Reportagem

Mau tempo. A evolução da depressão Elsa

por RTP

Reuters

A Proteção Civil alerta para que durante as próximas horas o mau tempo vai continuar a sentir-se em Portugal. As previsões apontam para precipitação forte e persistente acompanhada de vento forte e agitação marítima. Acompanhamos ao minuto o quadro meteorológico do país.

Mais atualizações

00h05 - Rio Águeda já transbordou 

A baixa da cidade de Águeda, no distrito de Aveiro, está inundada devido às descargas da Barragem de Ribeiradio, no concelho vizinho de Sever do Vouga.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, explica que "neste momento, as fossas pluviais já não estão a dar vazão e a baixa está inundada".

"O rio está com cotas muito altas e já não temos capacidade de encaixe, porque a barragem de Ribeiradio está a libertar 1000 metros cúbicos por segundo", continua a explicar Jorge Almeida.

23h45 - Homem poderá estar soterrado em Castro Daire

Os Bombeiros Voluntários de Castro Daire estão em busca de um condutor de uma retroescavadora que está desaparecido.

O alerta foi dado depois das 21h00 na sequência de um aluimento de terras na localidade de Ribolhos.

A retroescavadora terá sido arrastada pela encosta do rio, na altura em que o condutor estava a remover os detritos de uma estrada causados por um primeiro aluimento de terras.

À RTP, o comandante dos Bombeiros de Castro Daire, Paulo Almeida, explica que o condutor da retroescavadora foi "apanhado desprevenido pela força e pela quantidade de detritos" de um segundo deslizamento "ainda mais forte".

23h40 - Circulação do metro do Porto já foi restabelecida

Numa nota enviada à agência Lusa, o Metro do Porto anuncia que a "circulação foi restabelecida em toda a rede do metro", depois de ter estado cortada entre entre as estações da Levada e de Fânzeres na sequência da queda de uma árvore sobre a linha.

23h30 - Queda de árvores e desalojados no Alentejo

No Alentejo, há registo de cerca de 150 quedas de árvores e de estruturas, inundações e 30 desalojados num acampamento na Vidigueira.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, até às 22h00, foram contabilizadas 104 ocorrências no distrito, mas todas elas foram "de pequena monta" e "não causaram danos".

23h00 - Operadoras com problemas técnicos

A depressão Elsa teve impacto no funcionamento das principais operadoras. Ao início da noite, a Vodafone informou que tem o serviço de rede móvel indisponível em algumas regiões do Centro e Norte do país devido a falhas de energia elétrica.

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial da operadora esclareceu que é "expectável que o serviço seja reposto logo que seja reposta a energia".

Já a NOS fala de um impacto "ligeiro" nos seus serviços. "A passagem da depressão Elsa teve um impacto ligeiro nos serviços da NOS e fez-se sentir com maior intensidade na região Norte durante a manhã, e na parte da tarde na região Centro e Sul", adiantou a operadora à agência Lusa.

A Altice Portugal também registou situações problemáticas um pouco por todo o país, tendo reforçado para mais de 500 os técnicos e operacionais especializados. 

"Neste momento, a Altice Portugal já recuperou 60% dos clientes afetados e 85% dos sites TDT", adianta a empresa de telecomunicações num comunicado.

22h20 - Situação em Águeda preocupa

A Proteção Civil confirmou que o distrito do Porto é o que tem mais ocorrências. Mas a maior preocupação das autoridades centra-se agora em Águeda.


22h14 - Transtejo e Soflusa suspenderam ligações à Margem Sul

Todas as ligações à Margem Sul foram suprimidas durante a tarde, sem previsão de quando seriam retomadas e com indicação expressa de que apenas serão retomadas quando o tempo melhorar.


22h11 - Incidentes no Porto e Lisboa

Nas duas maiores cidades do país viveu-se o caos. Houve inundações, queda de árvores, atrasos e também cancelamentos dos transportes públicos.


22h08 - Tempestade "Elsa" provoca dois mortos e 51 desalojados em Portugal

O motorista de um camião perdeu a vida na sequência da queda do ramo de um pinheiro na zona do Montijo, enquanto o desabamento de uma casa em Castro Daire fez uma outra vítima.

A queda de árvores por todo o país destruiu habitações e deixou 51 desalojados.

21h18 - Proteção Civil pede que condução se adeque ao mau tempo

O comandante Pedro Nunes aconselha a cuidados redobrados para quem conduz, sublinhando os perigos do piso escorregadio e dos lençóis de água.

