Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Sena Goulão - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 221 mortos e 13.544 novas infeções por Covid-19.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23H50 - Líderes da UE de acordo em manter ou mesmo reforçar restrições diz Charles Michel

O presidente do Conselho Europeu afirmou hoje que os 27 chefes de Estado e de Governo da UE estão "conscientes da gravidade da situação" da pandemia da covid-19 e da necessidade de manter as medidas restritivas e, nalguns casos, "reforçá-las".

Numa conferência de imprensa conjunta com a presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, após ter dirigido a primeira cimeira `virtual` do ano consagrada à pandemia da covid-19, Charles Michel começou por apontar que o objetivo da reunião foi "enquadrar a ação que é indispensável e médio e longo prazo" e de forma coordenada entre todos os Estados-membros, designadamente à luz do agravamento da situação epidemiológica por toda a Europa.

"Verificámos nas últimas semanas que enfrentamos novas variantes do coronavírus, a britânica e outras, o que exige que permaneçamos extremamente vigilantes", disse, garantindo então que todos os líderes concordam com "a necessidade manter medidas restritivas e, nalguns casos, talvez adaptá-las ou reforçá-las", incluindo no domínio das viagens transfronteiriças.

O presidente do Conselho Europeu afirmou que, "aprendendo com as lições do ano passado", há agora um maior consenso em torno da importância de não encerrar as fronteiras internas da UE, "para garantir o bom funcionamento do mercado interno", mas admitiu que será necessária ação suplementar para desencorajar as viagens não essenciais.

No entanto, ainda não há um entendimento entre os 27 quanto às medidas restritivas adicionais a adotar para "desencorajar fortemente" as viagens consideradas não essenciais, tendo Charles Michel insistido na necessidade de, ao contrário do sucedido em 2020, as medidas serem decididas "de uma forma coordenada", ainda que o encerramento de fronteiras seja uma matéria da competência dos Estados-membros.

Certo é que, pelo menos numa primeira fase, os certificados de vacinação não serão utilizados para efeitos de deslocações, mas apenas para fins médicos. "Numa fase posterior poderemos ver se, quando e em que circunstâncias este certificado pode ser usado. Agora é prematuro e irrealista", disse.

A concluir, Charles Michel apontou que a reunião de hoje confirmou a "total mobilização dos 27 chefes de Estado e de Governo em duas frentes": por um lado, acelerar o processo de vacinação da população europeia, e, por outro, continuar a limitar a propagação do vírus, sobretudo das novas variantes.

23h30 -França passa a requerer teste PCR negativo a passageiros europeus

O Presidente da República de França, Emmanuel Macron, anunciou esta noite que os passageiros europeus que se desloquem a França para viagens não essenciais vão ter de apresentar um teste PCR negativo realizado no máximo 72 horas.

A decisão do Presidente foi comunicada hoje pelo Eliseu a diversos meios de comunicação franceses após as conclusões do Conselho Europeu dedicado à crise sanitária que reuniu os líderes europeus.

Os trabalhadores fronteiriços e trabalhadores dos transportes terrestres estão isentos de apresentar este teste.

Esta medida vai entrar em vigor em França a partir de domingo à noite.

23h15 - Passageiros de zonas muito perigosas na UE obrigados a teste antes de viagens

Os líderes europeus decidiram hoje manter abertas as fronteiras internas da União Europeia (UE), mas reforçando as medidas de contenção da covid-19, passando a ser obrigatório que passageiros de novas zonas consideradas `muito perigosas` tenham de apresentar testes negativos.

"Decidimos manter as fronteiras internas abertas, mas precisamos de medidas direcionadas", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falando em conferência de imprensa após ter participado numa reunião por videoconferência com os chefes de Estado e de Governo da UE.

Na ocasião foi, então, decidido "refinar o mapa" que retrata a situação epidemiológica da covid-19 na UE, o que implica criar "novas áreas de risco" e, assim, introduzir as "zonas vermelho escuro", explicou a responsável à imprensa, falando junto ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Isto significa que "as pessoas que viajam de zonas vermelho escuro podem ter de fazer testes antes de viajar e depois fazer quarentena" quando chegarem ao destino, precisou a líder do executivo comunitário.

Aquele que é um sistema de semáforos sobre a propagação da covid-19 na UE, começa no verde (situação favorável) e chegará até ao vermelho escuro (situação muito perigosa), já superior ao máximo atual, o vermelho.

"Passaremos a trabalhar com base neste sistema de zonas", apontou Ursula von der Leyen, notando que esta é uma "abordagem comum" que pode evitar situações como a suspensão de viagens e garantir o pleno funcionamento do mercado único.

Ainda assim, eventuais suspensões de viagens são sempre decisões a serem tomadas por cada Estado-membro, como fez Portugal no caso dos voos de e para o Reino Unido. 

23h05 - Costa salienta acordo europeu para reconhecimento mútuo dos testes rápidos

O primeiro-ministro salientou hoje que os líderes europeus chegaram a um acordo para o reconhecimento mútuo dos testes rápidos da covid-19, adiantando que este passo facilitará "a confiança" na liberdade de circulação no espaço europeu.

António Costa referiu-se a este compromisso - o primeiro alcançado no período de presidência portuguesa do Conselho da União Europeia - após ter participado por videoconferência numa cimeira informal de líderes europeus.

"Houve uma decisão muito importante que foi o reconhecimento mútuo dos testes rápidos de antigénio", sem necessidade de equipamento laboratorial, declarou em conferência de imprensa, em São Bento, o líder do executivo português.

Com este passo, de acordo com António Costa, "ficará facilitada em muito a confiança de todos na liberdade de circulação dentro da União Europeia, passando também a existir, igualmente, uma metodologia comum por todos reconhecido para a realização de estes de antigénio".

22h53 - Brasil supera 214 mil mortos e aproxima-se dos 8,7 milhões de casos

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 214 mil mortes pela covid-19 (214.147) e aproxima-se dos 8,7 milhões de casos de infeção (8.697.368) desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

Desse total, 1.316 óbitos e 59.119 diagnósticos positivos foram contabilizados nas últimas 24 horas, segundo o último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Este é o terceiro dia consecutivo em que o Brasil soma mais de mil vítimas mortais.

22h40 - Sem imprevistos Portugal terá 70% dos adultos vacinados no fim do verão

O primeiro-ministro afirmou hoje que o plano de vacinação nacional está em linha com os objetivos da Comissão Europeia e que, sem incidentes ou imprevistos, no final do verão, Portugal terá 70% da população adulta vacinada.

Este objetivo foi assumido por António Costa em conferência de imprensa, no final de uma cimeira de líderes europeus, que decorreu por videoconferência, depois de confrontado com as metas de vacinação presentes no plano da Comissão Europeia.

