Madeleine McCann. Autoridades alemãs avaliam material recolhido no Algarve

por Carlos Santos Neves - RTP
“A cooperação entre a polícia portuguesa, os polícias da Grã-Bretanha e o Gabinete Federal de Polícia Criminal foi excelente e muito construtiva” Luís Forra - Lusa

O Ministério Público de Braunschweig adiantou esta quinta-feira que o material recolhido durante os três dias de buscas na barragem do Arade, em Silves, vai ser avaliado "nos próximos dias" ou "semanas". As autoridades alemãs sublinham que "ainda não é possível dizer se algum" deste material "está realmente relacionado" com o caso do desaparecimento de Madeleine McCann da Praia da Luz, em 2007.

“A operação de busca realizada na semana passada na zona da albufeira do Arade, em Portugal, terminou na quinta-feira, conforme previsto, ao fim de três dias. Uma área previamente definida ao longo do reservatório foi totalmente revistada para possíveis provas”, lê-se em comunicado do Ministério Público alemão.

O mesmo texto indica que foram apreendidos “vários materiais durante as diligências”.

“Estes serão avaliados nos próximos dias e semanas. Ainda não é possível dizer se algum está realmente relacionado com o caso de Madeleine McCann”, acrescentam as autoridades judiciais alemãs.Madeleine McCann desapareceu no início de maio de 2007 de um aldeamento turístico na Praia da Luz, concelho de Lagos. Tinha então três anos de idade.


O Ministério Público de Braunschweig afirma ainda que as investigações sobre Christian Bruckner, tido como suspeito de envolvimento no desaparecimento da criança britânica, “devem continuar por muito tempo”.
Sandra Henriques - Antena 1

As autoridades da Alemanha deixam, por último, um agradecimento a todos os operacionais que estiveram envolvidos nas buscas: “A cooperação entre a polícia portuguesa, os polícias da Grã-Bretanha e o Gabinete Federal de Polícia Criminal foi excelente e muito construtiva”.

As buscas requeridas pelas autoridades alemãs foram acompanhadas pela Polícia Metropolitana de Londres e pela Polícia Judiciária, com o apoio da Guarda Nacional Republicana, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Silves.
pub