EUA. Kyle Rittenhouse vê retirada acusação de posse ilegal de arma

A acusação contra Kyle Rittenhouse por posse ilegal de arma - uma espingarda semiautomática estilo AR-15 - foi retirada da lista de delitos que pende sobre o adolescente Kyle Rittenhouse, entre os quais homicídio de primeiro grau. No mediático julgamento no Estado do Wisconsin, estão a decorrer as alegações finais.

RTP /
Reuters

O juiz Bruce Schroeder considerou que a lei não é clara no que respeita à acusação de posse de arma, porque Kyle Rittenhouse tinha 17 anos na altura dos factos, a 26 de agosto de 2020.

Na altura, Kyle Rittenhouse, que vivia no Estado do Illinois deslocou-se armado cerca de 25 quilómetros até à cidade de Kenosha, no Estado do Wisconsin, para defender um concessionário de automóveis usados de eventual vandalismo no âmbito dos protestos contra os disparos da polícia sobre um homem negro, e que o deixaram tetraplégico.

O dono do concessionário referiu que não pediu ajuda. Contudo, as manifestações de protesto contra os sete disparos pelas costas a Jacob Blake deram origem a uma vaga de protestos que semearam o caos na cidade e atraíram também milícias de extrema-direita.

A defesa argumentou que, numa interpretação estrita da lei do Wisconsin, uma pessoa de 16 ou 17 anos pode transportar uma espingarda desde que esta não seja de cano curto. Como os procuradores admitiram que a espingarda AR-15 que Rittenhouse levava não era considerado de cano curto, a única acusação contra o adolescente foi retirada.

Esta pequena vitória de Rittenhouse tem um significado simbólico em pleno dia de alegações finais deste mediático julgamento, quer por a polícia ter deixado um adolescente andar pelas ruas com uma arma semiautomática sem ter sido posto de imediato sob custódia, quer por o adolescente – que alegadamente pertence a uma milícia de extrema-direita - ter sido filmado a dizer “Acabo de matar alguém”. 

Kyle Rittenhouse admitiu que matou duas pessoas e feriu uma terceira, mas alegando tratar-se de legítima defesa. Rittenhouse é considerado uma figura pouco consensual na sociedade americana, sendo visto como um herói pelos conservadores que defendem mais direitos no que respeita às armas, e como fora de controle pela ala esquerda.

Os advogados estão a apresentar as alegações finais perante o juiz, o júri e cerca de duas dúzias de pessoas no público, entre as quais a mãe do acusado.

PUB