarga de doentes em cuidados intensivos já levou a França a transferir internados, por via aérea, para unidades hospitalares de zonas do país menos atingidas.

21h35 - Governo da Madeira suspende competições regionais

A resolução aprovada hoje pelo Conselho do Governo Regional no âmbito das medidas de contenção da pandemia covid-19 determina a suspensão de todas as competições regionais do desporto não profissional, em todas as modalidades desportivas, pelo período de trinta dias.

Atletas e equipas regionais não profissionais, bem como os agentes desportivos, ficam impedidos de participar em competições nacionais e internacionais pelo período de trinta dias. É permitida a realização de treinos por parte das referidas equipas e dos atletas não profissionais, desde que asseguradas todas as medidas sanitárias e de segurança determinadas pelas autoridades de saúde.

O Governo alerta que a infração às disposições está sujeita às sanções que estabelece o regime contraordenacional no âmbito da situação de calamidade, contingência e alerta. Lembra que a desobediência a ordem ou mandado legítimos emanados pela autoridade de saúde e pelas forças de autoridade policial e fiscalizadora delegadas, estabelecidas no âmbito da Resolução, faz incorrer os respetivos infratores na prática do crime de desobediência.

A Resolução produz efeitos às 0:00 horas do dia 6 de novembro de 2020 e vigora pelo período de trinta dias.

21h17 - Situação na restauração e hotelaria volta a agravar-se

Em outubro, a faturação dos restaurantes caiu 60% e nos alojamentos a quebra foi de 90%. A associação que representa estes setores disse mesmo que as "insolvências e os despedimentos são inevitáveis" e que, desde o início da pandemia, perto de metade dos restaurantes já despediram trabalhadores.


21h15 - Governo apoia novas medidas de apoio às empresas

O Governo aprovou medidas de apoio às empresas num valor que ultrapassa os 1.500 milhões de euros. O apoio envolve subsídios a fundo perdido e novas linhas de crédito.


21h13 - Hospitais de Loures e Amadora-Sintra atingiram hoje a lotação máxima

Para aliviar a pressão, Loures transferiu doentes para o hospital das Forças Armadas e o Amadora-Sintra vai criar mais camas em enfermarias e cuidados intensivos para doentes com covid 19.


21h11 - Hospital de Penafiel obrigado a recorrer a contentores

O hospital de Penafiel vai recorrer a contentores. O hospital está em rotura nos cuidados intensivos e nas urgências, e a Ordem dos Enfermeiros apelou para os doentes serem desviados para outros hospitais. O recurso a contentores destina-se reduzir o fluxo de pessoas nas urgências.


21h09 - Governo admite dificuldade em recuperar em 2021 consultas e cirurgias adiadas

A ministra da Saúde admitiu que não será possível recuperar as cirurgias e as consultas que ficaram em atraso por causa da pandemia.


21h07 - Estado de emergência vai amanhã a votos no parlamento

O estado de emergência entra em vigor na segunda-feira. Haverá menos limitações mas as medidas deverão ser renovadas daqui a 15 dias. A circulação na via pública pode ser proibida em determinados períodos horários ou por dias da semana, o mesmo acontecendo com a deslocação entre concelhos.


21h10 -Jerónimo de Sousa alerta que Cultura "não aguenta mais confinamentos"

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, destacou hoje “as carências” existentes “a todos os níveis” na Cultura e alertou que o setor “não aguenta mais confinamentos” devido à pandemia de covid-19, sob pena do “seu afundamento”.

“No caso da Cultura, ela não aguenta mais confinamentos. Tomando, naturalmente, todas as medidas de defesa sanitária, o setor não suporta o nível de condicionamento que lhe está a ser imposto”, argumentou o secretário-geral comunista, em Évora.

21h03 - Trabalhadores da AT exigem reforço da medidas de segurança e prevenção

Mais de metade dos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) sentem-se inseguros com as medidas internas para prevenir a covid-19, e a sua associação profissional reivindicou hoje mais e melhores condições de segurança para enfrentar a pandemia.

“Esta exigência surge das situações que os trabalhadores enfrentam no seu dia a dia, que os levam a temer pela sua segurança e pela do público”, disse à agência Lusa Nuno Barroso, presidente da Associação dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT).

A APIT elaborou um documento onde reivindica um conjunto alargado de medidas preventivas que garantam aos trabalhadores da AT o desempenho das suas funções em condições de segurança, assim como para os utentes dos serviços.

20h56 - Cabo Verde contabiliza mais 96 infetados e dois mortos em 24 horas

Cabo Verde diagnosticou mais 96 infetados pelo novo coronavírus, e duas mortes associadas à doença, nas últimas 24 horas, elevando a 9.149 o número de casos acumulados desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 491 amostras desde quarta-feira e 29 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, que ainda é o principal foco da pandemia em Cabo Verde, com 390 casos ativos.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 9.149 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago, distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O número acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 subiu nas últimas 24 horas de 95 para 97 (em São Vicente e na Praia), mas um dos casos, segundo o Ministério da Saúde, ocorreu em 02 de novembro, tendo sido contabilizado hoje.

20h53 - Mais três mortes e 289 casos leva Angola a ultrapassar 12 mil infetados

Angola registou mais 289 infeções pelo novo coronavírus, que ultrapassa assim os 12 mil casos, e mais três mortes, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano, Franco Mufinda.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais três mortes, dois homens e uma mulher, angolanos, com 54, 62 e 66 anos, bem como a recuperação de 84 pessoas com a doença.

Dos novos casos, 233 foram notificados em Luanda, 22 em Benguela, 17 no Cuanza Norte, seis em Cabinda, cinco no Cuanza sul e na Lunda Sul, e um no Namibe, com idades entre 4 meses e 81 anos.

Foram diagnosticados em 179 pessoas de sexo masculino e 110 do sexo feminino.

No total, foram já notificados 12.102 casos de covid-19 em Angola, dos quais 299 óbitos.

20h45 - PCP vai votar contra projeto de decreto presidencial de estado de emergência

O PCP vai votar na sexta-feira contra o projeto de decreto presidencial de estado de emergência entre 09 e 23 deste mês, defendendo que as medidas necessárias contra a covid-19 não passam pela suspensão de direitos.

20h42 - Madeira mantém total de 202 infeções ativas

A Madeira registou hoje um novo caso de covid-19, uma recuperação e 44 situações suspeitas, mantendo-se assim o total de 202 infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

O novo caso é de um viajante oriundo da República Checa e foi identificado na operação de rastreio no Aeroporto da Madeira.

No total, a região assinala 202 casos ativos, dos quais 167 foram importados e 35 são de transmissão local.

20h36 - Universidade de Aveiro atingiu barreira dos 60 casos ativos

A Universidade de Aveiro (UA) registou hoje mais sete infeções pelo novo coronavírus, elevando para 60 o número de casos ativos naquela instituição de ensino, informou fonte académica.

Numa nota enviada à comunidade académica, a que a Lusa teve acesso, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, diz que as autoridades de saúde confirmaram mais sete infeções por SARS-CoV-2 e a recuperação de quatro dos casos positivos.

Desde o início do surto na UA, há cerca de um mês, a instituição registou 174 casos positivos de covid-19, entre alunos, professores e funcionários, sendo que 114 pessoas já recuperaram da doença.

Até ao momento nenhum dos elementos da comunidade UA infetados teve de ser hospitalizado.

20h30 - AR ponderou reunir sábado ou domingo para votar estado de emergência

O presidente da Assembleia da República admitiu a hipótese de o parlamento reunir-se no sábado ou no domingo para votar o estado de emergência devido à pandemia, em caso de atraso com o decreto, foi hoje divulgado.

Na súmula da conferência de líderes de quarta-feira, hoje divulgada pela Assembleia, é descrita a discussão e, na parte relativa ao decreto presidencial, é dito que o agendamento, hoje ou sexta-feira, como vai acontecer, “ficará condicionado à hora de receção do pedido de autorização”.

E admite que, “não chegando com a devida antecedência, se poderia ter de fazer o debate no sábado ou no domingo, mas que, sendo possível, o mesmo se fará na sexta-feira, ou às 10 horas ou durante a tarde”.

20h25 - PR promulga diplomas sobre voto em mobilidade e de eleitores em confinamento

O Presidente da República promulgou hoje dois diplomas do parlamento que alargam o voto em mobilidade e permitem o voto antecipado dos eleitores em confinamento devido à epidemia de covid-19 durante o ano de 2021.

Estas decisões do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, foram divulgadas através de uma nota no portal da Presidência da República na Internet.

O decreto da Assembleia da República que alarga o voto antecipado em mobilidade, determinando que haja pelo menos uma mesa por município em vez de uma por distrito, foi aprovado em votação final global no dia 23 de outubro, com votos contra apenas do CDS-PP e abstenções de PCP e PEV, numa sessão de votações em que o Chega esteve ausente.

