Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23H30 - Brasil com mais 1.202 mortes e 62.334 casos

O Brasil registou mais 1.202 mortes e 62.334 infeções confirmadas por covid-19, nas últimas 24 horas, segundo os números divulgados hoje pelo Governo brasileiro no boletim epidemiológico.

Hoje é o quinto dia consecutivo em que o país sul-americano soma mais de mil vítimas mortais diárias, no momento em que o país atravessa uma segunda vaga da pandemia.

Até agora, desde o início da pandemia, já morreram, em consequência da doença, 216.445 pessoas.

Em relação às infeções, com os mais recentes números o país ultrapassou os 8,8 milhões de diagnósticos positivos (8.816.254) desde o início da pandemia.

23h00 - ARS Algarve reforça apoios face a aumentos de casos positivos

22h40 -Espanha. Aumento de 82% em internamentos e quase 4.000 pessoas em UCI
22H25 - Surto em lar de Paredes de Coura infeta 102 utentes e funcionários

Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, infetou 74 dos 80 utentes e 28 dos 44 funcionários, disse hoje o provedor da institutição.

Em declarações à agência Lusa, o padre Manuel Alberto Lourenço explicou que dos 74 utentes do lar de idosos, "um foi transferido, na sexta-feira, para o hospital de Viana do Castelo e, hoje de manhã, um outro utente sofreu um AVC".

"A situação parece está a tornar-se mais calma, com todas as ajudas e com toda a colaboração. Temos a ajuda de uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR) e de vários voluntários. Temos tido a ajuda possível, sabendo de antemão que se a situação estabilizar irá correr tudo bem, se se agravar iremos precisar de mais recursos humanos", referiu o provedor.

Segundo o pároco, os 28 funcionários infetados pelo primeiro surto a afetar a instituição desde março de 2020, "estão em casa, em recuperação".

22H10 - Primeiro caso de infeção detetado na Ilha do Corvo

O coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, foi reportado pela primeira vez nos Açores no dia 15 de março de 2020, mas só passados 10 meses atingiu a ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago.

O único concelho da ilha do Corvo (com o mesmo nome), o mais pequeno e menos populoso do país, com cerca de 460 habitantes, registou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus.

Segundo o comunicado da Autoridade de Saúde Regional dos Açores trata-se de um residente na ilha, que foi testado no rastreio realizado ao sexto dia aos passageiros que chegam de fora do arquipélago ou da ilha de São Miguel, que está classificada como zona de "alto risco" de transmissão.

O primeiro caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus nos Açores foi registado na ilha Terceira, em 27 de fevereiro de 2020, ainda antes de Portugal confirmar o primeiro caso positivo, no dia 02 de março.

21h55 - França regista cerca de 24.000 novos casos num dia

As autoridades de saúde francesas contabilizaram hoje 23.924 novos casos de coronavírus num dia, número que se mantém estável e elevado durante a última semana.

Nas últimas 24 horas morreram 230 pessoas devido à covid-19 em França, elevando a 72.877 o total de mortes desde o início da pandemia, em março de 2020.

Nos hospitais, 25.900 camas estão ocupadas por doentes com problemas derivados do vírus, com 1.169 novas admissões num dia.

Do total, 2.869 doentes estão nos cuidados intensivos (menos 16 do que na sexta-feira).

21h40 - Aumento de óbitos já se sente nos cemitérios portugueses
21h20 - "Fadiga pandémica". Especialistas explicam infrações ao confinamento
21h10 - Algarve expande capacidade de lugares em UCI
20h55 - Infrações às regras de confinamento passam a ser pagas na hora
20h40 - Hospital de campanha de Lisboa já conta com sete pacientes Covid-19
20h20 - Hospital de campanha abre em Lisboa
20h10 - Hospitais em pré-rutura. Ordem dos Médicos fala em cenário catastrófico
19h52 - Milhares protestam nas ruas contra a gestão da pandemia por Bolsonaro

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em várias cidades brasileiras em protesto pelo atraso na campanha de vacinação contra a covid-19 e exigindo a destituição do Presidente Jair Bolsonaro devido à gestão da pandemia no país.

