Cavaco Silva quer "debate aprofundado" sobre OTA
O presidente da República Cavaco Silva defendeu a realização de um "debate aprofundado" na Assembleia da República sobre a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa.
"Seria altamente benéfico para o país que a Assembleia da República realizasse um debate aprofundado sobre este projecto com base em estudos realizados por organizações e instituições competentes, dado o impacto para gerações futuras", afirmou Cavaco Silva.
O presidente da República falava aos jornalistas quando questionado sobre as declarações do ministro das Obras Públicas Mário Lino, que quarta-feira contestou a localização do novo aeroporto na margem Sul do Tejo.
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afastou a hipótese de o aeroporto se localizar na margem sul do Tejo por as zonas de Poceirão, Faiais e Rio Frio (as alternativas à Ota) serem um "deserto".
Durante o debate promovido pela Ordem dos Engenheiros, Mário Lino afirmou que "fazer um aeroporto na margem Sul seria um projecto megalómano e faraónico, porque, além das questões ambientais, não há gente, não há hospitais, não há escolas, não há hotéis, não há comércio, pelo que seria preciso levar para lá milhões de pessoas".
Em concreto sobre as declarações de Mário Lino, o Presidente da República referiu que "todas as partes do território nacional são importantes para o desenvolvimento de Portugal".
Durante a inauguração de uma fábrica na Covilhã, Cavaco Silva recordou o discurso que proferiu nas comemorações do 25 de Abril.
"No discurso que fiz na Assembleia da República, disse que a democracia de qualidade pela qual nós ambicionamos exige que os agentes políticos prestem contas aos cidadãos e que é muito importante que os portugueses compreendam e sejam esclrecidos sobre o sentido das medidas que vão sendo tomadas".
"Isto aplica-se a todos os agentes políticos portugueses", sublinhou.
Cavaco Silva considerou que o novo aeroporto de Lisboa "é um projecto de grande dimensão, que terá com certeza impactos muito fortes sobre o desevolvimento do nosso país e o futuro dos portugueses".
"Por isso, a decisão terá que ser tomada com base em estudos muito aprofundados, com grande ponderação, para que haja a certeza de que os benefícios sociais sejam maiores que os custos sociais", destacou o Presidente da República.
"É importante esclarecer os portugueses sobre esse eventual grande projecto. Esta é uma questão muito séria e deve ser por isso tratada com grande sentido de responsabilidade", concluiu.
Cavaco Silva afirmou esperar "que seja feito um esforço para que se alcance um consenso técnico para a localização mais adequada do novo aeroporto". "Espero também que seja feito um esforço para um consenso político tão amplo quanto possível", concluiu.