Reportagem

Eleições Autárquicas 2021 - siga a informação ao minuto

por RTP

António Cotrim - Lusa

Acompanhamos todos os desenvolvimentos das eleições autárquicas a decorrer em Portugal este domingo, 26 de setembro.

Mais atualizações

Encerramos a cobertura das primeiras horas destas eleições autárquicas. A partir de agora, pode acompanhar aqui todos os desenvolvimentos desta noite eleitoral.

17h00 – Afluência às urnas foi de 42,34% até às 16h00

De acordo com o balanço da afluência às urnas, até às 16h00 a taxa de afluência às urnas foi de 42,34 por cento, a menor de sempre registada em eleições autárquicas.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, João Tiago Machado, destaca que a taxa de afluência nas eleições autárquicas de 2017, a esta hora, era de 44,4 por cento. Nas eleições de 2013 a taxa de afluência até às 16h00 tinha sido de 43,4%.

João Tiago Machado destaca, na comparação com outros anos, que este ano há mais uma hora para votar em relação a outros atos eleitorais anteriores.

16h50 - Eleições decorrem normalmente com número de queixas habitual

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições informou que não havia boicotes até às 16h00.

No entanto já houve 400 queixas, considerado um número normal para um dia eleitoral.

O porta-voz da CNE não quis destacar estas situações, referindo que a maioria se relaciona com a presença de candidatos nas assembleias de voto, segundo uma análise provisória.

Anteriormente, a CNE tinha indicado que foram registados problemas com boletins de voto em duas freguesias, em Águeda e Idanha-a-Nova, que continham erros e que, por isso, as eleições nestas duas localidades são adiadas por duas semanas.

14h28 - André Ventura apela ao voto

André Ventura foi o último dos líderes partidários a votar nestas eleições autárquicas. Votou há pouco na escola básica do Parque das Nações, em Lisboa e fez um apelo a todos os portugueses para saírem de casa e irem votar.


14h05 - Presidente da República considera que "não votar" nas autárquicas "é uma coisa difícil de entender"

Marcelo Rebelo de Sousa foi votar no concelho de Celorico da Beira. Junto ao local de voto, o Presidente da República apelou novamente ao voto, recordando que quando "foi preciso" de enfrentar problemas derivados da crise sanitária provocada pela covid-19, "quem andou a telefonar para as autoridades" foram os autarcas, que são insubstituíveis.

"Ontem fiz um apelo ao voto", começou por recordar Marcelo Rebelo de Sousa, acrecentando que lhe parece ser evidente que "a grande lição da pandemia foi que, quando foi preciso resolver problemas" quem apareceu na fila da frente foram as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia.

"Quem andou a telefonar para as autoridades", para a Direção-Geral de Saúde ou para a Segurança Social, "foram os autarcas", lembrou ainda. "Os autarcas são insubstituíveis".

"Quem é que vai ter, agora, grande responsabilidade de gastar o dinheiro do Orçamento de Estado? Os autarcas. Portanto, não vir votar nestas eleições é uma coisa dificil de entender".

14h00 - Miguel Albuquerque destaca "campanha sem incidentes" na Madeira

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou hoje que a campanha para eleições autárquicas decorreu "sem incidentes" na região autónoma e sublinhou que vai aguardar pelos resultados "com humildade".

"Não houve nenhum incidente, nenhum problema, e as pessoas estão a votar em plena normalidade", disse o governante, considerando que ser "muito salutar e bom para o sistema representativo, democrático e pluralista."

O líder do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, falava aos jornalistas após exercer o seu direito de voto, na Escola Básica da Ajuda, em São Martinho, uma das dez freguesias que compõem o concelho do Funchal.

"Fizemos uma campanha como tínhamos de fazer. Neste momento, estamos com humildade a aguardar os resultados e o juízo do povo", declarou Miguel Albuquerque, realçando o facto de a campanha ter decorrido sem incidentes, em consonância com uma "dialética normal em democracia", apesar da "maior ou menor acutilância dos discursos" dos vários candidatos.

E acrescentou: "Estas eleições são muito importantes, porque são eleições muito participadas, eleições de proximidade dos eleitos à população. As autárquicas são uma grande manifestação da nossa democracia participativa e está tudo a correr bem."

13h40 - Portugueses votam para 308 municípios e 3091 freguesias

Os eleitores escolhem os autarcas dos 308 municípios e de mais de três mil freguesias. São as segundas eleições a realizar-se em tempo de pandemia. Os eleitores sentem-se seguros na hora de ir votar.


