Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Violeta Santos Moura - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h30 - Brasil regista 15.271 novos casos de infeção e 542 novas mortes com Covid-19

É o menor número de mortes para um dia registado nos últimos cinco meses, informou hoje o Ministério da Saúde do país.

A marca desta segunda-feira ficou um pouco acima das 527 mortes provocadas pela doença em 21 de fevereiro. Ao todo, o Brasil já contabilizou 542.756 vítimas mortais na pandemia.

Foram confirmados 15.271 casos de covid-19 em 24 horas, número que elevou o total de infecções no país para 19,3 milhões.

O dado indicou o menor número de casos notificados num dia em mais de oito meses.

A queda acentuada nas estatísticas de mortes e casos é relativa porque o Ministério da Saúde admitiu que os números tendem sempre a cair aos domingos e segundas-feiras devido ao menor número de funcionários processando os dados.

No entanto, a melhora das estatísticas também é atribuída ao avanço da campanha de vacinação no Brasil, que se acelerou nas últimas semanas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o país já aplicou 124,1 milhões de vacinas contra a covid-19. Dos imunizados, 90,1 milhões de brasileiros já receberam pelo menos a primeira dose da vacina e outros 34 milhões as duas doses estipuladas ou a vacina em dose única.

23h20 - México com mais 138 óbitos com Covid-19 e 5.307 novos casos de infeção, anuncia Ministério da Saúde

Desde o início da pandemia registaram-se no país 2.664.444 casos e 236.469 mortes, de acordo com os números oficiais.

23h10 - Europa é a primeira região do mundo a ultrapassar 50 milhões de casos Covid-19

Em novo balanço, a Agência Reuters revela que a região europeia ultrapassou os 50 milhões de casos de infeção com o coronavírus responsável pela Covid-19, sendo a primeira em todo o mundo a fazê-lo.

A agência lembra que a difusão da variante Delta do SARS-CoV-2 tem levado a novas subidas diárias de novas infeções.

A região europeia está a registar uma média de um milhão de novos casos cada oito dias e reportou quase 1.3 milhoes de óbitos com Covid-19 desde o início da pandemia.

22h35 - Canadá vai reabrir fronteiras a viajantes vacinados

A partir de dia 9 de agosto, os norte-americanos vacinados contra a Covid-19 poderão entrar sem restrições no Canadá. A abertura irá estender-se aos viajantes do mundo inteiro já vacinados, a partir de 7 de setembro, anunciou o Governo.

Para entrar em território do Canadá, as pessoas terão de não ter sintomas e de ter completado as duas doses de uma vacina autorizada pela Saúde do país, até 14 dias antes de se apresentar na fronteira.

22h20 - Andrew Lloyd Weber cancela estreia de musical Cinderella

"Fui forçado a tomar a decisão desoladora de não estrear a minha 'Cinderella'", anunciou o empresário do teatro musical em comunicado. Não há data para a estreia, acrescentou, denunciando "condições impossíveis" impostas pelo Governo britânico.

A produção mais recente de Lloyd Weber deveria estrear em Londres na terça-feira mas um caso positivo de Covid-19 entre o elenco e as regras da quarentena - apesar de todos os outros atores terem testado negativo - obrigam ao isolamento de todos, justificou o empresário.

22h00 - Manifesto Açoriano diz ser necessário "reforçar e agilizar apoios económicos"

Os promotores do Manifesto Açoriano alertaram hoje para a "absoluta necessidade" de "reforçar e agilizar os apoios económicos" para garantir a "sobrevivência" dos "setores mais afetados" pela crise provocada pela pandemia da covid-19.

Em comunicado de imprensa, o Manifesto Açoriano revelou que os subscritores se reuniram hoje com o presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), o social-democrata José Manuel Bolieiro, num encontro que não constava da agenda pública do líder regional.

Nesse encontro, os responsáveis pelo manifesto expressaram "a absoluta necessidade de se reforçar e agilizar os apoios económicos aos setores mais afetados pela pandemia, que se veem a braços com uma crise sem precedentes e cuja sobrevivência não será possível sem um robusto e eficaz pacote de medidas de Estado".

Os subscritores defenderam a criação de um plano de recuperação económica para a ilha de São Miguel.

21h30 - Afinal, 60% dos hospitalizados no Reino Unido não são vacinados

O principal conselheiro científico do Governo de Boris Johnson, Patrick Vallance, afirmou que 60 por cento das pessoas admitidas nos hospitais com sintomas de Covid-19 não foram vacinadas, corrigindo anteriores informações prestadas segunda-feira, quando referiu que os mesmos 60 por cento tinham recebido duas doses de vacinas.

21h15 - Cabo Verde vacina média de 2.200 jovens por dia e atinge taxa de 12%

Cabo Verde recebeu 409 mil doses de vacinas contra a covid-19 e 26.419 jovens entre 18 e 39 anos já receberam pelo menos uma dose, numa média diária de 2.200, representando 12% nessa faixa etária.

20h57 - Terminou o confinamento no reino Unido

Os especialistas avisam que o fim das restrições vai triplicar o número de infecções no país. As previsões apontam para 200 mil casos por dia já em agosto.


20h54 - Internamentos voltam a registar acentuada subida

Há mais 46 pessoas hospitalizadas. Nos cuidados intensivos estão 181. O centro europeu para o controlo de doenças prevê uma subida acentuada do número de casos covid para o início de agosto.