Respondendo ao apelo de partidos e organizações de esquerda, cerca de 500 veículos percorreram as principais avenidas da cidade de Brasília, exibindo `slogans´ como "vacinas para todos", "oxigénio", "Bolsonaro fora" ou "impeachment sim".

Os manifestantes também protestaram contra o fim da ajuda de emergência atribuída desde abril até ao final de dezembro a 68 milhões de brasileiros, quase um terço da população.

Protestos semelhantes decorreram em outras cidades do país, incluindo o Rio de Janeiro e São Paulo.

19h47 - Cabo Verde com mais 33 infetados e dois mortos em 24 horas

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 33 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e dois mortos, elevando para 13.414 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 725 amostras desde sexta-feira, com o concelho da Praia, capital do país, a não confirmar nenhum caso - pela primeira vez em vários dias - entre as 155 amostras, mas contando com 205 casos ativos.

Contudo, na capital cabo-verdiana foi registado um morto, por complicações associadas à covid-19, nas últimas 24 horas, tal como em São Lourenço dos Órgãos, também na ilha de Santiago.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (5), Tarrafal (4) e São Lourenço dos Órgãos (1).

Na ilha de São Vicente foram confirmados 15 novos infetados (em 211 amostras), sendo atualmente o principal foco da doença no arquipélago, com 251 casos ativos. Face à situação, o Governo cabo-verdiano decretou a situação de calamidade para aquela ilha, a única do país nesse estado, até 15 de fevereiro.

Os restantes casos positivos registaram-se na ilha do Fogo (8).

19h25 - Oslo em semi-confinamento devido a surto da variante inglesa

O Governo noruguês anunciou este sábado estas medidas como forma de combater a pandemia de Covid-19 em Oslo e outras nove freguesias da sua região, depois de ter sido detetado um surto de contágio com a variante inglesa do SARS-CoV-2 perto da capital.

Comércio não essencial e centros comerciais vão fechar, os jantares e deslocações para estar entre amigos são desaconselhados, os restaurantes ficam limitados ao take away, os eventos públicos são anulados, com execpção de funerais e enterros, e o Parlamento funcionará com atividades "mínimas". Os municípios poderão ainda encerrar escolas e liceus e o teletrabalho será previlegiado.

São as medidas mais estritas jamais impostas no país desde o início da pandemia.

"Estamos a aplicar as medidas mais restritas desde março último em 10 localidades. Nalgumas vamos ainda mais longe do que em março", anunciou o ministro da Saúde morueguês, Bent Høie, em conferência de imprensa e reconhecendo que estas medidas irão "tornar o dia a dia difícil para muitos".

19h10 - Mais seis casos na Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau registou na sexta-feira mais seis infeções com o vírus da covid-19, aumentando o total de casos ativos no país para 74, anunciou hoje o Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo dados divulgados no boletim diário, na rede social Facebook, na sexta-feira foram detetados mais seis casos de infeção com o coronavírus que provoca a doença da covid-19.

O boletim diário indica também que há 74 casos ativos no país e 2.406 recuperados.

O número de vítimas mortais mantém-se nos 45.

18h55 - Angola reporta 98 novos casos e mais cinco mortes

Angola registou mais 98 novos casos positivos de covid-19 e mais cinco mortos, totalizando agora 457 óbitos anunciaram hoje as autoridades sanitárias. Recuperaram 26 doentes.

Luanda, Huambo, Cuanza Sul, Huíla, Lunda Sul, Benguela, Moxico e Namibe são as províncias angolanas em que registaram os novos casos nas últimas 24 horas com idades entre os 8 meses e 87 anos.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública angolana, hoje divulgado, os laboratórios processaram 1.904 amostras por RT-PCR e o cumulativo aponta para 349.729 amostras processadas com uma taxa de positividade de 5,5%.

As unidades hospitalares seguem 191 doentes internados e estão em quarentena institucional 127 pessoas.

18h35 - PR guineense decreta estado de calamidade para os próximos 30 dias

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, decretou hoje estado de calamidade por um período de 30 dias e avisou que a situação poderá ser alterada "a qualquer momento" se assim o exigir.

A medida, refere o decreto presidencial de Umaro Sissoco Embaló, é a resposta do país perante o aumento de casos de infeção pela Covid-19 perante a ameaça do surgimento de uma nova estirpe do vírus da qual o país não terá condições de lutar.

