Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Sena Goulão - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h59 - Brasil soma 1.548 mortos e 52.789 casos nas últimas 24 horas

O Brasil contabilizou 1.548 mortes e 52.789 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 538.942 óbitos e 19.262.518 diagnósticos positivos da doença desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

De acordo com último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde, a taxa de incidência da covid-19 no Brasil é agora de 256 mortes e 9.166 casos por 100 mil habitantes e a taxa de letalidade permanece em 2,8%, num momento em que o número de casos e mortes no país continua em queda.

Contudo, os números de hoje são parciais, não contendo os dados do estado de Roraima que, devido a problemas técnicos de acesso à base de dados do sistema de informação, não conseguiu comunicar os eventuais óbitos e casos registados entre quarta-feira e hoje.

São Paulo, o estado mais rico e populoso do Brasil, com 46 milhões de habitantes, é o foco interno da pandemia, concentrando 3.908.279 diagnósticos positivos de Sars-CoV-2 e 133.901 vítimas mortais.

Já a nível mundial, e em números absolutos, o Brasil, com 212 milhões de habitantes, é o segundo país com mais mortes, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais casos, antecedido pelos norte-americanos e pela Índia.

É também a nação com maior número de óbitos registados nas últimas 24 horas, e a segunda com mais casos entre quarta-feira e hoje, de acordo com o painel Worldometer.

23h13 - Portugal entrega a Angola primeira remessa de 50 mil vacinas contra a covid-19

O Presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros entregaram hoje, no aeroporto de Luanda, uma primeira remessa de 50 mil vacinas contra a covid-19 destinadas a Angola no âmbito da cooperação da CPLP.

Este ato de Marcelo Rebelo de Sousa e do Governo português, que esteve representado por Augusto Santos Silva, aconteceu na antevéspera do início da cimeira de Luanda da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Perante o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e da ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta, tendo o chefe de Estado português ao seu lado, Augusto Santos Silva referiu-se a esta doação de 50 mil vacinas da AstraZeneca.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse que o programa de cooperação português prevê a entrega de pelo menos 5% das vacinas, num total que será superior a um milhão para países de língua portuguesa.

"Antes de Angola, já foram para Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. Em breve, também seguirão remessas de vacinas para São Tomé e Príncipe e Timor-Leste", declarou.

22h54 - Todos os parques aquáticos podem reabrir na sexta-feira

Os parques aquáticos situados nos municípios de risco elevado e muito elevado de contágio da covid-19 podem reabrir já esta sexta-feira, mas têm de cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde, segundo decisão do ministério da Economia.

O Governo publicou hoje um despacho, assinado pelo ministro de Economia, Pedro Siza Vieira, autorizando a reabertura dos parques aquáticos situados nas zonas onde a pandemia de covid-19 está mais descontrolada, pondo fim à decisão tomada há pouco mais de um mês de mandar encerrar estes espaços de diversão caso estivessem num município de risco elevado ou muito elevado de contágio.

A situação pandémica tem vindo a agravar-se nos últimos tempos: Se na semana passada havia 60 concelhos que causavam especial preocupação, agora são 90, segundo dados avançados hoje pela ministra da Presidência.

E é precisamente nestas zonas do país que os parques estavam impedidos de abrir ao público e agora poderão voltar a funcionar, mas cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde.

22h29 - Situação dos direitos civis e políticos degradou-se na Venezuela com a pandemia

Os direitos civis e políticos dos venezuelanos degradaram-se desde março de 2020, quando a Venezuela decretou o estado de emergência pela pandemia de covid-19, segundo um relatório da organização não-governamental (ONG) Justiça, Encontro e Perdão (JEP) divulgado hoje.

“Fizemos um balanço de como o pleno exercício dos direitos civis e políticos se agravou durante a pandemia. Uma análise de como o direito à vida, à integridade pessoal, à liberdade e à liberdade de expressão, se reduziram no contexto da covid-19”, disse a agência Lusa Marta Timeo, advogada e coordenadora-geral da JEP.

“Temos um número terrível de 330 vítimas de execuções extrajudiciais no contexto de manifestações pacíficas e, até à data, destes 330 casos, apenas 3% foram julgados e condenados, apenas os perpetradores materiais, mas não a cadeia de comando, ou seja, os máximos responsáveis por este padrão de ataque (…) Até à data, a nossa organização regista uma impunidade de 97% em casos de execuções extrajudiciais nesse contexto”, afirmou.

A advogada explicou ainda que com a chegada da pandemia foram aplicadas medidas sanitárias e “vemos como começaram a ser limitados uma série de direitos”.

20h45 - PR moçambicano agrava restrições face a terceira vaga da pandemia

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje um agravamento das restrições para prevenção da covid-19, devido ao avançar da terceira vaga, a pior já registada no país.

"Esta é mais grave que a segunda vaga", registada no início do ano, referiu o chefe de Estado durante uma comunicação à nação.

As medidas anunciadas para vigorar durante 30 dias a partir de 17 de julho incluem a suspensão do ensino pré-escolar em todo o país e das aulas presenciais nos restantes níveis de ensino nas cidades de Maputo (área metropolitana), Xai Xai, Inhambane, Beira, Chimoio, Tete e Dondo.

O início do recolher obrigatório noturno recua das 22:00 para as 21:00 (20:00 em Lisboa) e aplica-se a todas as cidades e vilas.

20h32 - Inoculações com vacinas da Janssen vão ser retomadas

O Infarmed garantiu hoje a conformidade das vacinas da Janssen em distribuição em Portugal com as especificações do regulador europeu e anunciou que o lote suspenso na quarta-feira pode ser utilizado nos centros de vacinação.