20h49 - Pandemia covid obrigou hospitais a nova realidade

Aumentaram 16% as cirurgias realizadas no Hospital São João em relação ao período pré pandemia. Com a covid-19, o maior hospital da região norte fez adaptações que se revelaram agora essenciais para enfrentar o futuro.


20h45 - Vacina covid. Obrigatoriedade está na ordem do dia

Em França e na Grécia os profissionais de saúde vão ser obrigados, por lei, a receber a vacina contra a covid-19. Outros países da Europa ponderam aplicar também esta medida. À luz da Constituição Portuguesa, é quase consensual que não se pode obrigar ninguém a ser vacinado em Portugal. Embora surjam já diferentes interpretações da lei.


20h38 - Sondagem. 72% dos portugueses querem vacina covid obrigatória

O resultado foi apurado numa sondagem da Universidade Católica para a RTP. Sobre a atuação dos políticos face à pandemia, a avaliação dos portugueses é agora menos positiva e apenas 48% dos inquiridos consideram que a resposta do Presidente da República é boa ou muito boa, quando em maio eram de 64%. Quanto ao primeiro-ministro, a aprovação desceu 10 pontos para 33%.


20h30 - Angola anuncia mais 101 casos e 12 mortos

Angola registou, nas últimas 24 horas, mais 101 casos de covid-19 e atingiu o segundo número mais elevado de mortes desde o início da pandemia com registo de 12 óbitos, segundo a Direção Nacional de Saúde Pública.

O boletim epidemiológico hoje divulgado indica que os casos foram reportados no Cunene (42), Moxico (28), Luanda (11), Zaire (8), Huambo (6), Benguela (2), Lunda Sul (2) e Cabinda (2) com idades entre um mês e 86 anos, sendo 57 masculino e 44 feminino.

Neste +período foram reportados 12 óbitos (7 do sexo masculino e 5 feminino) com idades de 27 a 93 anos), enquanto 35 pessoas entre 3 e 67 anos foram recuperadas.

Os laboratórios processaram 1.883 amostras num cumulativo que aponta para 778.596 testes.

Angola contabiliza agora 40.906 casos, dos quais 34.790 recuperados, 5.147 ativos (dos quais seis críticos e oito graves) e 969 óbitos.

Estão internados 116 doentes e 108 pessoas encontram-se em quarentena institucional.

20h28 - França entrou na quarta vaga do vírus

O Governo francês anunciou hoje que o país entrou na quarta vaga da covid-19, com 80% dos casos detetados a ter origem na variante Delta e um aumento de 125% de contaminações na última semana.

"Entrámos na quarta vaga do vírus [...] a dinâmica epidémica é extremamente forte, constatamos uma vaga mais rápida com um pico mais acentuado que as vagas precedentes", disse o porta-voz do Governo, Gabriel Attal, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros de hoje no Palácio do Eliseu.

O governante disse ainda que a esmagadora maioria dos casos detetados, cerca de 80%, tem origem na variante Delta e que na última semana as contaminações aumentaram 125%.

Face a esta progressão do vírus, o Governo vai avançar com a medida da imposição do passe sanitário já a partir de 21 de julho para os espaços culturais, como cinemas ou museus, e no início de agosto para bares e restaurantes.

Os empregados dos bares e restaurantes também passam a ser obrigados a vacinar-se para continuar a trabalhar.

19h51 - Cabo Verde regista 15 novos casos positivos em 24 horas

Cabo Verde registou mais 15 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 33.317 o acumulado de infetados no país desde o início da pandemia, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que do total de 746 amostras analisadas desde domingo, há mais 15 novos casos positivos de infeção para o novo coronavírus, o menor registo dos últimos 14 dias, numa taxa de positividade de 2%.

Os novos casos foram diagnosticados na Praia (um), Santa Catarina de Santiago (dois), São Lourenço dos Órgãos (dois), Mosteiros (um), Santa Catarina do Fogo (um), Brava (um), Porto Novo (três) e Sal (dois).

O país registou mais um dia sem contabilizar óbitos associados à covid-19 e deu alta a mais 41 pessoas, passando a ter 32.496 casos considerados recuperados desde o início da pandemia.

Com os novos dados, o país aumentou para 33.317 o acumulado de infetados desde o início da pandemia, dos quais 295 resultaram em morte e há ainda 506 casos ativos.

19h18 - Mulheres vão ter mais dificuldade em recuperar emprego

Em 2021 haverá menos 13 milhões de mulheres empregadas do que em 2019 porque estas vão ter mais dificuldade em encontrar trabalho na fase de recuperação da crise económica causada pela covid-19, anunciou esta segunda-feira a Organização Internacional do Trabalho.

De acordo com uma nova síntese da Organização Internacional do Trabalho (OIT), "as perdas desproporcionadas de emprego e de rendimentos sofridas pelas mulheres durante a pandemia persistirão num futuro próximo", tal como "as desigualdades entre mulheres e homens no mundo do trabalho, que foram agravadas durante a pandemia da covid-19".

O documento revela que haverá menos 13 milhões de mulheres empregadas em 2021 em comparação com 2019, enquanto que o emprego masculino recuperará para os níveis de 2019, apesar do crescimento previsto do emprego das mulheres em 2021 exceder o dos homens.

