Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

António Pedro Santos - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h50 - Brasil totaliza 170.115 mortes e ultrapassa 6.1 milhões de casos

O Brasil totaliza 170.115 mortes devido à covid-19 e ultrapassou hoje os 6.1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus (6.118.708), informou o Ministério da Saúde brasileiro.

Desse total, 630 óbitos e 31.100 infeções foram contabilizadas nas últimas 24 horas, momento em que especialistas avaliam que o país começa a dar sinais de que pode estar a entrar numa segunda vaga da pandemia.

O foco da covid-19 no país continua a ser São Paulo (sudeste), o estado mais rico e populoso do país, que concentra oficialmente 1.215.844 de pessoas diagnosticadas e 41.455 vítimas mortais.

23h44 - Restauração do Norte segue em caravana para manifestação "Pão e Água" em Lisboa

Centenas de trabalhadores da restauração de Braga, Porto, Vila Nova de Gaia e Aveiro vão sair quarta-feira em caravana com autocarros e viaturas ligeiras para a manifestação em Lisboa organizada pelo movimento cívico Pão e Água.

"A intenção de nos associarmos à manifestação espontânea do movimento Pão e Água -- marcada para dia 25 de novembro - é conseguir chegar à Assembleia da República e transmitir ao Governo que somos parceiros e que queremos voltar a ser importantes para o país, declarou hoje Daniel Serra, presidente da associação nacional de restaurantes PRO.VAR.

23h40 - Rio de Janeiro anuncia testagem em massa após aumento de casos

O governador do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro, anunciou hoje que aquele estado brasileiro vai criar um programa de testagem em massa à covid-19, após um aumento no números de infeções e mortes.

"A situação não é tranquila. Já aumentamos em 214 camas no Centro de Terapia Intensivo e, em até 48 horas, vamos anunciar postos de diagnóstico precoce, com exame por PCR e por imagem.  Faremos um grande programa de testagem, com o auxílio dos municípios e do Governo federal", afirmou Castro, em conferencia de imprensa, sem dar mais detalhes sobre os métodos para implementação desse programa.

O anúncio do governador em exercício, - que substituiu Wilson Witzel no cargo, após este ser afastado por 180 dias devido a suspeitas de corrupção - , ocorre no momento em que o Rio de Janeiro regista um crescimento no número de mortes e casos de covid-19 na região.

No momento, o Rio de Janeiro totaliza 340.833 casos de infeção e 22.141 mortos desde o início da pandemia, segundo o ministério da Saúde, sendo um dos estados mais afetados em todo o Brasil.

23h18 - Perspetiva financeira das companhias aéreas piora com o aumento de casos

A perspetiva financeira das companhias aéreas está a piorar à medida que as infeções pelo novo coronavírus atingem sucessivamente picos diários nos Estados Unidos da América (EUA) e na Europa.

De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla inglesa), citada pela Associated Press (AP), as companhias aéreas vão perder mais de 157 mil milhões de euros este ano e durante o próximo, por causa da pandemia.

A previsão feita hoje pela IATA é pior do que a anunciada em junho, que estimava, na altura, 100 mil milhões de euros em perdas durante estes dois anos.

Esta estimativa tem por base um cálculo no qual as companhias aéreas perdem cerca de 66 dólares por cada passageiro durante este ano, em comparação com os anos anteriores.

O diretor-geral da IATA, Alexandre de Juniac, disse que sem o auxílio de 173 mil milhões de euros dos governos, a indústria das companhias aéreas teria sofrido bancarrotas "massivas".

Contudo, a IATA vê agora uma recuperação mais rápida, uma vez que a chegada de vacinas contra a covid-19 poderá significar o regresso do turismo e o levantamento de restrições à circulação em vários países, essenciais para a manutenção deste setor.

21h31 - Detidas 39 pessoas durante o estado de emergência de 9 a 23 de novembro

No período de estado de emergência entre 9 e 23 de novembro foram detidas pela PSP e GNR 39 pessoas por crimes de desobediência, 13 por desrespeitarem confinamento obrigatório e seis por resistência ou coação.

O balanço foi feito estra terça-feira pela Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, numa reunião esta tarde, à qual presidiu o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Entre os detidos há ainda nove por desobediência a regras de funcionamento de estabelecimentos de restauração, um por desobediência ao encerramento de instalações, três por desrespeitarem as regras relativas à venda e consumo de bebidas alcoólicas, cinco por incumprimento do dever cívico de recolhimento, um por desrespeito às regras da prática de atividade física e um por desobediência a regras de encerramento de estabelecimentos em concelhos de elevado risco de contágio.

20h59 - Bruxelas anuncia compra de 160 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia já assinou mais contratos para comprar vacinas de outras empresas.

O objetivo é pôr em marcha uma campanha de vacinação que permita imunizar a população de todos os países da União.

20h57 - Macron espera levantar confinamento em meados de dezembro

Em França, a campanha de vacinação contra a Covid-19 vai começar no final de dezembro ou início de janeiro. Os primeiros vacinados vão ser os mais vulneráveis e os mais idosos.

O Presidente francês anunciou que o confinamento em França pode ser levantado a partir de 15 dezembro.

20h54 - Espanha começa a vacinar contra a Covid-19 em janeiro

As primeiras pessoas a ser vacinadas são os idosos e funcionários dos lares e dos centros de apoio a deficientes. A vacinação vai ser gratuita e voluntária.


20h50 - Vacinação contra a Covid-19 no Reino Unido apontada para dezembro

O Governo britânico vai também aliviar algumas das restrições impostas no combate à pandemia durante o Natal.