"Foram realizados ensaios relativos às características físico-químicas da vacina, que comprovam a conformidade de todos os lotes que se encontram no circuito de distribuição, de acordo com as especificações aprovadas em sede de avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA)", adiantou a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) em comunicado.

Segundo o regulador nacional, na sequência das investigações realizadas, foi revogada a suspensão de utilização do lote XE393, "podendo neste sentido ser utilizado pelos Centros de Vacinação, tendo em conta o previsto no Resumo das Características do Medicamento desta vacina, relativamente às suas condições de conservação, uma vez que não foi detetado qualquer defeito de qualidade com o mesmo".

Na quarta-feira, o Infarmed anunciou que estava a investigar a qualidade de vacinas da Janssen disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra, depois de utentes terem desmaiado após terem sido vacinados.

20h25 - Autotestes à Covid-19 vão passar a estar disponíveis em supermercados

20h02 - Um deputado infetado e 25 contactos de alto risco no parlamento isolados

Um deputado da Assembleia da República está infetado com o novo coronavírus e 25 pessoas, entre funcionários e deputados, foram identificadas como contactos de alto risco e aconselhadas a ficar em isolamento.

Esta informação foi prestada pela Secretaria-Geral da Assembleia da República em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, na sequência de notícias divulgadas na quarta-feira que davam conta da infeção de um deputado.

"Tanto o referido deputado como os contactos de alto risco (funcionários e deputados) foram aconselhados pelo SNS a garantir o devido isolamento e irão realizar teste PCR entre o 5.º e o 10.º dia após contacto", lê-se na resposta.

A Assembleia da República informou que "realiza, com periodicidade semanal, entre 120 e 150 testes de deteção de antigénio" e que até agora foram feitos "cerca de 3.900 testes, que envolvem deputados, funcionários, jornalistas e prestadores de serviços nas instalações da Assembleia da República".

Segundo a Secretaria-Geral, na quarta-feira "foram realizados 140 testes, durante os quais um deputado testou positivo" ao novo coronavírus SARS-CoV-2, e "apresenta sintomas ligeiros (dores musculares)" da doença covid-19.

"Como [o deputado] esteve, durante o período da manhã, em duas reuniões, foram identificados todos aqueles que com ele tiveram contacto próximo nos últimos dois dias, no âmbito da Assembleia da República. Foram realizados os habituais inquéritos epidemiológicos e identificados 25 contactos de alto risco e 6 contactos de baixo risco", refere-se na resposta.

19h32 - António Costa destaca resposta do PS à pandemia

No final do primeiro dia de trabalhos das Jornadas parlamentares do PS, António Costa quis realçar a resposta que o Governo socialista deu à pandemia, começando pela “capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde” e “a eficácia no processo de vacinação”.

“Nós, felizmente, tínhamos iniciado logo em 2015 o reforço do investimento no Serviço Nacional de Saúde”, frisou, relembrando que o Governo “chegou ao final da anterior legislatura tendo praticamente reposto tudo o que a direita tinha cortado e desinvestido” no SNS.

O secretário-geral do PS destacou ainda o facto de o Executivo ter feito “o primeiro orçamento suplementar de todas as nossas legislaturas, designadamente para reforçar em mais 400 milhões de euros a capacidade de investir no Serviço Nacional de Saúde”.

“Este ano continuámos a fazer esse esforço, com mais um reforço de 800 milhões de euros”, acrescentou.

Referindo-se à pandemia, António Costa declarou que “a vacinação abre, obviamente, um novo horizonte de esperança e, como dissemos em março, quando iniciámos o processo de reabertura, nós estamos numa luta contra o tempo, numa corrida contrarrelógio” contra o SARS-CoV-2, agora agravado pela variante Delta.

“Hoje é um dia muito importante, simbólico até”, constatou o primeiro-ministro. “Hoje concluiu-se a administração de dez milhões de vacinas em Portugal. Setenta por cento da população adulta já tem, pelo menos, a primeira dose da vacina”.

Outra marca diz respeito à forma como o Governo respondeu à crise económica e social que a pandemia comportou. António Costa quis comparar a resposta do PS “com a resposta que a direita deu à anterior crise”.

“Perante esta crise, muito diziam ‘agora é que é’, ‘agora é que eles vão ter de aplicar a austeridade’. Enganaram-se”, frisou o PM.

19h16 - Contágios em Espanha voltam a superar os 500 casos por 100.000 habitantes

A incidência acumulada em Espanha volta a superar os 500 casos por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, num dia em que houve 27.688 novas infeções de covid-19 e 41 mortes com a doença.

Segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, os últimos contágios levam para 4.069.162 o número de infetados desde o início da pandemia, havendo agora um total de 81.084 óbitos com a doença.

O nível relativo de contágios teve uma subida de 32 unidades, tendo a incidência acumulada passado dos 469 (quarta-feira) para 501 casos (hoje) diagnosticados por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas.

As comunidades autónomas espanholas com os níveis mais elevados são as da Catalunha (1.108), Castela e Leão (826), Navarra (779), Aragão (588), Astúrias (também 563) e Cantábria (559).

Entre os jovens de 20 a 29 anos a incidência acumulada é de 1.581 pessoas infetadas por cada 100.000 habitantes, nos últimos 14 dias, uma subida em relação aos 1.509 do dia anterior.

O segundo grupo mais atingido é o dos jovens de idades entre 12 e 19 anos, faixa etária em que se registam 1.312 casos por cada 100.000 pessoas nos últimos 14 dias (1.252).

