Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 3508 novos casos e 204 óbitos.

Mais atualizações



23h00 - Casal infetado com Covid-19 casou-se num hospital de Madrid

O homem de 70 anos pediu a mulher de 62 em casamento através da aplicação de telemóvel WhatsApp. O padre realizou a cerimónia por vídeochamada.


22h40 - Brasil ultrapassa 9,5 milhões de casos do coronavírus

O Brasil, um dos países mais atingidos pela pandemia de covid-19, ultrapassou hoje os 9,5 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, depois de registar 26.845 novas infeções em 24 horas, segundo informação oficial.

De acordo com o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a doença, desde o início da pandemia foram comunicados 9.524.640 casos de covid-19 no país.

O número de mortes causadas pelo vírus SRS-CoV-2 aumentou para 231.534, com 522 mortes registadas nas últimas 24 horas, de acordo com a mesma fonte.

22h15 - Mais de mil médicos na Zona Centro não foram vacinados contra a covid-19

A Ordem dos Médicos da região revelou que 30% desses médicos não vacinados fazem serviço nas urgências.


22h05 - Peritos admitem aumento da pressão nos hospitais nas próximas duas semanas

Tudo por causa do número elevado de contágios da última semana de janeiro. Os três hospitais mais críticos da região de Lisboa continuam a transferir doentes graves para outros hospitais.


21h50 - Já foram administradas 125 milhões de vacinas em todo o mundo

No entanto, mais de um terço da população mundial continua por vacinar.

21h45 - Escolas tentam arranjar soluções para o ensino à distância

As aulas à distância começam esta segunda-feira. Vão estar envolvidos um milhão e meio de alunos. O Governo tinha prometido em abril entregar computadores a todos os que não tinham, para que não perdessem as aulas num novo confinamento, mas a promessa não foi ainda cumprida e as escolas tentam agora arranjar soluções para o problema, mesmo que se tratem de velhas soluções.

21h34 - Mais 87 mil doses de vacinas da Pfizer chegam a Portugal

As doses chegam esta segunda feira, revela a task force de vacinação.

20h59 - #estudoemcasa ensino secundário também disponível na televisão

No seguimento do projeto #EstudoEmCasa, resultante da parceria entre o Ministério da Educação e a RTP, o conteúdo relativo ao Ensino Secundário (já exibido nas plataformas digitais oficiais do projeto) passa a ter distribuição alargada a uma plataforma linear, via Televisão Digital Terrestre e através de uma nova posição nos operadores de cabo.

A partir desta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, às 09h00 poderá também aceder aos conteúdos referentes ao Ensino Secundário na TDT - Posição 8 em Portugal Continental / Posição 9 nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores

Nas operadoras MEO, NOS, Nowo e Vodafone está na Posição 444.

Este segmento de conteúdo é constituído por 15 blocos diários, de segunda a sexta-feira. 


20h55 - África do Sul suspende vacinação com doses da AstraZeneca/Oxford

A África do Sul anunciou hoje a suspensão temporária do seu programa de vacinação covid-19 após um estudo ter demonstrado uma eficácia "limitada" da vacina AstraZeneca/Oxford contra a variante do novo coronavírus detetada no país.

O programa de vacinação deveria começar nos próximos dias com um milhão de vacinas desenvolvidas pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

O estudo, realizado pela Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo e ainda não revisto pelos pares, diz que esta vacina oferece "proteção limitada contra formas moderadas da doença causada pela variante detetada da África so Sul em adultos jovens".

20h45 - Chegaram hoje a Portugal 43.200 vacinas do laboratório AstraZeneca

A informação foi avançada pela 'task force' para o plano nacional de vacinação contra a covid-19.

É o primeiro lote deste laboratório e chegou antes da data prevista, inicialmente previa-se que chegasse na próxima terça-feira.

A vacina da AstraZeneca desenvolvida por cientistas da Universidade de Oxford foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos no final de janeiro.