Assim, apenas 43,2% das mulheres em idade ativa do mundo estarão empregadas em 2021, em comparação com 68,6% dos homens em idade ativa.

19h11 - Aumenta em Espanha número de doentes nos cuidados intensivos

O Ministério da Saúde espanhol classificou hoje como "muito delicado" o momento da pandemia que se vive em Espanha, onde os doentes com covid-19 ocupam já mais de 10% das unidades de cuidados intensivos.

Isto verifica-se embora tenha abrandado o número de novos casos, com mais de 61.000 desde sexta-feira e 8.100 diagnosticados no domingo.

A incidência acumulada a 14 dias aumentou 62 pontos no fim de semana e situa-se em 599,7 casos por cada 100.000 habitantes, e a dos últimos sete dias (324) indica que a pandemia continua a sua curva ascendente.

Quanto aos internamentos hospitalares, o Ministério da Saúde adverte que começa a haver "números preocupantes" e indica que o número de doentes internados com covid-19 aumentou 65% numa semana e, no caso das unidades de cuidados intensivos, cerca de 45%.

Neste momento, há mais de 1.000 pessoas nos cuidados intensivos em Espanha, com uma média de ocupação de 11,4% que, em algumas comunidades, dispara além dos 20%.

No país, metade da população tem a vacinação contra a covid-19 completa, uma vez que já foram imunizados 24 milhões de pessoas e são já dez as comunidades autónomas que também têm mais de 50% da sua população com a vacinação concluída, segundo dados do Ministério da Saúde.

18h05 - Investigadores defendem aceleração nas notificações de reações adversas às vacinas

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) defenderam esta segunda-feira a necessidade das unidades de saúde e outros serviços de atendimento urgente acelerarem a notificação das reações adversas às vacinas contra a covid-19.

Em declarações à agência Lusa, Jorge Polónia, coautor do estudo publicado no International Journal of Clinical Pharmacy e coordenador da Unidade de Farmacovigilância do Porto (UFPorto), afirmou hoje ser "urgente acelerar a notificação das reações adversas às vacinas contra a covid-19".

"Para termos segurança nas vacinas, temos de ter informação. Sabemos que as vacinas são seguras na grande maioria das pessoas, só que há muitos milhões de pessoas a serem vacinadas. Em Portugal, tivemos quase 8.500 reações adversas, isso indica uma taxa de incidência na ordem de um para mil", afirmou.

18h02 - Itália regista 2.072 novos casos e sete mortes nas últimas 24 horas

A Itália registou 2.072 novos casos de covid-19 e sete mortes nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde, enquanto a campanha de vacinação avança e 50% da população com mais de 12 anos está imunizada com a vacinação completa.

Estes novos valores mantêm a tendência de aumento das infeções no país, onde a variante delta representava na semana passada 27,7% dos contágios, e o número total de infeções é agora de 4.289.528 desde o início da pandemia em fevereiro de 2020.

Os 2.072 novos infetados -- com idade média de 28 anos -- representam um aumento de 1.184 casos (mais do dobro), em relação ao mesmo dia da semana passada.

O número diário de mortes, sete, está entre os mais baixos desde o início da emergência sanitária e elevou o total de óbitos para 127.874.

Em relação às pessoas atualmente infetadas, são agora 47.525, o que representa um aumento de 1.412 casos positivos em relação a domingo, e a grande maioria está isolada em casa com sintomas ligeiros ou sem sintomas.

A pressão nos hospitais, embora longe de ser preocupante, está a aumentar: 1.350 pacientes estão hospitalizados, um aumento de 58 pessoas em relação à véspera, das quais 162 estão internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), mais seis.

17h58 - Moçambique regista mais 20 mortos e ultrapassa 100.000 casos

Moçambique registou mais 20 mortes associadas à covid-19 e ultrapassou os 100.000 casos, com 1.373 novos infetados registados nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde. Moçambique eleva o número de mortes por covid-19 para 1.138 e o de casos para 100.785, 76% dos quais recuperados.

17h49 - Portugal é quinto país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção

Portugal passou na última semana de quarto para quinto país da União Europeia (UE) com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes, indicador em subida generalizada. Nos dados do 'site' estatístico Our World in Data, Portugal tem uma média de 318,8 novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias, enquanto Chipre apresenta uma média de 1.113,9, Países Baixos de 588,8, Espanha de 498,13 e Malta de 455,87.

Entre os países do resto do mundo com mais de um milhão de habitantes, Portugal desceu do 15.º para o 17.º lugar numa lista encabeçada por Chipre, Reino Unido, Botswana (652,4 novos casos) Países Baixos, Tunísia (587 novos casos), Cuba (547), Espanha e Colômbia (471).

A média de novos casos nos últimos sete dias na União Europeia situa-se em 128,11, subindo dos 83 da semana passada e no mundo em 66, quando na semana passada era de 56.

Quanto à média diária de mortes atribuídas à covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal continua o terceiro país da lista de países da União Europeia, com uma média de 0,71, superior às 0,66 registadas no início da semana passada.

Em termos de vacinação, em números atualizados no domingo no Our World in Data, Portugal tem 45,69 por cento da população completamente vacinada, um pouco acima da média de 42,46% da União Europeia.

