Reportagem

Cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio. Os principais momentos

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio faleceu esta sexta-feira. Tinha 81 anos. O corpo vai estar hoje em câmara ardente no antigo picadeiro em Belém, depois adaptado a Museu Nacional dos Coches, que fica junto ao Palácio de Belém. O velório é aberto ao público entre as 12h00 e as 23h00 de sábado. O funeral, com honras de Estado realiza-se no domingo, antecedido por uma homenagem no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

RTP /

Miguel A. Lopes - Lusa

Mais atualizações

Acompanhamos aqui os principais momentos das cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio.

Santana Lopes esteve presente no velório para despedir-se com "saudade"

Líderes do CDS e Chega no velório para destacar papel importante do ex-PR

Alto representante Josep Borell lamenta "perda para Portugal e para a UE"

O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, lamentou hoje a morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, considerando-a uma "perda para Portugal e para a União Europeia".

"A perda do Presidente Sampaio é uma perda para Portugal e para a União Europeia como um todo", escreveu o responsável espanhol na sua conta na rede social Twitter.

O também ex-presidente do Parlamento Europeu disse ainda ter compartilhado com Jorge Sampaio "os seus ideais de um europeu convicto".

Como vai ser o funeral?

José Manuel dos Santos, que foi assessor do ex-Presidente da República no Palácio de Belem e amigo pessoal, revelou à RTP como vai decorrer o funeral de Estado, que vai sair do Mosteiro dos Jerónimos para o cemitério do Alto de São João.

Há três momentos chave. Testemunhos dos filhos, André e Vera e o Coro da Orquestra Nacional de São Carlos. No cemitério do Alto de São João a bandeira nacional que cobre o caixão vai ser entregue à família.

"Jorge Sampaio, sempre". Guterres lembra o papel do político que nunca será esquecido

António Guterres prestou homenagem a Jorge Sampaio. O secretario- geral das Nações Unidas veio de Nova Iorque e lembrou o papel do politico que um dia inscreveu na historia do nosso país o slogan "25 de Abril, sempre".


Pinto Monteiro presta homenagem a "um grande senhor deste país"

O ex-procurador-geral da República Pinto Monteiro marcou hoje presença no velório de Jorge Sampaio, considerando que "morreu um grande senhor deste país" e recordando as boas relações que tinha com o ex-chefe de Estado.

Pinto Monteiro esperava na fila para entrar no antigo Museu dos Coches, em Belém, Lisboa, quando foi questionado pelos jornalistas sobre o porquê de estar presente nesta cerimónia.

"Olhe, podia dizer só numa frase: morreu um grande senhor deste país", respondeu, na fila que se estendia até à entrada principal do Palácio de Belém.

Associação de Sargentos lembra exemplo de "reconhecimento" das associações militares

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) manifestou hoje pesar pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, lembrando o seu "elevado sentido democrático" e o seu "reconhecimento" das associações militares.

"Neste momento não pode, nem deve, deixar de ser lembrada a sua atitude de elevado sentido democrático e o exemplo de como interpretou e concretizou o reconhecimento das associações militares e a necessidade de com elas abordar as matérias específicas das suas competências", refere a ANS em comunicado.

PM de São Tomé e Príncipe vai estar no funeral do antigo Presidente

O chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, vai estar presente no funeral do antigo Presidente português Jorge Sampaio, que se realiza no domingo, em Lisboa, disse à Lusa fonte do executivo são-tomense.

A mesma fonte indicou que o primeiro-ministro são-tomense viaja hoje para Portugal.

D. Ximenes Belo recorda o papel de Jorge Sampaio na independência de Timor


Vários cidadãos prestam a última homenagem a Jorge Sampaio

Esta tarde, além de vários cidadãos anónimos, foram várias as personalidades que a equipa da RTP entrevistou na última homenagem ao ex-presidente da República.

Carlos Carvalhas, ex-secretário-geral do PCP. Toni, ex-jogador de futebol e Arons de Carvalho, ex-dirigente socialista, foram algumas das personalidades que marcaram presença.

Jorge Sampaio descrito pelo povo como homem do povo


A reportagem da Antena 1 captou alguns dos momentos que marcam este dia.


Várias personalidades marcaram presença no velório de Sampaio

Já várias personalidades passaram pelo Antigo Museu dos Coches para homenagear Jorge Sampaio. A ministra Marta Temido diz que teve um papel fundamental na área da Saúde, Pedro Nuno Santos fala de um exemplo inspirador. Os amigos falam de um homem solidário e inclusivo.


Primeiro momento da homenagem a Jorge Sampaio foi na Câmara de Lisboa

Esta foi a autarquia que governou durante 5 anos. Juntaram-se políticos de todos os quadrantes. O atual autarca Fernando Medina destacou a coragem e disse que, em todas as funções que exerceu, Jorge Sampaio foi sempre um homem de valores.


 A homenagem do povo português

Foram muitos os que desde manhã cedo marcaram presença na homenagem a Jorge Sampaio. Descrito pelo povo como o homem do povo e um exemplo para todos os políticos da esquerda à direita.