20h17 - Açores têm um colégio encerrado e três escolas com turmas em confinamento

Os Açores têm um colégio encerrado e turmas de três escolas em isolamento profilático, devido à pandemia de covid-19, e a Autoridade de Saúde Regional admite a possibilidade de as medidas abrangerem outros estabelecimentos de ensino.

20h12 - Parlamento da Madeira dá parecer favorável ao estado de emergência

O parlamento da Madeira manifestou-se hoje favorável ao decreto do estado de emergência proposto pelo Presidente da República, na sequência do parecer solicitado pela Assembleia da República.

“Após a análise do documento e atendendo à fundamentação no preâmbulo do Decreto Presidencial, e tendo em conta a situação epidemiológica que se vive no país que comporta riscos inerentes para a Região Autónoma da Madeira, a comissão delibera, por maioria, emitir parecer favorável à declaração do estado de emergência nacional”, pode ler-se no parecer emitido a que a Lusa teve acesso.

20h09 - Enfermeiros do Norte exigem clarificação sobre UCI após caso de espera de 14 horas

A Ordem dos Enfermeiros Norte exigiu hoje à tutela "informação transparente" sobre o número de camas disponíveis em cuidados intensivos para covid-19, denunciado que um doente do Hospital de Penafiel esperou 14 horas para ser admitido em Viseu.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, João Paulo Carvalho, afirmou ter recebido a informação de que um doente "esteve entre as 03:00 e as 09:00 na urgência do hospital de Penafiel a aguardar vaga em intensivos", tendo depois sido transferido para Viseu, onde "chegou às 16:00".

"Isto é gravíssimo e faz-nos questionar a capacidade atual de cuidados intensivos a Norte. Porque é que o doente foi para Viseu, fora da região? Já não há vagas na região? Em causa está o cuidado a doentes críticos, doentes altamente complexos que precisam de equipas altamente diferenciadas. O risco é de morte. Temos de fazer uma gestão muito cuidada desta situação", referiu à Lusa João Paulo Carvalho.

A secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros quer que a tutela esclareça quantas camas de cuidados intensivos existem, falando em "contradição de números".

20h00 - França ultrapassa os 39 mil mortos devido ao vírus

A França registou 367 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando assim o número total de óbitos desde o início da pandemia para 39.037, segundo as autoridades francesas.

No total, há 28.426 pessoas em França hospitalizadas devido à covid-19 e 4.230 desses pacientes estão em unidades de cuidados intensivos.

Os casos detetados continuam também a aumentar de forma exponencial diariamente, tendo sido identificados esta quarta-feira 58.046 novos infetados, um novo recorde desde o início da pandemia.

Já foram confirmados em França 1.601.367 casos de covid-19.

19h53 - Morreram dois doentes infetados no 2.º surto no hospital de Beja

Dois dos doentes infetados no segundo surto de covid-19 no hospital de Beja morreram e o número total de infeções subiu para 31, disse hoje à Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Conceição Margalha confirmou a existência de mais sete casos de infeção relacionados com o surto, sendo cinco de profissionais de saúde - três enfermeiros e dois técnicos superiores - e dois de doentes internados.

Com a confirmação de mais sete casos, subiu de 24 para 31 o número total de infetados no surto, que inclui 23 profissionais de saúde e oito doentes, dois dos quais morreram, precisou.

Entre os profissionais de saúde infetados, há 13 enfermeiros, sete assistentes operacionais e três técnicos superiores e todos estão em isolamento em casa.

Segundo a responsável, desceu de 79 para 75 o número de profissionais de saúde em vigilância ativa com isolamento profilático.

19h45 - Confederação do Turismo defende medidas para capitalizar empresas e criar empregos

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) defendeu hoje a necessidade de o Governo “criar medidas reais” para capitalizar as empresas, de forma a garantir a sua sobrevivência e a criação de empregos.

“O Governo precisa de adotar medidas reais para capitalizar as empresas através de fundos não reembolsáveis ou outras medidas que permitam a sobrevivência das empresas” após a crise desencadeada pela pandemia da covid-19, disse Francisco Calheiros ao intervir no painel “Covid-19 e os Novos Desafios para o Turismo: da crise à recuperação” na conferência da associação t-Forum2020 (Tourism Intelligence Fórum).

Segundo Francisco Calheiros, as novas medidas “devem ser ajustadas à realidade, para que as empresas do turismo possam sobreviver e manter os postos de trabalho”, num setor que é um dos pilares da economia do país.

19h34 - Esquerda critica falha de comunicação da UE com cidadãos

BE e PCP criticaram hoje a falta de informação da União Europeia (UE) em relação aos aspetos do combate à pandemia que mais preocupam os cidadãos, com uma comunicação que se centra “nos testes e vacinas”.

“Aquilo que parece às pessoas é que foi o Conselho [Europeu] dos testes e das vacinas”, disse o deputado comunista Bruno Dias numa audição da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, em comissão parlamentar.

19h25 - Unidade móvel de testes rápidos vai percorrer freguesias de Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade um protocolo a estabelecer com a Cruz Vermelha para implementação do projeto "Saúde mais Próxima", que prevê uma unidade móvel de testes rápidos à covid-19, que percorrerá o concelho.

De acordo com a proposta apresentada pelo vereador com o pelouro da promoção da saúde, Ricardo Rego, "a aquisição da unidade móvel representa um investimento de 15 mil euros, sendo que o apoio para a constituição de uma equipa multidisciplinar implica um investimento de 3.000 por mês".

19h13 - Novos casos na Bulgária superam os quatro mil pelo segundo dia consecutivo

A Bulgária registou 4.054 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o segundo máximo consecutivo depois de quarta-feira terem sido superados os 4.000 casos pela primeira vez num único dia.

Desde o início da pandemia, 1.466 pessoas morreram no país balcânico de sete milhões de habitantes, 54 delas no último dia, enquanto 3.191 estão internadas, sendo que 237 estão em Unidades de Cuidados Intensivos.

19h08 - Marrocos prolonga estado de emergência até 10 de dezembro

O Governo de Marrocos prolongou hoje, pela oitava vez, o “estado de emergência sanitária” até 10 de dezembro, depois de uma subida contínua de casos de covid-19.

A decisão, aprovada por decreto após o Conselho de Governo semanal, foi anunciada cinco dias antes de expirar o atual estado de emergência, na terça-feira.

Até agora, o país registou um total de 235.310 casos de covid-19, dos quais 193.886 recuperaram e 3.982 morreram, depois de dois novos recordes na quarta-feira, com 5.745 novas infeções e 82 mortes.

18h56 - Áustria com novo recorde de contágios durante o segundo dia de confinamento parcial

A Áustria registou 7.416 novas infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde desde o início da pandemia no segundo dia de encerramento da restauração e lazer e da imposição de um toque de recolher.

O novo número representa um aumento de 20% dos novos casos registados em comparação com quarta-feira, quando foram contabilizadas 6.211 infeções, e o número de casos ativos ultrapassou os 50.000 pela primeira vez.

Nas últimas 24 horas registaram-se também 41 mortes, o que eleva o total de óbitos para 1.268, enquanto há 2.737 pessoas internadas, 407 em Unidades de Cuidados Intensivos.

O Governo impôs novo confinamento na terça-feira, com o encerramento de bares e restaurantes e toque de recolher a partir das 20:00 para conter a disseminação do vírus, que já colocou o sistema hospitalar no limite da capacidade, segundo as autoridades.

18h48 - Ministro da Saúde francês diz que segunda vaga é "violenta"

Olivier Véran, ministro da Saúde francês, disse hoje que a segunda vaga de covid-19 está instalada no país e que é "violenta", anunciando que nas últimas 24 horas foram detetados 58.046 novos casos, um novo recorde.

"A situação no nosso país é muito séria. A segunda vaga não é algo abstrato. Ela está instalada e é violenta", afirmou hoje o ministro da Saúde durante uma conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia de covid-19 em França.

O ministro avisou que o segundo confinamento, que começou na última sexta-feira a nível nacional e vai estar em vigor ate dia 01 de dezembro, deve ser cumprido por todos já que se o vírus continuar a circular como até agora "a segunda vaga será mais longa do que a primeira" e só estabilizará a meio de dezembro.

Nas últimas 24 horas, foram detetados 58.046 novos casos, um número recorde desde o início da pandemia, e 447 pacientes infetados entraram em unidades de cuidados intensivos.

18h40 - Urgência do Hospital de Penafiel ampliada em 500 metros no fim de semana

"Entra em funcionamento, a partir deste fim de semana, uma estrutura exterior de apoio à urgência, com cerca de 500 metros quadrados, que ficará de modo definitivo ali instalada para auxiliar permanentemente o já habitual grande movimento na segunda maior urgência do Norte do país", descreve o CHTS em comunicado, referindo-se ao hospital Padre Américo, no concelho de Penafiel, distrito do Porto.

O CHTS refere ainda que esta unidade, que já registou 10% dos internamentos covid-19 do país, chegou a "atingir 800 atendimentos diários, números superiores aos atingidos nos picos da gripe", para além de ter atingido um pico de 235 doentes internados.