17h36 - Militares da Guiné-Bissau vão ajudar na vacinação

O Alto-Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau iniciou hoje a formação de 60 militares técnicos de saúde que vão juntar-se ao processo de vacinação contra o novo coronavírus.

“Hoje começámos a formar cerca de 60 técnicos de saúde militar que vão juntar-se às nossas equipas em Bissau, Biombo e Bafatá, onde decorre já o processo de vacinação”, disse o secretário do Alto-Comissariado para a Covid-19, Plácido Cardoso.

Segundo o médico guineense, o alto-comissariado está a trabalhar nos aspetos logísticos e administrativos para a “formação de equipas nas restantes regiões da Guiné-Bissau, onde serão integrados também os técnicos de saúde militar”.

“Estamos a trabalhar para estender a vacinação a todo o território nacional”, salientou.

A Guiné-Bissau registou na última semana um aumento do número de casos de covid-19 e de vítimas mortais devido à doença.

17h25 - Crianças com 12 anos começam a ser vacinadas na Macedónia do Norte

A Macedónia do Norte começou hoje a vacinar crianças com 12 anos ou mais numa tentativa de impedir um possível aumento de casos de covid-19 no outono, altura em que o país pretende abrir totalmente as escolas. As autoridades de saúde disseram que apenas cerca de 1.800 adolescentes marcaram, através do sistema eletrónico de saúde, a toma da primeira dose da vacina Pfizer-BioNTech, que consideram ser mais segura para as crianças.

Segundo os responsáveis, o pequeno número de jovens registados para serem vacinados reflete as preocupações dos pais em relação aos potenciais efeitos secundários.

O ministro da Saúde da Macedónia do Norte, Venko Filipce, reiterou que a imunização em massa é a única maneira de acabar com a pandemia e incentivou os pais a vacinarem os filhos, num país que já vacinou um quarto dos dois milhões de habitantes.

17h14 - Turismo na Albânia faz greve contra recolher obrigatório

Os pequenos negócios turísticos na Albânia estão hoje em greve, tendo encerrado restaurantes e bares, em protesto contra a imposição contínua do Governo de um recolher obrigatório noturno. Dezenas de proprietários de restaurantes e bares em Vlora, a 150 quilómetros a sudoeste da capital, Tirana, fecharam hoje as instalações apelando a um recolher obrigatório mais tardio ou o levantamento do mesmo.

O Governo impôs um recolher obrigatório entre as 22h00 e as 06h00, que passar a começar às 23h00 a partir de terça-feira, mas os proprietários dizem que a medida obriga os clientes a deixarem os estabelecimentos demasiado cedo mesmo no período turístico do verão. O primeiro-ministro albanês, Edi Rama, recusou o pedido dos proprietários, afirmando que a música alta em áreas urbanas é poluição ambiental.

17h06 - Taiwan. Vacina local aprovada com caráter de urgência

O Governo de Taiwan aprovou com urgência uma vacina produzida localmente contra a covid-19, desenvolvida pela empresa Medigen, a qual os especialistas alegam ter a mesma eficácia do que a da AstraZeneca. Esta decisão deve permitir o reforço da vacinação da ilha, que tem tido dificuldades para se abastecer.

A vacina da Megigen Vaccine Biologics Corpo, conhecida oficialmente pelo nome MVC-COV1901, ainda não concluiu os testes clínicos, mas mostrou resultados promissores no mês passado durante os testes de fase 2.

Apesar de não fornecer detalhes, o Ministério da Saúde indicou que os efeitos do fármaco, em termos de anticorpos, “não foram piores do que os da vacina Oxford-AstraZeneca que a população recebeu”, acrescentando que “não há grandes preocupações para a saúde pública”.

16h55 - Confinamento de uma semana imposto em Teerão

O Irão impôs hoje um confinamento de uma semana na capital, Teerão, e na região circundante, enquanto o país luta com novo aumento da pandemia de covid-19, segundo os meios de comunicação estatais. O confinamento – o quinto do país – vai começar na terça-feira até à próxima segunda-feira e impõe o encerramento de bazares, mercados e repartições públicas, assim como cinemas, ginásios e restaurantes na província de Teerão e na província vizinha de Alborz.

O país contabilizou hoje 25.441 novos casos de covid-19 e 213 mortes, aumentando o total para 87.374 óbitos entre os mais de 3,5 milhões de casos confirmados durante a pandemia.

As autoridades iranianas têm alertado recentemente acerca de uma nova vaga, impulsionada pela variante Delta, mais contagiosa.

16h35 - Angola adquire vacinas de dose única para tribos nómadas do sul

A ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, disse hoje que o país vai receber cinco milhões de vacinas da Johnson e Johnson (dose única) para administrar, entre outros, a populações nómadas das tribos do sul.

Falando no centro de vacinação Paz Flor, em Luanda, que começou hoje a administrar parte das 50 mil doses trazidas pela comitiva presidencial portuguesa na quinta-feira, Sílvia Lutucuta explicou que o país espera receber uma grande encomenda de Pfizer, via União Africana, e cinco milhões da Johnson e Johnson, sendo que esta última será dada consoante a mobilidade das populações.

“O grau de mobilidade da população também é um fator importante na decisão do tipo de vacina que iremos administrar. Para essas pessoas nós iremos dar prioridade à vacina Johnson e Johnson”, explicou.