20h45 - Prémios a profissionais. Governo acusado de discriminação

A Ordem dos Médicos e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusam o Governo de discriminação. Em causa está a atribuição do prémio aos profissionais de saúde que trabalharam na primeira vaga da pandemia.

A norma compensa apenas os que estiveram na linha da frente do combate à Covid-19.

20h44 - Incidência zero no município de Vila Velha de Ródão

Vila Velha de Ródão é o único concelho do continente com incidência zero para a Covid-19. Há por isso nesta região um alívio moderado e o receio de que um comportamento errado possa mudar a situação.

A autarquia aposta na prevenção e faz entrega de kits de proteção individual à população mais idosa.

20h43 - Freixo de Espada à Cinta lidera lista de novos casos

O distrito de Bragança registou o maior crescimento de novas infeções em 14 dias.

Freixo de Espada à Cinta lidera a lista de novos casos. Mas a população e a autarquia desvalorizam estes números.

20h41 - Portugal ainda sem plano de vacinação contra a Covid-19

Ao contrário de vários outros países europeus, que estão prontos para administrar vacinas a partir do próximo mês, Portugal continua sem um plano concluído.

A ministra da Saúde garante que estão ainda a trabalhar para que esteja tudo preparado quando a vacina chegar a Portugal.

As Forças Armadas e a Proteção Civil vão fazer o transporte, a distribuição e o armazenamento.

20h02 - Aperta fiscalização ao teletrabalho e uso obrigatório de máscara

A Autoridade para as Condições do Trabalho vai estar no terreno a fiscalizar algumas das medidas que passaram a ser obrigatórias nas empresas para travar o risco de contágio.

A ministra Ana Mendes Godinho garantiu esta tarde no Algarve que as autoridades vão estar atentas ao cumprimento destas regras, embora não seja possível estar em todo o lado.

O ministério do Trabalho enviou hoje uma mensagem de correio eletrónico a cerca de 400 mil empresas a alertar para a obrigatoriedade do teletrabalho nos concelhos com níveis de risco mais alto e do uso de máscara.

Na mensagem, o governo lembra que há multas previstas para quem não cumprir as novas regras.

19h49 - Associação de Municípios admite desequilíbrios orçamentais por causa da pandemia

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, destacou hoje o superavit da gestão autárquica em 2019, mas admitiu que a pandemia da covid-19 pode criar desequilíbrios orçamentais em alguns municípios.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião do Conselho Diretivo, o dirigente disse que os municípios estão, "obviamente, do lado da solução, e tudo faremos para ajudar a minorar os efeitos da pandemia".

No entanto, Manuel Machado reconheceu que, "face às despesas que vão sendo realizadas", existe o risco de, "pela primeira vez desde 2013, haver autarquias que caiam numa situação de dificuldades agravadas do ponto de vista de tesouraria e financeira".

"A perceção que temos, e que nos chega de todo o país, é que existe uma vontade de todos e um estado de prontidão para criar soluções para a vida socioeconómica das pessoas e das empresas, mas temos também a noção de que estamos quase a chegar à linha que pode levar à rotura das finanças autárquicas, o que seria absolutamente inconveniente", sublinhou.

19h29 - São Tomé e Príncipe regista mais sete casos positivos

São Tomé e Príncipe registou entre sexta-feira e esta terça-feira sete novos casos do novo coronavírus, elevando para 981 as infeções acumuladas, anunciou o Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim diário da covid-19 de hoje, 926 pessoas são agora dados como recuperadas da doença.

Segundo as autoridades, 37 pacientes estão em isolamento domiciliar, enquanto um doente continua internado no hospital de campanha.

19h27 - Angola anuncia 108 novos casos e mais uma morte

Angola registou nas últimas 24 horas 108 novos casos de covid-19, uma morte e 93 pessoas recuperadas da doença, anunciou esta terça-feira o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública.

Segundo Franco Mufinda, das novas infeções 79 verificaram-se em Luanda, 15 no Cuanza Norte, 12 no Huambo e dois na Huíla, com idades entre 1 e 66 anos, sendo 55 do sexo masculino e 53 do sexo feminino.

Registou-se também uma morte por covid-19, um angolano de 47 anos, residente no Namibe.

No entanto, 93 pessoas recuperaram da doença, assinalou o responsável da Saúde, destacando também um "ligeiro abrandamento" do número de infeções nos últimos 15 dias.

Angola contabiliza 14.742 casos, dos quais 338 óbitos, 7.444 considerados recuperados e 6.960 ativos, incluindo cinco doentes em estado crítico, 13 graves e 181 moderados.

19h06 - França ultrapassa 50 mil mortos devido ao vírus

França registou 458 mortes nas últimas 24 horas devido à covid-19, elevando assim o número total de mortos no país para 50.237 pessoas desde o início da pandemia, segundo as autoridades francesas.

Nos últimos sete dias, houve 12.174 novas hospitalizações e 1.833 desses pacientes foram internados nos cuidados intensivos.

O número de novos casos positivos de covid-19 em França desde segunda-feira é de 9.155, havendo assim 2.153.815 casos confirmados desde o início da pandemia.

18h43 - Proteção Civil vai estar envolvida na distribuição de vacinas

O ministro da Administração Interna anunciou esta terça-feira que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai estar envolvida na programação do planeamento e distribuição das vacinas contra a covid-19.

Na cerimónia de tomada de posse do novo presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Manuel Duarte da Costa, que decorreu no Ministério da Administração Interna, Eduardo Cabrita destacou o papel da ANEPC na resposta à pandemia de covid-19.

"A participação juntamente com entidades da área da saúde e da defesa nacional na programação do planeamento e na resposta à distribuição de vacinas pelos portugueses logo que esteja disponível", precisou.