21h14 - ANEPC confirma duas vítimas mortais e meia centena de desalojados

O comandante Pedro Nunes confirma que já há duas vítimas mortais na sequência do mau tempo. A primeira, no Montijo, devido à queda de uma árvore, e a segunda, em Castro Daire, devido à derrocada de uma habitação.

Até ao momento há registo de 51 pessoas desalojadas. O Porto é o distrito onde se registou maior número de ocorrências.

21h09 - Situação em Águeda é a mais preocupante

De acordo com o comandante Pedro Nunes, a situação mais preocupante a esta hora é a de Águeda, sobretudo os rios de Alfusqueiro e Águeda.

Estes rios, acrescenta, "estão com caudais muito próximos daqueles que resultaram nas cheias que inundaram Águeda no ano de 2001".

"É muito provável que nas próximas horas a cidade de Águeda venha a sofrer uma inundação muito idêntica àquela que sofreu em 2001", disse ainda o comandante.

21h07 - Rio Tâmega. Alerta em Chaves e Amarante

No briefing da Proteção Civil, o comandante Pedro Nunes informou ainda que os caudais do rio terão de ser monitorizados nas próximas horas. Ainda que a situação pareça mais estabilizada, os caudais vão sofrer "uma entrada muito grande de água".

21h05 - Situação vai manter-se até às 3h00

A situação meteorológica adversa que se tem feito sentir nas últimas horas em Portugal vai-se manter previsivelmente até às 3h00, disse Pedro Nunes, comandante da ANEPC, no ponto de situação feito às 21h00.

A precipitação vai-se manter "forte e persistente", bem como o vento forte que se faz sentir em todo o território nacional.

Após algumas horas de maior calma, o mau tempo deverá voltar sobretudo à zona Centro e Alentejo a partir das 14h00 de sexta-feira.

Desde as 15h00 de quarta-feira até às 20h00 de hoje, foram registadas 4.200 ocorrências relacionadas sobretudo com inundações e quedas de árvores.

Os distritos de Braga, Porto, Viseu, Aveiro e Coimbra são os mais afetados.

21h00 - Mau tempo atrasa início de jogo da Taça de Portugal

O início do jogo entre Famalicão e Mafra, dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, foi hoje suspenso devido ao mau estado do relvado provocado pela chuva na cidade minhota.

A partida tinha o arranque agendado para 20:30, mas dado o estado do terreno de jogo, que está alagado em vários locais, devido à chuva incessante, o seu início foi adiado por meia hora, de acordo com os regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol.

20h55 - Limitada a circulação na ponte da Figueira da Foz

A circulação na ponte sobre o rio Mondego, na Figueira da Foz, vai ser restringida esta noite apenas às faixas interiores, uma em cada sentido, por questões de segurança devido ao vento, disse fonte dos bombeiros.

20h50 - ANA aconselha passageiros a verificarem voos em Lisboa

A ANA - Aeroportos de Portugal aconselhou esta quinta-feira os passageiros a verificarem a situação dos seus voos junto das companhias aéreas antes de irem para o aeroporto de Lisboa, porque pode haver atrasos devido ao mau tempo.

"O mau tempo e consequente regulação -- aumento de espaçamento entre as aterragens e descolagens de aeronaves -- induziu um acumulado de atrasos que agora se faz sentir no Aeroporto de Lisboa, podendo as companhias aéreas optar pelo cancelamento pontual de voos", refere a ANA numa nota enviada à agência Lusa.

20h40 - Danos na rede elétrica "são muito significativos"

De acordo com o comunicado da EDP Distribuição, citado pela agência Lusa, os danos na rede de distribuição elétrica "são muito significativos, havendo 125 linhas de alta e média tensão afetadas", divulgou hoje a EDP Distribuição.

O mesmo comunicado assinala que o agravamento das condições atmosféricas levou ao reforço das equipas operacionais no terreno.

A EDP diz ainda no comunicado que os municípios mais afetados neste momento são Amarante, Guimarães, Melgaço, Lousã e Cinfães.

20h28 - Segunda vítima mortal

Há registo de uma segunda vítima mortal na sequência do mau tempo. Um homem morreu soterrao numa habitação em Castro Daire.

19h44 - Cerca de 200 pessoas retiradas da estação ferroviária da Trofa

Cerca de 200 pessoas foram hoje retiradas de moto 4 da estação ferroviária da Trofa depois da subida das águas de um ribeiro afluente do rio Ave as ter retido no local, disse à Lusa o comandante dos bombeiros.