As mais altas figuras do Estado disseram adeus a Sampaio

O velório está a acontecer no antigo Museu dos Coches, onde o corpo do ex-Presidente da República chegou esta manhã.


Os aplausos na despedida a Jorge Sampaio

Foram quase cinco minutos de aplausos de quem acompanhava o cortejo fúnebre junto à Câmara Municipal de Lisboa.


 Velório aberto ao público

Com atraso, abriram a câmara ardente a todos aqueles que pretendem fazer a última homenagem a Jorge Sampaio. Até às 23h00, os cidadãos podem dirigir-se ao Picadeiro Real.

O público entra pela porta principal do Museu, seguindo pelo lado esquerdo do salão principal, passando próximo da família, contornando a urna e saindo pelo salão lateral, para o átrio de entrada do Museu e daí para o exterior.

No átrio do Museu, estarão à disposição do público livros de condolências.

Homenagem no interior do Picadeiro Real

Junto à urna, do lado da cabeceira, são colocadas a coroa de flores da Família e as três insígnias. Junto à cabeceira da urna, é colocado o busto da República.

Os Cadetes dos três ramos das Forças Armadas carregam sucessivamente as coroas.

No final, e após um momento de silêncio, as três Altas Entidades apresentam pêsames à Família, retirando-se em seguida.

O período seguinte, até a abertura ao público, ao meio dia, será destinado à prestação de homenagem e apresentação de pêsames à Família por outras Altas Entidades.

 Entrada no Antigo Museu dos Coches/Picadeiro Real

A urna de Jorge Sampaio entra no Antigo Museu dos Coches/Picadeiro Real.


  Chegada do Cortejo Fúnebre ao Antigo Museu dos Coches/Picadeiro Real

O Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro aguardavam no exterior.

À chegada, a urna, coberta pela bandeira nacional, é retirada por Cadetes das Forças Armadas e recebe honras de Estado pelo Batalhão com banda e fanfarra da Guarda Nacional Republicana, sendo tocada a marcha fúnebre.

As três insígnias são transportadas por Oficiais Superiores das Forças Armadas.

Aplausos na Praça do Município

Os cidadãos presentes aplaudem Jorge Sapaio e a família.

A família procede à entrega das insígnias de Grande-colar da Ordem Militar da Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito, de Grande-colar da Ordem do Infante D. Henrique e de Grande-colar da Ordem da Liberdade a três militares da Guarda Nacional Republicana.

Cortejo desce a Avenida da Liberdade


 Inicia-se o cortejo fúnebre de Jorge Sampaio.

 Antigo Presidente da República Ramalho Eanes evoca Jorge Sampaio. "É uma das figuras maiores da política portuguesa"

Ramalho Eanes reage à morte de Jorge Sampaio.
O antigo Presidente da República considera que Sampaio foi um "companheiro", com um relevante papel na implementação da democracia. "É uma das figuras maiores da política portuguesa", diz.

 Os locais onde se pode acompanhar o cortejo

O primeiro momento em que o público em geral poderá acompanhar mais de perto o cortejo fúnebre será pelas 10h30 de sábado, altura em que haverá uma paragem na Praça do Município.

Na Praça do Município terá lugar uma breve cerimónia com a presença do atual presidente da Câmara. Os membros da família de Jorge Sampaio que procederão à entrega das insígnias das ordens honoríficas do antigo chefe de Estado a três militares da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O cortejo seguirá para o antigo picadeiro real em Belém, depois adaptado a Museu Nacional dos Coches, e poderá ser visto pela população na Rua do Arsenal, na Praça do Comércio, Avenida Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Avenida 24 de Julho e Avenida da Índia, por onde passará até chegar à Praça Afonso de Albuquerque.

O velório, no antigo picadeiro real, que fica junto ao Palácio de Belém, estará aberto ao público entre as 12h00 e as 23h00 de sábado.

No domingo,
a saída do corpo do antigo Presidente da República para o Mosteiro dos Jerónimos, está prevista para as 10:00, com o cortejo a parar brevemente em frente ao Palácio de Belém.

A cerimónia de homenagem a Jorge Sampaio que decorrerá no interior dos Jerónimos entre as 11h00 e as 13h00 poderá ser acompanhada pela população através de um ecrã gigante que será colocado no exterior do mosteiro.

Esta cerimónia contará com intervenções do primeiro-ministro, do presidente da Assembleia da República, do Presidente da República e de familiares de Jorge Sampaio e incluirá um momento cultural.

No final, o cortejo irá até ao Cemitério do Alto de São João através da Avenida da Índia, da Avenida 24 de Julho, da Avenida da Ribeira das Naus, Praça do Comércio, Avenida Infante D. Henrique, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Praça Paiva Couceiro e Rua Morais Soares.

A chegada ao Alto de São João está prevista para as 13h30 e aí a população poderá prestar uma última homenagem a Jorge Sampaio.

Terminadas as honras de Estado no Cemitério do Alto de São João, haverá uma cerimónia reservada à família.