No sul, nas províncias do Cunene e do Namibe, ainda residem populações nómadas relevantes das tribos Khoisan e Hereros que terão de ser sujeitas a programas específicos de vacinação. Mas esta opção pela dose única “não é só no sul de Angola, também aqui em Luanda”, disse a ministra, referindo a pessoas que não tenham residência fixa.

16h22 - Países Baixos não vão impor medidas adicionais apesar de aumento de casos

Nos Países Baixos, onde o número de novos casos de covid-19 estabilizou após um aumento muito acentuado na última semana, não vai impor medidas adicionais de combate à pandemia, disse hoje o primeiro-ministro, Mark Rutte. Em conferência de imprensa, Rutte explicou que a equipa de especialistas que está a aconselhar o Governo "analisou o panorama epidemiológico e não encontrou qualquer razão para recomendar medidas adicionais".

O chefe do executivo holandês atribuiu os maus números da semana passada ao facto de que, em alguns bares e restaurantes, "as coisas não estão a correr bem" e pediu ao sector que aplique de forma rigorosa a obrigação de os clientes permanecerem sentados em espaços interiores.

O país passou de menos de 1.000 novos casos diários, durante a segunda quinzena de junho, para entre 9.000 e 11.000 novas infeções por dia, desde 11 de julho, o que levou o Governo a impor novas restrições há duas semanas, como a limitação dos horários na restauração e o encerramento dos espaços de diversão noturna. Com pouco mais de 17 milhões de habitantes, os Países Baixos alcançaram, na sexta-feira passada, o número de oito milhões de pessoas com a vacinação completa contra a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

16h11 - Angola agradece apoio de Portugal no combate à pandemia

A ministra da Saúde de Angola agradeceu o apoio das autoridades portuguesas no combate à pandemia da covid-19, salientando que essa cooperação não se resume à oferta de vacinas, como as que começaram hoje a ser administradas. Falando no centro de vacinação Paz Flor, em Luanda, que começou hoje a administrar parte das 50 mil doses trazidas pela comitiva presidencial portuguesa na quinta-feira, Sílvia Lutucuta agradeceu esta “doação importante”, com “a promessa de que mais doses virão”.

No sábado, após a Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu em Luanda, o primeiro-ministro português, António Costa, anunciou que Portugal iria triplicar as vacinas a oferecer aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, passando de um milhão para três milhões de doses, a maioria delas Astrazeneca, cuja distribuição na Europa é condicionada.

“A relação com Portugal tem sido boa, temos a agradecer mais uma vez”, afirmou hoje a ministra, que salientou também o apoio de Lisboa noutras áreas do combate à pandemia. “Estamos muitos satisfeitos com esta cooperação”, disse.

Na terceira vaga da pandemia em Portugal, “tivemos quadros médicos e enfermeiros a fazerem trocas de experiência, com estágio em Portugal em várias unidades de referência”, uma “mais-valia importante” com “competências que foram ganhas neste percurso”, explicou a Sílvia Lutucuta.

15h54 - Brasil autoriza ensaios clínicos com 3.ª dose da vacina da AstraZeneca

A agência reguladora de saúde do Brasil, Anvisa, disse esta segunda-feira, que aprovou testes com uma terceira dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19.

A Anvisa informou que uma terceira dose da vacina seria administrada a 10 mil voluntários entre 11 e 13 meses após a segunda dose.

15h40 - Boris Johnson testou negativo à Covid-19

Em isolamento, o primeiro-ministro britânico voltou a testar negativo à covid-19 e continua sem qualquer sintoma.

15h21 - Fim de quarentena no Reino Unido é "passo em frente"

O levantamento pelo Reino Unido da quarentena imposta a viajantes provenientes de Portugal é um “passo em frente” para o turismo e a hotelaria algarvia está “expectante” quanto ao impacto da medida nas reservas, segundo a principal associação hoteleira regional.

“A medida é mais um passo em frente no sentido do levantamento das restrições, que têm impedido na prática e continuam a impedir as viagens, e nós estamos de alguma forma expectantes relativamente ao impacto que isto pode ter no aumento da procura por parte dos turistas britânicos”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas.

O dirigente associativo disse ser “ainda cedo” para saber como esta medida vai impactar na procura, até porque, recordou, “algumas das restrições anteriores continuam a manter-se, designadamente a exigência, passados dois dias do regresso ao Reino Unido, de fazer um teste PCR”.

“O nosso país ainda não levantou as restrições à entrada de turistas britânicos com as duas doses da vacina, o que é pena, e continua a exigir um teste para entrar em Portugal”, exemplificou Elidérico Viegas, considerando que esta restrição “também, de alguma forma, poderia ser levantada”.

Em Portugal, sublinhou, os turistas têm necessidade ou obrigatoriedade de apresentarem teste negativo ou um certificado digital, ou terem de fazer teste à entrada do hotel, e a medida também se aplica a turistas estrangeiros.

“As nossas perspetivas apontam para ter uma ocupação nos meses de julho e agosto que poderá rondar os cerca de 60%, ainda longe dos habituais 100% que se verificavam antes da pandemia”, estimou.

15h00 - Surto da variante Delta no Vietname quadruplica o número de infetados

O Vietname registou no domingo um total de 5.887 contágios de covid-19, um valor que quadruplicou, em apenas um dia, os 1.456 casos detetados durante todo o ano de 2020. O novo valor máximo de infeções diárias registado no domingo levou as autoridades a endurecer hoje as restrições de movimento das pessoas em 19 províncias do país. Até ao momento o país contabilizou oficialmente 254 mortos.

