Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h44 - Mais 800 mortos e 14.780 casos nas últimas 24 horas no Brasil

O Brasil contabilizou 800 mortos e 14.780 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 588.597 vítimas mortais e 21.034.610 infeções desde o início da pandemia, informou hoje o Executivo brasileiro.

Contudo, tal como tem acontecido no decorrer das semanas anteriores, os números de hoje são parciais, uma vez que o Estado de Roraima não conseguiu comunicar atempadamente os registos da doença das últimas 24 horas devido a problemas técnicos.

A média móvel de mortes pela doença no Brasil está agora em 597, o segundo dia consecutivo em que o indicador ficou acima de 500, depois de seis dias abaixo desse patamar.

Já a média móvel de novos casos está em 15.229 e apresenta tendência de queda há 16 dias.

21h14 - Portugal ajuda Guiné-Bissau a "reforçar arsenal de vacinas", anunciam autoridades

A embaixada de Portugal na Guiné-Bissau entregou hoje às autoridades sanitárias guineenses 76 mil doses de vacinas da AstraZeneca, que para a coordenadora do combate à covid-19 ajuda o país a "reforçar o arsenal de vacinas".

Ao receber as vacinas das mãos do embaixador português em Bissau, Magda Robalo, a alta comissária contra a covid-19, disse que a Guiné-Bissau já somou cerca de meio milhão de vacinas recebidas.

No total, Portugal ofereceu à Guiné-Bissau 100 mil doses de vacinas, das quais 24 mil doses em julho e hoje 76 mil.

A responsável do Alto Comissariado para a Covid-19 na Guiné-Bissau agradeceu os apoios das autoridades portuguesas.

"Quero transmitir ao Governo português através do embaixador, em nome da Guiné-Bissau, os nossos profundos agradecimentos por esta solidariedade e pela amizade que une o povo português ao povo guineense", assegurou Robalo.

21h07 - Marcelo aguarda com otimismo a reunião do Infarmed

Marcelo Rebelo de Sousa confessa que vai otmista para a próxima reunião do Infarmed. O Presidente da República afirmou que a atual situação do país no combate à pandemia é invejável a nível europeu. Insiste que o processo de vacinação fez a diferença.


21h02 - Portugal lidera vacinação mundial

Portugal é o país do mundo com maior percentagem de vacinação completa contra a covid-19. Já ultrapassou Malta e os Emirados Arabes Unidos. Os dados foram publicados no portal de estatísticas que acompanha a vacinação mundial.


20h56 - Amadora-Sintra deteta oito casos de covid na Ortopedia

O Hospital Amadora-Sintra detetou oito casos de covid-19 em doentes internados no serviço de Ortopedia. Os oito doentes que testaram positivo já foram transferidos para uma enfermaria dedicada à covid-19.


20h16 - CDS-PP/Açores quer testes de antigénio "em todas as escolas" da região

O CDS-PP/Açores defendeu hoje a testagem massiva à covid-19, com testes de antigénio, a alunos do 1.º e 2.º ciclos e a estudantes entre os 12 e os 15 anos não vacinados, "em todas as escolas da região".

Numa nota de imprensa, o deputado Pedro Pinto, do grupo parlamentar do CDS-PP/Açores, considerou "incompreensível" que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) tenha anunciado um rastreio a alunos com testes de saliva, quando a Assembleia Legislativa Regional aprovou, e o executivo "executou", a aquisição de 250 mil testes de antigénio.

"Tendo o parlamento aprovado, e o governo executado, a recomendação de aquisição dos 250.000 testes de antigénio, a testagem deve ser massiva em toda a região, abrangendo todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos, mas também os alunos entre os 12 e 15 anos que não estejam vacinados", sustenta o deputado.

Para Pedro Pinto, "é incompreensível que o anúncio recente do Governo Regional faça referência a testes de saliva com uma sensibilidade inferior à dos testes de antigénio".

19h51 - Cabo Verde regista mais uma morte e 122 novos casos

Cabo Verde registou hoje mais uma morte provocada pela covid-19, em Ribeira Brava de São Nicolau, elevando para 324 óbitos associados à doença no país, que nas últimas 24 horas diagnosticou 122 novos casos positivos.

O Ministério da Saúde informou em comunicado que desde terça-feira foram analisadas 1.130 amostras e foram contabilizados 122 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 10,8%.