O coordenador da Task Force disse à RTP que aguardam indicações da DGS sobre a idade das pessoas que podem receber as vacinas da Astra Zeneca que começaram a chegar hoje a Portugal.

Ainda se desconhece a eficácia de maiores de 65 anos, pelo que vários países da União Europeia decidiram administrá-la apenas às faixas etárias abaixo dessa idade.

Em Portugal ainda não são conhecidas as regras de utilização desta vacina.


20h40 - Portugal registou o número de novos casos mais baixo desde há mais de um mês

Nas últimas 24 horas foram assinaladas 3.508 novas infeções por covid-19. Sendo domingo, os números são, como é habitual aos domingos, mais baixos tendo em conta o menor número de testes processados durante o fim-de-semana, mas mesmo assim é um valor inferior aos outros domingos do mês passado.

O número de óbitos mantém-se muito elevado, mas também voltou a diminuir em relação aos últimos dias.

Morreram nas últimas 24 horas 204 pessoas por Covid-19, o registo mais baixo desde 18 de janeiro.

Em sentido contrário, os internamentos voltaram a subir.

Depois de cinco dias consecutivos a diminuir há hoje mais 90 doentes nos hospitais por causa do novo coronavírus.

Já o número de doentes mais graves baixou. Nas últimas 24 horas saíram 26 doentes dos Cuidados Intensivos.


20h35 - Mãe com covid19 deu à luz gémeos que nasceram infetados

As autoridades de saúde estão a investigar esta transmissão de mãe para filho, considerada rara. Aconteceu em Viana do Castelo.


20h20 - Vacinação. Como nos comparamos com outros países?

A falta de vacinas está a afetar a campanha de vacinação em Portugal. Ao fim de mais de um mês de campanha, Portugal só vacinou 3,7 por cento da população, muito perto da média europeia.


20h15 - Adiada a próxima fase de vacinação em alguns concelhos de Lisboa e Vale do Tejo

Vários autarcas queixam-se de não ter recebido vacinas suficientes para vacinar milhares de utentes.


19h15 - França regista mais 171 mortos

Nas últimas 24 horas morreram em França 171 pessoas devido à covid-19, elevando assim o total de óbitos desde o início da pandemia para 78.965, divulgaram hoje as autoridades francesas.

Quanto ao número de novos contágios, foi de 19.715 pessoas, perfazendo um total de 3.337.048 infetados com o novo coronavírus desde o início da pandemia.

São 27.694 as camas hospitalares ocupadas por pacientes com covid-19, mais 325 do que no sábado.

Quanto às unidades de cuidados intensivos, estas albergam 3.272 doentes, mais 47 face a sábado.

19h00 - Itália com 270 mortos e 11.641 casos nas últimas 24 horas

A Itália registou 270 mortos e 11.641 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, quando 17 das 21 regiões do país se encontram, na escala do risco de infeção, com classificação amarela, a de menores restrições.

Os últimos dados do Ministério da Saúde italiano mostram uma descida nos contágios em relação ao dia anterior (13.442 infetados), embora as autoridades assinalem que também foram realizados menos quase 80.000 testes.

Desde que foi detetado o primeiro caso, a 21 de fevereiro de 2020, a Itália conta com um total de 2.636.738 infetados, dos quais morreram 91.273.

Atualmente estão hospitalizadas 21.373 pessoas devido à covid-19, 145 menos que no dia anterior, e 2.107 daquelas encontram-se nos cuidados intensivos (menos três que no último dia).

Desde hoje de manhã praticamente todo o país se encontra na classificação amarela (a de menor risco de infeção). A exceção são as regiões de Apúlia, Sicília, Úmbria e Bolzano, com a classificação laranja.

18h40 - Macron felicita Marcelo por reeleição e ambos abordam pandemia de covid-19

O Presidente francês, Emmanuel Macron, falou hoje telefonicamente com o chefe de Estado português, felicitando-o pela sua reeleição, há duas semanas, e ambos abordaram a temática da pandemia de covid-19, anunciou o Palácio de Belém na Internet.

