O Kosovo está a viver hoje o primeiro dia como Estado independente

Em Pristina a população teve um despertar mais tardio depois da festa da noite de ontem que decorreu até de madrugada e esta manhã ainda eram visíveis os vestígios da festa, dizia esta manhã o enviado especial da RTP a Pristina.

RTP /
Manhã calma em Pristina RTP

A população vive um sentimento misto. Uma parte considera que as coisas vão melhorar e outra acredita que enquanto não houver um reconhecimento internacional da independência nada vai mudar.

Na capital do novo Estado o ambiente que se vive é de expectativa em relação às posições dos países vizinhos sobre a declaração de independência.

Reunião da ONU termina sem acordo

A reunião do Conselho de Segurança da ONU terminou sem acordo. Nenhum país membro, apoio o pedido da Rússia para que a declaração de independência da antiga província sérvia fosse classificada como nula e improcedente.

“Segundo a orientação do Conselho de Segurança a UNMIK continuará a ter em conta a resolução 1244 do Conselho de Segurança como quadro legal do seu mandato que continuará a aplicar”, afirmou o secretário-geral da ONU no final da reunião.

A resolução 1244, adaptada em Junho de 1999 confere ao território uma autonomia substancial em relação à Sérvia. Para o Conselho de Segurança das Nações Unidas a independência supervisionada do Kosovo, é a única opção viável para garantir a estabilidade e segurança.

“Apelo a todas as partes para que reafirmem e cumpram os seus compromissos. Que evitem quaisquer acções ou declarações que possam colocar a paz em risco”, acrescentou Ban Ki-Moon.

Rússia continua contra independência

“Não é um dado óbvio qual poderá ser a base jurídica para sequer se reconsiderar o reconhecimento desta declaração de independência unilateral. A nossa posição
é de que esta declaração deverá ser ignorada pela comunidade internacional e deve ser declara nula e sem efeito pelo chefe da missão da UNMIK que lá se encontra”, afirmou o embaixador da Rússia na ONU à saída da reunião do Conselho de Segurança.

PUB