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais de todo o país 838 pessoas com a doença, havendo 4.705 pessoas hospitalizadas, o que corresponde a 3,9% das camas, das quais 838 pacientes estão em unidades de cuidados intensivos, 9,18% das camas desses serviços.

18h15 - OMS pede aos países para não administrarem terceiras doses das vacinas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos países membros que sejam “extremamente cautelosos” e “não se sintam tentados” a começar a administar terceiras doses de reforço de vacinas anti-covid.

Na opinião dos peritos da organização, a medida não ajudaria a equilibrar a repartição global de vacinas.

Os dados científicos “não justificam de momento” essa dose de reforço, que, além do mais, “aumenta a desigualdade” quando muitos países em desenvolvimento não puderam imunizar as populações mais vulneráveis, advertiu o médico Didier Houssin, presidente do Comité de Emergência da OMS para a covid-19.

O comité, que se reúne aproximadamente a cada três meses para analisar a situação causada pela pandemia, também recomendou aos países membros da OMS que, por enquanto, “considerem seriamente” a manutenção das medidas de distanciamente físico, num momento de aumento de casos e auge da contagiosa variante Delta.

18h05 - Portugal já administrou dez milhões de doses de vacinas

Portugal continental ultrapassou já a marca das dez milhões de doses de vacinas contra a covid-19 administradas à população, “das quais cerca de seis milhões correspondem a primeiras doses e cerca de quatro milhões a pessoas com o esquema vacinal completo”, refere um comunicado do Ministério da Saúde.

Segundo o gabinete da ministra Marta Temido, “neste momento, cerca de 95% da população com mais de 50 anos residente no continente já tem uma dose da vacina administrada e 85% tem a vacinação completa”.

“Importa ainda salientar que, da população adulta residente no continente, 74% já tem uma dose da vacina e 55% tem o esquema vacinal completo”.

17h56 - Ministra da Agricultura em isolamento profilático

"A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, encontra-se em isolamento profilático, após ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com COVID-19", anuncia o Governo numa nova enviada à comunicação social.

"A Ministra, que não apresenta quaisquer sintomas, realizou o teste à Covid-19 e obteve resultado negativo, mas irá manter-se em isolamento profilático por determinação das autoridades de saúde", esclarece a nota.

17h42 - Itália regista 2.455 novos casos nas últimas 24 horas

A Itália registou 2.455 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, quase o dobro do registado na última quinta-feira, e ainda nove mortes, segundo o Ministério da Saúde.

Estes dados mantêm a tendência de aumento de contágios no país, onde a variante Delta está a ganhar terreno, e o total é agora de 4.278.319 infeções desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020.

Os 2.455 novos casos representam um aumento de 1.061 infeções em relação ao mesmo dia da semana passada, quando foram registadas 1.394 contágios.

Por outro lado, as nove mortes no último dia elevam o total de óbitos para 127.840 desde o início da emergência sanitária.

17h32 - Catarina Martins. "É fundamental garantir reforço dos apoios sociais"

A líder do Bloco de Esquerda pronunciou-se sobre o chumbo do Tribunal Constitucional sobre os reforços sociais e avisou é preciso ajudar muitas pessoas em Portugal que se encontram em situação económica precária.
Sobre o avanço da variante Delta em Portugal, Catarina Martins pediu mais contratações para o Serviço Nacional de Saúde, para haver maior rastreamento e controlo sobre aqueles que tiveram contactos de risco e parar uma variante que avança rapidamente sobre o território continental.

17h27 - OMS avisa que poderão surgir mais variantes e mais perigosas

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou hoje para a "forte probabilidade" de surgimento de novas variantes do coronavírus, "possivelmente mais perigosas".

"A pandemia está longe do fim", afirmaram em comunicados os peritos que aconselham o diretor-geral da OMS, acrescentando: "Há uma forte probabilidade de surgimento e propagação de novas variantes preocupantes, possivelmente mais perigosas e ainda mais difíceis de controlar", do que as já reportadas pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

"As tendências recentes são preocupantes, 18 meses após a declaração de uma emergência sanitária pública internacional, continuamos a perseguir o vírus e o vírus continua a perseguir-nos", sublinhou o presidente do comité, o francês Didier Houssin, durante um ponto de situação com a imprensa.

Até agora, a OMS reportou quatro variantes consideradas preocupantes: Alpha, Beta, Gamma e Delta.

17h08 - Infeção com o VIH/sida aumenta risco de doença grave e morte, diz OMS

A infeção com o vírus VIH/sida aumenta o risco de covid-19 grave e morte, conclui um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje divulgado.

No estudo envolvendo 15.500 pessoas infetadas pelo vírus da sida e hospitalizadas por covid-19 em 24 países, mais de um terço tiveram a forma grave ou crítica da doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e perto de um quarto (23%) morreu no hospital.

A idade média dos doentes era 45,5 anos e quase a totalidade (92%) tomava medicação antirretroviral antes da hospitalização devido à covid-19.

A OMS considera que, mesmo tendo em consideração outros fatores, como a idade e outras doenças, os resultados revelam que a infeção pelo VIH/sida "é um fator de risco significativo para as formas graves e críticas de covid-19 no momento da hospitalização e para a mortalidade hospitalar".

16h54 - Medidas mais restritivas abrangem cerca de 6,6 milhões de pessoas em Portugal continental

Quase 70% da população de Portugal continental, cerca de 6,6 milhões de pessoas, reside nos 90 concelhos sob risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, estando sujeita às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia.

De acordo com o mapa de risco atualizado hoje em Conselho de Ministros, a lista de municípios em risco muito elevado subiu de 33 para 47, onde residem 4.463.869 pessoas, segundo dados da Pordata relativos às estimativas da população residente em 2020, consultados pela Lusa.