13h28 - Porto. Rui Moreira realçou mais uma hora de votação e o bom tempo como bons fatores para inverter abstenção

No Porto, a maioria dos 11 candidatos na corrida à autarquia votou esta manhã. Rui Moreira, Ilda Figueiredo, Tiago Barbosa Ribeiro e Vladimiro Feliz apelaram aos portuenses para participarem neste ato eleitoral.


13h27 - Maioria dos candidatos à liderança da câmara de Lisboa votou durante a manhã

A maioria dos candidatos à liderança da câmara de Lisboa votou durante a manhã. Todos esperam uma grande afluência às urnas. No entanto, há eleitores que não vão conseguir votar por estarem em isolamento profilático.


13h22 - Afluência ao meio-dia é de 20,94%, inferior aos números de 2017

A afluência às urnas este ano, por volta das 12h00, é de 20,94 por cento. Número inferior a 2017 mas superior a 2013.

13h16 - Primeiro-ministro junta-se ao Presidente da República e apela ao voto

Todos os líderes partidários já votaram com excepção de André Ventura. Todos realçam a importância destas eleições para o poder local e unem-se ao Presidente da República no apelo ao voto.


12h05 - Rui Rio teme abstenção alta nas eleições autárquicas

"Não entendo a abstenção, as pessoas são livres de ir aos votos e votam em branco se não gostam de ninguém", declarou Rui Rio depois de votar na Junta de Freguesia de Massarelos. O líder do PSD teme que os números da abstenção se mantenham altos.


12h00 - Erros nos boletins de voto adiam eleição em duas freguesias

Os boletins de voto para duas assembleias de freguesia, em Águeda e Idanha-a-Nova, continham erros e por isso essas eleições foram adiadas para daqui a duas semanas, revelou a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

"As eleições estão a correr muito bem, só foram identificadas duas situações", avançou à Lusa o porta-voz da CNE, três horas após a abertura das mesas de voto para as eleições autárquicas que se realizam hoje em todo o país.

Em causa está o boletim de voto para uma assembleia de freguesia em Águeda em que uma das forças candidatas foi substituída por outra "que nem era concorrente", assim como outro boletim de voto em Idanha-a-Nova em que falta uma candidatura.

Assim, hoje, os eleitores de Idanha-a-Nova que pertencem à freguesia Monfortinho e Salvaterra do Extremo só irão votar para a câmara e assembleia municipal de Idanha-a-Nova, deixando para daqui a 14 dias a eleição da assembleia de freguesia, explicou o porta-voz da CNE.

Em Águeda, os eleitores da União das Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga só deverão escolher os elementos da Assembleia de Freguesia dentro de duas semanas.

Os erros identificados nos boletins de voto seguem para as respetivas autarquias, cabendo aos presidentes de câmara realizar um novo processo com novos boletins de voto.

11h52 - Fernando Medina espera que exista pouca abstenção

O candidato à Câmara de Lisboa afirmou que espera uma abstenção baixa, o que significa que uma grande participação dos cidadãos que vai decidir os destinos de Lisboa.


11h45 - Francisco Rodrigues dos Santos apela também ao voto

O secretário-geral do CDS lembrou que o voto é secreto e pede aos portugueses que escolham o seu futuro nos seus municípios. "Estou convencido que vamos atingir os objetivos a que nos propusemos".


11h41 - António Costa reforça apelo do Presidente da República ao voto

O primeiro-ministro votou num jardim de infância em Benfica e reforçou o apelo do Presidente da República para os portugueses irem votar. "Estas eleições autárquicas, como sabemos, são a grande festa da democracia".


11h32 - Jerónimo de Sousa votou em Santa Iria da Azóia

O secretário-geral do PCP pede que os portugueses desconfinem e votem para decidir o futuro dos municípios e juntas de freguesia.


11h21 - Carlos Moedas diz que o voto "é a festa da democracia"

O candidato do PSD à Câmara de Lisboa votou no Lumiar e pede adesão aos lisboetas. "Vivemos momentos exigentes, momentos em que é preciso votar".


11h11 - João Ferreira pede que lisboetas decidam caminhos a seguir

O candidato do PCP votou na Escola do Lumiar e pediu que os lisboetas votem para que "os caminhos a seguir sejam mais conformes". João Ferreira quer esperar pelos resultados antes de refletir sobre possíveis coligações.