Na cidade da Praia, onde foram analisadas 364 amostras, há registo de mais 41 novos infetados e 26 recuperados da doença, passando a capital cabo-verdiana a contabilizar 402 casos ativos.

19h44 - Angola com mais dois mortos e 360 casos de infeção nas últimas 24 horas

Angola registou mais 360 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de infeções desde o início da pandemia para 51.407, bem como dois óbitos e 94 recuperações da doença, refere o boletim das autoridades de saúde.

Dos novos casos, 188 do sexo masculino e 172 do sexo feminino, com idades entre os 6 meses e os 80 anos, 190 são da província de Luanda, 99 de Benguela, 17 da Huíla, 16 de Cabinda, 15 do Huambo, 15 do Namibe e um da Lunda Norte.

No mesmo período foram reportados dois óbitos, de mulheres de 22 e 69 anos, e 94 recuperações da doença.

Angola contabiliza desde o início da pandemia 51.407 casos confirmados de covid-19, dos quais resultaram 1.360 óbitos e 45.507 casos de recuperação da doença. O país reporta 4.540 casos ativos, dos quais 26 em estado crítico e 53 em estado grave.

Foram processadas 3.444 amostras por RT-PCR e o cumulativo aponta para 952.428 testes.

19h02 - Mais 16 infeções e sete recuperações em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe registou 16 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e sete recuperações nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 2.893, anunciaram hoje as autoridades do país.

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, o país não registou qualquer morte nas últimas 24 horas.

O documento esclarece que, das novas infeções, 14 foram registadas na ilha de São Tomé e duas na ilha do Príncipe.

Com os dados mais recentes, o arquipélago conta agora com 2.893 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, entre os quais 42 óbitos e 2.539 recuperações da doença.

18h43 - Reunião do Infarmed na 5.ª terá "a melhor situação em ano e meio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje estar feliz por participar, na quinta-feira de manhã, na reunião do Infarmed com "a melhor situação" relativa à pandemia "em ano e meio".

"Eu, naturalmente, devo ouvir os especialistas antes de dizer o que quer que seja -- a função dos políticos não é fazerem de especialistas, é tomarem decisões políticas depois de ouvirem os especialistas [...] --, agora uma coisa é certa, que me sinto feliz porque vou para uma reunião do Infarmed com a melhor situação do último ano e meio", afirmou o chefe de Estado.

Falando aos jornalistas portugueses em Roma, após se ter reunido com 14 chefes de Estado da UE na 16.ª reunião do Grupo de Arraiolos, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que costumava "ir sempre com o coração pequeno -- e às vezes pequeníssimo -- para as reuniões do Infarmed, tais os números de casos, tais os números de internamentos em cuidados intensivos e tais os números de mortes".

"Desta vez já se vai discutir abertura, muito abertura, ampla abertura [...]. Parece outro mundo", adiantou.

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo.

A reunião de quinta-feira, prevista para as 15:00, de acordo com a mesma fonte, decorrerá em formato "semipresencial", esperando-se que, tal como aconteceu em 09 de julho, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, estejam na sede do Infarmed.

17h57 - Pademia ameaça décadas de esforços da conservação da vida natural em África

A pandemia de covid-19 provocou pressões sobre as reservas de vida natural em África que ameaçam comprometer o sucesso de décadas de conservação, refere um inquérito da Tusk and Natural State junto de 60 organizações em 19 países africanos.

“Os guardas-florestais e da vida selvagem africanos estão sobrecarregados e continuam a assistir a cortes drásticos nos recursos disponíveis para o seu trabalho e a um aumento da caça furtiva, devido ao impacto económico devastador da covid-19”, afirma a organização não-governamental (ONG) num comunicado hoje divulgado.

Os guardas da vida selvagem não perspetivam “qualquer alívio”, uma vez que “a pandemia de covid-19 continua a ter impacto nas comunidades e na vida selvagem de África”.

“As pressões sobre as áreas protegidas de África ameaçam comprometer o sucesso de décadas de desenvolvimento e conservação”, alertou a Tusk.

A organização explica que a crise da covid-19 eliminou o financiamento essencial para a proteção da vida selvagem que provém do turismo.

17h47 - Doentes graves em cuidados intensivos abaixo dos 2.000 em França

O número de doentes com covid-19 em Unidades de Cuidados Intensivos nos hospitais franceses desceu para menos de 2.000, pela primeira vez, desde 17 de agosto, anunciou o Ministério da Saúde de França esta quarta-feira.