A zona de Ho Chi Minh (antiga Saigão) é o epicentro da nova vaga de covid-19, sendo que a cidade, incluindo a periferia, é habitada por 13 milhões de pessoas.

No fim de semana as autoridades contaram 4.692 casos, a maioria em pacientes que já se encontravam isolados em centros de quarentena por terem estado em contacto, segundo o Governo, com pessoas infetadas pelo coronavírus Sars-Cov-2.

Os habitantes da cidade enfrentam, desde o dia 09, um confinamento que lhes permite apenas sair de casa para atividades essenciais, estando a maior parte dos estabelecimentos comerciais encerrados.

14h53 - ECDC prevê que incidência dispare em Portugal

A incidência da Covid-19 pode subir muito nas próximas semanas em Portugal. A previsão é do Centro Europeu para o Controlo de Doenças, que também espera um aumento da mortalidade, embora muito menor do que há um ano.
O documento projeta que nos primeiro dias de agosto o país possa atingir a média de 643 casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

Portugal será mesmo um dos 20 países europeus onde a doença mais deverá crescer. Nesta altura, a variante Delta, predominante no país, disseminou-se pelos quatros pontos cardeais.

14h34 - R(t) desce, mas incidência continua a subir

O boletim da DGS, divulgado esta segunda-feira, apresenta também a matriz de risco atualizada.

De acordo com os dados, a incidência nacional aumentou e é, atualmente, de 391,0 casos de infeção por 100 mil habitantes e a incidência no continente é de 403,0.

Já o R(t) desceu, sendo de 1,10 a nível nacional e no continente.

14h24 - Mais 1.855 casos de Covid-19 e oito mortos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou 1.855 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, e oito vítimas mortais. Segundo o boletim epidemiológico de hoje há mas 465 casos ativos e 173 contactos em vigilância.  Há também mais 1.382 recuperados.

A região do Norte reportou, pelo segundo dia consecutivo, o maio número de casos: mais 755 do que ontem. A região de Lisboa e Vale do Tejo tem mais 624 infeções, o Algarve mais 231, o Centro 127 e o Alentejo mais 61.

Os Açores registam mais 32 e a Madeira mais 25.

Os internamentos dispararam nas últimas 24 horas. Há atualmente 851 doentes em enfermaria (mais 46 desde ontem) e 181 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais cinco).

14h10 - Britânicos deixam cair restrições sanitárias

Por decisão do Governo de Boris Johnson, caem praticamente todas as restrições impostas pela pandemia. Isto apesar dos avisos dos especialistas, que prevêem que o país registe 200 mil casos por dia no fim do verão.
O momento em que a máscara caiu foi efusivamente comemorado logo a partir da meia-noite.

13h45 - USF nas Caldas da Rainha em serviços mínimos por ter com 20 profissionais em isolamento

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, está limitada a serviços mínimos, até ao dia 24, porque 20 dos 26 profissionais se encontrarem em isolamento profilático.´Em comunicado a USF informou que, "na sequência de contacto com um caso positivo, a equipa de profissionais encontra-se em isolamento profilático até ao dia 24 de julho".

Durante este período, acrescenta o comunicado, a unidade "passará a assegurar, no seu edifício, os serviços mínimos", nomeadamente, consultas de doença aguda (não respiratória), entre as 08h00 e as 16h00; tratamentos de enfermagem, visitas domiciliárias prioritárias e consultas médicas por telefone.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) esclareceu que, "de um total de 26 profissionais, 20 estão em isolamento profilático", e que os serviços mínimos estão a ser assegurados "com recurso à ajuda de profissionais de outras unidades, bem como à mobilização de outros que se encontravam ausentes".

A ARSLVT precisa que “estão mobilizadas três unidades de saúde da cidade, de acordo com as valências necessárias”, sendo que uma assegura os turnos do Centro Vacinação (CVC) Caldas da Rainha desta semana (com um médico e mais dois a quatro enfermeiros, outra assegura as visitas domiciliárias, e outra dá resposta na unidade de saúde.

“A equipa visada estava escalada esta semana para o CVC de Caldas da Rainha, mas procedeu-se a uma troca de rotação da mesma, ficando também o serviço de CVC assegurado, sendo que este serviço conta já com a presença de enfermeiros contratados através de empresa de prestação de serviços”, esclareceu ainda a ARSLVT.

13h27 - Turismo do Algarve à espera de milhares de britânicos

Com o alívio das restrições em Inglaterra, é esperado um aumento de turistas britânicos no Algarve. Só esta segunda-feira chegam à região 28 voos provenientes do Reino Unido.
Os hoteleiros e as associações do sector do turismo falam de uma janela de esperança para um verão de contas difíceis.

13h13 - Pandemia já matou pelo menos 4,09 milhões de pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.093.263 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 190.333.380 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde que foram detetados os primeiros casos da doença, na cidade chinesa de Wuhan, no final de 2019.

12h43 - Recolher obrigatório desrespeitado na Catalunha

Os turistas estão a ignorar a regra catalã de recolhimento entre a 1h00 e as 6h00, em vigor desde a passada sexta-feira, noticia o jornal espanhol El País.