"As propostas da Comissão Europeia estão em linha com o nosso próprio plano de vacinação e as doses que semanalmente Portugal recebe decorrem dos contratos definidos pela própria Comissão Europeia. Portanto, os objetivos estão fixados tendo em conta as doses e o ritmo da sua distribuição", começou por declarar.

Neste quadro, segundo o primeiro-ministro, "se não houver um percalço no processo de distribuição das vacinas, que estão contratualizadas e calendarizadas, Portugal chegará ao final do verão com condições para ter 70% da população devidamente imunizada".

No entanto, António Costa quis logo a seguir destacar o seguinte aviso: "Há várias condições que não dependem de nós", referiu, dando como exemplos mudanças em fábricas da Pfizer ou o recente acidente de viação na autoestrada A2.

"Ninguém sabe se vamos ter outros incidentes. Se não houver incidentes, com o calendário definido e contratualizado entre a Comissão Europeia e as diferentes empresas, assim como com o calendário de distribuição estabelecido para os diferentes países, isso permitirá que em todos, e também é Portugal, 70% da população esteja devidamente vacinada e imunizada", frisou.

22h30 - Esgotada a capacidade de acolhimento do Hospital de São José

Ao final da tarde havia três vagas, mas foram entretanto preenchidas. Nos cuidados intensivos, há 50 camas, todas ocupadas. Na enfermaria, há 250 camas e 222 doentes.


22h15 - Sobrelotação. Doentes chegam a esperar cinco horas à porta dos hospitais

Os doentes com covid-19 acumulam-se dentro das ambulâncias ou ao frio e à chuva à porta dos hospitais. A RTP entrou na zona do Hospital de Santa Maria onde os novos utentes se encontram à espera de internamento, com os familiares ansiosos a aguardar notícias.


22h00 - Hospitais em situação mais difícil estão na região de Lisboa

As unidades tentam expandir as suas capacidades de internamento, mas estão a enfrentar limites dos meios técnicos e dos recursos humanos.


21h30 - Ligações aéreas de e para o Reino Unido suspensas a partir de sábado

“O Governo decidiu interromper totalmente os voos para o Reino Unido e do Reino Unido para Portugal a partir das 00h00 do próximo sábado de forma a diminuir os riscos de contágios com base na nova variante”, anunciou António Costa esta quinta-feira, após a reunião do Conselho Europeu.

A partir da meia-noite só podem existir voos humanitários entre Portugal e Reino Unido. 

“Foi decidido manter as fronteiras abertas, mas relativamente a países terceiros, manter também as medidas que existem de controlo da pandemia”, acrescentou o primeiro-ministro.

21h20 - Alunos preocupados com a suspensão das aulas

Muitos alunos questionam a ausência de acompanhamento online. Segundo Mário Nogueira, da Fenprof, é possivel ajustar o calendário e compensar mas a partir daqui começa a ser uma situação mais complicada.


21h08 - Interrupção das escolas compensada no Carnaval, Páscoa e final do ano

O ministro da Educação anunciou hoje um reajustamento do calendário escolar, retirando dias às pausas letivas e acrescentando uma semana ao ano letivo, e confirmou que as aulas, mesmo que à distância, estão também suspensas no ensino particular.

Em conferência de imprensa no Ministério da Educação, em Lisboa, Tiago Brandão Rodrigues recordou a determinação hoje adotada em Conselho de Ministros de "proceder à interrupção de todas as atividades letivas" entre sexta-feira, 22 de janeiro, e sexta-feira, 05 de fevereiro, adiantando que, apesar de já ter sido dado conhecimento público da medida pelo primeiro-ministro, António Costa, "as escolas já foram informadas relativamente a esta questão".

"Estes 15 dias, e depois da auscultação a vários atores da educação, vão ser compensados, na que era a interrupção letiva do Carnaval, naquilo que restava da interrupção letiva da Páscoa e também com uma semana no final do ano letivo e assim conseguimos compensar estes 15 dias", disse o ministro.

O responsável pela pasta da Educação esclareceu ainda que não há exceções a esta determinação, depois de a associação dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, ter admitido não interromper as atividades letivas, recorrendo ao ensino à distância nos próximos 15 dias.

"Tenho muito respeito pelo ensino particular e cooperativo, mas não são as nossas universidades e o nosso ensino politécnico com o grau de autonomia que tem. Este ziguezaguear, não digo oportunismo, mas espreitar sempre à exceção ou tentar fazer diferente é o que nos tem causado tantos problemas em termos societais. O cumprimento estrito das regras é algo que deve acontecer. Todas as atividades letivas estão interrompidas durante este período", disse Tiago Brandão Rodrigues.

20h26 - EUA deverão chegar às 500 mil mortes no próximo mês, alerta Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse esta quinta-feira que o número de mortes por Covid-19 no país provavelmente atingirá a barreira do meio milhão em fevereiro.

Num evento na Casa Branca, um dia depois de ter tomado posse, Biden disse ainda que a implementação do plano de vacinação tem sido "um fracasso terrível até agora".

"As coisas vão continuar a piorar antes de melhorar", alertou o presidente norte-americano.

Os EUA são o país mais atingido pela pandemia no mundo, com 24.538.028 casos registados até ao momento e mais de 408 mil vítimas mortais.

20h08 - França regista mais de 22 mil novos casos do vírus

A França registou 22.848 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de casos para 2.987.965, desde o início da pandemia, segundo as autoridades francesas.

Houve ainda 346 mortes hospitalares associadas à covid-19 nas últimas 24 horas. No total, já foram registadas 71.998 mortes desde o início da pandemia.

Há atualmente 25.735 pacientes com covid-19 nos hospitais franceses e 2.876 foram admitidos nos cuidados intensivos.

19h58 - Enfermeiros denunciam casos de vacinações sem indicação

A bastonária dos enfermeiros denunciou hoje situações de pessoas que estão a ser vacinadas contra a covid-19 que não têm contacto direto com doentes, classificando esta situação “própria de um país saloio” que tenta vacinar “os amigos da instituição”

A acusação foi feita por Ana Rita Cavaco aos deputados da Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

A bastonária adiantou que têm chegado à Ordem dos Enfermeiros situações que, apesar de serem pontuais, “são importantes e que se estão a agravar com o início da vacinação dos lares, em que estão a vacinar primeiro pessoas que não têm contacto direto com doentes ao invés de enfermeiros, médicos e assistentes operacionais”.

“Isto é próprio de um país saloio que tenta vacinar aqueles que conhecem, os amigos da instituição, e alguém tem que ir verificar o que é que se está a passar”, apelou numa audição conjunta por videoconferência com o bastonário da Ordem dos Médicos no parlamento.

Segundo a bastonária, esta situação está a passar-se nalgumas instituições do país, adiantando que a OE já enviou estes relatos para a Assembleia da República e que irá continuar a fazê-lo porque “entende que tem que haver culpados daquilo que acontece”.