Quanto aos concelhos de risco elevado, subiram de 27 para 43, abrangendo uma população de 2.190.419 residentes, segundo a mesma fonte.

Assim, nos 90 concelhos de maior risco residem 6.654.288 pessoas, o que corresponde a 67,8% do total de 9.802.128 residentes em Portugal continental.

16h42 - OMS. Atrasos na vacinação de crianças pode criar "catástrofe absoluta"

A Organização Mundial da Saúde alertou hoje para um risco de "catástrofe absoluta" se o perigoso atraso na vacinação das crianças devido à pandemia de covid-19 não for recuperado e se as restrições de saúde forem levantadas muito rapidamente.

"Em 2021, temos potencial para se produzir uma catástrofe absoluta", avisou a diretora do Departamento de Vacinação da Organização Mundial de Saúde, em Genebra.

A pandemia obrigou a desviar recursos e pessoal para a luta contra a covid-19, com muitos serviços de saúde a encerrarem ou reduzirem horários.

As pessoas tornaram-se também reticentes em deslocarem-se com receio de se contagiarem, quando as medidas de confinamento já não as impediam.

As crianças não protegidas e um levantamento muito rápido das restrições sanitárias contra a covid-19 -- que protegiam também, em parte, de algumas doenças infantis -- estão já a revelar efeitos, por exemplo, com surtos de sarampo no Paquistão, sublinhou a responsável da OMS.

Estes dois fatores combinados são "a catástrofe absoluta" contra a qual soa o alarme agora: "Temos de agir imediatamente para proteger estas crianças", frisou.

16h28 - Reino Unido registou mais de 48.500 casos, o maior número deste janeiro

O Reino Unido registou 48.553 novos casos, o maior aumento deste meados de janeiro. Foram ainda reportadas mais 63 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o maior aumento diário desde 26 de março, de acordo com The Guardian.

Na quarta-feira o Reino Unido tinha registado 42.302 novos casos e 49 mortes.

Nos últimos sete dias, entre 09 e 15 de julho, a média diária foi de 37 mortes e 37.405 casos, o que corresponde a uma subida de 47,7% no número de mortes e de 32,6% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

A média diária de pessoas hospitalizadas foi de 562 entre 05 e 11 de julho, um aumento de 46,8% face aos sete dias anteriores. Na quarta-feira estavam internados 3.786 pacientes, dos quais 545 com auxílio de ventilador.

16h18 - Governo disponível para "melhorar" matriz de risco

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse hoje que o Governo está disponível para "melhorar" a matriz de risco da pandemia da covid-19, depois da reunião de especialistas prevista para dia 27 de julho.

"O Governo não faz da matriz de risco que apresentou a única possível e está sempre disponível para a melhorar. Agora, nós ganhamos com a previsibilidade e com a utilização no tempo do mesmo instrumento", disse a ministra, na conferência de imprensa que se seguiu a Conselho de Ministros.

"Chegaremos ao Infarmed [a reunião que junta peritos e políticos] prontos para ouvir em que situação nos encontramos, que medidas podem vir a ser necessárias e que sistemas de acompanhamento podem acontecer a partir de agora, no momento em que temos uma percentagem muito significativa da população adulta já vacinada e todas as idades de maior risco já vacinadas", acrescentou.

15h57 - Quais os concelhos em risco muito elevado, elevado e em alerta?

Em risco elevado estão agora 43 concelhos (há uma semana eram 27) enquanto o número de concelhos em risco muito elevado aumentou de 33 para 47. Isto significa que o número de concelhos onde, a partir das 19h00 horas de sexta-feira e no fim de semana, passa a ser exigido um certificado digital ou teste à covid-19 para refeições no interior dos restaurantes aumenta para 90.

Em risco elevado estão: Alcobaça, Alenquer, Arouca, Arraiolos, Azambuja, Barcelos, Batalha, Bombarral, Braga, Cantanhede, Cartaxo, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Constância, Espinho, Figueira da Foz, Gondomar, Guimarães, Leiria, Lousada, Maia, Monchique, Montemor-o-Novo, Óbidos, Paredes, Paredes de Coura, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Póvoa de Varzim, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Santiago do Cacém, Tavira, Torres Vedras, Trancoso, Trofa, Valongo, Viana do Alentejo, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão e Vila Real de Santo António.

Para estes concelhos aplicam-se regras como o teletrabalho obrigatório, encerramento de restaurantes, cafés e pastelarias às 22h30 (com um limite máximo de seis pessoas por grupo no interior e de dez pessoas em esplanada) e a limitação da circulação na via pública a partir das 23h. O comércio e retalho terá de encerrar às 21h.

Em risco muito elevado estão: Albergaria-a-Velha, Albufeira, Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Avis, Barreiro, Benavente, Cascais, Elvas, Faro, Ílhavo, Lagoa, Lagos, Lisboa, Loulé, Loures, Lourinhã, Mafra, Matosinhos, Mira, Moita, Montijo, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Olhão, Oliveira do Bairro, Palmela, Peniche, Portimão, Porto, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Vagos, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Nestes concelhos o teletrabalho é obrigatório, os restaurantes, cafés e pastelarias têm de encerrar às 22h30 (com um limite máximo de quatro pessoas por grupo no interior e de seis em esplanada) e a circulação na via pública está limitada a partir das 23h. O comércio e o retalho têm obrigação de encerrar às 21h durante a semana e às 19h aos fins-de semana e feriados no caso de retalho alimentar e às 15h30 no retalho não-alimentar.