18h30 - Hospital Militar do Porto com 40 doentes transferidos de unidades da região

O Hospital das Forças Armadas, no Porto, acolhe atualmente 40 doentes infetados com o novo coronavírus provenientes de hospitais da região, nomeadamente 20 de Amarante, mas também de Penafiel, São João e Santo António, foi hoje divulgado.

18h26 - Banco italiano Monte dei Paschi di Siena perde 1.539 milhões de euros até setembro

O banco italiano Monte dei Paschi di Siena (MPS), recapitalizado preventivamente em 2017 devido a problemas financeiros, anunciou hoje que perdeu 1.539,4 milhões de euros entre janeiro e setembro deste ano devido à pandemia de covid-19.

Este resultado compara com os 186,9 milhões de lucro que o banco tinha alcançado nos primeiros nove meses de 2019.

Apesar dos resultados negativos, o banco registou uma melhoria no último trimestre em relação aos seis meses anteriores.

18h13 -  Setor do azeite teme que se intensifiquem problemas nas vendas e mão-de-obra

Olivicultores e lagareiros temem que a pandemia de covid-19 possa intensificar a falta de mão-de-obra sentida durante a apanha da azeitona e aumente as incertezas na comercialização de azeite, segundo afirmaram hoje, em Alijó, representantes do setor.

18h02 - Espanha tem número diário de mortes mais elevado da segunda vaga da doença

A Espanha contabilizou hoje mais 368 mortes atribuídas à covid-19, o número de falecidos mais elevado da segunda vaga da doença, passando o total de óbitos para 38.486, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também registaram 21.908 novos casos de covid-19, elevando para 1.306.316 o total de infetados no país.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.421 pessoas, das quais 507 na Catalunha, 450 na Andaluzia, e 335 em Madrid.

Em todo o país há 20.281 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 16% das camas, das quais 2.802 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 29% das camas desse serviço.

O nível de incidência acumulada em Espanha estabilizou hoje nos 527 casos diagnosticados (seis mais do que na segunda-feira) por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Melilla (1.391), Navarra (1.141), Aragão (1.095), Ceuta (942), Castela e Leão (802), Catalunha (742), Rioja (784), e País Basco (686).

17h55 - Vendas de lojas e restaurantes afundam 39% na última semana de outubro

Os lojistas e restaurantes registaram quebras de vendas na ordem dos 39% na última semana de outubro, segundo dados hoje divulgados pela Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR), que antevê “um Natal difícil”.

Os resultados foram obtidos depois de um inquérito feito aos 165 associados da AMRR, que representam 3.300 lojas e restaurantes e que teve uma adesão superior a 75%.

17h43 - Mealhada reforça meios de combate à pandemia

O município da Mealhada, no distrito de Aveiro, anunciou hoje o reforço das medidas de proteção e combate à pandemia da covid-19, nomeadamente na fiscalização de mercados e com o aumento de testes à população.

17h38 - Itália com recorde de quase 35 mil novos casos nas últimas 24 horas

A Itália registou um recorde de 34.505 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, e 445 mortes, o número mais alto de óbitos em seis meses, indica hoje o boletim oficial do Ministério da Saúde italiano.

Os 34.505 novos contágios marcam um novo recorde na crise pandémica em Itália, embora as autoridades italianas também estejam a realizar mais testes de despistagem do que nos meses anteriores, tendo, nas últimas 24 horas, sido efetuados 219.000 em todo o país.

17h22 - Mais dois óbitos e 108 novos infetados em Moçambique

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos de pacientes com covid-19, elevando o cumulativo para 97, e 108 novas infeções, anunciou o Ministério da Saúde.

Dois moçambicanos, de 60 e 61 anos, morreram na quarta-feira "após o agravamento do seu estado clínico durante o período de internamento em unidades hospitalares da cidade de Maputo", disse hoje Lorna Gujral, chefe do Departamento Central de Vigilância em Saúde, na atualização de dados sobre a pandemia no Ministério da Saúde, em Maputo.

A responsável anunciou ainda que mais 108 pessoas foram diagnosticadas positivas no teste do novo coronavírus, nas últimas 24 horas, subindo o total de casos para 13.391, dos quais 13.087 casos são de transmissão local e 304 são importados.

"Dos novos casos hoje reportados, 106 são indivíduos de nacionalidade moçambicana e dois casos são estrangeiros", referiu.

O país registou ainda mais 194 pessoas dadas como recuperadas da doença, o que eleva o total para 11.177 (83%), havendo um cumulativo de 493 pessoas internadas.

17h18 - Prestadores de Cuidados de Saúde propõem medidas para responder aos doentes não-Covid

A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS) anunciou hoje que vai apresentar três propostas de rápida implementação para “reforçar e expandir” o Serviço Nacional de Saúde de forma a garantir resposta aos doentes sem covid-19.

São medidas de rápida aplicação e que visam garantir que “os cidadãos que não são beneficiários da ADSE ou de qualquer outro subsistema de saúde público ou privado ou que não têm seguro de saúde, que é o caso da maior parte da população portuguesa e a mais desfavorecida, não ficam para trás”, sublinha a federação em comunicado.

17h03 - Assistência na saúde em 14 países africanos diminuiu para metade

A prestação de serviços de saúde através de consultas, internamento, assistência ao parto, tratamento de malária e fornecimento de vacinas, entre janeiro e setembro, diminuiu para metade em 14 países africanos, revelou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na conferência de imprensa virtual sobre a evolução da covid-19 no continente, a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, alertou para o impacto da pandemia na prestação de outros serviços de saúde e manifestou-se preocupada com as suas repercussões.

As lacunas nas consultas, internamentos, partos, malária e vacinação foram mais acentuadas em maio, junho e julho, altura em que muitos países tinham em vigor as restrições de movimento e outras medidas sociais e de saúde pública para travar a propagação do novo coronavírus.

“A pandemia de covid-19 trouxe efeitos de arrastamento escondidos e perigosos para a saúde em África. Com os recursos de saúde fortemente concentrados na pandemia, bem como o medo e as restrições na vida diária das pessoas, as populações vulneráveis enfrentam um risco crescente”, disse.

16h50 - Conselho de Ministros extraordinário sábado para concretizar medidas do estado de emergência

O primeiro-ministro, António Costa, convocou para sábado uma reunião do Conselho de Ministros extraordinário para "concretizar" as medidas previstas no projeto de decreto presidencial do estado de emergência, que será votado sexta-feira no parlamento.

Fonte oficial do Governo adiantou à agência Lusa que esta nova reunião extraordinária do Conselho de Ministros tem início previsto para as 18h00.

No sábado passado, o Governo esteve também reunido em Conselho de Ministros para aprovar um conjunto de medidas para o reforço da prevenção da covid-19 e durante a qual o primeiro-ministro anunciou que iria propor ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma audiência para eventual declaração do estado de emergência nos concelhos com maior taxa de contágios com o novo coronavírus.

16h38 - Governo aprova subsídios às empresas e crédito parcial a fundo perdido

O Governo aprovou hoje novos apoios às empresas, entre os quais subsídios para micro e pequenas empresas de setores afetados pela crise causada pela pandemia de covid-19 e ajudas que podem ser convertidas parcialmente em crédito a fundo perdido.

"O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que estabelece um conjunto de medidas destinadas às empresas, no âmbito da pandemia da doença Covid-19", lê-se no comunicado divulgado após a reunião do executivo.

O diploma "visa o lançamento de novos instrumentos de apoio à situação de tesouraria das empresas".

Em causa, segundo o Governo, estão "subsídios destinados a micro e pequenas empresas que atuem em setores particularmente afetados pelas medidas excecionais aprovadas no contexto da pandemia da doença covid-19".

Estão ainda previstos "apoios diretos a empresas em determinados setores sob a forma de crédito garantido pelo Estado, com possibilidade de conversão parcial em crédito a fundo perdido mediante a manutenção dos postos de trabalho".

16h29- Guimarães Jazz finta a pandemia e apresenta nove concertos com 'swing' português

A 29.ª edição do Guimarães Jazz vai decorrer de 12 a 21 de novembro, com nove concertos e uma centena de músicos, na sua esmagadora maioria portugueses mas também alguns estrangeiros a residir em Portugal, foi hoje anunciado.

Por causa das restrições impostas a 121 concelhos, incluindo Guimarães, no âmbito da pandemia de Covid-19, a hora do início dos concertos foi antecipada para as 19h30 (quartas, quintas e sextas-feiras) e para as 19h00 (sábados e domingos), permitindo assim o recolhimento antes das 22h30.

16h15 - Câmara de Proença-a-Nova obriga a marcar atendimento por telefone

A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, vai implementar novas regras de atendimento que obrigam à marcação prévia e os serviços de pagamento vão ser efetuados pessoa a pessoa, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Município de Proença-a-Nova informa que a partir da próxima semana, os funcionários com essa possibilidade entram em teletrabalho para mitigar os efeitos de um possível contágio e que os restantes trabalhadores terão horários desfasados.