Na primeira noite de aplicação da regra, a polícia catalã interveio junto de 4350 pessoas.

"A maioria dos participantes [em ajuntamentos] são franceses, alemães, italianos e holandeses. São todos jovens e muito poucos estão a usar máscaras", refere o mesmo jornal.

12h14 - Banco Mundial já financiou resposta em Cabo Verde com 17,6 milhões

O Banco Mundial elevou para 17,6 milhões de euros o apoio ao plano de resposta cabo-verdiano à Covid-19, desde abril do ano passado. Foi fechado um terceiro financiamento para compra de testes, equipamentos de proteção e vacinas, entre outros.

O acordo, firmado a 3 de julho entre Cabo Verde e a Associação Internacional para o Desenvolvimento, do grupo Banco Mundial, prevê mais um financiamento de sete milhões de SDR (Direitos de Saque Especiais, equivalente a 8,43 milhões de euros), a reembolsar pelo país africano até junho de 2061.

11h50 - Cuba no topo dos contágios per capita da América Latina

Cuba, noticia a Reuters, apresenta-se nesta altura como o país com o mais elevado nível de contágios per capita da América Latina.

Com uma população de 11 milhões, a ilha reportou, na semana passada, perto de quatro mil casos de Covid-19 por milhão de habitantes, nove vezes mais do que a média mundial.

Este dado é conhecido numa altura em que o regime se debate com uma vaga de protestos e vê o sistema de saúde debaixo de pressão acentuada.

11h22 - Indonésia fixa novo máximo de mortes

As autoridades sanitárias indonésias reportaram mais 1338 mortes associadas à Covid-19 em 24 horas. É um número diário sem precedentes que eleva o total de óbitos declarados desde o início da pandemia para 74.920.

Já o número de novas infeções é de 34.257, o mais baixo desde o dia 6 de julho.

11h15 - Unicef alerta governos para crianças sem família

A Covid-19 já matou mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo, deixando muitas crianças privadas de cuidados parentais. A Unicef pede a intervenção dos governos para prevenir a crise que atinge esta geração e deixa um alerta: "Estas crianças tem maior probabilidade de sofrer violência, abuso, negligência e exploração".

A última declaração de Henrietta Fore, diretora executiva da Unicef, tem o foco nas crianças que correm o risco de ficarem sem cuidados da família, por morte, doença grave ou dificuldades financeiras.

Henrietta Fore sublinha que ainda é "cedo para estimar o número de crianças órfãs ou abandonadas como resultado da pandemia", mas o aumento nas mortes em alguns países "significa que muitas crianças, já vulneráveis ​​aos impactos da Covid-19, enfrentam mais sofrimento emocional e preocupações de proteção".

11h05 - EMA avalia imunossupressor Kineret

A Agência Europeia de Medicamentos adianta estar a analisar a eventual aplicação do fármaco imunossupressor Kineret para tratar a Covid-19 em adultos com pneumonia e em risco de desenvolver insuficiência respiratória severa.

"O Kineret é um imunossupressor (medicamento que reduz a atividade do sistema imunitário) atualmente autorizado para o tratamento de condições inflamatórias. A sua substância ativa, anakinra, bloqueia a atividade do interleukin 1, um mensageiro químico envolvido nos processos imunitários que conduzem à inflamação. Pensa-se que pode ajudar a reduzir a inflamação e os danos aos tecidos associados à Covid-19", explica a EMA em comunicado.

O resultado da avaliação deverá ser conhecido em outubro deste ano.

10h48 - África soma quase 158 mil mortes em mais de 6,2 milhões de infeções

África regista 157.967 mortes associadas à Covid-19, num total de 6.236.745 casos de infeção desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais regionais agora divulgados.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de recuperados é de 5.437.867.

A África Austral continua a ser a região mais atingida do continente, com 2.979.873 casos e 80.809 óbitos associados à Covid-19. Nesta região, encontra-se o país mais atingido pela pandemia: a África do Sul, que soma 2.295.095 casos e 66.859 mortes.

10h45 - Atleta olímpico checo testa positivo

O jogador checo de voleibol de praia Ondrej Perusic, residente na aldeia olímpica de Tóquio, teve um teste positivo para a Covid-19, revelou esta segunda-feira o Comité Olímpico da República Checa.

Perusic foi submetido ao teste no domingo e "não apresenta absolutamente qualquer sintoma", de acordo com o chefe de missão do país nos Jogos Olímpicos, Martin Doktor, que acrescentou terem sido tomadas "medidas para evitar a transmissão aos membros da comitiva".

10h19 - Rússia acima dos 24.600 casos diários

As autoridades sanitárias da Rússia reportaram mais 24.633 infeções em 24 horas, das quais 4007 em Moscovo. Morreram mais 719 pessoas no mesmo período.

A Rússia acumula, desde o início da pandemia, 5.982.766 casos.

9h43 - Variante Delta é a que mais preocupa em África

A consultora Capital Economics estima que a rápida propagação da variante Delta é mais ameaçadora nas economias emergentes, dado que o ritmo de vacinação é mais lento. Desde logo em África e na Ásia.

"A maior ameaça é nas economias emergentes onde as taxas de vacinação continuam baixas e a distribuição de vacinas é mais lenta", escrevem os analistas, numa nota de análise aos investidores, citada pela agência Lusa.

Neste grupo, "estão incluídos quase todos os países africanos e partes da Ásia e da América Latina".