Segundo uma nota na página oficial da Presidência da República Portuguesa, os dois responsáveis falaram do contexto atual, designadamente da "repercussão sanitária, económica e social, bem como o desenrolar da vacinação a nível europeu" contra o novo coronavírus SARS-Cov-2.

"Sublinhando a importância da Presidência Portuguesa do Conselho de Ministros da União Europeia, o Presidente Macron renovou a importância das relações e boa cooperação entre os dois países, bem como da comunidade portuguesa em França", lê-se ainda no texto.

18h32 - França regista 19,175 novos casos em 24 horas.

Tinham sido 20,586 no sábado.

18h14 - Estados Unidos. Secretária do Tesouro preocupada com "estagnação" do mercado de trabalho

A secretária do Tesouro norte-americana expressou hoje preocupação com a estagnação do mercado de trabalho no país, mas disse esperar um regresso ao pleno emprego em 2022 se for aprovado o plano de resgate da economia proposto pelo Presidente.

"Receio que o mercado de trabalho esteja estagnado", declarou Janet Yellen numa entrevista à emissora CBS, evocando o relatório sobre o emprego nos Estados Unidos divulgado na sexta-feira.

"Temos 10 milhões de norte-americanos desempregados. Quatro milhões saíram do mercado de trabalho", disse.

17h44 - Sindicato de Todos os Professores promove greve de uma semana a partir de segunda-feira

O Sindicato de Todos os Professores (STOP), que acusa o Governo de "irresponsabilidade", anunciou hoje que vai manter um pré-aviso de greve de uma semana, exigindo condições para o ensino à distância.

Esta decisão prende-se, diz o sindicato, com "a irresponsabilidade do Governo em não ter garantido as condições para o ensino à distância", bem como "as condições para todos os profissionais da educação e alunos que irão para as escolas".

O STOP queixa-se de falta de meios informáticos e acessos à Internet para alunos e professores e faz críticas à atual situação dos professores com filhos menores.

"Esta greve nacional de 8 a 12 de fevereiro [uma semana a contar de segunda-feira], além de pressionar o Governo a melhorar as condições, permitirá que os profissionais de educação que sintam a sua saúde e vida em risco a possam salvaguardar", lê-se no comunicado.

17h18 - Estudo aponta que variante britânica está a duplicar nos EUA a cada dez dias

A variante da Covid-19 mais contagiosa, identificada pela primeira vez no Reino Unido, está a disseminar-se a uma grande velocidade nos EUA, duplicando a cada dez dias, segundo aponta um estudo recente.

Ao analisar meio milhão de testes de Covid-19 e centenas de genomas, a pesquisa confirma aquilo que o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) previa há um mês: esta nova variante britânica pode tornar-se dominante nos EUA em março.

Se esta previsão se confirmar, pode significar um aumento significativo do número de novos casos nos EUA e um maior risco de morte.

A pesquisa estima que a taxa de transmissão desta nova variante nos EUA é entre 30 a 40 por cento superior ao de outras estirpes mais comuns do vírus SARS-CoV-2.

“Nada neste artigo é surpreendente, mas as pessoas precisam de o ver”, disse Kristian Andersen, virologista e uma das autoras do estudo que oferece uma primeira análise à evolução da variante britânica, conhecida cientificamente como B.1.1.7, nos Estados Unidos.

“Devíamos provavelmente prepararmo-nos para o facto de esta estirpe tornar-se dominante em grande parte dos EUA até março”, alertou a virologista ao New York Times.

16h50 - Israel vai saindo gradualmente do seu terceiro confinamento

Cabeleireiros reabertos, clientes de volta às lojas e passeios que podem exceder um quilómetro de distância de casa: Israel começou hoje a sair do seu terceiro confinamento desde o início da pandemia do novo coronavírus.

No contexto de uma ofensiva de vacinação, o governo israelita anunciou um alívio nas restrições do confinamento iniciado em dezembro para travar uma nova vaga de contágios, depois das da primavera e do fim do verão.