16h03 - Presidente da República fala amanhã ao país depois de parlamento votar estado de emergência

O Presidente da República afirmou hoje que falará na sexta-feira aos portugueses, depois de a Assembleia da República votar uma nova declaração de estado de emergência, dizendo que o tema está, por agora, "nas mãos do parlamento".

"Amanhã falarei sobre isso, depois de votado pelo parlamento. Hoje está nas mãos do parlamento: [o Presidente da República] recebeu o parecer do Governo, seguiu para o parlamento, está nas mãos do parlamento, é votado amanhã e eu aguardo para ver que se passa", disse, sem querer acrescentar mais nada.

15h57 - Parlamento vota sexta-feira projeto de decreto do PR de estado de emergência

O presidente da Assembleia da República anunciou hoje o agendamento sexta-feira, às 16h00, de uma reunião plenária para o parlamento votar o projeto de decreto presidencial de estado de emergência entre 9 e 23 de novembro.

15h52 - Açores regulamentam uso obrigatório de máscara em espaços e vias públicas

O Governo dos Açores aprovou um decreto regional que regulamenta a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços e vias públicas, adaptando à região a legislação nacional, foi hoje anunciado.

15h43 - Surto em lar no concelho de Ourém com 56 casos positivos

Um surto de covid-19 num lar do concelho de Ourém, distrito de Santarém, infetou 56 pessoas, entre utentes e funcionários, anunciou hoje a câmara.

Num comunicado, o município informa que os exames de diagnóstico "confirmaram que 56 trabalhadores e utentes testaram positivo para Sars-Cov-2, encontrando-se a maioria deles em situação considerada assintomática", adianta o comunicado.

15h36 - Açores registam 15 novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 15 casos positivos de Covid-19, sendo 11 em São Miguel e quatro na Terceira, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, a entidade adianta que os novos casos foram detetados na sequência de 1.122 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, tendo sido também registada uma recuperação na ilha de São Miguel.

Sobre os casos diagnosticados, a Autoridade de Saúde açoriana explica que, na ilha de São Miguel, foi diagnosticada uma mulher de 26 anos, "não residente na região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que obteve resultado positivo no teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada".

Os restantes 10 casos detetados na maior ilha açoriana correspondem "a contactos próximos de alto risco de casos positivos identificados anteriormente, que estavam em isolamento profilático desde a sua identificação como contactos próximos".

15h27 - Testes na Rússia dão falsos negativos quase 40 por cento das vezes

Os testes de diagnóstico da Covid-19 utilizados na Rússia dão resultados falsos negativos quase 40 por cento das vezes que são realizados, segundo uma autoridade de saúde disse esta quinta-feira à Reuters.

Sergei Avdeev, o principal consultor externo do Ministério da Saúde em pneumologia, disse que os testes da Covid-19 geralmente mostravam falsos negativos, não por causa de um problema com os testes, mas porque as colheitas não foram realizadas corretamente.

"Quantas vezes: cerca de 30-40 por cento", afirmou.

15h22 - Dinamarca pondera confinamento após identificar nova estirpe do SARS-CoV-2

Algumas regiões da Dinamarca podem enfrentar novas medidas de confinamento depois de as autoridades de saúde descobrirem uma nova mutação do novo coronavírus em algumas pessoas no norte do país.

15h18 - Projeto do PR permite restringir deslocações e utilizar meios do setor privado

O projeto de decreto presidencial do estado de emergência permite a restrição da liberdade de deslocação e a utilização pelas autoridades públicas de recursos, meios e estabelecimentos de saúde do setor privado, preferencialmente por acordo.

"Podem ser utilizados pelas autoridades públicas competentes, preferencialmente por acordo, os recursos, meios e estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde integrados nos setores privado, social e cooperativo, mediante justa compensação, em função do necessário para assegurar o tratamento de doentes com covid-19 ou a manutenção da atividade assistencial relativamente a outras patologias", lê-se numa das normas do projeto.

Segundo diploma enviado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para votação no parlamento, "fica parcialmente limitado, restringido ou condicionado" o exercício direitos de liberdade de deslocação, iniciativa privada, social e cooperativa, de direitos dos trabalhadores e do direito ao livre desenvolvimento da personalidade e vertente negativa do direito à saúde.

No que respeita à liberdade de deslocação, estabelece-se que "podem ser impostas pelas autoridades públicas competentes as restrições necessárias para reduzir o risco de contágio e executar as medidas de prevenção e combate à epidemia, designadamente nos municípios com nível mais elevado de risco, assim como, na medida do estritamente necessário e de forma proporcional, a proibição de circulação na via pública durante determinados períodos do dia ou determinados dias da semana, a interdição das deslocações que não sejam justificadas".

Estão salvaguardadas as deslocações "justificadas designadamente pelo desempenho de atividades profissionais, pela obtenção de cuidados de saúde, pela assistência a terceiros, pela frequência de estabelecimentos de ensino, pela produção e pelo abastecimento de bens e serviços e por outras razões ponderosas, cabendo ao Governo, nesta eventualidade, especificar as situações e finalidades em que a liberdade de circulação individual, preferencialmente desacompanhada, se mantém".

15h15 - Duas mortes e mais de 50 infetados em lar de Alverca, Vila Franca de Xira

Duas idosas do lar Casa de São Pedro, em Alverca, Vila Franca de Xira, Lisboa, morreram, depois de terem sido diagnosticados 56 casos de Covid-19 na instituição, entre os quais 44 utentes e 12 funcionários, informou hoje a responsável.

15h11 - Novos casos voltam a descer na Bélgica, mas mortes e internamentos sobem

A Bélgica registou um novo abrandamento nos novos casos de Covid-19, mas continuam a aumentar os internamentos e as mortes, segundo dados divulgados hoje pelas autoridades federais.

Entre 26 de outubro e 1 de novembro, a Bélgica registou uma média de 14.091 novos casos diários, um recuo de seis por cento face à média diária registada na semana anterior (15 039) e o segundo consecutivo, não estando os dados dos últimos três dias consolidados. O número de vítimas mortais da doença cresceu 107 por cento, para uma média diária de 146, no mesmo intervalo.

Em média, as hospitalizações chegaram a 679 diárias na semana entre 29 de outubro e 04 de novembro, uma subida de 15 por cento face à média da semana anterior. Na quarta-feira, estavam internados 1.412 pacientes de covid-19 nos cuidados intensivos, mais 42 por cento do que os 993 de 28 de outubro.

No total, foram registadas na Bélgica 468.213 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia que causaram já um total de 12.331 mortes.

15h03 - Presidente da República propõe ao Parlamento estado de emergência de âmbito limitado

O Presidente da República já enviou para a Assembleia da República o projeto de diploma "decretando o estado de emergência por 15 dias, de 9 a 23 de novembro".


O Presidente da República já enviou para a Assembleia da República o projeto de diploma "decretando o estado de emergência por 15 dias, de 9 a 23 de novembro".

Publicado por RTP Notícias em Quinta-feira, 5 de novembro de 2020


15h00 - Árbitro João Pinheiro testa positivo e falha jogo da Liga Europa

O árbitro João Pinheiro testou positivo ao novo coronavírus e vai falhar o jogo de hoje da Liga Europa de futebol entre o Sivaspor e o Qarabag, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A FPF refere que João pinheiro se encontra bem e que vai cumprir as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O árbitro estava nomeado pela UEFA para um jogo da terceira jornada do Grupo I da Liga Europa, entre Sivaspor e Qarabag, em Sivas, na Turquia, tal como assistentes Tiago Costa e Pedro Ribeiro, tendo o trio sido substituído.

14h54 - Tecnologia pioneira inativa vírus SARS-CoV-2 e bactéria da tuberculose

A tecnologia pioneira AT MicroProtect, que consegue inativar, num minuto, 99,97% das partículas de vírus SARS-CoV-2 no ar, conseguiu agora alcançar a inativação também da bactéria que está na origem da tuberculose, foi hoje anunciado.

"Em um minuto, [a tecnologia AT MicroProtect] conseguiu alcançar os 100% de inativação de bactérias que causam a doença da tuberculose em três das quatro variações da tecnologia que foram desenvolvidas", disse hoje à agência Lusa o coordenador da investigação, João Nunes.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis complex, uma bactéria perigosa e que também se transmite de pessoa para pessoa por via área.

"A transmissão aérea de micro-organismos, quer de vírus como de bactérias, é uma das vias mais perigosas e difíceis de controlar", sublinha João Nunes, sustentando que "é urgente desenvolver tecnologia e soluções eficazes, mas também capazes de ser implementadas à escala real e de rápida resposta de implementação".

A nova tecnologia no combate à covid-19 AT MicroProtect "também consegue com a mesma tecnologia combater a doença da tuberculose", afirma o investigador.

A inovadora técnica foi criada no âmbito de um projeto liderado pelo Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra, em parceria com a Universidade do Minho e as faculdades de Farmácia das universidades de Lisboa e de Coimbra.

