Almeida Rodrigues é o novo director nacional da PJ

O ministro da Justiça aceitou o pedido de demissão apresentado pelo director nacional da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro. José Maria de Almeida Rodrigues é o novo homem forte da PJ.

RTP /
Almeida Rodrigues é o nome escolhido pelo ministro da Justiça RTP

Almeida Rodrigues era o actual subdirector nacional adjunto na Directoria de Coimbra da Polícia Judiciária.

Vai assumir o cargo de Alípio Ribeiro, que apresentou a demissão alegando estar cansado da mediatização do cargo.

Almeida Rodrigues tem 49 anos, 25 de carreira, é licenciado em Direito e coordenador de investigação criminal da PJ.

Era o número dois na hierarquia desde o momento em que passou a assumir, em 2004, o lugar de subdirector nacional adjunto.

Esteve ligado à investigação de casos mediáticos como os homicídios de Santa Comba Dão e a captura de um dos homens mais procurados em Espanha, o El Solitario.

Mandato terminava em Abril do próximo ano

A saída de Alípio Ribeiro foi confirmada através de um comunicado do Ministério da Justiça onde se lê que o ministro "aceitou o pedido de demissão que lhe foi entregue hoje pelo director nacional da PJ".

Alípio Ribeiro tinha sido nomeado em Abril de 2006 e a sua passagem como director nacional da PJ ficou marcada por duas polémicas declarações.

A primeira, relacionada com o caso Madeleine MacCann, quando disse que teria havido "alguma precipitação" na constituição de arguidos dos pais da menina inglesa desaparecida.

Já esta semana, em entrevista ao "Diário Económico", Alípio Ribeiro defendeu a passagem da tutela da polícia Judiciária do Ministério da Justiça para a Administração Interna.
PUB