O número de doentes em cuidados intensivos chegou a 1.959 na quarta-feira, menos de 41 do que na terça-feira.

17h34 - Reino Unido regista 201 mortes em 24 horas

O Reino Unido registou 201 mortes e 30.597 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje. Na terça-feira, o Reino Unido tinha registado 185 mortes e 26.628 novos casos.

17h18 - Compra de vacinas em conjunto foi "marco histórico" para África

A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) considerou hoje que a compra de vacinas contra a covid-19 em conjunto pelos países africanos foi "um marco histórico", mas alertou que o continente está longe da imunidade de grupo.

"A iniciativa da União Africana referente à compra de 400 milhões de doses de vacinas para os membros da UA e os países das Caraíbas, anunciada em agosto, foi um marco histórico para África", escreveu a diretora executiva da UNECA num texto publicado no 'site' desta organização.

"O surgimento da pandemia esmagou os sistemas de saúde do continente, originando o maior golpe económico dos últimos 25 anos, mas com a implementação da compra conjunta de vacinas, pela primeira vez os países africanos juntaram os seus esforços financeiros e diplomáticos e falaram como um grupo unido e forte na mesa das negociações para a compra de vacinas", destacou Vera Songwe.

Lembrando que isto permitiu encomendas de 220 milhões de vacina de dose única da Johnson & Johnson, a que se juntam outros compromissos internacionais e bilaterais, a responsável destacou que estas compras permitem "imunizar um terço da população e colocar África a meio caminho do objetivo de vacinar pelo menos 60% da população". Ainda assim, alertou, ainda assim, que o continente "precisa de vacinar pelo menos 65% da população para atingir a imunidade de grupo e reabrir por completo as economias, o que se traduz em 1,5 mil milhões de vacinas, que podem custar entre 8 a 16 mil milhões de dólares [6,7 a 13,5 mil milhões de euros], a que se soma mais 20 a 30% de custos do programa de entrega e administração das vacinas".

17h06 - Chile reabre fronteiras a turistas antes da temporada de verão

O Chile anunciou que planeia reabrir as fronteiras aos turistas, com o objetivo de restaurar a indústria turística antes do verão no Hemisfério Sul, após a eclosão da pandemia covid-19.

16h54 - FDA dos EUA pondera terceira dose da vacina da Pfizer/BioNTech

A Pfizer anunciou, esta quarta-feira, que os reguladores dos EUA estavam a ponderar aprovar uma dose de reforço da vacina desenvolvida com a BioNTech da Alemanha seis meses após a segunda dose devido à diminuição da eficácia da injeção ao longo do tempo, de acordo com documentos que a farmacêutica apresentou à US Food and Drug Administration.

16h40 - Surto com oito doentes no Hospital Amadora-Sintra

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca detetou hoje oito casos de covid-19 em doentes internados no serviço 'Ortopedia A' e já ativou o plano de contingência para conter e mitigar o risco de contágio, disse fonte hospitalar. Segundo uma nota enviada à Lusa, os doentes infetados foram transferidos para uma enfermaria dedicada à covid-19 e, para já, não existem casos de infeção entre os profissionais de saúde que estiveram em contacto direto com estes doentes na prestação de cuidados.

“Os casos positivos foram detetados ao início da manhã de quarta-feira, graças ao rígido protocolo de testagem do HFF, que prevê realização de teste PCR a todos os doentes à data da sua admissão em enfermaria e, posteriormente, ao quinto dia do internamento”, refere a nota.

De acordo com o hospital, foi ativado de imediato o plano de contingência para conter e mitigar o risco de contágio, “através da implementação de circuitos diferenciados para os doentes que estão infetados”, que envolveu a transferência para uma enfermaria dedicada à covid-19, a restrição de admissões e de novos internamentos naquela enfermaria.

O Hospital Fernando da Fonseca adianta ainda que os doentes infetados com covid-19 estão estáveis.

16h18 - Moçambique anuncia mais três mortes e 191 casos em 24 horas

Moçambique registou três óbitos devido ao novo coronavírus e 191 casos de infeção nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde em comunicado de atualização de dados sobre a pandemia. O número de mortes devido à pandemia sobe para 1.898 e o de casos para 149.671, dos quais 95% recuperados, refere o Ministério no documento.