14h50 - Penafiel transfere doentes, Gaia disponibilizou 10 camas e prepara outras tantas

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está a transferir doentes covid-19 para hospitais da região, nomeadamente para Vila Nova de Gaia/Espinho, que já disponibilizou 10 camas e prepara outras tantas, indicaram hoje fontes hospitalares.

Fonte do CHTS referiu à Lusa ter hoje, no Hospital de Penafiel, 190 doentes Covid-19 internados, dos quais 10 estão em cuidados intensivos, o que corresponde a cerca de 8,1 por cento do total de internamentos pelo novo coronavírus a nível nacional, tendo em conta os dados divulgados pela Direção-Geral de Saúde na quarta-feira. Na terça-feira, este hospital registava 235 internados, dos quais 11 em cuidados intensivos.

"A diminuição dos internados tem a ver com a transferência de doentes para outros hospitais da região. Estas transferências têm-se intensificado, prevendo-se que diminua a pressão no funcionamento do hospital nos próximos dias", referiu à agência Lusa fonte do CHTS.

Já fonte do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) disse que está a receber doentes da região do Tâmega e Sousa, tendo sido disponibilizadas dez camas.

"Entretanto, estão a ser preparadas mais dez", referiu a mesma fonte.

14h44 - Europa recolhe-se para travar a Covid-19

Os britânicos iniciam um confinamento até 2 de dezembro. O medo e a incerteza trouxeram de volta a corrida à restauração e às lojas.
Também os italianos vão ter amanhã novas restrições em quatro regiões do país. Esta manhã, o chefe de governo grego anunciou um confinamento por três semanas.

14h27 - Portugal registou mais 4.410 casos de Covid-19 e 46 mortes, nas últimas 24 horas

Portugal registou mais 4.410 casos de infeção pelo novo coronavírus e 46 óbitos devido à doença, nas últimas 24 horas. Segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde, foram ainda confirmados esta quinta-feira 2.507 casos de recuperação.

Ao dia de hoje confirmam-se mais 1.857 casos ativos em todo o país. A região Norte voltou a ser a mais afetada pela Covid-19, contabilizando 2.580 novos casos. A região de Lisboa e Vale do Tejo reportou mais 1.124 casos, a região Centro mais 509, o Algarve 97 e o Alentejo 87 novos casos de Covid-19.

No arquipélago do Açores foram também reportados mais seis casos e na Madeira mais sete.

Neste momento, há 2362 doentes internados em enfermarias (mais 25 do que ontem) e 320 em unidades de cuidados intensivos (menos cinco do que ontem).

Quanto aos óbitos, foram registados 20 em Lisboa e Vale do tejo, 17 no Norte, oito no Centro e um no Alentejo.

Portugal já contabilizou 161.350 casos confirmados de Covid-19 e 2.740 óbitos desde o início da pandemia.

14h25 - Surto numa casa de acolhimento em Penela matou três idosos

Os restantes sete utentes estão todos infetados, assim como o casal de proprietários e filho. Nenhum apresenta sintomas graves, mas o contacto com uma turma já obrigou à quarentena de cerca de três dezenas de alunos de uma escola da vila.


14h21 - Duas pessoas morreram no lar de Vilarinho dos Galegos, em Mogadouro

As duas utentes que estavam hospitalizadas não conseguiram resistir à infeção por Covid-19. Tinham 85 e 86 anos e outras doenças associadas.

Neste momento, a instituição mantém 15 infetados. São 13 utentes e 2 funcionários. Três colaboradores já recuperaram da doença.

A direção aguarda que sejam ordenados novos testes para confirmar mais altas. Em situação semelhante está a Casa de Repouso Afonso. O lar privado de Macedo de Cavaleiros viu morrer quatro utentes na última semana.

O quadro clínico dos restantes infetados é agora estável, há apenas uma pessoa internada.

14h14 - Conselhos de Ministros analisa decreto do estado de emergência

O decreto vai ser discutido e votado amanhã no Parlamento e deverá ser aprovado, mesmo sem consenso.


14h10 - Londrinos saíram à rua na última noite antes do confinamento

Os londrinos ignoraram o aumento de infeções Covid-19 e aglomeraram-se em bares e restaurantes na noite de quarta-feira, horas antes da introdução de um novo confinamento com a duração prevista de um mês em todo o Reino Unido.

Embora o número de mortes causadas pelo novo coronavírus no Reino Unido tenha atingido um recorde na quarta-feira, a região de Soho em Londres esteve cheia de pessoas que saíram para aproveitar uma última noite antes do confinamento.

14h05 - Surto de Covid-19 no lar da Misericórdia de Paços de Ferreira está controlado

Quarenta e seis dos 58 utentes da instituição estão infetados. Quatro necessitaram de internamento, 14 colaboradores testaram também positivo.


13h58 - Governo britânico prolonga regime de 'layoff' até fim de março

O governo britânico anunciou hoje que vai prolongar até ao fim de março o regime de ‘layoff’ que cobre 80 por cento do salário de trabalhadores de empresas diretamente afetadas pela pandemia Covid-19.

13h53 - Boticas antecipa horário de encerramento do comércio após aumento de casos

A Câmara de Boticas determinou o encerramento até às 22h00 de todos os comércios e prestação de serviços, e até às 22h30 na restauração, devido ao aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias, adiantou hoje o presidente. O concelho de Boticas, no distrito de Vila Real, que não integra a lista dos 121 municípios de risco elevado de transmissão de Covid-19, determinou hoje estas medidas, que têm efeitos imediatos e por tempo indeterminado.

"Apesar de não estarmos na lista dos 121 concelhos, só nos últimos oito dias o número de casos no concelho de Boticas disparou e o rácio já esta ultrapassado", explicou o autarca, Fernando Queiroga.

Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, como cafés, ‘snack’ bares, pastelarias ou padarias, passam a encerrar às 22h00, e os restaurantes devem encerrar às 22h30, sendo os últimos 30 minutos apenas destinados ao término de refeições, pode ler-se no editar divulgado pela autarquia.

13h45 - Suécia evita confinamentos e regista novo recorde de novos casos de infeção

A Suécia, cuja estratégia de evitar confinamentos ganhou atenção internacional, registou 4.034 novos casos Covid-19 esta quinta-feira, o maior aumento diário registado desde o início da pandemia, segundo as estatísticas da Agência de Saúde.

Só a 29 de outibro o país nórdico tinha registado um máximo de infeções, com 3.254 casos diários relatados na altura.

A Suécia tem atingido recordes diários nas últimas semanas, enquanto aumentam os internamentos e as mortes devido à doença.

Também foram confirmadas mais cinco mortes, elevando o total para 6.002 mortes.

13h34 - Ministra da Saúde admite que Hospital do Tâmega e Sousa atingiu situação "muito grave"

A ministra diz que está a ser resolvida. Marta Temido adianta que estão a ser tomadas medidas, depois da rutura que se viveu no centro hospitalar.


13h29 - Pandemia já levou ao cancelamento de quase cem mil cirurgias este ano

Entre janeiro e setembro, foram operados menos 96 mil doentes. Se compararmos com 2019, isto representa uma quebra de 22 por cento nos atos cirúrgicos. E o número vai agravar-se. A expectativa do Ministério da Saúde é que neste ano de 2020 fiquem por fazer 150 mil cirurgias.
O Governo estima ainda que um milhão e meio de consultas hospitalares não vão ser realizadas. Os administradores dos hospitais falam em "números dramáticos".

13h20 - PSP fecha bares e detém um proprietário por injúrias à polícia

A PSP encerrou no domingo bares e restaurantes no distrito de Lisboa, por estarem a funcionar em incumprimento às normas de combate à covid-19, e deteve um dos proprietários por injúrias à polícia, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) avançou que, na madrugada de domingo, pelas 01h20, encerrou vários estabelecimentos de restauração e bebidas por estarem a funcionar em incumprimento às normas implementadas pelo Governo. De acordo com o Cometlis, na sequência da operação, um dos prioritários foi detido por injúrias aos polícias.

"Os polícias da esquadra de São João da Talha procederam ao encerramento de um bar que se encontrava com música em níveis extremamente ruidosos para a vizinhança, tendo ainda no seu interior cerca de 50 clientes a consumir bebidas alcoólicas", salientou a PSP.

Segundo as autoridades policiais, no decorrer do encerramento do estabelecimento, o proprietário "injuriou os polícias que se encontravam no local", tendo sido detido de imediato.

O proprietário do bar foi presente a primeiro interrogatório judicial, onde lhe foi decretada a medida de coação de termo de identidade e residência.

"Foram ainda levantados os respetivos autos de notícia por contraordenação, por desrespeito às normas impostas no âmbito da pandemia", acrescentou o Cometlis.

De acordo com a PSP, a operação policial ocorreu na madrugada de domingo, através da Divisão Policial de Loures e Odivelas, no sentido de garantir o cumprimento das regras definidas para conter a pandemia, em especial ao nível dos horários de encerramento de estabelecimentos comerciais e do consumo de bebidas alcoólicas e ajuntamentos na via pública.

