Missão observadores da ONU na Síria mantém-se suspensa

por Graça Andrade Ramos, RTP
Os observadores da ONU na Síria foram alvo de ataques durante a sua missão SANA/EPA

Perante o Conselho de Segurança da ONU, o responsável pelas missões de Paz das Nações Unidas, afirmou que a continuação da violência da Síria não permite à missão de observadores presente no país retomar as suas operações.

A missão foi enviada no âmbito de um plano de paz proposto pelo ex-secretario geral da ONU Koffi Annan, mas teve de ser suspensa a 16 de junho devido à violência imparável no terreno.

Apesar disso, os 300 observadores que integram a missão permanecem na Síria e auxiliam as organizações humanitárias que socorrem as populações, enquanto esperam ordem para regressar às suas atividades.

A suspensão da missão voltou a ser confirmada esta terça-feira, devido à violência e amplitude dos combates.

Hervé Ladsous, o responsável das operações de manutenção de paz das Nações Unidas, afirmou que "as condições não são propícias ao retomar das operações" dos observadores na Síria.

"Quanto mais a violência continua, tanto mais é difícil à Missão de Supervisão da ONU (UNSMIS) encarar o retomar das suas operações", acrescentou Ladsous, ao Conselho de Segurança da ONU.

Damasco recusou sempre autorização aos observadores da ONU para usarem os seus próprios telefones-satélites e os seus próprios helicópteros.
pub