19h25 - Oito voos do grupo SATA afeta cerca de 1.000 passageiros

A depressão Elsa obrigou hoje ao cancelamento de oito voos da companhia aérea açoriana SATA. Quatro são ligações inter-ilhas e quatro do arquipélago com o exterior, tendo afetado cerca de 1.000 passageiros, avançou à Lusa o porta-voz da companhia.

Da Azores Airlines, que opera de e para fora do arquipélago, foram canceladas as ligações Boston/Terceira (divergiu para o Porto), Terceira/Porto, Lisboa/Horta, Lisboa/Santa Maria/Ponta Delgada.

Da SATA Air Açores, que opera entre as ilhas do arquipélago, foram afetadas as ligações entre Graciosa/Terceira (divergiu para Ponta Delgada) Horta/Flores/Horta, Terceira/Flores/Terceira e Terceira/Graciosa.

19h19 - Portugal afetado no sábado por nova depressão

Portugal será afetado no sábado por uma nova depressão, denominada Fabien, mas os níveis de precipitação e de vento serão inferiores aos registados durante o dia de hoje, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, o estado do tempo vai melhorar na sexta-feira, embora permaneça o vento e chuva forte na região sul, voltando novamente a sofrer um agravamento no sábado.

"No sábado, a precipitação vai ser, por vezes forte, mas não atinge os valores previstos de hoje. O vento também vai ser temporariamente forte nas regiões do norte e centro", precisou fonte do IPMA à agência Lusa.

18h52 - Mau tempo já provocou uma vítima mortal

Rui Laranjeira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, explica as circunstâncias da ocorrência no Montijo.

Uma árvore caiu sobre a via e atingiu o veículo pesado de mercadorias, causando a morte do condutor, que era o único ocupante do veículo, explica.

De registar ainda a derrocada de um edifício em Castro Daire e a derrocada de uma habitação devoluta em Alenquer, com o corte da Estrada Nacional 3.

Na Marginal, em Lisboa, registou-se a queda de algumas estruturas "provenientes da Universidade Nova", em Carcavelos, explica Rui Laranjeira à RTP3.

Desde quarta-feira às 15h00 que já se registaram um total de 3.400 ocorrencias em todo o território continental, sendo que o distrito do Porto é o que tem maior número de ocorrências.

18h47 - Suspensa a ligação fluvial entre Cacilhas e Lisboa

A ligação fluvial entre Cacilhas, em Almada, e o Cais do Sodré, em Lisboa, também já se encontra suspensa devido ao agravamento das condições atmosféricas.

As restantes ligações fluviais entre a Margem Sul e Lisboa já se encontravam encerradas desde as 16h00.

Segundo a Transtejo/Soflusa, o transporte fluvial apenas será retomado quando "se verificar uma melhoria das condições atmosféricas que permitam retomar a operação em segurança".

"De momento, não é possível prever a retoma do serviço", lê-se ainda na página da internet da Transtejo/Soflusa, em relação às várias alterações de serviço desta quinta-feira.

18h38 - Ciculação na Ponte 25 de Abril condicionada

A circulação de veículos pesados de mercadorias com lona e de ciclomotores foi interditada pelas 18h00 desta quinta-feira na Ponte 25 de Abril.

A circulação ferroviária faz-se de forma alternada, informou a Proteção Civil.

De acordo com a Lusoponte, as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama "estão com restrições às velocidades máximas de circulação".

18h35 - Autarquia de Braga pede à população para permanecer nas habitações

Em Braga, o mau tempo causou inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras e estradas cortadas. A informação foi avançada à Antena 1 por Altino Bessa, vereador da Proteção Civil de Braga.
O vereador de Braga pede à população que fique em casa por causa das previsões para as próximas horas.

18h33 - Subida das águas do rio Tâmega provoca cheias em Chaves


O nível das águas começou a subir por volta da hora de almoço. Há pelo menos uma ciclovia em que não é possível transitar.

18h19 - Seia decreta situção de alerta

A Câmara Municipal de Seia, na Guarda, decretou esta quinta-feira situação de alerta no concelho devido ao mau tempo.

A autarquia refere ainda que a situação de alerta vigora entre as 18h00 de hoje e as 19h00 de sexta-feira perante "a iminência da ocorrência de situações eventualmente graves".

A medida tem em consideração os avisos meteorológicos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que colocou o distrito da Guarda sob aviso vermelho, "com previsões de precipitação forte e persistente e rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora, podendo atingir os 140 quilómetros/hora nas terras altas".