13h14 - Madeira não vai "fechar" para ajudar a economia

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, assegurou hoje que o Executivo Regional não vai “fechar” a região ao exterior porque prejudicaria ainda mais a economia do arquipélago.

"Não é nossa ideia fechar a Madeira ao exterior porque a economia depende dessa abertura", declarou o chefe do executivo madeirense de coligação PSD/CDS no debate mensal que decorre na Assembleia Legislativa.

13h08 - Câmara de Famalicão constrói edifício de apoio na Urgência do hospital

A Câmara de Famalicão está a investir 150 mil euros na construção de um edifício de apoio ao serviço de urgência do hospital da cidade, para ajudar no combate à pandemia da covid-19, anunciou hoje o município.

Em comunicado, aquele município do distrito de Braga refere que o objetivo é centralizar o tratamento e avaliação de doentes respiratórios, assegurando uma separação física completa do restante serviço de urgência médico-cirúrgica e aumentando assim a segurança de doentes e profissionais.

O edifício ficará concluído no início da próxima semana e entrará em funcionamento "muito em breve".

13h00 - Diploma sobre uso obrigatório de máscara na Madeira entra em vigor sexta-feira

O decreto legislativo que adapta à Região Autónoma da Madeira a lei do uso obrigatório de máscara em espaços públicos foi publicado hoje no Diário da República e entra em vigor na sexta-feira, pelo período de 30 dias.

12h56 - SNS sem folga para uma pandemia da dimensão da atual

A Sociedade de Medicina Interna advertiu hoje que o Serviço Nacional de Saúde não tem folga para uma pandemia da dimensão da atual, defendendo que o Estado deve recorrer aos privados para evitar mais atrasos nos doentes não-covid-19.

"Não se consegue fazer cirurgia programada, fazer exames de rastreio, todas as situações desse género e, ao mesmo tempo, ter camas suficientes para tratar os doentes covid e não covid", afirmou em entrevista à agência Lusa o presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), João Araújo Correia.

O médico internista adiantou que existe "um défice enorme de camas", exemplificando: "se na altura de uma gripe normal, os serviços de medicina invadem os serviços de cirurgia e têm cerca de 30 por cento de camas a mais, imagine-se numa pandemia". Agora, sustentou, "com uma taxa de ocupação das camas de cerca de 90 por cento no global, não há folga que permita acomodar uma pandemia desta dimensão".

Para João Araújo Correia, a "pandemia deve ser uma obrigação e uma necessidade" de se tratar no Serviço Nacional de Saúde, mas "claramente não tem espaço para tudo".

12h48 - Conselho de Ministros: Governo está a analisar decreto-lei que regula estado de emergência

O decreto-lei que regula o estado de emergência já está a ser analisado pelo Governo na reunião desta quinta-feira.

12h43 - A situação na Rússia é alarmante, mas está sob controlo

O Kremlin disse esta quinta-feira que a situação da pandemia da Covid-19 na Rússia era alarmante, mas ainda estava sob controlo.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que é impossível fazer previsões precisas sobre a situação.

12h35 - Internistas dizem que voluntarismo da primeira vaga desapareceu

O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) afirmou hoje que "o voluntarismo" que houve na primeira vaga da pandemia desapareceu e apelou aos profissionais de outras especialidades para que voltem a unir-se neste combate.

12h32 - Áustria como novo máximo de casos

A Áustria registou mais 7416 em 24 horas e mais 41 vítimas mortais.

12h15 - Indonésia relata 4.065 novas infeções e 89 mortes, em 24 horas

A Indonésia relatou mais 4.065 novos casos de Covid-19 esta quinta-feira, elevando o total para 425.796. Também foram registadas 89 novas mortes, elevando o total de mortes para 14.348. A Indonésia tem o maior número de casos e mortes por coronavírus no Sudeste Asiático.

12h07 - Reino Unido prevê lançamento de vacina de Oxford ainda este ano

Os resultados dos testes da fase final de uma potencial vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca podem ser apresentados ainda este ano. O governo britânico espera agora um possível lançamento da vacina ainda no final de dezembro ou no início de 2021.

Há mais de 200 potenciais vacinas em desenvolvimento e a que está a ser desenvolvida por Oxford e licenciada para a farmacêutica britânica AstraZeneca AZN.L é considerada uma das favoritas.

"Estou otimista de que poderemos chegar a esse ponto antes do final deste ano", disse o investigador chefe do estudo de vacinas de Oxford, Andrew Pollard, sobre as possibilidades de apresentar os resultados do estudo.

Pollard disse aos legisladores britânicos que mostrar se a vacina funcionou ou não provavelmente acontece ainda este ano, mas a seguir tem de ser tudo cuidadosamente revisto ​​pelos reguladores e só então se pode disponibilizar para inoculação da população.

Questionado sobre se esperava que a vacina começasse a ser inoculada antes do Natal, o investigador disse: "Há uma pequena chance de isso ser possível, mas simplesmente não sei".

No entanto, o Serviço Nacional de Saúde britânico está a preparar-se para começar a distribuir possíveis vacinas Covid-19 antes do Natal, caso uma esteja pronta até o final do ano.

O primeiro-ministro Boris Johnson já tinha afirmado que havia a esperança de haver uma vacina no primeiro trimestre de 2021. A AstraZeneca, contudo, apresenta os resultados financeiros do terceiro trimestre esta quinta-feira.

11h56 - Grécia regressa ao confinamento a partir de sábado

A Grécia vai regressar ao confinamento no sábado de manhã e durante três semanas, anunciou hoje o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis numa videoconferência, sublinhando a necessidade de conter a segunda vaga da pandemia que atinge o país.

"Foi uma decisão difícil", mas "as medidas devem ser tomadas durante três semanas para vencer a segunda vaga" do coronavírus, indicou Mitsotakis, segundo o qual os gregos só poderão sair de casa depois de serem autorizados a fazê-lo através de uma mensagem de texto recebida no telemóvel.

O confinamento deve começar às 06h00 locais (04h00 em Lisboa) de sábado. Apenas as "lojas essenciais", incluindo supermercados e farmácias, ficarão abertas, disse o chefe do Governo. Para sair de casa, será necessário indicar o motivo e o horário por SMS e obter autorização das autoridades pela mesma via.

Ao contrário do que aconteceu durante o primeiro confinamento imposto durante seis semanas no final de março, "as creches e escolas primárias continuarão abertas", indicou Mitsotakis. Para os restantes alunos recomeçará o ensino à distância. Os universitários já se encontram nessa modalidade.

11h42 - Primeiro-ministro sueco em isolamento após contacto próximo testar positivo

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven, afirmou esta quinta-feira estar em isolamento porque esteve em contacto com uma pessoa próxima que está infetada com o novo coronavírus.

Embora sem sintomas, por indicação médica o primeiro-ministro sueco e a mulher vão ficar em isolamento e fazer o teste à Covid-19.

"Trabalho à distância. Sentimo-nos bem e não temos nenhum sintoma", disse Lofven no Facebook. "É a coisa mais responsável a fazer nesta situação".


I dag så vill jag berätta om en sak som jag fick veta i går eftermiddag.

En pessoa i min närhet har i sin tur vistats ... Publicado por Stefan Löfven em & nbsp; Quinta-feira, 5 de novembro de 2020


11h35 - Polónia reporta novo recorde de casos diários

A Polónia registou um recorde de 27.143 novas infeções por Covid-19 e 367 mortes esta quinta-feira, um dia depois de anunciar novas restrições para conter a propagação da pandemia.

O Ministério da Saúde informou que, até hoje, os pacientes com Covid-19 ocupavam 19.114 leitos hospitalares e 1.615 precisavam de ventiladores, de uma disponibilidade total de 28.010 e 2.144, respetivamente.

11h29 - Câmara da Nazaré pede reunião urgente com a DGS

A Câmara Municipal da Nazaré quer a implementação de um plano de contingência para limitar o número de assistentes ao evento da Liga Mundial de Surf que ali decorre.
A Praia do Norte foi interditada, por orientação das autoridades de saúde, depois das multidões que se concentraram naquele local para assistir ao desempenho dos surfistas de ondas gigantes.

A Câmara da Nazaré pediu uma reunião urgente à Direção-geral da Saúde para apresentar a proposta de um plano de contingência, desenvolvido em conjunto com entidades como a Proteção Civil, com o objectivo de estabelecer o limite de 2.500 pessoas como máximo de espectadores.

O plano visa "garantir as condições de segurança de todos os envolvidos", explica o presidente do município, Walter Chicharro.

11h25 - Noruega impõe novas restrições para limitar propagação do vírus

Os noruegueses devem evitar viajar dentro do próprio país como parte de um novo pacote de de medidas e restrições destinadas a impedir a disseminação do novo coronavírus, disse a primeira-ministra Erna Solberg esta quinta-feira.