O ministro deu também conta que a ANEPC tem estado envolvida, nas últimas semanas, na coordenação da criação de estruturas de apoios de retaguarda para acolher pessoas com covid-19 sem necessidade de internamento hospitalar e utentes de lares.

18h20 - Aprovada verba de 130 milhões de euros para reforçar oferta de transportes face à pandemia

Os deputados aprovaram hoje uma verba até 130 milhões de euros do Fundo Ambiental para reforçar a oferta no Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), considerando os efeitos da crise pandémica.

No âmbito das votações na especialidade das propostas de alteração do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que decorrem na comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, a proposta do PCP mantém o financiamento do PART em cerca de 260 milhões de euros para 2021, conforme a proposta do Governo, mas aumenta de 30 milhões para 130 milhões de euros o valor a que o Fundo Ambiental fica autorizado a transferir para as autoridades de transporte.

A verba de 130 milhões de euros do Fundo Ambiental visa o "reforço adicional dos níveis de oferta nos sistemas de transportes públicos abrangidos pelo PART, tendo em conta um cenário mais adverso dos efeitos da crise pandémica no sistema de mobilidade", refere a proposta dos comunistas, indicando que o montante a transferir é apurado trimestralmente, através de despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças, do poder local e do ambiente.

18h05 - Covid-19 atingiu 800 dos 42.000 alunos da Madeira

A Secretaria da Educação da Madeira indicou esta terça-feira que cerca de 800 dos 42.000 alunos na região foram afetados pela covid-19, número que considerou "residual", pelo que defendeu ser "contraproducente" suspender as aulas presenciais.

Numa nota divulgada pelo gabinete do secretário regional da Educação, pode ler-se que, "na região, até à data, só cerca de 2% dos alunos (800 alunos) é que estiveram em aulas não presenciais como resultado da ativação dos planos de contingência, ou seja, um número residual".

No documento, este organismo do Governo Regional realça que a comunidade educativa na Região Autónoma da Madeira é constituída por cerca de 42.000 alunos, 6.000 professores e 4.000 funcionários.

18h04 - Taxa de transmissão cresce para maior patamar desde maio no Brasil

A taxa de transmissão (RT) do novo coronavírus está em 1,30 no Brasil, o maior patamar registado desde maio, segundo dados divulgados hoje pelo Imperial College de Londres, no Reino Unido.

Isto significa que cada 100 pessoas infetadas transmitem a covid-19 para outras 130 pessoas no país sul-americano. Os dados são referentes à semana iniciada em 23 de novembro.

Esse é o maior número desde a semana de 24 de maio, quando o índice atingiu 1,31.

Na semana anterior, iniciada em 16 de novembro, a taxa de transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil estava em 1,10, segundo o Imperial College.

Apesar de investigadores brasileiros terem divulgado uma nota técnica na qual, baseados em dados da covid-19 no Brasil, indicam que o país vive o "início de uma segunda onda", o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Governo não será "dirigido" por "fabricações".

18h02 - Espanha com recorde de óbitos da segunda vaga mas contágios a descer

A Espanha registou esta terça-feira mais 537 mortes atribuídas à covid-19, um novo máximo diário de óbitos durante a segunda vaga da pandemia, passando o total de mortes para 43.668, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 12.228 novos casos de covid-19, elevando para 1.594.844 o total de infetados no país desde o início da pandemia.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha estabilizou hoje nos 362 casos diagnosticados (menos 13 do que no dia anterior) por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Castela e Leão (650), País Basco (578) e Astúrias (579).

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 1.461 pessoas, das quais 242 na Andaluzia, 232 na Catalunha, 183 em Madrid.

Em todo o país há 16.701 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 13,43% das camas, das quais 2.853 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 29,06% das camas desse serviço, números que estão a decrescer há cerca de duas semanas.

17h59 - Açores com 19 novos casos e 42 recuperações

As 1.376 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência dos Açores diagnosticaram 19 casos positivos de covid-19 e foram também registadas 42 recuperações, informou esta terça-feira a Autoridade de Saúde Regional.

No seu boletim diário, a entidade adianta que nas últimas 24 horas foram detetados 19 casos positivos de covid-19 no arquipélago: um na ilha de Santa Maria, 11 em São Miguel, seis na Terceira e um nas Flores.

"Foram registadas 42 recuperações na região, das quais 40 na ilha de São Miguel, uma na ilha Terceira e uma na ilha do Faial, elevando o número total de casos recuperados para 436", acrescenta o comunicado.

A Autoridade de Saúde açoriana dá conta ainda de que foi detetada uma nova cadeia de transmissão em Ponta Delgada, tendo sido diagnosticado uma mulher, de 69 anos, "contacto próximo de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado".

O arquipélago conta com 25 cadeias de transmissão ativas, sendo 18 na ilha de São Miguel, cinco na ilha Terceira, uma partilhada entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge, e uma na ilha de São Jorge.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 835 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

17h39 - BE quer audição urgente da ministra da Justiça na AR sobre situação nas prisões

O BE requereu hoje a audição parlamentar urgente da ministra da Justiça para prestar todos os esclarecimentos sobre a situação da pandemia nas prisões e sobre as estratégias usadas para combater a covid-19 nestes estabelecimentos.

Num requerimento a que a agência Lusa teve acesso, os bloquistas referem que Portugal "tem vindo a ser confrontado com o surgimento de vários surtos de covid-19 nos estabelecimentos prisionais" e, citando números divulgados pela comunicação social baseados em fontes oficiais, haverá neste momento cerca de 435 casos ativos afetando a população prisional, incluindo 350 reclusos.