18h09 - Queda de árvore mata condutor no Montijo

A queda de uma árvore em Canha, concelho do Montijo, matou esta quinta-feira o condutor de um veículo pesado de mercadoria, revelou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A informação foi confirmada pelo comandante Rui Laranjeira em declarações à agência Lusa.

17h59 - Circulação condicionada na ponte da Figueira da Foz

A circulação na ponte sobre o rio Mondego, na Figueira da Foz, foi esta tarde proibida a veículos pesados de mercadorias sem carga e motociclos, devido ao vento, disseram fontes da autarquia e da proteção civil municipal. 

A proibição foi decidida cerca das 17h30 e deverá estar em vigor até às 03h00 de sexta-feira, altura em que é previsível que o vento reduza de intensidade.

17h52 - Marginal cortada nos dois sentidos entre Santo Amaro de Oeiras e Carcavelos

Em Oeiras, um acidente com choque frontal na Marginal levou ao corte do trânsito nos dois sentidos.

17h30 - Serra de Sintra com trânsito encerrado

A principal estrada da serra de Sintra, entre os cruzamentos de Azoia e de Portela e Portela Capuchos, foi hoje encerrada devido à forte precipitação e intensidade do vento

A estrada foi encerrada às 17h00 e a interdição vai manter-se até que estejam "repostas as condições de segurança no local", informou a câmara.

Em comunicado, a autarquia apela ainda todas as pessoas "para evitarem qualquer atividade na serra de Sintra".

17h20 - Plano de Emergência na Mealhada

A Câmara da Mealhada acionou esta quinta-feira o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil devido às condições meteorológicas adversas.

A autarquia apela a todos os munícipes para "permanecerem em suas casas e, nos casos de necessidade absoluta de circulação automóvel, aconselha os condutores a respeitarem rigorosamente as determinações de trânsito em vigor", segundo o comunicado enviado à agência Lusa.

17h10 - Famílias de Amarante realojadas

Três famílias de Amarante tiveram hoje de ser realojadas em habitações sociais da câmara, depois de as suas habitações terem ficado danificadas pelo mau tempo da última noite, disse à agência Lusa fonte autárquica.

As famílias residiam nas localidade de Freixo de Baixo e Telões.

Por precaução, face à chuva intensa, mas sobretudo pela "significativa falta de energia no concelho", foram hoje suspensas as atividades letivas em vários estabelecimentos, segundo a fonte.

16h45 - Lisboa. Cortadas quase todas as ligações fluviais

Devido ao mau tempo foram cortadas quase todas as ligações fluviais do Rio Tejo. A medida entrou em vigor por volta das 16h30 por motivos de segurança.



Mantém-se apenas a ligação entre o Cais do Sodré e Cacilhas.

A informação foi confirmada à Antena 1 pela Transtejo/Soflusa.

16h06 - Governo atento

O Ministério da Agricultura garantiu esta quinta-feira que está a acompanhar a evolução da depressão Elsa e que os técnicos das Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) estão "prontos a intervir" no levantamento dos prejuízos.

"O Ministério da Agricultura está a acompanhar a evolução da depressão Elsa e os efeitos da mesma no território nacional", lê-se no comunicado do Governo, citado pela agência Lusa.

De acordo com o ministério liderado por Maria do Céu Albuquerque, os técnicos das DRAP "estão prontos a intervir" no levantamento dos prejuízos e na avaliação da situação, para garantir "a ativação dos mecanismos de apoio aos agricultores", caso seja necessário.

15h30 - Rio Tâmega já galgou margens em Chaves

O rio Tâmega já galgou as duas margens em Chaves e a previsão é que continue a subir, inundando zonas comerciais e habitações ao final da tarde e durante a madrugada, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

"Nesta altura o rio já galgou as duas margens e a previsão é que vai continuar a subir e atingir zonas comerciais e habitações no centro da cidade nas próximas horas", explicou Sílvio Sevivas, da Proteção Civil de Chaves, no distrito de Vila Real.

O caudal do rio Tâmega começou a passar a margem ao final da manhã e, segundo o responsável, este continua "a subir a um ritmo alto" e sem previsão de inversão.

"Prevê-se que a situação agrave ao final da tarde e durante a madrugada", alertou.

15h15 - Circulação do Metro do Porto em Gondomar retomada na sexta-feira

A Metro do Porto estima que a circulação da Linha F, entre as estações da Levada e de Fânzeres, em Gondomar, seja reposta às 06:00 de sexta-feira devido à reparação de uma catenária, indicou hoje fonte da empresa.

