Escolas abertas na Alemanha. Crianças podem até ter atuado como barreira ao novo coronavírus

por Alexandre Brito - RTP
Imagem de arquivo Reuters

Um estudo realizado na Alemanha revela que as escolas abertas não terão tido grande impacto no aumento de casos de Covid-19. Ou seja, as escolas, demonstra este trabalho, não terão sido "casulos" de infeção. Até pelo contrário, "as crianças podem ter atuado como barreira".

Mais de 2000 mil crianças e professores das escolas alemãs do Estado da Saxónia foram testadas para a Covid-19. E foram muito poucos os que revelaram ter anticorpos para o novo coronavírus.

Este resultado sugere que as escolas, que foram reabertas na Alemanha a partir de maio, tiveram um impacto muito reduzido na transmissão do vírus.

Os alemães, um pouco com o todo o mundo, continua a discutir e a avaliar o papel que as crianças têm na infeção a adultos mais vulneráveis, quer em casa quer nas escolas.

Para este estudo, realizado pelo Hospital Universitário de Dresden, foram testadas cerca de 1500 crianças com idades entre os 14 e os 18 anos e quinhentos professores de 13 escolas de Dresden e dos distritos de Bautzen e Goerlitz. Os testes foram feitos em maio e junho.

Das duas mil amostras apenas 12 tinha anticorpos, disse à Reuters Reinhard Berner, da Universidade de Dresden. "As crianças podem até ter atuado como um travão à infeção", disse Berner, garantindo que os casos existentes nas escolas não resultaram em surtos e tiveram um impacto menor do que se pensava nas infeções dos agregados familiares.

Estes resultados estão a ser utilizados pelo ministro da Educação da Saxónia como argumento para a reabertura das escolas a seguir às férias de verão no final de agosto. Christian Piwarz defende, no entanto, o uso de máscaras e a manutenção da  distância social sempre que possível.

De referir que este estudo diz apenas respeito ao Estado da Saxónia, que teve uma taxa de infeção pelo novo coronavírus abaixo da média da Alemanha. Serve apenas como indicação de que em regiões onde há uma baixa taxa de infeção as escolas podem reabrir sem o risco de causarem grandes focos de contaminação.
Tópicos
pub