19h37 - Surto em lar de Redondo com 51 utentes e 15 funcionários infetados

Um total de 51 utentes e 15 funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, no distrito de Évora, está infetado com o coronavírus SARS-CoV-2, devido a um surto na instituição, disse hoje o provedor.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Misericórdia de Redondo, João Azaruja, indicou que o surto foi detetado no Lar António Manuel Fernandes Piteira, depois de uma funcionária ter apresentado sintomas da doença.

A funcionária “ficou com sintomas no passado domingo” e recebeu indicações para ir para a casa, tendo, depois, realizado um teste com resultado positivo para o coronavírus que provoca a doença covid-19, adiantou.

19h24 - Hospital de Penafiel quase "esgotado" prepara mais camas de cuidados intensivos

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), sediado em Penafiel, vai abrir um novo espaço com quatro camas, para colmatar a "ocupação praticamente esgotada" em cuidados intensivos, informou hoje fonte hospitalar.

Em declarações à Lusa, fonte da administração adiantou que, "neste momento, há 124 doentes covid-19 internados no CHTS, sendo 16 em cuidados intensivos", assinalando que "a resposta tem de acautelar também os doentes não covid-19".

Atualmente, o CHTS está com "lotação completa" devido à resposta que tem sido dada, também, a doentes não covid-19.

19h05 - Surto na Misericórdia de Cuba, no Alentejo, com sete mortos

O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cuba, no distrito de Beja, já provocou a morte de sete utentes, num total de 96 pessoas infetadas, revelou hoje o provedor da instituição.

O responsável, Francisco Orelha, disse também à agência Lusa que seis dos 62 utentes atualmente infetados encontram-se internados no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Quanto aos 27 colaboradores que tiveram resultados positivos nos testes de rastreio ao novo coronavírus SARS-CoV-2, permanecem em quarentena nas suas habitações, acrescentou.

A este surto na instituição "escaparam", até ao momento, apenas 16 funcionários e quatro utentes, mas um deles teve o último teste com resultado inconclusivo.

18h50 - Pfizer reduz entregas de vacinas para metade em alguns países da UE

A farmacêutica Pfizer cortou para metade o volume de vacinas contra a Covid-19 entregues a alguns países da União Europeia esta semana.

A Roménia, por exemplo, recebeu apenas 50 por cento das doses esperadas para esta semana, sendo que a segunda metade será entregue gradualmente até finais de março.

Também a Polónia anunciou que recebeu, na segunda-feira, 176 mil doses, cerca de metade do que estava acordado.

O mesmo está a acontecer com Portugal. Na terça-feira chegaram mais 48 mil doses da vacina da Pfizer, quase metade daquilo que estava previsto.

As autoridades governamentais queixam-se de as reduções nas entregas estarem a prejudicar os esforços de vacinação às suas populações. Na quarta-feira, a Itália ameaçou avançar com uma ação legal contra a Pfizer.

A redução nas entregas poderá estar relacionada com os atrasos na produção da vacina anunciados pela farmacêutica na semana passada. No caso de Portugal, o primeiro-ministro garantiu que apesar do corte na entrega, a vacinação está assegurada.

18h42 - Rio de Janeiro cancela carnaval em julho deste ano e remete para 2022

A cidade brasileira do Rio de Janeiro só deverá voltar a celebrar o carnaval em 2022, após a decisão da prefeitura de cancelar as festividades previstas para julho deste ano, devido ao agravamento da pandemia de covid-19 no país.


"Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento. Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021", escreveu o prefeito, Eduardo Paes, na rede social Twitter.

18h29 - Espanha regista novo recorde diário de contágios com quase 45.000 novos casos

A Espanha registou hoje 44.357 novos casos de covid-19, um novo recorde de contágios em 24 horas, elevando para 2.456.675 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 404 (menos 60 do que na terça-feira) atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 55.041.

18h24 - Espanha investiga 200 casos de potenciais crimes cometidos em lares

Segundo avança a agência Reuters, as autoridades espanholas estão a investigar mais de 200 casos de potenciais maus-tratos em lares de idosos, que foram particularmente afetados durante a primeira vaga da pandemia.

De acordo com os dados oficiais, cerca de 43 mil residentes de lares em Espanha morreram com Covid-19 ou sob suspeitas da doença durante a primeira vaga da pandemia, de março a maio. Na altura, as autoridades relataram falta de equipamentos básicos e de proteção nestas residências e elementos do exército, em missões de desinfeção, descobriram corpos abandonados em várias instalações.

O Ministério Público avança que quase metade das suas investigações estão relacionadas com homicídio por negligência do dever de cuidar, enquanto analisou 21 casos de deficiências nos cuidados médicos.

À medida que Espanha tem vindo a registar números recordes de infeções, as autoridades alertam para os riscos em toda a rede de cuidados domiciliares, embora as autoridades de saúde esperem ter a maioria dos idosos residentes em lares vacinados nas próximas semanas.

18h00 - Ordem diz que dois médicos morreram com covid-19 nos últimos dias

Dois médicos morreram com covid-19 nos últimos dois dias, revelou hoje o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, durante uma audição no parlamento.

“Desde há muito tempo que não é dada qualquer informação sobre os profissionais de saúde”, disse Miguel Guimarães numa audição conjunta com a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, na comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

“Só nos últimos dois dias faleceram dois médicos com covid-19, que estavam obviamente a trabalhar. Esta é uma realidade que nos começa a escapar. O número de infetados médicos, as necessidades que estão a acontecer no terreno e o impacto na vida das pessoas”, sublinhou Miguel Guimarães.

17h40 - Novo surto com 40 infetados na Misericórdia de Grândola

Um novo surto de covid-19 com pelo menos 40 infetados, entre residentes e funcionários, foi detetado no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Grândola (Setúbal), revelou hoje a Autoridade de Saúde Pública local.

O delegado de Saúde de Grândola, Ismael Selemane, explicou à agência Lusa que, entre os 40 infetados, estão 34 utentes e seis funcionários de dois blocos daquela Estrutura Residencial para Idosos (ERPI).

17h27 - Itália regista 521 mortos e 14.078 novos casos

Nas últimas 24 horas, Itália registou 14.078 novos casos confirmados de Covid-19 e 521 vítimas mortais.

Desde o início da pandemia, o país registou 84.202 mortes por Covid-19, o segundo maior número na Europa e o sexto no mundo. Itália reportou ainda 2.428 milhões de casos até à data.

17h12 - Reino Unido baixou valor diário para 1.290 mortes

O Reino Unido registou 1.290 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, menos 500 do que o máximo verificado na véspera, divulgou hoje o Governo britânico.

Na quarta-feira tinham sido registadas 1.820 mortes e 38.905 novos casos, mas hoje foram contabilizados 37.892 casos, confirmando a tendência de descida.