"Com o efeito, está cientificamente comprovado o surgimento de novas estirpes mais contagiosas e mortíferas, e a fraca capacidade da estrutura sanitária do país, como fatores que não podem ser perdidos de vista nas decisões a serem tomadas de combate à covid-19", destaca o decreto presidencial.

Segundo o diploma, a que a Lusa teve acesso, estão restritos alguns direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos nacionais e estrangeiros que se encontrem no território da Guiné-Bissau.

18h20 - Índice de transmissão em Portugal em crescimento e acima de 1 há 24 dias

O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está acima de 1 há 24 dias, verificando-se recentemente um período de crescimento para os 1,13 registados na última segunda-feira, indicam dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

"O R(t) nacional encontra-se acima de 1 há 24 dias. Neste período variou entre 1,01 e 1,25", apurou o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), que tem acompanhado a evolução da transmissão do vírus em Portugal desde o início da pandemia da covid-19.

Segundo os últimos dados do INSA, verifica-se uma "tendência crescente de novos casos ao nível nacional em todas a regiões do país, com exceção da Região Autónoma dos Açores".

O valor médio do Rt, entre os dias 14 e 18 de janeiro, foi de 1,13 em Portugal, sendo, por regiões, mais alto em Lisboa e Vale do Tejo (1,17), seguindo-se o Norte (1,12), o Centro (1,12), a Madeira (1,08), o Algarve (1,06), o Alentejo (1,05) e os Açores (0,93).

De acordo com o INSA, depois de 01 de janeiro registou-se no país um período de redução da transmissão do vírus que provoca da covid-19, que passou dos 1,25 no primeiro dia do ano para os 1,11 a 12 deste mês.

"Nos últimos dias o valor do Rt interrompeu o processo de decréscimo, tendo dado lugar a um período de crescimento lento de 1,11 para 1,13 a 18 de janeiro. Este resultado sugere uma estabilização ou aumento ligeiro da velocidade de crescimento da incidência de SARS-CoV-2", refere o INSA.

Os mesmos dados indicam ainda que, depois de 26 de dezembro, observou-se um "aumento acentuado do Rt em poucos dias, tendo passado de 0,96 no dia de Natal para 1,21 registado a 30 de dezembro, um aumento que representou "uma nova fase de crescimento da incidência de SARS-CoV-2" em Portugal.

18h13 - Chefe militar espanhol demite-se após vacinar-se antes do tempo

O chefe das Forças Armadas espanholas, o general Miguel Ángel Villarroya, apresentou hoje a demissão, depois de ter sido acusado de ter sido vacinado contra a Covid-19 antes do estabelecido pelo protocolo.

Em comunicado, o Estado-Maior da Defesa informa que o chefe da cúpula militar em Espanha apresentou a demissão "para preservar a imagem das forças armadas".

Segundo o diário espanhol El País, em causa está a indicação de que o general e outros dirigentes militares terão sido vacinados contra a covid-19 na sexta-feira, apesar de não integrarem os grupo de imunização priritários.

Segundo uma fonte do Estado-Maior não identificada pela agência AFP, a demissão foi aceite pela ministra da Defesa, Margarita Robles. O El País corrobora esta informação, sublinhando que a demissão só deverá ser formalmente aceite na terça-feira, em conselho de ministros.

17h55 - Hospital público de Berlim colocado sob quarentena

As autoridades alemãs isolaram o Hospital de Humboldt, em Berlim, depois de 20 doentes e membros do pessoal terem testado positivo para a variante B117, até agora conhecida como variante inglesa.

Um porta-voz da empresa Vivantes, responsável pela administração do hospital público, referiu que se espera um aumento de casos, devido à alta taxa de contágio da variante,

A colocação sob quarentena implica que esta unidade hospitalar deixará de receber doentes. "Novos pacientes e urgências serão encaminhadas para outros hospitais", referiu a porta-voz.

17h27 - Hospital Garcia Orta com 201 doentes covid

O Hospital Garcia de Orta regista este sábado um total de 201 doentes positivos à Covid-19, dos quais 175 estão internados em enfermaria, 18 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos e oito doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária, informou a instituição.