O número de casos aumentou em muitas regiões da Noruega, com o número da semana passada atingindo um novo recorde de infeções num país que há muito tem uma das taxas mais baixas de infeções da Europa.

11h17 - Voo de repatriamento com 295 passageiros de Caracas chega hoje a Portugal

Um voo de repatriamento organizado pelas autoridades portuguesas chega hoje a Portugal com 295 passageiros oriundos de Caracas, dos quais 177 são portugueses e, destes, 83 têm como destino final a Madeira, segundo o governo regional madeirense.

Segundo o Governo regional da Madeira, este voo começou na terça-feira, quando saiu do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com destino a Caracas, levando a bordo 71 madeirenses que, desta forma, regressaram à Venezuela.

Os voos de repatriamento promovidos por Portugal já permitiram o regresso à Venezuela de 101 lusodescendentes da Madeira, adianta a mesma fonte.

11h11 - Final da Taça da Liga japonesa adiada devido a casos positivos

A final da Taça da Liga japonesa de futebol entre o Kashiwa Reysol e o FC Tóquio, marcada para sábado, foi adiada devido a casos positivos do novo coronavírus em um dos finalistas, anunciou hoje a Liga japonesa. Na equipa do Kashiwa Reysol foram detetados 13 casos positivos de infeção entre os jogadores e elementos do ‘staff’, o que levou a organização a adiar a partida que estava agendada para Tóquio.

"Decidimos adiar a final de modo a evitar uma propagação da infeção", anunciou hoje a Liga japonesa, em comunicado, estando a analisar uma nova data para a realização da partida.

10h58 - Cientistas usam dados e inteligência artificial para combater pandemia

Três projetos de investigação de combate à covid-19 com recurso à ciência de dados e inteligência artificial receberam financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de mais de 700 mil euros, foi hoje anunciado.

Três dos 12 projetos financiados pela FCT, no âmbito do concurso "AI 4 Covid-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à covid-19 e futuras pandemias -- 2020", são liderados por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), afirma esta instituição, numa nota à comunicação social.

Os três projetos são "VIRHOSTAI - Descoberta do interatoma vi´rus-hospedeiro: uma abordagem guiada por inteligência artificial e dados multi-o´micos", "Lung@ICU - Ferramentas avançadas para diagnóstico e prognóstico em pneumologia @ Cuidados intensivos" e "Um Sistema de documentação de interface entre necessidades clínicas e de ciências dos dados para enfrentar o desafio da covid".

10h50 - CIM Terras de Trás-os-Montes mantém feiras nos nove concelhos

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes informou hoje que os nove municípios que a integram decidiram manter as feiras e mercados, apesar de cinco concelhos constarem do mapa de risco elevado da pandemia covid-19.

A CIM dá conta, em comunicado, que "as feiras quinzenais ou semanais continuam a realizar-se tanto nos concelhos que estão fora do mapa de risco, concretamente Vinhais, Vimioso, Mirandela e Miranda do Douro, como os que se encontram sinalizados, nomeadamente Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vila Flor".

10h47 - Lecuona, em quarentena, falha primeira corrida de Valência de MotoGP

O espanhol Iker Lecuona vai falhar o Grande Prémio da Europa de MotoGP, no domingo, devido ao contacto com infetado com o novo coronavírus, anunciou hoje a KTM Tech3, que vai estar apenas representada por Miguel Oliveira em Valência.

"Estamos muito tristes por anunciar que o Iker Lecuona não vai participar no Grande Prémio da Europa, este fim de semana. Até agora, ele testou negativo [ao novo coronavírus], mas o seu irmão, que é também seu colaborador, está infetado e as autoridades andorranas consideraram-no um ‘caso de contacto", afirmou Hervé Poncharal, diretor-geral da KTM Tech3.

Lecuona, de 20 anos, vive com o irmão em Andorra, e vai ser novamente testado hoje, sendo certo que não vai disputar a 12.ª e antepenúltima prova do Mundial de motociclismo de velocidade, entre sexta-feira e domingo, no circuito Ricardo Tormo, em Valência.

"Mesmo que ele teste negativo, outra vez, ele tem de permanecer em quarentena, sem sair da sua casa, em Andorra, por 10 dias", detalhou a Tech3.

10h36 - República Checa com novo recorde de casos diários

A República Checa relatou um recorde de novos casos de Covid-19 esta quinta-feira, após vários dias de com uma diminuição do número infeções. Foram confirmados mais 15.729 casos de coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde.

O país de 10,7 milhões de pessoas teve menos casos numa comparação semanal em vários dias na semana passada, embora ainda enfrente uma das taxas de infeção mais altas da Europa.

Os hospitais checos começam já a sentir a pressão do enorme aumento de casos, uma vez que as hospitalizações aumentaram em cerca de um terço, para 8.278 na semana passada.

O governo endureceu as restrições em outubro, incluindo o encerramento de restaurantes e muitas lojas, além de locais públicos como piscinas, academias de ginástica, cinemas e teatros. As escolas passara a ter ensino à distância e foi imposto o recolher obrigatório a partir das 21h.

O Ministério da Saúde também informou que houve 220 novas mortes na quinta-feira.

10h20 - Uzbequistão vai testar três potenciais vacinas e não quer novo confinamento

O Uzbequistão não tem planos para impor outro confinamento, apesar do aumento de casos de Covid-19 em todo o mundo, e pretende participar nos testes finais de vacinas chinesas e russas, disse uma autoridade de saúde do país.

A Tashkent está em negociações com a chinesa Anhui Zhifei Longcom Biopharmaceutical, uma unidade de Chongqing Zhifei, e a Sinopharm sobre testes em estágio III, bem como com os produtores da vacina russa Sputnik V, disse o vice-ministro da saúde Shakhrukh Sharakhmetov.

O país de 34 milhões impôs dois confinamentos nacionais este ano para conter a propagação do novo coronavírus, mas espera que os extensos preparativos para uma potencial segunda onda permitam evitar a imposição de restrições severas novamente. O presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, instruiu as autoridades a "aprender a viver e trabalhar em condições de pandemia".

O governo de Tashkent usou grande parte de um fundo anti-Covid-19 para construir hospitais especializados, comprar medicamentos e equipamentos como ventiladores e treinar mais equipas médicas.

10h16 - Bragança continua a realizar a feira semanal

A Câmara de Bragança informou que autoriza a realização das feiras semanais com mercado de produtos locais nesta cidade, com as medidas de segurança adaptadas à pandemia de Covid-19.

A decisão foi tornada pública na noite de quarta-feira, nas redes sociais do município, e resulta da competência atribuída pelo Governo aos 121 municípios que se encontram no mapa de risco elevado de autorizarem ou não a continuidade das feiras e mercados.

A Câmara de Bragança informa que decidiu pela "continuidade da realização da feira semanal na cidade, que habitualmente acontece à sexta-feira, na zona junto ao Forte S. João de Deus". A autarquia destaca o cumprimento das regras de segurança adotadas, "como os circuitos especiais de entrada e saída e a obrigatoriedade de utilização de máscara no recinto e de desinfeção das mãos à entrada da feira".

O distrito de Bragança tem cinco dos 12 concelhos no mapa de risco elevado de propagação do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, e que estão sob medidas mais restritivas até ao dia 19 novembro.

10h08 - Paris aperta restrições e fecha mais estabelecimentos comerciais

Paris vai ter mais restrições para conter o agravamento da pandemia da Covid-19, incluindo a exigência de que mais lojas fechem à noite, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, à BFM TV esta quinta-feira.

Hidalgo disse que que certas lojas que vendem comida e bebidas para levar devem começar a encerrar às 22h00.

Uma fonte do governo francês disse à Reuters esta semana que foram identificadas em Paris 2festas clandestinas, raves, jantares privados" e que, por isso, eram necessárias medidas mais rígidas.

"Quando apanhamos pessoas que não seguem as regras do jogo e, portanto, estão a colocar em risco a saúde de um grande número de pessoas, é quando precisamos de pôr em prática novas restrições", disse Hidalgo.

10h00 - África com mais 301 mortes e um total de 1.827.034 infetados

O continente africano registou nas últimas 24 horas mais 301 mortes devido à Covid-19, aumentando para 43.913 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 1.827.034 pessoas na região, segundo dados oficiais. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização registaram-se nas últimas 24 horas mais 13.969 casos de covid-19.

O maior número de casos de infeção e de mortes regista-se na África Austral, com 814.309 infeções e 21.075 mortes por covid-19. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza um total de 730.548 casos de infeção e 19.585 mortes.

9h55 - Vacina desenvolvida na Índia pode estar disponível em fevereiro

Uma potencial vacina contra a Covid-19, apoiada pelo governo indiano, pode ser lançada já em fevereiro - meses antes do esperado - já que os testes da última etapa começam este mês e os estudos têm mostrado que é segura e eficaz, revelou à Reuters um cientista indiano.

A Bharat Biotech, uma empresa privada que está a desenvolver o COVAXIN com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR), administrado pelo governo, esperava lançar esta vacina apenas no segundo trimestre do próximo ano.