"Entende o Bloco de Esquerda que se impõe, com a maior urgência, obter do Governo todos os devidos esclarecimentos sobre a presente situação da pandemia no sistema penitenciário e, bem assim, sobre as estratégias postas em prática para lhe fazer face", pode ler-se.

17h35 - Hospital Póvoa Varzim/Vila do Conde atinge limite da capacidade de internamento

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, do distrito do Porto, anunciou hoje que atingiu o limite na capacidade de tratamento de doentes infetados com SARS-Cov-2, tendo preenchidas as 39 camas alocadas à doença.

A unidade hospitalar, que presta a assistência a cerca de 140 mil habitantes daqueles dois dois concelhos, lembrou que, desde outubro, quintuplicou o número de vagas para o internamento destes doentes, passando de sete para 39 em cerca de dois meses.

"Com as atuais 39 camas alocadas a doentes infetados com SARS-Cov-2, o Centro Hospitalar atingiu o limite máximo da capacidade instalada para o efeito, o que acarreta algum condicionalismo na atividade cirúrgica. Das sete camas afetas ao tratamento de doentes covid-19, existentes em outubro, o Centro Hospitalar dispõe agora de 39, mercê da evolução crítica da situação, com o consequente aumento de internamentos", informou a unidade, através de comunicado.

No mesmo texto, o Centro Hospitalar apontou que "o crescimento abrupto da pandemia obstaculizou a projetada conversão da unidade" em Hospital Covid-free.

Assim, todo o 2.º piso do edifício, onde funcionavam os serviços de cirurgia e medicina interna, está agora reservado para o tratamento de doentes covid-19, atingindo o limite da capacidade instalada possível.

17h24 - Ponta Delgada canaliza verbas da passagem de ano para famílias e empresas

A Câmara de Ponta Delgada cancelou o festival pirotécnico de passagem de ano para evitar a concentração de pessoas no centro histórico da cidade, e vai canalizar as verbas do evento para o apoio às familias e empresas.

Numa nota enviada hoje às redações, a maior autarquia dos Açores adianta que "cancelou o tradicional festival pirotécnico para evitar atrair e concentrar demasiadas pessoas no centro histórico da cidade", considerando "as crescentes recomendações das autoridades de saúde", em virtude da pandemia de covid-19.

"A verba municipal que se encontrava destinada para o efeito, através de protocolo que seria celebrado com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, no montante global de 35 mil euros, será aplicada em iniciativas de apoio local às famílias e às empresas, considerando as dificuldades socioeconómicas decorrentes da pandemia de covid-19", explica a autarquia presidida por Maria José Lemos Duarte (PSD).

Em alternativa, e segundo a autarquia de Ponta Delgada, a câmara "vai adquirir localmente uma girândola de foguetes a disparar sobre a cidade, que as pessoas poderão ouvir sem necessidade de saírem das suas casas", assinalando "o momento simbólico da passagem de ano".

17h20 - Reino Unido regista 608 mortes, mas infeções continuam em queda

O Reino Unido registou mais 608 mortes atribuidas a covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde 12 de maio, e 11.299 novos casos de contágio, o número mais baixo em mais de sete semanas, segundo o Ministério da Saúde.

O número de mortes de hoje é quase o triplo dos 206 óbitos notificados na segunda-feira, mas os valores no início da semana são normalmente inflacionados devido ao atraso no processamento de dados durante o fim de semana.

As autoridades e especialistas têm advertido frequentemente para o risco de fazer análises com base nas flutuações diárias, que podem ser resultado de outros fatores, incluindo administrativos.

Uma medida favorecida pelas autoridades é analisar os últimos sete dias, período durante o qual foram notificadas 3.094 mortes, resultando numa média diária de 442 mortes, mais 4% do que nos sete dias anteriores.

Já a queda do número de novos casos é consistente com a tendência dos últimos sete dias, durante os quais foram registados 128.062 infeções, o que equivale a uma média diária de 18.295 casos, menos 28% do que nos sete dias anteriores.

Desde o início da pandemia covid-19, o Reino Unido contabilizou oficialmente 55.838 mortes de covid-19, número que sobe para 66.713 quando são somados todos os casos cujas certidões de óbito fazem referência ao novo coronavírus como fator contributivo.

17h11 - Itália regista 853 mortes num dia, o pior número desde março

A Itália registou 853 mortes atribuídas a covid-19 nas últimas 24 horas, um número só superado no final de março, nos piores momentos da primeira vaga da pandemia durante a primavera, anunciou o Ministério da saúde.

O número de óbitos subiu 122 desde segunda-feira, dia em que o país registou 630 e ultrapassou a barreira das 50.000 mortes.

Segundo os dados do Ministério da Saúde italiana, 23.232 novas infeções foram registas nas últimas 24 horas, indicando que a curva está a diminuir.

Com as 853 mortes, o total de óbitos subiu para 51.306 e quanto às infeções, o total de casos até agora é de 1.455.022.

16h55 - Governo alerta 400 mil empresas para teletrabalho e máscara obrigatórios

O Ministério do Trabalho enviou hoje um e-mail a cerca de 400 mil empresas a alertar para a obrigatoriedade do teletrabalho nos concelhos com níveis de risco mais alto e do uso de máscara.

"Cerca de 400 mil empresas foram hoje alertadas das regras em vigor quanto à obrigatoriedade de implementarem o teletrabalho nos casos em que as funções são compatíveis, caso se localizem nos concelhos dos níveis de risco 'elevado', 'muito elevado' e 'extremamente elevado'", informou, em comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Na mesma mensagem de e-mail enviada pelo Governo foi também assinalada a obrigatoriedade de uso de máscara ou viseira no local de trabalho, "sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável".