Desde meados de dezembro foram vacinadas mais de 3,4 milhões de pessoas (perto de 40% da população), das quais mais de dois milhões também já receberam a segunda dose da vacina.

Apesar do confinamento e da campanha de imunização, o mês de janeiro foi o mais mortífero desde o início da pandemia de covid-19 em Israel, com mais de 1.000 mortos.

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, o país de nove milhões de habitantes conta no total com mais de 686.000 infetados, incluindo 5.074 mortos.

16h15 - Reino Unido regista 15.845 novos casos e 373 mortos

Nas últimas 24 horas, o Reino Unido registou 15.845 novos casos, aumentando o total para 3.945.680 infeções desde o início da pandemia.

Foram ainda reportadas 373 mortes associadas à Covid-19, para um total de 112.465.

Segundo o jornal The Guardian, o número de novos casos diminuiu 24,3 por cento nos últimos sete dias, enquanto as mortes registaram uma quebra de 23,3 por cento.

Os dados oficiais adiantam que mais de 12 milhões de britânicos já receberam a primeira dose da vacina. Por sua vez, 511.447 já foram inoculados com a segunda dose.

16h05 - Escolas reabrem na Jordânia depois de quase um ano encerradas

Centenas de milhares de alunos voltaram hoje às escolas na Jordânia, encerradas há quase um ano devido à pandemia de covid-19, numa altura em que diminuem os casos de infeção no país.

Segundo o porta-voz do Ministério da Educação jordano, mais de 773.000 alunos regressam esta semana às escolas, fechadas em março de 2020 para controlar a propagação da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Os alunos das creches e escolas do ensino básico recomeçaram hoje as aulas, assim como os 28.000 alunos da agência da ONU para os refugiados palestinianos, seguindo-se, na segunda-feira, os das escolas cristãs.

Num regresso por etapas, mais 1,4 milhões de alunos regressarão às aulas até 07 de março, segundo os ministérios da Educação e da Saúde.

A Jordânia registou, no sábado, 865 novos casos de infeção e sete mortes, confirmando a descida progressiva dos números registada desde o pico de 91 mortes diárias atingido em meados de novembro.

15h44 - Unidades de Cuidados Intensivos do Santo António no limite da capacidade

A pressão nos hospitais vai manter-se ou pode até aumentar nas próximas duas a três semanas. É um alerta dos profissionais de saúde.

Os cuidados intensivos são a grande preocupação. No Hospital Santo António, no Porto, a unidade de medicina intensiva está muito perto dos 100 por cento de lotação.

15h18 - Vacinação não impede transmissão de vírus a terceiros

Mesmo quem está vacinado contra a Covid-19 pode ser veículo de transmissão da doença. Os especialistas alertam, por isso, para a necessidade do uso de máscara e da restante etiqueta sanitária, mesmo após a vacinação.


14h58 - Há mais de mil médicos na zona centro que ainda não foram vacinados

Segundo as queixas recebidas pela Ordem dos Médicos da região, 30 por cento fazem serviço nas urgências.


14h45 - Surto em bombeiros de Vila Real de Santo António com 12 infetados

Um surto de covid-19 na corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, no Algarve, infetou 12 bombeiros, havendo ainda outros 38 em isolamento profilático, informou hoje fonte da corporação.

14h08 - Portugal regista 3508 novos casos e 204 óbitos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas últimas 24 horas Portugal reportou 3508 novos casos confirmados de Covid-19 e 204 mortes associadas à doença. Com estes números, Portugal ultrapassou a barreira das 14 mil mortes desde o início da pandemia.

Há um mês que o país não registava um número de novos casos abaixo dos quatro mil, valor que remonta ao dia 3 de janeiro, quando foram atingidos 3.384 casos.

Depois da descida de sábado, o número de doentes internados voltou a aumentar, com mais 90 pessoas em enfermaria. Por outro lado, registou-se uma descida no número de doentes em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos 26 do que no dia anterior. No total, Portugal regista agora 6248 doentes internados, dos quais 865 em UCI.

