Suspeita de ataque com drone. Centro de cidade russa afetado por explosão

por Graça Andrade Ramos - RTP
Casas afetadas em Kireyevsk, cidade russa de Tulsa, por explosão atribuída a um drone Rede Twitter

O centro da cidade de Kireyevsk, 220 quilómetros a sul de Moscovo, foi abalado por uma explosão, este domingo, que deixou uma cratera e fez pelo menos dois feridos.

Três edifícios residenciais da cidade da região de Tula ficaram também afetados pela explosão.

A agência russa de notícias TASS citou responsáveis das forças locais de segurança, para quem a explosão foi causada por um drone ucraniano TU-141 carregado de explosivos.

"A explosão na região de Tula foi causada por um Veículo Aéreo Tático de Reconhecimento (UAV na sigla em inglês) Tu-141 Strizh", citou a agência noticiosa russa. "O drone estava cheio de explosivos".

"A explosão soou às 15h19 (12h19 GMT). Duas vítimas, nascidas em 2002 e 2006, foram atingidas e ficaram feridas por estilhaços. Os serviços de urgência estão no local", afirmou fonte dos serviços locais de emergência à TASS. "Há uma cratera. A explosão deu-se no coração da cidade", acrescentou.

Vídeos e fotografias publicados nas redes sociais mostram uma cratera perto de edifícios com telhados e paredes gravemente afetados.
De acordo com os habitantes, citados por internautas, a explosão ouviu-se a 30 quilómetros de distância. A cratera resultante terá cinco metros de profundidade e tudo num redor de 15 metros sofreu com o impacto.


A Rússia afirmou noutras ocasiões que drones ucranianos sobrevoaram o seu território de forma a causar estragos a estruturas civis, acusação que Kiev nega.

Três militares russos morreram a 26 de dezembro 2022 quando um drone, considerado ucraniano, foi abatido sobre uma base de bombardeiros estratégicos russos perto de Saratov, após percorrer centenas de quilómetros do espaço aéreo da Rússia.
pub