O ministério liderado por Ana Mendes Godinho reiterou a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vai desenvolver uma ação nacional de fiscalização ao cumprimento quer da obrigatoriedade do teletrabalho, quer do uso de máscara ou viseira no local de trabalho.

O incumprimento das regras referidas constitui contraordenação, lembrou o ministério, que deu também conta de que um inquérito realizado na semana passada junto de um conjunto de empresas concluiu que estas tinham 20% dos seus trabalhadores a exercer funções em teletrabalho.

16h05 - Novos casos de infeção em Portugal descem há oito dias

Há oitos dias que o número de novos casos de infeção com o novo coronavirus revela um decréscimo, registando hoje 3.919, um valor abaixo das 4 mil infeções semelhante ao de 16 de novembro (3.996).

Desde o dia 17 de novembro até hoje, em que são contabilizados 3.919 casos nas últimas 24 horas, o número diário de novas infeções foi sempre superior a quatro mil, atingindo um máximo de 6.994 novos casos a 19 de novembro.

Relativamente às mortes, o boletim epidemiológico de hoje dá conta do registo de 85 óbitos, o segundo maior número desde o início da pandemia depois de a 16 de novembro Portugal ter tido 91 mortes relacionadas com o novo coronavirus.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.056 mortes e 268.721 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando hoje ativos 80.432 casos, menos 3.572 do que na segunda-feira.

15h59 - Suécia muda estratégia e limita reuniões em espaços públicos

A Suécia, cuja estratégia contra a covid-19 tem sido relativamente descontraída, limitou a oito o número de pessoas em reuniões públicas a partir de hoje, a medida mais radical promovida na segunda vaga pelo Governo, agora mais intervencionista.

As restrições de reuniões -- uma decisão "sem paralelo em tempos modernos", segundo o primeiro-ministro social-democrata, Stefan Löfven -- segue-se à proibição de venda de álcool a partir das 22:00 e à ordem de encerramento da hotelaria e discotecas às 22:30, que entraram em vigor na semana passada.

Nenhuma destas foi motivada por pedido da Agência de Saúde Pública (FHM), responsável por traçar uma estratégia que, até agora, consistia em muitas recomendações e apelos à responsabilidade individual.

Embora o Governo tenha garantido que as medidas foram tomadas em "diálogo estreito" com as autoridades sanitárias, o epidemiologista chefe da FHM, Anders Tegnell, demarcou-se das decisões do Governo há uns dias dizendo, que o contacto foi mínimo e que a decisão é do Executivo.

15h26 - Espanha vai começar por vacinar utentes e pessoal de lares de idosos

Os residentes e o pessoal sanitário e auxiliar dos lares para a terceira idade vão ser os primeiros a serem vacinados contra a covid-19 em Espanha a partir de janeiro, anunciou esta terça-feira o ministro da Saúde espanhol.

O Conselho de Ministros espanhol aprovou hoje o Plano de Vacinação Covid-19, que estabelece que os residentes e o pessoal de saúde dos lares e centros com pessoas dependentes serão os primeiros a serem vacinados quando chegarem as primeiras doses da vacina, a partir de janeiro de 2021, revelou Salvador Illa em conferência de imprensa.

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, já tinha avançado na sexta-feira que o objetivo do executivo era ter "uma parte muito substancial" da população espanhola vacinada, "com todas as garantias", no primeiro semestre de 2021.

Segundo o ministro da Saúde espanhol, os grupos de pessoas a vacinar foram definidos de acordo com quatro níveis de risco: morbilidade (relação entre o número de casos de uma doença e a população exposta a adoecer) e mortalidade graves; grau de exposição à doença; impacto socioeconómico; e taxa de transmissão.

O plano divide em três as fases de vacinação gratuita e voluntária, dependendo da disponibilidade das vacinas: uma "oferta inicial muito limitada" de doses, de janeiro a março, que irá em primeiro lugar para o pessoal de saúde e auxiliar, os idosos e os deficientes, e para o resto do pessoal de saúde e outros grandes dependentes.

A segunda fase será prolongada de março a junho e aumentará a vacinação "progressivamente" e a terceira e última fase imunizará todos os 18 grupos populacionais abrangidos, que Salvador Illa não especificou, limitando-se a afirmar que "serão anunciados oportunamente".

14h13 - Portugal ultrapassa as 4 mil mortes por Covid-19

Portugal registou nas últimas 24 horas 3.919 novos casos de Covid-19, num total de 268.721 casos desde o início da pandemia. Quanto ao número de óbitos, houve mais 85 mortes, num total de 4.056 óbitos.

Há uma evolução significativa ao nível de casos recuperados: registam-se mais 7.406 casos recuperados nas últimas 24 horas, num total de 184.233 recuperados desde o início da pandemia.

Quanto ao número de casos em internamento, há mais 34 pessoas internadas em enfermaria com Covid-19, num total de 3.275 doentes, e mais oito internados em cuidados intensivos (total de 506 pessoas internadas em cuidados intensivos em todo o país).

A região Norte continua a ser a que regista mais casos e óbitos, com 2.284 novos casos e 50 óbitos só nas últimas 24 horas. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo, com mais 1.018 casos e 20 óbitos, e a região Centro, com 446 novos casos e 12 óbitos. No Alentejo houve mais 83 casos e três óbitos e no Algarve mais 65 novos casos.

Nas ilhas, a região autónoma dos Açores teve mais 18 casos e a Madeira registou cinco novos casos.

14h03 - Bruxelas anuncia sexto contrato para vacinas

A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje um novo contrato para assegurar vacinas contra a covid-19, o sexto no quadro da pandemia, desta feita com a norte-americana Moderna, que fornecerá até 160 milhões de doses à União Europeia.