Lisboa e Vale do Tejo registou 1435 novos casos e 100 mortos, o norte do país reportou 957 novas infeções e 39 vítimas mortais, o centro registou 676 casos e 40 mortes, o Alentejo registou 154 novos casos e 13 mortos e o Algarve reportou 142 novas infeções e dez mortos.

Portugal regista hoje menos 3269 casos ativos e mais 6573 recuperados. No total, recuperaram da doença 606.166 pessoas.

Desde o início da pandemia, Portugal soma 765.414 novos casos e 14.158 óbitos.

13h53 - Gémeos nasceram infetados em Viana do Castelo

Em Viana do Castelo, uma mãe infetada com Covid-19 deu à luz dois gémeos que também nasceram infetados. As autoridades de saúde ainda estão a investigar a transmissão que é rara, de mãe para filho.


13h45 - Açores com três novos casos e 55 recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores registam hoje três novos positivos de covid-19, todos na freguesia de Rabo de Peixe, em São Miguel, e 55 recuperações, distribuídas entre São Miguel, Terceira e Pico, informa a Autoridade de Saúde Regional.

Os três casos diagnosticados hoje foram detetados na freguesia de Rabo de Peixe, a única do arquipélago onde ainda se mantém uma cerca sanitária, que agora está circunscrita à parte norte da freguesia, junto ao mar.

Com 164 casos ativos, Rabo de Peixe continua a ser a freguesia da região com mais casos de covid-19.

13h29 - Portugal descarta ajuda da Galiza para receber doentes

Portugal rejeitou a disponibilidade da Galiza para receber doentes com a covid-19, dado que as unidades da região Norte estão a conseguir dar respostas às necessidades, disse hoje à Lusa o Ministério da Saúde.

12h56 - Surto de Covid 19 em Vila Real de Santo Antonio, no Algarve, infetou dez bombeiros da corporação e levou ao encerramento do quartel.

De acordo com o comandante, estão todos assintómaticos e em isolamento. O contagio terá acontecido na área de Tavira e Castro Marim, zonas com mais casos no sotavento algarvio.

Por causa destas baixas, e para assegurar a atividade, foi necessário recorrer aos bombeiros voluntarios de Albufeira e Portimão, que entretanto aguardam o resultado dos testes para reforçar as equipas.

As instalações da corporação dos Bombeiros de Vila Real de Sto. António vão ser desinfetadas esta tarde.

12h44 - Grécia mantém restrições aos voos domésticos e internacionais até 15 e 22 de fevereiro para combater a propagação do vírus

12h37 -  Mais de 105 milhões de infetados e 2,3 milhões de mortos em todo o mundo - AFP

12h23 - Áustria pondera produzir vacina russa se a puder comercializar

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, disse que o país está aberto à produção da vacina russa Sputnik V ou chinesa contra a covid-19, caso obtenha autorização de comercialização na União Europeia.

"Se os fabricantes de vacinas russos e chineses obtivessem luz verde na Europa e aqui fossem produzidas, a Áustria tentaria certamente disponibilizar capacidade de produção nas empresas nacionais apropriadas" para estas vacinas, referiu o líder conservador, numa entrevista ao jornal alemão Welt am Sonntag.

11h25 - Equipa alemã começa a tratar primeiros pacientes na segunda-feira

A equipa médica militar alemã que veio ajudar Portugal no combate à pandemia de covid-19 começa a tratar os primeiros pacientes na segunda-feira, disse hoje à agência Lusa o porta-voz missão.

Constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trouxeram também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares, a equipa de militares germânicos chegou a Portugal na quarta-feira, 03 de fevereiro, e ficaram instalados no Hospital da Luz, em Lisboa.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da missão, tenente-coronel Kieron Kleinert, explicou que a equipa terá capacidade para "tratar oito pacientes ao mesmo tempo, 24 horas por dia, sete dias por semana", sublinhando que "apenas vai tratar doentes" com a covid-19.