16h00 - Centros de emprego voltam à normalidade mas continuam a usar canais à distância

As regras da procura de emprego para os beneficiários do subsídio de desemprego voltaram à normalidade, mas os centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão manter, "sempre que possível", a utilização dos canais à distância.

Fonte oficial do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) disse à Lusa que atualmente estão em vigor “as regras normais” relativas à procura ativa de emprego por parte de quem recebe subsídio de desemprego, depois de algumas normas terem estado suspensas devido à pandemia de covid-19.

“A intervenção dos serviços de emprego junto dos desempregados inscritos tem voltado gradualmente à normalidade, sendo já possível o atendimento presencial individual e coletivo”, indicou a mesma fonte, sublinhando que os centros de emprego continuam a privilegiar o atendimento com marcação prévia.

“Do mesmo modo, mantém-se a utilização, sempre que possível, dos canais de serviço à distância”, como seja o telefone, o e-mail, o portal do IEFP e as sessões por videoconferência, acrescentou o instituto.

15h36 - Infarmed regista 41 casos suspeitos de “falência” da vacina da Janssen

O sistema nacional de farmacovigilância detetou 41 casos de “suspeita de falência vacinal” em pessoas que receberam a vacina da Janssen, 36 dos quais foram considerados graves, adiantou hoje a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).

“Foram notificados ao sistema nacional de farmacovigilância até ao dia de ontem (terça-feira), 41 casos de suspeita de falência vacinal com a vacina da Janssen, dos quais 36 foram classificados como graves”, avançou à Lusa a entidade reguladora.

Na segunda-feira, a Agência do Medicamento de França (ANSM) indicou que foi detetado um “número significativo” de casos de falha da vacina contra a covid-19 da Janssen, que funciona com uma dose única, naquele país.

“Um número significativo de casos de falha da vacina Janssen foi relatado, incluindo formas graves (morte, reanimação), bem como uma presença acima do normal de doentes vacinados com a Janssen nos cuidados intensivos de dois CHU (Centros Hospitalares Universitários)”, em Marselha (sul) e Tours (oeste), adiantou a ANSM no seu relatório periódico de supervisão das vacinas.

Em Portugal, segundo o Infarmed, do total de 36 situações graves detetadas “cinco motivaram hospitalização e 31 foram considerados clinicamente relevantes”, tratando-se de pessoas que testaram positivo para o vírus SARS-CoV-2 mais de 14 dias após terem recebido a vacina de toma única.

“Considerando que em Portugal foram já administradas mais de um milhão de doses desta vacina, isto representaria uma incidência de quatro casos notificados por 100.000 vacinados”, adiantou ainda o regulador nacional, ao garantir que este número de notificações “está muito abaixo do valor esperado, tendo em conta os resultados obtidos nos ensaios clínicos usados para a aprovação desta vacina”.

Em França, entre as pessoas vacinadas com o fármaco da Janssen, foram assinalados 32 casos de infeção com covid-19, o que corresponde a uma incidência de 3,78 casos em cada 100.000 pessoas. Desses 32 casos, 29 eram graves e registaram-se quatro mortes (de pessoas com idades entre 73 e 87 anos).

Esses doentes gravemente atingidos pela doença apresentavam “na maioria, formas graves de comorbidades de risco”, segundo a ANSM.

15h00 - “Nós já ganhámos a este vírus”

O responsável pela ‘task-force’ que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu hoje que Portugal “já ganhou a este vírus”.

“Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, a primeira batalha está ganha e isso é um grande alívio para todos nós”, assumiu hoje o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo em Viseu, na cerimónia de abertura da Escola secundária Alves Martins, onde estudou com 15 anos.

À margem da cerimónia, justificou aos jornalistas que a batalha está ganha, “porque a incidência está a cair apesar do estado de desconfinamento” em que o país se encontra, já depois do período de férias e da presença de estrangeiros.

“O processo de vacinação venceu o vírus e agora temos de começar a aprender a reganhar a nossa liberdade e a nossa vida. É isso que temos de fazer, claro que com alguns cuidados. Temos de ser inteligentes, também não podemos ser descuidados”, alertou.

Com a taxa de vacinação a atingir “quase os 86% das primeiras doses”, sendo que “normalmente um mês depois atinge-se o mesmo em termos de segunda dose ou vacinação completa”, o vice-almirante disse estar satisfeito com o resultado.

