Jerónimo de Sousa vai ser internado para intervenção cirúrgica

por RTP
Miguel A. Lopes - Lusa

O secretário-geral do PCP vai ser internado na quarta-feira para ser submetido a uma “intervenção cirúrgica urgente” na carótida interna esquerda, adiantou o partido. Jerónimo de Sousa fica assim temporariamente afastado da campanha para as legislativas.

O dirigente comunista deverá ficar arredado de ações de campanha durante os próximos dez dias.

“No seguimento de exames médicos e de uma avaliação clínica multidisciplinar foi apurada a necessidade de Jerónimo de Sousa ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições”, indica o PCP em comunicado.João Oliveira vai substituir Jerónimo de Sousa no debate televisivo da noite de quarta-feira com Rui Rio.

“Está assim programado o internamento para amanhã, dia 12 de janeiro, e prevê-se que o Secretário-Geral retome no final da próxima semana a sua intervenção política, nomeadamente na campanha eleitoral em curso para a Assembleia da República”, prossegue o partido.

O PCP mantém “a agenda com as ações de campanha programadas para o Secretário-Geral”. Jerónimo de Sousa será substituído por João Ferreira e João Oliveira, ambos membros da Comissão Política e candidatos às legislativas.
O que é uma estenose carotídea?O cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes explicou na RTP3 a cirurgia que vai ser realizada a Jerónimo de Sousa. Segundo o cardiologista a estenose carotídea é provocada pelo colesterol nas artérias é muito conhecida no coração e causa o enfarte do miocárdio.

O procedimento pode ser feito através de um cataterismo ou por uma cirurgia clássica com a abertura da artéria.

É uma cirurgia que é feita diariamente nos hospitais portugueses e "de uma maneira geral o risco é muito baixo e a recuperação quase imediata".

"Penso que o dr. Jerónimo de Sousa vai estar retirado uns 10 dias, mas apenas em termos de recuperação e por cautela".

A estenose carotídea está relacionada com hábitos de vida, como a alimentação, mas também tem uma carga genética.
Marcelo deseja "rápida recuperação"
O presidente da República desejou entretanto uma "rápida recuperação" a Jerónimo de Sousa.

"Ao tomar conhecimento da intervenção cirúrgica urgente a que Jerónimo de Sousa terá de se submeter, o Presidente da República falou telefonicamente com o Secretário-Geral do Partido Comunista Português, desejando que tudo corra bem e que possa ter uma rápida e boa recuperação, regressando logo que possível à sua importante atividade política e partidária", lê-se em nota publicada no site da Presidência.
António Costa deseja rápida recuperação
O primeiro-ministro e secretário-geral do PS deseja rápida recuperação ao líder comunista.

“Desejar as melhoras e uma pronta recuperação a Jerónimo de Sousa. É obviamente um momento muito triste para a campanha eleitoral. Quando o líder de um partido importante, como é o PCP, por razões de saúde estar impedido de participar na campanha”, afirmou António Costa.

O secretário-geral do PS revelou ainda que já enviou uma mensagem mas aproveita “para lhe enviar um abraço”.

“E uma rápida recuperação, para que possamos voltar rapidamente a contar com a sua colaboração ativa, a sua criatividade e a sua energia para vida política nacional”.

A reação do BE

Catarina Martins deseja uma rápida recuperação a Jerónimo de Sousa.
A líder bloquista recorreu ao Twitter para afirmar que “espera vê-lo em breve na campanha".


pub