Para além destas medidas, nos concelhos de risco elevado e muito elevado aplicam-se ainda as regras anunciadas na semana passada de obrigação de apresentação do certificado digital ou de um teste negativo para aceder ao interior dos restaurantes a partir das 19h00 de sexta-feira e durante o fim-de-semana. A obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo ou certificado digital aplica-se também ao acesso a alojamentos turísticos.

Os concelhos em situação de alerta passaram de 34 para 30. São eles: Águeda, Alcoutim, Aljustrel, Amarante, Anadia, Cadaval, Caldas da Rainha, Castelo de Paiva, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Guarda, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Mogadouro, Montemor-o-Velho, Murtosa, Ourém, Ovar, Paços de Ferreira, Penafiel, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Serpa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Real, Vila Viçosa e Vizela.

15h22 - Recuperação económica é quase impossível sem mais vacinas

O comissário do Comércio e Indústria da União Africana defendeu hoje que a recuperação económica é praticamente impossível sem uma aceleração do processo de vacinação em África, onde foi imunizada menos de 3% da população.

"Para África estar bem posicionada para a recuperação económica, a visão da União Africana é que o primeiro passo é garantir um fornecimento justo e acelerado de vacinas para imunizar os africanos, porque enquanto isso não for feito, e temos menos de 3% da população vacinada, falar de recuperação e resiliência tornar-se duplamente desafiante", disse Albert Muchanga no Dia de África no Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Organização das Nações Unidas.

15h15 – Governo avalia regresso do público aos estádios depois de 27 de julho

"A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem estado a trabalhar num parecer sobre as características e a forma de organizar essa presença. Esse parecer já existe, tem de ser trabalhado, e o Governo decidirá, em função da avaliação da situação epidemiológica na reunião do próximo dia 27", explicou Mariana Vieira da Silva.

Na passada sexta-feira, após a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter anunciado que as competições profissionais da época 2021/22 vão começar com a possibilidade de 33% de lotação dos estádios, fonte oficial do Governo disse à Lusa que a decisão ainda não estava tomada.

15h00 - “Ainda não sabemos quando podemos alcançar” o pico de contágios

“Ainda não sabemos quando podemos alcançar” o pico de contágios, disse Mariana Vieira da Silva.

“O que é certo é que o ritmo de crescimento da pandemia é neste momento menor do que já foi. Se isso indica que estamos a aproximar-nos desse pico de contágios, veremos nos próximos dias”, acrescenta.

14h58 – País alcançou nas últimas semanas um ritmo de vacinação “muitíssimo elevado”

“O ritmo de vacinação que o país alcançou nas últimas semanas é muitíssimo elevado”, declarou Mariana Vieira da Silva.

“Temos uma progressão muito significativa nas pessoas totalmente vacinadas e mesmo nas idades mais jovens há muita gente com a primeira vacina”, acrescenta a ministra, que garante que “todos os esforços têm sido feitos para que o país faça uma utilização plena das vacinas que recebe”.

Quanto à resposta hospitalar, a ministra adiantou que existem neste momento 600 doentes internados, 174 dos quais em cuidados intensivos (UCI). Estes números refletem um crescimento de 19 por cento de internados face à semana anterior e de 18 por cento de internados em UCI também face à semana anterior.

“Neste momento a situação de resposta do SNS encontra-se controlada e não antevemos, nas próximas semanas, dificuldades específicas”, reitera.

14h55 - OMS quer mais cooperação da China na investigação às origens da pandemia

A China deve "cooperar melhor" na investigação sobre as origens da pandemia de covid-19, cujos primeiros casos foram detetados em Wuhan, em dezembro de 2019, declarou hoje o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Esperamos que haja uma melhor cooperação para sabermos o que verdadeiramente se passou", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante a habitual conferência de imprensa da OMS, em Genebra, reclamando, em particular, acesso aos dados brutos que até ao momento foram insuficientes.

"Devemos isso às pessoas", disse o responsável da OMS, lembrando as vítimas da pandemia.

Tedros Adhanom Ghebreyesus defendeu que a origem do vírus que provoca a covid-19 deve continuar a ser estudada para prevenir o futuro.

14h53 – “Não estamos num momento em que seja possível” a abertura de discotecas e bares

Relativamente à previsão do levantamento das restrições nas discotecas e bares, a ministra da Presidência defende que “ainda não estamos num momento em que ela seja possível”.

“Nós introduzimos um conjunto novo de instrumentos que passa pelo certificado de vacinação ou da apresentação de um teste ou autoteste, mas esses novos instrumentos precisam de ser estabilizados e avaliados”, explica Mariana Vieira da Siva, que avança que na reunião do próximo dia 27 “teremos um novo calendário e um conjunto de medias para lidar com esta pandemia a partir do momento em que finalmente alcançamos uma dimensão significativa do número de portugueses vacinados”.

Neste momento, mais de três milhões e 200 mil portugueses têm a vacinação completa há mais de 15 dias. “Esse avanço da vacinação é um instrumento importantíssimo de redução da pandemia”, sublinha.

14h50 – “Situação encontra-se controlada do ponto de vista da resposta do SNS”

Em resposta aos jornalistas, Mariana Vieira da Silva observa que o “número de casos esta semana é superior ao da semana anterior, mas o valor do risco de transmissão é inferior”.

“Nós tínhamos na semana passada, do ponto de vista do número de testes por dia, crescido mais de 50 por cento face à semana anterior e esta semana crescemos 28 por cento face aos números da semana passada”, acrescenta.

“Enquanto estivermos com um R(t) superior a 1 vamos sempre aumentar o número de casos, mas o R(t) é hoje mais baixo do que era na semana passada”, afirma.