O hospital voltou a registar um crescimento dos doentes internados em enfermaria e a ajustar a lotação afeta à Covid-19, "de modo a acomodar a necessidade do número de doentes internados positivos por infeção por SARS-COV-2".

"No decorrer da articulação regional permanente com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o Hospital Garcia de Orta continua a transferir doentes mediante disponibilidade de vagas", adianta ainda a nota enviada à comunicação social.

17h14 - Administração do São João, no Porto, recusa um cenário de descontrolo neste hospital

O presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, no Porto, diz que a situação é exigente. Mas recusa um cenário de descontrolo neste hospital.
O hospital tem 150 doentes internados com Covid19 e 45 deles em cuidados intensivos.

17h01 - Atraso da vacina AstraZeneca não compromete plano de vacinação

O coordenador do plano de vacinação da covid-19 garante que o atraso da vacina AstraZeneca/Oxford não vai comprometer a primeira fase do plano português.
Em declarações à agência Lusa, Francisco Ramos. admite uma quebra para cerca de metade face ao esperado.

Por isso Francisco ramos diz que não vai ser possível antecipar o plano, mas o que está previsto para o primeiro trimestre vai ser cumprido.

Esta sexta-feira um porta-voz da AstraZeneca avisou que as entregas da vacina da AstraZeneca/Oxford na Europa, sob reserva da sua aprovação, vão ser inferiores ao previsto, devido a uma "baixa de rendimento" num local de produção.

16h49 - Hospital São João no Porto com taxas de ocupação de 85% a 95%

O Hospital de São João, no Porto, regista hoje taxas de ocupação covid-19 entre os 85 por cento e os 95 por cento, revelou hoje o conselho de administração que descreveu um "panorama exigente e complexo", mas "estável" apesar do "aumento de procura".

"Diria que o panorama é exigente, é complexo, temos sentido uma pressão na procura, mas a situação no hospital é estável (…). Vamos gerindo os próximos dias e semanas que serão seguramente de forte procura. É provável que possam vir a acontecer [cenários de maior pressão como se verificam em outras zonas do país]. Temos de estar preparados e antecipar a resposta. Aqui no hospital temos tentado estar um passo à frente da epidemia", disse o presidente do conselho de administração, Fernando Araújo.

Atualmente estão internados neste hospital do Porto "mais de 150 doentes" com o novo coronavírus, dos quais 45 em cuidados intensivos.

16h35 - 84 Reclusos e 20 trabalhadores de Estabelecimento Prisional de Caxias positivos

Num comunicado enviado à comunicação social, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais informou, este sábado, após terem sido comunicados 11 casos positivos à Covid 19, por parte de trabalhadores do Estabelecimento Prisional de Caxias, "foi decidido, em conformidade com o plano de contingência em vigor, realizar (...) testes rápidos a todos os trabalhadores e reclusos deste Estabelecimento Prisional".

"Esta operação, em que se realizaram 400 testes a reclusos e trabalhadores, implicou uma grande mobilização logística e concretizou-se exclusivamente com meios próprios da DGRSP".

Os resultados desta testagem, revela ainda a nota, "indicam haver 84 reclusos e 20 trabalhadores que acusaram positivo à Covid 19".

"Os reclusos estão internados em espaço celular do Estabelecimento Prisional de Caxias, devidamente separados e isolados da restante população prisional e sob acompanhamento permanente de profissionais de saúde, não obstante se encontrarem, genericamente, assintomáticos", continuou, acrescentando que "os trabalhadores estão nos respetivos domicílios".

16h20 - Morreram cinco idosos após surto em lar ilegal de Samora Correia, Benavente

Um lar ilegal de Samora Correia, em Benavente, distrito de Santarém, registou cinco idosos mortos pela covid-19, avançou hoje o presidente da câmara local, referindo que os outros 38 utentes infetados estão a ser "devidamente acompanhados".

"Os outros utentes estão a evoluir de uma forma que nos dizem tranquila, mas sujeitos aquilo que é o problema da covid-19", afirmou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, ressalvando que a informação que dispõe é de sexta-feira, prevendo-se um novo ponto de situação esta tarde.