"Apesar de o impacto económico não ser tão mau como em vagas anteriores, já que os negócios e as pessoas já se adaptaram, as repercussões ainda serão significativas", apontam.

9h14 - Últimos dados da Alemanha

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou em 546 nas últimas 24 horas, para um total de 3.745.227 reportados desde o início da pandemia.

Houve registo, no mesmo período, de uma morte associada à Covid-19, para um total acumulado de 91.363.

8h49 - Sauditas impõem vacinação completa


As autoridades da Arábia Saudita vão exigir a todos os cidadãos, a partir de 9 de agosto, a vacinação com duas doses para poderem sair do país.

8h31 - Tóquio. Toyota abstém-se de fazer publicidade na televisão

O construtor automóvel nipónico Toyota, patrocinador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, não vai recorrer a publicidade televisiva nas próximas semanas, face ao escasso apoio da população à realização do evento em contexto pandémico. Também não se fará representar na cerimónia de abertura.

Dois terços dos japoneses questionam a capacidade da organização para manter os Jogos seguros em matéria sanitária.

"É verdade que a Toyota não vai estar na cerimónia de abertura e a decisão foi tomada tendo em considerção vários fatores, incluindo a ausência de espectadores", adiantou uma porta-voz da empresa, citada pela Reuters.

7h49 - Últimos números da China

A Comissão Nacional de Saúde da China reportou 31 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, dos quais cinco são infeções locais, na província de Yunnan, no sul do país.

Os casos locais detetados em Yunnan ocorreram na cidade de Ruili, na fronteira com Myanmar. Os demais 26 casos foram diagnosticados em viajantes do exterior, nos municípios de Pequim (norte) e Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Yunnan (sul), Shaanxi (centro), Mongólia Interior (norte), Zhejiang (leste), Fujian (sudeste), Henan (centro) e Gansu (noroeste).

A Comissão Nacional de Saúde indicou ainda que 15 pessoas receberam alta.

O total de infetados ativos na China continental é agora de 565, entre os quais 13 em estado grave.

Desde o início da pandemia, a China registou 92.277 casos e 4636 mortes.

7h40 - Pandemia "fora de controlo" em Myanmar

O denominado Governo de Unidade Nacional de Myanmar, que se opõe à junta militar, pediu à ONU assistência humanitária urgente para enfrentar uma nova vaga da Covid-19 que estará "fora de controlo".

Composto por políticos e ativistas que se opõem ao regime instaurado pelos militares, após o golpe de 1 de fevereiro, o NUG alerta que a atual vaga da pandemia está "fora de controlo, com o número diário de mortos a aumentar, devido à má gestão da junta militar".

7h29 - Brasil reporta 34.126 casos em 24 horas

O Brasil somou 34.126 infeções e 948 mortes associadas à Covid-19 em 24 horas, elevando para mais de 542 mil o número total de óbitos.

Com estes números, o Brasil, um dos países do mundo mais afetados pela pandemia, acumula 542.214 óbitos e 19.376.574 infetados desde fevereiro de 2020, quando foi notificado o primeiro caso positivo.

O Brasil é o segundo país com mais mortes atribuídas à Covid-19, atrás dos Estados Unidos, e o terceiro com o maior número de infetados, depois de Estados Unidos e Índia.

7h03 - Ponto de situação

Em Inglaterra, terminam esta segunda-feira as restrições sanitárias de combate à pandemia. É a última etapa do plano de desconfinamento do Governo britânico.
Deixa de ser obrigatório usar máscara, mas ainda assim o Governo recomenda o uso e apela à responsabilidade individual. Londres é uma exceção: o presidente da câmara exigiu que seja usada máscara nos transportes públicos.

Mas há mais mudanças.

A partir de hoje, as discotecas podem reabrir. As salas de espectáculo, cinema e estádios tambem podem funcionar sem limitação no número de pessoas.

Os adultos com vacinação completa ou jovens com menos de 18 anos, vindos de países na lista de laranja, não serão obrigados a cumprir isolamento de dez dias. A unica exceção é para quem regressa de França.Sistema de senhas na vacinação
Em Portugal, a task-force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo quer implementar um sistema de senhas no telemóvel para acabar com as filas nos centros de vacinação.
A ideia é que as pessoas possam decidir quando e onde se querem vacinar e, no mesmo dia, tirarem uma senha para não terem que esperar.
O quadro em Portugal
Os internamentos ultrapassaram a barreira dos 800, o que já não acontecia há quatro meses.

A Região norte ultrapassou Lisboa e Vale do Tejo no número de novas infeções.

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de domingo, reportou mais oito mortes associadas à Covid-19 e 3261 casos confirmados de infeção.

Estavam ontem internados em enfermaria 805 doentes, mais 25 do que na véspera. Em unidades de cuidados intensivos estavam 176, mais três face a sábado.
O quadro internacional
A pandemia provocou já 4.086.242 mortes em todo o mundo, entre mais de 189,9 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Já há mais de 40 casos de Covid-19 na antecâmara dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Foram detetados mais 19 infetados na aldeia olímpica, três da equipa de futebol da África do Sul.

Entre os funcionários da organização dos Jogos Olímpicos e trabalhadores de órgãos de comunicação social também há dez casos positivos.

No sábado, já tinham sido reportados 15 infetados.