Os últimos dados, de terça-feira, dão conta de uma pequena descida do número de hospitalizados para 38.676 pacientes, mas o número continua a ser elevado, o que está a causar pressão no serviço de saúde público.

Só no domingo foram internadas 3.709 pessoas com o novo coronavírus.

17h04 - Reino Unido já administrou mais de cinco milhões de vacinas

O Reino Unido revelou hoje que já administrou mais de cinco milhões de doses da vacina covid-19 desde que iniciou a sua campanha de imunização no início de dezembro.

O anúncio foi feito nas redes sociais pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que agradeceu "o tremendo esforço nacional" que estão fazendo todos aqueles que contribuem para o plano de vacinação.

“Dose a dose, estamos a proteger os vulneráveis e a aproximarmo-nos do objetivo de derrotar o vírus”, afirmou o chefe de governo numa mensagem na sua conta oficial da rede social Twitter.

De acordo com os últimos dados oficiais, publicados hoje, o total de pessoas vacinadas no Reino Unido com a primeira dose chega a 4,97 milhões, enquanto 464.036 já receberam uma segunda dose.

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, garantiu hoje na Câmara dos Comuns que o país está a administrar 200 doses por minuto, o que permitiu vacinar até hoje dois terços dos residentes em centros para idosos.

"Estamos no caminho certo para cumprir a nossa meta de vacinar os residentes de lares até ao final deste mês, e com sorte, antes disso", disse Hancock.

16h55 - Agência europeia alerta para risco "muito elevado" de contágio das novas variantes

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje para o risco "muito elevado" de contágio das novas "e preocupantes" variantes do SARS-CoV-2, pedindo restrições mais rigorosas e rapidez na vacinação dos grupos de risco.

Em causa está o relatório sobre o "Risco de propagação das novas e preocupantes variantes da SARS-CoV-2", hoje divulgado pelo ECDC e ao qual a Lusa teve acesso, no qual esta agência europeia frisa que "a probabilidade de introdução e propagação comunitária" na União Europeia e Espaço Económico Europeu (UE/EEE) das novas estirpes detetadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil é "muito elevada devido à sua maior transmissibilidade".

"Este aumento da transmissibilidade é suscetível de causar um aumento do número de infeções. Isto, por sua vez, é suscetível de levar a taxas mais elevadas de hospitalização e morte em todos os grupos etários, mas particularmente para os grupos etários mais velhos ou com comorbidades", alerta o ECDC.

Por essa razão, o centro avisa os países europeus que "são necessárias intervenções não-farmacêuticas [restrições] mais rigorosas para reduzir a transmissão e aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde", tais como confinamento das pessoas mais vulneráveis, restrições às viagens e fecho de escolas.

16h45 - ECDC atribui "aumento notável" nas infeções em Portugal a relaxamento no Natal

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) atribuiu hoje o "aumento notável" no número de casos de covid-19 em Portugal "ao relaxamento" das restrições o Natal e, "em menor escala", à variante inglesa do SARS-CoV-2.

Em causa está o relatório sobre o "Risco de propagação das novas e preocupantes variantes da SARS-CoV-2", hoje divulgado pelo ECDC e a que a Lusa teve acesso, no qual esta agência europeia observa que "Portugal registou um aumento notável no número de todos os casos notificados de covid-19 nas últimas semanas".

"Este aumento tem sido atribuído principalmente ao relaxamento das intervenções não-farmacêuticas [restrições] durante a época festiva de fim de ano, mas também, em menor escala, à propagação da variante inglesa em algumas regiões do país", justifica a agência europeia no documento.

16h37 - Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança Social (ISS).

"O requerimento já está disponível", indica o ISS na página da Segurança Social.

O apoio excecional à família, que já tinha sido aplicado no confinamento em março, foi anunciado hoje pelo primeiro-ministro, António Costa, no final do Conselho de Ministros em que foi decidido o encerramento das escolas, a partir de sexta-feira, nos próximos 15 dias, devido à evolução da pandemia de covid-19.

"Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais em estabelecimento escolar ou equipamento social de apoio à primeira infância ou deficiência, já a partir desta sexta-feira, dia 22, o Governo decidiu reativar a medida de apoio excecional à família", pode ler-se no `site` da Segurança Social.

O instituto lembra que ao abrigo deste mecanismo, "os pais que tenham de faltar ao trabalho para prestar assistência inadiável a filho ou dependente a cargo têm direito a receber um apoio correspondente a 2/3 da sua remuneração base, com um limite mínimo de 665 euros e um limite máximo de 1.995 euros".

"Este apoio abrange os trabalhadores por conta de outrem, os trabalhadores independentes e os trabalhadores do serviço doméstico", refere o ISS.

O instituto lembra que "não são abrangidas as situações em que é possível a prestação de trabalho em regime de teletrabalho".

16h24 - Creches e ATL fecham, universidades podem ter de mudar avaliações

O primeiro-ministro anunciou hoje que as creches e ateliês de tempos livres serão encerradas no âmbito da interrupção das atividades letivas por causa do novo coronavírus, enquanto as universidades poderão ter de ajustar o calendário de avaliações.

Falando a seguir ao Conselho de Ministros em que foi decidido interromper a atividade letiva de todos os graus de ensino, António Costa pormenorizou que as creches e ATL também ficarão fechadas durante um período de 15 dias a partir de sexta-feira.

Quanto às universidades, "no âmbito da autonomia universitária, devem adotar as devidas medidas, tendo em conta que alguns dos estabelecimentos estão neste momento em avaliações e poderão ter que reajustar esse calendário de avaliações", declarou.

O primeiro-ministro justificou a interrupção da atividade letiva com a disseminação da variante do SARS-CoV-2 mais contagiosa na sociedade portuguesa, que registou um aumento de prevalência de 08% na semana passada para cerca de 20% atualmente.

15h45 – Suspensão letiva é “danosa” para desenvolvimento das crianças

Questionado sobre os motivos que levaram à decisão de suspender todas as atividades letivas por 15 dias, António Costa relembrou que as medidas são aplicadas conforme os dados existentes mas que a suspensão levita é “danosa” para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e jovens.

“A interrupção de atividades letivas é profundamente danosa para o processo de desenvolvimento das crianças e para o processo de aprendizagem. E, ao contrário do que acontece com outras atividades, não é suscetivel de compensação”.

“Não há dinheiro que pague o dano que esta medida causa no processo de desenvolvimento de uma criança ou no atraso e perturbação do seu processo de aprendizagem”, lamentou Costa.

15h38 - Governo ainda sem dados sobre inversão da tendência de aumento de contágios

Relativamente à tendência de aumento de transmissão desta estirpe, o primeiro-ministro declarou que até ao momento nenhum dos epidemiologistas em contacto com o Governo foi capaz de estimar quando se inverterá a atual trajetória de aumento do número de contágios com o novo coronavírus.

