Estamos a sair mais? O que dizem os dados da mobilidade em Portugal?

por Alexandre Brito - RTP
Uma família tira uma fotografia de conjunto na praia de São Pedro do Estoril a 23 de maio de 2020 José Sena Goulão - Lusa

Os dados que estão a ser atualizados pela Apple e que refletem as movimentações dos portugueses indicam que aos poucos estamos a sair mais de casa. Mais ainda longe dos valores médios pré-covid.

Em comparação com a "Base", ou seja o valor referência, os portugueses continuam a andar menos 25 por cento de carro. Os dados são relativos ao dia 24 de maio.

Apesar da tendência de subida da curva, os números ainda estão do valor médio antes de a pandemia ter chegado a Portugal.

E quando olhamos, neste gráfico, para as deslocações a pé, verificamos que o crescimento tem sido ainda mais envergonhado. 

Estamos a andar menos 69 por cento do que em relação ao valor base. Uma vez mais, já estamos a sair mais para a rua, mas o regresso tem sido tímido.
Os dados do gráfico anterior são relativos a Portugal. A Apple não disponibiliza na página onde estão este gráficos valores sobre as várias cidades do país, a não ser de Lisboa.

E o que se nota aqui é que na capital o regresso à normalidade está a ser mais lento do que em relação à média do país.

Por exemplo, a quebra nas deslocações de carro, relativo ao dia 24 de maio, é de 52 por cento. Bem mais baixo do que em relação a todo o país.

O mesmo acontece nas deslocações a pé. 

O valor apresentado pela Apple aponta para menos 81 por cento de deslocações. Ou seja, menos 11 pontos percentuais do que em relação a todo o país. Este dados podem ser verificados aqui.
Tópicos
pub