Com 43 dos 44 utentes infetados com o novo coronavírus, o lar ilegal de Samora Correia foi encerrado e evacuado em 13 de janeiro deste ano, por não existirem "condições mínimas para permanência" dos idosos, segundo o Instituto da Segurança Social (ISS).

15h46 - Mais de 2,1 milhões de mortos a nível mundial

Segundo a contabilização feita pela agência France Presse, A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 2.107.903 mortos a nível mundial até às 11h00 deste sábado.

De acordo com os números atualizados, havia mais de 98.127.150 casos de infeção oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 59.613.300 são agora considerados curados.

15h32 - CNE defende que votar é ato seguro

A Comissão Nacional de Eleições garante que votar será um acto mais seguro do que outras ações no dia-a-dia e apela ao cumprimento das regras por parte dos eleitores.

15h16 - Lisboa e Vale do Tejo com 122 mortos

De todas as regiões, Lisboa e Vale do Tejo é a que apresenta maior número de vítimas mortais e novos casos, com 122 óbitos e 6.135 novos casos só nas últimas 24 horas.

Seguem-se a região Centro, com 65 óbitos e 2.933 novos casos e região Norte com mais 55 óbitos e 4.992 casos. No Alentejo registaram-se mais 23 óbitos e 651 novos casos, enquanto que no Algarve houve registo de mais 471 casos.

Nos arquipélagos não houve registo de óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, mas a Madeira contabilizou mais 117 novos casos e os Açores mais 34 novos casos.

14h58 - Mais 274 mortos e 15.333 casos de Covid-19 em Portugal

Mais uma vez, voltam a bater-se todos os recordes dos números da pandemia em Portugal. Nas últimas 24 horas houve mais 274 óbitos e 15.333 casos.

Desde o início da pandemia morreram 9.768 pessoas e houve registo de 624.469 casos confirmados no país.

Destaque ainda para os internamentos, com mais 143 pessoas internadas em enfermaria e mais cinco doentes em cuidados intensivos. No total há 5922 doentes internados com Covid-19, dos quais 720 em unidades de cuidados intensivos.

Houve 9.768 recuperados nas últimas 24 horas, num total de 451.324 doentes recuperados desde o início da pandemia. Há nesta altura 162.951 casos ativos de Covid-19 em Portugal.

14h34 - Hospital de campanha de Lisboa a postos para receber primeiros doentes

O novo hospital de campanha de Lisboa, instalado na Cidade Universitária, junto ao Hospital Santa Maria, tem capacidade para receber 58 doentes que já estejam em recuperação.

Os profissionais de saúde salientam que este é um dia "histórico", mas preferiam que "nunca tivesse chegado".

13h26 - Larry King morre aos 87 anos com complicações associadas à Covid-19

O apresentador da CNN estava internado num hospital de Los Angeles desde o início do mês por complicações associadas ao novo coronavírus.

13h17 - Atraso da vacina AstraZeneca não vai comprometer plano português

O coordenador da taskforce do Plano de Vacinação da covid-19, Francisco Ramos, garantiu que o atraso da vacina AstraZeneca/Oxford não comprometerá a primeira fase do plano português, mas não permitirá antecipá-lo, admitindo uma quebra de 50 por cento do esperado.

Em declarações à agência Lusa, admitiu "um percalço" com o que era esperado, apontando que "a Astrazeneca, de facto, está com dificuldades em cumprir o calendário de produção", tendo proposto "nos últimos dias, uma redução muito acentuada de entregas para os próximos dois meses".

"De qualquer forma, para Portugal, esse número permite-nos cumprir o Plano Nacional da forma como estava delineado, terminando a vacinação das pessoas incluídas na fase um até abril. O que não vai permitir é a antecipação para março", acrescentou o responsável.

13h09 - O que se sabe sobre as novas variantes que já circulam em Portugal?

Todos os vírus sofrem mutações ao longo do tempo, e o Sars-Cov-2 não é exceção. No outono foram identificadas novas estirpes no Reino Unido, África do Sul e, mais recentemente, no Brasil - duas delas já circulam em Portugal. Mas o que se sabe sobre estas variantes do coronavírus?