"Até agora, nenhum dos epidemiologistas identificou qual é o ponto estimado para inversão [do crescimento de contágios] desta nova estirpe", afirmou António Costa no final do Conselho de Ministros.

15h35 – Primeiro-ministro. Novo quadro de medidas será reavaliado dentro de 15 dias

Questionado pelos jornalistas sobre se estas novas medidas terão um prazo de apenas 15 dias, António Costa afirmou que o quadro de medidas "suplementares" de combate à covid-19, em que se destaca a suspensão da atividade letiva, será reavaliado pelo Governo dentro de 15 dias.

“Todas as medidas têm um prazo de vigência de 15 dias, embora, na próxima semana, haja uma reavaliação do estado de emergência, que termina [dia 30]. Estas medidas serão reavaliadas dentro de 15 dias e diariamente iremos acompanhar a evolução da chamada estirpe britânica em termos de prevalência na sociedade" declarou.

15h29 - "Desejamos que esta interrupção seja de curta duração", diz PM sobre escolas

15h23 – Escolas “não foram nem são principal foco de transmissão”

Embora tenha anunciado o encerramento das instituições de ensino, António Costa referiu, na conferência de imprensa, que “as escolas não foram nem são um principal foco de transmissão”.

“Não é por as escolas estarem encerradas para proteção dos alunos, dos professores e do pessoal não docente que o conjunto de medidas da limitação de circulação, de dever de recolher domiciliário, da obrigatoriedade de teletrabalho, de medidas de proteção individual devem ser de alguma forma descuradas”.

“Temos mesmo o dever cívico de reforçar este nosso confinamento, porque para além da saúde e das vidas, temos também de apressar o controlo desta situação, para prejudicar o menor tempo possível o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, que ficarão inevitavelmente afetadas com esta interrupção das atividades letivas”, concluiu o primeiro-ministro.

15h16 - OMS África critica acumulação de vacinas nos países ricos

A diretora regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS), Matshidiso Moeti, alerta para o risco de África ficar para trás no acesso às vacinas, criticando a acumulação de doses nos países ricos.

"Nós primeiro, não eu primeiro, é a única forma de acabar com a pandemia. A acumulação de vacinas apenas prolongará a provação e atrasará a recuperação de África", disse Matshidiso Moeti.

"É profundamente injusto que os africanos mais vulneráveis sejam forçados a esperar por vacinas enquanto os grupos de menor risco nos países ricos são imunizados", acrescentou.

A diretora regional para África da OMS falava hoje, a partir de Brazzaville, República do Congo, na habitual conferência de imprensa semanal sobre a pandemia no continente africano.

Para a responsável, "os trabalhadores da saúde e as pessoas vulneráveis em África necessitam de acesso urgente a vacinas covid-19 seguras e eficazes".

As autoridades africanas temem que o continente seja deixado para trás no acesso às vacinas, à medida que outras regiões fazem acordos bilaterais, provocando um aumento dos preços.

Segundo dados da OMS, desde o início desta semana, foram administradas 40 milhões de doses de vacinas covid-19 em 50 países, na sua maioria de elevado rendimento.

Em África, a Guiné-Conacri é o único país de baixo rendimento a fornecer vacinas e, até à data, apenas foram administradas a 25 pessoas.

As Seicheles, um país de alto rendimento, é o único no continente a ter iniciado uma campanha nacional de vacinação.

A parceria para as vacinas COVAX, que integra a Aliança para as Vacinas (GAVI) e a OMS, tem o compromisso de assegurar aos países de baixo rendimento 2 mil milhões de doses de vacinas de cinco produtores, com opções para mais de mil milhões de doses.

"A COVAX está no bom caminho para começar a distribuir doses e começar a garantir o acesso global às vacinas", disse, na mesma conferência de imprensa, Thabani Maphosa, diretor da GAVI.

"Este enorme empreendimento internacional foi possível graças a donativos, trabalho para acordos de partilha de doses e acordos com fabricantes. Aguardamos com expetativa o seu lançamento nas próximas semanas", acrescentou.

Em África, a coligação comprometeu-se a vacinar pelo menos 20% da população até ao final de 2021, fornecendo um máximo de 600 milhões de doses.

Espera-se que 30 milhões de doses iniciais comecem a chegar até março, com o objetivo de cobrir 3% da população, dando prioridade aos trabalhadores da saúde. A maioria das doses deve chegar no segundo semestre do ano.

Para garantir que as vacinas são transportadas e armazenadas adequadamente, a OMS, GAVI, Unicef estão a fazer o mapeamento do equipamento da cadeia de frio existente nos países, bem como da sua capacidade de armazenamento.

De acordo com a OMS, os países africanos apresentam um nível médio de prontidão para receber as vacinas e começar a imunização em massa de 42%.

14h49 – Governo apoia famílias com crianças até aos 12 anos

Face a estas novas medidas e restrições, o primeiro-ministro assegura que, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento em março de 2020, “será adotado um conjunto de medidas para apoiar as famílias com crianças em idade igual ou inferior a 12 anos”.

Para começar, as faltas ao trabalho serão justificadas para quem não está em teletrabalho. Além de, segundo Costa, haver um apoio como no primeiro confinamento.

Embora as atividades letivas sejam suspensas, o primeiro-ministro garantiu que as instituições de ensino funcionarão como centros de acolhimento para as crianças cujos pais trabalhem em serviços essenciais e não possam ficar em casa. Além disso, será mantido o apoio alimentar a todas as crianças que beneficiam da ação social.

“Todas as atividades relativas à intervenção precoce e ao apoio à crianças com necessidade educativas especiais também não sofrerão interrupção”, acrescentou, Costa, sublinhando que as comissões de proteção de crianças e jovens vão manter o normal funcionamento.


14h51 – Atividades letivas suspensas por 15 dias, anuncia primeiro-ministro

António Costa anunciou o encerramento de escolas e universidades. À saída da reunião de Conselho de Ministros, esta quinta-feira, o primeiro-ministro começou por afirmar que se está a revelar um “crescimento acentuado” e aumento de prevalência da estirpe britânica do coronavírus em Portugal.

“O Instituto Nacional de Saúde Pública Ricardo Jorge forneceu ontem novos dados sobre a prevalência na sociedade portuguesa da nova estirpe, tendo sido referida como estirpe britânica, onde se verifica que há um crescimento muito acentuado da presença desta estirpe, desde a semana passada”, explicou.

“Na semana passada tínhamos oito por cento de prevalência. Esta semana temos 20 por cento de prevalência e os estudos prospetivos indicam que pode ter um crescimento muito significativo, possa mesmo vir a atingir 60 por cento de prevalência nas próximas semanas”.