“O processo de vacinação ajudou-nos imenso nisto e nós estamos verdadeiramente satisfeitos, enquanto comunidade, devemos estar verdadeiramente satisfeitos connosco próprios, porque foi uma pequena taxa de pessoas negacionistas que fez com que chegássemos a este processo, com esta taxa imensa de vacinação completa”, destacou.

14h25 - R(t) e incidência continuam a descer

O boletim diário desta quarta-feira divulga a atualização da matriz de risco: tanto o risco de transmissibilidade como a incidência continuam a descer.

Ao dia de hoje, a incidência nacional é de 191,1 casos por 100 mil habitantes e a incidência no continente é de 196,1 casos.

O R(t) a nacional é de 0,84 e no continente de 0,83.

14h15 - Mais 1.247 casos e 10 mortos em Portugal

Estão confirmadas 1.247 nosvas infeções e 10 mortos em Portugal. O boletim epidemiológico indica que há menos 449 casos ativos, mais 1.686 recuperados e menos 1.951 contactos em vigilância.

Lisboa e Vale do Tejo reportou 457 novos casos, a região Norte 380, o Centro 215, o Algarve 115 e o Alentejo 51 casos novos. Na Madeira há também mais 16 e nos Açores mais 13.

Os internamentos continuam em queda, embora haja mais três doentes em Unidades de Cuidados Intensivos.

13h51 - Açores com 12 novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 12 novos casos positivos de Covid-19, sendo oito em São Miguel, três na Terceira e um no Pico. Mais 12 pessoas recuperaram da doença desde ontem, informou a autoridade de saúde.

No seu comunicado diário, a entidade explica que em São Miguel "todos os casos correspondem a transmissão comunitária".

Na Terceira, "dois dos novos casos integram uma cadeia de transmissão local primária preexistente e um outro caso positivo gerou nova cadeia de transmissão", cuja origem ainda se desconhece.

13h15 - Portugal à frente na vacinação

Portugal é o país do mundo com maior percentagem de população com o programa de vacinação completo contra a Covid-19.


12h30 - Costa confiante num novo ano letivo sem sobressaltos

O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal está num ponto de viragem no controlo da covid-19, salientando a elevada taxa de vacinação entre os portugueses, e manifestou-se confiante de que o novo ano letivo vai decorrer sem sobressaltos.

Num breve discurso, António Costa disse que "graças à vacinação se pode considerar que a pandemia da covid-19 está controlada" e que este é o momento "de transmitir um agradecimento muito profundo às comunidades escolares".

"Não deixaram a escolar parar mesmo quando a escola teve de fisicamente encerrar para se poder controlar a pandemia. Foi assim em março de 2020 e foi assim outra vez em janeiro de 2021. Foram momentos muito difíceis, mas em que houve um esforço extraordinário, através de todos os meios, para que a escola não abandonasse os seus alunos", defendeu.

De acordo com o primeiro-ministro, Portugal encontra-se agora "num ponto de viragem" e há razões para se encarar "um ano letivo com a confiança de poder decorrer sem sobressaltos ao longo de todo o seu percurso".

12h10 - Pandemia já matou quase 4,65 milhões de pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.646.416 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 225.728.950 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

Os números são baseados em relatórios diários das autoridades de saúde de cada país até às 11:00 em Lisboa, e excluem revisões posteriores de agências estatísticas, como ocorre na Rússia, Espanha e Reino Unido.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que, levando em consideração o excesso de mortalidade direta e indiretamente vinculado à covid-19, os resultados da pandemia podem ser duas a três vezes superiores aos registados oficialmente.

11h59 - Hungria prorroga estado de emergência até 1 de janeiro

A Hungria anunciou o prolongamento do estado de emergência devido à pandemia do coronavírus até 01 de janeiro, justificando que os dados indicam um aumento dos contágios, com mais de 370 infeções registadas hoje no país.

O Governo adiantou que a medida será submetida a votação na primeira sessão de outono do Parlamento, onde a formação governamental do primeiro-ministro, Viktor Orbán, tem maioria absoluta.

A medida foi justificada pelo facto de "a pandemia ainda persistir e a propagação da variante delta tornar necessária defesa e reação rápida".

A expansão do novo coronavírus voltou a acelerar no país da Europa Central e, nas últimas 24 horas, ocorreram 371 novas infeções e 12 mortes.