De acordo com a fonte, "durante a remoção de uma árvore que tombou de madrugada devido ao mau tempo, a proteção civil identificou outras árvores em risco de queda e tinham de ser acauteladas, tendo uma segunda tombado (sobre a linha), o que obrigará ao prolongamento dos trabalhos".

A Metro do Porto estima que a circulação entre a Levada e Fânzeres, na zona de Rio Tinto, no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, seja retomada às 6h00 de sexta-feira.

15h00 - Vento destruiu telhados de infantário e casa mortuária em Paredes

O vento destruiu na madrugada de hoje parte dos telhados de um infantário e da casa mortuária em Beire, no concelho de Paredes, disse à Lusa o presidente da junta.

Segundo o autarca, estão suspensas as atividades nas três salas de aulas do infantário, por falta de condições e de segurança do estabelecimento, porque também ocorreu a queda de um cabo elétrico.

José Santos acrescentou que não há ainda uma ideia concreta sobre a reabertura do infantário, indicando que os serviços da Câmara de Paredes já estiveram no local a fazer o levantamento dos prejuízos.

No caso da casa mortuária, a situação é "também muito complicada", porque, disse, entra água no interior, onde se encontra o corpo de uma pessoa que faleceu.

14h30 - Milhares de casas sem energia elétrica

Há milhares de casas sem energia elétrica, especialmente a norte. A queda de árvores e o vento forte provocaram estragos na rede elétrica nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real.
A EDP já está a funcionar em estado de alerta e enviou para o terreno um reforço de equipas.

As previsões do estado do tempo é de agravamento e as próximas horas pode trazer a mais problemas, como admite à jornalista Rosa Azevedo da antena 1, Fernanda Bonifácio da EDP Distribuição.

14h15 - Vinte desalojados

As quedas de árvores, devido ao vento forte, já provocaram 20 desalojados.

Em Almada, a queda de um ramo de um eucalipto em cima de duas habitações, levou a que nove pessoas, de duas famílias, ficassem desalojadas.

Já em Santo Tirso, a queda de várias árvores de grande porte em cima de uma habitação, deixou sete pessoas sem habitação provisoriamente.

Em Vila Verde, a queda de um eucalipto de grande porte causou estragos numa habitação e desalojou, provisoriamente, quatro pessoas.

14h02: "Rios estão a preocupar"

“Hoje à tarde, vamos ter um quadro de precipitação forte e persistente, de vento e agitação marítima um pouco para todo o país. Começando pelo norte e alastrando-se a todo o país durante a próxima madrugada e manhã”, esclareceu o comandante Pedro Nunes, porta-voz da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A subida do caudal de vários rios pode obrigar a que várias localidades tenham de ser evacuadas.

Segundo Pedro Nunes, “há cinco bacias, ou cinco rios que estão a preocupar”. As bacias hidrográficas dos rios Lima, Tâmega, Águeda, Douro e Mondego podem ultrapassar os níveis mais máximos nas próximas horas. No Tejo, é afastado um cenário de cheias.

O porta-voz da Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou ainda que a "situação meteorológica complexa vai continuar nas próximas horas, provavelmente nos próximos dias", prevendo que as condições meteorológicas "melhorem significativamente a partir da tarde de sábado e manhã de domingo".

Em relação a Lisboa, a Proteção Civil frisa que vai existir “precipitação e vento a partir das 15h desta quinta-feira”.

Nas próximas horas a depressão Elsa vai alastrar-se a todo o território e no Alentejo e poderá provocar estragos também a sul do país.

“É muito expectável. O padrão é o mesmo. A depressão vai deslocar-se de forma lenta”, esclareceu.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para a tarde de hoje o aviso vermelho, o mais grave, para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.

No entanto, e segundo as previsões do IPMA, a “os quantitativos de precipitação podem ser menores quer no Alentejo quer no Algarve”.

Pedro Nunes fez ainda o balanço do registo de incidências provocadas pela passagem da depressão Elsa pelo país.

“Desde as 15h00 de quarta-feira e até às 12h00 de hoje, temos registo 1 800 ocorrências, relacionadas com quedas de árvores, de estruturas e de inundações”, enumerou.

13h12 - Trabalhos em curso para evitar queda de mais árvores

Em Gondomar, os operacionais continuam a tentar restabelecer a circulação do metro entre Gondomar e Fânzeres, cortada após a queda de uma árvore na sequência da depressão Elsa. Ainda não há previsão de quando ficarão concluídos os trabalhos.

Em curso estão também trabalhos para impedir que caiam mais árvores na região.