Face a esta nova realidade, defendeu Costa, “impõe-se alterar um conjunto de medidas que foram adotadas na semana passada”.

Em primeiro lugar, relativamente aos serviços públicos, o chefe do Executivo anunciou que vão ser encerradas todas as Lojas do Cidadão, mantendo-se o atendimento por marcação nos restantes serviços públicos.

Relativamente aos tribunais, “serão suspensos os processos não urgentes”.

Em terceiro lugar, “apesar de todo o esforço extraordinário que as escolas fizeram para se preparar para que pudessem funcionar normalmente em atividade presencial, face a esta nova estirpe e à velocidade de transmissão que ela comporta, manda o princípio da precaução que procedamos à interrupção de todas as atividades letivas, durante os próximos 15 dias”.

Esta suspensão e interrupção letiva será, no entanto, “devidamente compensada no calendário escolar” num outro período de férias.

14h43 - Não há aulas à distância

Primeiro-ministro António Costa anuncia fecho das escolas com encerramento das atividades letivas.

14h35 - Transportes públicos com menos ocupação esta quinta-feira

14h34 - Escolas. "Há hoje razões decisivas" para fechar "que não havia há duas semanas", diz Marcelo

14h27 - Governo avança com fecho de escolas já amanhã

14h23 - Portugal não comprou todas as doses da vacina contra a Covid-19 disponíveis da Moderna

14h11 - Portugal regista mais 221 mortos e 13.544 novas infeções por Covid-19

Estão internadas 5630 pessoas, mais 137 do que ontem, 702 das quais em cuidados intensivos, mais 21.

14h09 Sindicato dos Magistrados do Ministério Público pede a suspensão de diligências e julgamentos

14h08 - Hospital de Castelo Branco aciona nível de catástrofe na medicina intensiva

14h07 - Conferência Episcopal determina suspensão de missas a partir de sábado

14h06 - Restrições na ilha de São Miguel prolongadas até dia 29

O Governo Regional dos Açores anunciou hoje que as medidas restritivas aplicadas em São Miguel devido à pandemia de covid-19 vão prolongar-se até 29 de janeiro, passando também a existir regras para os funerais.

Em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, referiu que a ilha de São Miguel mantém quatro concelhos (mais de metade) com alto risco de transmissão do novo coronavírus (com mais de 100 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias).

Por isso, acrescentou, as medidas restritivas aplicadas, que já estavam em vigor até dia 22, vão prolongar-se até ao dia 29 de janeiro.

Assim, todas as escolas da ilha vão manter o ensino à distância e haverá recolher obrigatório às 20:00 nos dias úteis e às 15:00 ao fim de semana, ainda que com várias exceções, como deslocações por motivos de saúde, para o trabalho e para a compra de bens essenciais.

Os estabelecimentos comerciais vão continuar a encerrar às 20:00, nos dias úteis, e às 15:00, ao fim de semana, e os restaurantes a encerrar às 15:00, podendo funcionar em serviço de `take away` ou entrega ao domicílio a partir dessa hora.

Também os ginásios, piscinas cobertas, casinos e estabelecimentos de jogos de toda a ilha vão permanecer encerrados.

Entre as alterações previstas no novo decreto regulamentar regional que irá definir as medidas aplicadas até 29 de janeiro, está a criação de regras para funerais na ilha de São Miguel.

14h05 - Governo dos Açores levanta cerca de Ponta Garça e mantém a de Rabo de Peixe

O Governo Regional dos Açores decidiu levantar a cerca sanitária de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, mas manter por mais uma semana a cerca de Rabo de Peixe, na Ribeira Grande.

"O Governo determinou o levantamento da cerca de Ponta Garça, com a manutenção da proibição de circulação, com a manutenção do encerramento dos estabelecimentos de ensino, com a manutenção do encerramento dos estabelecimentos de bebidas e restauração", disse hoje o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Desde o dia 15 de janeiro que vigoravam cercas sanitárias na freguesia de Ponta Garça e na vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, as duas localidades nos Açores com maior incidência de casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

A cerca de Ponta Garça será levantada a partir das 00:00 horas desta sexta-feira, mas a de Rabo de Peixe será mantida por "mais uma semana".

14h03 - Segunda vaga está a ser mais mortífera em África

A segunda vaga da pandemia de covid-19 está a revelar-se mais mortífera em África, onde a taxa de mortalidade excede a média mundial, anunciou hoje o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

A taxa de mortalidade do novo coronavírus em África situa-se agora em 2,5% dos casos registados, acima da média mundial de 2,2%, explicou o diretor daquela agência especializada da União Africana (UA), John Nkengasong, na conferência de imprensa semanal do Africa CDC, através da internet, a partir de Adis Abeba.

O número de casos no continente aumentou 14% por semana ao longo do último mês.

Desde o início da pandemia, África permanece oficialmente um dos continentes menos afetados pela contaminação com o vírus SARS-CoV-2, com 3,3 milhões de casos de Covid-19 e quase 82.000 mortes, de acordo com a agência.

Mas o aumento da taxa de mortalidade marca uma rutura em relação à primeira vaga, em que se encontrava abaixo da média global, indicou Nkengasong.

"Estamos a assistir a uma inversão", acrescentou o diretor do Africa CDC. "Esta é uma das características notáveis da segunda vaga, que temos de combater duramente", advertiu.

Atualmente, 21 países africanos registam taxas de mortalidade superiores aos 2,2% que são a média mundial.

14h01 - Centro Hospitalar do Médio Tejo tem crianças internadas com covid-19

13h59 - Pandemia já matou pelo menos 2.075.698 pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.075.698 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11:00.

Mais de 96.825.840 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

Os números são baseados em levantamentos diários das autoridades de saúde de cada país e excluem as revisões posteriores de institutos de estatísticas, como ocorre na Rússia, Espanha e Reino Unido.

Na quarta-feira, foram registados 17.502 novos óbitos e 674.124 novos casos em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes em seus levantamentos mais recentes são os Estados Unidos com 4.261 novas mortes, o Reino Unido (1.820) e o México (1.539).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 406.162 mortes para 24.438.935 casos, segundo o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 212.831 mortes e 8.638.249 casos, a Índia com 152.869 mortes (10.610.883 casos), o México com 144.371 mortes (1.688.944 casos) e o Reino Unido com 93.290 mortos (3.505.754 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica é o que apresenta o maior número de mortes em relação à sua população, com 178 mortes por 100.000 habitantes, seguida da Eslovénia (157), da República Checa (140), Itália (138) e Bósnia (138).

A Europa totalizou hoje, às 11:00, 680.452 mortes em 31.318.790 casos, a América Latina e Caraibas 560.184 óbitos (17.709.669 casos), os Estados Unidos e Canadá 424.583 mortes (25.162.846 casos), a Ásia 233.109 óbitos (14.771.309 casos), o Médio Oriente 94.664 mortes (4.491.990 casos), a África 81.761 óbitos (3.339.669 casos) e a Oceania 945 mortes (31.576 casos).