11h03 - África com mais 529 mortos e 13.484 infetados nas últimas 24 horas

11h02 - Índia aprovou o envio de vacinas Covid-19 para o Cambodja

09h24 - Mais de 16 queixas por dia sobre compras online enviadas à Deco em janeiro

Mais de 16 reclamações por dia sobre compras online chegaram em janeiro à Deco, 521 no total, mais quatro por dia, em média, do que há um ano, antes de decretado o primeiro estado de emergência.

"Estamos outra vez a receber mais reclamações dos consumidores (...) um 'boom' de reclamações de comércio online do retalho alimentar", afirmou o coordenador do departamento económico e jurídico da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - Deco, Paulo Fonseca, à Lusa, comparando as queixas com as recebidas nos meses anteriores à ordem de recolhimento e também com o aumento, de 160 queixas, face às 361 registadas em janeiro do ano passado, uma média de 12 queixas por dia.

Nas 521 reclamações sobre comércio online recebidas pela Deco em janeiro, os principiais problemas denunciados são atrasos na entrega/inexistência de stock, bem comprado que não corresponde à expectativa, resolução do contrato e atraso na devolução do dinheiro e acerca da compra e dificuldades em concretizar a eliminação de defeitos (reparação e/ou outras soluções).

09h15 - Perto de 110 mil empregos perdidos no setor do trabalho temporário

A crise pandémica levou à perda de 110 mil empregos na área do trabalho temporário, segundo a associação setorial, que, temendo um agravamento da situação, apresentou ao Governo medidas para credibilizar a atividade e proteger os trabalhadores.

"Os nossos associados foram muitíssimo afetados desde o primeiro confinamento. Desde março (de 2020) até à data -- e ainda não temos dados de dezembro -- acredito que possamos estar muito perto dos 110 mil postos de trabalho perdidos. Até novembro eram 103 mil", adiantou o presidente da Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego e de Recursos Humanos (APESPE-RH) em entrevista à agência Lusa.

09h06 - O Hospital São João no Porto recebeu, na última noite, 6 doentes graves com Covid-19

Cinco foram transferidos do Hospital Garcia de Orta, em Lisboa e outro do Amadora-Sintra.

O Centro Hospitalar de São João diz que continua a manter abertura e total solidariedade para receber doentes de hospitais do país que enfrentam situação de elevada complexidade, como os da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

08h49 - Primeiras doses da vacina para a Covid-19 chegaram ao Afeganistão da Índia

08h12 - Rússia com mais 16.048 casos e 432 vítimas mortais

07h40 - China com maius 11 casos de Covid-19

07h35 - EUA já distribuiram 59.304.600 doses de vacinas para a Covid.19 doses sendo que mais de 39 milhões já foram administradas

07h32 - Alemanha com maus 8616 casos e 231 vítimas mortais

07h10 - Brasil inicia produção de 8,6 milhões de doses da vacina chinesa

O Brasil iniciou hoje a produção de cerca de 8,6 milhões de doses da vacina para a covid-19 do laboratório chinês Sinovac e recebeu matéria-prima para fabricar mais 2,8 milhões da fórmula da AstraZeneca e Universidade de Oxford.

O Instituto Butantan de São Paulo, um dos principais centros de investigação médica do Brasil, será responsável pela produção da vacina Sinovac, que já está a ser administrada no país, bem como a vacina do consórcio farmacêutico britânico-sueco.


07h00 - Brasil regista 978 mortos e mais de 50 mil novos casos

O Brasil registou 978 mortes associadas ao novo coronavírus e 50.630 novos contágios nas últimas 24 horas, elevando para 231.012 o balanço dos óbitos desde o início da pandemia, anunciou hoje o Governo.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde do Brasil, o país - que regista pela primeira vez em cinco dias o número de mortos abaixo de 1.200 - acumula 9.497.795 casos confirmados da doença.

No entanto, aos fins de semana os números costumam ser inferiores devido à menor atividade dos organismos públicos.