13h40 - Viana do Castelo perto da taxa da ocupação total no hospital

O Hospital de Viana do Castelo está perto da taxa da ocupação total. Esta manhã uma equipa da RTP entrou na unidade de cuidados intensivos e intermédios onde há apenas três camas livres.


13h35 - Ministra da Saúde garante que o país está preparado para iniciar vacinação para a Covid-19

O país está pronto para a vacina mal ela chegue a Portugal. Marta Temido lançou esta manhã a primeira pedra para a construção de três novos centros de saúde, na região de Lisboa. A ministra diz que este é um reforço importante do Serviço Nacional de Saúde na área dos cuidados primários.


13h30 - Vale do Sousa com sinais de algum abrandamento na taxa de incidência

Paços de Ferreira passou de primeiro para quinta lugar no mapa de risco. Lousada mantém o segundo lugar, mas o número de novos casos também baixou.


13h20 - Distrito de Bragança foi o que registou o maior crescimento de novas infeções

Freixo de Espada à Cinta lidera a lista de novos casos. No concelho transmontano mais do que duplicaram os registos de infeção pelo novo coronavírus. A autarca e a população desvalorizam os números.


13h17 - Centro Hospitalar Tondela Viseu suspende cirurgias não prioritárias

A administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) suspendeu todas as cirurgias programadas não prioritárias que envolvam internamento, devido ao "rápido e crescente evoluir" da pandemia de covid-19.

"Face ao rápido e crescente evoluir da pandemia de covid-19, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) suspendeu todas as cirurgias programadas não prioritárias que envolvam internamento", explica a organização, em comunicado.

A nota de imprensa explica que a "decisão foi tomada no âmbito do plano de contingência para fazer face ao aumento da necessidade de vagas para internamento de doentes covid-19" que, atualmente, "ocupa todo o sétimo andar" do hospital de Viseu.

"O CHTV garante a realização de cirurgias prioritárias e muito prioritárias, e todas as cirurgias urgentes. Vai ainda ser mantida a atividade de cirurgia de ambulatório em Viseu e Tondela, bem com o funcionamento dos hospitais de dia", assume.

A administração refere que "as consultas externas se mantêm em funcionamento".

13h15 - Já está em vigor o novo Estado de Emergência. Quais as regras e quais as regiões de risco?

O mapa do país divide-se agora em quatro níveis de risco, que estão refletidos nas diferentes cores de norte a sul. Sendo que as medidas mais restritivas aplicam-se a todos os concelhos com mais de 480 casos por cada cem mil habitantes. São 127 municípios.


13h05 - Sindicato dos Enfermeiros refere que prémio gera "sentimentos de revolta e injustiça"

Em entrevista à RTP, Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, afirmou que o prémio aos profissionais é "discriminatório" e que "a maior parte dos enfermeiros não vai receber este mesmo prémio".

O prémio do Governo só abrange profissionais de saúde que estiveram na primeira vaga da pandemia. Segundo Guadalupe Simões, isto significa que "dos 45 dias do primeiro estado de emergência só será atribuído a quem trabalhou durante 30 dias de forma consecutiva e sistemática com doentes covid, apenas nas áreas dedicadas ao Covid".

"Mas a malha é tão fina que a maior parte dos enfermeiro não vai receber este prémio, inclusive aqueles que estando em serviços de internamentos de hospitais que também tiveram doentes internados com Covid não serão abrangidos", continuou a enfermeira, que frisou que, por isso, "entendemos que é discriminatório".


12h42 - Taxa de incidência na Rússia quase triplicou desde início de outubro

O Governo russo admitiu hoje que a propagação do novo coronavírus se está a complicar, tendo a taxa de incidência da Covid-19 quase triplicado desde desde o início de outubro.

Nas últimas 24 horas, a Rússia detetou 24.326 novos casos de infeção nas suas 85 regiões e 491 mortes por covid-19, um novo recorde desde o início da pandemia.

A vice-primeira-ministra Tatiana Gólikova explicou hoje, numa reunião com o conselho coordenador dos direitos humanos da Rússia que até hoje há 2,14 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados no país, o que corresponde a quase 1.460 por cada 100.000 habitantes. Sublinhou também que, entre 01 de outubro e 23 de novembro a taxa de incidência diária da doença quase triplicou no país, de 6,1 para a 17,1 por cada 100.000 habitantes.

12h35 - Pelo menos 1,397 milhões de mortos no mundo desde o início da pandemia

A pandemia da covid-19 já causou pelo menos 1.397.322 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi descoberto em dezembro na China, indica um balanço da agência France-Presse.

Mais de 59.256.310 infeções foram diagnosticadas no mesmo período, das quais pelo menos 37.691.800 foram consideradas curadas. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 7.896 mortes e 593.934 casos em todo o mundo, segundo a AFP.

12h20 - Eurodeputados pedem a países da UE para manterem fronteiras abertas

O Parlamento Europeu defendeu hoje a manutenção da liberdade de circulação na União Europeia (UE), após o encerramento de fronteiras na primavera por causa da pandemia de covid-19, defendendo que as restrições devem ser "uma exceção".

A posição consta de uma resolução aprovada hoje na sessão plenária da assembleia europeia, em Bruxelas, na qual os eurodeputados salientam "a necessidade de um regresso rápido a um espaço Schengen plenamente funcional, sem controlos nas fronteiras internas", numa alusão ao acordo celebrado entre países europeus para a livre circulação.

No texto, aprovado com 619 votos a favor, 45 contra e 28 abstenções, os eurodeputados vincam que "as regras e a legislação Schengen devem ser respeitadas durante a pandemia de covid-19, a fim de evitar uma abordagem fragmentada da UE".

