Parlamento Europeu vai banir TikTok dos telemóveis de serviço

por RTP
Dado Ruvic - Reuters

Depois da Comissão Europeia e do Conselho da União Europeia, é agora a vez do Parlamento Europeu banir a utilização da rede social chinesa TikTok nos telemóveis de serviço, alegando razões de segurança. Esta nova regra vai também aplicar-se a dispositivos privados com o e-mail de trabalho do Parlamento.

De acordo com a agência Reuters, que cita uma fonte oficial, a decisão será anunciada em breve.

Na semana passada, a Comissão Europeia e o Conselho da União Europeia anunciaram a suspensão da rede social nos telemóveis de serviço.

No caso da Comissão Europeia, o executivo comunitário menciona as ameaças à cibersegurança para justificar a decisão. Os funcionários têm até ao dia 15 de março para desinstalar a aplicação.

A rede social TikTok, detida pela empresa chinesa ByteDance, assim como Pequim, têm contestado estas decisões. Giacomo Lev Manheimer, responsável para o sul da Europa, disse esta semana que desconhece os motivos da decisão.

O TikTok também está proibido nos dispositivos de serviço do Senado norte-americano. Na segunda-feira, o Governo canadiano anunciou que vai banir a aplicação nos dispositivos que fornece aos funcionários públicos. A ordem está em vigor a partir de hoje.
pub