10h40 - Beatriz Gomes Dias vota em Lisboa na escola Pedro Nunes

A candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa apelou ao voto e pede para que os lisboetas escolham quem os vai representar para os próximos quatro anos, naquela que é a eleição mais democrática.


10h30 - Catarina Martins apela ao voto

Catarina Martins votou esta manhã em Vila Nova de Gaia. A líder do Bloco de Esquerda agradeceu aos que trabalham nas mesas de voto e apelou ao voto.


10h22 - Vladimiro Feliz vota e pede adesão dos portuenses

O candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto e diz que vai esperar pelos resultados destas autárquicas.


09h21 - Pouca gente ainda a votar em Lisboa

Na freguesia de Alvalade ainda são poucos os votantes. As mesas abriram às 08h00 e o número de votantes deverá aumentar por volta da hora de almoço.


09h14 - João Cotrim de Figueiredo apela ao voto

Em Lisboa, João Cotrim de Figueiredo apelou aos portugueses que votassem, disse esperar que o número da abstenção seja menor e mostra-se convicto que muitos "liberais" serão eleitos.


08h42 - Protesto na ilha da Culatra

Muitos cidadãos da Ilha da Culatra estão em protesto junto à escola do local, onde está a única mesa de voto da ilha. Os moradores pedem melhores condições nas habitações.


08h28 - Há quatro anos a abstenção diminuiu e políticos saudaram "bom sinal"

Há quatro anos, pouco mais de metade dos eleitores votaram para as autarquias locais, mas a taxa de abstenção diminuiu em relação ao máximo histórico das autárquicas anteriores, para 45%, o que foi saudado como um bom sinal.

Dos 9,4 milhões de eleitores inscritos, contaram-se 5.173.063 de votos, o que se traduziu numa taxa de abstenção de 45%, a segunda mais alta em 12 eleições autárquicas desde 1976, mas que representou uma queda em relação a 2013, ano em que a abstenção se situou nos 47,4 %.

Hoje são chamados a ir às urnas 9.306.120 eleitores, e quando esta noite começarem a ser conhecidos os vencedores e vencidos de mais um ato eleitoral, o país vai estar também a olhar para a abstenção, que nas últimas décadas cresceu praticamente a cada eleição autárquica.

A última vez que os portugueses votaram para as autarquias locais foi em 2017 e, nesse ano, aumentou a participação eleitoral, interrompendo a tendência de agravamento da abstenção, que se situou nos 45%. Na altura, os partidos foram unânimes em saudar o `feito` e consideraram que a descida da abstenção era um bom sinal para a democracia e, potencialmente, um ponto de viragem relativamente à participação eleitoral.

08h14 - RTP preparou grande operação para acompanhar eleições

A RTP preparou uma das maiores operações eleitorais de sempre para as autárquicas deste domingo. A estação pública vai divulgar, às 9 da noite, seis sondagens à boca das urnas.


08h00 - Começa a esta hora a votação para as eleições autárquicas

Começa a esta hora a votação para as eleições autárquicas. Mais de nove milhões de eleitores são chamados a eleger os Executivos locais para os próximos quatro anos. Entre os inscritos, há quase 30 mil cidadãos estrangeiros, de Estados-membros da União Europeia e de outros países como Cabo Verde, Brasil, Reino Unido e Venezuela.
Na corrida às Autarquias estão mais de 20 partidos e mais de 60 grupos de cidadãos.

A cada eleitor são disponibilizados três boletins de voto: um para eleger o Presidente de Câmara, outro para a Assembleia Municipal e um terceiro para a eleição das Assembleias de Freguesia.

A votação começa a esta hora e decorre até as 20h00 em Portugal continental. Nos Açores, as mesas de voto encerram às 21h00.

08h00 - Eleições autárquicas realizam-se este domingo

Portugal vai este domingo a votos. As eleições autárquicas de 2021 vão dar a oportunidade aos cidadãos de escolherem a composição dos executivos municipais, assembleias-gerais e Juntas de freguesia.

São 308 os municípios que vão a votos (278 em Portugal Continental, 19 nos Açores e mais 11 na Madeira) e mais de três mil freguesias que irão a votos.

Nas duas maiores cidades do país, espera-se para saber se Fernando Medina e Rui Moreira conseguem mais um mandato.