Do ponto de vista dos internamentos e dos doentes nos cuidados intensivos, a ministra afirma que “os números crescem sempre menos do que o número de casos e a situação encontra-se controlada do ponto de vista da resposta do SNS”.

14h40 – Governo aprova decreto-lei que permite a venda de autotestes nos supermercados

14h39 - 30 conselhos em alerta, 43 em risco elevado e 47 em risco muito elevado

Em situação de alerta estão hoje 30 conselhos. Na semana passada eram 34. “Vemos entrar em situação de alerta esta semana muitos concelhos da região norte e alguns no Alentejo interior”, diz a ministra.

Em risco elevado estão 43 concelhos. Na semana passada eram 27. “Juntam-se muitos concelhos esta semana e eles são da zona centro, norte, do Alentejo e do Algarve, estando neste momento esta situação de risco espalhada por todo o país”, afirma Mariana Vieira da Silva.

Nestes concelhos aplicam-se medidas como o teletrabalho obrigatório, encerramento dos restaurantes às 22h30 e a limitação da circulação na via pública a partir das 23h.

Em risco muito elevado estão hoje 47 concelhos. Eram 33 na semana passada. “Recordo que nestes dois últimos grupos de concelhos são aqueles aos quais se aplicam as regras aprovadas na semana passada da exigência de teste para acesso ao interior dos restaurantes e por isso são a partir de hoje mais concelhos abrangidos por estas regras”, explica a ministra.

14h37 – “Situação continua a degradar-se”

À saída da reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência admitiu que a “situação continua a degradar-se”.

“Temos hoje no continente uma incidência de 346,5 por 100 mil habitantes e um R(t) de 1,15”, avançou Mariana Vieira da Silva. “Este valor do R(t) é mais baixo do que na semana passado, parecendo verificar-se alguma diminuição da velocidade de crescimento. Em qualquer caso, a incidência é ainda muito elevada, estando o país ainda na zona vermelha da matriz”, acrescenta.

14h35 - Países Baixos desaconselham viagens turísticas a Portugal

O Governo holandês decidiu hoje retirar Portugal da lista das zonas designadas como “seguras” no âmbito da pandemia de covid-19, desaconselhando aos seus cidadãos, vacinados ou não vacinados, a realização de viagens turísticas ao território continental português.

Segundo a agência espanhola EFE, a decisão do executivo dos Países Baixos entra em vigor na sexta-feira.

A par de Portugal, Espanha, incluindo as ilhas espanholas das Canárias e Baleares, e Chipre passam igualmente a estar “pintados” a cor de laranja, o que significa que são destinos desaconselhados para viagens não essenciais.

“Infelizmente, o conselho do Instituto de Saúde Pública (RIVM) desta semana mostrou que não é um pico temporário: há uma tendência preocupante nos números de infeções nestas regiões", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês.

Todos os cidadãos holandeses que se deslocarem para estes destinos necessitam de ter um certificado de vacinação completa há, pelo menos, 14 dias, ou de recuperação da doença covid-19.

Caso contrário, e para pessoas não vacinadas, é necessário ter um teste negativo à covid-19 – um teste PCR (teste molecular) realizado num período máximo de 72 horas ou um teste rápido de antigénio realizado num período máximo de 48 horas – antes de regressar ao território holandês.

14h25 - Desmaios após vacinas não são invulgares, diz responsável da EMA

Um responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse hoje não ter ainda conhecimento específico dos episódios de reações adversas à vacina da Janssen em Portugal, mas observou que desmaios e síncopes "não são invulgares" enquanto efeitos secundários.

Durante uma videoconferência de imprensa da EMA, e ao ser questionado sobre os casos de reações adversas entre vários utentes a quem foi administrada a vacina da Janssen no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra, o chefe de farmacovigilância da agência garantiu que estes casos serão analisados cuidadosamente, mas assinalou que "podem muito bem corresponder a um efeito secundário bem descrito", de síncopes ou desmaios, sobretudo entre os jovens.

"Obviamente, acompanhamos de perto todas as novas informações de segurança relativamente a todas as vacinas. Não tenho conhecimento específico deste conjunto de eventos em Portugal, mas é claro que iremos analisar em pormenor", começou por dizer Georgy Genov.

O responsável máximo de farmacovigilância da EMA ressalvou então que "não é invulgar, entre os jovens", observarem-se episódios de síncope ou desmaio como efeitos secundários da vacinação.

"Por isso, pode muito bem corresponder a um efeito secundário bem descrito, mas é certamente algo que iremos analisar", assegurou.

O Infarmed anunciou na quarta-feira que está a investigar a qualidade de vacinas da Janssen disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra depois de utentes terem desmaiado após vacinados.

14h03 - Mais cinco mortes e 3641 casos confirmados em Portugal

O último relatório epidemiológico da Direção-Geral da Saúde reporta mais 3641 casos e cinco mortes associadas à Covid-19.

Os internamentos voltaram a aumentar. Há neste momento 774 doentes em enfermaria (mais 40 do que na véspera) e 174 em unidades de cuidados intensivos (mais três do que no dia anterior). É o número mais alto de pessoas internadas desde 19 de março, quando estavam 789 doentes com Covid-19 em unidades hospitalares.

Do total de novos casos, 1509 foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, 1309 no Porto, 364 no Algarve, 296 no centro e 97 no Alentejo. Foram ainda reportadas mais 40 infeções nos Açores e 26 na Madeira. Do total de mortes, quatro foram reportadas em Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.

O relatório reporta ainda mais 2268 recuperações, para um total de 854.537. Há ainda mais 1368 casos ativos (48.476 no total) e mais 999 contactos em vigilância (78.681 no total).