13h57 - São já cerca de 30 mil as pessoas infetadas em Portugal com variante britânica

13h49 - Apelo para bibliotecas deixarem aberto o sinal de acesso Wi-Fi

A Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) apela a que estes equipamentos culturais, mesmo estando encerrados, "deixem o sinal de acesso Wi-Fi aberto", para "garantir a todos, tanto quanto possível, o acesso à Internet".

Numa curta mensagem nas redes sociais, a RNBP recorda que a pandemia, o confinamento decretado na semana passada e a decisão de "encerramento das escolas" agravaram a situação das "famílias mais vulneráveis" e criaram "novas vulnerabilidades".

"As bibliotecas, como serviços universais e gratuitos, assumem aqui a maior importância no combate às desigualdades, nomeadamente ao continuarem a disponibilizar, mesmo com os espaços encerrados, acesso gratuito ao Wi-Fi da biblioteca", sabendo que a Internet "passou a ser o meio de comunicação privilegiado", sublinha a RNBP.

De acordo com os dados mais recentes, de 2018, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas conta com 431 bibliotecas centrais e pólos em 238 municípios.

13h45 - Ministra admite que Portugal pode chegar aos 20 mil mortos por covid-19 até meados de março

13h43 - FNE e Fenprof consideram o encerramento das escolas inevitável mas tardio

13h41 - Alunos, pais e professores aceitam a decisão de encerrar escolas

13h39 - Covid-19. Quatro crianças internadas no D. Estefânia com doença grave

13h38 - O caminho para novo encerramento das escolas

13h15 - Canceladas missas a partir de sábado

Num comunicado enviado às redações, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anuncia ter determinado "a suspensão da celebração 'pública' da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações".

De acordo com a CEP, "as Dioceses das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira darão orientações próprias".

"Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas, transmitidas em direto por via digital", acrescenta.

12h59 - Incêndio em fábrica de um dos maiores produtores de vacinas do mundo

Um incêncio deflagrou num edifício em construção do Serum Institute, na Índia. Responsáveis dizem que a produção de vacinas para a covid-19 não foi afetada.

12h45 - Universidade de Lisboa encerra atividade presencial

A Universidade de Lisboa (UL) vai encerrar toda a atividade presencial, mas decidiu garantir a realização dos exames presenciais marcados para os próximos dias, disse hoje à Lusa o reitor António Cruz Serra.

"O que vamos fazer é encerrar toda a atividade presencial controladamente. Não vamos deixar de dar oportunidade a um estudante que tem exame amanhã (sexta-feira) ou no sábado, que estudou durante semanas para o exame, de o fazer, se a escola conseguir garantir todas as condições de segurança", afirmou.

A UL vai adiar a avaliação presencial para as provas escritas e adotar a avaliação 'online' nos casos de provas orais, discussão de projetos ou reuniões

"Os exames escritos presenciais não são transformados em exame online. São adiados para a altura em que se puderem fazer, o que na nossa perspetiva não será antes de meados de abril", precisou Cruz Serra.

12h15 - Portugal com mais de 1200 casos por 100 mil habitantes, diz o Centro de Prevençao e Controlo das Doenças

Só a Irlanda e a República Checa têm mais casos do que Portugal, de acordo com o último relatório que abrange vários países europeus.

Portugal tem um registo, nos últimos 14 dias contabilizados pelo ECDC, de 1215.19 casos por 100 mil habitantes.

Já quanto às vítimas mortais, Portugal tem 178.27 mortos por um milhão de habitantes. 

Um valor abaixo do registado pela República Checa, Eslováquia, Lituânia, Eslovénia, e Liechtenstein.


11h59 - Bruxelas deixa Portugal aumentar para 1,2 mil ME apoio à restauração e comércio

A Comissão Europeia autorizou hoje Portugal a aumentar para 1,2 mil milhões as ajudas estatais a empresas afetadas pela crise da covid-19, como da restauração e comércio, com um novo programa de apoio para as rendas dos estabelecimentos.

11h58 - Volta ao Algarve adiada devido à evolução da situação pandémica em Portugal

A Volta ao Algarve foi adiada, informou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), considerando a decisão "inevitável, dada a evolução da situação pandémica em Portugal" e agendada para entre 05 e 09 de maio.

11h54 - DGS diz que números que estão a circular nas redes sociais sobre casos de Covid-19 em Portugal "são falsos"

Diz a DGS, num tweet colocado no Twitter, que a informação oficial só sai ao início da tarde "após um processo aprofundado de verificação".



11h50 - Marcelo volta a mostrar-se favorável ao fecho de "todas as escolas"
 11h46 - Hospital particular de Viana do Castelo recebe até 8 doentes para aliviar SNS

O hospital particular de Viana do Castelo vai receber até oito doentes sem infeção por SARS-CoV-2 para permitir ao hospital público aumentar o número de camas disponíveis para combater a pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

11h45 - Vila Real de Santo António fecha acesso aos passadiços de praia

11h45 - PE aprova regulação para manter fundos de assistência a necessitados

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, em Bruxelas, a regulação que permite manter o financiamento da assistência alimentar e básica, este ano e em 2022, aos mais necessitados, no âmbito da resposta à pandemia da covid-19.

11h24 - Encerramento das escolas

Conselho de ministros a decorrer. Pelas 13h00 António Costa deve falar ao país. Acompanhe aqui todos os momentos.

11h14 - CGTP considera indispensável garantir rendimentos de quem tem de ficar com filhos em casa
 11h04 - Incêndio no maior fabricante mundial de vacinas na Índia

Um incêndio deflagrou hoje no Serum Institute da Índia, o maior fabricante de vacinas no mundo, segundo os media locais, que referem que a produção de vacinas contra a covid-19 não foi afetada.

10h59 - Faculdade de Medicina da U.Porto contra interrupção da formação médica

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto avaliou hoje o encerramento das escolas médicas como "contraproducente", uma vez que os finalistas estão integrados nos hospitais e podem apoiar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Embora considere que as medidas de fecho das escolas e universidades "pecam por tardias", em declarações à Lusa, Altamiro da Costa Pereira defende que, "sendo generalistas, não tomam em consideração realidades diferentes e específicas".

10h17 - Registada transmissão "vertiginosa" de Covid-19 entre os estudantes do ensino secundário e do ensino superior
 10h16 - Conselho coordenador dos politécnicos considera justificável encerramento das escolas 
 10h04 - Angela Merkel, chanceler alemã, admite que estamos a viver um momento muito difícil da pandemia

Merkel diz que são necessárias medidas equivalentes no combate ao vírus em toda a Europa. Epidemiologicamente, a União Europeia deve ser considerada como apenas uma região, acrescentou.