12h17 - África com 968 mortes e 26.103 novos casos nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 968 mortes por covid-19 para um total de 83.859 óbitos, e 26.103 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número total de infetados é de 3.391.198.

O número de recuperados nos 55 Estados-membros da organização nas últimas 24 horas foi de 67.425, para um total de 2.851.926 desde o início da pandemia.

11h19 - Pagamento imediato de coimas

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna revela este sábado que o ministro Eduardo Cabrita endereçou novas orientações às forças de segurança que complementam as medidas do Estado de Emergência de forma a contribuir "decisivamente para o decréscimo de movimentação na via pública e a inversão do crescimento acelerado da pandemia".

GNR e PSP devem, de acordo com estas orientações no despacho assinado pelo ministro na sexta-feira, privilegiar a "cobrança imediata de coimas devidas pela violação das regras de confinamento".

"Nos casos em que não haja lugar ao pagamento imediato das coimas, isso implicará pagar também as custas processuais aplicáveis e a majoração da culpa no determinar do valor da coima", acrescenta a nota.

Salienta-se ainda a exigência de um comprovativo que justifique qualquer das situações de exceção admitidas, nomeadamente "deslocações para desempenho de atividades profissionais ou equiparadas, para acesso a serviços públicos e participação em atos processuais, por motivos de saúde ou assistência a terceiros e para passeios higiénicos".

"Sempre que essas situações não estejam devidamente documentadas ou atestadas, as Forças de Segurança devem requerer o respetivo comprovativo das razões que justificam a deslocação", lê-se na nota.

O MAI acrescenta ainda que "as exceções ao dever geral de recolhimento têm igualmente de ser justificadas, incluindo a prática de exercício físico e desportivo ou o passeio de animais de companhia na zona de residência - através de documento comprovativo da morada, não sendo admitidas as deslocações em veículo automóvel para aqueles efeitos".

São ainda admitidos "comprovativos da aquisição de bens ou serviços essenciais, assim como a indicação - sob compromisso de honra – da deslocação a efetuar".

11h12 - Governo garante segurança sanitária na eleição

O Ministério da Administração Interna reiterou este sábado, véspera da eleição presidencial, que estão garantidas todas as condições sanitárias impostas pelas autoridades de saúde para o exercício do direito de voto nas eleições deste domingo.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna observa que o planeamento deste ato eleitoral, no atual contexto de pandemia de Covid-19 e de estado de emergência, "não tem precedentes" na história da democracia portuguesa.

Salienta, no entanto, que o planeamento que visou manter "os níveis de fiabilidade que caraterizam o sistema eleitoral português, ao mesmo tempo que assegura o cumprimento de todas as regras sanitárias impostas pelas autoridades de saúde".

11h04 - Mais 879 mortes e 16.417 novos casos na Alemanha

As autoridades de saúde alemãs relataram 16.417 novas infeções e 879 mortes devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas no país, segundo dados atualizados hoje pelo Instituto Robert Koch (RKI).

Desde o início da pandemia foram registados 2.122.679 casos e 51.521 óbitos no país.

10h55 - México avisa para os riscos de vacinas à venda nas redes sociais

A Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) do México informou sobre os risco da comercialização ilegal da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Moderna Pharmaceuticals, que está a ser vendida através de redes sociais.

10h00 - Covid-19 cria dificuldades na prevenção e diagnóstico de outras doenças

A Liga Portuguesa Contra o Cancro chama a atenção para a linha de apoio gratuita ao doente oncológico, lançada já no início da crise pandémica.
Monick Leal, psicóloga clínica e coordenadora da Unidade de Psico-Oncologia da Liga, destaca que a ajuda da linha de apoio gratuita (800 919 232) abrange desde a ajuda com a medicação ao auxilio nas compras diárias de doentes.

9h25 - Fila de ambulâncias junta-se à porta do Hospital de Santarém

O Hospital de Santarém também esteve sob forte pressão, esta sexta-feira, na urgência destinada a doentes Covid. Durante o dia várias ambulâncias acumularam-se à entrada do serviço.