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal já foram confirmadas 920.200 infeções e 17.187 mortes.

13h50 - Está suspensa a modalidade Casa Aberta na vacinação

A decisão da Task Force surge depois de o Infarmed ter suspendido um lote da vacina da Janssen, reduzindo o número de doses disponíveis para vacinação.
Em causa está o desmaio de cerca de 20 rapazes no centro de vacinação de Mafra, após a toma da vacina.

13h37 - Governo admite abertura de bares e discotecas

O secretário de Estado Duarte Cordeiro admite que é altura de se pensar numa solução para a abertura de bares e discotecas. Mas admite que a decisão tem de ser consensual, à medida que se atingem objetivos de vacinação.


13h30 - Rússia regista recorde diário de 791 mortes

A Rússia contabilizou na quarta-feira 791 mortes ligadas à covid-19, um novo máximo pelo terceiro dia consecutivo, indicou hoje o gabinete de luta contra o coronavírus.

As mortes relacionadas com a doença dispararam no país em julho e praticamente todos os dias se tem registado um novo recorde de óbitos devido ao novo coronavírus. O máximo anterior de mortes, 786, foi registado na terça-feira.

Segundo o centro de luta contra a covid-19, desde o começo da crise sanitária no país foram registadas 146.069 mortes, embora fontes independentes, com base no excesso de mortalidade, multipliquem por dois ou até três os números oficiais, indicou a agência noticiosa espanhola Efe.

A maioria das mortes na quarta-feira ocorreu em Moscovo (101) e em São Petersburgo (108).

Nas últimas 24 horas registaram-se na Rússia 25.293 novos casos, dos quais 5.237 em Moscovo, 2.444 na província da capital russa e 1.954 em São Petersburgo.

Desde o início da pandemia na Rússia contam-se 5.882.295 infeções, sendo o país o quinto do mundo com mais casos atrás dos Estados Unidos, Índia, Brasil e França, segundo os dados da universidade norte-americana Johns Hopkins.

13h23 - África registou um milhão de casos no último mês

O continente africano registou um milhão de infeções num só mês, anunciou hoje a diretora para África da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que a terceira vaga continua o seu “caminho destruidor”.

"A terceira vaga continua o seu caminho destruidor, ultrapassando outro triste marco histórico, com o continente a ultrapassar os seis milhões de casos", disse Matshidiso Moeti, no Twitter da OMS África.

No último mês, acrescentou a responsável, "África registou um milhão de casos, o tempo mais rápido para adicionar este número, que demorou cerca de três meses para passar de 4 milhões para 5 milhões de casos".

13h10 - Tóquio regista maior número de casos em seis meses a dias dos Jogos Olímpicos

A capital do Japão, Tóquio, anfitriã dos Jogos Olímpicos, informou hoje ter registado 1.308 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número de casos desde janeiro passado, a oito dias do arranque da competição desportiva.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre 23 de julho e 08 de agosto, após o adiamento em um ano devido à pandemia de covid-19.

Pelo segundo dia consecutivo, a capital nipónica ultrapassa a barreira dos 1.000 novos casos diários da doença covid-19, número que não era registado há seis meses e que vem confirmar uma tendência de crescimento que tem sido verificada no último mês, de acordo com o executivo metropolitano de Tóquio.

12h54 - Pandemia matou pelo menos 4,06 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.061.908 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Mais de 188.347.300 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

Na quarta-feira, registaram-se 8.751 mortes e 541.452 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.

Os países que registaram mais mortes nesse dia foram o Brasil (1.556), Indonésia (982) e Rússia (791).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em número de mortes como de infeções, com um total de 608.115 mortes e 33.947.230 casos, segundo os dados da universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 537.394 mortes e 19.209.729 casos, a Índia, com 411.989 mortes (30.987.880 casos), o México, com 235.507 mortes (2.616.827 casos) e o Peru, com 194.752 mortes (2.085.883 casos).

12h35 - Tendência mundial. Há cada vez mais jovens com Covid-19 e nos hospitais

À medida que a variante Delta se multiplica e os casos de infeção por Covid-19 aumentam, tem-se observado uma tendência por todo o mundo: os novos casos e hospitalizações são cada vez mais das faixas etárias mais jovens. O fenómeno é explicado, em parte, pela baixa taxa de vacinação nestas idades.

Nos Estados Unidos, profissionais de saúde por todo o país têm alertado para o aumento de casos e internamentos entre os mais jovens, que em muitos casos chegam mesmo a ser admitidos nos cuidados intensivos.

A rápida disseminação da variante Delta, que é mais transmissível, aliada à baixa taxa de inoculação entre os jovens é uma das explicações apontadas para o aumento de casos e hospitalizações nesta faixa etária.

Na Holanda, por exemplo, o número de novos casos disparou nos últimos dias para os níveis mais elevados desde o início do ano após a reabertura dos bares, restaurantes e discotecas a 26 de junho.

Em Espanha, os casos começaram a aumentar a partir de meados de junho, impulsionados pela variante Delta e pela maior socialização entre os grupos mais jovens.

11h49 - Turismo mantém crescimento em maio com 1 M de hóspedes e 2,1 M de dormidas

O setor do alojamento turístico manteve o crescimento em maio, com um milhão de hóspedes e 2,1 milhões de dormidas, o que compara com 126.600 hóspedes e 261.600 dormidas no mesmo mês do ano passado, divulgou hoje o INE.

"O setor do alojamento turístico registou 1,0 milhões de hóspedes e 2,1 milhões de dormidas em maio de 2021, o que compara com 126.600 hóspedes e 261.600 dormidas em maio de 2020, quando a atividade turística esteve praticamente parada", divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), ressalvando, porém, que estes valores foram inferiores aos observados em maio de 2019, tendo o número de hóspedes e de dormidas diminuído 62,3% e 68,6%, respetivamente.