Esses números são iguais aos registados em maio no caso de casos novos e junho no caso de óbitos.

11h43 - Novos casos semanais caem 13 por cento a nível mundial

Na semana entre 6 e 12 de setembro, os casos de novas infeções por SARS-CoV-2 foram de 3,9 mil milhões, o que representa uma queda de 13 por cento face à semana anterior.

Os números da OMS revelam que houve quedas significativas em todas as regiões do mundo, principalmente em África com uma queda de 17 por cento, no sul da Ásia (-16 por cento), e África e Médio Oriente (-15 por cento).

Na Europa, que depois da América é a segunda região com mais casos, a queda foi de cinco por cento.

Os Estados Unidos continuam a ser o país com maior número de casos registados semanalmente (um milhão na passada semana), seguido do Reino Unido (256 mil), Índia (248 mil), Irão (172 mil) e Turquia (158 mil).


11h25 - Portugal é o líder mundial na taxa de população com vacinação completa

Portugal é hoje o país do mundo com maior taxa de cobertura da população com a vacinação completa contra a covid-19, de acordo com o site de estatísticas Our World in Data.

O país superou nos últimos dias Malta e regista 81,54% de população com a vacinação completa contra a infeção provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, enquanto Malta tem 80,95% da população totalmente imunizada face à covid-19. Em terceiro lugar no `ranking` mundial surgem os Emirados Árabes Unidos, com 78,80%.

No entanto, se forem incluídos os dados da população com o processo de imunização ainda incompleto, Portugal cai para o segundo posto a nível mundial, com 5,40% da população ainda por completar a vacinação, elevando o total de cobertura vacinal (primeiras e segundas doses) para 86,94%.

Em primeiro lugar ficam os Emirados Árabes Unidos, que, a somar aos 78,80% de população totalmente protegida em relação à covid-19 têm ainda 11,09% dos seus habitantes com o processo de vacinação incompleto, o que perfaz um total de cobertura vacinal de 89,89%. Malta é neste registo o terceiro país a nível mundial, com um total de população com primeira e segundas doses de 81,11%.

Segundo o relatório semanal da vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), 80% da população portuguesa, o equivalente a mais de 8,2 milhões de pessoas, já concluiu o processo de vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 e 85%, mais de 8,8 milhões, já tem a primeira dose da vacina.

A `task force` que coordena a logística da vacinação estima atingir na última semana deste mês a meta de 85% da população portuguesa com a vacinação completa.

11h00 - China vacinou 91 por cento dos jovens entre os 12 e os 17 anos

10h48 - Cabo Verde já recebeu 615 mil doses de vacinas doadas sobretudo pela Europa

Cabo Verde já recebeu mais de 615 mil doses de vacinas contra a covid-19, doadas sobretudo por países europeus e essencialmente da AstraZeneca, segundo dados oficiais compilados hoje pela Lusa.

De acordo com os registos do ministério da Saúde, o arquipélago tinha recebido até 05 de setembro 559.050 doses de vacinas e na segunda-feira, 13 de setembro, chegou ao aeroporto da Praia um novo donativo de 56.000 doses, do Governo do Luxemburgo, também da AstraZeneca.

A doação daquele país europeu foi a primeira de um objetivo estabelecido pelo Luxemburgo de entregar 350 mil doses de vacinas a países parceiros, começando assim por Cabo Verde.

“Chegou ao nosso país em boa hora, quando estamos a fazer um grande esforço para vacinar a nossa população, com a colaboração dos nossos parceiros bilaterais, incluindo a iniciativa COVAX. Mais de 70% da população adulta com pelo menos uma dose já foi vacinada e pretendemos, até finais de outubro, atingir os 85%”, afirmou Ulisses Correia e Silva, depois da entrega do donativo luxemburguês.

10h06 - Rússia registou 992 óbitos nas últimas 24 horas e 18.841 novas infeções

9h37 - Seul com recorde de casos em vésperas de importante período de festividades

A região de Seul, capital da Coreia do Sul, registou hoje o maior número de casos de covid-19 de sempre, a poucos dias do início de um dos mais importantes período de festividades no país.

De acordo com a agência Efe, até à meia-noite de terça-feira a Coreia do Sul diagnosticou 2.057 novos casos, 1.656 dos quais em Seul, na cidade vizinha de Incheon e na província circundante de Gyeonggi.