9h19 - Vacinas. AstraZeneca anuncia entrega menor que o previsto

Vão chegar menos vacinas da AstraZeneca do que estava previsto. A farmacêutica explica que houve uma "baixa de rendimento" num dos locais de produção.
Esta vacina ainda não foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, mas a decisão deverá ser tomada na próxima sexta-feira.

A Comissão Europeia tinha reservado até 400 milhões de doses desta vacina.

8h30 - Timor-Leste com 11 novos casos

As autoridades de saúde timorenses anunciaram hoje onze novos casos de Covid-19. O país tem agora um total de 14 ativos, segundo os dados atualizados.

8h27 - Índia com 152 mortes e mais de 14 mil casos

A Índia registou 152 mortes por covid-19 e 14.256 casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 10,6 milhões de casos do novo coronavírus (10.63.,684), mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, que no último balanço contavam com mais de 24,6 milhões.

8h26 - 107 novos casos na China

A China registou 107 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, 90 dos quais são contágios locais.

As autoridades chinesas redobraram os esforços para conter os surtos. Várias áreas foram isoladas e estão a ser efetuados testes em massa à população, numa tentativa de refrear a curva dos casos.

As autoridades estão a tentar travar o ressurgimento de surtos na véspera do período de férias do Ano Novo lunar, que decorre entre 11 e 17 de fevereiro de 2021, quando centenas de milhões chineses viajam para os locais de origem.

8h24 - México com mais 1.440 novas mortes

O México registou 1.440 novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país que contabiliza agora 147.614 óbitos desde o início da pandemia.

Além disso, foram comunicados 21.007 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas.

No total, o México já registou 1.732.290 casos confirmados.

8h20 - EUA registam 4.151 mortos

Os Estados Unidos registaram 4.151 mortos e 194.111 infetados com o novo coronavírus em 24 horas. O país contabiliza agora 24.806.034 casos e 413.818 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia e continuam a ser o país com mais mortos e também com mais casos de infeção em termos absolutos.
Ponto da situação

Nos últimos sete dias, o país com maior taxa de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo é, precisamente, Portugal. Foram ultrapassados os números de Estados Unidos, Brasil e Índia.

Na Europa, Portugal destaca-se nas novas infeções em relação a países como Espanha, Reino Unido, França e Itália.

O mesmo acontece com a mortalidade. Portugal tornou-se o pior país do mundo em mortes por milhão de habitantes, tendo ultrapassado o Reino Unido, com 18,24 mortes por milhão, enquanto o Reino Unido tem 18,10 por milhão.

Na sexta-feira foram identificados mais 13.987 casos de infeção em Portugal e 234 mortes devido à Covid-19. Há mais 6.434 casos ativos no país e mais 7.830 casos em vigilância.

Os internamentos também continuam a aumentar: há mais 149 doentes com covid-19 internados em enfermarias e mais 13 em Unidades de Cuidados Intensivos.
Variante
Foi detetada em Portugal a variante do Coronavírus que surgiu na África do Sul.

A infeção foi identificada, no início do mês, num doente sul-africano, que reside em Lisboa.

Trata-se de uma variante potencialmente mais perigosa do que a que surgiu no Reino Unido.

Este primeiro caso foi detetado no âmbito da vigilância de base genética que o Instituto de Saúde Ricardo Jorge desenvolve para monitorizar a circulação de variantes do Coronavírus.
Pré-catastrofe
Entretanto, o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, declara-se em situação de pré-catástrofe. A Diretora da Urgência diz que se têm vivido dias impensáveis, enquanto as ambulâncias continuam a formar filas à porta da urgência para doentes Covid. As camas de internamento estão quase todas ocupadas.

Com a situação pandémica em Portugal, as chamadas para a Linha SNS 24 bateram recordes. Em apenas uma semana foram recebidas quase 280 mil telefonemas.

Janeiro é já o terceiro mês com o maior número de chamadas atendidas pela SNS 24 desde que a linha foi criada, com mais de 550 mil atendimentos.
Medidas em vigor no fim de semana
Neste fim de semana é proibido circular entre concelhos até 5h00 de segunda feira. A medida entrou em vigor às 20h00 da noite e há apenas uma exceção para domingo, dia de eleições presidenciais.

Quem residir fora do concelho onde está recenseado pode deslocar-se para exercer o direito de voto.