Comparando ainda com maio de 2019, observaram-se decréscimos de 22,3% nas dormidas de residentes e 83,8% nas dormidas de não residentes.

11h43 - OMS alerta para aumento de casos e mortes em África com países com falta de oxigénio e camas

Um aumento de 43 por cento a cada semana, diz a Organização Mundial da Saúde.

11h24 - PM britânico diz que o pior da pandemia no país já terá sido ultrapassado

11h15 - Suspensão de lote de vacinas da Janssen. Redução de vacinas leva a suspensão da modalidade "casa aberta"

A Task Force da vacinação informou esta manhã que "tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen, conforme divulgado por nota à imprensa do Infarmed de 14 de junho, e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, modalidade “casa aberta”. Esta será retomada logo que possível."

10h48 - Falta de apoios ao comércio no Algarve pode abrir portas ao desemprego

10h16 - Desemprego no Reino Unido sobe para 4,8% entre março e maio

A taxa de desemprego no Reino Unido foi de 4,8% entre março e maio de 2021, acima dos 4,7% nos três meses anteriores, informou hoje o Office for National Statistics (ONS).

O número de pessoas empregadas com salários aumentou para 28,9 milhões em junho, mais 356.000 que em maio, disse o ONS num comunicado hoje divulgado.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o mercado de trabalho em algumas regiões do Reino Unido está agora acima dos níveis pré-pandemia - fevereiro de 2020 - incluindo o nordeste e noroeste de Inglaterra, bem como a Irlanda do Norte.

09h20 - França pede teste com menos de 24 horas a quem regressa de Portugal

A França anunciou hoje que todas as pessoas não vacinadas contra a covid-19 chegadas de Portugal ou Espanha que queiram entrar no país terão de apresentar um teste com menos de 24 horas, em vez das 48 horas atuais.

09h17 - Rússsia com mais 25.293 casos 791 vítimas mortais

09h16 - França e Alemanha retaliam decisão de Pequim de suspender voos

França e Alemanha estão a punir as companhias aéreas chinesas, em retaliação pela decisão da China de suspender ligações aéreas, após detetar casos de covid-19 em voos provenientes daqueles países.

A China, onde a epidemia surgiu, no final de 2019, praticamente fechou as suas fronteiras, em março de 2020, limitando as ligações aéreas internacionais a uma por semana, por companhia aérea e por cidade de destino.

O país impõe restrições drásticas às pessoas que chegam do exterior, sujeitas a uma quarentena de pelo menos duas semanas, dependendo do local de destino.

Esta política é acompanhada de punições contra as companhias aéreas, com os voos cancelados durante um período de duas semanas.

08h57 - Covid-19. Aumento de 122% em UCI e 0,8% em óbitos em Portugal. Saiba mais aqui

08h32 - Malásia com novo recorde diário de 13.215 casos

07h52 - Governo vai reavaliar hoje a situação da pandemia em todo o país

O numero de concelhos abrangidos pelas restrições deve aumentar no Norte e no Algarve. 

Conselho de Ministro para anunciar novas medidas é esta tarde.

07h51 - Portugal tem nesta altura 476 surtos ativos

São mais 153 do que no final de junho. Os números divulgados pela Direção Geral da Saúde mostram que a grande maioria, 350, são na região de Lisboa e Vale de Tejo.

Atingem em especial escolas e lares de idosos.

07h50 - Casa aberta para livre vacinação já está disponível para pessoas a partir dos 40 anos

Não é necessário agendamento e podem ser vacinadas as pessoas a parttir dessa idade que não tenham estado infetadas nos últimos 6 meses.

07h41 - Economia da China cresce 7,9% no segundo trimestre

O crescimento da economia chinesa, no segundo trimestre do ano, fixou-se em 7,9%, em termos homólogos, ilustrando a estabilização da atividade na segunda maior economia do mundo no período pós-pandemia.

Situação em Portugal

O Infarmed anunciou esta quarta-feira à noite que está a investigar a qualidade de vacinas da Janssen disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra depois de utentes terem desmaiado após a toma da vacina da Janssen.

Portugal registou mais 4.153 infeções, de acordo com o relatório de quarta-feira, um novo máximo desde março, e nove vítimas mortais devido à covid-19. Há mais 1.909 casos ativos, 2.235 recuperados e 1.322 contactos em vigilância.

A incidência continua a subir:
- a nível nacional é de 336,3 casos por 100 mil habitantes
- a nível continental é de 346,5 casos por 100 mil habitantes.

Já o R(t) continua em fase decrescente nos últimos dias:
- a nível nacional é de 1,14
- a nível continental é de 1,15.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse que espera que até ao início do próximo ano letivo, em setembro, os alunos mais jovens possam ser vacinados contra a covid-19.

“Acreditamos com veemência que a vacinação dos mais jovens deve acontecer o mais rapidamente possível, se possível ainda em agosto”, disse o governante, partilhando a vontade anteriormente manifestada pela ministra da Saúde, Marta Temido.

Situação no Mundo

Espanha teve 26.390 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, levando a incidência acumulada (infeções) a subir para 469 casos por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde.

As autoridades sanitárias brasileiras registaram, desde terça-feira, mais 1556 mortes associadas à Covid-19 e 57.736 infeções.

O Reino Unido registou 42.302 novos casos e 49 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados atualizados hoje, e imunizou 46 milhões de habitantes, dos quais 35 milhões têm vacinação completa.