Os casos na região da capital, um recorde desde o início da pandemia, representam mais de 80% do total do país.

Seul foi responsável por 807 infeções nas últimas 24 horas, também o maior registo diário desde que o SARS-CoV-2 foi detetado pela primeira vez no país, em janeiro de 2020, segundo dados divulgados pela Agência de Controlo e Prevenção de Doenças Infecciosas (KDCA).

Os números preocupam as autoridades, já que, no sábado, arrancam as férias do "Chuseok", uma festa das colheitas no equinócio de outono, um período durante o qual muitos habitantes na região da capital, onde vive mais de metade da população, se desloca para outras zonas do país.

8h47 - União Europeia vai doar 200 milhões de doses de vacinas a países pobres

A União Europeia (UE) quer acelerar a vacinação da Covid-19 nos países com baixo rendimento e vai doar mais 200 milhões de doses até meados de 2022, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.


8h35 - China deteta 50 novos casos locais na província de Fujian

A China anunciou hoje ter identificado 73 novos casos de covid-19, dos quais 50 por contágio local, diagnosticados na província de Fujian, no sudeste do país.

O atual surto em Fujian foi identificado este fim de semana e afeta sobretudo as cidades de Putian e Xiamen.

Os 23 casos positivos restantes foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior nos municípios de Tianjin (norte) e Xangai (leste) e nas províncias de Yunnan (sul), Guangdong (sudeste), Zhejiang (leste), Fujian e Henan (centro).

A Comissão de Saúde da China indicou que, até à meia-noite local, 46 pacientes tiveram alta, com o número total de infetados ativos na China continental a subir para 837, incluindo quatro em estado grave.

A mesma fonte adiantou que o país somou 95.413 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.

8h09 - FNAM marca protesto para porta dos hospitais do SNS

É um protesto para chamar a atenção para a falta de condições de trabalho a nível de estruturas e recursos humanos, problemas agravados durante a pandemia. A Federação Nacional dos Médicos convocou para o final da manhã um conjunto de manifestações simbólicas à porta de hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

O presidente da comissão executiva da FNAM, Noel Carrilho, ouvido pela Antena 1, avisa que o SNS não está a conseguir atrair os médicos e que é preciso inverter esta tendência:

Os protestos estão marcados para as 11h00 em vários hospitais, numa altura em que os médicos que trabalham em exclusividade no serviço nacional de saúde são cada vez menos.


7h25 - MAI ouvido no Parlamento por causa dos festejos do Sporting

O ministro da Administração Interna é ouvido hoje no parlamento sobre o inquérito da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) relativo aos festejos do Sporting quando, em maio, se sagrou campeão nacional de futebol.

A audição parlamentar obrigatória de Eduardo Cabrita foi pedida pelo PSD, que acusa o ministro de desresponsabilização quanto às decisões tomadas por não se ter oposto aos festejos do Sporting que tinham sido desaconselhados pela PSP, bem como pela Direção-Geral da Saúde (DGS) devido à situação de pandemia e saúde pública.
Portugal alcançou a marca de 80% da população com vacinação completa
Mais de 8 milhões e 200 mil portugueses já receberam as duas doses das vacinas contra a Covid-19.

O Relatório desta semana revela ainda que 85% da população já tem uma dose, o que equivale a mais de 8 milhões e 800 mil pessoas.

O relatório avança ainda que 100% dos idosos já têm as duas doses.

Há ainda três regiões que já ultrapassaram os 80% na vacinação completa: Norte, Centro e Alentejo.
Jovens dos 12 aos 17 anos com primeira dose
Mais de 84% dos jovens dos 12 aos 17 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Os últimos dados indicam já há mais de 497 mil jovens nessa situação.

52,9% dos adolescentes nesta faixa etária já completaram o processo.

O plano de vacinação para menores de 18 anos arrancou no verão.

No passado fim de semana foram vacinados 131 mil jovens dos 12 aos 15 anos.
Boletim
Morreram mais 6 pessoas em Portugal com Covid-19 em 24 horas, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico.

O boletim confirma também 1.058 novas infeções pelo novo coronavírus.

Estão internados 551 doentes, são menos 36 do que nas 24 horas anteriores.

116 estão nos Cuidados Intensivos. São menos 3 doentes graves em 24 horas.

Recuperaram da doença 2428 pessoas.

Portugal tem quase 36 mil casos ativos.