Afirmou ainda a chanceler alemã que a nova variante do vírus será o tópico chave da reunião desta noite por videoconferência com os líderes da União Europeia.

10h03 - Hospital Militar de Lisboa duplica capacidade com mais 140 camas

O polo de Lisboa do Hospital Militar duplicou a sua capacidade, com mais 140 camas, para ajudar a tratar doentes de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Defesa Nacional (MDN).

10h02 - África com mais 922 mortes e 28.109 infetados nas últimas 24 horas

10h01 - Portugal apresentou o quarto maior défice público, 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB), no terceiro trimestre de 2020, acima do de 5,8% na zona euro e de 5,6% na União Europeia (UE), segundo o Eurostat.

Apesar de todos os Estados-membros terem registado défices nas contas públicas entre julho e setembro de 2020, as médias das duas zonas apresentam uma forte recuperação, de seis pontos percentuais cada, face ao trimestre anterior.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, os défices mais altos foram observados em Malta (10,9% do PIB), Roménia (10,0%), Lituânia (8,7%), Portugal e Espanha (7,7% cada).

A Dinamarca (0,4% do PIB) apresentou o menor défice nas contas públicas, seguida pela Eslovénia (1,8%), Suécia (2,4%) e Estónia (3,2%).

09h31 - EUA, com Joe Biden, vão participar na iniciativa COVAX para que mais vacinas cheguem aos países mais pobres, disse Anthony Fauci

09h24 - Transferência de doentes já estava no plano do centro hospilatar

O Hospital de Santa Maria esclareceu hoje que a transferência da Unidade de Ventilação Não Invasiva (não covid) para o Pulido Valente estava prevista no plano do centro hospitalar e vai permitir instalar mais 10 camas de cuidados intensivos.

09h20 - Conselho Europeu reúne-se com pandemia e vacinação na ordem de trabalhos 
 08h49 - Meios da pediatria chamados a tratar adultos 
 08h43 - Capacidade de testagem aproxima-se do limite 
 08h42 - Diretora de infeciologia do Hospital Dona Estefânia considera encerramento das escolas necessidade "emergente" 
 08h33 - Grande Entrevista. Ministra da Saúde alerta para situação de catástrofe dos hospitais
 08h27 - Portugal não comprou todas as vacinas que podia

Tinha direito, mas não quis.

São cerca de oitocentas mil doses, produzidas pela Moderna, que serão aproveitadas por outros estados-membros da União Europeia.

O coordenador da Comissão Técnica que desenvolveu o plano de vacinação em Portugal confirmou esta situação ao Jornal de Negócios.

Francisco Ramos justifica a compra de menos vacinas com o argumento de que vão sobrar doses ao país.

Em vez de encomendar 3 milhões e setecentas mil vacinas, o Governo requisitou apenas 2 milhões e oitocentas mil doses da Moderna.

08h15 - Alemanha com mais 20398 casos e 1013 vítimas mortais

08h13 - Chefe de Gabinete da chanceler alemã admite que a Alemanha pode fechar fronteiras se países vizinhos não agirem no combate ao vírus

08h12 - Suécia aumentou o ensino à distância para alunos do secundário e pede a funcionários públicos para que continuem a trabalhar a partir de casa

08h09 - Rússia com mais 21887 casos e 612  vítimas mortais

08h08 - "Quadro de holocausto"

O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, apelou hoje em carta aberta ao primeiro-ministro, António Costa, ao encerramento das escolas e alertou para um "quadro de holocausto" que se agrava naquela região.

08h07 - Estudantes do Porto e Lisboa pedem ao Governo que encerrem escolas

A Associação Académica de Lisboa (AAL) e a Federação Académica do Porto (FAP) pediram hoje ao Governo o encerramento das escolas e faculdades e a garantia de refeições de ação social para alunos mais carenciados.

Em comunicado, a AAL diz estar preocupada com a situação que se vive na comunidade estudantil devido à evolução da pandemia de covid-19.

7h17 - Ponto de situação

O Governo vai tomar esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a decisão sobre a suspensão das aulas presenciais do pré-escolar ao ensino universitário.

A suspensão das aulas presenciais poderá ocorrer já a partir de sexta-feira.


O aumento da prevalência da variante britânica do coronavírus em Portugal, que afeta também os mais jovens, terá sido determinante para a avaliação da medida.

Na última noite, durante a Grande Entrevista da RTP3, a ministra da Saúde avançava já que o Governo poderia optar pelo encerramento dos estabelecimentos de ensino.
"As decisões vão ser tomadas amanhã no Conselho de Ministros", adiantava esta quarta-feira Marta Temido, frisando que a situação pandémica se agravou em Portugal, algo que não estava previsto quando foram decididas as últimas medidas.

"Nós estamos perante factos novos, a nova variante" inglesa, mais facilmente transmissível, acrescentou a ministra, para estimar que as infeções causadas por esta estirpe no país possam atingir os 60 por cento até ao final do mês, "o que muda muita coisa".
Mensagem de António Costa

O primeiro-ministro afirma que a propagação da pandemia em Portugal é alarmante. O alerta foi publicado na rede social Instagram.Começaram ontem os testes rápidos nas escolas dos concelhos em risco elevado extremo.


António Costa afirma que, depois de ter chegado de Bruxelas, se reuniu de emergência com os ministros da Educação, Saúde, Presidência e Ensino Superior. Na reunião, foram avaliados os mais recentes dados dos especialistas sobre a evolução da pandemia.



Foi analisado, em particular, o crescimento da variante britânica do vírus em Portugal, que também afeta os mais jovens.

O primeiro-ministro afirma que a prioridade é salvar vidas e controlar a pandemia.
"Uma boa solução"
Marcelo Rebelo de Sousa afirma, por seu turno, que "fechar as escolas é uma boa solução". Posição assumida em entrevista do candidato presidencial ao Porto Canal.

O Presidente da República considera que se trata de uma medida prudente, uma vez que a propagação do vírus está a aumentar nas escolas.
O quadro em Portugal
Morreram num só dia 219 pessoas vítimas da Covid-19 em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. É o valor máximo de óbitos desde o início da pandemia.

Havia ontem registo de mais 14.647 casos. É também o número mais elevado de sempre.
Estavam internadas mais 202 pessoas, para um total de 5493. Nos cuidados intensivos estão mais 11 pessoas, para um total de 681.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.058.226 mortes, resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Brasil somou, em 24 horas, 1340 mortos e 64.385 infetados pelo novo coronavírus, para um total de 212.831 óbitos e 8.638.249 casos desde o início da pandemia.

No último boletim epidemiológico, o Ministério brasileiro da Saúde informou que a taxa de incidência da Covid-19 em território brasileiro é agora de 101 mortes e 4111 casos por 100 mil habitantes.