"A vacina mostrou boa eficácia", disse o cientista do ICMR, Rajni Kant na sede do órgão de investigação em Nova Delhi, esta quinta-feira. "A previsão é que até o início do próximo ano, fevereiro ou março, algo esteja disponível".

Um lançamento em fevereiro tornaria a COVAXIN a primeira vacina fabricada na Índia a ser lançada.

9h45 - China proíbe entrada a estrangeiros que cheguem da Bélgica e Filipinas

A China acrescentou a Bélgica e as Filipinas aos países a partir dos quais passa a estar suspensa a entrada de titulares de passaporte estrangeiro no seu território, face a uma nova vaga de Covid-19.

A medida abrange titulares de vistos ou de autorizações de residência, com exceção para diplomatas, segundo um comunicado divulgado pelas embaixadas chinesas naqueles países.

9h25 - China proíbe entrada a estrangeiros que cheguem do Reino Unido

A China suspendeu hoje a entrada no território de titulares de passaporte estrangeiro que cheguem a partir do Reino Unido, face ao rápido aumento de casos de Covid-19 no país europeu. A medida abrange titulares de vistos ou de autorizações de residência, com exceção para diplomatas.

Os estrangeiros que pretendam viajar para a China a partir do Reino Unido por motivos imprescindíveis devem solicitar visto para casos especiais junto dos consulados chineses. A embaixada da China em Londres afirmou que a suspensão vai ser "avaliada de acordo com a evolução da situação".

A China conteve amplamente a disseminação do novo coronavírus dentro do país, mas continua a registar casos importados. Nas últimas 24 horas, somou 20 novas infeções oriundas do exterior.

Em setembro, a China voltou a permitir a entrada no país de estrangeiros com uma autorização de residência válida, sem a necessidade de pedir novo visto.

A medida abrange autorizações de residência válida para três categorias: trabalho, assuntos pessoais e reagrupamento familiar. As demais restrições à entrada de estrangeiros no país anunciadas em março continuam em vigor, nomeadamente para turistas.

No dia 26 de março, a China praticamente fechou as fronteiras e só permite a entrada de estrangeiros no país em casos considerados essenciais. Quem entra no país tem de cumprir duas semanas de quarentena num centro designado pelas autoridades e apresentar resultado negativo no teste à Covid-19, realizado antes do início da viagem para a China.

9h20 - 43 pessoas multadas em cinco dias por não usarem máscara na rua

A medida entrou em vigor na semana passada. Os dados do Ministério da Administração Interna a que a Antena 1 teve acesso mostram ainda que, desde junho, mais de mil pessoas já foram multadas por não usarem máscara nos transportes, e também em locais fechados onde isso é obrigatório.


9h15 - SNS começa a recorrer ao setor privado

Apertado com o aumento dos internamentos por Covid-19, o Serviço Nacional de Saúde começa agora a recorrer ao sector privado. Nos últimos dias, têm sido assinados acordos, por exemplo, com o grupo CUF e também com os Lusíadas.

Luís Drummond Borges, administrador do Lusíadas Saúde explica à Antena 1 que vão receber doentes infetados com o novo coronavírus, mas também doentes que estão atualmente internados com outras patologias.

Na zona norte, o Hospital de Gondomar foi o primeiro privado a receber doentes Covid 19, nesta segunda vaga. Foram reencaminhadas para esta unidade mais de 20 pessoas infetadas, devido à falta de capacidade de resposta no Hospital público de Penafiel.

8h55 - A Rússia regista 19.404 novos casos e 292 mortes

A Rússia relatou 19.404 novos casos de Covid-19 esta quinta-feira, perto de um recorde que incluiu 5.255 infeções em Moscovo e elevou a contagem nacional para 1.712.858.
As autoridades também relataram 292 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número oficial de mortos para 29.509.

8h33 - Alemanha regista novo máximo com quase 20.000 novas infeções em 24 horas

A Alemanha registou um novo máximo de infeções por novo coronavírus com quase 20.000 casos positivos em 24 horas e 118 mortos, segundo o mais recente balanço do Instituto Robert Koch (RKI). Na quarta-feira, as autoridades de saúde registaram 19.990 novas infeções e 118 mortos.

O total de casos positivos desde o anúncio do primeiro contágio no país, no final de janeiro, é de 597.583, com 10.930 óbitos. Cerca de 391.600 pessoas recuperaram da doença. Em toda a Alemanha, a incidência na quarta-feira foi de 125,8 casos por 100 mil habitantes em sete dias, de acordo com o relatório diário do RKI.

8h20 - China soma oito casos locais e 20 oriundos do exterior

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado oito casos de contágio local, nas últimas 24 horas, na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país, e 20 casos oriundos do exterior.

8h08 - Índia com 704 mortes e 50.210 novos casos

A Índia contabilizou 704 mortes provocadas pela covid-19 e 50.210 novos casos nas últimas 24 horas, incluindo 6.842 em Nova Deli, que regista um novo máximo pela segundo dia consecutivo, foi hoje anunciado.

Nova Deli tem atualmente mais de 37 mil casos ativos, na que é considerada a pior vaga da doença na cidade desde março, numa altura em que o balanço diário a nível nacional tem vindo a descer. O Ministério da Saúde indiano atribuiu o aumento de casos na capital à temporada de festivais religiosos, alertando que a situação pode agravar-se devido ao aumento da poluição.
Ministra da Saúde ouvida no Parlamento

A ministra da Saúde é ouvida hoje no parlamento sobre a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2021, que prevê para o setor uma subida de cerca de 500 milhões de euros face à estimativa de 2020.

Segundo os números do Governo, o orçamento para a Saúde terá um crescimento de 4,1% e uma despesa consolidada de mais de 12 mil milhões de euros.

Entre medidas inscritas no OE2021, o executivo propõe a contratação de 4.200 profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de 261 para o Instituto Nacional de Emergência Médica e a atribuição de um subsídio de risco no valor máximo de 219 euros aos profissionais de saúde que trabalhem em áreas dedicadas à pandemia.

As unidades de cuidados de saúde primários do SNS terão um reforço até 90 milhões de euros e estes serviços passam a estar isentos de taxas moderadoras. As máscaras de proteção respiratória e o gel desinfetante vão continuar sujeitos à taxa reduzida do IVA.

Durante o debate na generalidade na Assembleia da República, Marta Temido acusou os partidos que votam contra o OE2021 de desistirem de melhorar o SNS, que, face à pandemia de covid-19, "demonstrou resiliência e continuará a fazê-lo com novas respostas".

PSD, BE, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra a proposta do Governo, que foi aprovada na generalidade em 28 de outubro apenas com os votos favoráveis do PS e as abstenções de PCP, PAN, PEV e das deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira. O documento será sujeito a votação final global no dia 26 de novembro.
Número recorde de mortos em Portugal
A audição surge numa altura em que a epidemia continua a quebrar recordes. O último boletim epidemiológico aponta para 59 mortos, um número recorde de mortes por covid-19.

Regista ainda 7.497 novos casos de covid-19. Mais de três mil desses casos são atraso no reporte laboratorial no Norte desde o dia 30/10. Por isso, no total, o Norte tem 5.183 novos casos. Lisboa tem 1.560 novos casos.

Estão internadas 2.337 pessoas, menos 12 do que nas anteriores 24 horas. Destes, 325 estão nas Unidades de Cuidados Intensivos, mais 5 do que no anterior boletim (mais 0,5 por cento).

Foram dadas como recuperadas mais 2.357 pessoas nas últimas 24 horas, num total de 88.946.

O país tem 65.300 casos ativos, mais 5. 081 do que ontem.

A Linha Saúde 24 atingiu um novo recorde na segunda-feira. Foram atendidas 32.687 chamadas. No mês de outubro, também tinha sido alcançado outro recorde, com mais de 600 mil chamadas .
Costa avisa que medidas podem agravar-se nos concelhos de risco elevado
O Parlamento deve discutir e aprovar a declaração do Estado de Emergência na sexta-feira. O primeiro-ministro revelou que as medidas podem vir a agravar-se nas próximas semanas nos concelhos de risco elevado.

Previsões macroeconómicas
A Comissão Europeia publica as suas previsões macroeconómicas de outono, em altura de segunda vaga de covid-19, devendo piorar as previsões do PIB e prever uma recuperação mais lenta da economia devido ao agravamento da situação sanitária.

Com vários países da União Europeia (UE) a imporem novamente medidas restritivas para tentar conter o ressurgimento das infeções com o novo coronavírus - como novos confinamentos e encerramento de estabelecimentos de comércio e restauração -, o executivo comunitário atualiza as suas projeções para a economia, que têm vindo a ser agravadas desde a declaração de pandemia, em março.

Nas últimas previsões económicas, as intercalares de verão, a Comissão Europeia reviu em baixa face ao anteriormente previsto as projeções para a economia da zona euro este ano devido à pandemia de covid-19, passando a estimar uma contração de 8,7% do Produto Interno Bruto (PIB).