12h15 - Madrid quer reuniões no Natal limitadas a seis pessoas

O Governo espanhol pretende limitar as reuniões familiares e sociais a seis pessoas durante as Férias de Natal e um confinamento noturno a partir da 01h00 da manhã nas noites de 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e véspera de Ano Novo.

O projeto de "Propostas de medidas de saúde pública para enfrentar a Covid-19 para a celebração das festas natalícias" recomenda que as reuniões familiares sejam limitadas aos membros que pertencem ao mesmo agregado familiar.

O documento vai ser apresentado pelo Governo espanhol no Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde (SNS), onde têm assento os responsáveis do setor das comunidades autónomas espanholas, que têm autonomia em matéria de saúde.

12h00 - Reduzir quarentena à chegada a Inglaterra vai custar mais de 70 euros

A redução da quarentena exigida às pessoas que cheguem a Inglaterra do estrangeiro, de duas semanas para cinco dias, depende do resultado de um teste pago pelos próprios viajantes, que custa pelo menos 65 libras (73 euros).

De acordo com o novo sistema, que entra em vigor a 15 de dezembro, as pessoas que cheguem de países sem isenção de quarentena têm na mesma de iniciar isolamento profilático, mas após cinco dias podem realizar um teste de diagnóstico à covid-19.

Se o resultado for negativo, podem sair da quarentena.

O custo de um teste feito no sistema privado pode custar, em média, entre 65 e 120 libras (73 e 135 euros) e o resultado demora entre 24 a 48 horas.

11h51 - Sindicato dos Médicos contesta "desigualdades" de prémio aos profissionais de saúde

Foi regulamentado no sábado, em Conselho de Ministros, a atribuição de prémios aos profissionais de saúde que estiveram na linha da frente na primeira fase do combate à pandemia durante a primeira vaga, excluindo os que estão agora a trabalhar com doentes Covid-19. Os sindicatos criticam decisão, argumentando que não sendo atribuído a todos, criará maiores desigualdades.

Em entrevista à RTP, o presidente do Sindicato Independente dos Médicos afirmou que a atribuição deste prémio "cria desigualdades porque, em primeiro lugar, não contempla todas as pessoas que, de facto, contribuíram para este combate".


11h20 - Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou hoje que sua vacina Sputnik V contra a covid-19, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya em Moscovo, tem uma eficácia de 95% eficaz, segundo resultados preliminares.

Em comunicado, o Centro de Pesquisas informou que os resultados foram obtidos em voluntários, 42 dias após a injeção da primeira dose.

A Pfizer e a BioNTech anunciaram recentemente que a sua vacina é 95% eficaz na prevenção da covid-19, de acordo com os resultados do seu ensaio clínico.

10h55 - Estados alemães acordam regras especiais para o Natal e Ano Novo

Os Estados federados alemães acordaram regras especiais para o Natal e o Ano Novo, nomeadamente reuniões com até dez pessoas de diferentes casas, com crianças até 14 anos excluídas deste cálculo, segundo os media locais.

O acordo foi adotado na noite de segunda-feira pelos líderes dos 16 Estados federados (Länder).

Os líderes regionais vão reunir-se na quarta-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, para apresentar as suas propostas sobre possíveis medidas adicionais para alcançar uma redução das infeções pelo SARS-CoV-2. 

Veja a informação completa aqui.

10h30 - Pfizer, Moderna e AstraZeneca: que diferenças há entres estas três vacinas contra a Covid-19?

Em pouco mais de dez meses, investigadores de todo o mundo conseguiram desenvolver potenciais vacinas contra a Covid-19. Há mais de uma dezena de projetos na última fase dos ensaios clínicos e três vacinas experimentais que já provaram alguma eficácia e esperam agora aprovação. Cada uma foi criada por tecnologias diferentes, mas também se distinguem pelo preço, eficácia, armazenamento e até pela sua efetividade.

Veja o artigo completo aqui.

10h10 - África com mais 273 mortos e 11.000 infetados nas últimas 24 horas

África registou 273 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando para 49.975 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 2.080.923 pessoas no continente, segundo dados oficiais.

9h55 - STEAM alerta que a crise na Cultura está a atingir um limite irreversível

Semana após semana, o setor da cultura tem sido obrigado a ajustar horários, em função das novas restrições do estado de emergência.

O Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, Audiovisual e Músicos diz que a situação é cada vez pior. E que as muitas apresentações agendadas tiveram de ser canceladas e estão a empurrar muitos artistas para uma situação de pobreza.


9h25 - PE aprova 37,5 ME para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal "fazer face à emergência sanitária de covid-19".

Os fundos foram aprovados com 682 votos a favor, oito contra e duas abstenções, em sessão plenária do PE.

Além de Portugal, também a Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha, Croácia e Hungria recorreram ao FSUE pelas mesmas razões, tendo o PE aprovado hoje todos os pedidos, alocando, no total, 132,7 milhões de euros aos sete países.

9h10 - Portugal deve atingir pico de óbitos em dezembro, diz ECDC

As projeções do ECDC (Centro Europeu de Controlo de Doenças) indicam que Portugal deve atingir até ao final de novembro o pico de novos casos de covid-19, mas que o pico de óbitos deve acontecer já em dezembro, com um número diário que se poderá manter elevado até ao Natal.

Ao contrário de outros países, cuja realidade ultrapassou as projeções do ECDC em número de casos e óbitos, como por exemplo em Espanha e em Itália (casos) ou na Holanda (óbitos), Portugal ficou, segundo este documento, sempre abaixo dos valores estimados pelo centro europeu.

9h08 - Países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos em janeiro

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na primeira semana de janeiro.

