Estamos aqui, Sr. Sebastião!

Ontem tinha 165 emails por ler, quando aterrei na secretária. Bem mandado, dei atenção a dois sobre o mesmo tema: era uma reclamação de um telespectador, recebida pela linha de apoio da RTP. Dizia respeito a um conteúdo do Desporto 2, de que - entre outras coisas - sou programador desde 2004. O espectador tinha razão. E eu uma boa explicação, que expus no mail que enviei em resposta.

Mas, por qualquer motivo, não consegui fechar a porta mental ao assunto. Voltei ao texto da queixa. Tinha um nome e um número de telefone. Impulso. Peguei no telemóvel. E foi assim que "conheci" o Sr. Sebastião. Bem... e a esposa, acho:
- Boa noite, minha Sra. Desculpe incomodar. Chamo-me João Pedro Mendonça, sou da RTP, gostava de falar com o Sr. Sebastião.
Sotaque nortenho, voz madura e serena.
- Só um momento, por favor. Vou ver se ele pode atender.
30 segundos. Podia. Pôde.


Um "Sr. Mendonça!" afável, quente, amigo, sonoramente sorridente, deu o mote para uns bons 20 minutos de conversa. E foi assim que eu soube que, algures a Norte, o meu emagrecimento chegara à vida do Sr. Sebastião. 

E só depois de um preâmbulo de saúdes e amor comum - o ciclismo - conseguimos gastar dois minutos para deixar claro o motivo inicial que nos ligou. E depois deles, ganhámos todos os outros, falando e rindo do que nos une. Dos 84 anos dele. Da Volta ao Algarve que queríamos ter visto ao detalhe. Do Thomas que a ganhou. Do Contador que não. Do seu Leixões que serviu com amor à camisola, das botas que, naquele tempo, levava de casa para poder jogar. Do copo, que era único ordenado. Do futebol de hoje e de ontem. Do Desporto na nossa televisão. Nossa. Foi mesmo isso. Um privilégio nosso. 

Em 20 minutos, ambos deixámos de ser números, email, telefone. Reclamámos o mútuo direito de ser mesmo gente, dos dois lados da linha, da audiência, do share e rating da tv. Da reclamação. 

Sei que conto consigo aí. E sabe que é uma honra. Ganhei o dia, Sr. Sebastião!

pub