Num documento em que faz estimativas de evolução da pandemia até 25 de dezembro tendo em conta as medidas entretanto tomadas pelos países europeus, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) diz que se os países levantassem as medidas para permitir as reuniões familiares no Natal isso iria sobrecarregar os hospitais logo no início de 2021.

Se essas medidas fossem suspensas, por exemplo, em 7 de dezembro, "o aumento de internamentos poderia começar a ocorrer antes de 24 de dezembro", refere o ECDC.

9h00 - Concelhos com mais casos de Covid são Freixo de Espada à Cinta, Lousada e Guimarães

No topo da Lista está Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, com 3.729 casos por 100 mil habitantes. Segue-se Lousada, no distrito do Porto, com 2.686 casos. O terceiro concelho mais afetado é Guimarães no distrito de Braga, com 2.458 casos.

Surgem os concelhos de Vizela, Paços de Ferreira, Fafe, Penafiel, Felgueiras e Famalicão.

8h25 - Campanha de sensibilização para uso de máscaras reutilizáveis

Usar e deitar fora. É o que muitos portugueses têm feito com as máscaras de proteção contra o novo coronavírus. Parte da população recorre a máscaras descartáveis, o que tem contribuído para o aumento da produção de resíduos durante a pandemia. O Ministério do Ambiente lança esta terça-feira uma campanha de sensibilização para inverter esta tendência.

A secretária de Estado Inês dos Santos Costa alerta para a estimativa feita por vários artigos científicos, que dizem que, em Portugal, todos os meses são utilizadas 150 milhões de máscaras descartáveis.

Perante estes números inimigos do ambiente, a secretária de Estado Inês dos Santos Costa lança um desafio: optar cada vez mais pelas máscaras reutilizáveis.

Quem tiver de usar máscaras de usar e deitar fora, deve garantir que as coloca depois no contentor do lixo comum, já que estes equipamentos não são recicláveis.

8h10 - Quem não usar máscara no local de trabalho pode ser sancionado

O uso de máscara torna-se obrigatório no local de trabalho neste novo período de estado de emergência. Ouvida pela jornalista da Antena 1, Sandra Henriques, a advogada de Direito Laboral, Sandra Lima da Silveira, salienta que os funcionários podem ser sancionados se não cumprirem esta regra.
A fiscalização do cumprimento desta lei, que obriga ao uso de máscara, é da competência da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Para o trabalhador as multas podem atingir os 350 euros. No caso das empresas, começam nos dois mil e podem chegar aos 61 mil euros de multa.

8h00 - Companhia aérea australiana vai exigir vacinação para passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa.
Esta obrigatoriedade tornar-se-á "comum" no setor, afirmou Alan Joyce.

O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na companhia aérea Qantas terá efeito assim que uma vacina estiver disponível ao público, disse.

7h50 - Coreia do Sul com maioria dos casos em convívios sociais

As autoridades sul-coreanas apelaram aos cidadãos para reduzirem as interações sociais para travar a terceira vaga da covid-19, dado que cerca de 60% dos casos têm origem em reuniões familiares e de amigos.

"Para quebrar a cadeia de contágio e prevenir a pandemia a nível nacional, as pessoas devem reduzir o contacto com outras pessoas na vida diária", disse o vice-ministro da Saúde sul-coreano, Kang Do-tae, em conferência de imprensa.

Kang Do-tae explicou que 60% dos novos casos detetados têm origem em reuniões familiares e de amigos, o que está a complicar as tarefas para impedir a propagação da doença causada pelo novo coronavírus SARS CoV-2.

7h42 - Teste negativo cinco dias após chegada a Inglaterra reduz quarentena

Os viajantes que entrarem em Inglaterra e que são obrigados a cumprir quarentena, poderão, em dezembro, encurtar esse isolamento, caso tenham um teste negativo para o novo coronavírus cinco dias após a sua chegada, anunciou o governo britânico.

Esta decisão visa revitalizar a indústria de viagens e, em particular, o setor dos transportes aéreos, que sofreu uma queda considerável no tráfego devido às restrições impostas para combater a pandemia de covid-19.

A partir de 15 de dezembro, os viajantes que chegarem à Inglaterra de avião, barco ou comboio poderão terminar o período de 15 dias de quarentena se comprovarem que fizeram um teste à covid-19 cinco dias após a sua chegada ao país e que o resultado foi negativo.
Covid-19. Governo definiu regras para prémio a pagar aos profissionais de saúde

Para já, este prémio será apenas atribuído a quem trabalhou na primeira vaga da pandemia. O prémio consiste na atribuição de 50 por cento da remuneração base do trabalhador e será pago de uma só vez.

Passa também pela atribuição de um dia de férias por cada período de 48 horas de trabalho suplementar e ainda de um dia de férias por cada período de 80 horas de trabalho normal.

Os sindicatos do setor contestam os critérios e lamentam que o prémio não seja atribuído a todos os profissionais da primeira e da segunda vaga.
Portugal entrou num novo período do estado de emergência à meia-noite
As principais mudanças estão relacionadas com os feriados. Assim, nos feriados de Dezembro, vai ser proibido circular entre concelhos.

Nos dias que antecedem os feriados, 30 de novembro e 7 de Dezembro há tolerância de ponto na função pública e não haverá aulas.

Veja aqui todas as medidas previstas.

O mais recente boletim epidemiológico aponta para mais 74 mortos, para um total de 3.971 vítimas mortais.

Há mais 4.044 novos casos. É o número de novos caso mais baixo da última semana.

Estão internadas mais 90 pessoas para um total de 3.241.

Nos Cuidados intensivos estão mais 7 pessoas, para um total de 498.

Há uma semana havia menos 201 doentes internados e menos 72 nos Cuidados Intensivos.